umapublicaçãogoldencargotransporteselogísticaltda.-nº6-abr ... · auditoria comportamental –...

16
Uma Publicação Golden Cargo Transportes e Logística Ltda. - nº 6 - Abr 2018 / Ampliação do CD de Balsas-MA Crescendo junto com o Maranhão Mato Grosso do Sul Dourado Golden inaugura o maior centro logístico do MS em Dourados A Golden cada vez mais próxima do campo Projeto OCEANO VERDE A Golden cada vez mais próxima do campo

Upload: lykhanh

Post on 21-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Uma Publicação Golden Cargo Transportes e Logística Ltda. - nº 6 - Abr 2018/

Ampliação do CD de Balsas-MA

Crescendo juntocom o Maranhão

Mato Grosso do SulDourado

Golden inaugura o maior centrologístico do MS em Dourados

A Golden cada vez maispróxima do campo

ProjetoOCEANO VERDE

A Golden cada vez maispróxima do campo

Índice

05 Pisca Alerta

Auditoria Comportamental - De olho noscomportamentos e instalações.

Premiação pelos serviços.

06 Capa - Sinal Verde para 2018

Golden Inaugura Centro Logístico em Dourados-MS.

CD de Balsas ganha ampliação de 50%.

Golden Perto do Campo - Projeto Oceano Verde.

09 Eu Recomendo

Arysta confia seus produtos à Golden no CD de São Paulo-SP.

Golden Cargo atende Amaggi com soluções sob medida.

Transporte dedicado no interior do Piauí.

10 Golden NEWS

Golden Cargo no Congresso ANDAV 2017.

Visita técnica nos EUA.

ABOL - Contribuição para o segmento.

Nettracking monitora embarques de ponta a ponta.

NetAG - Armazenagem via internet.

12 Somos Golden

Premiação Golden Gol.

Campanhas aproximam os funcionários.

Time reforçado para 2018.

Treinamento:

TransFORMAR completa quatro anos.

Cuidados com a vida.

Empresa realiza treinamento inédito.

04 Editorial

É hora de voltar a crescer!

Três anos sem acidentes.

05

08

14

10

No ano passado, lançamos um grande projeto para ampliar nossa oferta de soluções aos Clientes. Para que vocêconheça melhor essa iniciativa da Golden, apresentamos na matéria de capa o projeto Oceano Verde, que se trata deum modelo logístico de armazenagem e distribuição com alto desempenho e baixo custo, suportado por soluçõestecnológicas modernas e integradas. Tudo isso para colocar a Golden mais próxima dos produtores, cooperativas,revendas e todos os elos na cadeia de insumos do agronegócio.

Como o primeiro fruto do projeto, destacamos a inauguração da nova Filial da Golden emDourados, no Mato Grosso do Sul, já no modelo que deverá se tornar referência noagronegócio, que batizamos de CLAG – Centro Logístico Avançado Golden.

Com a crescente demanda na região do MATOPI, representada pelos Estados doMaranhão, Tocantins e Piauí, investimos mais uma vez na ampliação do Centro deDistribuição (CD) de Balsas, no Maranhão.

Também investimos continuamente na formação de nossos colaboradores paraobtermos os melhores resultados para todos. No ano passado, desenvolvemos treinamentoem todas as Unidades para a emissão correta de documentos fiscais. Além disso, oprograma TransFORMAR completou quatro anos, desenvolvendo e reciclando competênciasna área operacional.

Outra iniciativa inédita, que está a cargo da área de SSMAQ, é a AuditoriaComportamental, cujo objetivo é garantir que todas as atividades da empresa,dentro de cada Filial, sejam desenvolvidas com acidente zero, sem danos à saúdedas pessoas, sem impacto ao meio ambiente e com qualidade total.

Na área de Tecnologia, desenvolvemos duas ferramentas para garantir asatisfação de nossos Clientes: o Nettracking, que monitora a cada etapa osembarques realizados, e o NetAG, portal logístico que oferece a visãogerencial das mercadorias armazenadas em tempo real, provendoinformações ao time operacional, indústria e principalmente ao Cliente final.

Destacamos ainda o reconhecimento da empresa pelo Cliente Dow,através do Programa DowGol, na categoria Transportadora, e aparticipação no congresso da Andav (Associação Nacional dos Distribuidoresde Insumos Agrícolas e Veterinários), além de diversas iniciativas em prol dosegmento, desenvolvidas através da ABOL – Associação Brasileira dosOperadores Logísticos, que tive a honra de presidir ao longo de 2017.Vamos navegar juntos nesse Oceano de novidades rumo a 2018, boa leitura!

