trabalho antropologia

2
QUESTÕES DO TRABALHO 1) O relato elaborado em “ O Arco e o cesto” pelo antropólogo Pierre Clastres, relato que narra assuntos, fatos e regras, sobre o modo de vida dos índios Guaiaquis é um exemplo típico de um estudo da Antropologia Legal. Tarefa: explique por que tal relato é um exemplo claro de estudo da Antropologia legal. A cultura do povo Guayaki se torna um campo de pesquisa para a Antropologia Legal pelo fato de ser uma sociedade primitiva, com regras e costumes próprios, onde o Estado esta distante de ditar as regras. 2) O Pané, é uma regra inicialmente baseada em uma superstição. O Pané, é também um tabu, ou seja, é uma regra que explicita uma proibição. Mesmo tendo traço de superstição e de tabu, o Pané tem uma finalidade social. Tarefa: explique o que é o Pané; e explique em que sentido o Pané tem uma finalidade social. Pané , é uma regra baseada na superstição, onde sua finalidade esta relacionada aos costumes da tribo. Se uma mulher tocar num arco do caçador atrai para a tribo uma maldição na caça e com isso prejudica a economia tribal, se o homem tocar em um cesto da mulher o mesmo perderia sua função de caçador e também sua masculinidade e, assim passaria a carregar um cesto. 3) Entre os Guaiaquis, uma regra clara é que as mulheres carregam o Cesto. Mas, ao lermos o texto entre o inicio da página 76 e o inicio da página 78, Pierre Clastres relata a história de dois homens da tribo que também carregam o cesto, nos caso Chachubutawachugi e Krembégi. Tarefa: explique por que estes dois homens desempenham na tribo esta tarefa feminina de carregar o cesto. Segundo o relato do texto os dois homens eram panes. - Chachubutawagi era um homem viúvo e não possuía mulher alguma por ser pane, pois nenhuma mulher aceita se casar com um amaldiçoado, não possuía arco e não saia com os caçadores, mas sim

Upload: dida-tiengo

Post on 13-Nov-2015

5 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

antropologia legal, uma análise sobre os Guayakis

TRANSCRIPT

QUESTES DO TRABALHO1) O relato elaborado em O Arco e o cesto pelo antroplogo Pierre Clastres, relato que narra assuntos, fatos e regras, sobre o modo de vida dos ndios Guaiaquis um exemplo tpico de um estudo da Antropologia Legal.Tarefa: explique por que tal relato um exemplo claro de estudo da Antropologia legal. A cultura do povo Guayaki se torna um campo de pesquisa para a Antropologia Legal pelo fato de ser uma sociedade primitiva, com regras e costumes prprios, onde o Estado esta distante de ditar as regras.2) O Pan, uma regra inicialmente baseada em uma superstio. O Pan, tambm um tabu, ou seja, uma regra que explicita uma proibio. Mesmo tendo trao de superstio e de tabu, o Pan tem uma finalidade social.Tarefa: explique o que o Pan; e explique em que sentido o Pan tem uma finalidade social. Pan , uma regra baseada na superstio, onde sua finalidade esta relacionada aos costumes da tribo. Se uma mulher tocar num arco do caador atrai para a tribo uma maldio na caa e com isso prejudica a economia tribal, se o homem tocar em um cesto da mulher o mesmo perderia sua funo de caador e tambm sua masculinidade e, assim passaria a carregar um cesto.

3) Entre os Guaiaquis, uma regra clara que as mulheres carregam o Cesto. Mas, ao lermos o texto entre o inicio da pgina 76 e o inicio da pgina 78, Pierre Clastres relata a histria de dois homens da tribo que tambm carregam o cesto, nos caso Chachubutawachugi e Krembgi.Tarefa: explique por que estes dois homens desempenham na tribo esta tarefa feminina de carregar o cesto. Segundo o relato do texto os dois homens eram panes.- Chachubutawagi era um homem vivo e no possua mulher alguma por ser pane, pois nenhuma mulher aceita se casar com um amaldioado, no possua arco e no saia com os caadores, mas sim com as mulheres para a colheita usando seu cesto na altura do peito para no perder sua masculinidade.- krembegi era homossexual, executava trabalhos femininos, era proprietrio de um cesto e possua um lado artstico melhor que das mulheres da tribo. Tornou-se pane por ter um lado invertido inconsciente e no ter contato com o arco, preferindo assim assumir seu lado feminino. 4) Entre a metade da pgina 81 e o inicio da pgina 84, Pierre Clastres narra uma prtica social entre os Guaiaquis: a Poliandria.Tarefa: explique o que a Poliandria; e explique qual a sua finalidade social. A poliandria um costume do povo Guayaki, onde cada mulher possui ao menos dois maridos. Sua finalidade social se d pelo dficit de mulheres na tribo, sendo assim o casamento poliandrico ajuda a preservar como cultura a vida social. Se os Guayaki no aceitassem esse costume sua sociedade no sobreviveria.