travel tips | peru (port.)

16
PERU TRAVEL TIPS VISÃO GERAL ATRAÇÕES TRANSPORTE COMPRAS ONDE FICAR ONDE COMER

Upload: dufry

Post on 05-Aug-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Travel Tips | Peru (Port.)

PERU

TRAVEL TIPS

VISÃO GERAL ATRAÇÕESTRANSPORTE COMPRASONDE FICAR ONDE COMER

Page 2: Travel Tips | Peru (Port.)
Page 3: Travel Tips | Peru (Port.)

VISÃO GERAL

O Peru é o terceiro maior país da América do Sul, banhado pelo Oceano Pacífico, marcado pela Cordilheira dos Andes e contemplado pela Floresta Amazônica. Atualmente é divido em três regiões: Norte, Centro e Sul, e em três zonas de acordo com suas condições climáticas e geográficas (altitudes): Costa, Serra e Selva. Respectivamente, a Costa é a parte litorânea do país, com clima tropical; a Serra é a zona montanhosa dos Andes, onde o pico mais alto, o nevado Huascarán, se localiza na região central; e a Selva é a região mais extensa do Peru, ocupada pela floresta amazônica e seus rios Marañón e Ucayali, que nascem da bacia do rio Amazonas.

Terra de muitas tradições e belezas naturais, também foi berço das primeiras civilizações do continente, agregando um forte passado indígena a história e cultura dos peruanos. Caral foi considerada a primeira civilização da América, com aproximadamente cinco mil anos. Tribos indígenas como os Chancas, os Chachapoyas, os Mochicas e os Wari, também ergueram suas cidades neste território, deixando preciosas heranças em forma de ruínas para o legado peruano.

A última civilização indígena dominante foram os Incas, famosos pela grandiosidade e avanço de seus centros urbanos. Em 1533, o Império Inca foi dominado pelos espanhóis e apesar das muitas guerras e exploração dos povos indígenas da região, seus edifícios e monumentos se misturaram a cultura hispânica gerando uma miscigenação cultural, arquitetônica e do próprio povo peruano.

Page 4: Travel Tips | Peru (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSPERU

CLIMA

De Maio a Setembro é inverno e quase não há chuvas no país, sendo então a melhor época para se viajar ao Peru. Os meses de Julho e Agosto são considerados alta temporada, deixando as cidades e atrações muito cheias (se puder evite viajar nesses meses). De Novembro a Março é o verão, normalmente, acompanhado de muito calor e chuvas fortes, sendo os meses de Janeiro e Fevereiro os que mais chovem. Entre os meses de maio e agosto acontece os “friajes” ou “surazos”, frentes frias do extremo sul do continente que baixam as temperaturas até 8°C.

Devido à dominação hispânica, o idioma oficial do país é o espanhol, que coexiste com várias línguas nativas. A principal religião do Peru é o catolicismo, mas a liberdade de culto é regra em todo território, de modo que a diversidade de crenças sucede a diversas festas religiosas que se realizam todos os anos.

A capital do país é a cidade de Lima, localizada na região Central. As principais cidades do Peru são: Machu Picchu, Cusco, Arequipa, Huaraz, Chiclayo, Trujillo, Puno, Nazca e Iquitos, cada uma com suas particularidades e atrações únicas.

O Peru é um país em que a diversidade se reflete para além de sua cultura e seus infinitos recursos naturais. Com muitas atrações para todos os interesses turísticos, é possível se aventurar em esportes radicais, como escaladas, trekking, surfe, caiaque e até tirolesas ou paraquedismo; assim como relaxar em rios, cachoeiras, praias ao lado de uma incrível fauna e flora; ou ainda ir a fundo da história local explorando cidades em ruínas e vestígios de antigas civilizações; sem se esquecer de aproveitar a rica gastronomia típica do Peru e seus festivais.