Oswaldo D. Castro Jr.

Editorial

PALAVRA DA DIRETORIA

04

É hora de voltar a crescer!

A Revista Golden é uma publicação da Golden Cargo Transportes eLogística Ltda., com distribuição gratuita para colaboradores, Clientes,

parceiros e ao mercado de transporte e logística.

Expediente:

Diretoria Geral: Oswaldo D. Castro Jr.Coordenação Editorial: Fabio FáveroFotos: Arquivo Golden CargoCriação e Diagramação: WOPZ Propaganda e Marketing.Jornalista Responsavel: Flávia Gavioli - : 34.398MTBTiragem: 2.000 exemplares. Distribuição controlada.Contato: 11 2133-8800 - [email protected]

www.goldencargo.com.br

Em 2017, a Golden comemorou três anos sem acidentes graves e moderados na operação detransportes. A conquista foi fruto de muito trabalho e dedicação, pois a empresa vem investindo

constantemente na comunicação, focando a cultura de segurança para seus colaboradores.

Por meio de ações de prevenção, que envolvem treinamentos, palestras, campanhas,cartazes, informativos, multiplicação de vídeos, DSSQ, workshops, entrevista desegurança pré-embarque, testes para motoristas antes de cada viagem, a empresaestá promovendo o desenvolvimento das pessoas e garantindo seu

comprometimento com a segurança.

Segundo Rogério Candido, gerente de SSMAQ, foram três anos com muito esforço,dedicação e assertividade nas ações.“Agora estamos trabalhando incansavelmente para atingiros quatro anos sem acidentes.”

/goldencargotransportes

/goldencargo

05Pisca Alerta

Como parte do investimento noprograma de qualidade e segurança, aGolden desenvolveu o projeto deAuditoria Comportamental – De olhonos comportamentos e instalações,que tem por objetivo garantir quetodas as atividades internas da empre-sa, em todas as Unidades, sejamdesenvolvidas com acidente zero, semdanos à saúde das pessoas e semimpacto ao meio ambiente.

Para que todos os ambientes daempresa estejam livres de acidentes, épreciso internal izar práticas decomportamentos seguros e comprometer aspessoas com o valor Segurança.

O processo está sendo executado pela área deSSMAQ, visando garantir o uso correto dosequipamentos de proteção industrial e avaliando osaspectos de ergonomia no trabalho, bem como ascondições do ambiente de trabalho, do ponto devista de ordem, limpeza e organização, dasinstalações, do uso de máquinas e equipamentos, edos diversos procedimentos.

“As vistorias serão realizadas a cada 15 dias,através de funcionários treinados, que irão visitar osdepartamentos e checarão as atividades e

AUDITORIA COMPORTAMENTAL

A Go lden Cargo fo ireconhecida pelo ProgramaDowGol do Cliente Dow. Emsua 13º edição, o programavisa reconhecer as melhorespráticas dos fornecedoreslogísticos no País, em segurança, sustentabilidade e desempenho operacional. As empresas que recebem otroféu de reconhecimento atendem absolutamente todos os requisitos e as boas práticas exigidas pela Dow.A Golden foi reconhecida na categoria Transportadora.

“A premiação reflete a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa. Nosso compromisso com osClientes está fundamentado em três pilares estratégicos: segurança, sustentabilidade e qualidade.Trabalhamos para atender os Clientes da melhor forma”, destaca Oswaldo D. Castro Jr., que recebeu oprêmio juntamente com o time de Qualidade e um motorista da empresa.

Nessa edição foram premiados 24 parceiros de cinco categorias: transportadores, armazéns, terminais,distribuidores e transporte marítimo.

Premiaçãopelos

serviços

comportamentos, para registro dos desviosdetectados e as ações tomadas para correção. Aapuração é rea l izada mensa lmente peloCoordenador da Qualidade para compilação eacompanhamento das ações”, explica RogérioCandido da Silva, Gerente de SSMAQ.

Esta ação, que também se inspirou no jáconsagrado Programa Olho Vivo na Estrada, aguçaa visão crítica e estimula a iniciativa doscolaboradores quando o assunto é segurança, alémde desenvolver as habilidades técnicas para agir emsituações de risco ou acidentes.

