transporte manual de carga

24
TRANSPORTE MANUAL DE CARGA ERGONONIA NR 17.2 ATÉ 17.2.7 Brendali, Marília e Marivone

Upload: marivone-serafim

Post on 08-Aug-2015

106 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Transporte Manual de Carga

TRANSPORTE MANUAL DE CARGA

ERGONONIA NR 17.2 ATÉ 17.2.7Brendali, Marília e Marivone

Page 2: Transporte Manual de Carga

O sistema circulatório, em especial O CORAÇÃO, podem ser afetados, especialmente no que diz respeito ao ritmo cardíaco e pressão sangüínea.

Os problemas mais freqüentes, advindos do manuseio e movimentação de cargas são: HEMORRAGIAS CEREBRAIS em pessoas com arterioscleroses (endurecimento das artérias);

Em pessoas frágeis uma mudança de pressão repentina pode provocar HÉRNIA ABDOMINAL ou outros problemas dos ÓRGÃOS ABDOMINAIS (ptose: queda de um órgão pelo relaxamento dos ligamentos viscerais ou das paredes abdominais).

Este problema acontece quando a pessoa faz este tipo de atividade de forma esporádica, e sem os cuidados necessários (Bankoff et al, 1994).

Um dos principais problemas que enfrentam os trabalhadores que manuseiam e movimentam cargas pesadas, derivando em vários problemas crônicos e agudos.

Page 3: Transporte Manual de Carga
Page 4: Transporte Manual de Carga
Page 5: Transporte Manual de Carga
Page 6: Transporte Manual de Carga

Excesso de carga

Foto - Cartão postal da primeira metade do século 20 mostra imigrantes empregados na estiva do café no Porto de Santos, com até 320 quilos nas costas (Foto: jornal Novo Milênio)

Page 7: Transporte Manual de Carga

No artigo 198 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho de 2005), do Brasil, é de 60 kg (sessenta quilogramas) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)

Também se encontra na Legislação a Norma Regulamentadora NR 17 de Ergonomia, que faz menção ao levantamento, transporte e descarga individual de materiais, no entanto, não estipula nenhum valor máximo para a realização deste tipo de atividade.

A Norma Regulamentadora NR-17 no item 7.2.2, diz: “Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador, cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança”.

Page 8: Transporte Manual de Carga

Foto - Primeira metade do século 20 mostra imigrantes empregados na estiva do café no Porto de Santos

Critérios NIOSH (National Institute for Ocupational Safety and Health) dos Estados Unidos, cargas superiores a 23 kg (este é o máximo de carga a ser levantado em condições ideais); Hoje recomenda no máximo 20 kg.

Page 9: Transporte Manual de Carga

Os valores limites recomendados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) são os seguintes:

Homens Mulheres

Idade Peso até Idade Peso até

Até 16 anos 15 Kg Até 18 anos 8 Kg

Dos 16 aos 18 anos 20 Kg Dos 18 aos 21 anos 10 Kg

Dos 18 aos 40 anos

32 Kg Mais de 21 anos 23 Kg

Mais de 40 20 Kg Mais de 40 anos 10 Kg

Page 10: Transporte Manual de Carga

Foto – Porto de Manaus, Antonio Batista, 1,65 metro e 64 quilos, carrega 120 kg de açúcar nas costas para abastecer barco. Trabalhador com sandália que não tem tração ou poderá escorregar, provocando contusão na coluna.

Ainda hoje, cargas além dos limites tolerados, são manuseadas e movimentadas pelo homem. Este é o caso dos sacos de adubo, farinhas, cimento, atividades portuárias, agrícolas e florestais, onde o trabalho manual com cargas pesadas é uma constante.

Page 11: Transporte Manual de Carga

Assim, observamos que apesar dos avanços da tecnologia, e a mecanização das tarefas, muitas atividades continuam sendo realizadas manualmente

Page 12: Transporte Manual de Carga

Os trabalhadores que realizam um duro trabalho físico, freqüentemente apresentam diversas artroses nas articulações das vértebras, joelhos e tornozelos, devido aos repetidos microtraumatismos.Assim, manuseio e movimentação de cargas têm como principal risco os problemas da coluna, que são dolorosos e reduzem a mobilidade e a vitalidade dos trabalhadores. A incidência destes problemas é responsável pelas altas taxas de absenteísmo, pela incapacidade precoce e desgaste excessivo dos trabalhadores.

Foto – Porto de Manaus, Francinei Batista Martins, de 60 kg, carrega 80 kg nas costas, seu recorde é de 120 kg.

Page 13: Transporte Manual de Carga

Não se pretende levantar todos os problemas, motivos e conseqüências, neste tipo de atividades, e sim evidenciar alguns destes, tais como lombalgias e deformidades na coluna.

As lesões na coluna, resultantes de levantamentos de pesos, são responsáveis por quase 12% de todas as lesões industriais e que 85% A 99% DE TODAS AS LESÕES GRAVES NA COLUNA.

Page 14: Transporte Manual de Carga

Nesta pesquisa, a metodologia utilizada baseou-se na obtenção de informações de duas formas básicas, a primeira, do próprio trabalhador, através de entrevistas, questionários, e a segunda, com a pesquisa em fontes bibliográficas, instituições governamentais (INSS), Fundacentro, e Internet.

