trendwatching.com rélatorio de tendencias das américas do sul e central amostra

12
Oferta disponível por tempo limitado! Este PDF é apenas uma pequena amostra do nosso Trend Report das Américas do Sul e Central Para obter mais informações, visite: www.trendwatchingreports.com E se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com Nathalia Souto pelo e-mail [email protected] AMOSTRA TREND REPORT AMÉRICAS DO SUL E CENTRAL Com lançamento em 28 de março de 2013, disponível para pré-encomenda AGORA! Lembre-se de que esta amostra contém trechos curtos de apenas três dos temas apresentados no material; no total, o relatório conta com 10 temas e mais de 40 tendências em mais de 100 páginas!

Upload: benjamin-plant

Post on 31-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O novo e exclusivo Relatório das Américas do Sul e Central está cheio de tendências locais, inovações e exemplos do Brasil (e das Américas do Sul e Central no geral), assim como dicas sobre como tornar essas tendências rentáveis. Dividido entre grandes temas e trazendo mais de 40 tendências, o relatório cobre todos os maiores desenvolvimentos dos (excitantes!) mercados da região, contendo toneladas dos melhores exemplos e insights da nossa equipe de pesquisa e caçadores de tendências locais.

TRANSCRIPT

Page 1: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

Oferta disponível por tempo limitado!

Este PDF é apenas uma pequena amostra do nosso Trend Report das Américas do Sul e Central

Para obter mais informações, visite: www.trendwatchingreports.comE se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com Nathalia Souto pelo e-mail [email protected]

AMOSTRATREND REPORT AMÉRICAS DO SUL E CENTRAL

Com lançamento em 28 de março de 2013, disponível para pré-encomenda AGORA!

Lembre-se de que esta amostra contém trechos curtos de apenas três dos temas apresentados no material; no total, o relatório conta com 10 temas e mais de 40 tendências em mais de 100 páginas!

Page 2: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

URBANISMOÉ hora de mergulhar na cidade e deixar a sua marca

AMOSTRA

Page 3: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

As cidades das Américas do Sul e Central (ASC) são uma mistura vibrante de energia, caos e possibilidade. Elas concentram a enorme maioria da população da região, e o que determina seu futuro é a saúde do tecido urbano. A boa notícia é que, cada vez mais, governos, empresas e indivíduos se unem para tirar o melhor proveito da criatividade e vitalidade urbanas; para integrar os consumidores de baixa renda e as comunidades secundárias e os subúrbios; para criar ambientes urbanos habitáveis e promissores; e acelerar o desenvolvimento social.

O quE impulSiOnA EStE tEmA:

// Tecido urbanoO número de cidades na região com mais de um milhão de habitantes cresceu de oito em 1950 para 56 em 2010, e uma em cada três pessoas da região hoje mora na cidade (CEpAl, agosto de 2012). De fato, as ASC são mais urbanizadas do que qualquer outra região do mundo em desenvolvimento, com 80% da população residente em cidades – índice comparável à Europa e à América do norte. Esta previsão deve subir para quase 90% até 2050 (Onu e Credit Suisse, janeiro de 2012).

// cidades de crescimenTo aceleradoAs cidades são o motor do desenvolvimento econômico. As 40 maiores cidades das ASC contribuem com mais de 30% do piB da região, sendo que quase a metade disso vem apenas de quatro delas (Buenos Aires, Cidade do méxico, Rio de Janeiro e São paulo). mesmo fora dessas megacidades, outros centros urbanos encabeçam as economias nacionais: a Cidade do panamá, com 39% da população do país, contribui com 61% do piB; lima representa 29% da população do peru, mas responde por 52% do piB do país (Onu, agosto de 2012).

// PoPulações jovens Os centros urbanos das ASC vão presenciar uma explosão demográfica nos próximos anos, com 50 milhões de novas pessoas integrando a força de trabalho até 2025 – mais do que a população em idade produtiva da França (mcKinsey, agosto de 2011).

AMOSTRA

Page 4: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

CONSUMIDORES CÍVICOS

// “QuesTões” urbanasAs cidades da região estão cheias de oportunidades, e é por isso que continuam a atrair pessoas todos os dias. Mas a vida urbana nas ASC nem sempre é fácil: poluição, deslocamentos difíceis, burocracia e violência infestam muitas cidades.

// emPoderamenToSeja como resultado de maior riqueza, novas tecnologias ou maior inclusão política, os consumidores da ASC se sentem mais capazes de contribuir com seu futuro e delineá-lo do que antes.

// criaTividade social digiTalAs redes sociais oferecem novas maneiras de conectar as pessoas com os mesmos interesses e objetivos. De fato, a Ericsson descobriu que este era o terceiro motivo mais importante para usar as redes sociais (depois de atualizar suas informações e receber as atualizações sobre a vida dos amigos e familiares). (Ericsson, maio de 2012)

// PlaTaformasAs plataformas online são capazes de destravar formas novas ou mais eficientes de colaboração em relação às questões locais (veja como o UrbanKIT aproveitou a tendência do crowdfunding aqui).