Marcos Franco (Coordenador da Qualidade), Oswaldo D. Castro Jr

(Diretor Geral), William de Souza (Motorista Golden) e Patrícia

Guilhardlo (Ger. Logística Dow Química).

Capa 06

A recuperação da economia já é realida-de, com praticamente todos os indicadoreseconômicos (PIB, inflação, taxas de juros,etc.) apresentando sinais de recuperação. Ocenário em 2018 será decisivo nesse proces-so de retomada e o Governo deve continuarcom a política austera de ajuste fiscal,contro le das contaspúblicas e novos aumen-tos dos combustíveis,impostos, energia, entreoutras contas controla-das.

Fica a expectativa deque a sociedade aceitetomar esse “remédioamargo” dos ajustesnecessários para umarecuperação real e delongo prazo e, nestecenário, a Golden está atenta para sesuperar e achar novos caminhos.

“Estamos buscando cada vez mais aeficiência, reduzindo custos, aumentando aprodutividade e melhorando a qualidade

dos serviços que oferecemos aos nossosClientes”, destaca o Diretor Geral daGolden, Oswaldo D. Castro Jr.

Diferente do resto da economia, noagronegócio o PIB deve crescer 1,6% e asafra nacional 2016/2017 deve fechar,segundo es t imat i va da Companh ia

N a c i o n a l d eAbas tec imento (Co-nab), com uma produ-ção de 238,7 milhões detone ladas , em 60,9milhões de hectares,num crescimento de4 ,4% em re lação a2016. Este recorde foiresultado de ganhos deprodutividade da cadeiade produção e do bomclima no último ano.

Em relação ao setor de defensivosagrícolas, principal mercado da Golden, oque se espera é uma retomada lenta, porémconsistente dos volumes e quem estiverpreparado vai colher bons resultados.

Nesta matéria vamos conhecer como aGolden vem se preparando para avançar.Nesta matéria vamos conhecer como a

Golden vem se preparando para avançar.

Sinal verdeSinal verde

e para 2018e para 2018

A Golden Cargo continua expandindo suaatuação no mercado, desta vez com a inauguraçãodo novo Centro de Armazenagem e Distribuiçãoem Dourados no Mato Grosso do Sul. Este é umimportante passo na estratégia da empresa deestar cada vez mais próxima da produção agrícolado País. A Golden está presente no MS desde2002, em Campo Grande e é o único operadorlogístico presente no estado, fatos que marcamseu pioneirismo na região.

“Estamos ampliando nossos serviços esoluções, e quanto mais perto estivermos dasrevendas e produtores, melhor será para toda acadeia de suprimentos”, afirma o Diretor Geral,Oswaldo D. Castro Jr.Com a inauguração deste Centro LogísticoAvançado Golden (CLAG), como fruto do projetoestratégico da empresa denominado “OceanoVerde” (ver matéria a seguir), o mercado teráinúmeras vantagens, entre elas, o prazo e adisponibilidade dos produtos para consumo. Oobjetivo é que, no futuro, o novo CLAG se torneum centro logístico de referência no agronegócio.Em breve, além de defensivos, ele tambémabrigará sementes e outros insumos.

A escolha da cidade de Dourados é tambémestratégica. “Essa é uma das principais áreas deprodução de soja, milho e arroz do País. A cidadeconta com mais de 218 mil habitantes e é um poloagrícola que reúne pelo menos 38 municípios,sendo que oito deles estão entre os 10 maioresprodutores do MS”, explica Castro Jr.

O novo CLAG de Dourados conta com cinco milmetros quadrados construídos, o que significa queé duas vezes maior do que o CD de Campo Grande,com uma capacidade quatro vezes superior, emum terreno de 14 mil m2. Sua estrutura contarácom mais de 5.000 posições palete paraarmazenagem verticalizada, além de áreadedicada a produtos inflamáveis e infraestruturacompleta de prevenção e combate a incêndios,incluindo rede de sprinklers. Outra característicado empreendimento é sua forte infraestrutura desegurança, que inclui guarita blindada, câmeras ealarmes em todos os acessos, além de equipeespecializada em situações de emergência. Oprojeto do CLAG foi desenvolvido de acordo comas premissas de uma construção “verde”, o quegera economia de água e luz, dentre outras açõessustentáveis.

