trabalho de pares de sociologia

22
Trabalho de pares de Sociologia (Colégio de Santa Doroteia) A Importância dos Partidos Políticos na Sociedade Portuguesa

Upload: miguel-carvalho

Post on 13-Apr-2016

35 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

sociologia

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de Pares de Sociologia

Trabalho de pares de Sociologia(Colégio de Santa Doroteia)

A Importância dos Partidos Políticos na Sociedade Portuguesa

Trabalho realizado por:Miguel Carvalho nº6 L/H

Sebastião Condado nº7 Eco

Page 2: Trabalho de Pares de Sociologia

Índice

Introdução Pág. 3

PPM Pág. 4 História Implementação Geográfica Presença nos Meios de Comunicação Social Valores/Suporte Ideológicos Pág. 4/5 Evolução dos resultados eleitorais nos últimos 40 anos Símbolos Pág. 7

PAN Pág. 8 Estrutura Implementação Geográfica Presença nos Meios de Comunicação Social Valores Pág. 8/9 Evolução do partido nos últimos 40 anos Pág. 10 Símbolos Caracterização do eleitorado/simpatizantes Pág. 11 Importância/Impacto na sociedade portuguesa

LIVRE Pág.12 Implementação Geográfica Presença nos Meios de Comunicação Social Valores Pág. 12/13 Evolução do partido nos últimos 40 anos Símbolos Pág. 14 Caracterização do eleitorado/simpatizantes

Conclusão Pág. 15

Bibliografia Pág. 16

2

Page 3: Trabalho de Pares de Sociologia

Introdução

No âmbito da disciplina de Sociologia, foi-nos pedido para realizarmos um trabalho com o objetivo final de compreender a importância de diversos partidos políticos na sociedade portuguesa.O nosso par ficou com três pequenos e desconhecidos partidos: o PPM (Partido Popular Monárquico), o PAN (Pessoas-Animais-Natureza) e o LIVRE. Estes partidos não são muito conhecidos devido à pouca ou nenhuma exposição televisiva e devido ao facto de serem partidos sem representação parlamentar em Portugal Continental.No entanto acreditamos que, com este trabalho, podemos esclarecer melhor pessoas que não estão tão familiarizadas com estes partidos, e concluir se de facto têm uma importância relevante na sociedade portuguesa.

3

Page 4: Trabalho de Pares de Sociologia

PPM (Partido Popular Monárquico)

História

As origens do PPM remontam a 1957, enquanto coligação política de sectores monárquicos activos na oposição ao Estado Novo. Em 1971, o Movimento Popular Monárquico, a Liga Popular Monárquica e a Renovação Portuguesa formaram a Convergência Monárquica. Finalmente, em Maio de 1974, a Convergência Democrática deu lugar ao Partido Popular Monárquico. São, por isso, o resultado de uma convergência de diversos sectores monárquicos, oriundos de vários posicionamentos ideológicos. 

Implementação Geográfica

O PPM tem sede nacional em Lisboa (Travessa da Pimenteira, nº2 R/C Esq. 1300-460 Lisboa) no entanto, como tem representação parlamentar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores da Ilha do Corvo, é nessa mesma ilha que se encontra a sua sede de representação parlamentar.

Presença nos Meios de Comunicação Social

Sendo o PPM um partido relativamente pequeno, as suas ações não são tão divulgadas como as ações de outros grandes partidos, não aparecendo na televisão Continental (só aparecem na RTP Açores). Apesar disso, estão presentes em várias redes sociais, tais como Facebook, Twitter e Google Plus, para melhor contacto com os seus simpatizantes.

Valores/Suporte Ideológicos

O PPM tem valores pelos quais se regem como partido. Paulo Estêvão, atual Presidente do PPM, enumera-os da seguinte forma:“Somos, em primeiro lugar, monárquicos. Isto significa que

