travel tips | amsterdã (port.)

14
AMSTERDÃ TRAVEL TIPS VISÃO GERAL ATRAÇÕES TRANSPORTE COMPRAS ONDE FICAR ONDE COMER

Upload: dufry

Post on 30-Jul-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

AMSTERDÃ

TRAVEL TIPS

VISÃO GERAL ATRAÇÕESTRANSPORTE COMPRASONDE FICARONDE COMER

Page 2: Travel Tips | Amsterdã (Port.)
Page 3: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

VISÃO GERAL

Amsterdã, capital da Holanda, é famosa por sua arquitetura impressionante e seus famosos canais, em que cada agrupamento de quarteirões é uma pequena ilha ligada à outra por charmosas pontes, compondo uma paisagem única. A cidade também é muito conhecida pela qualidade das lojas e comércio em geral e pelo fato de que praticamente todos na cidade falam inglês. Se você gosta de história e cultura, de festas ou quer simplesmente curtir o charme de uma cidade histórica europeia, Amsterdã é o lugar ideal. Localizada na província da Holanda do Norte, possui mais de um milhão de habitantes na

região metropolitana. Apesar de Haia ser a sede oficial do governo holandês, Amsterdã, além de ser a maior cidade, é o centro financeiro e cultural da Holanda.

A parte central de Amsterdã é pequena e de muito fácil acesso. Localiza-se entre os rios Amstel e Schinkel, na chamada baía de IJ. O canal Singel, que vai da baía de IJ, próxima à Estação Central, até a Praça Mumtplein, onde se encontra com o rio Amstel, cerca a cidade de Amsterdã desde a Idade Média. Hoje, Singel é o mais interno dos canais semicirculares da cidade.

Page 4: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSAMSTERDÃ

verão, é bom carregar um guarda-chuva, pois é muito comum chover pela manhã, antes dos primeiros raios sol aparecerem.

Grande parte da chuva que cai em Amsterdã é leve ou sob a forma de chuvisco.

TRANSPORTE

TOUR DE BARCO PELOS CANAIS

Os cruzeiros pelos canais duram em torno de 90 minutos e proporcionam aos turistas uma agradável viagem pelos canais da cidade, passando por baixo das pontes e pelo porto. Os operadores turísticos estão localizados na Estação Central e ao longo da Damark e Rokin, no centro da cidade.

ÔNIBUS DO CANALOs ônibus do canal rodam a cada 40 minutos e fazem 14 paradas ao longo de três rotas diferentes, que incluem a maioria das atrações turísticas de Amsterdã. Os passageiros podem entrar e sair dos ônibus quantas vezes quiserem.

BICICLETAS DO CANAL E ALUGUEL DE BARCOSSe você preferir escolher sua própria rota para visitar os canais, você pode alugar uma bicicleta do canal ou um barco elétrico, facilmente encontrados em diferentes pontos da cidade. As bicicletas do canal, que levam de duas a quatro pessoas, vêm com mapas detalhados, sugestões de caminhos e informações sobre os lugares pelos quais você vai passar. Os barcos elétricos possibilitam aos

Ao redor do centro histórico, existem mais quatro canais semicirculares concêntricos, que terminam na Baía de IJ, construídos no século XVII durante a Idade de Ouro holandesa. Três desses canais eram destinados principalmente para o desenvolvimento residencial: o Herengracht (Canal dos Cavaleiros), o Keizersgracht (Canal do Imperador) e o Pinsengracht (Canal do Príncipe). Singelgracht, o quarto canal, servia, na época, para a proteção da cidade, com um fosso e fortificações, por ser o mais externo. O restante do que existe ali hoje foi construído depois de 1870, sendo que a região concentra a grande maioria dos pontos turísticos e hotéis.

A MELHOR ÉPOCA PARA VISITARA maioria dos turistas visita Amsterdã entre os meses de abril e setembro, quando os dias são mais longos e a temperatura mais amena do que nos outros meses do ano. Entretanto, qualquer época do ano é boa para conhecer e visitar a cidade, pois o clima de Amsterdã é bastante moderado. Mas é bom lembrar que algumas atrações da cidade são sazonais, como por exemplo os campos de tulipas, que ficam muito mais coloridos de meados de abril até meados de maio. Vale lembrar que no inverno os dias são curtos e o clima, muitas vezes, fica demasiadamente frio para andar de bicicleta. CLIMA Julho e agosto são os meses mais quentes do ano, com a temperatura beirando os 22ºC. No inverno, mesmo com muito frio e temperaturas abaixo de zero, a neve não é muito comum. Primavera e outono, apesar do clima úmido e chuvoso, podem ser bastante agradáveis. Mesmo nos dias mais quentes do

Page 5: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

visitantes descobrir a cidade a partir de suas vias aquáticas e no seu próprio ritmo.