Golden inaugura CD modelo em Dourados-MS

Capa 08

Visando atender melhor seus Clientes, a Golden ampliou em 50% a capacidade no CD de Balsas, noMaranhão. Presente há cinco anos na localidade, a Golden é o primeiro e único operador logísticoespecializado no agronegócio em uma região que é líder em crescimento no agronegócio, o MATOPI, siglaque representa os Estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, oferecendo serviços de armazenagem edistribuição direta ou via operações de crossdocking, além de logística reversa.

O CD ganhou mais 1.692 m2, com capacidade para 2.380 posições palete, além do pé direito teraumentado de 10,15 metros para 12 metros. A área atual de armazenagem e operações cresceu para 4.932m2 e as posições palete para 6.560. O objetivo com isso é atender a demanda atual, que está superior àcapacidade instalada.

CD de Balsas ganha ampliação de 50%

GOLDEN PERTO DO CAMPO

Projeto Oceano VerdeCom o objetivo estratégico de aproximar ainda

mais a Golden do campo, através dos segmentos queconsomem os insumos do agronegócio, tais comorevendas e produtores, a empresa está lançando umnovo projeto denominado OceanoVerde.

Essa iniciativa da empresa ofereceu m n o v o m o d e l o l o g í s t i c o d earmazenagem e distribuição com altodesempenho e baixo custo, aliado a umsistema de operações de transportealtamente produtivo e que aproveite aomáximo o uso dos seus ativos, baseadoem três fatores: giro, ocupação e malhaidea l . Tudo de acordo com umposicionamento geográfico que permita entregas nomáximo em 48h e até com soluções em D0 (no dia dopedido) ou que permita a retirada do produto pelopróprio Cliente nas unidades ou ainda receberentregas agendadas, ou seja, soluções em linha comas necessidades de quem está na ponta final dacadeia de consumo.

Com isso, será possível proporcionar aos Clientesrapidez desde a separação dos produtosarmazenados até as entregas. “A estratégia daGolden alia soluções de alta tecnologia àsimplicidade funcional, o que dá flexibilidade naoperação e reduz os custos mensa i s no

funcionamento da estrutura”, explica MauroBronzolli, Gerente Comercial da Golden totalmentededicado a essa frente de mercado.

Além destas condições especiais de distribuição,através dos CLAGs, os produtores e osrevendedores podem contar com umaarmazenagem de alto padrão técnico, semse preocupar com riscos de roubos, avariasou acidentes, pois a Golden oferece umforte esquema de segurança e certificaçãonas normas de proteção à Saúde,Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.

Outra vantagem da empresa éoferecer aos Clientes todo o apoionecessário com um time de atendimento,

liderado por Bronzolli e composto por executivos eanalistas exclusivos, bem como o suporte deespecialistas.

Como pode ser visto no texto sobre a novaunidade de Dourados/MS, os novos CLAGs serãoconstru ídos respei tando os pr inc íp ios desustentabilidade ambiental (água de reuso, energiasolar, etc.) e social, com uso de mão de obra local edesenvolvimento do capital humano através detreinamento e capacitação em logística de insumosagrícolas. “Nunca nosso slogan Logística em Campofoi tão condizente com a realidade da empresa comoagora”, conclui Castro Jr, Diretor Geral da Golden.

Eu Recomendo 09

Desde maio passado, a Arysta LifeScience,empresa agrícola global, especializada nacomercialização e distribuição de tecnologiasinovadoras de proteção de plantas e ciências davida, trouxe para o Centro de Distribuição de SãoPaulo da Golden todo seu portfólio de produtos,vindo a ocupar sozinha mais de 11 mil posiçõespalete nessa unidade da empresa. Com isso, aArysta tornou-se um dos maiores clientes doEstado, que traz seus produtos da fábrica de Saltode Pirapora.

Um dos maiores produtores agrícolas do País, a Amaggi, através de um acordo econômico fechadocom a Louis Dreyfuss Commodities, está atuando no mercado de grãos na Bahia, Maranhão, Piauí eTocantins, para originar soja e milho, financiar produtores, trocar fertilizantes, sementes e insumosagrícolas, e realizar vendas no mercado doméstico e internacional.

A distribuição e armazenagem de insumos agrícolas estão a cargo da Golden, desde junho passado,nas filiais de Araguaína, Balsas e Luís Eduardo Magalhães. Estes CDs, por sua posição estratégica, tornamos negócios da Amaggi mais competitivos. Além disso, futuramente, a filial de Bom Jesus, no Piauí,também poderá vir a receber os produtos da Amaggi.

