travel tips | nova déli (port.)

12
NOVA DÉLI TRAVEL TIPS VISÃO GERAL ATRAÇÕES TRANSPORTE COMPRAS ONDE FICAR ONDE COMER

Upload: dufry

Post on 05-Aug-2016

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

NOVA DÉLI

TRAVEL TIPS

VISÃO GERAL ATRAÇÕESTRANSPORTE COMPRASONDE FICAR ONDE COMER

VISÃO GERAL

Visitar Nova Déli é sinônimo de fazer uma viagem no tempo. A união da milenar cultura indiana com o que há de mais moderno faz da capital da índia um dos lugares mais exóticos e impressionantes do mundo. Basta um passeio pelas ruas da cidade para você se deparar com templos, palácios, ruínas, vacas, mulheres vestidas de sáris e edifícios recém-construídos.

Nem mesmo o trânsito caótico onde carros, motos, rickshaws (uma espécie de triciclo) e pedestres disputam o mesmo espaço nas ruas fazem da Índia um lugar pouco convidativo. Mas esteja preparado: para entender Nova Déli é preciso se abrir para receber uma nova cultura.

Com 25 idiomas diferentes, o hindu e o inglês são os mais falados. E os indianos capricham no inglês para conseguir se comunicar. Aliás, eles têm muita curiosidade em conhecer os estrangeiros, então, não se espante se alguém pedir para tirar uma foto sua.

Como a Índia é um país muito religioso, em todo lugar há imagens de um dos milhares de deuses do hinduísmo, a religião mais comum. Brahma, Shiva e Vishnu são os mais importantes e, segundo a crença, foram responsáveis pela formação do mundo. Outros deuses bastante populares são o Ganesha (aquele que tem muitos braços e uma cabeça

DUFRY TRAVEL TIPSNOVA DÉLI

Não há duvidas de que a capital indiana é fascinante. Então não deixe que os empecilhos atrapalhem o seu passeio pelas largas avenidas com prédios modernos ou pelas ruas estreitas com edifícios históricos. Aproveite os encantos e mistérios de Nova Déli. E se for verdade o que muitos dizem, você não vai voltar igual depois desta viagem.

MELHOR ÉPOCA PARA VISITARA melhor época do ano para visitar a Índia é de outubro a fevereiro, quando é inverno e o tempo é mais agradável. Porém é válido lembrar que março e setembro são ótimos meses para viajar, pois ainda não está muito quente e é baixa temporada, o que torna os preços excelentes.

de elefante) e o Krishna (que anda tocando uma flauta). Se você fizer uma visita aos templos, terá que deixar os sapatos do lado de fora e não poderá tirar fotos.

Do lado moderno de Nova Déli está a vida noturna, que é agitada como em toda cidade grande. Inúmeros bares e casas noturnas surgiram nos últimos anos e as mais animadas oferecem pistas com música eletrônica até de madrugada. Como as indianas geralmente não andam sozinhas na rua, as turistas desacompanhadas vão chamar a atenção. Para evitar contratempos, prefira usar roupas que cubram os braços e as pernas e que não sejam muito justas.

CLIMAAs temperaturas em Nova Déli variam bastante dependendo da época do ano. De abril a junho, quando é verão, as temperaturas podem chegar a 40°C. A época de monções (ventos sazonais) vai de julho a setembro. Já durante o inverno, que vai de outubro até fevereiro, a temperatura é mais agradável, atingindo 24°C.

TRANSPORTE

Para quem visita Nova Déli andar pelas ruas pode ser um desafio. Como em toda grande cidade indiana, carros, bicicletas, motos, ônibus e animais dividem espaço em vias sem sinalização e faróis.

Para o turista, a melhor maneira de cruzar a cidade é a bordo dos rickshaws ou tuc-tucs (triciclos que transportam até três passageiros). Eles estão por toda a parte. Outra opção são os riquixás, um tipo de táxi puxado por força humana, ou os cicle rickshaws, bicicletas que transportam até dois passageiros. Ambos são uma boa opção para trajetos rápidos.

Ônibus e metrô são as alternativas de transporte público. O aeroporto internacional, um dos maiores do mundo, fica a 20km do centro.

DUFRY TRAVEL TIPSNOVA DÉLI

ATRAÇÕES

Nova Déli traduz claramente a cultura sagrada e milenar indiana. Pelas ruas existem imagens de deuses cultuados, templos como o Jami Masjid e muitos museus e lugares históricos – a maioria com entrada franca. Para quem aprecia arte contemporânea é só ir até as diversas galerias na região sul da cidade. Segue abaixo os principais roteiros para você se aventurar.

FORTE VERMELHOClassificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, seus mais de dois quilômetros de muralhas construídas com pedras avermelhadas estão muito bem preservadas. Também conhecido como Lal Qila, a fortaleza foi construída no século XVII por ordem do imperador Shah Jahan, o mesmo do Taj Mahal, que desejava transferir sua capital de Agra para Deli.

TEMPLO DE GURDWARA BANGLA SAHIBLocalizado na Connaught Place, este é o maior templo da cidade, onde homens e mulheres se ajoelham ao redor do seu grandioso trono de ouro que guarda o livro sagrado enquanto três homens vestidos de branco tocam e cantam músicas orientais.

TUMBA DE HUMAYUNConstruída em 1565, a Tumba de Humayun deixa os turistas encantados. A construção se destaca pela beleza de seus jardins decorados com canais e fontes. Além dos restos mortais de Humayun (imperador mongol que governou a Índia na primeira metade do século XVI), esse complexo também abriga as tumbas de outros membros da Dinastia Mongol.

