um escritório novinho em folha! - por dentro do incaper · do cca- ufes entre os dias 12 e 14 de...

7
Por dentro Ano 1 - Número 13 - 1 de Julho de 2013 do Um escritório novinho em folha! Páginas 6 Página 2 Página 5 e 6 Por dentro do Serviço Social Pág.4 e 5 Pág. 3 Criação de e-mails e recuperação de senhas Incaper na Semana Capixaba de Zootecnia Profissionais da Área de Extensão Florestal do Incaper discutem ações para o Estado Combate à rinite Pág. 4

Upload: nguyennhu

Post on 13-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Por dentro Ano 1 - Número 13 - 1 de Julho de 2013 do

Um escritório novinho em folha!Páginas 6

Página 2 Página 5 e 6

Por dentro do Serviço Social Pág.4 e 5

Pág. 3

Criação de e-mails e recuperação de senhas

Incaper na Semana Capixaba de Zootecnia

Profissionais da Área de Extensão Florestal do Incaper discutem ações para o Estado

Combate à rinitePág. 4

Por dentro do Incaper

01 de Julho de 2013

O trabalho do Incaper por toda parte

2

Incaper na Semana Capixaba de Zootecnia do CCA- UFES

Entre os dias 12 e 14 de junho, a pesquisadora do Centro Norte, Márcia Sales, e a extensionista de Linhares Gláucia Praxedes, parti-ciparam da II Semana Capixaba de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no campus de Alegre. O tema da Semana foi “Zootecnia com Sus-tentabilidade”.

Para a atividade, a pesquisado-ra Márcia enviou um artigo para publicar no e-book, que abordou a produção animal na perspectiva da transição agroecológica. Em sua palestra no evento, que foi sobre “A atividade pecuária na perspec-tiva agroecológica”, ela abordou a criação de animais, uma atividade inerente à maioria dos agroecos-sistemas brasileiros, a partir do reconhecimento da existência de uma crise de múltiplas dimensões afetando os setores da produção agropecuária.

“O foco do trabalho apresenta-do reside na necessidade de realizar a produção animal na perspectiva

de uma transição agroecológica. Nesse contexto, situamos a pecuá-ria realizada sob o padrão moder-no de agricultura, suas principais características de produção e dis-tribuição e as consequências desse modelo para a sociedade e a vida no planeta”, explicou Márcia.

Ela também disse que se discutiu o enfoque teórico e prático da Agro-ecologia como ferramenta para a realização da produção animal em bases mais sustentáveis, o que con-duz à construção de um conceito de pecuária agroecológica.

Produção Comercial de Trutas

Já a servidora Gláucia Praxedes, ministrou um minicurso sobre

Incaper por toda parte

Produção Comercial de Trutas, do qual participaram 25 pessoas, em uma fazenda localizada no Alto Caparaó, no distrito de Santa Marta, em Ibitirama. Truta é uma espécie de peixe que se reproduz em águas de temperaturas muito baixas.

“Trabalhei com truta arco-íris durante 6 anos e acho importante o repasse de informações sobre o cultivo dessa espécie, visto que a criação de trutas possui caracterís-ticas diferentes de outras espécies cultivadas também no Espírito Santo, pois é uma espécie que exi-ge condições de criação em águas frias, em abundância e limpas”, explicou Gláucia.

A fazenda chamada Pico da

Criação de trutas em sistema intensivo - tanques circulares

Por dentro do Incaper

01 de Julho de 2013 3

Bandeira produz trutas desde 1992 e apresenta condições propícias como altitude de 1100m e tempe-ratura da água que varia de 9°C a 17°C, o que permite fechar todo o ciclo de produção da truta arco-íris no que se refere às fases de re-produção (produção de alevinos), crescimento e engorda dos peixes.

Durante o curso, os partici-pantes tiveram a oportunidade

de aprender na teoria e, principal-mente, na prática como funcio-nam os sistemas de produção des-ta espécie, como desova das trutas, extrusão dos óvulos, fecundação, alimentação em todas as fases de crescimento e produção de filé es-palmado. Ao final do mini-curso, os participantes ainda puderam degustar deliciosos pratos à base da carne desse peixe.

