coloniadeferias2009.files.wordpress.com filee uma comunicação mais intensa e profunda ... ele...

40

Upload: lamtuyen

Post on 18-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

desesperadas do mal-estar juvenil. Trata-se de estar ativamente presentes em todos estes ambientes, promovendo uma maior qualidade de vida, uma partilha interpessoal e uma comunicação mais intensa e profunda para superar tanto individualismo e solidão em que vivem muitos jovens, testemunhando os valores positivos que dão sentido e gosto à vida e, sobretudo, fazendo presente entre os jovens a pessoa de Jesus Cristo, fonte de plena humanidade, de vida e de alegria.

Pe. Pascual Chavez Villanueva, SDB

Trecho da Mensagem aos Jovens 2009

5

Orientações gerais para os participantes e assessores O Festival da Juventude Salesiana é um grande momento de confraternização e partilha da Juventude Salesiana do Nordeste. Ele reúne em uma grande celebração da vida toda a caminhada do ano percorrida pelos jovens da AJS e de toda família salesiana. Quem participa, está engajado em alguma atividade animada pela família salesiana e por isso tem motivos para celebrar esta caminhada. Vários encontros de reflexões são realizados, subsídios são enviados as casas, ensaios são intensificados e toda a comunidade se mobiliza para proporcionar aos jovens esta ocasião especial de encontro e festa juvenil. Como frutos, colhemos uma maior vitalidade nas ações e realizações para os anos que virão.

6

AOS PARTICIPANTESNeste ano, contaremos com a presença de 1000

jovens de todo o nordeste. Eis aqui alguns princípios e lembretes importantes para o bom êxito do evento:

NOSSOS PRINCÍPIOS:

7. ALEGRIA “está sempre alegre” é um princípio deixado pelo nosso Pai e Mestre São João Bosco.

8. RESPEITO aos colegas que estão participando e organizando o evento, aos horários e aos ambientes;

9. AMIZADE o ser humano é um ser de relações, de alianças e de interação com o outro.

ALGUMAS REGRAS

1. Os momentos litúrgicos e religiosos são importantes para todos. Nenhum jovem deve se esquivar de participar das orações e celebrações do Festival. Cristo é o centro da nossa vida, portanto, merece toda a nossa atenção nestes momentos!

2. Por razões educativas e éticas, em nossos ambientes salesianos não se permite fumo e bebidas alcoólicas, nem qualquer tipo de droga.

3. Não será permitida a saída do local (a não ser aquelas previstas pela programação) salvo com licença, por escrito, dos pais ou da coordenação do evento. Cantina, enfermaria, bazar estarão funcionando no Colégio.

7

4. O ambiente do festival exige vestimentas condizentes com as atividades a serem desenvolvidas: seja cuidadoso(a) com as roupas que usará durante o Festival.

5. Durante o Festival, mantenha seus documentos, objetos de valor e dinheiro sempre consigo. Conserve também consigo um documento de identificação pessoal (identidade ou carteira de estudante) e cartão de saúde (se tiver). Use sempre o manual-crachá do Festival: ele é seu passaporte.

6. Não use rádios, microsystems ou outros aparelhos e instrumentos de som nos alojamentos: eles podem perturbar a boa convivência e o respeito ao repouso dos outros.

7. Sanitários e chuveiros estarão identificados e disponíveis, nos horários estabelecidos, para os participantes do Festival. Todos devem zelar por esses ambientes: higiene é fundamental.

8. Para que tudo saia bem, é necessário que você se integre com todos os participantes, participe de todas as atividades propostas e cumpra bem o horário.

8. HORÁRIO

7

8

AOS ASSESSORESAs Delegações são acompanhadas e assistidas

pelos Assessores (Salesianos, Salesianas ou leigos/as), que responderão pela Delegação junto à Coordenação Geral. Eis algumas atitudes importantes para que o Assessor possa contribuir com o sucesso do festival:

1. Os Assessores acompanharão os jovens nos alojamentos e deverão estar integrados ao seu grupo, acompanhando-o em todos os momentos do evento: a presença-assistência é o segredo do bom andamento de qualquer atividade educativa salesiana.

2. Os Assessores são responsáveis pela inscrição, recebimento e distribuição do material do Festival para a sua Delegação. Este material se encontra na Secretaria do Evento.

3. Os alojamentos serão em salas de aula, com colchonetes trazido pela delegação. Não se deve deixar que os rapazes entrem nos alojamentos femininos e que as moças entrem no masculino.

