trabalho de sociologia

3
Ariel Luiz, Danielle Gomes & João Pedro Campbell Mirian Lúcia – Sociologia – 2º do ensino médio

Upload: danielle-gomes

Post on 25-Jul-2015

291 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de sociologia

Ariel Luiz, Danielle Gomes & João Pedro Campbell

Mirian Lúcia – Sociologia – 2º do ensino médio

Centro Educacional Redentor

Page 2: Trabalho de sociologia

As Diferentes Culturas1. CULTURA: Singapurianos (Singapura)

De acordo com sua diversidade cultural, os habitantes de Singapura reúnem suas celebrações ao redor das principais festividades das respectivas religiões que convivem no país. Os descendentes dos chineses são basicamente taoístas ou budistas, apesar de que alguns praticam o cristianismo; também se encontram seguidores das religiões muçulmanos e hindus. Existe uma longa tradição de cultivar a ópera chinesa, uma mescla de diálogos, música, canções e bailes e a cultura teatral prove da legendária dinastia Ming. Pelas ruas da cidade se costuma apresentar atuações populares, especialmente no Ano Novo Chinês. O Baile do Leão é um espetáculo único que combina demonstrações acrobáticas e se desenvolve especialmente durante as festas tradicionais chinesas. Também se cultivam as tradições artísticas malayas e Indianas que encontraram melhores maneiras de expressar a raiz da recente abertura política.Uma vez que Singapura é uma pequena e relativamente moderna amálgama de povoamentos chineses, malaios e indianos, existe pouco de uma cultura especificamente singapureana. De uma forma inteiramente única, os vários grupos étnicos continuam a celebrar as suas próprias culturas. Singapura é provavelmente o único lugar do mundo onde se pode encontrar um casamento malaio a ter lugar lado a lado com um casamento chinês, por exemplo. Os feriados principais reflectem o modo como a cultura local celebra esta diversidade. Ao contrário de muitas outras sociedades multiculturais, os feriados públicos principais incluem o Ano Novo do calendário gregoriano, o ano novo chinês, o Hari Raya Haji e o Deepavali.

2. CULTURA: Mongólicos (Mongólia)

A cultura da Mongólia é bastante homogênea, havendo poucas diferenças no seio da população. A Mongólia tem o seu próprio grupo étnico, que compreende 85% da população do país, a língua oficial o calca-mongol é falada por 90% das pessoas e 96% da população é budista. A dieta da população depende da região do país considerada e consiste, sobretudo em carne, sendo os vegetais uma novidade na dieta mongol. No sul, consomem-se cordeiro e muitos produtos derivados do camelo. Nas montanhas, o bife é muito mais comum. Na capital, Ulaanbaatar, existe uma vasta variedade de comida disponível, a maior parte desta importada. Acima de tudo, não há figura mais venerada na cultura popular mongol do que Genghis Khan, o fundador do Império Mongol no século XIII. Seu local de nascimento, seus possíveis locais de sepultamento, supostas relíquias pertencentes ao antigo conquistador mongol são celebrados em procissões e feriados nacionais e considerados sagrados - num ponto onde cultura e religião começam a se fundir.

3. CULTURA: Mongólicos (Mongólia)

Page 3: Trabalho de sociologia

São de destacar as mais de 2.750 antigas pedras pintadas que se tem distribuido por mais de 200 zonas das Colinas Tsodilo e que são atribuidas aos antepassados dos povoadores de San.

Como na maioria dos países africanos, as práticas culturais da população estão influenciadas pela presença européia. Em numerosos centros culturais e museus se tenta fazer uma conservação das culturas. Em Gaborone e Francistowm existem museus que mostram aspectos da arte do país e do estrangeiro.