Profissionais da Área de Extensão Florestal do Incaper discutem ações para o Estado

Em mini-curso na II SCZ, a extensionista Gláucia Praxedes mostrou seus conhecimentos sobre a truta arco-íris

Entre os dias 11 e 13 de junho, uma reunião foi realizada na Sede do Incaper com os profissionais que atuam na área de Extensão Florestal no Instituto e também no Iema. Um dos objetivos da reunião foi promover a capacita-ção na adequação ambiental da propriedade rural para aumentar a cobertura florestal e melhorar a renda dos produtores por meio de sistemas agroflorestais e produtos da floresta (sociobiodiversidade), a partir do Programa Reflorestar.

Uma das maneiras de se atin-gir esse objetivo é a elaboração de projetos técnicos que resultem em contratos de pagamento de servi-ços ambientais pelo Governo do Espírito Santo a produtores rurais de base familiar. Dessa forma, um dos temas abordados na capacita-ção foi a elaboração desses proje-tos.

Para o engenheiro florestal de Barra de São Francisco, Raoni Ludovico de Sá, a capacitação foi muito importante para as ações que serão desenvolvidas nos mu-

nicípios. “Foi nosso primeiro con-tato com o Programa Reflorestar de maneira mais sistematizada. Agora poderemos começar a exe-cutar o programa. Vimos como elaborar um projeto a fim de al-cançar as metas para ampliar a co-bertura florestal no Espírito San-to”, relatou.

Como encaminhamentos da atividade, além da elaboração de projetos técnicos do Programa Reflorestar, foi discutida a capa-citação de técnicos de todos os escritórios locais, nos 78 municí-

pios, com apoio da equipe de en-genheiros florestais, engenheiros agrônomos e biólogos do Incaper, para desenvolver o Reflorestar.

Além disso, discutiu-se a ob-tenção de credencial de uso para conhecer os procedimentos do uso do portal Simlan do Idaf na elaboração de Cadastro Ambien-tal Rural (CAR) e a ampliação de ações de pesquisa na área florestal por meio do projeto Biomas Mata Atlântica, em execução no Espíri-to Santo sob coordenação do In-caper/Embrapa.

Profissionais de Extensão Florestal discutem implantação do Reflorestar no Estado

Por dentro do Incaper

01 de Julho de 20134

Qualidade de vida

Como combater a rinite?Coceira e irritação no nariz,

coriza, espirros e congestão nasal. A rinite é a inflamação da muco-sa que reveste o nariz. É muito comum que seja deflagrada por uma alergia: o organismo encara moléculas presentes na poeira e no mofo, por exemplo, como ini-migos, e não demora a disparar o que se chama de cascata inflama-tória. Como não é possível elimi-nar completamente aqueles ele-mentos que atiçam as defesas do

corpo, o nariz torna-se uma re-gião constantemente inflamada. Vírus, bactérias e fungos, além de fatores irritantes não-alérgicos, como odores fortes, também po-dem desencadear a inflamação.

TratamentoA rinite alérgica exige paci-

ência. É possível lançar mão de medicamentos antialérgicos, mas manter o ambiente sempre limpo e arejado é essencial para con-

trolar o problema. No caso das bacterianas e das virais, o mais comum é que o quadro evolua, levando a outros tipos de infla-mação, como sinusite ou otite. Aí o tratamento será específico para essas manifestações.

PrevençãoEvite locais pouco ventila-

dos, onde há acúmulo de poeira e mofo. O tratamento preventi-vo com medicamentos deve ser prescrito por um especialista.

Fonte: http://saude.abril.com.br

Por dentro do Serviço SocialQual a função do Serviço Social no Incaper?

O Serviço Social no Incaper é vinculado ao Departamento de Re-cursos Humanos (DRH) e tem por objetivo contribuir com processos de adaptação do servidor, promover sua participação no processo pro-dutivo e estimulá-lo a expor suas necessidades, de maneira a promo-ver sua qualidade de vida. Nesse contexto, a atuação das Assistentes Sociais está diretamente relaciona-da à valorização do servidor.