4. As refeições serão servidas na quadra ‘Domingos Sávio’ em frente ao Parque Aquático e em outro local, conforme a necessidade. Cuidem para que a comida não seja estragada e para que os jovens deixem o ambiente o mais limpo possível para os outros que irão se servir depois.

5. Não há competição entre as apresentações;

6. As apresentações artísticas (teatro, música e coreografia) contam com o tempo limitado, previsto pela equipe organizadora.

7. Cada delegação deverá expor a sua tenda, como também visitar no mínimo cinco tendas. Durante as visitas, utilizar o roteiro apresentado pela equipe organizadora.

10

Sexta-feira, dia 23 de outubro

17:00h – Chegada

18:30h – Jantar

20:30h – Abertura, Acolhida com o Pe. João

Carlos, Ir. Júlia e Pr. Aguinaldo

21:00h – Apresentação cultural (1 coreografia ou

dança)

21:30h – Encaminhamentos: Pe. Gilberto e Ir. Beth

22:00h – Oração e repouso

11

Sábado, dia 24 de outubro

06:00h – Despertar

07:00h – Café da manhã

08:30h – Celebração Eucarística

10:00h – No teatro: Animação musical

10:30h – Palestra: Família Salesiana em Marcha

contra a Violência Juvenil (Padre Fábio - INSAF)

11:15h – Organização das Tendas

12:00h – Almoço

13:30h – Tendas (exposição dos trabalhos)

16:00h – Festival de coreografia

18:30h – Jantar

20:00h – Festival de teatro

22:00h – Partilha de grupo (avaliação)

23:00 – Repouso

12

Domingo, dia 25 de outubro

06:00h – Despertar

07:00h – Café

08:15h – Acolhida DNJ (Dia Nacional da

Juventude)

08:30h – Celebração Eucarística (Festival e DNJ)

10:00h – Festival de música (com

apresentações culturais)

12:00h – Apresentação maracatu

13:00h – Almoço

13:30h – Esporte, lazer

15:00h – Banho - despedida

13

Mantra Orações

01. Ó LUZ DO SENHORÓ luz do Senhor que vem sobre a terra,inunda meu ser, permanece em nós.

02. O SENHOR É MEU PASTORO Senhor é meu Pastor, nada, me faltará (bis)

03. O SOL NASCEUO sol nasceu. É um novo dia, bendito seja Deus (Jesus ressuscitou) Quanta alegria!

04. ONDE REINA AMOROnde reina amor, fraterno amor, onde reina amor, Deus aí está.

Cantos Iniciais

5. POR AMOR E VOCAÇÃO1. Nossos corações em festaSe revestem de louvorpois, aqui se manifestaa vontade do Senhorque nos quer um povo unido

CANTOS PARA CELEBRAÇÕES

14

a serviço da missão animado e destemidoPor amor e vocação!

Cristo, Mestre e Senhor

Pois, eterno é seu amor

Nesta fonte de água viva

Somos hoje seus convidados

2. Nossos passos já se encontrama caminho do altarnossas vozes já decantamO que vimos proclamarNeste mundo tão bonitomas que pede redençãonosso “sim” ao Deus benditoPor amor e vocação!

3. Nós queremos operáriosmensageiros do Senhorque nos façam solidáriosa serviço do amorConstrutores da justiçaempenhados na missãocontra toda injustiçaPor amor e vocação!

15

06. DE TODOS OS CANTOS VIEMOS1. De todos os cantos viemos para louvar ao Senhor, Pai de eterna bondade,Deus vivo e libertador. Todo o povo reunido num canto novo, um louvor.

Glorificado seja, bendito seja Jesus Redentor (2)

2. Os pais e mães de família venham todos celebrar, a força nova da vida vamos alegres cantar. A juventude e as crianças, todos reunidos no amor.

3. Do passado nós trazemos toda lembrança de quem deu sua vida e seu sangue, como Jesus fez também. No presente todo esforço por um futuro sem dor.

4. Bendito o Deus da esperança que anima a ente a andar, bendito o Cristo da vida que ensina a ente a amar. Bendito o Espírito Santo que faz o povo criador.

07. HOJE É TEMPO DE LOUVAR A DEUS1. Hoje é tempo de louvar a Deus, e em nós agora habita seu Espírito. E então é só cantar e a Cristo exaltar e sua glória encherá este lugar.Vem louvar, vem louvar (2)

16

2. No meio dos louvores Deus habita, é seu prazer cumprir o que nos diz. E então é só cantar e a Cristo exaltar e sua glória encherá este lugar.

