uma emocionante narrativa da mais pura experiência humana...

83
Uma emocionante narrativa da mais pura experiência humana em que personagens no calor das paixões são arrolados ora como acusadoras, ora como vítimas. Se por ventura você se encontrar nesta narrativa, lembre-se, é uma ficção.

Upload: vungoc

Post on 27-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Uma emocionante narrativa da mais pura experiência humana em que personagens no calor das paixões são

arrolados ora como acusadoras, ora como vítimas.Se por ventura você se encontrar nesta narrativa,

lembre-se, é uma ficção.

A intenção deste livro é despertar para a realidade brutal das diferenças mentais e espirituais existentes entre as pessoas que buscam uma relação amorosa, inconscientes de suas deficiências comportamentais, cujas atitudes que de uma forma ou de outra pesarão em suas consciências.Falta-lhes a capacidade da evolução à dois, ignorando conceitos de elevação mútua já que a vida é um aprendizado incessante e que, enquanto casais, deve-se preservar a tolerância mútua e o espírito aberto para acolher novas idéias de natureza relacional, bem como se fazer instrumento de ajuda para sua cara metade.Nisso pressupõe; tolerância, carinho, paciência, amor sincero e compromisso de ajuda.

“Acho que não nasci para ser feliz!”O que significa uma expressão assim?“Nem sei mais fazer uma oração!”Estará alguém tão comprometido com as “trevas” capaz de negar as si mesmo o pão da oração?

Sabe-se que 70% ou mais da população mundial está enferma, principalmente da mente.Estaria a humanidade condenada a sucumbir ao calor de suas paixões desenfreadas e inconseqüentes? Estariamos cegos de amor por nós mesmos? Pois é imprescindível que amemos a nós mesmos para que possamos amar nosso semelhante. “Amai o próximo como a ti mesmo!” - Teria sido Cristo o maior psicólogo da humanidade?Temos oportunidade de refletir sobre essas questões ao longo deste romance, baseado em fatos reais.

_________________________ ________________________Corações Partidos

2

O avanço da tecnologia no campo das comunicações é algo que apaixona Evilácio. Já aposentado, ele faz do computador seu companheiro inseparável. A internet é seu mais comum entretenimento.Correio eletrônico, MSN, Orkut, são ferramentas de suas ocupações diárias. Reencontrando pessoas e participando ativamente da fabulosa rede de comunicação.

Sua página do Orkut está sendo freqüentemente visitada. Pessoas com suas mesmas afinidades, conhecidos distantes e familiares ha muito distanciados de sua convivência estão retornando, reaproximando-se em vínculos de família e de amizade.

Olívia, residente na Paraíba, comunica-se eufórica com a irmã Lucélia.- Lucélia! Sabe quem eu descobri na internet?- Quem?- Nosso primo Jomar! Ele reside em Natal. Acessei o Orkut dele e vi muita gente lá.Jomar fôra na sua infância e juventude companheiro e amigo da prima Olívia, enquanto residiam na mesma cidade no interior.

-Ah! Deixa eu ver! - Diz Lucélia cheia de curiosidade. E logo descobre entre os amigos de Jomar, alguém que ela desejava mesmo encontrar. Não disse nada a irmã. Mas aquela descoberta a deixa muito empolgada. Evilácio, irmão de Jomar estava alí. Ao alcance de um click. Que fantástico! Pensou ela!Visitando o Orkut de Evilácio ela pôde ver que ele estava separado da esposa, que ela conhecera no seu tempo de juventude.

Corações Partidos

3

Mas havia alguém na sua vida. Ali estava ele em companhia de outra mulher. As fotos se revelavam à sua frente fazendo sua mente viajar.- Ah! Não! Não vou perder essa chance! Vou fazer contato com ele! Vamos ver o que acontece!... E você aí, minha querida, - olhando a foto da namorada de Evilácio - sinto muito mais vais dançar!É o que pensa Lucélia nesse momento.E imediatamente redige uma mensagem para ele.

- Evilácio! Que alegria enfim encontrei você! Como vai? Gostaria muito de fazer contato com você! Ha quanto tempo! Um grande abraço! Lucélia!

Ao verificar os recados em seu Orkut Evilácio se depara com a mensagem carinhosa de Lucélia.

- Puxa! Mas ha quanto tempo não tenho contato com essa prima! - Pensa ele com certo entusiasmo. É sempre muito prazeroso o contato com alguém com quem não nos comunicamos ha tanto tempo. Evilácio pouco sabia de sua prima. Apenas algumas poucas informações que lhe chegara ha bastante tempo através de alguns familiares. A convivência de ambos foi por um perído pequeno quando residiam lá no interior. O que ele lembrava dela era a imagem de uma mocinha de 12 anos, enquanto ele já era noivo aos 23 anos. Cabelos fartos e lisos e olhos também pretos, Assim era a mocinha Lucélia. Como estaria ela hoje!... Como seria sua vida!... Sabia apenas que residia em João Pessoa na Paraíba.

Ele nunca sobera antes. Mas esse era o tempo em que a mãe de Lucélia lhe dizia: - Esse é seu primo! Quase um irmão! Vê lá! - Observando o interesse de Lucélia pelo primo. Aliás, um primo de segundo grau. Sua mãe sim, era prima legítima de Evilácio. Interesse que Evilácio nunca observou.

_________________________ ________________________Corações Partidos

4

As comunicações, as mensagens foram se sucedendo entre eles. A caixa de e-mail passou a ser um intercâmbio entre os dois.Lucélia já arquitetara um plano emocional para se aproximar do primo. Era só uma questão de tempo.

Em princípio, Evilácio não percebeu nada. Mas aos poucos os e-mails foram falando por si mesmos.Lucélia descobriu que Evilácio cantava. Apenas para se divertir. Gravava seus próprios CDs, graças às facilidades da tecnologia digital através do computador. Cantar fora um sonho de sua juventude que ele agora realizava.

Date: Thu, 5 Feb 2009 21:59:02 -0200Subject: MÚSICAFrom: [email protected]: [email protected]

Alô Lucélia!

Lembra que eu sempre gostei muito de música, certo?Até fui músico, lembra?Hoje, aposentado, me divirto cantando e gravando. Já grávei 13 CDs.Estou te mandando uma das músicas que mais gosto. Se você gostar podemos combinar uma coisa: irei te mandando as músicas em MP3 uma ou duas de cada vez até completar um CD. Você baixa os arquivos aí e grava num CD. BENDITA tecnologia!Vamos ver se vc gosta da idéia.Estou anexando agora a música EVERGREEN.

By byEvilácio

Corações Partidos

5

From: [email protected]: [email protected]: RE: MUSICADate: Sat, 6 Feb 2009 00:36:37 +0300

Evilácio:Adorei a música. Vc continua contando muito! Quero ir aí um dia pra vê-lo e matar a saudade.Obrigada pela música. Guardarei para sempre.

BeijoLucélia

- Ops! - Pensa Evilácio, percebendo que precisa manter as antenas ligadas. Esse tratamento de Lucélia com ele lhe pareceu uma insinuação. Mas resolveu se fazer de desentendido e deixar as coisas acontecerem naturalmente. Poderia ser apenas o jeito comum dela de se comunicar. De qualquer forma, havia um certo carinho nesse contato e ele. Ele sentiu e gostou. Uma dessas coisas que só mesmo a telepatia poderia explicar. Bastante sensitivo como era, Evilácio estava certo que a continuidade daqueles contatos iria esclarecer tudo.

Date: Fri, 7 Feb 2009 02:10:00 -0200Subject: MUSICA2To: [email protected]: [email protected]

Aí, querida Lucélia:

Já que gostou da primeira, vai agora WHAT A WONDERFULL WORLD.

_________________________ ________________________Corações Partidos

6

- Estou enviando os arquivos em mp3 a 96kbps para o tamanho não ficar muito grande. A qualidade cai um pouquinho. Mas não compromete.

By Evilácio.

Embora Lucélia encerrasse suas mensagens com um carinhoso “Beijo”, Evilácio preferia manter um cumprimento mais distante. Não seria inteligente fazer interpretações errôneas sobre o comportamento da prima. Poderia ser realmente só um jeito especial dela se comunicar com as pessoas... Convencido de que o tempo lhe daria as respostas certas. Mas se sentia confortável com esse tratamento.

Lucélia não sabia ainda, mas a namorada de Evilácio que via nas fotos de seu Orkut já não estava mais em sua vida. Um pouco mais de 30 dias antes do primeiro contato de Lucélia já não havia ninguém na vida de Evilácio. Essas coincidências que ninguém explica.

Ela, certamente, continuava arquitetando um jeito de afastar aquela mulher da vida dele, abrindo espaço para ela. E Lucélia não era uma pessoa que desiste fácil. Teria oportunidade de reafirmar isso.

From: [email protected]: [email protected]: RE: MÚSICADate: Sat, 7 Feb 2009 00:40:38 +0300

Evilácio adorei a idéia. Mande que passarei pro cd. Obrigada pelo carinho. Mas quero mesmo vê-lo pessoalmente um dia...

BeijosLucélia.

Corações Partidos

7

Novamente Evilácio se vê assaltado por aquele pensamento: Estaria mesmo Lucélia lhe enviando uma provocação!... Ela demonstra ser uma mulher inteligente e sutil em relação aos dois. Cada vez mais ele gostava disso. E já pensa... Mais dia, menos dia, vai nascer uma relação entre nós! Mas como será ela? Será queexistem algumas afinidades muito necessárias? Culturais, principalmente... Na sua visão isso será imprescindível. São esses os pensamentos normais para alguém que vive carente de um relacionamento afetivo equilibrado.

Evilácio sempre se viu uma pessoa de sentimentos e coração puro. Até faz disso um compromisso existencial, conhecedor de que todo ser humano tem o direito de evoluir. A despeito de já ter sido antes um homem despreparado em seu campo emocional no convívio com as mulheres. Razão pela qual seu casamento com Maristela só chegara aos 30 anos de vida em comum. Pai de três filhos, todos casados, e avô de 5 netos, todos residindo no estado de Alagoas, 68 anos de idade, já era tempo de Evilácio estar seriamente preocupado com seu crescimento interior.

Por um longo período de sua vida, amante da leitura, ele pôde obter muitos conhecimentos extraordinários no campo da psicologia, parapsicologia e neurolinguística. Portanto, se vê um homem capaz de se dar sem reservas sem temores a uma mulher. Desde que ela o mereça. Seria Lucélia essa mulher? Na vida nada é acaso. Tudo são consequências. Crê ele. Tinha que ficar atento às oportunidades que a vida lhe oferecesse. Nunca é tarde para ser feliz! Sempre acreditou nesse conceito comum. E assim está tentando entender o que está ocorrendo entre ele e Lucélia. Por qual razão ela teria vindo parar em sua vida?... Vamos deixar os fatos falarem por si mesmos! Pensa ele.

Havia combinado com ela que o jeito mais apropriado para lhe mandar as músicas que mais gostasse seria, enviando-lhe uma listagem das músicas gravadas para ela escolher as que desejava.

_________________________ ________________________Corações Partidos

8

Date: Sun, 8 Feb 2009 19:42:29 -0200Subject: Re: MUSICA2From: [email protected]: [email protected]

OK Lucélia! Segue a listagem. Desculpe a demora. O programa deu um pau danado aqui. Coisas da computação.Existe uma listagem maior que mando depois pois ainda estou revisando a equalização das músicas.

Bjs.

Aqui, Evilácio já começa a devolver o mesmo carinho para ela nas suas mensagens. A próxima mensagem de Lucélia só ocorreu uma semana depois. Como veremos mais tarde, algo ocorreu nesse período que viria mais tarde a desequilibrar completamente a relação entre os dois.

From: [email protected]: [email protected]: RE: MUSICA2Date: Sun, 15 Feb 2009 14:54:02 +0300

Evilácio, escolhí as músicas e mando agora pra vc. Obrigada pela cordialidade. Vc sempre elegante neste quesito.

Beijão. ObrigadaLucélia.

Paz do meu amor - Luiz VieiraChampanhe - Charles Aznavour.My way - F.SinatraFaltando um pedaço - DjavanRoberta - Pepino de Capri

Se eu não te amasse tanto assimFolhetim Nada além

Mande de duas em duas

_________________________ ________________________Corações Partidos

9

Os contatos foram se sucedendo. Lucélia já havia externado sua vontade de reencontrar Evilácio pessoalmente. Surge então uma oportunidade. Evilário, mesmo aposentado, ainda presta trabalhos na área publicitária para um cliente em Maceió, no Estado de Alagoas. Vai lá freqüentemente realizar esses trabalhos. O cliente acaba de ligar solicitando sua presença dois dias depois. É fim de semana. Evilácio liga então para Lucélia.

- Oi, Lucélia! Tenho uma novidade pra você! Estou indo à Maceió à trabalho voltando na próxima quinta-feira. Se você quizer aproveitar poderá vir comigo. Assim poderá rever seus familiares aqui. Irei com Valdívia, minha irmã, que deseja visitar os sobrinhos lá em Maceió!

- Claro que vou! Quando você voltar já estarei de mala pronta! Quero muito esse reencontro com vocês!

Alí estava a chance que Lucélia arquitetou. E tratou de se preparar para a viagem. embora a contragosto dos dois filhos, uma moça de 21 anos e um garoto de 15 anos. Ambos evangélicos envolvidos com um projeto religioso, do qual Lucélia não se aproximaria de jeito nenhum. Nunca iria àquela igreja por mais que os filhos insistissem. Na verdade, como veremos mais tarde, quem mais precisava das benesses do acolhimento religioso.

As evidências já estão se manifestando, de como seu espírito estava comprometido com as deficiências neuropsicológicas, a ponto de se indispor com os próprios filhos por havarem abraçado a religião, algo que ela não aceita e até critica veementemente a irmã Olívia por haver conduzido-os nessa escôlha. Claro que são eles o foco principal de sua sofrida vida. Mas lhe sobram características de rispidez no trato com eles, facilmente confundida com desamor, (herança de sua infância?), gerando atritos doloridos com os filhos. Evilácio presenciará uma cena dessas algum tempo depois em sua primeira visita ao apartamento dela.

_________________________ ________________________Corações Partidos

10

Já sabemos que se não abrimos nosso coração para o bem, ele será inevitavelmente assaltado pelo mal. É o que está acontecendo com Lucélia e ela nem percebe. As más companhias, os maus costumes e principalmente o afastamento dos princípios critãos, levam as pessoas aos grilhões do sofrimento e das reparações. Daí ao mundo das drogas e dos maus relacionamentos é apenas um passo.Qualquer coisa que venha ameaçar esse status penoso é motivo de grande aversão por parte de quem se vê nesse emaranhado. A religião é um instrumento de equilíbrio. Não necessariamente um comportamento piegas.Portanto, a religião passou a ser uma ameaça ao status que Lucélia teceu para si, ao longo de uma vida em desajustamentos.

Esse é o quadro comportamental em que a vítima tudo faz para se manter na sombra, escondida em negativas, preferindo não se justificar diante de suas ações e impossibilitada de ser uma pessoa cristalina. A resultante é, sem dúvida, é um status emocional de infelicidade e insegurança. Embora negue essa realidade e até insista em afirmar que é feliz. Assumindo conceitos do tipo: “... ainda que só, eu possa me sentir plena!” Soa mais como uma confissão de sua incapacidade de amar a quem quer que seja. Alguém assim, não poderá amar ninguém completamente. Manter-se-á sempre na defensiva. Como se abrir seu coração seja um perigo a ser evitado a todo custo. A psicologia demonstraria que alguém nesse contexto de fato se viu castrado nos sentimentos amorosos. E no caso de Lucélia, infelizmente, deve ter sido desde sua mais tenra infância. Programada para a infelicidade. Capaz de enredar no seu contexto a quem dela se aproxime. E um dos sintomas, é sua dificuldade de manter relacionamento saudável, até mesmo com os próprios familiares.