Todas as intervenções têm como referência as legislações do Servi-ço Social. As ações são realizadas com o foco nas diretrízes contidas no Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo – 2025: Projeto 86 - “Qualidade da Administração Pú-blica”; na Lei Complementar nº 244 de 28/06/2002 que propõe incentivo e apoio a iniciativas que estimulem as práticas esportivas e sociais, pro-gramas de preparação para aposen-tadoria, ações que visem à recupera-ção do dependente químico e ações

preventivas de promoção da quali-dade de vida do servidor; e também presentes na Lei Complementar nº 637 – de 28/08/12 – cap.VI, sobre a Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho.

Qual a importância desse setor?O objetivo principal é a melho-

ria contínua na qualidade de vida no trabalho e na vida do servidor. Por esse motivo, o Projeto de Qua-lidade de Vida com Enfoque nas

Ações Preventivas, que tem a As-sociação dos Servidores do Incaper (Assin) como grande parceira, está em execução desde 2011, e possui 6 eixos: Realização de Exames Labo-ratoriais, Atenção Primária à Saú-de; Preparação Para Aposentadoria (PPA), Atividade Esportiva, Ativida-de Sócio-cultural e Recuperação do Dependente Químico.Quais as principais ações desenvol-vidas?

No que se refere ao Eixo de Aten-ção Primária à Saúde, anualmente é realizado o “Estação Saúde” na Sede, em parceria com a Unimed, e

Por dentro dos setores

Assistentes Sociais do Incaper, Janaina e Néia

Por dentro do Incaper

01 de Julho de 2013 5

Departamentos - CPD

Criação de e-mails e recuperação de senhas: como proceder?

o “Circuito Saúde” nos Centros Re-gionais, em parceria com as Prefei-turas Municipais. Nessas ações, são levados serviços de saúde, tais como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame antropométrico e vacinação. Este ano acontecerá novamente a realização de Exames Laboratoriais (em fase de pregão) como atividade de monitoramento ao que foi feito no ano de 2011 e tra-rá uma inovação que é a realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico) para servidores do sexo masculino, para prevenção do cân-cer de próstata.

Já no Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) são re-alizadas reuniões trimestrais com os Grupos de pré-aposentáveis nos Centros Regionais e na Sede. O ob-jetivo principal é promover a troca de experiências entre os servidores e trabalhar as variáveis que envolvem o processo de aposentar, incluindo o projeto de vida.

No que se refere às Atividades Es-portivas, destaca-se a formação do Gru-po de Ioga e atualmente está em fase de levantamento de demanda incentivo à prática de ginástica laboral, que já é uma realidade no Centro Serrano.

Quanto às Atividades Sócio-cul-turais, são sempre realizados encon-tros em datas comemorativas, como o Dia Internacional da Mulher, além de oficinas com diversos temas que visam a promover a melhoria nos relacionamentos interpessoais. Também acontece com periodici-dade quadrimestral, nos Centros Regionais e Fazendas, e Trimestral, na Sede, a comemoração dos ani-versários dos servidores. Também há incentivo à participação em ex-cursões ecológicas e passeios.

A importância do trabalho das assistentes sociais fica evidenciada por seus desdobramentos, como, por exemplo, a formação de grupos de Hipertensão, Diabetes, Tabagis-mo, Reeducação Alimentar e de Aposentados.

Além disso, conforme a de-manda se apresenta, os servidores são acompanhados individual-mente nas questões que envolvem tratamento de saúde, que pode ser o suporte nas consultas médicas, acompanhamento em perícias e orientações diversas quanto às ques-tões previdenciárias em geral.

Os servidores também têm aces-so a atendimento individual, por

meio do qual é realizado o Diagnós-tico Social, cuja finalidade é com-preender a realidade do servidor em todas áreas da sua vida. Atende também à demanda interna no que se refere à realização de estudo so-cial e emissão de pareceres, sempre que solicitado.Quais as orientações gerais desse setor para os servidores?

Para que as nossas ações acon-teçam, é fundamental o apoio das chefias e o encaminhamento for-mal. O Serviço Social também atende demanda espontânea. Cabe ressaltar que todas as ações que são desenvolvidas dependem do apoio e da adesão dos servidores.

