transmissão rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose

3
TRANSMISSÃO RUBÉOLA É causada por um vírus do gênero Rubivirus, o Rubella vírus. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa que acomete principalmente crianças entre cinco e nove anos. A transmissão acontece de uma pessoa a outra, geralmente pela emissão de gotículas das secreções respiratórias dos doentes. É pouco freqüente a transmissão através do contato com objetos recém-contaminados por secreções de nariz, boca e garganta ou por sangue, urina ou fezes dos doentes. A rubéola congênita acontece quando a mulher grávida adquire rubéola e infecta o feto porque o vírus atra vessa a placenta. Referência: http://www.bio.fiocruz.br/index.php/rubeola- sintomas-transmissao-e-prevencao TRANSMISSÃO CITOMEGALOVÍRUS O citomegalovírus pode ser transmitido das seguintes formas: * por via respiratória – tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe servem de veículo para a transmissão do vírus; * por transfusão de sangue; * por transmissão vertical da mulher grávida para o feto; * por via sexual – neste caso, ele é considerado causador de doença sexualmente transmissível; * por objetos como xícaras e talheres – embora esse tipo de transmissão seja pouco comum, ele é possível porque o citomegalovírus não é destruído pelas condições ambientais. Obs: é quase impossível viver sem ser infectado, em algum momento, pelo citomegalovírus. O período de incubação varia de alguns dias a poucas semanas Referência: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/citomegalovirus/

Upload: gabriela-sunday

Post on 13-Dec-2015

9 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

rubeola,citomegalov e toxoplasm.

TRANSCRIPT

Page 1: Transmissão Rubéola, Citomegalovírus e Toxoplasmose

TRANSMISSÃO RUBÉOLA

É causada por um vírus do gênero Rubivirus, o Rubella vírus. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa que acomete principalmente crianças entre cinco e nove anos. A transmissão acontece de uma pessoa a outra, geralmente pela emissão de gotículas das secreções respiratórias dos doentes. É pouco freqüente a transmissão através do contato com objetos recém-contaminados por secreções de nariz, boca e garganta ou por sangue, urina ou fezes dos doentes. A rubéola congênita acontece quando a mulher grávida adquire rubéola e infecta o feto porque o vírus atravessa a placenta.

Referência: http://www.bio.fiocruz.br/index.php/rubeola-sintomas-transmissao-e-prevencao

TRANSMISSÃO CITOMEGALOVÍRUS

O citomegalovírus pode ser transmitido das seguintes formas:

* por via respiratória – tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe servem de veículo para a transmissão do vírus;

* por transfusão de sangue;

* por transmissão vertical da mulher grávida para o feto;

* por via sexual – neste caso, ele é considerado causador de doença sexualmente transmissível;

* por objetos como xícaras e talheres – embora esse tipo de transmissão seja pouco comum, ele é possível porque o citomegalovírus não é destruído pelas condições ambientais.

Obs: é quase impossível viver sem ser infectado, em algum momento, pelo citomegalovírus. O período de incubação varia de alguns dias a poucas semanas

Referência: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/citomegalovirus/

TRANSMISSÃO TOXOPLASMOSE

A toxoplasmose não é transmitida de pessoa para pessoa, exceto em casos de mãe para bebê (congênita), transfusão de sangue e transplante de órgãos. As três formas mais comuns de transmissão são através de alimentação, de animais (zoonose) e de mãe para bebê (congênita).

Transmissão da toxoplasmose através da alimentação

O parasita da toxoplasmose pode ser transmitido a humanos através dos alimentos. Pessoas podem ser infectadas ao:* Comer carne contaminada não cozinhada.

Page 2: Transmissão Rubéola, Citomegalovírus e Toxoplasmose

* Ingestão acidental de carne crua contaminada depois de manuseá-la e não lavar as mãos cuidadosamente (toxoplasma não pode ser absorvido pela pele intacta).

* Comer alimento contaminado por faca ou utensílios que tiveram contato com carne crua contaminada.

Transmissão da toxoplasmose de animais para humanos - zoonose

Os gatos desempenham um papel importante na disseminação da toxoplasmose. Gatos ficam infectados ao comer roedores, passarinhos e outros pequeno animais contaminados. O parasita então é passado nas fezes do gato na forma de oocisto, o qual é microscópio. Pessoas podem acidentalmente engolir o oocisto do parasita ao:* Ingerir acidentalmente o oocisto depois de limpar a caixa de fezes do gato.* Ingerir acidentalmente o oocisto depois de tocar ou comer alguma coisa que entrou em contato com fezes de gato infectado com toxoplasma.* Ingerir acidentalmente o oocisto em solo contaminado.* Beber água contaminada pelo parasita toxoplasma.

Transmissão congênita

Um mulher que foi infectada recentemente com toxoplasma durante a gravidez pode transmiti-lo ao feto (infecção congênita). A mulher pode não ter sintomas, mas é possível que o bebê sofra conseqüências severas, como doenças no sistema nervoso e olhos.

Referência: http://www.copacabanarunners.net/toxoplasmose.html