A Amaggi é a empresa mato-grossense líder no ranking das Melhores & Maiores da Exame 2016, quetem como critério o valor em vendas líquidas. A Golden foi escolhida por oferecer soluções de valoragregado para o Cliente e por sua malha e liderança na região.

Arysta confia seusprodutos à Goldenno CD de São Paulo

Golden Cargo atende Amaggicom soluções sob medida

Para atender cada vez melhor seus Clientes, pelo segundo ano consecutivo, afilial da Golden de Balsas, no Maranhão, realiza o transporte dos insumos

de produção do grupo Milla, um dos maiores produtores da região deBaixa Grande do Ribeiro, no Piauí, com veículos exclusivamente

dedicados ao grupo.

Transporte dedicado

Golden NEWS 10

Golden no Congresso da AndavA Golden participou, pelo 7º ano consecutivo, do

congresso da Andav (Associação Nacional dosDistribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários),que reúne especialistas para apresentar temasestratégicos e casos de sucesso para profissionais eempresários do mercado de distribuição de insumos doagronegócio.

Além de apresentar as soluções da empresa em umestande, a Golden Cargo participou com palestra noInnovation Show Case, ministrada por seu DiretorGeral, Oswaldo D. Castro Jr., sobre gestão de CentrosLogísticos especializados na cadeia de insumos doagro.

Visita técnica nos EUANo final de dezembro Oswaldo Castro Jr., Diretor Geral da Golden, fez uma

visita técnica em um grande distribuidor de insumos agrícolas da região leste dosEstados Unidos, a CaroVail. O objetivo foi conhecer a realidade de distribuidoresno maior produtor agrícola do mundo e trocar experiências.

A visita aconteceu em uma das seis unidades da companhia, na pequenacidade de Niverville, no interior do Estado de Nova York.

"Ao conhecer a CaroVail pude observar uma grande quantidade de serviçosoferecidos juntamente com a venda dos produtos (fertilizantes e defensivos), oque demonstra claramente que os clientes, cada vez mais, requerem soluçõescompletas", comentou Oswaldo.

Outro ponto que chamou a atenção, de acordo com ele, foi a simplicidadedas operações, onde no pico da movimentação na unidade visitada, 20funcionários operam desde a descarga do ramal ferroviário dentro do CD, até aembalagem, transporte e aplicação dos produtos na lavoura.

Contribuição para o segmentoD e p o i s d e u m a n o n a

presidência do Conselho da ABOL(As soc i a ção B ra s i l e i r a dosOperadores Logísticos), OswaldoCastro Jr, completou seu ciclo nocargo e passa a contribuir com aentidade, agora como vice-presidente do Conselho.

Segundo ele, foi um ano bastante intenso eimportante para a ABOL. “Fico contente de tercontribuído para a entidade e, consequentemente,para o segmento de operadores logísticos no Brasil”,disse.

Em 2016, a ABOL passou a fazer parte da principalentidade do setor no Brasil a CNT- ConfederaçãoNacional do Transporte e foi além, ingressando naALALOG - Associação Latino-americana de Logística.

Além disso, foi criado o ConselhoConsultivo da entidade com aparticipação de profissionaisrenomados representando cada umdos pilares do mercado de logística:a c a d e m i a , i n f r a e s t r u t u r a ,

regulatório, empresarial e consultoria. Essa iniciativaenvolve entidades como Fundação Dom Cabral,Integration Consultoria e Mattos Filho Advogados,dentre outros.

“Acredito que é papel das empresas cuidar domercado em que atuam, promovendo melhoriascontinuas e buscando o melhor ambiente possível paradesenvolvimento do setor. Como um dos fundadoresda ABOL, fico orgulhoso da entidade e sigo àdisposição para colaborar sempre”, afirma Oswaldo.

Golden NEWS 11

Há mais de 10 anos, a Golden Cargo foi pioneirano desenvolvimento de uma solução, para levaratravés da tecnologia, mais transparência noatendimento a seus Clientes. Trata-se da ferramentaweb que, in tegrada ao módu lo de TMS(Transportation Management System, em inglês),faz o monitoramento em tempo real de todos osembarques realizados pela empresa.