BICICLETASUma ótima de passear por Amsterdã é de bicicleta, que podem ser alugada. Existem vias ótimas para quem optar pelas bicicletas, como por exemplo as ciclovias especiais, diferenciadas pela sua cor avermelhada e semáforos para os ciclistas.

TRANSPORTE PÚBLICOAmsterdã também possui um excelente sistema de transporte público, sendo que a melhor opção são os bondes elétricos. Muito frequentes, são rápidos e confiáveis.

ATRAÇÕES

DIA DA RAINHA

Feriado nacional da Holanda, comemorado no dia 30 de abril (ou em 29 de abril, se o dia 30 cair em um domingo), o Dia da Rainha, como o próprio nome já diz, comemora o aniversário da Rainha. É um dia de unidade nacional, ou de “união”: milhares de pessoas viajam à Amsterdam para celebrar a data e, durante 24 horas, a cidade se transforma em uma massa gigantesca de pessoas vestidas de laranja festejando nas ruas. O Dia da Rainha é também conhecida pelo seu “mercado livre”, quando as pessoas têm permissão para vender mercadorias nas ruas.

Page 6: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSAMSTERDÃDUFRY TRAVEL TIPSAMSTERDÃ

Page 7: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

PARADA GAYA parada do orgulho gay em Amsterdã acontece anualmente, sempre na primeira semana de agosto. É um dos maiores eventos de Amsterdam, com festas, performances de rua e Workshops. O desfile pelos canais da cidade na tarde de sábado é único, e sempre vale a pena parar para ver.

PROSTITUIÇÃO E LEIS SOBRE DROGASAmsterdã é famosa por sua política liberal para o sexo e drogas leves. A área de De Wallen, no centro antigo da cidade – também conhecida como Walletjes ou Rosse Buurt – chamado de “Bairro da Luz Vermelha” (Red Light District), é designada para a prostituição legalizada. O bairro é formado por uma rede de estradas e ruas com centenas de pequenos apartamentos de um cômodo. Por trás das portas de vidro e janelas desses apartamentos, as “prostitutas de janela” oferecem os seus serviços. Essa área é agora atração turística, bem policiada e muito segura. Porém, a prostituição só é legalizada nas áreas especificamente designadas para tal fim. Amsterdã também possui uma política de tolerância em relação à venda e ao consumo de drogas leves. Os chamados cafés de fumo ou Coffee Shops, como chamam os holandeses, são os locais destinados para essas atividades.

ONDE COMER

Existem mais de mil restaurantes à sua escolha em Amsterdã, que agradam a todos os gostos: grandes e modernos, pequenos e aconchegantes, luxuosos e caros ou comuns e com preços acessíveis – a maioria localizada

no centro da cidade. No verão, quase todos têm mesa ao ar livre, permitindo aos fregueses observar as pessoas e os músicos que frequentemente aparecem fazendo serenata.

A culinária típica holandesa não é considerada muito excitante ou original, mas o tamanho das porções é muito elogiada por todos, pois são bem generosas.

Os turistas que quiserem experimentar alguns pratos típicos holandeses devem optar pela Ervilha Erwtensoep, uma espessa sopa de ervilhas servida com linguiça defumada e cubos de bacon com pão integral ou branco como acompanhamento; o Hutspot, cozido de batata, cenoura e cebola; o Groentensoep, consumido com legumes, macarrão e almôndegas; o Boerenkool met Rookworst, couve e batatas servidos com linguiça defumada; ou o Vlaamse Frites, batatas fritas grandes servidas com maionese.

Frutos do mar são bastante populares na Holanda, particularmente arenque, mexilhão, linguado, camarão e ostras. O primeiro peixe é o mais popular, e quando está em temporada, no mês de maio, é consumido fresco. Nessa época do ano, arenques verdes (crus) são vendidos pelas ruas da cidade, e você deve comêlos de maneira especial: segure-os pelo rabo e deslize-o para baixo de sua garganta (goela abaixo). Outro prato popular em Amsterdã são as enguias de água doce, normalmente defumadas, em filetes e servidas com torradas.

O queijo local é de primeira classe, e pode ser adquirido no Cuypmarkt Albert ou em lojas especializadas, facilmente encontradas no centro da cidade. Os queijos holandeses

Page 8: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSAMSTERDÃ

são tradicionalmente firmes e produzidos em grandes tamanhos, cobertos de cera. O Komijn (Cominho), é umdos queijos mais raros da Holanda, sendo exclusivo do país.