Estamos à disposição na Sede do Incaper, no Departamento de Recursos Humanos (DRH). O acesso é direto.

Quem é a equipe do Serviço So-cial?

As duas assistentes sociais são Hildeneia Ribeiro Patrício e Janaína Odhara Oliveira Paulino.

ContatosE-mail: neiarpatricio@incaper.

es.gov.br e [email protected] e Telefone: (27) 3636-9853.

Uma das dúvidas mais fre-quentes dos servidores é sobre a criação de e-mails institucionais e a recuperação de senhas. Para esclarecer esses pontos, a equipe da Tecnologia da Informação res-pondeu às seguintes perguntas::

Qual o procedimento para criação de e-mail institucional? Todo mun-do pode ter uma conta de e-mail?

O chefe superior imediato deve solicitar – via e-mail – a criação de conta de e-mail, informando o nome completo do servidor e seu número funcional. Todo mundo

Por dentro do Incaper

01 de Julho de 2013 6

Um escritório novinho em folha!

Os servidores de São Gabriel co-memoram a conclusão dos serviços de manutenção no escritório local. A ação faz parte do programa de manutenção e recuperação das uni-dades do Incaper, que visa a melho-rar as condições das edificações para promover um bom atendimento ao público-alvo e também proporcio-nar melhores condições de trabalho

aos servidores do Instituto. Para o chefe do escritório, João

Luis Perini, a melhora no escritório foi visível. “A nossa situação estava complicada. Entre como estava o escritório e como ficou, houve uma melhora de 100%. Agora podere-mos executar trabalhos que não tí-nhamos como dar andamento por falta de estrutura”, relatou.

que precisar pode ter uma conta, lembrando que o e-mail é somen-te para assuntos institucionais.

E para ter acesso à área restrita do site? E ao CAPRI?

O procedimento é o mesmo para a criação dos e-mails: o chefe superior imediato deve fazer a so-licitação. A senha da área restrita é a mesma senha do Cadastro de Acompanhamento de Projeto do Incaper (CAPRI). Então, se resol-ve esse processo de acesso com a mesma senha. Vale lembrar que na área restrita do site, o servi-dor pode ter acesso a formulários dos departamentos, catálogo de

e-mails de servidores e outros do-cumentos importantes das rotinas administrativas.

E se eu esquecer ou perder minha senha? Como faço para recuperar?

Para recuperar a senha da área restrita, basta clicar no ícone “Es-queceu sua senha? Clique aqui”, localizado logo abaixo dos cam-pos de login e senha na página de acesso. A senha será enviada para o e-mail do servidor. Porém, caso seja a senha do e-mail que tenha sido perdida, o procedimento é que o chefe imediato solicite à equipe da Tecnologia da Informa-ção a nova senha do servidor. Esse

procedimento é feito para garantir a segurança do próprio servidor. Lembramos que a senha da área restrita e do e-mail não são vincu-ladas e podem ser diferentes.

Existe mais alguma informação importante sobre esse assunto?

Sim. É importante que as con-tas de e-mails de ex-servidores do Incaper sejam canceladas pe-los chefes imediatos, a fim de não ocuparem mais espaço no servi-dor.

Contato de e-mail: [email protected]

Antes e depois da manutenção no ELDR de São Gabriel da Palha

De acordo com a Técnica em Edificações, Karolline Matos, o es-paço do escritório foi reorganiza-do. “Por meio da reorganização das divisórias, foi possível criar mais uma sala no escritório. Além disso, foi trocado o piso e o telhado, hou-ve pintura e reparo nas instalações elétricas, ligação na rede de esgoto e entrada com acessibilidade para portadores de necessidades espe-ciais”, explicou.

Manutenção no IncaperNeste ano até o momento, hou-

ve manutenção nos escritórios de Guarapari e Vila Velha. Em anda-mento, há a manutenção no ELDR de Alegre e na cozinha didática da Fazenda de Linhares. Os próximos ELDRs onde haverá reparos serão o de Ecoporanga e Aracruz. Além disso, a equipe de manutenção do Incaper tem visitado diversas uni-dades a fim de conhecer as insta-lações e programar futuras manu-tenções.