O Nettracking oferece informações detalhadasdesde a emissão do conhecimento até a entrega finalda mercadoria. É uma ferramenta muito importante,utilizada no dia a dia pelos Clientes e gestores daGolden, que possibilita a consulta de formainstantânea das cargas em trânsito. Também éutilizada pelo SAC como ferramenta de consulta àsdiversas solicitações recebidas durante o dia dascargas transportadas pela empresa.

Recentemente, a Golden Cargo lançou o NetAg,um portal logístico que visa suprir a carência deinformação observada no mercado quando se falaem armazenagem de produtos. O portal oferece avisão gerencial das cargas armazenadas em temporeal, provendo informações ao time operacional,indústria e principalmente ao Cliente final.

Por meio dele, podem ser consultadasinformações de entrada, saída, vencimentos de lotesde produtos, dados sobre estoque e tempo paratroca de responsabilidade pelo pagamento daarmazenagem.

“É uma ferramenta que faz parte da evoluçãotecnológica da Golden Cargo, cujo intuito é proversoluções que possam agregar valor não somente emnossas operações internas, mas também junto aosparceiros e Clientes finais”, destaca Ricardo Ferreirada Silva, coordenador de Sistemas.

Monitoramento de ponta a ponta

Armazenagem via internet

Premiação Golden GolSomos Golden 12

O prêmio Golden Gol foi lançado em 2016 parareconhecer colaboradores que se destacam emalgum projeto ou ação dignos de nota em suasáreas. São oito contemplados por mês, assimdistribuídos: cinco indicações pela Diretoria deOperações, um pela Diretoria Adm/Financeira, umpela Diretoria Geral e Vendas e outro para destaquedentro da área de SSMAQ.

Os contemplados recebem um prêmio em

dinheiro e um certificado. Além disso, ganham um“pin” no crachá. A condecoração é feita diante doscolegas do departamento, e depois amplamentedivulgada.

Desde a cr iação, foram premiados 79colaboradores em 2016 e até agosto do anopassado foram 37 os ganhadores. Ao todo, jáocorreram 114 reconhecimentos.

Campanhas aproximamos funcionários

As campanhas internas da Golden Cargo continuamcom o objetivo de criar um ambiente mais agradável,promovendo a interação entre os colaboradores e aempresa. Em 2016 e 2017, foram várias ações paracomemorar, entre outras datas importantes, dias dasmães, dia dos pais, dia do motorista, e dia das crianças,neste caso com a distribuição de jogos e brinquedos.

Um brinde também foi especialmente idealizadopara homenagear as gestantes funcionárias e esposas defuncionários. O Departamento de Recursos Humanosenvia um kit bebê para o hospital, com um cartão, paraparabenizar as novas mamães.

Além disso, a empresa convida palestrantes paraesclarecer os colaboradores sobre a prevenção dedoenças, que ganham meses específicos para seucombate, como no caso do Outubro Rosa e NovembroAzul. Com isso, a empresa traz seu funcionário para maisperto dela.

Somos Golden 13

Como vimos, não são poucos os desafios para ofuturo e, para isso, a Golden reforçou seu time delideranças e fez ajustes em sua estrutura. As principaisnovidades começam com a contratação de um novoDiretor de Operações, o Leonardo Benitez, que traztoda sua experiência em operações em grandesempresas para tocar agora o que chamamos docoração dos operadores logísticos.

Para que esse “coração” bata direitinho,reforçamos também nossa área de PlanejamentoOperacional. Para comandar essa área, que agrega oCIL (Inteligência Logística), o SAC (Serviço deAtendimento ao Cliente) e a área de projetos, chegouna Golden o novo colega Marcelo Martinez, com a

Time reforçado para 2018bagagem de quem já gerenciou grandes estruturas deplanejamento e controle de várias operações peloBrasil afora.

Para completar esse time, foi criada uma novaGerência Comercial, totalmente focada onde oagronegócio acontece, no interior do Brasil,atendendo a produtores, revendas, distribuidores eoutros importantes segmentos que compõe o queousamos chamar de “Oceano Verde” (vide matéria decapa). Essa grande responsabilidade foi dado aoMauro Bronzolli, que está conosco desde do final de2017, liderando um time de “feras” que habitam osprincipais polos do agronegócio.

Os Diretores Evandro eOswaldo Jr (nas pontas)com os novos colegasMarcelo, Leonardo eMauro (no centro).

A Golden Cargo procura sempre investir naspessoas, melhorando as condições de trabalho equalidade de vida dos colaboradores, elo fundamentalpara o sucesso da empresa. Por conta disso, oprograma TransFORMAR continua a todo vapor.Lançado em 2014, de início era voltado para osmotoristas, mas logo foi estendido ao time deoperações.

