trabalho vetor x bitmap

8
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA Nome: Rafael Luis Coelho

Upload: rafael-coelho

Post on 30-Jun-2015

348 views

Category:

Documents


64 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho VETOR X BITMAP

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Nome: Rafael Luis CoelhoProfs. Rodrigo Souza e Rodrigo TasDesign 1° Sem

Page 2: Trabalho VETOR X BITMAP

VetorÉ a imagem na qual é calculada por meio de funções matemáticas que definem o plano, e o preenchimento do plano. Permite a configuração automática de qualquer tipo de cor e o preenchimento perfeito e uniforme desta cor, no objeto. O preenchimento é feito de forma uniforme acompanhando automaticamente as definições do vetor.A grande vantagem de um vetor é a praticidade de redimensionar a imagem sem perder sua qualidade, tanto aumentando quanto diminuindo, pois é calculado por uma nova função matemática qual mantêm qualidade total da imagem.É composto por descrições geométricas de formas, como por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.Em um trecho solido de apenas uma cor, o programa trabalha apenas com repetição do padrão da cor.Como por exemplo, na figura a baixo.

Portanto Vetor é apenas um desenho que utiliza de formas matemáticas. Como nos exemplos de vetor abaixo.

Page 3: Trabalho VETOR X BITMAP
Page 4: Trabalho VETOR X BITMAP

Bitmap

Uma imagem Bitmap se trata de uma imagem de mapa de pontos também conhecido como Pixel, rico em cores e contrastes. Ao digitalizarmos essas imagens, temos uma matriz matemática. Com a grande quantidade de informações contidas em uma imagem bitmap, gera-se um arquivo mais pesado que os vetores. E devido a essa riqueza de detalhe, mostra um resultado visual mais próximo do real. Ao redimensionar essas imagens perde-se a qualidade que ela tinha, pois cada ponto (ou pixel) tem uma informação de cor, luz e sombra inerente aquele espaço, portanto ao tentar aumentar uma imagem bitmap o arquivo somente aumenta o tamanho do pixel no que resultado no chamado pixelização da imagem onde a imagem começa a ficar embasada perdendo o foco que tinha anteriormente.

Temos diferentes tipos de imagens Bitmap, quais são:Imagem Line-Art: imagem que contem apenas duas cores.Grayscale: Contem variações de tons de cinza.Multi-tónicas: Contem graduação de 2 ou mais cores.E a imagem a cores: que contem grande variações de tonalidades de cores, que pode ser reconhecida pelos formatos RGB,CMYK ou LAB.Segue alguns exemplos a baixo:

Imagem Line Art

Grayscale

Multi-Tónica

A cores

Page 5: Trabalho VETOR X BITMAP

Para fazer o reconhecimento da diferença de imagens como Bitmap e Vetor, segue anexos alguns exemplos comparando os dois tipos de imagem. Para melhor compreensão é de grande importância notar a diferença de definições e formas de cada uma.

Imagem simples comparando o mapa de pontos e as funções matemáticas.

Imagem comparando a qualidade após ser Redimensionada.

Imagem simples mostrando com um ZOOM em um logotipo a diferença na qualidade do preenchimento e podemos notar o mapa de pontos que forma na imagem bitmap ao contrario da imagem de vetor que tem seu preenchimento uniforme em todo vetor.

Page 6: Trabalho VETOR X BITMAP

Resolução É a grandeza que define a imagem, em tela ou impressa. As propriedades de resolução relativas as quantidades e qualidade nos mapas de pontos são: Resolução de Imagem; Resolução de bits; Resolução de vídeo; Linhas de retícula; Resolução de saída.Uma imagem de alta resolução significa que ela tem quantidade de pontos em uma determinada área, maior densidade.Pois quanto mais pontos uma imagem tiver em determinada área, maior essa imagem é, mais informação ela possui.

DPI

Dots per Inch, ou pontos por polegada, conforme a finalidade com que trabalhamos determinada imagem definiremos a resolução ideal.Como por exemplo uma imagem para Internet por ser uma imagem que será postada na rede ele precisa ser “leve” pois com isso terá mais agilidade nas transições portanto seria uma imagem com baixa resolução, em formatos de DPI apenas 72dpi são o suficiente para o fim.

Memória (MB e KB)

A memória de computados é uma área de armazenamento temporário onde as informações em uso, dos programas e dados, são mantidas enquanto são utilizadas.A memória da máquina é composta por uma porção fixa, é composta por numeros binários.Sendo representados por termos como MB, KB dentro outros.Abaixo segue tabela com os valores de cada termo.

Termo Potência Valor Valor aproximado

1 kilobyte (Kb) 2^10 1.024 mil

1 megabyte (Mb) 2^20 1.048.576 milhão

1 gigabyte (Gb) 2^30 1.073.741.824 bilhão

1 terabyte (Tb) 2^40 1.099.511.627.776 trilhão

Extensões de arquivos / Software

Extensões vetoriais:Windows Metafile: .WMFScalable Vector Graphics: .SVGAutoCad: .DWG/DWF

Programas vetoriais:Corel Draw: .CDRIllustrator : .AIFreehand: .FH

Extensões Bitmap:Tagged Image File Format: .TIFJoint Photographic Experts Group: .JPG

Programas Bitmap:Photoshop: .PDSCorel Photo Paint: .CTPCorel Painter: .RIF

TGA-Targe usado para televisao analogica