// soluções TecnológicasAprenda com a SampaPé e o Urbanismo en Línea para ver como as tecnologias móveis (desde o envio de mensagens de texto até com o uso de câmeras de smartphone) podem permitir aos consumidores tomar parte em iniciativas para administrar o seu entorno com mais facilidade – e inclusive melhorá-lo.

// branded governmenTA tendência de criação de soluções de baixo para cima (com frequência, partindo dos próprios consumidores) vai continuar, no entanto também haverá muitas oportunidades para as marcas de diversos setores aplicarem algumas das ideias em BRANDED GOVERNMENT (veja na p.10) para sanar questões urbanas.

a seguirPor Que

MUDaNçaS DE pROpUlSãO hUMaNa: : UMa CIDaDE DE CaDa VEz

Llenos de energía y confianza, y cansados de esperar a que los gobiernos hagan tomen acción, los consumidores con conciencia cívica de América del Sur y Central se están uniendo y poniendo en marcha proyectos para rehabilitar las ciudades en las que viven. Señalando los defectos, si no directamente poniendo en marcha soluciones, estos CiViCSumERS (CiViCOnSumiDORES) están haciendo cuanto pueden por mejorar la vida urbana.

4URBANISMO

AMOSTRA

Page 5: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

5CONSUMIDORES CÍVICOSURBANISMO //

AMOSTRA

O preparo das cidades para a Copa do Mundo

Passeios a pé e com plataforma de imagens para gerar vergonha

IMagINa Na COpa

SaMpapé

No período que antecede a Copa do Mundo de 2014, muitos brasileiros estão dizendo: “Se você acha que está ruim agora, imagina na Copa!”, em referência ao despreparo da infraestrutura do país. O projeto Imagina na Copa foi lançado em janeiro de 2013 para contra-atacar esta atitude com a divulgação de 75 histórias online de jovens cidadãos que estão melhorando seu país nas 75 semanas que antecedem o torneio. Os criadores desejam que os visitantes do site e os participantes dos workshops (oferecidos nas 12 cidades-sede) sintam-se inspirados pelos projetos que já estão acontecendo, e que incentivem mudanças sociais por conta própria.

Lançado em julho de 2012, o SampaPé é um movimento que organiza passeios a pé pela cidade de São Paulo. O objetivo é incentivar os cidadãos a explorar a cidade a pé em passeios gratuitos em grupo que promovem a compreensão da cultura, da história e do bem-estar social da cidade. O site traz uma seção em que os participantes podem postar imagens feitas durante o passeio para denunciar calçadas que precisam de manutenção e outros obstáculos que impedem o fluir na cidade.

Urbanismo em Línea é um aplicativo de celular grátis da Colômbia que permite aos cidadãos indicar a falta de sinalização, iluminação de rua que não funciona ou calçadas em mau estado com o uso de geotagging. Os usuários podem adicionar fotos, vídeos e textos a respeito do problema em um mapa online e acompanhar atualizações relativas à sua solução.. Disponível para 14 cidades colombianas, a plataforma funciona como um jogo. Dependendo do número de registros que o usuário faz e da quantidade de pessoas que informam terem sido afetadas por cada tag, ele pode ganhar badges como “obreiro”, “oficial de obra” e “mestre de obra”.

Mapeamento dos problemas urbanos transformado em jogo social

URbaNISMO EN lÍNEa

Page 6: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

6CONSUMIDORES CÍVICOS

Crowdfunding para o desenvolvimento urbano

URbaN KIt

100EN1DÍa

In May 2012, Danish business school Kaospilot partnered with the city of Bogotá and its arts community to organize the event 100en1día. Foreign and local students developed 100 projects to humanize, empower and improve the city. One initiative, “Incomplete Works”, involved participants ironically inaugurating unfinished infrastructural efforts started by local politicians. The event expanded to other Colombian cities including Pasto, Medellin and Pamplona. In 2013, 100en1día will be conducted in nine other cities around the world.

100 projetos para melhorar Bogotá

URBANISMO //

AMOSTRA

Lançado em setembro de 2012, o UrbanKIT é uma plataforma de crowdfunding chilena que se dedica a projetos de desenvolvimento urbano centrados em áreas como reforma de espaços urbanos, criação de atividades culturais, modos de melhorar a mobilidade e iniciativas ambientais. Todos os projetos passam por um “processo de curadoria” em que são avaliados em termos de qualidade de apresentação e viabilidade. Os projetos têm que oferecer uma recompensa não monetária aos participantes, os objetivos de arrecadação de fundos têm que ser de no mínimo US$ 500 e o período de arrecadação é de 1 a 60 dias.