08. REUNIDOS AQUIReunidos aqui só pra louvar ao Senhor, novamente aqui, em união, algo bom há de acontecer, algo bom Deus tem para nós. Reunidos aqui só pra louvar ao Senhor.

Hino de Louvor09. GLÓRIA

1. Canto louvores ao Pai (2)A Ele louvores e glória (2)2. Canto louvores ao Filho (2)3. Canto louvores ao Espírito (2)4. Canto louvores a Trindade (2)

A Ela louvores e glória (2)

17

10. GLÓRIA, GLÓRIA AO PAIGlória, glória ao Pai Criador, ao Filho Redentor e ao Espírito, glória.Ao Pai Criador do mundo, ao Filho Redentor dos homens e ao Espírito de Amor demos sempre glória (2).

Aclamação

11. ALELUIA! EXULTEMOSAleluia! (4) Exultemos no Senhor!1. Exultemos em Cristo Salvador: vive na sua Igreja, leva os homens para a paz.2. Exultemos em Cristo Salvador: nele renascerá todo homem desta terra.

12. ALELUIA! QUANDO ESTAMOS UNIDOSAleluia, aleluia, aleluia (2)1. Quando estamos unidos, estás entre nós e nos falará da tua vida.2. Este nosso mundo sentido terá se tua palavra renovar.

Ofertório13. O SENHOR COLOCOU-NOS NO MUNDO1. O Senhor colocou-nos no mundo para os outros, meu amigo; quem demora em se dar nesta vida corre grande perigo.

18

Nesta hora, Senhor, na alegria de ter quero a vida te dar. Dar a mão ao menor e me comprometer na coragem de amar.

2. É feliz quem a ela se entrega, desde cedo, quando jovem, muito fruto depois colherá como o Filho do Homem.

14. OFERTAR NOSSA VIDA QUEREMOS1. Ofertar nossa vida queremos, com gesto de amor, doação. Procuramos criar mundo novo, trazer para o povo, a libertação.

De braços erguidos, a Deus ofertamos aquilo que somos e tudo o que amamos. Os dons que nós temos compartilharemos, aqueles que sofrem, sorrir os faremos.

2. A injustiça que fere e que mata, tanto homem, criança e mulher, faz o jovem viver sem sentido, frustrado, perdido, distante da fé.3. Como o pão e o vinho se tornam, corpo e sangue de Cristo Jesus, transformemos a

19

realidade, pra ser de verdade, esperança e luz!4. Juventude, milhões pelo mundo, tanto anseio de libertação! Gente nova, sem cercas e muros, constrói seu futuro, liberta o irmão.5. Na família, primeira escola, aprendemos a lei do amor. Nos estudos, uma habilidade, com seriedade, buscamos, Senhor.

Comunhão15. QUEM COMUNGA

Quem comunga nesta mesa com o Senhor na sua vida com os irmãos quer comungar.

1. Todo aquele que quer ser seu seguidor todo dia sua cruz carregará.

Para mim não pode haver festa maior: ver você se aproximando do altar, desta mesa que é a ceia do Senhor, para mim não pode haver festa maior.

2. Muito amando aos irmãos como ele amou até o ponto de sua vida entregar.

3. Pois não é tão só dizer “Senhor, Senhor”, é a vontade do Senhor realizar.

20

4. Por seu reino trabalhando com fervor, e restante por acréscimo virá.

5. Neste reino o maior é o servidor, por um mundo de irmãos vamos lutar.

6. Defendendo a causa do sofredor, ajudando o seu direito conquistar.

7. Quer um mundo mais humano e promissor, povo livre de irmãos e de iguais.

16. VOU CANTAR TEU AMOR

1. Vou cantar teu amor, ser no mundo um farol: eis-me aqui, Senhor, vem abrir as janelas do meu coração. E então falarei, creio em ti Senhor, nas pegadas deixadas por ti vou andar.

Vou falar ao teu coração, com ternura nas mãos e na voz proclamar que a vida é bem mais, do aquilo que o mundo ensina e cantar.

Cantar um canto ensinado por Deus , com Poesia ensinar nossa fé plantar o chão cultivar o amor, como poetas que querem sonhar, pra realizar o que o Mestre ensinou , viemos cear restaurar o coração fonte de vida no altar a brotar, a nos alimentar.

21

2. Celebrar meu viver, pra no mundo ser mais, faz de mim, Senhor, aprendiz da verdade justiça e da paz. Comungar teu viver neste vinho neste pão, quero ser, Senhor, novo homem nascido do teu coração.