O programa, em seu quarto ano, já treinou 270motoristas, por meio de um curso com 64 horas-aulae, na área operacional, que teve inicio em 2015 comum programa de 18/22 horas-aula, já foram treinados236 pessoas até agosto/2017.

De acordo com Mirtes Lopes, coordenadora deDesenvolvimento Organizacional, o objetivo é sempremelhorar e oferecer informações fundamentais paraalcançar a excelência no trabalho.

No módulo dedicado aos motoristas, os temasabordados incluem direção defensiva, condução

TransFORMAR completa quatro anos

Cuidados com a vida

Para garantir a segurança dos colaboradores edo pat r imôn io corpora t i vo em caso deemergência, todas as Filiais da Golden contamcom as brigadas de incêndio formadas por gruposde pessoas previamente treinadas para atuar emsituações de risco, auxiliando no plano deabandono, operando equipamentos de combate aincêndio e estão aptos a prestar os primeirossocorros às possíveis vítimas. Os treinamentos dasbrigadas de incêndio da empresa são feitosanualmente, sob a responsabilidade das liderançasde cada Unidade, coordenado pela gestão dodepartamento de SSMAQ. Cada Filial passa por umtreinamento que inclui simulado de evacuação ecombate a incêndio.

Somos Golden 14

TREINAMENTO

segura e econômica, manutenção do veículo, cuidadocom os pneus e itens de segurança, além de cuidadoscom a saúde e a prática da cidadania. Também éabordada a legislação de transporte de produtosquímicos, gerenciamento de riscos, cuidado com acarga e processos de atendimento ao cliente. Atravésdesta ação aumenta-se a qualidade dos serviçosprestados e a produtividade, reduz o número deacidentes (meta zero) e roubos, e promove a melhoriana qualidade de vida dos motoristas próprios eagregados.

Já o conteúdo voltado para operadores de carga edescarga, ajudantes de separação, conferentes,operadores de empilhadeira e paleteira, envolve asegurança diária, a arrumação e distribuição de cargasno caminhão e o preenchimento e conferência deformulários e documentos. Também são abordadosprincípios de liderança operacional.

Somos Golden 15

Empresa realizatreinamento inédito

Diversos colaboradores da Golden passaram por umtreinamento inédito em 2017, com o objetivo de aumentar aprodutividade e oferecer melhor atendimento aos clientes.

Foram treinamentos em “Emissão de CT-e” e “Operaçõesde Armazenagem”, que levaram informações teóricas eap l i cações prát i cas . D iv id idos nos segmentos dearmazenagem e transporte, os treinamentos iniciaram na Filialde Sumaré e foram estendidos paratodas as Unidades da empresa,localizadas nos Estados de São Paulo,Bahia, Tocantins, Maranhão, Goiás,Mato Grosso do Sul, Mato Grosso eM i n a s G e r a i s . N o t o t a l , 2 5colaboradores foram treinados emEmissão de CT-e e 24, em Operações de Armazenagem.

Foram abordados todos os tributos envolvidos na prestaçãodos serviços, sua importância e quais os impactos causados porum erro ou a falta de documentos. Por exemplo, na área dearmazenagem, quais são as notas fiscaispara cada tipo de armazenagem e comodevem ser preenchidas, qual a forma deentrada e a importância do input corretode cada informação e como emitir notafiscal de retorno na saída dasmercadorias.

Na parte prática, foi mostrado opasso a passo na emissão dosdocumentos de Transporte, desde aemissão de coletas no sistema,emissão de CT-e, emissão de ReciboProvisório de Serviços de Transportes(RPS), com as respectivas particularidades de cadaprefeitura onde estão instaladas as Filiais da empresa,bem como outros documentos imprescindíveis paraestar de acordo com a legislação decada região.

As equipes de treinamentocompostas pelo Financeiro, Fiscal,C o m e r c i a l e C I L ( C e n t r o d eI n t e l i g ê n c i a d e L o g í s t i c a )formataram os temas que deveriamser tratados e o desenvolvimento domaterial ficou a cargo de Danielle Costa (CIL), Ronilson Oliveira(Fiscal), com o apoio de Daniela Silva (Financeiro) e Ricardo Dias(Expedição da Filial SAO).

TREINAMENTO