Page 7: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

FlEX lIFE

// conTrole esTaTal mais relaxadoO cenário de consumo nas ASC sempre foi muito controlado e regulado. Impostos altos, concorrência limitada e planos fixos gradativamente estão abrindo espaço para maior escolha e flexibilidade.

// maximizaçãoOs consumidores estão adorando esta liberdade e agora se sentem mais capazes de satisfazer seus desejos. Mas, na medida em que cada desejo é satisfeito, surge o desejo de experimentar mais ;-)

// esTilo de vida modernoApesar de as cidades nas ASC em geral serem confusas, quando não caóticas, os urbanitas ocupadíssimos agora têm a expectativa de usar tecnologias móveis convenientes e de fácil acesso para dar conta de seu dia a dia.

// escolhas esPerTasDesafie as convenções do setor e pense em como fazer com que o seu produto ou serviço fique mais rápido, mais barato ou mais acessível, como a Toyota Tsusho fez.

// conveniênciaCrie serviços que sejam verdadeiramente desenhados para responder às necessidades exatas de um consumidor específico, onde e quando ocorrem, como a GymPass e a Librería Gandhi fazem.

// soluções de esTilo de vidaO negócio já não é mais sobre o seu produto propriamente dito nem sobre o status de possuí-lo, mas sim sobre o que seu produto/serviço faz pelos consumidores no momento do uso: que benefício (relativo ao estilo de vida) ele oferece? Que problema ele soluciona?

// PreçoDestravar FLEX LIVES significa refletir a respeito de como você cobra. . Quando os consumidores escolhem pagar por exibição / por uso / pelo aproveitamento / ou por qualquer coisa, eles ficam livres de compromisso; enquanto o modelo “tudo incluso” libera os consumidores de preocupação.

a seguirPor Que

aqUIlO qUE é RÍgIDO EStá SE ROMpENDO!

Os consumidores movidos pelo nOViSmO vão procurar qualquer coisa que os permita experimentar “mais”, de maneira ainda mais conveniente, com menos compromisso e a custo mais baixo.

7NOVISMO

AMOSTRA

Page 8: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

8

Mi Espacio Siestario foi lançado no Chile em novembro de 2012 e é o primeiro serviço para tirar uma soneca no país. . O serviço oferece instalações tradicionais de spa, mas também tem quartos em que os clientes podem fazer a sesta (soneca reparadora) no meio do dia e recuperar a energia antes de voltar ao trabalho.

Serviço de siesta

MI ESpaCIO SIEStáRIO

FLEX LIFENOVISMO //

AMOSTRA

Com sede em São Paulo, a Joanninha é uma empresa brasileira de aluguel de brinquedos para crianças de até sete anos de idade. Os planos de aluguel (que começam em R$ 80 por mês) dão aos usuários uma moeda de troca fictícia chamada “Joanninha”, que pode ser usada para alugar brinquedos. Cada peça tem seu próprio diário e as famílias são incentivadas a registrar as histórias que envolveram o brinquedo e os lugares em que esteve; quando uma criança realmente gosta muito de um brinquedo, os pais podem comprá-lo da empresa. Em julho de 2012, o serviço começou a se expandir para Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Aluguel de brinquedos por curto prazo

JOaNNINha

Em novembro de 2012, a empresa japonesa de corretagem e investimento Toyota Tsusho fez parceria com o cabeleireiro e maquiador-celebridade Celso Kamura para abrir a primeira rede de salões de beleza rápida por todo o Brasil. Com foco em serviços com bons preços e rapidez, os salões Celso Kamura Express oferecem tratamentos de cabelo e beleza, com preços cerca de 20% menores do que em estabelecimentos locais comparáveis. Para aumentar o número de clientes, o salão opera na base do atendimento por ordem de chegada – não é possível marcar hora.

Salões de “beleza rápida”

tOyOta tSUShO & CElSO KaMURa

Page 9: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

9FLEX LIFENOVISMO //

AMOSTRA

Aluguel de carro por hora chega à ASC

CaRROt CaR

Em junho de 2012, o Carrot, um dos poucos sistemas de compartilhamento de carros nas ASC, foi lançado na Cidade do México. Os usuários podem pagar uma assinatura mensal ou uma taxa por hora para usar um carro; os carros custam 60-90 pesos mexicanos por hora, incluindo gasolina e seguro. O Carrot Shared Automobile System começou com 20 veículos movidos à gasolina; cinco carros elétricos foram adicionados à frota em outubro de 2012. O serviço também será lançado em Querétaro, Puebla e Guadalajara no primeiro semestre de 2013.

Lançado no Brasil, em junho de 2012, o GymPass oferece passes diários para diversas academias localizadas em São Paulo. Os passes custam a partir de US$ 7 por dia, e os clientes podem usar os passes para frequentar qualquer academia participante, incluindo acesso a todas as instalações. Em cinco meses, o site montou uma rede de mais de 240 academias e vendeu mais de 2.000 passes diários.