4

Page 5: Trabalho de Pares de Sociologia

defendemos a existência de um sistema de governo monárquico, sufragado constitucionalmente pelo Povo Português. Ser monárquico significa, para nós, construir um projecto nacional unificado, protegido e constantemente promovido por um monarca cuja principal função será unir os portugueses e lembrar-lhes que todos juntos constituímos uma grande nação com nove séculos de História e um impacto tremendo na História Universal. Somos, por isso, intrinsecamente patriotas, defensores da nossa tradição humanista e moderados nas paixões partidárias.Em termos económicos, defendemos a propriedade individual e o sistema de mercado livre, sendo que não abdicamos do controlo directo ou indirecto dos sectores estratégicos da economia nacional. Defendemos a revalorização do sector agrícola, pois preocupa-nos a nossa dramática dependência alimentar em relação ao exterior. Queremos centrar a nossa estratégia de desenvolvimento na exploração dos importantíssimos recursos que temos à nossa disposição no nosso imenso Mar Territorial (o 8º maior do mundo). Finalmente, no âmbito da União Europeia, opomo-nos à intensificação do processo federal europeu. Defendemos uma confederação de povos europeus livres, em detrimento de uma UE assimetricamente federal e hegemonizada pelos grandes países europeus."

Evolução dos resultados eleitorais nos últimos 40 anos

O PPM, sendo um partido desconhecido pela maioria, obteve sempre resultados muito baixos nas eleições. Os quadros seguintes mostram os resultados obtidos pelo PPM em eleições legislativas e europeias.

5

Page 6: Trabalho de Pares de Sociologia

Eleições Legislativas

Eleições Europeias

6

Page 7: Trabalho de Pares de Sociologia

Símbolos

O PPM tem como símbolos as cores azuis e branca (cores da monarquia), a bandeira monárquica e o seu logotipo.

7

Page 8: Trabalho de Pares de Sociologia

PAN (Pessoas-Animais-Natureza)

Estrutura

Fazem parte do PAN, de acordo com o Artigo 14º dos Estatutos, os seguintes órgãos nacionais:

Implementação Geográfica

O PAN tem sede nacional situada em Lisboa (Av. Almirante Reis, 81 B 1150-012 Lisboa). No entanto, encontra-se espalhado por Portugal Continental e ilhas.

Presença nos Meios de Comunicação Social

Tal como o PPM, este partido também tem pouca divulgação na televisão, tendo portanto contas em várias redes sociais como o Youtube, Facebook e Twitter.

Valores

No site oficial deste partido, o PAN descreve a sua missão e a sua filosofia da seguinte forma:

“O PAN defende uma sociedade onde todos os seres sencientes, humanos e não-humanos, possam viver com o mundo natural numa harmonia tão ampla quanto possível, com bem-estar e felicidade. Nesse sentido defendemos indicadores alternativos do desenvolvimento social, como a Felicidade Interna Bruta, que tenha em conta factores não contabilizados pelo Produto Interno Bruto. Os interesses humanos e animais e o equilíbrio ecológico

8

Page 9: Trabalho de Pares de Sociologia

devem ser igualmente considerados e procurar-se a solução eticamente mais justa quando pareçam estar em conflito, tendo em conta as suas especificidades. No que respeita às históricas tomadas de consciência moral e ética da humanidade, a recusa do esclavagismo, do racismo e do sexismo, bem como da discriminação com base na origem social, na religião e na orientação sexual, deve completar-se com a da discriminação baseada na espécie, o especismo. Na verdade todos estes preconceitos têm uma mesma natureza injustificável: presumir-se superior e com direito a desconsiderar, maltratar, oprimir e explorar outros seres só por se pertencer a uma raça, sexo ou espécie diferentes, ter-se mais poder, um diferente tipo de inteligência, recursos ou opções diversas. O PAN defende que o movimento de defesa dos direitos humanos universais tem hoje a sua natural continuidade na luta pelo reconhecimento e consagração jurídica dos direitos dos animais, da natureza e das gerações futuras de humanos e não-humanos.O PAN pretende ser a voz e o braço políticos dos movimentos cívicos, das associações e das ONGs que buscam suprir e superar os limites das políticas estatais e institucionais e promover uma consciência activamente solidária nas causas humanitária, animal e ecológica, bem como de todos os indivíduos, associações e movimentos que nas várias esferas – espiritual, cultural, educativa, social, terapêutica, alimentar, etc. - procuram desde já efectuar a transição para uma sociedade alternativa e um mundo novo. O PAN visa contribuir para que estas forças e iniciativas tomem consciência de que, apesar de incidirem em áreas específicas, na verdade os seus esforços convergem para um mesmo fim. O PAN aspira assim a ser uma plataforma de encontro e convergência que as leve a conhecerem-se melhor e a reconhecerem a afinidade dos seus objectivos, estabelecendo iniciativas comuns. O PAN pretende ser a vanguarda em Portugal de todas as descobertas e iniciativas pioneiras que contribuam para criar um país e um mundo mais sustentável, ético e feliz.”