Mas existem as cobranças do ego cego. Quase sempre empurrando-nos para compromissos que sabemos não poder cumprir. Nosso ego se diverte com teatros assim.

Mas com qual autoridade pode-se fazer analogias assim? Com bastante informação sobre o comportamento humano e com um sentido aguçado de observação.

_________________________ ________________________Corações Partidos

11

Não precisamos ser psicólogos para enxergar as mazelas que nos afligem corriqueiramente. Chegando-se mesmo a conclusão, de que o mundo sempre foi um imenso hospital. Onde muitos sucumbem definitivamente. Pobre Lucélia! Aí está ela vivenciando suas provações. Sem ao menos poder reconhecê-las como tal.Sem perdermos de vista, que ela própria afirma ter passado por um tratamento de terapia psicológica, como veremos mais adiante, após sua mãe tê-la expulsado de seu convívio pela terceira vez.

Mas é imprescindível que não se faça julgamentos. É imperioso iramos a fundo analisar porque a vida de Lucélia vem sendo tão sacudida pelo sofrimento. Filha mais velha de uma família de cinco irmãos. Três irmãs e um irmão.Já na infância acompanhou os transtornos do relacionamento no casamento dos pais. Não fora um equívoco deles próprios. O avô materno, já em segundo casamento, precisava casar a filha mais velha, Avelina, a mãe de Lucélia, então ainda em menor idade, face aos desentendimentos da mesma com a madrasta. Casá-la pareceu ao pai a melhor opção. E então fez o seu casamento com um homem a quem ela não amava. Vindo daí os cinco filhos.Imagine-se o estresse de sua mãe! Ter que dar cinco filhos aquele homem sem amá-lo. Lógico que esse casamento não seria levado a bons termos. E as conseqüências, lamentáveis. inclusive para a sua prole.Já vimos, nas assertivas espiritualistas que a natureza divina reúne, pelo instrumento da reencarnação, num mesmo lar, espíritos afins. Semalhantes atraindo semelhantes. É isso que a doutrina de Alan Kardec ensina. E os quadros dantescos da vida em comum que podemos presenciar em nosso mundo atual, mesmo que não sejamos espíritas, somos obrigados a reconhecer que só se justificam pela conseqüência das reencarnações permitidas.

Estaria Lucélia experimentando algo assim?O que presenciamos na sociedade moderna são quadros de loucura

permitida? Pois é dentro desse ambiente psicológico doentio que se manifestam os mais lamentáveis episódios humanos.

_________________________ ________________________Corações Partidos

12

Vejamos esta cena, de muito tempo atrás, narrada pela própria Lucélia:

Ela tem quatro anos de idade. À noite, já no quarto de dormir na casa de seus pais, houve um barulho agonizante em outro aposento. Levanta-se e vai até a porta observar o que está ocorrendo.

O quadro é assustador. Sua avó paterna está sentada numa cadeira debatendo-se em estertores na agonia da morte, com espuma saindo-lhe pela boca. Sua mãe que está por perto ralha com ela;

- Vá pra lá! Vá pra lá! Feche essa porta!A pobre criança não está entendendo nada. Sabia apenas que haviam constantes desentendimentos de sua mãe com a sogra. Já tendo ouvido a mãe esbravejar contra a sogra: - Não sei porque esse diabo não morre!Poucos minutos após aquela cena a infeliz senhora estava morta. No dia seguinte foi providenciado seu sepultamento. Sem maiores explicações. E o caso estava encerrado. Ou não! Como se viu pouco tempo depois.Não fora só Lucélia que presenciara a morte da avó. A pequena Antonia, uma prima com um uns dois ou três anos a mais que ela e que prestava ajuda nos serviços da casa, também presenciara aquilo, e muito mais. A criança começou a falar em casa de seus pais, do que vira ali. Assegurando que a mãe de Lucélia havia envenenado a sogra com veneno de rato. Juarez, pai de Lucélia chegou a ouvir esses comentários. Porém nada mais havia o que fazer. Além do mais, qualquer atitude agora no mínimo iria levar a esposa à prisão. Ainda mais porque era a versão de uma criança. Até onde se poderia dar crédito? E como ficaria ele, com os filhos pequenos para criar? E pôs uma pá de terra em cima.

Mas a mente de Lucélia, infelizmente, estava marcada para sempre com certa aversão pela própria mãe. Sua mãe, por sua vez, continuou alimentando aversão pela filha, e não se incomodava de confessar às vezes: “Esse diabo é a cara da avó!”Ao narrar esse episódio pessoalmente a Evilácio, ele pergunta:- Lucélia! Sua mãe era uma pessoa religiosa?

_________________________ ________________________Corações Partidos

13

- Não! Nunca ia à igreja! Mandava a gente ir! Mas ela mesma, nunca vi ir à igreja!

Evilácio está cabisbaixo. A mãe de Lucélia é sua prima legítima. Viveu na mocidade num ambiente muito próximo do dele. Na mesma rua. De certo não houve quem a conduzisse à igreja. Aos nove anos, sua mãe falecera. E fora ela encarregada de cuidar dos irmãos menores até seu pai casar-se pela segunda vez. Que chances teria essa pessoa de ter uma vida bem orientada? Portanto, mais uma vítima das conseqüências. Somente compreensível se olharmos esse quadro pelo prisma reencarnatório. Aí estava se formando uma matriz dolorosa de comportamentos humanos que seria repassada mais tarde para seus próprios filhos. De onde se pode concluir a falta que Deus faz nos corações humanos.

A aversão entre mãe e filha passou a ser mútua e a convivência entre ambas seria dolorosa por toda uma vida, pelo menos até o momento em que estas páginas estão sendo escritas.

Composto medonho, que o enredamento cármico oferece aos seres humanos como tentativa de reequilibrio para seus espíritos seriamente endividados vivendo tamanhos desatinos, cujas vidas são marcadas para sempre.

Por isso há que se indagar; Lucélia é também uma vítima? Muito provavelmente sim. Mas ninguém pode saber que compromissos poderiam ter sido os seus, talvez numa encarnação anterior, para precisar vir a este mundo num ambiente tão deleteriamente carregado, para expiar suas próprias experiências dolorosas na carne.Perdera ela, a capacidade de amar? Castrada assim tão dolorosamente em sua infância? Como se formaria a psiquê de um ser humano em meio a tantos transtornos e dificuldades para assimilar algum tipo de amor?

Pobre Lucélia! Sua vida seria marcada pelos desencontros. Pelas buscas incessantes ao equilíbrio e a paz. Terá sido normal, o fato de ela haver desenvolvido uma couraça própria a fim de se isolar dos sofrimentos da alma.

_________________________ ________________________Corações Partidos

14

E uma delas pode ter sido; nunca amar, para não ter que sofrer. Recolhendo-se em si mesma. Infelizmente desguarnecida, pelo fato de não haver se encaminhado ao conforto que o calor das orações e da fé poderiam lhe oferecer. - Evilácio! Eu nem consigo orar!... - Confessa ela.

Assim, constantemente infeliz, ela carrega sobre os ombros a sua vida sofrida como se o fardo fosse muito pesado.“Acho que não nasci pra ser feliz!” - Essa tem sido a sua marca.O mesmo que abrir mão de si mesma. Desconhecendo que não podemos dar a ninguém aquilo que não temos em nós mesmos.

Ao perceber a gravidade de sua problemática, Evilácio ainda via uma alternativa. tentar ajudá-la como pudesse. E tratou de fazer isso, para seu desencanto. Pois cada vez mais Lucélia revelava sua verdadeira face. Dissimulada, às vezes na pele de uma pobre vítima, mas sempre pronta para atacar, como é comum às pessoas que se vêem nesse quadro, em que até os filhos seriam motivos de seu descontentamento. Esquecendo que eles nada mais são do que aquilo para o que ela os preparou. O filho menor, de quinze anos, já chegara a bater nela. Assim confessou Lucélia para espanto de Evilácio. Os sinais eram muitos de que essa relação de Evilácio com Lucélia iria sucumbir a qualquer momento.

Transferidos para João Pessoa, Lucélia já com 14 anos de idade, vê a separação dos pais como algo já ha muito esperado. Faltava muito pouco para o total destroçamento daquela família. Agora não mais.

Sua mãe, uma leoa, como Lucélia costuma afirmar, uma mulher extremamente forte, com freqüentes acessos de desamor aos filhos, mesmo assim passou a eles esse espírito indomável e corajoso. Empurrando-os para a dura realidade de ir ao mundo buscar seus próprios prêmios ou fracassos. Algo que Lucélia faz questão de reconhecer com respeito pela mãe.Enquanto as filhas cresciam, indo dos estudos ao mercado de trabalho, lutando pela vida, ferindo-se aqui e ali, ela ouviria algumas vezes: “As filhas de Avelina são muito valentes!” Fora esse o principal legado que deixou aos filhos.

_________________________ ________________________Corações Partidos

15

Com a separação dos pais, a mãe permaneceu trabalhando nos Correios e Telégrafos em João Pessoa enquanto seu pai, juntamente com o único filho homem, transferiu-se para São Paulo onde foi tentar refazer a vida. Tempos depois constituindo ai uma Segunda família.

Tamanho foi o precário relacionamento de Avelina com suas filhas que findou distanciando-se de todas elas, preferindo viver sozinha. E as infelizes filhas continuaram pela vida, jogadas de um lado para outro como bolas de uma mesa de bilhar, cada uma por si. Não houve para essas infelizes criaturas qualquer alento que as permanecesse unidas. Ao tempo em que estas páginas são escritas, entre si, das quatro irmãs, apenas duas mantêm uma relação aparentemente sustentável. E de todas elas, apenas uma mantém algum tipo de relacionamento com a mãe. Mesmo assim, precisando avisar quando vai, pra saber se pode visitá-la. O irmão falecera em São Paulo, vítima de cirrose. A bebida e outras drogas foram seu refúgio.Esse é o triste quadro dessa família despedaçada ao sabor das intrigas, das paixões e intolerâncias desmedidas.O que se pode deduzir, por total falta de amor. Principalmente por si mesmos. A lamentar, pelo treinamento cruel porque foram preparados para a vida.

Na vida tudo é uma lição.

Agora que já compreendemos o triste quadro existencial de Lucélia, vamos reencontrá-la na continuidade de seu affair com Evilácio, recentemente descoberto e agora o foco principal de suas emoções.

A experiência entre ambos também é marcante. Nem poderia ser de outra forma. São pessoas culturalmente muito próximas, mas com personalidades profundamente adversas.

Neste exato momento dos fatos eles acreditam que está acontecendo algo bom entre ambos.

Mas aí estão dois famintos, mendigos de carinho e de amor. A convivência entre si vai mostrar quais diferenças não podem ser assimiladas. Apesar dos esforços de ambos. Lucélia, infelizmente incapacitada de oferecer seu coração para receber o amor sincero de Evilácio.

_________________________ ________________________Corações Partidos

16

Nesta sequência de contatos entre ambos podemos ver as tramas que as mentes despreparadas são capazes de arquitetar, resultando em total desequilibrio emocional na vida de um casal, pela simples ausência de coragem. Pelo medo que as vezes inconsequentemente temos de perder o que ainda nem conquistamos plenamente. Lucélia e Evilácio viveram essa lamentável experiência.

É esclarecedor acompanhar-mos as datas desses contatos via internet. Pela penosa descoberta que Evilácio fará ao longo desse período.

Date: Mon, 16 Mar 2009 19:06:24 -0300Subject: MÚSICA - SAIU AGORA DO FORNOFrom: [email protected]: [email protected]

Oi Lucélia!Descobrí hoje na internet o playback da música que marcou minha vida na década de 70 lá em Recife. Onde me apaixonei outra vez e essa música era o sucesso do momento com Benito Di Paula. AH COMO EU AMEI. Estou te mandando agora. Saíu do fôrno neste instante.

By

Evilácio.

RESPOSTA:

Arrasou, garoto! Baixei uma parte das músicas que vc me enviou e sempre que acesso o MSN, escuto todas.

Adorei essa do Benito. São tantas recodações...BjoLucélia

_________________________ ________________________Corações Partidos

17

Date: Fri, 3 Apr 2009 10:54:21 -0300Subject: UM CERTO ALGUEMFrom: [email protected]: [email protected]

OK. O arquivo vai com 96kbps para manter uma qualidade de áudio aceitável. Menos que isso pode afetar a qualidade um pouco.

> From: [email protected]> To: [email protected]> Subject: Oi Lucélia! Já estou operando com o MSN Windows Liv...> Date: Sat, 4 Apr 2009 00:03:59 +0300> > Oi Lucélia! Já estou operando com o MSN Windows Live versão 6.0.> Quando quiser podemos voltar a tentar o contato de voz com microfone.> OK?> Bj. Evilácio

From: [email protected]: [email protected]: RE: Oi Lucélia! Já estou operando com o MSN Windows Liv...Date: Mon, 6 Apr 2009 21:35:06 +0300

E eu estou esperando vc aparecer para uma boa conversa.

bjo

RE: UM CERTO ALGUEM

From: [email protected]: [email protected]: terça-feira, 7 de abril de 2009 16:05:57

_________________________ ________________________Corações Partidos

18

Essa música "Um certo alguém" é uma das minha preferidas. Adorei!bjo.

RE: MAIS MÚSICA

From: [email protected]: [email protected]: terça-feira, 7 de abril de 2009 16:18:40

A música é minha companheira inseparável. Faz a gente voltar no tempo, recordar... não vivo sem música.À medida que os filhos crescem, ficamos mais disponíveis pra nós mesmos. Depois de ouvir a música do Benito sentí que preciso amar outra vez...Bom dia!Lucélia

Date: Tue, 7 Apr 2009 23:21:19 -0300From: [email protected]: [email protected]: MAIS M ÚSICA

Pois é, linda!Parece que o coração da gente após os anos fica viciado em amar. Eu também faço uma ponte de emoções com a música. E quando canto faço com paixão. Abro janelas do tempo.VC fez referência à música do Benito Di Paula, acho que é - AH COMO EU AMEI. Estou ouvindo agora.Estou te mandando - SORRISO DE LUZ (Leila Pinheiro).Mande teu endereço real. Vou te mandar um CD com um livro que escreví. Vc vai gostar.By

_________________________ ________________________Corações Partidos

19

Date: Tue, 7 Apr 2009 23:39:50 -0300From: [email protected]: [email protected]: E AINDA TEM A ULTIMA DE HOJE

Que tal um pagode legal?ESPELHO D’AGUA - (Jorge Aragão)Gravei agora à noite.Bj.

RE: E AINDA TEM A ULTIMA DE HOJE

From: ................([email protected])

Enviada: quarta-feira, 8 de abril de 2009 13:50:33

To: [email protected]

Obrigada pelas músicas lindas que me envias.BOM-DIA!

RE: MAIS MÚSICA

De: ([email protected])

Enviada: quarta-feira, 8 de abril de 2009 13:42:35 To: [email protected]

Date: Wed, 8 Apr 2009 19:37:48 -0300Subject: CADÊ A LINDA! From: [email protected]: [email protected]ê a Linda que não dá notícia!

Lucélia: acho que será mais fácil pra mim se você me enviar a relação das músicas que já te mandei. Pra evitar repetições. Te aguardo. By

_________________________ ________________________Corações Partidos

20

RE: CADÊ A LINDA!