Matrícula de academia flexível

gyMpaSS

Em novembro de 2012, a rede de livrarias mexicanas Librerías Gandhi lançou um serviço de impressão sob demanda chamado “Libros al minuto” (“livros por minuto”). O serviço usa a impressora Espresso Book Machine, da Xerox, capaz de imprimir e encadernar um livro em cinco minutos. Os clientes podem imprimir livros fora de catálogo, além de imprimir exemplares de livros de autoria própria.

Impressão de livros na hora

lIbRERÍa gaNDhI

Page 10: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

bRaNDED gOVERNMENt

// consumidor conscienTe57% dos consumidores brasileiros acreditam que é “totalmente aceitável que uma empresa se aproveite de uma inovação que possa ter impacto positivo sobre a sociedade”. Na comparação, a porcentagem é de apenas 24% na Coreia do Sul, 34% em Cingapura e 39% no Reino Unido (Deloitte, janeiro de 2013).

// lacuna de confiançaOs consumidores das ASC confiam bem mais em empresas do que no governo. No México, 82% confiam em empresas, mas apenas 41% confiam no governo; no Brasil, os números são 64% e 33%; e na Argentina, 49% e 19% (no mundo, a diferença é menor: 59% confiam em empresas ao mesmo tempo em que 50% confiam no governo) (Edelman, janeiro de 2013).

// Parceria enTre Público e PrivadoTrabalhar junto com governos (como a Nokia faz, ao lado) com frequência ajuda a garantir que os planos serão bem recebidos por representantes oficiais locais.

// simPlesmenTe façaMas, para algumas marcas, ações de guerrilha não autorizadas (que destacam uma necessidade não atendida ou serviço não fornecido) serão um sinal muito forte ao consumidor de que você “entende” e está do lado dele.

// lacuna PermanenTe de infraesTruTuraExistem oportunidades infinitas para aplicar esta tendência: a diferença entre níveis atuais de investimento em infraestrutura nas ASC e o que é necessário é de US$ 170 bilhões por ano até 2020 (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas, março de 2012).

Por Que

pOR qUE aS MaRCaS taMbéM DEVEM FORNECER SERVIçOS públICOS ESSENCIaIS

Os consumidores sabem que o governo não vai ser capaz de solucionar diversos dos problemas mais prementes da região (pelo menos não com rapidez). E é por isso que eles vão esperar das marcas progressistas que se apresentem como agentes efetivos da transformação relacionada à cidadania e social: marcas que trabalham junto com governos e, em alguns casos, até os substituem.

10DIMINUINDO DIFERENÇA (S)

AMOSTRA

a seguir

Page 11: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

11DIMINUINDO DIFERENÇA (S) //

MUESTRABRANDED GOVERNMENT

A rede de restaurantes mexicana Las Alitas lançou uma promoção para incentivar os cidadãos a participar da eleição presidencial de julho de 2012. No dia da votação, os clientes que apresentassem a marca de tinta no polegar (indicando que tinham votado) ganhavam uma porção de asinhas de frango e uma bebida não alcoólica de graça.

Asinhas de frango grátis para quem votar

laS alItaS

Conselhos e alertas sobre vacinação

NOKIa

Em setembro de 2012, o Instituto de Tecnologia da Nokia no Brasil lançou o Vacinas, um aplicativo gratuito que fornece um guia móvel sobre vacinação para crianças de até dez anos de idade. Os usuários podem criar diversos perfis para os filhos com detalhes como nome, data de nascimento e sexo. O aplicativo então avisa os pais sobre as vacinas que devem ser tomadas e a idade em que devem ser ministradas (com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde brasileiro).

Page 12: trendwatching.com Rélatorio de Tendencias das Américas do Sul e Central AMOSTRA

Esta foi apenas uma pequena amostra do que você pode esperar. O relatório completo apresenta mais de 40 tendências de consumo locais que você precisa conhecer, mais insights e exemplos, além de um capítulo especial dedicado a como aplicar lucrativamente todo este conteúdo.

A leitura do relatório vai surpreender e inspirar, fazendo com que você crie inovações de produtos, serviços e melhorias, , novos conceitos de negócios ou novas campanhas inspiradoras.

Clique aqui para saber mais:

» www.trendwatchingreports.com

Se você tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato com Nathalia Souto ([email protected]), a nossa Gerente de Atendimento , que vai responder na hora. De verdade.

GoSTou Do quE viu?

15%

Confira também o nosso

MAiS»

ÁSiA-PACÍFiCoTREND REPORT

Faça a encomenda antecipada dos dois relatórios e economize 15%. Não perca esta oportunidade!

Oferta disponível por tempo limitado!