trabalho numero 01 -ok.doc

3
UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA FEAT- FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA e TECNOLOGIA - ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA Universidade De Marília FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA Profº. EDSON NAVARRO TRABALHO NUMERO 01 1

Upload: silas-marques-ribeiro

Post on 11-Dec-2015

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: TRABALHO NUMERO 01 -ok.doc

UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIAFEAT- FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA e TECNOLOGIA - ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

Universidade De Marília

FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E TECNOLOGIAENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

Profº. EDSON NAVARROTRABALHO NUMERO 01

Silas Marques Ribeiro RA 154042-5

Marília

1

Page 2: TRABALHO NUMERO 01 -ok.doc

UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIAFEAT- FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA e TECNOLOGIA - ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

TRABALHO NUMERO 01

Ler atentamente os capítulos 1 e 2 da referencia: Pratica de prevenção de acidentes – ZÓCCHIO, e responder as seguintes questões:

1 – Porque “Segurança do Trabalho e Prevenção de Acidentes” são duas expressões que se confundem na pratica? Explique.

A segurança do trabalho é um conjunto de recursos empregados para prevenir acidentes; isso leva a entender que a segurança do trabalho são meios preventivos e a prevenção dos acidentes é o fim a que se deseja chegar. Uma esta relacionada a outra, só se consegue uma prevenção de acidentes se as medidas de segurança do trabalho forem aplicadas corretamente, mas na prática acabam se tornando um mesmo sentido.

2 – Explicar porque as empresas devem criar os seus próprios serviços de segurança?

Os serviços de segurança são instalados com a finalidade de estabelecer normas e por em prática os recursos possíveis para conseguir a prevenção de acidentes. Embora os princípios básicos obedecidos sejam os mesmos, cada serviço de segurança devem se adaptar à extensão, condições e tipo de organização da empresa. Por exemplo: uma indústria metalúrgica de duzentos empregados, uma fabrica de explosivos que emprega mil trabalhadores e uma empresa de transportes de qualquer extensão requerem serviços de segurança com características diferentes, embora fundamentalmente venham a ser semelhantes. Os serviços especializados de Segurança e Higiene do Trabalho são agora previstos por lei, o que poderá incrementar a criação desse gênero de atividade em muito mais indústrias. O Artigo 164, Seção II, do Capítulo V da CLT, alterado pelo Decreto-lei n.º 229 de 26/02/1967, expressa sobre o assunto.

3 – Comente a seguinte expressão: “ Nada existe capaz de justificar a omissão das medidas de segurança nos trabalhos industriais”.

Porque está se tratando de vida humana, e nesse ponto todas as medidas de seguranças são poucas, e hoje omitir segurança no ambiente de trabalho é crime, uma empresa que investe em segurança no trabalho faz um investimento futuro, pois isso poderá trazer economia futura e trabalhadores rendendo mais. Os gastos são maiores quando ocorre um acidente de trabalho e principalmente quando o funcionário fica afastado muitas vezes por tempo indeterminado sem produzir nada para a empresa.

Para uma empresa é prejudicial economicamente ter um funcionário afastado e para o próprio funcionário é ainda pior, pois ele que sofrerá as consequências mais graves, exemplo morte ou invalidez. Por isso não podemos abrir mão de fazer tudo com segurança, não custa nada gastar um tempo colocando uma corda vida, ou um sinto de segurança para evitar esse tipo de acidente por exemplo. Além do mais que a própria legislação brasileira NR 35 artigo 35.2.2 item c diz "interromper suas atividades exercendo o direito de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis”, ou seja, ninguém é obrigado a correr riscos no trabalho.

2