trabalho como mediação

12
Trabalho como Mediação

Upload: andressa-joao-bidoia

Post on 22-Jan-2018

1.952 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho como mediação

Trabalho como Mediação

Page 2: Trabalho como mediação

Na presente Situação de Aprendizagem vamos desenvolver asseguintes habilidades:

compreender que o trabalho é uma atividade base da condiçãohumana;

desenvolver o espírito crítico;

desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos,produzir textos contínuos;

expressar-se oralmente.

Habilidades e Competências

Page 3: Trabalho como mediação

https://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8

O que é Trabalho?

Page 4: Trabalho como mediação

Origem da Ideia de Trabalho

Tripalium: era um instrumentofeito de três paus aguçados,algumas vezes ainda munidos depontas de ferro, no qual osagricultores bateriam o trigo, asespigas de milho, para rasgá-los,esfiapá-los. A maioria dosdicionários, contudo, registratripálio apenas como instrumentode tortura, o que teria sidooriginalmente, ou se tornadodepois.

Page 5: Trabalho como mediação

Perspectiva de Trabalho

Na civilização ocidental, a percepção

de que o trabalho é algo que traz

sofrimento é reforçada por outras ideias

influenciadas pelas tradições greco-

romana e judaico-cristã.

Page 6: Trabalho como mediação

Visão Cristã

No cristianismo, o episódio bíblico daexpulsão de Adão e Eva do Paraíso,como consequência do pecadooriginal, condenando-os ao trabalho,a ganhar o “pão com osuor do rosto”, ampliou a conotaçãonegativa do trabalho. Assim, eleapresenta, em nossasociedade, também os sentidos defadiga, luta, dificuldade e punição.

Page 7: Trabalho como mediação

Na Natureza...

Page 8: Trabalho como mediação

“Toda história humana é a história da luta de classes”Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista.

A organização para o trabalho, para produzir, é a formamesma de humanização do homem, para além da visãodo trabalho como punição, a teoria clássica daSociologia apresenta, guardadas as diferenças pontuaisde cada autor, o trabalho como o fundamento de toda aestrutura social.

Trabalho como mediação

Page 9: Trabalho como mediação

Da Divisão Social do Trabalho

Para Émile Durkheim otrabalho é fonte de coesãosocial, é o fato social capaz deproduzir a solidariedade apartir da qual iremosorganizar nossa sociedade.Para ele, a forma comodistribuímos os papéis sociaisna produção revela o tiposocietário adotado por umadeterminada coletividade.

Durkheim observou que nossaSociedade organizou a produção deforma científica, possibilitando aespecialização das atividades laboraishumanas, impactando numa maiorprodutividade e uma solidariedademais complexa e orgânica, produzidapela interdependência funcional dosatores sociais.

Ém

ileD

urk

he

im

Page 10: Trabalho como mediação

Economia e Sociedade

Para o sociólogo alemão MaxWeber a sociedade deve seranalisada a partir do conjuntode ações individuais. Assim oseria uma vez que sempre queagimos levamos emconsideração as ações dosdemais agente sociais, ou seja,quando vou a uma passeata deprotesto o faço influenciadopela conduta de outrosindivíduos.

Max W

eb

er, R

etrad

od

e Fam

ília

O método weberiano“mira” o indivíduo porser a complexidadesocial potencialmenteinfinita, assim, sendo aconduta individualreflexo de outrascondutas, é possívelobservar no indivíduoa Ação Social.

Nesse sentido o trabalhoaparece como Ação Socialreveladora do espírito quefavorece o desenvolvimentoeconômico, especialmentepelo estabelecimento deuma ferramenta sociológicade reconhecimento deTipos Ideais ou Tipos Puros,que orientam a condutados indivíduos no seiosocial.

Page 11: Trabalho como mediação

Perspectiva Marxista

Karl Marx nasceu naAlemanha, em 1818.Considerado um dos maioresfilósofos alemães, realizouestudos importantes tambémpara a Economia e aSociologia. Tendo como base adialética, desenvolveu ométodo que permite aexplicação da história dassociedades humanas a partirdas relações sociais deprodução.

Kar

l Mar

x, Im

age

m M

use

u M

adam

e T

uss

aud

sd

e

Be

rlim

Marx permitiu aabordagem teóricareveladora da essência dotrabalho no sistema deprodução capitalista, qualseja, a alienação. Isso querdizer que no capitalismo otrabalho não é maisexpressão da humanidadedo homem, mas estácingido (agir separado dopensar), tornando-se merarelação de emprego.

Page 12: Trabalho como mediação

Aula desenvolvida para o 2ª Série do Ensino Médio

Por Prof. João Bidoia