Para conhecer bem as principais atrações do Peru é preciso passar no mínimo 10 dias, mas o ideal é uma viagem de 12 a 15 dias. Além disso, é importante ir bem equipado para a viagem com cosméticos, remédios e roupas apropriadas, pois vale lembrar que o país possui altitudes muito elevadas, principalmente, ao visitar o altiplano andino, o que pode causar leves mal estar, até a sua adaptação ao novo meio ambiente.

Page 5: Travel Tips | Peru (Port.)

TRANSPORTE

O Peru tem diversos meios de transporte disponíveis, mas como em todo o país da América do Sul, o ônibus é o mais usado: com companhias de ônibus de turismo para trajetos de longas de distâncias. Para circular nas cidades a melhor opção para os turistas é pegar um taxi.

CARROAlugar um carro por conta própria no Peru é arriscado, pois o transito é confuso, com estradas sinuosas (algumas em condições ruins) e a direção dos locais pode parecer bem agressiva.

ÔNIBUSA maioria dos ônibus de linhas públicas no Peru circula em condições precárias e muito cheios, o que pode ser uma verdadeira aventura. Em Lima tem o Metropolitano, rede de ônibus articulados com faixa exclusiva nas vias.

Os “ônibus interprovinciais”, com mais conforto, são os mais utilizados para viagens entre as cidades ou até os pontos turísticos, e oferecem diversas rotas e companhias, entre elas as principais: Cruz Del Sur, Expreso Sial, Civa e Tepsa. É possível comprar passagens online ou nos próprios terminais rodoviários. É importante, no caso desses ônibus de viagem, prestar atenção se o serviço e o modelo de ônibus oferecidos são os mesmos pagos no ticket, caso não seja, não hesite em reclamar a diferença ou pedir seu dinheiro de volta.

TREMOs passeios de trem são muito recomendados para o turismo no Peru, as rotas oferecem belas paisagens, tornando a experiência uma atração imperdível. Nenhuma linha de trem é do governo, de modo que seu objetivo é atender mais os turistas do que a população local em si.

Pode-se encontrar nas linhas de trens de luxo da Orient Express, o Belmond Hiram Bingham, que realiza o trajeto de Cusco – Machu Picchu;

Page 6: Travel Tips | Peru (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSPERU

e o Andean Explore, que realiza o trajeto Cusco – Puno, de aproximadamente 10h de duração. Ambos já incluem alimentação no preço da passagem. As outras linhas de trem da PeruRail mais acessíveis e comerciais são: o Vistadome, com janelas panorâmicas, que realiza o trajeto entre as estações das cidades de Poroy, Ollantaytambo, Urubamba e Machu Picchu; e o Expedition, considerado o mais em conta, também realiza os mesmo trajetos, exceto pela estação de Urubamba. A IncaRail é outra companhia ferroviária que trabalha apenas no trajeto de Machu Picchu – Ollantaybambo, e conta com 3 modelos de trem que vai da classe econômica a presidencial.

TÁXIO táxi é a melhor opção para se circular dentro da cidade. Rápido e prático, também não é caro, de modo que é possível negociar com os taxistas. No Peru os táxis não possuem taxímetro, os preços são combinados com o motorista, portanto, antes de entrar no táxi sempre pergunte quanto ele vai cobrar até o seu destino desejado, veja se está de acordo, ou se quiser negocie um preço melhor e só depois entre no veículo. É mais seguro perguntar na recepção do hotel se eles têm alguma companhia de táxi para indicar, ou pesquisar o número telefônico de algumas antes da viagem, para não se arriscar a pegar qualquer táxi na rua, principalmente à noite, que é mais perigoso.

AVIÃOO avião além de ser uma das formas de se chegar ao país, também tem voos domésticos disponíveis. Algumas companhias que realizam voos internos são a Lan Peru, Taca, Star Peru e Peruvian Airlines. É um meio de transporte

mais caro, mas uma ótima opção para não perder muito tempo transitando entre as cidades. As companhias voam entre as principais cidades peruanas, como Lima, Cusco, Arequipa e Puno.

