trabalho de proteção radiologica n 1

18

Upload: celinafc

Post on 07-Aug-2015

96 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de proteção radiologica   n 1
Page 2: Trabalho de proteção radiologica   n 1

O objetivo deste plano é estabelecer os requisitos básicos de proteção radiológica para os equipamentos, pessoas e para os profissionais que trabalham na indústria petroleira.

1. OBJETIVO

Page 3: Trabalho de proteção radiologica   n 1

2. AREA ADMINISTRATIVA:RUA 12 DE OUTUBRO, Nº 197 – NOVA ESPERANÇA – RIO

BRANCO - ACRE

2.1 CAMPO DE ATUAÇÃO:ESTRADA FLORIANO PEIXOTO, Nº 213 - NOVO HORIZONTE - SC

1.1 - PLANO DE RADIO PROTEÇÃO PARA A EMPRESA RADIACRE LTDA.

Page 4: Trabalho de proteção radiologica   n 1

DIRETOR GERAL: ADRIAN BRUNA DE OLIVEIRA SOMOSA

DIRETOR ADMINISTRATIVO: ALINE MIRANDA FERREIRA RODRIGUESSUPERVISOR DE PROTEÇÃO RADIOLOGICA EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL): ANTONIO SOUZA DA COSTARESPONSAVEL TÉCNICO: CELINA FERREIRA COSTA TÉCNICO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL: DEBOTA LUSTOSATÉCNICO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL: EVELINE DE SOUZA OLIVEIRATÉCNICO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL: FRANCISCO DAS CHAGAS LIMA DA COSTATÉCNICO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL: GLANIA DE SOUZA CORDEIRO

3. PROFISSIONAIS

Page 5: Trabalho de proteção radiologica   n 1

9. TÉCNICO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL: IZANE SANTANA DA SILVA10.TÉCNICO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL: JACKSON DE ARAÚJO TAVEIRA11. TÉCNICO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL: KAROLINE NASCIMENTO QUEIROZ12. TÉCNICO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL: ROBERTO WINYCIUS DA SILVA13. TÉCNICO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL: SARA DANIELA DE ARAÚJO ALBUQUERQUE

3. PROFISSIONAIS

Page 6: Trabalho de proteção radiologica   n 1
Page 7: Trabalho de proteção radiologica   n 1

1. Fontes de Radiação: Serão  utilizadas fontes de Irídio 192  e Selênio 75 para os serviços de  radiografia industrial. 2. Irradiador:.  3. Equipamentos de Raios X:4. Equipamento Crawler5. Colimador. O Fator de redução mínimo do colimador e de17 vezes  6. Medidores de Área  7. Medidores Individuais  8.Monitores Individuais9.Sinalização de Área: a)  Cordas ou faixas /  fitas de advertências (fitas zebradas),  cavaletes  e/ou  cones.  b)  Placas de sinalização com  símbolo internacional de presença de radiação  ionizante.  c) Sinais luminosos para serviços noturnos.

OPERAÇÕES DE ROTINA - Os seguintes equipamentos de rotinas serão utilizados para  fins deste Plano. 

EQUIPAMENTOS

Page 8: Trabalho de proteção radiologica   n 1
Page 9: Trabalho de proteção radiologica   n 1
Page 10: Trabalho de proteção radiologica   n 1
Page 11: Trabalho de proteção radiologica   n 1
Page 12: Trabalho de proteção radiologica   n 1

5. PLANO DE PROTEÇÃO RADIOLOGICA

5.2 - Serão adotadas medidas de  segurança  em  radioproteção  por todas as pessoas envolvidas com os serviços de radiografia industrial.  Ações de Segurança e Radioproteção: Os serviços de radiografia serão realizados preferencialmente  nos horários de menor circulação possível de veículos e de indivíduos.  

5.1 JUSTIFICAÇÃO é o princípio básico de proteção radiológica que estabelece que nenhuma prática ou fonte adscrita a uma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado.

Page 13: Trabalho de proteção radiologica   n 1

5.3 - OTIMIZAÇÃO DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA estabelece que as instalações e as práticas devem ser planejadas, implantadas e executadas de modo que a magnitude das doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais sejam tão baixos quanto razoavelmente exeqüíveis, levando-se em conta fatores sociais e econômicos, além das restrições de dose aplicáveis.

5. PLANO DE PROTEÇÃO RADIOLOGICA

5.4 - A empresa promoverá meios e  condições necessárias à realização segura  dos serviços de  radiografia  (iluminação, condições de  vala,  andaimes, proteção física  e  patrimonial,  etc.).  A empresa  assinará um  Termo de  Compromisso com a empresa prestadora de serviço de radiografia, garantindo  condições de trabalho. 

Page 14: Trabalho de proteção radiologica   n 1

5.5 - LIMITAÇÃO DE DOSES INDIVIDUAIS Os limites de doses individuais são valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidos para exposição ocupacional e exposição do público decorrentes de práticas controladas, cujas magnitudes não devem ser excedidas.

5. PLANO DE PROTEÇÃO RADIOLOGICA

5.6 - A empresa compromete - se a respeitar os valores de Limite de dose efetiva média anual não excedendo 20 mSv em qualquer período de 5 anos consecutivos, não excederá 50 mSv em nenhum ano. A dose equivalente anual não excederá 500 mSv para extremidades e 150 mSv para o cristalino. Obedecendo tambem todos os item referentes a limitação de dose da NR 453/98.

Page 15: Trabalho de proteção radiologica   n 1

5. PLANO DE PROTEÇÃO RADIOLOGICA

5.7 - PREVENÇÃO DE ACIDENTES No projeto e operação de equipamentos e de instalações deve-se minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes (exposições potenciais). Deve-se desenvolver os meios e implementar as ações necessárias para minimizar a contribuição de erros humanos que levem à ocorrência de exposições acidentais.

5.8 - A empresa se compromete a não construir instalação, modificar ou desativar nenhum equipamento, vender, transferir do local sem que a Contratante esteja de acordo com os requisitos estabelecidos neste plano. Obedecendo também todos os item referentes a prevenção de acidentes da NR 453/98.

Page 16: Trabalho de proteção radiologica   n 1

6. VALORES

6.2 - Previsão de Início da obra : 12/04/2015  e previsão de Término da obra: 25/01/2017 .  

6.1 - Para a realização do Plano de proteção radiológica será cobrado o valor d e R$4.000,00 (quatro mil reais ), a serem pagos a partir do inicio da obra divididos em 6 meses. 1ª parcela em 12/04/2015 e ultima parcela em 12/09/2014.

Page 17: Trabalho de proteção radiologica   n 1

ADRIAN BRUNA DE O. SOMÔSAALINE M. FERREIRA RODRIGUES

ANTONIO SOUZA DA COSTACELINA FERREIRA COSTA

DEBORA ARAÚJO L. DE MELOEVELINE DE SOUZA OLIVEIRA

FRANCISCO DAS CHAGAS L. DA COSTAGLANIA DE SOUZA CORDEIRO

IZANE SANTANA DA SILVAJACKSON DE ARAÚJO TAVEIRA

KAROLINE NASCIMENTO QUEIROZROBERTO WINYCIUS DA SILVA BEIRUTH

SARA DANIELA DE ARÁUJO ALBUQUERQUE

CST. RADIOLOGIA - 3º PERIODO

Disciplina: PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

Profº ADEILSON

Page 18: Trabalho de proteção radiologica   n 1

http://www.cnen.gov.br/seguranca/requerimentos/parae.pdfhttp://www.conter.gov.br/uploads/legislativo/portaria_453.pdf

REFERENCIAS