From: [email protected]: [email protected]: sexta-feira, 10 de abril de 2009 22:54:32

Troquei de computador e mandei recuperar os arquivos. Quando passar pro computador novo, faço a lista.Estou sempre passando por aqui. Agora na semana santa com mais frequencia pq os filhos viajaram, aí podemos ter nossa conversa com fone de ouvido. Não vejo a hora...Adoro o seu carinho. (Uma promessa?)bjo

FW: sua foto na adolescenciaDe: ([email protected])

Enviada: sexta-feira, 10 de abril de 2009 23:08:13

para: [email protected]

@ 1 anexo

Digitaliz...jpg (166.1KB)

Evilácio, essa foto foi tirada num passeio que pai fazia com a turma da rua, ao açude Coremas. Nela estamos eu, maristela, glorinha (de seu Abdias), marinete, maria de joão inácio e Olivia, filha de Avelina (mãe de Lucélia.) Pai era o mais acanalhado.

Esta é a turma da 2a. série ginasial, etc, etc,etc, .... bjo.

Date: Sun, 12 Apr 2009 17:45:51 -0300Subject: CONTATOFrom: [email protected]:[email protected]Ñ sei como é tua vida nos fins de semana. Se puder programe vir passar

_________________________ ________________________Corações Partidos

21

um com a gente. Ñ posso ir aí em fins de semana pois forneço galeto assado e a grande procura é exatamente no sábado e no Domingo.Dê notícia!

RE: CONTATO

From:[email protected]

Enviada: segunda-feira, 13 de abril de 2009 14:54:15

To: [email protected]

Evilácio:Vou me programar e ainda esta semana te dou a resposta. Obrigada pelo convite.

Já sou aposentada há 5 anos e minha vida e meu tempo são para mim e meus filhos. Quero ver todo mundo, tá?Ontem falei com tia Lidia pelo telefone. Ela mandou-lhe um grande abraço.Quando ela esteve aqui no Nordeste, ficou muito decepcionada pq (na época) encontrou todos intrigados lá em Caicó, mas falei que, hoje, todos estão na paz.Minha mãe (que me rejeitou a vida inteira), chegou a dizer pra ela que não sabia onde eu morava. Ela sabe que moro a menos de 1km do apto dela aqui em Manaíra. Somos vizinhas de bairro. Quando disse a tia Lidia, ela ficou decepcionada, mas não sabia que nós estamos há mais de vinte anos sem nos ver. Não sei bem o endereço dela, mas meus filhos sempre a visitam. Ela comprou um apto aqui na praia, mudou-se, e, quando fui à casa dela, já havia outra família morando lá e nunca me deu o endereço. Aí percebí que ela, além de ter me rejeitado, não me queria em sua vida. Recolhí-me e nunca mais a procurei. Mas tudo isso superei com terapia e hoje sou mais feliz. Pessoalmente conversaremos mais.

Hoje é meu aniversário de 55 anos.Vixe!

bjo!

_________________________ ________________________Corações Partidos

22

Lucélia dá sinais de não conseguir envelhecer em paz consigo mesma.

Date: Mon, 13 Apr 2009 22:53:57 -0300Subject: Re: CONTATOFrom: [email protected]: [email protected]

MAS QUE MARAVILHA!

Parabéns, criatura!

Cusiosamente, somos do mesmo mês. Fiz 68 dia 6.

Mas o que importa é que estamos inteiros, não é querida?

Tá bom. Se programe e avise.

Será muita ALEGRIA pra todos rever você.

Estive aí ano passado à convite de Astor e pedí a ele pra me levar no ap de sua mãe. Achei muito esquisito ela viver sozinha, com a única companhia de uma cachorra. Kakakakakaka! Mas é isso. O que se ha de fazer.

Achei-a muito velha. Coitada! A vida tem cobrado muito dela. Aliás, nós somos o que pensamos, não é mesmo?

A propósito, adorei aquele texto da Clarice Lispector que você colocou no seu Orkut. Lindo mesmo. Achei que você estava se expressando através dele.

Boa noite.

Bjo.

RE: CONTATO

From: [email protected]: terça-feira, 14 de abril de 2009 14:37:57

To:[email protected]

_________________________ ________________________Corações Partidos

23

Evilácio, sinto muita pena de mãe! A única pessoa que vai na casa dela é nossa irmã Ducy, você não a viu por lá? Mesmo sendo a única a ir lá, tem que ligar antes pra saber se ela quer recebê-la. Não entendo como uma mulher tem seus filhos e os renega. Amo os meus e sou pai e mãe por opção. Não me imagino longe deles, embora saiba que o mundo os espera. Na verdade mãe nunca foi uma mãe carinhosa. Batia demais nos filhos por qualquer motivo, sem falar que, até de faca ela me arranhou o pescoço, dizendo que queria me sangrar, qdo. eu tinha 9 anos. Hoje eu digo , sinceramente, é melhor ser rejeitada do que conviver com ela. E sabe pra onde eu corria: pro aconchego de tia Joelma (mãe de Evilácio) que combatia a brutalidade dela.Quanto ao texto de C.L, eu a considero um Augusto dos Anjos de saia, e, ele reflete um pouco de mim. Apesar de tudo, sou muito feliz! Qdo. vou a Caicó me sinto a pessoa mais amada do mundo!Até breve.

Date: Tue, 14 Apr 2009 21:47:09 -0300Subject: ESSES VC NÃO CONHECEFrom: [email protected]: [email protected]

Ai, Lucélia!

Uma foto com dois sobrinhos meus que acho, vc não conhece ainda. O jovem de cabeça raspada é filho de Jomar, comemorando o vestibular recente para direito, abraçado à Graziele, filha do Jazom, meu irmão, que já morreu, lembra dele?

Meu pai vaticinou ha tempos atrás, olhando esse garoto e dizendo: EITA DESEMBARGADOZÃO! Pois olhe aí! O garoto vai no caminho certo!

RE: ESSES VC NÃO CONHECE

From: [email protected]

_________________________ ________________________Corações Partidos

24

Enviada: quarta-feira, 15 de abril de 2009 12:12:53

To: [email protected]

Realmente, não os conhecia. O filho de Jomar, ví quando pequeno, mas Graziele, nunca a ví. Ela é muito parecida com Jazom, de quem tenho boas recordações. Lamentei tristemente sua morte. Os criminoso pagou pelo crime?Bjo

Date: Tue, 14 Apr 2009 21:07:43 -0300Subject: SOBRE O LIVROFrom: [email protected]: [email protected]

Esquecí de lhe perguntar!

Você já deveria ter recebido o CD que enviei pelo correio.

Quando receber me informe. Enviei como carta registrada.

By.

RE: SOBRE O LIVRO

From: [email protected]: quarta-feira, 15 de abril de 2009 12:14:04

To:[email protected]

Ainda não recebí. Estou ansiosa para ler seu livro.Bjo

Date: Tue, 14 Apr 2009 21:05:00 -0300Subject: Re: CONTATOFrom: [email protected]: [email protected]

_________________________ ________________________Corações Partidos

25

Tenho muita vontade de podermos nos encontrar em Caicó. Na Festa de Santana. Se puder, vá programando isso. Vai ser ótimo também pra você. A mamãe já me falara antes do carinho que dispensava às filhas de Avelina e Bartolomeu (Pai de Lucélia). Quando estive no apto. dela a Dulcy não estava lá.

Até breve, linda! Você é muito linda, sabia?

Ha belezas que não são só físicas. Belezas de dentro, da alma. Eu sinto isso vindo de você.

Até breve. Até nosso reencontro. Nada é por acaso.

RE: CONTATO

From: [email protected]: [email protected]: quarta-feira, 15 de abril de 2009 12:53:59

Evilácio:Qdo. criança eu convivia muito bem com todos. Desde que mãe não interferisse em minhas amizades, sempre fui muito querida por todos, principalmente por tia Joelma (mãe de Evilácio), mais que as outras tias. Dulcy morou 3 anos aqui em casa. É fanática religiosa e tentou insistentemente pra que eu me convertesse. Ia tudo bem até o dia em que ela deu parte de mim na polícia, 3 vezes pq eu a estava incomodando ouvindo MPB. Soube que D. Avelina (a mãe de Lucélia) se converteu, pq levaram minha filha tb. Não tenho nenhuma aproximação com as duas, pois me consideram uma qualquer, mas nem por isso deixo de viver minha vida e minha felicidade ninguém tira. Pai é muito presente em minha vida, sempre carinhoso.Tenho um ótimo relacionamento com ele e meus 4 irmãos do segundo casamento.

Ele não bebe mais e vem aqui 3 vezes ao ano. Amo meu velho. Ele é lindo! Somos amigos confidentes.

Vc nem imagina como fico feliz com sua acolhida, receptividade e

_________________________ ________________________Corações Partidos

26

carinho comigo. Desde que vim morar aqui, nunca fui pra festa de Santana, preferia o carnaval. Passando este final de semana, no próximo estarei aí. Pretendo ir na quinta feira ficando até o Domingo.

Até breve, querido!

Date: Thu, 16 Apr 2009 00:54:59 -0300Subject: Re: CONTATOFrom: [email protected]: [email protected]

Mas que bom!

Você parece que advinha. É que toda quinta-feira tem aquí no Buffet do Gilson A QUINTA DO BOLERO. Vc precisa ver. A terceira idade se diverte. Tenho ido muitas vezes. Aproveitaremos pra vc conhecer. É ótimo pra se dançar.

Te aguardo.

Bjo.

Um dia antes de vc vir, confirmaremos o local aqui em Parnamirim onde o ônibus faz uma parada pra eu te pegar lá. OK? Combinaremos. A propósito, veja aí com a empresa de ônibus, parece que é a Nordeste, se eles têm uma parada em Parnamirim.

By

Combinado...

From: [email protected]: sexta-feira, 17 de abril de 2009 1:35:21

To:[email protected]

Amanhã vou à Rodoviária me infomar de tudo. Quero ir na quinta feira pela manhã pra, no domingo, seguir pra Caicó.

_________________________ ________________________Corações Partidos

27

Vou cancelar a Carteira de Habilitação que pai tentou tirar lá. Em São Paulo ele conseguiu, mas tem que cancelar a que ele (de teimoso) fez em Caicó. Agora, tá atormentando todos em casa... Ele esquece que já é velho...rsrs. Vaidoso e é chegado a uma mocinha? Ele diz que é coisa do passado, mas não acredito. Nós dois trocamos confidências aí fica difícil. Todas a vezes que ele vem, passa uns dias em Caicó.Tenho lido notícias sobre Caicó na Internet... muita água, Itans sangrou...chuva de graniso... Quem diria: graniso em Caicó!

Recebí o livro. Vou começar a ler agora.IntéBjo

Date: Thu, 16 Apr 2009 21:16:32 -0300Subject: Re: Combinado...From: [email protected]: [email protected]

Beleza! Fico no aguardo.Que bom vc ir à Caicó numa época invernosa, tudo verdinho... imagina!Vai visitar a D. Joelma. Claro! Ela vai gostar muito de sua visita.O granizo, eu nem sabia! Pois é.Não esqueça de me dar um retorno sobre o ônibus de JP para Natal. Horário de chegada, etc.Vou gostar muito de esperar você.

Bjo.

RE: Combinado...

From: [email protected]: [email protected]: sexta-feira, 17 de abril de 2009 12:56:41

_________________________ ________________________Corações Partidos

28

Evilácio:

Já lí 46 páginas do seu livro.Muita emoção! Bela narrativa! Estou encantada com essa história, que na infância e adolescência foi um grande exemplo de superação. Foi maravilhoso ver os irmãos, Vovô, Petrônio, (O pai de Evilácio), os tios Cíceronio e Antonino, todos unidos pelo bem estar de suas famílias. Eu queria ser filha de Madrinha Ortência e tio Cícerônio, mas mãe não me deixou ficar. Ele dizia:"Perdoe sua mãe, isso não é dela, é herança".

Date: Sat, 18 Apr 2009 01:12:38 -0300Subject: Re: Combinado...From: [email protected]: [email protected]

rsrsrsrsr!

"Isso não é dela. É herança!" Maravilha de expressão. Própria dele. Adorei!

Ô minha linda! Tem uma novidade no pedaço! Estou indo neste domingo à Maceió fazer um trabalho lá, voltando exatamente na quinta-feira.

Vou retornar de Maceió aí pelas 3 da manhã. Chegando aí em João Pessoa, calculo, pelas 9 horas. Se vc ainda não comprou a passagem de ônibus poderá vir comigo. Mesmo que tenha comprado fale com a empresa para trocar a passagem pela sua volta de Natal para João Pessoa, quando regressar de Caicó. Olha minha linda, preciso do seu celular pra contato na volta. O meu é: 84 8...-..... Tá bom?

Um beijão e boa noite.!

Evilácio já percebia que estava se enamorando seriamente de Lucélia. Algo que fugia do seu controle. Seria ela a mulher ideal? A cara metade tão esperada?

_________________________ ________________________Corações Partidos

29

RE: Combinado...

From: [email protected]: sábado, 18 de abril de 2009 13:39:09

To: [email protected]

Ótima novidade.Não comprei a passagem, pois ia fazê-lo, hoje. Meu celular é 83 ....-...., o de casa é 83 ....-....

Bjo

Date: Sat, 18 Apr 2009 22:34:39 -0300Subject: NOTIFICAÇÃOFrom: [email protected]: [email protected]

Oi, linda!

Só pra informar. minha irmã Valdívia, não vai mais comigo. Lembrou que tem um médico agendado para a segunda-feira. Mas tudo bem. Vou só mesmo. Preciso estar lá na segunda de manhã para o trabalho que vou fazer para um cliente da TV. Na volta farei contato com você. Saio amanhã pelas 14h. Devo chegar em Maceió aí pelas 22h. Certo de que Deus estará comigo. Nunca viajo sozinho.

Bom sono!

Bjo.

RE: NOTIFICAÇÃO

From: [email protected]: domingo, 19 de abril de 2009 15:07:14

To:[email protected]

_________________________ ________________________Corações Partidos

30

Que pena! Mas posso ir mesmo de ônibus na quinta de manhã. Caso vc resolva passar por J. Pessoa, deixe mensagem. Deus lhe proteja de todos os males! Estou no aguardo...bjo!

Evilácio segue viagem para Maceió, onde vai permanecer a trabalho cerca de três ou quatro dias.

From: [email protected]

Enviada: terça, 20 de abril de 2009 21:07:14

To: [email protected]

Muito ocupado?

Quero pedir que, qdo. vc ligar pra mim, deixe aparecer o múmero. Seu celular está configurado como confidencial.Confirmando: meu cel: 83 ....-...., casa: 83 ....-.....bjoLucélia.

(EXATOS, TRÊS MINUTOS DEPOIS, DESSE CONTATO PARA EVILÁCIO ENTRA EM CENA A SEGUNDA Lucélia, QUE ELE AINDA NÃO CONHECE. A DUPLA PERSONALIDADE DELA, QUE ELE NEM SONHA EXISTIR.

NESSE MOMENTO, Lucélia VAI ABRIR UMA FERIDA DOLOROSA NO CORAÇÃO DE EVILÁCIO. ALGO QUE ELE SÓ IRÁ DESCOBRIR ALGUM TEMPO DEPOIS.)

Alguns fragmentos de uma mensagem que será interceptada dias mais tarde.

Olá, menino! Já se aposentou? Dê notícias. Não custa nada!...

_________________________ ________________________Corações Partidos

31

Date: Wed, 22 Apr 2009 11:25:51 -0300Subject: VOLTANDOFrom: [email protected]: [email protected]

Oi, linda!

Estou concluindo meu trabalho aqui hoje e volto 3 da manhã amanhecendo esta quinta-feira.

Quando me aproximar de João Pessoa vou ligar pra você pra lhe pegar.

Vc já poderia ir agilizando pra que eu lhe localize com facilidade. Responda esta mensagem informando como chegarei aonde você vai estar. Bairro, rua, n° , pontos de referência próximo, etc.

OK? Inté.

Bjo.