Page 7: Travel Tips | Peru (Port.)

ATRAÇÕES

O Peru tem muitas atrações a serem exploradas e todas parecem ser imperdíveis. Atendendo a todas as preferências turísticas, dos que buscam esportes radicais até os que querem vislumbrar antigas ruínas arqueológicas. Decidir o que ver no país acaba dependendo do tempo que você reservou para a viagem.

- Machu Picchu: as ruínas da antiga civilização Inca são a principal atração do Peru. A cidade foi edificada no século XV, no topo de uma montanha e utilizando apenas grandes blocos de pedra para erguer seus templos, palácios, plataformas e canais de água. Hoje ela é Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade (UNESCO). Para ir a Machu Picchu reserve um dia inteiro, o mais indicado é passar uma noite em cidades próximas como Águas Calientes para ir logo ao primeiro horário do dia. Para subir a montanha é possível ir a pé por uma trilha o “Caminho Inca” (se você tiver preparo físico e disposição) ou da maneira mais rápida, pegando uma van que leva até a entrada da reserva de Machu Picchu. As passagens da van são possíveis comprar na hora e no local (perto da estação de trem), há diversos horários disponíveis, mas os tickets para entrar no Parque do Machu Picchu devem ser comprados com bastante antecedência.

- Cidade de Cusco: conhecida como a cidade do imperador, foi construída pelos Incas numa colossal arquitetura com enormes muros e palácios. Após a chegada dos espanhóis, que passaram a construir suas igrejas e edifícios sobre as construções incas feitas de pedra, a cidade foi se formando numa mistura arquitetônica única e peculiar. Algumas atrações da cidade são: Praça de Armas de Cusco, a Catedral de Cusco, Templo da Companhia de Jesus, Bairro de San Blas e o Templo de São Brás.

- Vale Sagrado dos Incas: localizado entre as Cordilheiras dos Andes peruanos, a região é composta por numerosos rios que passam por pequenos vales e ruínas arqueológicas de povoados indígenas. As principais

Page 8: Travel Tips | Peru (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSPERU

cidades do Valle Sagrado são: Pisac, Moray, Chinchero, Maras, Tipón, Andahuaylillas, Calca, Urubamba e Ollantaytambo. É um dos passeios mais procurados por àqueles que querem descobrir um pouco mais da cultura Inca. Os principais complexos arqueológicos são: Complexo Arqueológico de Sacsayhuaman, Complexo Arqueológico de Qenko, Complexo Arqueológico de Puka Pukara, Complexo Arqueológico de Tambomachay.

- Complexo arqueológico de Chavín de Huántar: A cultura do povo Chavín é considerada uma das mais desenvolvidas do período pré-incaico (1500 a.C a 300 d.C). Hoje suas ruínas mais famosas são a Pirâmide Tello, a Praça Circular e a Retangular, o Templo Novo e o Templo Velho,

as Plataformas Norte e Sul e galerias internas, contendo esculturas como a “Lanzón”.

- Cidade Sagrada de Caral: considerada a civilização mais antiga da América, com mais de 5000 anos, Caral se localiza na costa norte de Lima. Constituída por seis pirâmides, residências dominantes, praças circulares e outros edifícios, que mostram um pouco de como esse povo vivia.

- Zona arqueológica de Chan Chan: a interessante cidade de barro é a maior da América pré-colombiana (850 d.C e 1470 d.C). Foi capital do reino Chimú pré-incaica e é formada por dez cidadelas amuralhadas, com pirâmides, canais, cemitérios e outros edifícios.

DUFRY TRAVEL TIPSPERU

Page 9: Travel Tips | Peru (Port.)

- Parque Nacional Huascarán: formado pela Cordilheira Branca e lagoas de origem glacial. No parque se localizam os picos nevados tropicais mais altos do mundo, entre eles o de maior altitude do Peru, o Huascarán.