As sobremesas na Holanda são muito agradáveis ao paladar. Com mais de 25 variedades de panquecas (ou pannekoeken), bem como waffles, tortas e bolos, será muito difícil escolher um só.

Por ser uma cidade multicultural, há uma série de diferentes restaurantes étnicos em Amsterdã, como por exemplo pratos da Indonésia, que geralmente são muito gostosos. Pratos típicos da Índia e do Suriname também são também facilmente encontrados na cidade – a maior concentração de restaurantes

do Suriname pode ser encontrada na Albert Cuypstraat. Para comida chinesa, que normalmente é saborosa e barata, visite o Zeedijk na área Nieuwmarkt.

Os holandeses são mais famosos por suas bebidas do que por sua culinária, devido a atenção especial despendida à fabricação de cerveja ao longo dos séculos. No passado, havia centenas de fábricas dessa bebida espalhadas por toda a Holanda, sendo que hoje existem menos fabricantes trabalhando no país. Em Amsterdã você pode visitar a fábrica original da cerveja holandesa mais famosa do país.

Page 9: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

ONDE FICAR

A cidade possui mais de 400 albergues e hotéis registrados, a maioria localizada perto dos canais da cidade, especialmente ao sul da Estação Central e perto de Museumplein, uma praça da cidade. Uma cama em um albergue custa cerca de €15 num dia da semana no inverno e até €30 num fim de semana de verão. Um quarto duplo em um hotel econômico de uma ou duas estrelas custa cerca de €40 durante os dias da semana no inverno, subindo para até €100 por dia nos finais de semana de verão.

Em hotéis de três e quatro estrelas, os preços podem variar entre €100 e €200, dependendo da época, sendo que a estadia nos hotéis cinco estrelas pode custar de €150 a €400 por noite. Muitos albergues e hotéis pequenos no centro de Amsterdam nao possuem elevadorfes e suas escadas íngremes, por isso, se você tem dificuldade para subir escadas, certifique-se de reservar um quarto no primeiro ou segundo andar.

COMPRAS

Como muitas ruas do centro da cidade são fechadas para carros, Amsterdã é muito agradável para fazer compras ao ar livre. Existem vários “corredores de compras” pela cidade, cada um deles com suas próprias características especiais. As principais ruas de compras do centro ficam perto da Estação

Central e vão até Leidseplein. Nieuwedijk, uma rua próxima à Estação Central, é basicamente dedicada ao vestuário, material de esporte, música e lojas de presentes. Do outro lado da praça, ao longo da Kalverstraat, as compras continuam. Lá, você encontra sapatos, roupas, bolsas, lojas de presentes, cartões, perfumes e os famosos cafés, lanchonetes e sorveterias, mas as lojas nessas ruas não são particularmente chiques, como as situadas na P.C. Hooftstraat.

P.C. Hooftstraat (perto do Rijksmuseum) é a rua de compras mais chique de Amsterdã, repleta de luxuosas lojas de designers muito populares entre os ricos. Se você procura roupas bolsas e acessórios de design italiano ou francês, ternos feitos sob medida ou presentes exclusivos, esse é o lugar ideal.

Haarlemmerstraat é uma rua bastante animada e agitada, com uma grande variedade de lojas, ideal para passear.

Haarlemmerdijk, apesar de estar fora do centro antigo, é um lugar excelente, onde os holandeses costumam ir às compras. Lá, existem grandes supermercados e muitas lojinhas de alimentos exóticos que você não encontrará em nenhum outro lugar.

Utrechtsestraat é considerada uma das melhores ruas comerciais de Amsterdã. Você vai se impressionar com as opções de boutiques chiques, lojas especializadas em móveis e muitos dos cafés favoritos dos holandeses.

Spiegelstraat é um dos últimos grandes centros de antiguidades da Europa. Uma rua longa, que dá direto para o Rijksmuseum, o lugar é um

Page 10: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSAMSTERDÃ

verdadeiro legado da Idade de Ouro, quando comerciantes holandeses viajavam pelo mundo e voltavam cheios de mercadorias. A Spiegelstraat é repleta de lojas misteriosas, cada uma com sua própria seleção de curiosidades.

Zeedijk, a rua que liga a Estação Central de Amsterdã com o Nieuwmarkt, é uma mistura animada de lojas e restaurantes chineses e dos tradicionais “brown cafés” – apelidados de escuros devido às cores amareladas de suas paredes – que servem cervejas holandesas e gin, além de sanduíches e pratos típico.