Uma hora e vinte minutos depois ela responde:

RE: VOLTANDO

From: [email protected]: quinta-feira, 23 de abril de 2009 1:17:30

To:[email protected]

Oi, lindo!

Qdo vc ligar eu vou espera-lo em frente ao Manaíra Shopping que é bem próximo onde moro e a melhor e mais fácil referência por ser um lugar que todos sabem onde é.

Esse shopping fica no final do bairro de ManaíraMeu endereço é rua ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,Bessa.Vc vem pela BR 101 direção Cabedelo. No cruzamento da av. Retão de Manaíra com a BR 101, tem uma ponte elevada que segue para Cabedelo, aí vc entra à direita e segue pela lateral do Manaíra

_________________________ ________________________Corações Partidos

32

Shopping, dobra novamente à direita onde fica o PORTÃO PRINCIPAL DE ENTRADA. Lá estarei lhe esperando com o celular para nos comunicarmos. BOA VIAGEM, Deus lhe acompanhe. Minha mala já está pronta.Bjo

Poucas horas depois Evilácio chega ao Manaíra Shopping onde reencontra Lucélia que já o espera. Enfim ali está ela. Um reencontro emocionante depois de tantos anos. Principalmente pela carga emotivo que ao longo desse pouco tempo, cerca de dois meses, eles foram alimentando, fazendo-se crer que estava nascendo algo significativo entre ambos. Aos poucos já haviam descoberto diversas afinidades. O gosto de ambos pela leitura, pelo bom gosto musical em repertórios de alegre coincidência. E esse momento era extremamente gratificante.

Ao se abraçarem Evilácio sente-se tocado por algo diferente. Lucélia também, ao demonstrar muito carinho por aquele reencontro. Até aí já haviam se passado quase quarenta anos que não se viam. Dele ela guardava apenas a imagem que por vários anos via na televisão. Evilácio nos anos 70 foi trabalhar como apresentador de telejornal na extinta TV Tupi Canal 6 de Recife. Sua imagem chegava em João Pessoa pela televisão. Era tudo o que Lucélia tinha dele ao longo de tantos anos. Apenas uma imagem. Agora aí está ele diante dela. Já chegara aos sessenta e oito anos. Ela, do mesmo mês, completara cinquenta e cinco. A diferença de idade não era tão proibitiva conforme ela mesma argumenta.

Os primeiros momentos como era de se esperar foram muito gratificantes para ambos. Como ela já havia avisado, a mala estava pronta e depois de uma rápida passada em seu apartamento logo seguiram para Natal. De onde daí após o fim de semana de reencontros com seus parentes e familiares ela seguirá até a cidade de Caicó.

Durante a viagem de João Pessoa até Natal atualizam os assuntos, as informações e podem conversar bastante sobre tudo. Seus gostos, suas preferências, afinidades comuns com a leitura, etc.

_________________________ ________________________Corações Partidos

33

Lucélia ressalta o prazer que tem de poder retornar ao seio da família, dos primos, e de todos quantos não vê ha tanto tempo. Evilácio está lhe proporcionando um reencontro memorável com sua família e ela mostra-se muito agradecida por isso.

- Lucélia! E depois que você se separou não apareceu mais ninguém significativo que lhe animasse a manter uma outra relação equilibrada? - Indaga Evilácio em conversa descontraida com ela.

- Houve! Algumas poucas tentativas! A última faz uns dois ano! Mas não deu certo! E aí eu me recolhi, deixei de sair na noite com minhas amigas, passei a viver exclusivamente para meus filhos!

Se tivesse uma bola de cristal Evilácio saberia a que nível de desajuste emocional Lucélia se encontrava. Algo anormal vai acontecer, capaz de destroçar completamente a relação de ambos.

Muitas conversas e informações para atualizarem, durante a viagem até o momento em que o papo deriva diretamente para eles. As necessidades, os gostos em comum, o interesse mútuo já despertado através da internet, etc. Evilácio mostra sua crença de que nada é por acaso. E que provavelmente a alegria interior que ambos sentem neste momento podia se explicar pelas leis da atração mútua. Lucélia também se mostra feliz e realizada com esse reencontro imaginado por longos dois meses. Enfim, a abordagem esperada:

- Estamos namorado? É isso? - Pergunta ele.

Lucélia responde com um sorriso comprometedor: - Acho que sim!

Por que não! Questiona-se ele mentalmente. E conclue:

- Estou feliz por isso! você também está?

- Estou sim! Deixe eu lhe contar uma coisa guardada comigo ha muitos anos! Desde a nossa juventude lá em Caicó! No tempo em que você foi noivo com a Guilhermina, eu morria de ciúmes dela! Guardei aquela

_________________________ ________________________Corações Partidos

34

paixão por você a sete chaves! Mas um dia minha mãe descobriu e ralhou comigo! Ela dizia! Olha! Esse aí é nosso primo! É mesmo que um irmão! Vê lá!

Lucélia não passava dos doze anos nessa época. Evilácio já com 25, estava noivo. Um casamento que não se concretizou. Mas o tempo se encarregaria de afastá-los para bem longe um do outro. Evilácio que já era radialista foi para a capital trabalhar no rádio e ela segue com os pais transferidos para João Pessoa, após o concurso que a sua mãe fez para trabalhar nos Correios e Telégrafos.

Evilácio então conclue, por sua vez, estar nascendo alí uma relação amorosa que espera seja estável. A atração entre os dois revela-se muito forte naqueles primeiros momentos. Aqueles poucos três dias que estarão juntos em Natal serão suficientes para selar suas emoções. Acreditavam sinceramente que poderiam estabelecer as bases de um relacionamento sadio.

O reencontro com os demais familiares de Evilácio, a maioria deles também primos de segundo grau de Lucélia, foi muito festivo.

Todos a recebem com carinho, oferecendo-lhe o ambiente familiar de que tanto precisava, segundo dizia. Os familiares ainda não sabem que ambos estão iniciando um relacionamento.

Haviam combinado algo que não poderia passar despercebido muito tempo.

- Você vai estar com mamãe em Caicó. Acho que você deve dizer a ela que nós estamos namorando. É melhor do que você ir lá, não dizer nada, e depois ela descobrir através de outras pessoas. Vai ficar se questionando, porque você não falou nada pra ela!...

- Quer dizer que, eu vou lhe pedir em namoro para a tia Joelma! É isso?

Ambos riem gostosamente da observação dela. - Tá certo! Eu peço sim! - Mais risos.

_________________________ ________________________Corações Partidos

35

Nessa data eles iniciaram o seu relacionamento oficialmente. Após o fim de semana em Natal Lucélia vai à Caicó. Hospeda-se na casa da tia Joelma, claro! Depois de muito afago, em momento de descontração ela conversa com a tia sobre o namoro:

- Tia Joelma! Eu tenho uma coisa pra lhe dizer!

- O que é, minha filha? - A mãe de Evilácio já conta mais de 85 anos.

- Eu e Evilácio estamos namorando! - A tia Joelma fica um pouco paralizada com a surpresa da informação, depois argumenta:

- Minha filha! Ele é muito velho pra você, não?

- Mas tia! São somente treze anos de diferença! Eu conheço casos de diferenças de mais de vinte anos! - Como percebeu que a tia Joelma não ficou muito à vontade com a notícia, tratou de mudar de assunto.

Três dias em Caicó tentando resolver a documentação do pai, que atualmente reside em São Paulo e em seguida ela regressa à João Pessoa.

Os contatos entre ambos continuam.

- A tia Joelma ficou meio assustada com a notícia! Eu percebí! - Comenta ela pelo MSN.

- Vamos dar um tempo a ela! Aos poucos ela vai se acostumar com a idéia! - Argumenta Evilácio.

O correio eletrônico está sendo muito útil nessa fase de amadurecimento da relação amorosa do casal. A partir de agora a paixão avassaladora vai engulir os dois. Os encontros se sucedem. As idas e vindas. O amor entre os dois parece estar ficando maduro. Já se pertencem totalmente. Acordar nos braços um do outro parece ser um paraiso. Evilácio continua cantando e gravando várias músicas que envia para ela em arquivos mp3 pela internet.

Já estamos em Máio, o período é bastante fértil para o amadurecimento dessa relação, o que se constata pelos contatos que ambos mantêm quase que diariamente pela internet.

_________________________ ________________________Corações Partidos

36

> Em 22/05/2009 05:02, ; [email protected]. escreveu:>> Bom dia meu amor! Abraços, beijos e tudo que temos direito!> Comecei a dormir depois do almoço, ontem e só acordei agora. Acho que foi reação da Diprospan, juntando-se aos anti-hipertensivos...> Ví seu número no celular, mas estou sem créditos, por isso não liguei.> A vontade de estar pertinho de vc é grande! Vc é muito gostoso e suave de lidar... tô apaixonada por seu SER. Fico sem medo e sem ansiedades. Fico muito à vontade como não me sentí com ninguém. Sinto que encontrei o que procurava: equilíbrio.Estou encantada com vc e sei que, seja o que for, que eu faça, serei reprimida com amor. Vc é lindo e é meu amor!>> Logo mais vou caminhar...>> Sua derramada.

Uma leitura com análise psicológica desta mensagem encontrará aí alguns tópicos identificados com a problemática psicológica de Lucélia.Exemplo: “sei que, seja o que for, que eu faça, serei reprimida com amor”. - Na verdade, a aceitação de que a qualquer momento ela pode fazer algo extranho, e espera confiante que ele só lhe reprima com amor. Certamente teria sido muito bom se Evilácio tivesse sido informado antes da problemática de saúde de Lucélia. Teria entendido muitas falhas de sua personalidade e, quem sabe... talvez quizesse oferecer o ombro amigo para ajudá-la a transpor suas próprias barreiras.Mas infelizmente não foi assim, e ele permaneceu às escuras até o momento fatídico em que descobriu por si mesmo que ela tinha sérios problemas.

> Date: Fri, 22 May 2009 08:49:43 -0300

From: [email protected]: [email protected]> Subject: Re: SAUDADE

_________________________ ________________________Corações Partidos

37

> Bom dia, meu amor gostoso!> Estou nas nuvens lendo essa sua mensagem.> Fico feliz de saber que inspiro você tão amorosamente. ("Você é muito gostoso e suave de lidar...") Gostoso é receber isso de você, meu amor. Amei o "Suave de lidar", pois é assim que realmente sou nesses tempos de madureza. Acho mesmo que andei pelas correntezas da vida me preparando para o grande amor que ELE me mandaria. E vejo isso materializado em você. Fico muito feliz de me ver assim revelado, amadurecido, pronto para o seu amor. Livre das truculências do viver. Sou seu minha querida. Plenamente seu. Como sei que você é totalmente minha. Amo essa percepção. Essa oportunidade de ser feliz com uma mulher como nunca pude ser antes. Você é minha mais linda revelação.

> Quanto ao ser "reprimida com amor" faço uma reparação: não é bem reprimida, jamais terei uma palavra de repreensão para com você, sejam quais forem as circunstâncias. Troquemos o "repreensão" por "despertar amoroso". É isso que sempre farei com você, como também espero que você me trate quando por ventura merecer o seu alerta. Somos um em dois. Não esqueça. E nos amamos. E nos amaremos muito mais ainda. Estamos apenas começando a escrever uma linda história de amor. Que você iniciou no exato momento em que me disse: “Vamos surpreender a todos com o nosso amor.” Irradiando-me naquele momento com uma energia maravilhosa.> Um beijo delicioso na minha derramada e amadíssima mulher.> Te amo, te amo, te amo!

Assunto: RE: SAUDADEData: 22/05/2009 10:27From: [email protected]:[email protected]:

_________________________ ________________________Corações Partidos

38

Não me canso de sentir nosso amor. Como é BOM AMAR." Não importa qual objeto do seu amor, o importante é AMAR" Eric From.De tudo que eu tenho de amor quero dar pra vc, Evilácio...topa? hehehe. Somando a isso nossa evolução pessoal, da ciência e da espiritualidade e cultura (este o meu melhor lazer).Vc com o seu entendimento, eu com o meu e juntos trocaremos o que temos de melhor. Acho isso fantástico e tenho certeza que será possível com vc. Será que a nossa família vai gostar de ver isso em nós?Grande abraço com beijos.

Fácil deduzir que a partir daí ambos passam a se sentir ainda mais atraídos um pelo outro. Como já haviam combinado pela impossibilidade de Evilácio se ausentar nos fins de semana, a cada quinze dias Lucélia vai à Natal reencontrar o namorado.

Os familiares então descobrem que eles realmente estão tendo um caso. Evilácio nada suspeita do comprometimento da saúde psicológica de Lucélia.

Outras viagens à Maceió se sucedeem nos meses seguintes. Em uma delas ambos combinam que Evilácio a levará junto para apresentá-la aos filhos e netos. Na volta seria recebido no apartamento dela em João Pessoa.

Em sua primeira estada no apartamento de Lucélia pode perceber que os filhos dela o rejeitam. Não tendo sido preparados devidamente para isso demonstram claramente sua insatisfação com esse relacionamento da mãe. Por mais que ela explique que Evilácio é, acima de tudo, uma pessoa da família.

Lucélia passa a conviver com sérios atritos junto aos filhos. Razão pela qual Evilácio toma a decisão; não se hospedará mais em sua casa, em consideração a eles e para não criar nenhum transtorno entre ela e os filhos.

Há momentos em que Lucélia desnorteada emocionalmente chega a dizer: - Evilácio! Tem hora que eu não suporto meus filhos! Eles não querem a minha felicidade! Sinto até raiva deles!

_________________________ ________________________Corações Partidos

39

Evilácio, parcimoniosamente tenta acalmá-la, argumentando que ela precisa ter paciência com os filhos. Não pode sentir algo assim tão dolorido por eles. São seus filhos. Evilácio compreende que está se manifestando ali a carga emocional que ela herdou de sua mãe.

E tenta fazê-la compreender a sua responsabilidade de não haver preparado-os corretamente.

Decidem, então, que noutras oportunidades em que ele tenha que ir à João pessoa, se hospedará na residência de Olívia, irmã de Lucélia.

Onde é prontamente bem recebido na próxima viagem que faz.

Afora o descontentamento dos filhos dela tudo parece correr bem. Tudo parece conspirar a favor dessa união que a cada dia se revela mais promissora. O envolvimento de Lucélia com os parentes no Rio Grande do Norte torna-se cada vez mais intenso e amistoso.Outras viagens de Evilácio se sucedem à Maceió e mais outras de Lucélia à Natal. Ambos se confessam cada vez mais carentes e apaixonados um pelo outro.

- Evilácio! Qual foi mesmo o dia que começamos a namorar? Qual o dia que teremos para comemorar? Você lembra? - Indaga Lucélia.- Não! - Responde ele. - Mas vamos pensar nisso. Depois findamos descobrindo.

Esse diálogo ocorreu em uma de suas permanências em Natal. Lucélia retorna à João Pessoa, sempre parecendo mais apaixonada. Já é comum nela expressões do tipo: “Evilácio! Nunca me deixe! Amo você! preciso de você!”

Evilácio, por sua vez, reafirma seu profundo respeito por ela e um amor, que não sabe a medida, mas que sente muita falta dela. Que também precisa dela.

Vivem dias de muito enlevo e sempre que necessário, tentam driblar a insatisfação dos filhos dela. Os dele, por sua vez, já suficientemente adultos, não apresentaram nenhum insatisfação.

_________________________ ________________________Corações Partidos

40

Pelo contrário, a receberam com carinho, demonstrando o prazer que sentiam por ver o pai novamente apaixonado.Ainda mais por uma pessoa da própria familia.