9

Page 10: Trabalho de Pares de Sociologia

Evolução do partido nos últimos 40 anos

Nas primeiras eleições legislativas em que participou, em 2011, o partido apresentou listas em todos os círculos eleitorais, excepto Bragança e Fora da Europa. Nessas eleições, o PAN obteve 57 995 votos sendo, a nível nacional, a sétima força política mais votada. No entanto, este resultado não permitiu a eleição de qualquer deputado para a Assembleia da República.Nas eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira em 2011 obteve 2,13% dos votos elegendo o seu primeiro deputado, Rui Manuel dos Santos Almeida.

Símbolos

O PAN tem como símbolos a cor azul e elementos da natureza (árvores).

10

Page 11: Trabalho de Pares de Sociologia

Caracterização dos eleitorados/simpatizantes

Sendo este partido maioritariamente em defesa dos animais e do ambiente, os seus simpatizantes são pessoas que partilham os mesmos ideais. Foi possível encontrar simpatizantes famosos, tais como Rui Reininho, Ágata ou Pedro Laginha.

Importância/Impacto na sociedade portuguesa

Este partido tem um grande impacto na nossa sociedade, maioritariamente por defender a dignidade humana, os direitos dos animais e a preservação do meio ambiente. As pessoas, refletindo-se nestes ideais, apoiam este partido.

11

Page 12: Trabalho de Pares de Sociologia

LIVRE

Implementação Geográfica

O LIVRE tem sede nacional em Lisboa (Apartado 021173 EC Praça do Município 1129 – 001 Lisboa) e por enquanto, apenas se situa na capital, estando neste momento a desenvolver núcleos territoriais.

Presença nos Meios de Comunicação Social

Tal como os dois partidos anteriores, o LIVRE também tem pouca ou nenhuma divulgação na televisão usando por isso várias redes sociais como o Facebook, o YouTube e o Twitter.

Valores

No site do LIVRE conseguimos encontrar um quadro com os princípios e valores mais importantes deste partido:

12

Page 13: Trabalho de Pares de Sociologia

Evolução do partido nos últimos 40 anos

Tendo sido criados exatamente à um ano (19 de Março de 2014), este partido entrou nas eleições para o Parlamento Europeu em 2014, tendo obtido os seguintes resultados:

Símbolos

13

Page 14: Trabalho de Pares de Sociologia

O LIVRE tem como símbolos a papoila e a sigla “L”.

Caracterização do eleitorado/simpatizantes

“Os simpatizantes do LIVRE têm direito a eleger e ser eleitos pré-candidatos em eleições primárias abertas, em igualdade de circunstâncias com os membros do partido; os simpatizantes têm também direito a participar em deliberações sobre documentos programáticos, em particular para campanhas e atos eleitorais específicos.”Como este partido é relativamente recente, não encontrámos informações sobre os seus simpatizantes, apesar de ter obtido 71495 votos nas eleições europeias.

Conclusão

14

Page 15: Trabalho de Pares de Sociologia

Com este trabalho conseguimos ficar a conhecer melhor partidos sem representação parlamentar em Portugal Continental e com pouca divulgação na comunicação social. Estes partidos (PPM, PAN, LIVRE, etc.) são pouco apoiados e pouco divulgados devido a serem partidos relativamente pequenos em relação a outros partidos representados na Assembleia da Républica e que são bastantes grandes (PS, PSD, BE, etc.) mas que podem por vezes não ser aquilo que os eleitores querem verdadeiramente defender, podendo, estes pequenos partidos ser mais próximos do que as pessoas procuram.

15

Page 16: Trabalho de Pares de Sociologia

Bibliografia

http://www.ppm.com.pt/forum/index.php? sid=a90090769971e24d6415c74d8a1ebbfe

http://pt.wikipedia.org/wiki/ Partido_Popular_Monárquico

http://www.pan.com.pt

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pessoas-Animais- Natureza

http://livrept.net

http://pt.wikipedia.org/wiki/ LIVRE_(partido_pol%C3%ADtico)

Para além de termos ido pesquisar à Internet, contactámos também os partidos e realizámos algumas questões, de modo a obter um maior e mais aprofundado conhecimento acerca do partido.

16