A pressão intra-discal durante o levantamento manual de carga, pode elevar-se fisiologicamente no nível das vértebras lombares, durante a flexão do tronco para frente de 120 kg para 300 kg.

Page 15: Transporte Manual de Carga

1. SuspensóriosOs suspensórios devem criar suficientemente tensão para ajudar o usuário a manter uma posição ereta. Isto ajuda o alinhamento da curva cervical. 2. A Base do SuporteA base é o corpo do cinto abdominal lombar. Ela não deve ser a causadora da compressão principal e deve ser leve e transpirável. 3. As HastesAs hastes e sua estrutura de fixação, são o esqueleto de um cinto suporte. As hastes devem ser flexíveis, porém duráveis.4. Dispositivo Anti - derrapante ( indispensável!)O dispositivo anti - derrapante também ajuda a evitar que o cinto suporte abdominal lombar se "enrole" nele mesmo. Não se deslizando quando, por exemplo, se  agacha ou se dobra sobre o abdomem. 5. As Bordas -Viés (acabamento) Como o tecido LYCRA é muito elástico, o acabamento das bordas (Viés) deve fazer com que a base do suporte não passe do seu  ponto máximo de elasticidade, fazendo, assim, com que o material volte ao seu tamanho e forma naturais.6. Tensão / Presilhas AdicionaisA maioria de nossos cintos suportes lombares tem este dispositivo adicional de tensão. Além de fazer com que não haja uma super compressão do material de base, ele também assegura um vestimento . 7. As Faixas LateraisAs faixas laterais são os componentes, talvez, mais importante de um cinto suporte abdominal. Esse dispositivo elástico, providencia justamente a compressão que exercerá a pressão intra-abdominal, de maneira a reduzir as forças entre as  vértebras da coluna na região lombar.8. Material de fechamento (VELCRO Legítimo)O material de fechamento é encontrado tanto na base do suporte quanto nas faixas laterais. É importante ter, neste fechamento, um material extremamente durável. A vida de um cinto suporte abdominal lombar vai depender, evidentemente, da  quantidade de vezes que você vai abrir e fechar as faixas laterais, isto é, passem da posição passiva para a ativa. Isto também  é conhecido como o ciclo de vida de um cinto suporte abdominal lombar.

Page 16: Transporte Manual de Carga

O contorno anatômico na região dos quadris faz com que o conforto seja ainda maior para os usuários do sexo feminino, não provocando pressão exagerada.  Isto é ergonomia !! 

Ideal para ambos os sexos

Todos os cintos suportes comercializados pela Bras Golden Ergonomics são fabricados com o mais alto grau do tecido LYCRA ou SPANDEX, o qual proporciona máxima elasticidade e "respirabilidade".

Page 17: Transporte Manual de Carga

Qualquer atividade que acione sua coluna.

Área médico hospitalar

Page 18: Transporte Manual de Carga

Profissionais da Saúde Animal e Saúde Humana e Lazer

Page 19: Transporte Manual de Carga

Ombreiras - Lançamento

Cintos lombares com avental

Page 20: Transporte Manual de Carga

Estabelecimento do Peso Máximo Recomendado de 23 kg, segundo o método NIOSH: National Institute for Occupational Safety and Health

A equação de cálculo utilizada para determinar o LIMITE DE PESO RECOMANDADA é a seguinte: LPR = 23 x FDH x FAV x FDVP x FFL x FRLT x FQPC

Onde o valor 23, corresponde ao peso limite ideal, quer dizer, aquele que pode ser manuseado sem risco particular, quando a carga está idealmente colocada (FDH=25 cm; FAV=75 cm;

FRLT=0o; freqüência de levantamento menor que uma vez a cada cinco minutos - F<0,2/min; e que a pega da carga seja fácil e confortável)

Sendo os fatores da equação explicados a seguir:

Page 21: Transporte Manual de Carga

FDH - fator distância horizontal do indivíduo à carga (25/H)

FAV - fator altura vertical da carga 1 - (0,0075½Vc/2,5-30½)

FDVP - fator distância vertical percorrida desde a origem até o destino (0,82+4,5/Dc)

FFL - fator freqüência de levantamento (ver tabela 21)

FRLT - fator rotação lateral do corpo (1-0,0032A)

FQPC - fator qualidade da pega da carga (ver tabela 22)

Page 22: Transporte Manual de Carga

Outras NR na Legislação Brasileira, quanto à regulamentação das atividades de manuseio e movimentação de cargas manualmente

NR 05NR 09NR 11NR 18

Page 23: Transporte Manual de Carga

1. National Institute of Occupational Safety & Health | NIOSH. USA. All Rights Reserved. http://www.niosh.com.my/en/

2. Cintos Abdominais Flexíveis Lombares Color Flex® Premium - Back Supportshttp://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=6960

3. Fonte: G1 – 09 de setembro de 2008 http://zonaderisco.blogspot.com.br/2008/09/trabalhadores-do-porto-de-manaus.html

4. http://www.nrfacil.com.br/

Fontes

Page 24: Transporte Manual de Carga