Quem via as fotos de ambos no Orkut assim se expressava: “Que casal lindo! A gente vê que vocês estão felizes! Os sorrisos falam por si mesmos!... E coisas assim, como estímulo à continuidade daquela relação entre duas pessoas já bastante maduras.Aos poucos foram descobrindo que também haviam alguns entre os familiares que não concordam com aquela relação. Mas nada que não possa ser superado em família. Lucélia costuma dizer: “Vamos surpreender a todos, com nosso amor!”Não parecia haver nada que pudesse destruir aquela relação amorosa.

Tem havido momentos de muita criatividade e romantismo entre eles. Como este que vemos a seguir. Evilácio prende uma flor branca aos cabelos negros de Lucélia e a imagem que vê é tão bonita que dias mais tarde consegue criar para ela este poema:

A FLOR DOS MEUS CAMPOS Ah se eu fosse tão límpo que os lírios me abraçassem...Ah se eu fosse tão especial que o vento me tocasse com cuidado...Assim eu nunca precisaria temer as tempestades das emoções,que volta e meia rondam as minhas paragens...Um chão de relva fresca, com rosas brancas para adornar os teus cabelosOnde eu colhesse o mel de teus lábios sedentosa me procurar no orvalho úmido de cada amanhecer!Faria como as abelhas que sugam o nectar maravilhosopara alimentar suas energias tão freneticamente desgastadas...Assim sou!... Pairando sobre os campos verdes da manhã florida...Querendo ser pássaro de canto suave para te entenecer

_________________________ ________________________Corações Partidos

41

Querendo ser anjo, que te busca e te alcança com esta flor que te doupara vê-la cada vez mais linda, tão pura e tão cristalina,que os lírios não te resistissem e igual a tu quizessem ser.

Numa das passagens por João Pessoa, retornando de mais uma viagem à Maceió, Lucélia desabafa com Evilácio sobre alguns transtornos que tem sofrido, inclusive com pessoas residentes no mesmo edifício onde mora, pelo fato de ser uma mulher sozinha, sem um homem em casa. Acha que as pessoas se aproveitam dessa condição para lhe tecer comentários que denigrem sua idoneidade, mostrando-se severamente incomodada com isso. Evilácio então, faz uma sugestão:

- Ô Lucélia! Algumas dessas pessoas certamente já me viram por aqui! Portanto, podem deduzir que já ha um homem em sua vida! Porque você não põe uma aliança no dedo? Isso vai impor algum respeito a essas pessoas! Você não acha?Lucélia olha Evilácio nos olhos e pergunta:- Você tá me pedindo em casamento, é?

Ambos riem da situação.Não era exatamente isso que Evilácio havia pensado. Mas já que ela levou a conversa pra esse terreno, ele perguntou:- E você, se casaria comigo?- Claro que sim! - Responde ela abraçando-o com um sorriso largo e beijando-o no rosto. - Serei sua esposa! É tudo que eu quero!Resolvem, então, comprar um par de alianças e passam a usar.

A próxima viagem de Lucélia à Natal quinze dias após, provoca os comentários entre todos os familiares:- Mas o que é isso? Interpelam alguns. - Vocês estão noivos?E assim, como de brincadeira, a notícia foi se espalhando e os comentários foram surgindo... Mas assim! Tão depressa? Indagam outros mais curiosos.

_________________________ ________________________Corações Partidos

42

Chega o mês de junho. Das festas de São João. Estava programado um forró de São João na granja de Adalberto, um dos irmãos de Evilácio, lá no interior. Na noite de São João todos se reunirão lá. Lucélia também está presente. Não podia perder de jeito nenhum aquele São João divertido.Todos vestidos com fantasias juninas.As mulheres estão deslumbrandes em seus vestidos longos e coloridos, típicos das festas de São João. A família de Evilácio toda presente. Um acontecimento inesquecível. Lucélia é uma das mais bonitas. A diversão em Caicó dura dois dias, após o que, regressaram à Natal, de onde ela retornaria à João Pessoa.

Nessa semana em que ela retorna à João Pessoa, Evilácio está tentando descobrir a data do início do namoro deles. Imagina que vasculhando a caixa de e-mails pode encontrar a data certa. Mas lembra que mensalmente ele apaga as mensagens para não acumular muita coisa na caixa de correio.Mas ainda ha uma esperança, pensa ele. Se Lucélia não tiver o mesmo hábito de deletar as suas mensagens na caixa de e-mails é possível que tenha armazenado lá o momento exato em que começaram a namorar.Lembrou-se de um dado. Lucélia já acessara sua caixa de correio através do computador de Evilácio durante suas visitas à Natal. Foi verificar no seu computador e lá estava a senha do e-mail de Lucélia. Imaginou que seria ótimo fazer uma surpresa para ela informando que descobrira a data do namoro deles.Evilácio abre o e-mail de Lucélia. Nada feito! Ela também apagava os e-mails mais antigos. Mas... e a pasta dos e-mails deletados? Quem sabe!... Quando deletamos os e-mails da caixa de correio eletrônico o Windows ainda deixa uma cópia na pasta \Deletados.

Bingo! Lá estava uma infinidade de e-mails que haviam trocado entre si.Bom! Evilácio respira aliviado. Lembrava apenas que a relação começara através de uns contatos feitos no inicio de Março ou um pouco antes.Talvez.

_________________________ ________________________Corações Partidos

43

Desce a lista até Março. E vai rolando, procurando onde se inciaram seus contatos com Lucélia. Olhando a listagem rapidamente percebeu que o que procura não está alí. Adiantou a listagem para Abril. Também não achou. Teria sido ainda em Fevereiro os primeiros contatos?Desce a lista até Fevereiro. Outra vez, Bingo! Foi alí, no início de Fevereiro que se iniciaram os contatos entre eles. Os primeiros contatos eram apenas movidos pelo interesse de ambos pela música e pela vontade de Lucélia em poder retornar ao seio da família de tantos parentes dos quais havia se distanciado à cerca de quarenta anos.

Aos poucos Evilácio foi subindo a listagem agora com mais atenção procurando encontrar os indícios da data exata em que iniciaram o namoro. Foi passando pelos e-mails trocados no mês de março até encontrar a data em que se reencontraram em João Pessoa, seguindo daí até Natal na companhia dela. 23 de Abril. Eis a data tão procurada. Recuou a página de e-mails mais um pouco novamente para conferir se aquele era realmente o início. E aí se depara com algo muito estranho que não havia observado antes! Exatamente na noite anterior, em que trocaram o último e-mail antes de sair de Maceió retornando, exatos três minutos após esse contato, Lucélia se comunicou com outra pessoa.Um homem!Movido pela curiosidade, claro, Evilácio abriu a mensagem. Os termos da comunicação dela dão idéia de uma certa intimidade com aquela pessoa. Pelo que Evilácio sabia, não havia ninguém na família dela tão próximo com aquele nome:

From: [email protected]: [email protected]: OiDate: Mon, 16 Feb 2009 13:44:08 +0300Oi beijos!Minha querida como vc está, gostaria muito de saber noticias suas e saber com está essa mulher gostosa, desejada por muitos. Queria e preciso de noticias suas.

_________________________ ________________________Corações Partidos

44

Beijos nessa...(sensurado)...linda e vc é maravilhosa!

Mas... O que é isso? Evilácio está paralizado. Indaga aos seus próprios pensamentos... Quem é essa pessoa e o que está fazendo na vida de Lucélia?... E a quanto tempo? Não deixa de ser um choque emocional bastante forte a descoberta que acaba de fazer. Caramba! Mas será possível que...

Bingo! Dois dias depois, aparece esta mensagem de Lucélia para a mesma pessoa.

From: [email protected]: [email protected]: RE: oiDate: Wed, 18 Feb 2009 16:35:16 +0300Olá, gostosão!Quanto tempo? Onde vc está? Conseguiu ser eleito? Espero que sim, vc merece e o povo precisa de pessoas bacanas como vc...Já se aposentou? Dê notícia...32..-.... ou 88..-.... (Lucélia passa os telefones para ele).BeijosLucélia

Nesse mesmo período ela já havia iniciado os contados emotivos com Evilácio. Portanto, esse assunto com o tal Siqueira corria em paralelo. E o que era mais comprometedor, ela passou os telefones dela para ele. Algo muito extranho e difícil de digerir. Bom, mas até aí isso era algo do passado de Lucélia. Talvez fosse melhor averiguar se haveria algum comprometimento mais próximo do seu envolvimento com Evilácio. E é isso que ele está tentando descobrir.

Teria Lucélia duas vidas? Uma com ele e uma com outra pessoa?

Evilácio rola a listagem dos e-mails até abril para rever a data do contato carinhoso de Lucélia com ele:

_________________________ ________________________Corações Partidos

45

From: [email protected]: sexta-feira, 10 de abril de 2009 22:54:32

To: [email protected]

Troquei de computador e mandei recuperar os arquivos. Quando passar pro computador novo, faço a lista.Estou sempre passando por aqui. Agora na semana santa com mais frequencia pq os filhos viajaram, aí podemos ter nossa conversa com fone de ouvido. Não vejo a hora...Adoro o seu carinho.bjo

Mas é isso mesmo o que ele acaba de conferir! Não há dúvida! Doze dias após ela continuava mantendo contato com essa pessoa conforme se podia ver em 22 de abril!

From: [email protected]: [email protected]

Enviada: quarta-feira, 22 de abril de 2009 7:52:21

Olá, menino!Já se aposentou? Dê notícias. Não custa nada!BjoLucélia

A intimidade dessas mensagens confirma a suspeita. Lucélia manteve ou mantinha ainda relação com essa pessoa enquanto tentava se aproximar de Evilácio. O que o deixa muito incomodado.

Quem seria essa pessoa a quem Lucélia procurava ccom tanta carência? Exatamente no mesmo período em que se comunicava tentando manter uma relação com Evilácio em termos tão carinhosos, já aguardando sua passagem por João Pessoa para levá-la até Natal?

Incrível de acreditar! Mas estavam alí! As mensagens que não escondiam nada!

_________________________ ________________________Corações Partidos

46

Achou por bem não tocar nesse assunto com ela e quando fosse o momento oportuno, daria a ela a chance de se defender explicando aquilo.

Afinal ela ja havia afirmado antes que o último envolvimento que tivera após separar-se do marido havia se passado bastante tempo, cerca de dois anos. O que conflitava claramente com essas mensagens tão recentes.

Como ela poderia explicar esses contatos às vésperas de iniciar o namoro com Evilácio?

Os dias foram passando após os festejos juninos e aquelas mensagens continuavam martelando Evilácio. Precisava esclarecer aquilo o mais rápido possível. Seria no próximo contato que fizesse com Lucélia pelo MSN. Através do qual se comunicavam quase que diariamente pela manhã cedo. Esta manhã de terça-feira Evilácio amanheceu decidido. O dia está chuvoso. O tom cinzento do inverno vinha se fundir ao seu estado de espírito assaltado pelas dúvidas. Vai ser hoje. Vou dar a ela a chance de se explicar. Tomara que consiga! O que acho bem difícil! Pensa ele. Em todo caso, até prova em contrário todo mundo é inocente. Evilácio tem o semblante pesado esta manhã. Aquela situação estava no limite.

No meio da conversa digitada na tela do computador ele pergunta:

- Lucélia! Tem uma coisa me incomodando que eu quero lhe perguntar, posso? - Digita ele na página do MSN.

- Diga! - Responde Lucélia secamente.

- Existe alguma coisa... Algo assim... de pouco tempo atrás que você esqueceu de me dizer e gostaria de explicar?

- (Pequena pausa) NÃO! - Responde Lucélia.

- Tem certeza absoluta? - Insiste Evilácio. - Algo que você ainda não me contou...

- Não! Claro que não! Você tá desconfiando de quê?

Como ela poderia explicar que havia uma segunda Lucélia?...

_________________________ ________________________Corações Partidos

47

Essa indagação “está desconfiando do quê?” teve o efeito de uma trombada em Evilácio.

Segundo os psicólogos, é a resposta pronta de quem tem algo realmente a esconder.

Evilácio procurou se refazer emocionalmente, e continuou:

- Sabe aquela data que você queria lembrar do início do nosso namoro?

- Sim!

- Eu descobri!

- Ah! Foi? Quando foi?

- Mas encontrei uma outra coisa e é sobre isso que eu pensei que você talvez pudesse explicar!

- Sobre o quê? - Evilário então dispara a pergunta que daria tudo pra não precisar fazer)

- Quem é Alexandre Siqueira?

- (Pausa) A impressão é que haviam detonado uma granada por lá. Naturalmente refazendo-se do impácto recebido Lucélia reage um pouco perturbada perguntando:

- Porque você pergunta? Você conhece ele?

- Não! É que ao tentar descobrir a data de início de nosso namoro eu findei achando umas comunicações suas com essa pessoa, com quem parecia ter ou teve alguma relação! E pensei que você gostaria de me explicar! - Lucélia defende-se então, com uma mentira que só a compromete mais.

- Esse foi um namorado que eu tive já faz dois anos! Mas como você descobriu isso? - Lucélia está quase fora de si descobrindo-se em tamanho flagrante.

- Você me falou de um último relacionamento que teve ha bastante tempo, que agora confirma ser cerca de dois anos.

_________________________ ________________________Corações Partidos

48

Aguarde um pouco aí que eu vou te passar uma mensagem que contradiz isso!

Evilácio havia arquivado o texto dos contatos entre Lucélia e aquela pessoa. Então copia o trecho da mensagem dela e transmite na página do MSN:

> From: [email protected]> To: [email protected]> Subject: Olá, menino! Já se aposentou? Dê notícias.> Date: Wed, 22 Apr 2009 07:52:21 +0300> > Olá, menino!> Já se aposentou? Dê notícias. Não custa nada!> Bjo> Lucélia

MSN: - Como você explica isso? - Pergunta Evilácio.

- Mas isso foi um namorado que eu tive ha muito tempo, eu já lhe disse!

Como foi que você descobriu isso? - Lucélia já muito agitada parece mais interessada em descobrir como Evilácio havia descoberto segredos que ela preferia manter a sete chaves.

- Calma Lucélia! Calma! Não precisa ficar nervosa! Eu só queria lhe dar a chance de se explicar!

- Mas eu já expliquei!

- Lucélia! Você reparou na data dessa sua comunicação. Você me falou de um relacionamento antigo! Esse é de agora. De abril! Como a mensagem mostra!

O teto caiu na cabeça dela. Impossível para Lucélia se explicar uma vez que estava completamente fora de si ao ser descoberta nessa grave mentira.

_________________________ ________________________Corações Partidos

49

Mesmo assim contina em severa negativa do fato e atira sobre Evilácio a acusação de estar bisbilhotando a vida passada dela. Etc. Por mais que ele tente explicar que não estava bisbilhotando a vida dela quando acessou sua caixa de correio eletrônico. E sim procurando a data que pretendiam ter para comemorar o início do namoro.

Diante das negativas de Lucélia ele adiantou:

- Olha Lucélia! Segure a onda aí que eu tenho mais uma coisa para lhe mostrar. A resposta dessa pessoa para você. Acho que você não vai gostar muito! - E cola na página do MSN o e-mail da resposta do tal Alexandre.

From: [email protected]: [email protected]: OiDate: Mon, 16 Feb 2009 13:44:08 +0300

Oi beijosMinha querida, como vc está gostaria muito de saber noticias suas e saber com está essa mulher gostosa, desejada por muitos. Queria e preciso de noticias suas. Beijos nessa....(sensurado).. linda e vc é maravilhosa.

From: [email protected]: [email protected]: RE: OiDate: Wed, 18 Feb 2009 16:35:16 +0300

Olá, gostosão!Quanto tempo? Onde vc está? Conseguiu ser eleito? Espero que sim, vc merece o povo precisa de pessoas bacanas como vc...Já se aposentou? Dê notícia...Meus telefones: 32..-.... ou 88..-....BeijosLucélia.