- Parque Nacional do Manu: se localiza entre Cusco e Madre de Dios. Um dos parques mais famosos para quem busca turismo de natureza.

- Parque Nacional do Rio Abiseo: fica ao norte do Peru, situado dentro da floresta com uma rica fauna, é também território de importantes complexos arquiologicos da cultura Chachapoyas, como os Pinchudos, Kuélap e o Gran Pajatén.

- Linhas de Nazca: os famosos geoglifos que formam figuras geométricas, animais e plantas se encontram nos Pampas de Jumana, no deserto, entre as províncias de Nasca e Palpa. Só é possível ter uma visão das enigmáticas linhas de Nazca sobrevoando-as em pequenos aviões ou helicópteros.

- Fortaleza de Ollantaytambo: localizada em Cusco os principais edifícios são o Templo do Sol, o Mañaracay (Salão Real), o Incahuatana e os Banhos da Princesa.

- As principais cidades na zona litoral do Peru são: Lima, Trujillo (mais ao norte, é uma cidade colônia) e Chiclayo a mais pacata, formam uma impressionante zona de descobertas arqueológicas, como as Ventanas de Otuzco.

- Arequipa: seu centro histórico remonta o período colonial com grandes casarões, conventos como o Monastério de Santa Catalina, igrejas e inúmeras obras de arte. A

cidade também dá acesso a Vales e Cânions como os do Colca e do Cotahuasi, para quem busca acampar, fazer trilhas e desfrutar de toda a natureza que o Peru oferece.

ONDE FICAR

A qualidade de hospedagem no Peru vem melhorando a cada ano, principalmente, com a implementação do turismo de luxo no país. De hostels a hotéis de luxo, são muitas opções prontas para atender as necessidades de qualquer viajante.

O primeiro conselho, que se aplica a todas as cidades e regiões do Peru, é procurar as hospedagens mais próximas do centro da cidade. Por dois motivos: a segurança, já que algumas regiões podem ser perigosas à noite; e a praticidade de locomoção, por estar no centro tudo fica mais acessível, os pontos turísticos, pegar transportes para passeios mais distantes, e evitar andar muito para voltar ao hotel.

As diárias podem variar muito de acordo com fatores externos, como a temporada (baixa ou alta), a localização em relação ao centro da cidade/ bairro (quanto mais ao centro mais caro), a facilidade de transporte, vale procurar o hotel com bastante antecedência. É sempre bom também ligar ou solicitar um email do estabelecimento confirmando a diária do hotel para não ter surpresas quando chegar lá. Fique atento também na taxa governamental que tem sobre as diárias, se já estão inclusas ou não.

Page 10: Travel Tips | Peru (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSPERU

Em Lima, os melhores bairros para se ficar são: Miraflores e San Isidro. Os hotéis mais famosos nesses bairros são: Miraflores Park Hotel by Orient Express, Radisson Hotel Decapolis Miraflores, JW Marriot Hotel Lima e o Hilton Lima Miraflores. Outras opções mais em conta em Lima são: Casa Andina Classic Miraflores San Antonio, Hotel Runcu e Ibis Larco Miraflores.

Em Cusco, o ideal é ficar próximo a Plaza de Armas, porém, é preciso ter um pouco mais de atenção a localização do hotel porque a cidade tem muitas ladeiras e pontos altos, que às vezes dificultam o acesso. Um dos hotéis mais famosos do Peru se localiza em Cusco, o Hotel Mosteiro, que tem esse nome por ser um mosteiro do século XVI reformado para ser hotel. Outros hotéis mais em conta são: Casa San Blas, Loreto Boutique Hotel, El Virrey Boutique, Sonesta Hotel e Tierra Viva Cusco Plaza.

Para quem procura uma experiência de hotelaria de luxo diferenciada, vale a pena se hospedar no Sanctuary Lodge, o único hotel dentro do parque arqueológico de Machu Picchu.