A área das Nove Ruas (Negen Straatjes), situada no coração do distrito dos canais de Amsterdã, é uma das áreas comerciais mais agradáveis da cidade. As ruas, que vão desde o Singel até o Prinsengracht possuem diversas boutiques de marcas famosas, galerias de arte, joalherias, lojas de presentes e lojas de roupa, bem como inúmeros bares, cafés e restaurantes.

A Jordaan, uma das mais belas ‘vilas’ de Amsterdã, sempre foi um centro para artesãos, artistas e mentes criativas. Hoje, o bairro é um oásis de paz, e em seu labirinto de ruas estreitas

e pequenos canais você encontra uma mistura de estúdios de arte, construções monumentais, pubs à moda antiga, boutiques e galerias.

Em geral, as lojas ficam abertas das 13 às 18 horas nas segundas-feiras. De terça a sextafeira funcionam das 9 ou 10 às 18 horas, exceto nas quintas-feiras, quando a maioria das lojas fica aberta até às 21horas. Aos sábados, as lojas fecham às 17:00 aos sendo que alguns supermercados ficam abertos até às 20 ou 22 horas. Aos domingos, você pode fazer compras no centro da cidade, em Kalverstraat, Damrak, Leidsestraat, e perto de Noorderkerk.

MERCADOS DE RUAHoje, existem cerca de 12 mercados ao ar livre em Amsterdã, que abrem diariamente e 15 mercados que abrem em um ou dois dias por semana. A maioria funciona durante o horário comercial normal. Originalmente, esses mercados vendiam principalmente alimentos e roupas, mas muitos tornaram-se especializados em tudo, desde alimentos biológicos e antiguidades a selos postais e peças de arte. Todos os mercados de rua de Amsterdã estão situados a uma pequena distância do centro da cidade.

Albert Cuyp é o maior e mais conhecido mercado de rua de Amsterdã, abrindo de segunda a sábado, geralmente a partir das 9 horas até perto das 17 horas. Nas tendas, você encontra de tudo: frutas, legumes, queijo, peixe, especiarias, roupas, cosméticos e roupas de cama. Os preços estão entre os mais baratos de Amsterdã. Vá preparado, pois o mercado fica muito lotado especialmente aos sábados e em dias ensolarados.

Page 11: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

O Mercado TenCate, é o terceiro maior mercado de Amsterdã. Abre de segunda a sábado, das 08 até cerca de 17 horas e vende alimentos, utensílios domésticos, flores e roupas.

O Dappermarkt, situado na zona leste da cidade, atrás do jardim zoológico, foi eleito o melhor mercado de rua da Holanda. Esse mercado também abre de segunda a sábado, a partir das 08 até às 17 horas.

O Lindengracht, na área Jordaan, vende uma ampla gama de produtos, incluindo frutas, legumes, peixes e diversos itens domésticos. Esse mercado só abre aos sábados, das 09 às 16 horas.

O Bloemenmarkt, mercado de flores, abre diariamente no Singel, perto de Muntplein. Lá, você encontra todos os tipos de tulipas, narcisos e flores dos mais variados tipos. Você pode levar os bulbos e apreciá-los em casa, pois eles são prontos para exportação.

O Farmer’s Market, é um mercado de alimentos biológicos, com uma grande variedade de produtos ecológicos, como frutas e legumes orgânicos, ervas, queijos, cogumelos, e muitos outros. Localizado na zona histórica da cidade, é tão popular que atrai multidões de todas as partes da cidade.

MOEDAAssim como na maioria dos outros países da União Europeia, a moeda utilizada na Holanda é o Euro (EUR or €). A antiga moeda local, o florim holandê, caiu em desuso.

Há muitos lugares para fazer câmbio em Amsterdã. A GWK é uma organização nacional,

com casas de câmbio em toda a cidade, sendo que seus escritórios funcionam sete dias por semana. Os Correios também fazem câmbio de moedas e oferecem uma boa taxa.Os hotéis normalmente cobram altas comissões para fazerem câmbio, mas os bancos geralmente são lentos e demorados. Para consultar as taxas de câmbio, é bom saber que a palavra holandesa “verkoopt” significa vender, enquanto “koopt” significa comprar.

Page 12: Travel Tips | Amsterdã (Port.)

2031

112112

CÓDIGO DA CIDADE

CÓDIGO DO PAÍS

EMERGÊNCIAS

BOMBEIROS

AEROPORTO INTERNACIONAL

794-0800

POLÍCIA

559-9111

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

625 32 46

Page 13: Travel Tips | Amsterdã (Port.)
Page 14: Travel Tips | Amsterdã (Port.)