17. NA COMUNHÃO1. Na comunhão, Jesus se dá no pão. O Cordeiro imolado é refeição. Nosso alimento de amor e salvação. Entorno deste altar somos irmãos.

O pão da vida és Tu, Jesus, o pão do céu. O caminho, a verdade, via de amor, dom de Deus, nosso Redentor (2).

2. Toma e come, isto é meu corpo, que do trigo se faz pão e refeição. Na Eucaristia o vinho se torna sangue, verdadeira bebida, nossa alegria.

Cantos Finais e de Animação18. CANTO À AUXILIADORA

Protege-nos com teu olhar, Puríssima Senhora Imaculada, Auxiliadora.

22

1. De nossa família foste inspiradora e guia, Avançamos confiantes na tua proteção. No meio dos jovens transformamos nosso mundo, Dando glória a Deus, salvando-nos.

2. Estamos seguros que tu estás em nossa Igreja, em nossa família e em nossa Congregação. A todos os jovens, a todos os redimidos, por teu Filho, tu lhes dás tua proteção.

3. Na união com Deus, na vida humilde, casta e pobre, amando o trabalho em temperado coração. Fraternal com todos, com o Papa e os Pastores, Boa Mestra de Dom Bosco ensina-nos.

4. Te pedimos por favor, Senhor Imaculada, seja sempre fiel nosso serviço ao Salvador. Até o grande dia em que vivamos a alegria, todos juntos nesta casa do Senhor!

19. O MESMO ROSTO

Dizem que o sol, deixou de brilharQue as flores mais belas não perfumam maisOs jovens teriam deixado de amar

23

De crer na esperança de poder mudarQue as lutas e os sonhos o vento espalhouE que envelheceram as forças do amor

Se fosse assim que digam vocêsDe quem é o rosto que ainda sorriDe quem é o grito que nos faz tremerDefendendo a vida, o modo de serDe quem são os passos marcados no chãoUnindo o compasso de um só coração

Enquanto existir um raio de luzE uma esperança que a todos conduzExiste a certeza, plantada no chãoTernura e beleza não acabarãoPois a juventude que sabe guardarDo amor e da vida não vai descuidar

O rosto de Deus é jovem tambémE o sonho mais lindo é ele quem temDeus não envelhece, tampouco morreu

24

Continua vivo no povo que é seuSe a juventude viesse a faltarO rosto de Deus iria mudar

20. VIVEU TRABALHOU

1. Viveu trabalhou, sofreu, se alegrou, não perdeu tempo com a vida evangelizou. (bis).

Dai-me almas e ficai com o resto, o que importa é a juventude santa.

2. Fiel ao Senhor Dom Bosco se gastou, não perdeu tempo e com a vida evangelizou. (bis).

3. Toda a nossa Família/ o Reitor-mor convida, a acolher e salvar cada jovem (bis).

4. Salvo pelo amor/ o jovem se empenhou/ comprometeu-se com o Reino evangelizou. (bis).

5. 150 anos/ tudo era só um sonho/ mas a Família acreditou e abraçou. (bis).

25

21. III ENCONTRO NACIONAL AJS (2008)

Hino

Juventude salesianaé paixão no verbo ser.

Uma causa nos irmana:“Mil razões pra se viver”.

O desejo é ser felizaprendendo sempre mais

do direito de nasceraos direitos sociais.

Dar sentido à própria vida,ser profeta, voluntário,

cidadão conectado,ser fraterno e solidário.

Os dez anos de existênciacelebramos na alegria;

No Espírito divinovamos rumo ao novo dia.

Com Jesus verdade e vidao caminho a gente faz;em família construamos

a justiça e a paz!

anot

e aq

ui

nome e-mail celular endereço nome e-mail celular endereço nome e-mail celular endereço

Endereços dos meus amigos

Anote aqui

nome e-mail celular endereço nome e-mail celular endereço nome e-mail celular endereço

NOME:______________________________________

CIDADE: ________________ DATA NASC:____/___/_____

E-MAIL:______________________________________

TEL: (___) ____________ CEL:(___) _____________

LOCALIDADE QUE PRETENDO SER VOLUNTÁRIO:

______________________________

Na Trilha do Tesouro

Eu desejo ser animador(a)!!

TICKETSPARA REFEIÇÕES

JANTAR

CAFÉ

ALMOÇO

sexta, dia 23

Sábado, dia 24

Sábado, dia 24

JANTAR

CAFÉ

ALMOÇO

Sábado, dia 24

Domingo, dia 25

Domingo, dia 25