ONDE COMER

A gastronomia peruana é reconhecida como uma das melhores do mundo por sua originalidade em agregar a culinária as matérias primas produzidas no próprio país. Com muita variedade, aromas e sabores, os pratos típicos do Peru são verdadeiras atrações turísticas, imperdíveis!

Entre os ingredientes básicos da cozinha peruana estão: batata doce,arroz, milhos, pimentas de todos os tipos e intensidades, e os pescados. Muitos ingredientes são exclusivos

Page 11: Travel Tips | Peru (Port.)

do Peru, só encontrados em determinadas regiões, assim como suas pimentas e temperos, que são o verdadeiro diferencial da culinária peruana.

PRATOS TÍPICOS- Ceviche: existe muitas receitas de ceviche ou “cebiche” no Peru, variando de região para região, mas sua base está no uso de pescados marinados em limão peruano. Os ingredientes básicos desse prato são a cebola roxa, alho, batata doce, milho, pimenta.

- Olluquito com charqui: feito com dois ingredientes exclusivos do Peru, o olmo (batata que cresce nos Andes) e o charque de Lhama ou Alpaca (carne seca). É considerado um prato típico do altiplano peruano.

- Causa rellena: seu preparo leva batata amarela peruana, pimentão verde e milho peruano, que mistura ao suco de limão forma uma massa lisa e macia, podendo ser recheada com frango, atum, camarão, caranguejo ou polvo, e também podendo levar maionese.

Page 12: Travel Tips | Peru (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSPERU

- Lomo salteado: Lombo picado em pequenos pedaços, com uma mistura de temperos típicos do Peru (pode levar molho shoyo), tomate, cebola e pimentão. Normalmente, servidos com arroz e batata frita.

- Ají de galinha: feito com um caldo de textura encorpada que leva pão umidificado no leite, pimenta ají amarillo (típica do Peru) e outros temperos batidos em liquidificador e por fim misturados com o frango desfiado. O prato é servido com batatas amarelas, azeitonas e ovos.

- Papa a la huancaína: é preparado com batata amarela, pimenta ají amarillo, pão umedecido no leite, queijo, cebola roxa, alho e pimentões amarelos. Servido com azeitonas pretas, ovos cozidos e alface.

- Pisco: considerada a bebida nacional, ela é feita de destilado do mosto da uva, limão, açúcar, clara de ovo, gelo e um toque de pimenta.

- Picante de Cuy: esse prato é um dos mais tradicionais, consumido desde o período pré-Inca. Feito com carne de porquinho da Índia, grande fonte de proteína ômega 3, é normalmente, assada e servida com batatas e milhos, mas seu preparo varia de região para região.

- Pachamanca: o prato é preparado embaixo da terra, em um buraco cavado no solo. Seus ingredientes são diferentes tipos de carnes e legumes que são cozidos.

RESTAURANTESNo Peru existem diversos tipos de estabelecimentos para comer, de restaurantes

de alta gastronomia a picanterías com deliciosas comidas caseiras, de forma que você pode saborear a verdadeira culinária peruana sem pagar muito por isso, ou se preferir, gastar mais nos restaurantes dos chefs peruanos mais renomados.

Em Lima se encontra os restaurantes dos três chefs de cozinha mais famosos do Peru são o Gastón Acurio, com seu restaurante Astrid y Gastón – Casa Moreyra e Chicha (em Cusco); o Rafael Osterling, com seus dois restaurantes, El Mercado e Rafael; e o Virgilio Martínez, com seu restaurante Central. Outros restaurantes do mesmo nível são o Osaka, que apresenta uma fusão de comida peruana com japonesa e o Malabar. Em Cusco, restaurantes muito bons e mais em conta são o Limo Cocina Peruana, Cicciolina, Hacienda Huayoccari e o Illariy (Hotel Mosteiro).

Page 13: Travel Tips | Peru (Port.)

A gastronomia no Peru é tão forte que, anualmente, é realizada uma feira gastronômica em Lima, chamada “Mistura”, reunindo os principais chefs e restaurantes peruanos. Além disso, ainda tem o Museu de Gastronomia do Peru.