_________________________ ________________________Corações Partidos

50

Naturalmente que Lucélia acaba de despencar de vez, muito surpresa diante de tal descoberta e insiste em saber como Evilácio descobriu essas mensagens.

MSN - <Evilácio escreve> Ô Lucélia! Outro dia você acessou sua caixa de correio aqui no meu computador! Sua senha ficou armazanada aqui. Mas eu repito! Não acessei sua caixa de correio como um atentado a sua privacidade para bisbilhotar nada não! Eu procurava encontrar a data que nós queríamos saber! Só isso! Não podia imaginar que você tivesse algo tão sério para me esconder!

Acuada e descoberta, sem conseguir se explicar, Lucélia apela para a ignorância.

- Ah! Evilácio! Pois se é assim, com você invadindo a minha privacidade, não dá pra gente continuar! TCHAU!

- Calma, Lucélia! Não é assim que se resolve as coisas! - Contemporiza Evilácio

- Você está de cabeça quente! Esfrie a cabeça, depois conversamos!

E encerraram a conversa pelo MSN.

No dia seguinte Lucélia não apareceu mais no MSN. Evilácio então decide enviar um e-mail para ela:

From: [email protected]: [email protected]

Lucélia!

Precisamos realmente de um tempo. Vamos dar um tempo a nós mesmos. Se o que há entre nós dois é realmente algo que valha à pena, haveremos de nos entender mais tarde. Agora realmente estamos muito machucados!

Evilácio.

_________________________ ________________________Corações Partidos

51

De pronto, Lucélia não respondeu a este e-mail.

Uma semana após o incidente ela entra online no MSN e chama Evilácio.

MSN><Lucélia escreve> - Oi!

- Oi, Lucélia, tudo bem com você?

- Evilácio!... Vamos acabar com isso! Eu amo você! Não me deixe! Eu preciso de você!...

Sem, entretanto, retomar explicações sobre o assunto das mensagens. Essa parece ser uma Lucélia diferente. Terá se arrependido de haver pisado na bola? Ou tem dificuldade de aceitar a humildade? - Pensa Evilácio.

- Também amo você, Lucélia! Mas não posso conviver com coisas assim!

- Evilácio! Vamos deixar nosso passado para trás. Eu tenho o meu e você certamente tem o seu! Lembra que nós já haviamos decidido isso? Não tocar-mos no passado do outro?

De fato, os dois já haviam conversado sobre esta iniciativa de não querer saber do passado do outro. Porém não era isso que incomodara Evilácio. E sim, o fato de Lucélia haver mentido e tentado esconder esses contatos tão recentes. Qual a razão disso?

- Eu fiquei muito triste de descobrir que você invadiu minha privacidade! - Diz ela. - Chorei um dia quase todo e tenho sofrido muito com isso! Meus filhos ficaram preocupados comigo! - Aqui Lucélia encarna a figura da vítima.

- Lucélia! Eu já lhe expliquei como não tive intenção de invadir sua privacidade. Só não gostei de descobrir coisas que você pretendia esconder de mim! Qual o propósito disso? Eu não entendo! Além do mais, não acredito na necessidade de privacidade total entre um casal. A vida em comum de um casal para ser aceitável, precisa se tornar apenas um. Era isso que eu vinha tentando com você! Ser-mos apenas um! Infelizmente isso não está sendo possível!

_________________________ ________________________Corações Partidos

52

- Acabe com isso! Volte pra mim! Não me deixe! - Insiste ela.

Esse era o teor da abordagem de Lucélia tentando retomar a relação. Embora tenha tomado a iniciativa imediatamente de trocar a senha de sua caixa de correio. O que pesou ainda mais na avaliação de Evilácio. Se estivesse realmente equilibrada ela teria dito: - Fique tranquilo! Não vou ter nada a lhe esconder! Continue monitorando meu e-mail, não tem problema nenhum! Isso é passado! Não tenho nada a esconder!

Era tudo que Evilácio esperava ouvir dela. Sair nessa fuga inespicável só a comprometia mais ainda. E essa seria a única forma de Lucélia recuperar sua confiança com Evilácio. Mais dia, menos dia, ela o convenceria de que a relação podia realmente ir adiante. Mas sua fraqueza, que ela posteriormente vai tentar confundir com amor próprio, a impede de ser cristalina, como Evilácio desejaria que fosse. Até mesmo para tratar de seu passado se necessário fosse. Não teria perdido a confiança dele se tivesse explicado corretamente o que se passara. Evilácio estava pronto para compreender, assim comentou com seu irmão Petrônio. Por sua vez, informou a Lucélia:

- De minha parte, Lucélia, aí está a senha da minha caixa de correio: x9deleyevilacio. Fique com ela. Pode acessar meus e-mails quando quiser. Não tenho nada a lhe esconder. Você talvez não lembre, mas eu tomei a iniciativa de lhe informar de todos os meus casos mais recentes e de como já havia me afastado de todos eles, exatamente para não lhe deixar margem à dúvidas. Como posso eu aceitar que você tenha algo a me esconder?

Lucélia ouvira falar coisas em família a respeito de como Evilácio havia sido namorador, de como a esposa havia se separado dele, essas coisas que as pessoas comentam sem mesmo conhecer a intimidade dos outros. Por isso ele fazia questão de oferecer a ela todas as certezas de que precisasse para manterem a relação em total equilíbrio. E aqueles contatos que Lucélia mantivera às escondidas tinha destroçado quase que completamente a chance que eles imaginaram ter um com o outro. Muitas vezes se confessaram amar-se mutuamente. Porém a confiança abalada entre um casal é algo muito difícil de ser superado.

_________________________ ________________________Corações Partidos

53

- Nós merecemos uma segunda chance, Evilácio! Prometa que vai repensar isso! Não me deixe! Preciso de você! - Insiste mais uma vez Lucélia.

Evilácio achou que todos têm direito a uma segunda chance. Porque não ela?

Então aceitou pensar no assunto. Tentar passar uma borracha em cima de tudo e irem adiante. Imaginando: o tempo vai se encarregar de mostrar se podemos continuar ou não. Porém confessava a si mesmo: nunca mais seria a mesma coisa entre ambos! E se tivessem que refazer aquela relação inteiramente, sem qualquer sofisma, haveria de ser a muito custo. O que não seria nada fácil para Lucélia. Torcia para que isso pudesse acontecer, pois reconhecia que a amava. Já confessara para ela mais de uma vez. Talvez fosse a única mulher que amara sem restrições. Até aquele momento. Daí por diante, só o tempo iria responder. Mas tentaria fazer bem a sua parte.

A convivência entre ambos nunca mais seria a mesma, Reconhece Evilácio. A perda da confiança é algo muito sério entre um casal. Mas não gostaria de ser acusado por não dar a Lucélia uma segunda chance. Até porque havia um dado a considerar. De fato, conforme verificou em todas as mensagens de e-mail dela até aquela data, não encontrou mais nenhuma outra troca de mensagens entre eles. Mas restava a dúvida! E os telefones? Que ela passara para ele? Quem poderia garantir que não se comunicavam por telefone? No fundo no fundo, ele não acreditava mais na relação. Principalmente porque não via em Lucélia uma grande capacidade de superação para trazê-lo de volta para ela. Mas arrastáva-se em suas tentativas de dar a ela a chance que dizia precisar.

Em seguida veio a Festa de Santana de Caicó no final de Julho. Quase toda a família estaria presente e Lucélia tudo fazia para que eles também estivessem lá. Haveria o famoso Baile dos Coroas do qual ela nunca havia participado antes. Prometia a Evilácio que estaria à altura na festa. Que seria a sua dama naquele baile. Providenciou um vestido novo e se empolgou completamente para ir à festa. Queria dar esse prazer a ele. E assim lá foram eles. Muita diversão, muita festa, muito churrasco, muita comida típica, durante três dias. No Domingo regressaram à Natal e na segunda-feira pela manhã ela retornou à João Pessoa.

_________________________ ________________________Corações Partidos

54

Dias depois, um outro acontecimento social de grande projeção ocorreu em Natal. O I Baile dos Coroas de Natal. Lucélia providenciou outro vestido belissimo e veio também para a festa.O baile show foi bastante divertido com uma apresentação do cantor Adilsom Ramos. Um deslumbramento. A festa ocorreu no sábado à noite e na segunda-feira Lucélia retornou à João Pessoa.Foi a última vez que os dois se viram.É provável que Lucélia tenha reconhecido mudanças substanciais no espírito de Evilácio e tenha decidido arranjar uma forma de encerrar tudo.Para isso contou com a ajuda da irmã Olívia, cuja personalidade sempre esteve focada na discordância, incapaz de promover a felicidade das pessoas, era o ombro amigo de que dispunha Lucélia para chorar suas mágoas.Houve quem assegurasse que Lucélia e sua irmã Olivia estavam envolvidas com consumo de droga. Daí a rápida transformação que assumiu em relação à Evilácio, chegando mesmo a afirmar que o estava odiando.Em seu desequilíbrio não podia se permitir sofrer o transtorno de perder o amor dele, preferindo assumir perante algumas pessoas que não o amava, que nunca o amou, que nunca amara ninguém. Repetindo: Acho que não nasci para ser feliz! Colocando em dúvida mais uma vez a sobriedade de sua personalidade.

O texto a seguir revela sua última comunicação pelo MSN. Um Sábado à tardinha. Evilácio está no MSN conversando com Cristina, irmã de Lucélia. Lucélia ao vê-los online entra também para participar da conversa. Mas usando apenas algumas poucas expressões monossilábicas. Depois de alguns instantes em chat com a irmã e Evilácio ela diz que vai sair do chat porque precisa conversar com Evilácio reservadamente. A irmã se despede dizendo: - OK. Vão namorar que eu vou cuidar de outras coisas aqui!

Ficaram os dois online para essa conversa que vemos a seguir:MSN Sábado 12>Setembro 2009 17:35

_________________________ ________________________Corações Partidos

55

Lucélia diz:

diz:

Lucélia diz:

diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

oi

Evilacio

corrido, ms vencemos.

Evilacio

Muito interessant...

Fui. Me estressei, mas deu tudo certo.

Daqui há trinta dias ela vai fazer uma limpeza e aplicar fluor.

Depois o aparelho pra organizar a arcada dentária.

Como foi o dia?

Que coisa intressante! Essa de podermos conversar três ao mesmo tempo! Não sabia disso.

Foi com sua filha no dentista?

Porque, amor?

Ah, que bom. A danada já é bonita e ainda pode melhorar...Sabe aquele amigo lá de Maceió, o Reinaldo da produtora

de vídeo?

_________________________ ________________________Corações Partidos

56

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

diz:

Lucélia diz:

evilacio Elias diz:

Sim

Maravilha. O que eles contam de bem?

Eles gostam de Natal?

Evilacio

Legal. E sobre trabalho?

Está aqui em Natal com a esposa. Saimos hoje pra almoçar e conhecerem a ponte nova. Deixei eles em P Negra já à tardinha. Foi um dia divertido.

Tudo certo pra minha ida quarta-feira?

Evilacio havia acertado com Lucélia que iria a João Pessoa na quarta-feira. (Os próprios filhos dela passaram comunicados informando que Evilácio podia ir lá e ficar no apartamento com deles).

Voltaria na sexta-feira trazendo Lucélia para participar do casamento da sobrinha dele, Amarília, que casaria no Sábado.

Demais! Têm uma sobrinha que mora aqui.É médica e o esposo que é daqui, também. De vez enquando

eles vêm aqui. Mas já voltam amanhã após o almoço.Estão se programando para virem passar o ano novo aqui.

Não. Passeio mesmo, pra descontrair um pouco. Eles traballham muito.

Fui com eles também pra conhecer o Shopping Center Norte lá Igapó.

_________________________ ________________________Corações Partidos

57

Lucélia diz:

Evilácio diz:

Lucélia diz:

evilacio Elias diz:

Lucélia diz:

Evilácio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

ok

Sobre?

pode

Nunca falei a Cristina sobre nossa relação. Cuidado como vc

interpreta o que ela diz. Ela é despojada e verdadeira q chega a

incomodar. É o veneno estilo Cristina.

Posso comentar uma coisa?

Cristina. (A irmã de Lucélia que ha pouco participava do Chat no MSN)

Cuidado com o que conversa com ela sobre nós. Hoje de manhã ela me deixou um pouco preocupado perguntando sobre nós, falando que você havia conversado com ela ontem parecendo aflita.

Eu disse que podia ficar tranquila que nós já estavamos administrando bem nossa relação. Falei correto?

Puxa! Me surpreendí com essa!Acho que no meio de vocês eu preciso andar pisando em

ovos.

_________________________ ________________________Corações Partidos

58

Lucélia diz:

Evilavio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

evilacio Elias diz:

Pense: ela sabe da nossa relação e malicia pq temos sexo,

entendeu?

Ela é assim. Resquicios do tratamento q teve na juventude.

Desviou-se, foi fraca como qualquer ser humano pode ser. Mas é

passado...

E eu muito menos meu amor... (Frase não entendida por Evilacio)

Achei ela muito reticente em relação à Olívia. (A irmã de Lucélia) Eu pedí a ela pra ter paciência com Olívia, e tudo mais.

Explica isso melhor de malícia.

Fico surpreso porque ela fez questão de afirmar que desejava muito que nós dois fossemos felizes e perguntou: Evilacio, meu lindo, assim mesmo!, o que foi que houve entre você e Lucélia que ela me pareceu aflita (usou outro termo que não lembro).

Então tentei explicar que nossos desentimentos já estavam superados, etc. etc., para tranquilizá-la.

Você não aceitou meu cheiro, porque? Por causa da presença dela no chat?

Eu preciso saber desses detalhes para oportunamente tratar de evitar.

_________________________ ________________________Corações Partidos

59

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Há uns dias atrás, conversamos e eu falei que tivemos nossa

primeira crise conjugal, mas não entrei em detalhes. Pois não

gosto de expor minha intimidade com ninguém.

(Lucélia acabara de afirmar que nunca havia falado nada sobre

ela eEvilacio com a irmã. Agora entra em contradição).

Ela é assim, por isso não gosto de me relacionar com ela.

Com certeza... Parece que é vc q está armado... kkkkkkkkkkkkkkkk

(Outra frase não entendida por Evilacio)

Então foi pura curiosidade dela em saber os detalhes. Ainda bem que falei o mínimo possível. E agora tô escovado. Saberei como administrar isso.

Mas perdoe as diferenças. Nós todos somos feitos de grandes diferenças. Estamos todos num calderão de polimento. Ela também. Além do mais é sua irmã. Vou te falar uma coisa que achei por bem dizer a ela:

Falei que estava feliz de vocês duas haverem já conversado bastante. E disse que você tinha muita emoção por ela e que a tratava quando conversava comigo como: Minha irmãsinha! Lógico que isso é um processo de tarefa de reaproximação, pra quebrar o gêlo entre as pessoas.

E disse que me sentia feliz de poder contribuir com essa reaproximação de vocês.

_________________________ ________________________Corações Partidos

60

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

evilacio Elias diz:

Lucélia diz:

Que bom. Vamos troca o melhor q temos com nossos irmãos mais

próximos. Viva a paz entre nós. Vamos acabar com os achiscos

do outro. Isso magoa!

Claro q vc entendeu!

Quando se fala mau de alguém, fala-se pq "acha" algo a seu

repeito. Porém ninguém deveria verbalizar coisas negativas a

ninguém, pq o pensamento é como um tiro ferino na aura de

quem recebe. Penso assim...

Sabendo disso, a pessoa que fica ferida, manda outra acumulada

podendo ocorrer fenômenos que a ciência já tem explicação. Só

não sei detalhar mais. Será que é loucura pensar assim?

Tô falando da força poderosa do pensamento humano.

Entendeu?

Armado!....Hummmm.... Não entendí. Explica melhor.Achiscos do outro... isso magoa! Tambem não entendi...