MESQUITA DE JAMA MASJIDConsiderada a mais bela mesquita da Índia, Jama Masjid tem capacidade para abrigar 25 mil pessoas. Para a sua construção foi necessário o trabalho de cinco mil pessoas ao longo de seis anos. Construída basicamente em arenito vermelho, a mesquita possui acabamentos em mármore branco e preto com aplicações em ouro. Os crentes utilizam o seu pátio para os seus rituais religiosos. Para chegar até o topo é preciso subir 130 degraus.

QUTAB MINAREsta é a construção islâmica mais antiga da Índia e também a mais alta torre de pedra. Ela foi projetada para simbolizar a lei islâmica sobre Déli. Com diâmetro de 14,32 metros na base e cerca de 2,75 metros no topo, a torre é decorada com caligrafias que representam versículos do Alcorão sagrado.

MEMORIAL DE MAHATMA GANDHITambém conhecido como Raj Ghat, o Memorial de Mahatma Gandhi é um espaço aberto onde podem ser lidas as últimas palavras pronunciadas pelo famoso líder pacifista. O corpo de Gandhi foi cremado nesse lugar, por

isso, o local foi considerado o mais adequado para homenagear o maior de todos os líderes da Índia até os dias de hoje. A plataforma de mármore negro fica o ano todo coberta de flores. Além disso, os jardins ao redor são ótimos para relaxar.

RASHTRAPATI BAHVANLocalizada no coração de Lutyens’ Déli, esta é a residência oficial do presidente da Índia e também a maior de um chefe de estado do mundo. Até 1950, ela era conhecida por “Casa do Vice Rei” e servia como residência para este.

ONDE FICAR

Nova Déli oferece diversas opções de hospedagem, como hotéis, pensões e albergues e todos não passam de 30 dólares por dia com o serviço básico. Os hotéis de médio padrão ficam situados no bairro Sunder Nagar e têm bar, café e quartos com TV e arcondicionado. Já os mais sofisticados ficam na região central e oferecem serviços de SPA

DUFRY TRAVEL TIPSNOVA DÉLI

e massagem. Os albergues dispõem de poucos quartos, portanto é recomendado reservar com antecedência. Eles são bem equipados e oferecem um bom café da manhã.

ONDE COMER

Em Nova Déli há muitos restaurantes da cozinha local que oferecem a típica culinária indiana: quente e apimentada, onde os temperos seduzem com suas cores, texturas e aromas.

Os pratos que se destacam no cardápio são o tandoori (assados acompanhados de um pão fino feito de farinha de trigo), cordeiro assado

e o peixe tikka. Outro prato comum em Déli é a vodka gol gappa (pasteizinhos crocantes recheados com uma dose de vodca picante). Eles são servidos tanto em restaurantes sofisticados quanto nos mais populares.

A diversificada gastronomia indiana inclui também receitas leves, como o panner kofta (bolinhos de queijo de cabra com molho de especiarias). Para o café da manhã os curds (um tipo de iogurte) são tradicionais. Já no café da tarde você não pode esquecer de tomar um chai (chá). O de massala é servido em todos os lugares.

Se você deseja variar o cardápio, uma boa opção é recorrer aos restaurantes de cozinha ocidental ou até mesmo de outros países orientais, como

a japonesa. É possível também encontrar pizzas, massas e hambúrgueres. No entanto, comer carne bovina é pecado por lá, pois a vaca é considerada um animal sagrado pelos indianos. Por isso, as redes de fast-food só vendem sanduíches com hambúrgueres de carneiro.

COMPRAS

Na hora das compras, os turistas de Nova Déli levam vantagem. Como tudo na Índia é mais barato, eles conseguem bons preços e produtos de boa qualidade. Porém, a regra em Déli é pechinchar. No coração da cidade, perto da estação Rajiv Chowk, possui inúmeras redes

de lojas varejistas, tanto de marcas indianas quanto estrangeiras. Lá também é ideal para quem procura jóias, artesanatos e eletrônicos.

Para quem procura produtos mais sofisticados, a cidade possui inúmeros shoppings famosos. Porém, os preços não são muito negociáveis. Há quem diga que a capital é o paraíso das compras, então, a dica é aproveitar a grande oferta de produtos com preços baixos e economizar.

MERCADOS DE RUASe a intenção é desfrutar do que há de mais próprio da Índia, a dica é conhecer os mercados de rua da capital. Lá, o turista encontra jóias, tapetes, roupas, sapatos, artesanato com pedras preciosas e especiarias – tudo com preços baixíssimos. Em Old Déli, bairro antigo da capital, existe um popular corredor comercial considerado a rua 25 de Março indiana.euro-centavos.

Todas as moedas em circulação têm uma face comum, mostrando o valor, e um mapa de fundo. As moedas também têm um lado nacional mostrando uma imagem especifica escolhida pelo país emissor da moeda. As moedas de euro a partir de qualquer União Europeia (UE), ou Estados-Membros podem ser usadas livremente em qualquer país que tenha adotado o euro.

MOEDAA rupia é a moeda oficial da Índia. Vinte rupias equivalem, aproximadamente, a US$ 0,4. Há casas de câmbio nos principais pontos da cidade.

DUFRY TRAVEL TIPSNOVA DÉLI

9111

100

CÓDIGO DO PAÍS

CÓDIGO DE ACESSO DA CIDADE

POLÍCIA

EMBAIXADA BRASILEIRA NA CIDADE

(91 11) 2301-7301

NÚMEROS IMPORTANTES