trechos 08 e 12 - crsappsample.s3.amazonaws.com · quiosque anfiteatro horta comunitÁria...

1
54 09 TRECHOS 08 E 12 Na área do Dendê será instalada uma pequena lagoa de retenção consorciada à urbanização do entorno, minimizando os efeitos de assoreamento do Rio e promovendo a renovação paisagística do local. Às margens dessa lagoa, quadras poliesportivas, quiosques e pista de skate, suprirão a demanda da comunidade por locais para o lazer, esportes e contemplação. O trecho entre as comunidades Barreiros e Dendê terá passarela e ponte de pedestres que as integrarão, possibilitando manutenção dos vínculos afetivos entre as populações relocadas. Essa travessia viabilizará também o monitoramento da área com postos de guarda florestal e através de uma torre de observação. A instalação de um Viveiro de Mudas de Mangue e de um Borboletário contribuirá tanto para recomposição da mata ciliar como para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental. HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL PARA RELOCAÇÃO DAS FAMÍLIAS DAS COMUNIDADES QUE SE LOCALIZAM DENTRO DA POLIGONAL DA U.C. DO COCÓ Rua São José Av. Contôrno Rua do Coqueiros Rua Vitória da Conquista Rua das Adenanteras Rua Passeio dos cajueiros MIRANTE VIA PAISAGÍSTICA TORRE DE OBSERVAÇÃO ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO BACÍA DE RETENÇÃO PASSARELA PASSARELA QUIOSQUE ANFITEATRO HORTA COMUNITÁRIA BORBOLETÁRIO MIRANTE VIVEIRO PÍER PASSARELA ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO Vista aérea da urbanização da comunidade do Dendê onde uma Bacia de Retenção das drenagens dos terrenos e habitações do entorno visa reduzir a carga de contaminantes do escoamento, controlando a erosão e assoreamento do leito do Rio Cocó. Além de recarregar os aqüíferos, melhora a qualidade de vida da comunidade residente, criando espaço recreativo e de lazer, possuindo um biotratamento das águas associados à hortas comunitárias. VISTA AÉREA DENDÉ 1 2 3 UNIDADES PAISAGÍSTICAS DO PARQUE DO COCÓ 1. Foz do Rio Cocó, sua desembocadura no oceano; 2. Trecho compreendido entre a Ponte do Sabiaguaba e a Avenida Murilo Borges e; 3. Trecho compreendido entre a Avenida Murilo Borges e a BR 116. A passarela do Píer, usada pelo monitoramento de barco da Polícia Ambiental, e a passarela da Torre de Observação darão a presença institucional necessária a utilização do borboletário e viveiros de mudas que se constituirão destinos de grupos de estudantes e de público que virá também pelo Rio, nos passeios de barcos. O viveiro de mudas terá além de espécies gerais nativas, produção específica direcionada para as grandes áreas de recomposição de mangue do Trecho do Parque.

Upload: ngokhue

Post on 20-Jan-2019

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

54 09

TRECHOS 08 E 12Na área do Dendê será instalada uma pequena lagoa de retenção consorciada à urbanização do entorno, minimizando os efeitos de assoreamento do Rio e promovendo a renovação paisagística do local.

Às margens dessa lagoa, quadras poliesportivas, quiosques e pista de skate, suprirão a demanda da comunidade por locais para o lazer, esportes e contemplação.

O trecho entre as comunidades Barreiros e Dendê terá passarela e ponte de pedestres que as integrarão, possibilitando manutenção dos vínculos afetivos entre as populações relocadas. Essa travessia viabilizará também o monitoramento da área com postos de guarda florestal e através de uma torre de observação.

A instalação de um Viveiro de Mudas de Mangue e de um Borboletário contribuirá tanto para recomposição da mata ciliar como para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental.

HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL PARA RELOCAÇÃO DAS FAMÍLIAS DAS

COMUNIDADES QUE SE LOCALIZAM DENTRO DA POLIGONAL DA

U.C. DO COCÓ

Rua

São

José

Av. C

ontô

rno

Rua do Coqueiros

Rua

Vitó

ria d

a Co

nqui

sta

Rua das Adenanteras

Rua

Pass

eio

dos c

ajue

iros

MIRANTE

VIA PAISAGÍSTICA

TORRE DEOBSERVAÇÃO

ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO

BACÍA DE RETENÇÃO

PASSARELA

PASSARELA

QUIOSQUE

ANFITEATRO

HORTA COMUNITÁRIA

BORBOLETÁRIO

MIRANTE

VIVEIRO

PÍER

PASSARELA

ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO

ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO

ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO

ÁREA DE RECOMPOSIÇÃO

Vista aérea da urbanização da comunidade do Dendê onde uma Bacia de Retenção das drenagens dos terrenos e habitações do entorno visa reduzir a carga de contaminantes do escoamento, controlando a erosão e assoreamento do leito do Rio Cocó. Além de recarregar os aqüíferos, melhora a qualidade de vida da comunidade residente, criando espaço recreativo e de lazer, possuindo um biotratamento das águas associados à hortas comunitárias.

VISTA AÉREA DENDÉ

1

23

UNIDADES PAISAGÍSTICAS DO PARQUE DO COCÓ

1. Foz do Rio Cocó, sua desembocadura no oceano;2. Trecho compreendido entre a Ponte do Sabiaguaba e a Avenida Murilo Borges e;

3. Trecho compreendido entre a Avenida Murilo Borges e a BR 116.

A passarela do Píer, usada pelo monitoramento de barco da Polícia Ambiental, e a passarela da Torre de Observação darão a presença institucional necessária a utilização do borboletário e viveiros de mudas que se constituirão destinos de grupos de estudantes e de público que virá também pelo Rio, nos passeios de barcos.

O viveiro de mudas terá além de espécies gerais nativas, produção específica direcionada para as grandes áreas de recomposição de mangue do Trecho do Parque.