Não entendí não, meu amor!

Do que você está falando, finalmente? Não entendi patavinas até agora.

(Lucélia parece misturar os assuntos deixando tudo sem nexo)

_________________________ ________________________Corações Partidos

61

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

evilacio Elias diz:

Lucélia diz:

evilacio Elias diz:

Lucélia diz:

Não.

Nossa conversa iniciou-se com Galega. E aqui estamos verbalizando algo que não consigo acompanhar. Você tá aregando comigo, é?

Eu que lhe pergunto! KKKKKKKKKKKKKK Tá falando coisas que não consigo ler!

Devo entender que vc ainda precisa de um tempo para voltar a um relacionamento com ela? É isso?

Assim mesmo, como?

Em Ramatís ví isso ... (Aqui Lucélia refere-se ao livro O

EVANGELHO À LUZ DO COSMO - ditado pelo espírito de

Ramatis e psicografado pelo medium Hercílio Maes)

Não, meu amor... vc bebeu?

Bem o que em galega?

Tentei fazer vc entender que ela é assim mesmo

há! (Frase não entendida por Evilacio)

É isso mesmo.

_________________________ ________________________Corações Partidos

62

Evilacio diz:

Lucélia diz:

evilacio Elias diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Entendi. Por isso é bom a gente conversar claramente. Pra não cometermos enganos à toa.

Me pareceu que vc estava arengando comigo porque durante a conversa com ela no chat eu te pedi um cheiro e você não respondeu. Insisti depois e vc continuou muda. Agora em nossa conversa fui querendo entender que vc tava brava comigo, entende?

Porquê tá brava comigo? Porquê? Vc não gosta que eu converse muito com ela? Se for isso tratarei de evitar. Farei tudo pra não desapontar você.

Tá bom. Vc é quem sabe.

Agora me responda. Você bebeu? Sim ou não?

ISSO MESMO. COMO VC DEMORA A ENTENDER AS COISAS... as

vezes fico aflita com sua dificuldade em entender...

JAMAIS! Acho q não estamos em sintonia de raciocínio. Não. É

melhor conversar amanhã. Tô tão cansada...

Não!

É necessário, Vc não me entende ou não quer me entender...

_________________________ ________________________Corações Partidos

63

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Antes vc entendia tudo. Não mudei meu jeito de falar. Vc deve

ter sido muito envenenado. Se for por causa do que vc ouviu

em Caicó, é melhor vc dizer se é. ( Lucélia refere-se a alguns

comentários negativos sobre ela que chegaram até Evilacio

vindos de Caico, de dentro da própria família dela). Se for vou

continuar sem querer saber. Aí fica difícil prevalecer a paz e o

entendimento.. A última vez que bebí estava com vc.

Voltarei lá e abraçarei todos.

Desde o dia q vc me disse que estava testando, fiquei bastante

desapontada. Aqueles conversas no msn onde me senti

invadida e ultrajada na moral e nos meus sentimentos, foi triste

pra mim. Tive momentos de profunda tristeza...

Independente dos seus motivos, estava alí naquelas palavras o

homem dos meus sonhos, que me compreende, e quer ser

meu companheiro. Sei que é fantasia de mulher, mas vc nunca

se interessou em saber dos meus sentimentos. Tb sou de carne

, ossos e coração.

(Esta declaração não ficou clara para Evilacio. Sem conseguir

entender quais as conversas pelo MSN a que ela se referia).

Ô meu amor! Esqueça Caicó! Já te disse que o que ouví de lá já virou fumaça. VIROU FUMAÇA! Entendeu?

Por favor, agora me responda uma coisa, bem simples: VOCÊ TEM CERTEZA DE QUE ME AMA? SIM OU NÃO? Eu preciso saber porque devo lutar.

_________________________ ________________________Corações Partidos

64

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Ainda que seja exagero seu, tô querendo saber agora. VOCÊ TEM CERTEZA QUE ME AMA? SIM OU NÃO?

UFA! Como você é difícil pra confessar seu amor. Não tenha dúvida não. Certeza de que eu lhe ame? Pelo amor de Deus! Tudo o que já vivemos é razão suficiente pra garantir a certeza do meu amor por você, mulher. Não fosse, por muito, muito menos que isso, eu já tinha saido de sua vida. Se estou aqui é porque tenho certeza de que TE AMO. E sejam quais forem as razões que se me apresentem, meu amor por você é maior que tudo isso. Só nunca me permitirei ser um amante alienado. Só estarei com você se vc quizer. Mas não tenha dúvida.

Fiquei tão feliz ontem!... Quando vc escreveu "voltemos à nossa rotina, meu amor!" Porque então hoje, você está agindo de modo diferente. Arrependeu-se?

SIM, mas tenho dúvidas da sua CERTEZA!

Nunca saí ao encontro de homem nenhum e fui ao seu. (Lucélia

sempre repetiu esse conceito ao longo da relação com Evilacio.

Como se desejasse se autopunir por isso.) Quem ama não fala

coisa cortantes as quais vc me dirigiu. Eu, no meu lugar com

meus sentimentos, entendeu? Coisas do meu EU, meu SER...

acho que fantasiei um amor perfeito...

Cantei meu mundo caiu. aí perdi as forças...

_________________________ ________________________Corações Partidos

65

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

evilacio Elias diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Quando foi que vc cantou "meu mundo caiu...?Nosso amor é uma fantasia? Você acha isso?

Você tá diferente hoje. Parece alguém que teve uma recaída.

Não sei... Talvez sua mente tente lhe retornar aos momentos que nós dois já combinamos que seria passado.

Vc não me respondeu quando foi que - cantou o meu mundo caiu!

Esse trauma parece ter sido transformado numa TRAVA. Retire essa trava para que possamos continuar sem sofrimentos desnecessários.

Foi a conversa q perdeu o rumo e isso estava voltando em meu

ser, mas vamos parar. Tô cansada. Desde as cinco da manhã que

estou alerta...

De que?

Vamos parar. Falei apenas de um trauma na nossa relação

Não me ligo em decorar dia pq não trabalho e nem vejo o

calendário todos os dias, me perco, durmo, cuido da casa.(Esta frase denota claramente a perturbação de Lucélia. Principalmente

a expressão “me perco”...)

_________________________ ________________________Corações Partidos

66

Não desejo que você sofra. Se para evitar isso for melhor que eu me retire, por favor me diga. Mas não duvide do meu amor nem arengue comigo. Acho que você já sofreu muito na sua vida.

Meu amor, vamos parar com isso! Seu amor também precisa ser maior que tudo isso, não acha?

A propósito, ja havia me esquecido, enquanto conversamos ha pouco Joao Carlos ligou, (irmão de Evilacio) perguntou por você e fez questão de convidar pra ir-mos almoçar lá quando você vier.

Você tá desistindo? É isso?

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Estou sofrendo muito por aquele episódio, eu não merecia. Sou

verdadeira com tudo em minha vida. Não tenho vergonha de

nada em mim em nenhum sentido e eu estava velando nossos

momentos.

E pra mim o peor de tudo foi vc falar pras pessoas. Estou com

vergonha de ir aí.

(Outra revelação de Lucélia que não ficou clara. A que pessoas ela

se referia? Se a irmã de São Paulo, a esta pouco falou Evilacio. Ou

talvez Lucélia tivesse pretendendo plantar verde pra colher

maduro. O que já seria comum de uma mente capciosa)

Meu amor próprio não permite.

_________________________ ________________________Corações Partidos

67

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia {Paraíba}diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

Evilacio diz:

Lucélia diz:

evilacio Elias diz:

Será que não posso nem falar pra vc da minha tristeza. Não

falaria pra minguem.

O tempo todo vc pergunta isso.

Nossa conversa já virou muído

Não, Evilacio, vou dormir. Amanhã falaremos À tarde quando os

meninos forem pra igreja.

Não preciso do seu perdão pq nada fiz, mas vc está perdoado!

boanoite

Porque vc me dá a entender. E depois me critica dizendo que DEMORO A ENTENDER, CERTO?

Me fale então, do seu amor!

Esclarecimento nunca foi muido. É o que eu acho.

Veja bem, tudo que eu precise perdoar você, você já está perdoada. E você, tem capacidade para também perdoar?

OK. Vá dormir. Sabendo eu te amo.

Boa noite, Bjs.

_________________________ ________________________Corações Partidos

68

Convenceu-se de que não dava para se entender com Lucélia. Nesta hora Evilacio se dá conta que já fazia um bom tempo, Lucélia não lhe dizia mais que o amava. Talvez estivesse com dificuldade de assumir seus sentimentos claramente. Ou talvez só fosse mesmo o caso de alguém tentando conviver com sua deficiência psicológica. Portanto, um caso de saúde. Evilácio lembra de um caso semelhante que conheceu em Recife anos atrás. A cunhada de um grande amigo seu. A Veralúcia. Com quem se animou para uma relação amorosa. O amigo Fernando, médico, lhe esclareceu a situação:

- Olha, amigo! Se você quer manter uma relação com a Verinha, tudo bem. Mas preciso lhe avisar que ela sofre de depressão e essa doença não tem cura. Tem controle, através de remédios. Mas não tem cura!

O caso de Lucélia parecia semelhante. Alguém que muda de personalidade da noite para o dia, que tem dificuldade de se fazer entender, que fala por sofismas, que tem momentos de lucidez e outros em que se vê como vítima... Parece alguém com sérios problemas de saúde. Se era o seu caso, da parte dele não havia o que fazer. Lucélia teria sido apenas um engano em sua vida. Um engano a lamentar, pelo fato de haver dedicado a ela um sentimento puro. Podia não ser muito, assume ele, mas era puro e verdadeiro. Talvez ao se ver amada assim, não estando preparada, ela não tenha sabido o que fazer com isso.

Quantas pessoas vivem hoje com problemas semelhantes? Algo a se pensar, bastando para isso, lembrar a informação científica passada a algum tempo atrás: 70% da população mundial está enferma. Principalmente da mente. Uns mais que outros. Mas isso é fato. Comprovado através de pesquisas em vários paises do globo. Inclusive da America do Sul.

É Domingo. Evilacio aguarda o periodo da tarde esperando que Lucélia compareça ao encontro combinado no MSN para darem continuidade à conversa do dia anterior. Tinha pelo menos uma indagação a fazer a ela:

_________________________ ________________________Corações Partidos

69

- Por qual motivo você tem tanta vergonha de vir aqui? Porque eu não sei! Mas sei que quem não deve não teme.Outra vez Lucélia se escondeu não comparecendo ao compromisso assumido. Talvez tenha achado que não valia à pena. Na manhã seguinte, segunda-feira, ao abrir a caixa de mensagens do computador Evilácio encontra uma mensagem dela.Dizia apenas o seguinte:- Depois daquela nossa conversa cheguei à conclusão que não podemos mais continuar. Já tinha lhe avisado, que se utilizasse meu passado para me jogar pedras eu sairia de sua vida!

Em silêncio... tô saindo!

Imediatamente deletou sua página de Orkut onde haviam fotos deles juntos em vários eventos. Desde Maceió até Natal e Caicó. Mudou seus e-mails e tudo mais que tivesse alguma relação com Evilacio. Como se fosse um inimigo. Sem lhe dar a menor chance de esclarecimento. Evilácio gostaria lhe lhe esclarecesse sobre que pedras ela julga que ele vem atirando contra ela. Não parecia a Lucélia que ele conhecera e com quem desenvolveu por cinco meses um relacionamento amoroso. Quem poderia imaginar o que realmente se passou na mente de Lucélia?

Daí em diante foram se sucedendo mensagens como peças acusatórias que em princípio Evilacio ainda tentou responder, mas depois observou que não valia à pena, descer ao patamar de desrespeito humano conforme as mensagens que estava recebendo, algumas da irmã de Lucélia.

O que mais lhe parece extranho: como pode alguém da noite para o dia desenvolver um sentimento de ódio tão forte, sem dar justificativas claras, por alguém que tantas vezes confessou amar? “De tanto tentar-mos enganar a nós mesmos findamos enganando os outros!” - Uma frase certa vez proferida por Lucélia. É tudo que Evilácio recorda.

_________________________ ________________________Corações Partidos

70

Mas então, se não havia amor nela porque a necessidade de tantos ataques desnecessários como veremos a seguir? - Tem algo extranho acontecendo com Lucélia! Evilacio aceitou sua retirada mas continuou pensando nisso.As mensagens seguintes falariam por si mesmas.

Subject: A LAMENTAR?

De: [email protected])

Enviada:sexta-feira, 9 de outubro de 2009 16:16:21

Para: [email protected]

Evilácio:

Senti necessidade de externar-lhe o meu desapontamento em relação a sua forma de se relacionar com o seu semelhante. Sinceramente, eu preferia o outro "Evilacio" pq esse de agora... Desde aquele episódio fatídico ou melhor "O suposto amante de Lucélia que vc teve a infeliz idéia de CRIAR essa história desagradável eu cheguei a uma péssima impresssão ao seu respeito. Quando falei p Dulcy do envolvimento de vc com Lucélia ela fez a seguinte indagação: "Duvido q dê certo, ele é mt ignorante. Socorro passou a vida toda querendo se livrar dele!" Eu até achei q fosse despeito de Dulcy, mas NÃO, pura verdade! Vc é mt louco, queria q Lucélia confessasse o q não fez! Eu vi o email e a data. Vcs não namoravam ainda. Hellôooooooooooooooooooooooo... Vá se tratar, ainda há tempo. Percebi q vc vive atuando. Vc não convence mt. Vc é do tipo q semeia a discórdia e tem a cara de pau de querer dar uma de pacificador da própria maldade! Ah, Evilacio, me poupe!!!!!!!!!!!!! É mt fácil fazer a leitura do seu perfil. Outra qualidade nojenta q vc possui:" adora usar o passado para jogar pedras mesmo conhecendo esse passado, me poupe Evilacio! A raiva q eu tive de Lucélia foi a de dar a vc uma segunda chance de ser desagradável com ela. Mas eu tinha uma certeza, era tudo questão de tempo. Os dias de NOIVADO estavam contados. AMA a fofoca, é do tipo q inicia uma fofoca p insitar o outro falar. Nunquinha q Lucélia ia suportar suas loucuras. E as insinuações em relação a bebida, Me poupe evilacio! Lucélia não tem o hábito de beber, quem bebe é vc, viaje não! Hellôooooooooooooooooooooooooo.

_________________________ ________________________Corações Partidos

71

Vc é tendencioso a PRIORIZAR a FACTÓIDES. Tentarei deletar do meu pensamento essa última impressão q tenho a seu respeito. Ficarei com a ú l t i m a v e r s ã o . D e s c u l p a a ê q u a l q u e r c o i s a , O L I V I A .

Por mais que estas páginas passem a idéia de baixaria, elas na verdade são peças de estudo, de como e até onde chega o engenho humano quando o propósito é ofender e confundir, distorcer.

Devemos dar a Evilacio a chance de se defender. Diz ele:

- A única pedra que atirei foi dar a Lucélia a chance legítima de se explicar.

- A única pedra que atirei foi dar a Lucélia a chance legítima de se explicar decentemente.Confessar que realmente errara ao se referir aquele relacionamento cujas datas se contradizem com suas afirmações. Apenas isso. Não podendo aceitar que Lucélia houvesse mentido e não ter humildade para aceitar isso. Restando apenas a observação de que a fraqueza de caráter também é uma enfermidade. - Conclue Evilácio.

Como alguém pode pretender, cometer um erro e sustentar sua negativa a todo custo, mesmo que os fatos falem por si mesmos?Falha de personalidade. É a resposta.

Alguns fatos que Lucélia nunca soube ser do conhecimento de Evilácio, pois pela exiguidade da linha de tolerância entre os dois, o melhor era não evidenciar tais fatos e deixar prá lá. Esse foi o pensamento de Evilácio quando se defrontou com eles.