COMPRAS

No Peru, os artigos mais procurados são os artesanais. Desde antes do período pré-colombiano, os peruanos são conhecidos como artesões de excelência. Sua arte possui registros milenares em tecidos, cabaças, madeiras, pedra, ouro, prata, cerâmica, barro e muitos outros materiais. Esses artesanatos ancestrais ainda são encontrados em pequenos

vilarejos. A lã, o algodão peruano (produtos têxteis) e a prata também são itens muito procurados e de boa qualidade no Peru.

As peças mais valorizadas, internacionalmente, são as esculturas em pedras de Huamanga e em madeira, a cerâmica de Chulucanas, os famosos ponchos de Monsefú, a filigrana de prata, os mates burilados e os retábulos ayacuchanos.

Outro produto muito procurado é a Lã de Alpaca, de textura fina e macia. É preciso ter cuidado na hora de compra-la para não ser engado e levar uma lã de lhama, carneiro, etc, que são mais baratas. Uma das lojas em Lima que pode se encontrar uma legitima é na Huna.

Num panorama geral, fazer compras no Peru pode ser um bom negócio. Com a moeda desvalorizada, os impostos acabam sendo bem mais baixos que em outros países da América do Sul. A principal cidade para compras é Lima, com muitas opções de magazines e lojas multimarcas como a Sagafalabella e a Ripley. Na troca de estações, você encontra muitas promoções com excelentes preços, inclusive de marcas de grife.

Os principais shoppings são o Jockey Plaza e El Polo I e II, o Plaza San Miguel (fica mais distante da zona turística) e o Shopping Larcomar, considerado um “shopping para turistas”, o que muitas vezes acaba encarecendo os preços. Para quem quer tirar um dia para compras o Lima Outlet Center é uma boa opção e fica próximo do aeroporto.

Page 14: Travel Tips | Peru (Port.)

DUFRY TRAVEL TIPSPERU

Uma dica para compras no Peru é sempre barganhar preços melhores (“El regateo”). Muitas vezes o objeto acaba saindo pela metade do preço, portanto, nunca aceite o primeiro preço.

MOEDANo Peru a moeda é o Nuevo Sol, mais chamado de “soles”, que é dividido em 100 centavos. Disponível em notas de 100, 50, 20, 10 e 5 nuevos soles; e nas moedas de 1, 2 e 5 nuevos soles, e 50, 20, 10 e 5 centavos. O ideal é levar já uma quantia em soles, de preferência com notas de baixos valores, pois no Peru pode ser difícil encontrar um lugar confiável para fazer o câmbio, no primeiro momento da viagem. A taxa de câmbio nas áreas próximas ao aeroporto ou fronteiras não é boa, sendo aconselhável procurar a melhor taxa quando

já estiver nos centros das cidades. Também é sempre bom pedir indicação de casas de câmbio nos hotéis, ou nas agências oficiais de turismo, para acabar não adquirindo dinheiro falsificado. O cartão de crédito acaba sendo uma boa opção para pagamentos, pois é aceito na maioria dos estabelecimentos, com exceções de feiras e pequenos comerciantes de pequenos vilarejos. O dólar acaba sendo outra alternativa, mas pode não ser aceito em todo lugar.

DUFRY TRAVEL TIPSPERU

Page 15: Travel Tips | Peru (Port.)

+51116105117

184544494

CÓDIGO DDI DO PAÍS

BOMBEIROS

POLÍCIA

EMERGÊNCIA MÉDICA

CÓDIGO DAS CIDADES

LIMA

CUSCO

AREQUIPA

TRUJILLO

IQUITOS

AMBULÂNCIAS

+51 470-5000

AEROPORTO INTERNACIONAL JORGE CHAVEZ

LIMA

+51 (0)1 517-3500+51 (0)1 517-3501

NÚMEROS IMPORTANTES

Page 16: Travel Tips | Peru (Port.)