um país dentro de casa, por marconi perillo

3
Artigo: Marconi Perillo Um país dentro de casa Foi no governo inspirador do doutor Henrique Santillo que surgiu aqui a Secretaria da Condição Feminina, a primeira do gênero no Brasil. E, hoje, o governo de Goiás é signatário de todas as políticas públicas de defesa da mulher. Pessoalmente, defendo que é hora de ousar e estabelecer um pacto nacional com a apresentação de um calendário público de demandas das mulheres. O momento não poderia ser mais propício. Temos hoje uma mulher na Presidência e vozes femininas, brilhantes vozes, ouvidas e respeitadas nas esferas do poder, das ciências, das artes, dos esportes, de todos os ramos do conhecimento. Essa caminhada demandou séculos e o trabalho de gerações. No passado, mulheres corajosas e tenazes desafiaram os preconceitos e limitações vigentes para quebrar paradigmas. E é o legado delas que nos inspira a ir cada vez mais longe em nossa busca por liberdade e igualdade para todos. Para muitas que lutaram, pode ter parecido que nada mudava e que o caminho não levaria a lugar algum. Mas todos nós hoje vivemos sob os auspícios de mudança e igualdade pelos quais essas mulheres tanto lutaram. Claro que, antes do reconhecimento como agentes políticos e cidadãs, as mulheres já atuavam. Mesmo antes de ganharem o

Upload: marconi-perillo

Post on 25-Jul-2015

192 views

Category:

News & Politics


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um país dentro de casa, por Marconi Perillo

Artigo:Marconi Perillo

Um país dentro de casaFoi no governo inspirador do doutor Henrique Santillo que surgiu aqui a Secretaria da Condição Feminina, a primeira do gênero no Brasil. E, hoje, o governo de Goiás é signatário de todas as políticas públicas de defesa da mulher. Pessoalmente, defendo que é hora de ousar e estabelecer um pacto nacional com a apresentação de um calendário público de demandas das mulheres.

O momento não poderia ser mais propício. Temos hoje uma mulher na Presidência e vozes

femininas, brilhantes vozes, ouvidas e respeitadas nas esferas do poder, das ciências, das artes, dos esportes, de todos os ramos do conhecimento.

Essa caminhada demandou séculos e o trabalho de gerações.

No passado, mulheres corajosas e tenazes desafiaram os preconceitos e limitações vigentes para quebrar paradigmas. E é o legado delas que nos inspira a ir cada vez mais longe em nossa busca por liberdade e igualdade para todos.

Para muitas que lutaram, pode ter parecido que nada mudava e que o caminho não levaria a lugar algum. Mas todos nós hoje vivemos sob os auspícios de mudança e igualdade pelos quais essas mulheres tanto lutaram.

Claro que, antes do reconhecimento como agentes políticos e cidadãs, as mulheres já atuavam. Mesmo antes de ganharem o direito de voto, de trabalho, as mulheres – pioneiras, desbravadoras, heroínas anônimas – ajudaram a fundar esta Nação e ergueram as bases do que somos hoje, quando colhemos os benefícios das pioneiras corajosas.

Naturalmente, muito há que fazer. E nossa administração está comprometida em garantir igualdade e avanço para todas. Criamos a Secretaria de Estado de

Page 2: Um país dentro de casa, por Marconi Perillo

Políticas para as Mulheres e Promoção de Igualdade Racial. Estamos trabalhando para assegurar que as mulheres possam competir em condições de igualdade no mercado; que não sejam discriminadas nos cuidados de saúde; que sejam protegidas contra as agressões, inclusive no lar; que opinem e participem das instâncias de decisão dentro e fora do governo.

Em Goiás aumentou o número de denúncias de violência contra as mulheres, principalmente porque Delegacias da Mulher foram criadas no Estado, facultando a expressão das vítimas e aproximando-as da proteção do Estado.

Desde nosso primeiro governo trabalhamos com afinco, e a cada etapa de uma nova maneira, para assegurar que sejamos iguais e que cada um tenha a chance de perseguir seus sonhos e ideais.

Assim como sou um pai ansioso por um futuro melhor para minhas filhas, sou um governante dedicado ao progresso da juventude de meu Estado. As mulheres são maioria entusiasta entre os beneficiados pela Bolsa Universitária, que permite o acesso de alunos com dificuldades financeiras a um curso superior.

E Goiás será o primeiro Estado brasileiro a promover um evento internacional sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, que é atualmente a terceira maior fonte de renda ilegal no País, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas, e que vitima centenas de mulheres, drama que O POPULAR denunciou pioneiramente e acompanha em reveladoras reportagens.

Como governador, busco sempre criar mecanismos para amparar e promover a mulher goiana. Quando chegamos ao terceiro governo, identificamos falhas no atendimento às crianças em idade pré-escolar. Não havia um projeto, um planejamento que identificasse as necessidades em relação a elas, e algumas creches não estavam concluídas. Esta semana iniciamos a construção de cem novos Centros de Educação Infantil (CEIs) em todo o Estado de Goiás. O projeto Criança Cidadã é realizado pelo governo de Goiás, com a Organização das Voluntárias de Goiás e a Agência Goiana de Habitação.

E se me dedico a amparar as mulheres é porque tenho a convicção de que, assim fazendo, encurto o caminho para promover o fortalecimento da família, a pacificação da sociedade, o crescimento da economia.

Page 3: Um país dentro de casa, por Marconi Perillo

A igualdade entre homens e mulheres é uma lição que recebi de berço quando aprendi, na prática, que, como disse Margaret Thatcher, “qualquer mulher que entenda os problemas de cuidar de uma casa está muito perto de entender os de cuidar de um país”.

Marconi Perillo é governador de Goiás