O agravante da mentira.Numa determinada semana, quando está acertado que Lucélia virá à Natal mais uma vez, e sempre o fazia na quinta-feira, na quarta ela se comunica com Evilácio:- Meu amor, não vou mais poder ir esta semana. Aconteceu uma coisa aqui muito chata!

_________________________ ________________________Corações Partidos

72

Meu filho joga bola num time lá da escola e levou um tombo hoje com suspeita de fratura na clavícula! Tá muito inchado e eu preciso ficar para cuidar dele.- Sem problema! - Responde Evilacio. - Cuide de seu filho! Isso é uma prioridade! OK. Outro dia você vem! Tudo bem!

Dois dias depois, no sábado, Evilacio liga procurando saber como está o garoto. É Clarice, filha de Lucélia quem atende. - Pode chamar sua mãe?- Quem é?- É Evilácio!- Ela não está! Saiu!- Ah! Que pena! Diz que eu liguei! E o garoto, como vai?- Quem?- Seu irmão! Não está doente?- Sei disso não! Responde Clarice.

Foi um erro? Não pedir explicações à Lucélia sobre isso? Talvez. Mas o que Evilacio não deseja era criar animosidade entre mãe e filha. Alguém estava mentindo! Deduziu ele. E como sabidamente Clarice não apoiava o namora dele com sua mãe, quis entender que a jovem deveria estar tentando jogar ele contra a mãe para prejudicar o namoro deles. Por isso Lucélia nunca ficou sabendo disso. Se a filha dela havia mentido, não seria através dele que Lucélia saberia. Resolveu silenciar. A marca entretanto ficou. Lucélia já havia mentido uma vez. Quem sabe, mentiria outras vezes. Outros deslizes de menor importância foram ocorrendo, mas serviam para Evilacio compreender claramente que, embora não fosse a sua vontade, essa relação estava se desgatando seriamente. A qualquer momento haveria o rommpimento definitivo. Ainda bem que foi a própria Lucélia que tomou a iniciativa do afastamento definitivo. Chegou e por ela mesma saiu.

Alguém perdeu nessa história? Conluimos o contrário. Todos ganharam. Dos males o menor.

_________________________ ________________________Corações Partidos

73

De: [email protected])Enviada: terça-feira, 13 de outubro de 2009 15:27:33To: Lucé[email protected]: FW: QUE AMIGA VC TEM!!!...Date: Mon, 12 Oct 2009 22:13:47 -0300

Lucélia, VEJA O QUE FIZ E ENVIEI P/ EVILÁCIO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

From: [email protected]: [email protected]: QUE AMIGA VC TEM!!!...Date: Mon, 12 Oct 2009 22:06:47 -0300

Evilácio, após a confirmação de q vc não passa de um GRANDE fofoqueiro DECADENTE, QUERO Q SAIBA Q NÃO SINTO ÓDIO DE VC. SINCERAMENTE, EU SINTO PENA. LENDO ESSE BATE-PAPO, FICO A QUESTIONAR: "O Q LEVA UM HOMEM A ENVELHECER DESSE JEITO? ESSE BATE-PAPO É O SEU DIPLOMA DE FOFOQUEIRO. OU VC É UM ILUDIDO OU SE FAZ OU ACHA QUE SÓ VC É INTELIGENTE

(Aqui trata-se de uma conversa entre Evilácio e Cristina, irmã de Lucélia residente em São paulo, que de alguma forma Olívia conseguiu uma cópia).

Os textos em vermelho são as críticas de Olivia.

MSN

Evilacio diz:

OK. Obrigado pela consideração. Podemos conversar sobre aquelas senhoras?( ...)

(Aquelas senhoras é o termo usado por Cristina ao se referir a Olivia e Lucélia.)

QUE AMIGA, HEIN

_________________________ ________________________Corações Partidos

74

Evilacio diz:

Mais específicamente, sobre Olivia. ( ?) E vc precisou disso pra saber? Eu não. Por isso não me surpreendeu...e encontrando um par ideal, nem me fale!

Cristina diz:

humm - fala!

Evilacio diz:

Nunca pude imaginar que pudesse haver tanto ódio dentro dela por mim. (

Evilacio diz:

Ontem ela me mandou um e-mail, pense aí! Me lembrei do que vc havia me dito outro dia: "Aquela senhora não quer ver a felicidade de ninguém".

kkkkkkkk ( !) ....(Texto sensurado).....

Cristia diz:

A é? vixiiiiii mas falando o quê criatura, pra que mais barraco?

Eviolacio diz:

Não respondi, claro! Pra não descer a esse barraco! Mas repassei para embora ela também esteja me evitando, creio que até me

odiando também, pedindo a ela pra ver o texto que Olivia me mandou e solicitando pra que ela fale com Olivia.

é ou não é fofoqueiro

SINTO PENA

SINTO PENA

O ATOR FALA:Mas quando a globo descobrir, nem a record será mais ameaça...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

) Só quer ser mimoso, líder... agora vejo, pq são tão unidos! UNIDOS PELA FOFOCA!

aquela senhora? quá quárácácácá quem riu fui eu!!!!!!!

(SUA AMIGA SE FAZENDO DE DOIDA, RS! EU INTERPRETEI BEM DIREITINHO, Eu tb (Aqui se tem a impressão de que estão Olivia e Lucélia juntas na mesma gozação)

Lucélia,

_________________________ ________________________Corações Partidos

75

Peça pra ela acabar com isso.

Cristina diz:

Nossa!!!!!!

Evilacio diz:

Fiz questão de ressaltar, que o ódio é instrumento do senhor das sombras. E que elas retirem isso de seus corações. Isso age como um bumerangue. Bate e volta. Com intensidade duplicada. Sei bem o que é isso. Conheço a instrumentação espiritual disso. Espero que Lucélia fale com ela a respeito.

Achei incrível um argumento dela! Como sabe que eu vinha tentando reaproximar você delas, principalmente de , prontamente me acusou de

diz:

Já disse isso a ela. Nós dois já fomos longe demais. Já transpomos uma barreira que impossibilita qualquer retorno. Tivemos a nossa chance. Mas ela já se foi.

( o barraco é seu, fofo, hellôoooo) !? E fiquei muuuuuuito

preocupada... nem dormí ... afffffffffffe!

mulher, não perca seu tempo. O silêncio fala na cabecinha (pequena q ele tem (com pensamentos bem pequenininhos tb) É muito criativo para roteiros sobre infidelidade. É pobre pq quer e gosta!

FOFOQUEIRO!!!!!!!! E Q AMIGA, HEIN

A ATRIZ FALA:

O ATOR FALA (sinto pena)

vc tem certeza, porisso ficou afetado, rsLucélia

falso apaziguador.

(Aqui Olivia dá conselhos a irmã Cristina procurando jogá-la contra Evilácio. Isso é o que se poderia chamar inferno subhumano, pela ação de obssessores vivos)

Evilacio

( !)

_________________________ ________________________Corações Partidos

76

Certa vez ela quis saber o que eu diria se nós nos separásse-mos. Eu disse que diria: QUE PENA! PRA NÓS DOIS! E é isso que sou forçado a reconhecer agora. Ela se permitiu que Olivia a impregnasse com seu ódio. Sei que ela já confessou que me odeia. Aí fiquei imaginando... Com pode?... Uma pessoa que me pedia pra não abandoná-la nunca, porque me amava e precisa muito de mim..

Cristina pergunta:

Quem disse que odeia vc Evilacio?

Evilacio diz:

Quem disse que estava me odiando foi Lucélia. Por isso fui forçado a concluir que ela havia desenvolvido o problema da dupla personalidade.

Cristina diz:

Nossa ela disse isso a vc?

Evilacio diz:

Não. Mas vamos evitar esse assunto. Já passou. ( )

Cristina diz:

Sou multifacetada como ele, porém mais coerente com o que não quero, nem preciso! (Crítica de Lucélia) O que prova que estavam ambas, ela e Olivia orquestrando essa bela peça de autêntica baixaria. Colocada aqui somente para mostrar como as pessoas a serviço do mal podem tentar enganar. Quanta pobreza de espírito! Quanta revelação incidiosa pode fazer de si mesmo, alguém que desce até a lama.

Se Evilácio nos permite, cabe aqui uma advertência:

Seu grande erro foi descer para colocar os pés na lama onde muitos se chafurdam. Estejamos atentos. Ao nosso redor existem muitos seres rastejantes.

fingindo q não quer fofocar, kkkk, q fogueira q minha irmã pulou, ufa!

_________________________ ________________________Corações Partidos

77

É verdade, passou, mas eu não acredito que ela sinta ódio, ja disse isso a ela, acho que existe amor sim, mas acho que existe algo que está impedindo, ou que ja impediu e como não me diz respeito, o melhor é ficar na minha.(

Evilacio diz:

Teve um momento em que eu fiquei muito confuso porque vc havia dito que ela teria feito um contato com vc muito... (não me lembro o têrmo) aflita talvez... E depois esse afastamento voluntário dela, sem me dar chance de compreender o que se passava, aí fiquei como que falando só. É lógico. Não estou pedindo que vc se envolva com nada. Só estamos conversando. Certo?

Cristina diz:

Legal. Se quer saber, eu desconheço o que aconteceu, quem terminou com quem e o motivo, por isso eu brinquei dizendo que vcs estavam feito adolescentes, não me envolvi em detalhes, até mesmo pq vivo longe e em relação ao dia que ela estava aflita, se não me engano foi por causa de fofoca, mas não lembro qual foi, e logo em seguida o orkut dela foi excluído. Eu achei estranho, foi ela quem deletou?

se fazendo q é amiga, kkkkkk

papo típico de fofoqueiro, é ou não é? kkkkkkkkkk

Tudo fingimento, a sua amiga foi a maior incentivadora para a exclusão do orkut, inclusive, foi a sua amiguinha q criou outro orkut p teta e capturou as fotos do antigo recortando-as p aproveitar no atual. Ah, p não esquecer, lembrei agora da senha, mt bizarra... prefiro não comentar!

) Foi um pesadelo que acabou, graças a mim, muito bem...

( Querendo colher uma madura.

(

)

Olívia confessa claramente sua participação direta na tomada de decisão de Lucélia, o que comprova a fraqueza de personalidade da mesma, vivendo essa lamentável dependência das malediscências de Olivia).

Olívia mostra exatamente como ela procede, julgando que Evilácio usa do mesmo artifício.

_________________________ ________________________Corações Partidos

78

QUE AMIGA, HEIN?)

Evilacio diz: - Foi sim!

De: Lucé[email protected])

Para: [email protected]: FW:Date: Tue, 13 Oct 2009 15:48:28 +0300Constatei que ainda sou tema para suas conversas com Evilácio, por isso saio da sua vida para sempre. Voltei pq não tenho vergonha na cara. Pensei na possibilidade de mudança, mas me decepcionei. Além do mais vc não precisa de mim nem da minha amizade, pq a hipocrisia?! Só fico na vida de alguém quando sinto que posso ser importante! Vc só sabe usar as pessoas. Tô fora!

De: Lucé[email protected])

Enviada: terça-feira, 13 de outubro de 2009 16:49:33

Para: [email protected]; [email protected]

Isso é para ninguém dividar de mim... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Com esse e-mail Lucélia asume sua participação doentia no avanço dessa triste celeuma. Comportamento no mínimo estranho para alguém que dizia desejar sair em silêncio... Uma Lucélia prefere sair em silêncio. A outra Lucélia prefere permanecer à sombra, alimentando seu ódio doentio.

From: Lucé[email protected]: [email protected];[email protected]: Date: Mon, 12 Oct 2009 06:56:39 +0300Lucélia fez questão de enviar esse e-mail com cópia para Evilácio.

_________________________ ________________________Corações Partidos

79

Mana:

Voltei pra lhe pedir pra não tocar no meu nome, em suas conversas com ele, pq se eu pudesse eliminaria o que vivemos.Infelizmente tenho uma sensação péssima, pq agora sei até onde vai o veneno dele. Vc mesma disse que tinha excluído ele dos seus contatos. Nos meus ele não está mais. Esquecí! Não sou mulher de meios termos para alimentar o que sei que não serve pra mim. Fico triste quando as pessoas duvidam do que dentro de mim é a mais pura realidade. Sou feliz sozinha com meus filhos. Evilácio é um bom ator! Bjs

RESPOSTA DE EVILÁCIO

From: [email protected]: .......Lucé[email protected]: QUEM DISSO USA DISSO CUIDADate: Tue, 13 Oct 2009 18:34:17 +0300

QUEM DISSO USA DISSO CUIDA?

De: (Lucé[email protected])

Enviada: terça-feira, 13 de outubro de 2009 18:56:32

Para: [email protected]

E eu não sei, amor!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quem já conviveu em centros de umbanda pode identificar claramente essas gargalhadas extremadas de Lucélia e de Olivia associando-as à uma pomba-gira. Ambas, Olivia e Lucélia parecem estar muito bem acompanhadas.

_________________________ ________________________Corações Partidos

80

From: [email protected]: Lucé[email protected]: RE: QUEM DISSO USA DISSO CUIDADate: Tue, 13 Oct 2009 19:30:22 +0300

GRANDE ATOR, É Lucélia?

CUIDADO COM ESSA LÂMINA, CRIANÇA!VOCÊ PODE SE CORTAR! SE É QUE JÁ NÃO SE RETALHOU!E ESSE SEU KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

MAIS ME PARECE A GARGALHADA DA SENHORA DA SÁIA RODADA. SUA FIEL ESCUDEIRA! (Uma referência de Evilácio à figura da Pomba-gira, que Lucélia lhe contara sobre o que vira em um de seus pesadelos enquanto dormia. Era fácil perceber que ela vinha sendo obsidiada por essa vigura das trevas.)

DEUS ESTEJA COM VOCÊ, CRIANÇA! HOJE E SEMPRE!

Evilácio refere-se à criança espiritual que Lucélia demonstra ser.

RE: QUEM DISSO USA DISSO CUIDA?

De: (Lucé[email protected])

Enviada: terça-feira, 13 de outubro de 2009 20:22:13

Para: [email protected]

Tomara q seja mesmo... mas em nome do AMOR, pode!

_________________________ ________________________Corações Partidos

81

Tomara q seja mesmo... mas em nome do AMOR, pode!

Nesse triste apelo Lucélia transpira todo o desequilíbrio emocional em que se enveredou, aceitando as sugestões que lhe vem das sombras. Pois assim procedem as entidades que se aproveitam das fraquezas humanas para enredar os mais tristes e solertes episódios, aos que se deixam levar pela ausência de Deus em seus corações.

Evilácio, eu nem sei mais fazer uma oração!... - Exclamou Lucélia certa vez, dando testemunho de quanto seu espírito está comprometido e em perigo de decadência moral e espiritual.

Esperamos com a humilde contribuição deste livro poder ajudar a quantos dele fizerem uso, como instrumento de esclarecimento das incapacidades humanas.

É um livro para aqueles que tenham olhos para ver e ouvidos para ouvir. Ouvir e auscultar em seus próprios corações os lampejos de luminosidade interior que nos impulsionam na direção da luz e do esclarecimento, aprendendo a conviver às vezes com a sordidez humana para saber como devemos nos levantar se alguma vez tivermos que cair. Saber dar a mão ao que cai ao nosso lado, sem entretanto permanecer preso a ele, se este não puder ou se recusar a levantar. Nada é mais justo do que aceitar: o mundo sem Deus estará perdido. E nosso próprio universo está em nossos corações. Façamos dele nossa mais acolhedora morada. Deus está sempre lá, estendendo-nos a mão.

Se puder leve pela mão o seu irmão. Se não for possível, siga adiante.

82