Departamentos - DAD

Por dentro do Incaper

01 de Julho de 20137

7

Movimentação de servidores

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves/Luciana SilvestreEdição: Luciana Silvestre Diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

Agenda

O DRH irá promover a Palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis -DST/AIDS, e Vacinação contra febre amarela e tétano, 8h00, no Regional Centro Serrano

02/07

Nem uma vírgula fora do lugar escapa aos olhos atentos do revisor. Em busca de correção, clareza, cons-cisão e harmonia nos textos, este profissional corre a vista por cada letra, investiga cada parágrafo, con-fere os “pingos nos is”, caça todas as distrações cometidas pelo autor do texto. Um trabalho minucioso, que exige concentração, paciência e um enorme conhecimento do idioma. Tudo para que o texto seja plena-mente compreendido pelo leitor.

Este profissional com ares de detetive, agora faz parte do quadro de servidores do Incaper. A função é nova, foi implementada após a consolidação do Conselho Edito-rial. O trabalho era executado por terceiros, até que Marcos Roberto da Costa foi aprovado no concur-so realizado em 2011. Ele começou suas atividades no mês de junho, lotado no Departamento de Co-municação e Marketing (DCM). Formado em Letras Inglês/Portu-guês, o revisor vai atuar conferindo mais qualidade ao conteúdo escrito pelos servidores do Instituto.

“A atividade de revisão, como o

próprio nome sugere, consiste em adequar os textos em relação ao público-alvo, verificar se há incor-reções, se está de acordo com a nor-ma-padrão da Língua Portugue-sa... Numa instituição de pesquisa, como o Incaper, é fundamental que artigos científicos e outros do-cumentos estejam redigidos ade-quadamente”, disse Marcos, que deverá receber demandas oriundas das várias unidades do Incaper.

Marcos observa ainda que o papel do revisor refere-se princi-palmente ao conteúdo e à lingua-gem, e não contempla a adequação de trabalhos científicos às normas técnicas vigentes. “Minha expecta-tiva é poder contribuir, dentro das minhas competências e da melhor forma possível, para que o Incaper atinja os resultados que espera”, disse o sempre disponível Marcos.

Para entrar em contato com o re-visor Marcos Costa, basta ligar para o ramal 69868, ou enviar e-mail para [email protected]. Não há crime contra a Língua Portugue-sa que o detetive das letras não con-siga elucidar. E ponto final.

Marcos Costa, o detetive das letras.

Exonerações a pedido- Carllan Andreas Batista Leoncio Almondes, Assistente de Suporte em Desenvolvimento Rural, locali-zado no ELDR Mantenópolis.- Lucas Mauri Benevenuto, Au-xiliar em Desenvolvimento Rural, localizado na Fazenda Experi-mental de Bananal do Norte.- Lucas Bitencourt Ramos Ultra-mar, Auxiliar em Desenvolvimen-to Rural localizado na Fazenda Ex-perimental de Bananal do Norte.- Wesley Nalim Rodrigues, Au-xiliar em Desenvolvimento Rural

localizado na Fazenda Experimen-tal de Bananal do Norte.

Localização de Novos Servi-dores- Abel Lopes Costa, Agente de Ex-tensão em Desenvolvimento Rural, foi localizado no Escritório Local de Desenvolvimento Rural de São Gabriel da Palha.- Junior Fejoli da Cunha, Técnico de Extensão em Desenvolvimento Rural, foi localizado no Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Águia Branca.

Chefias e coordenações- Wesley Ribeiro Ferrari, foi de-signado a exercer a função gratifi-cada de chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Eco-poranga.- Juliana de Barros Valle, foi de-signada a exercer a função gratifi-cada de Coordenador de Progra-ma Especial/Pesca e Aquicultura.

Nova Assessora da Dire-toria ExecutivaA jornalista Carla Mello Eins-feld agora faz parte da equipe do Incaper. Ela é assessora da dire-toria executiva, e já ácompanha do diretor-presidente nas viagens pelo interior do Estado.