trabalho 1

1
Práticas e Modelos na Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares / DREC 5 O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Workshop) Actividade 1 – Distinguir descrição de avaliação 1- Dos seguintes enunciados, indicar os que são descritivos e os que são avaliativos. 2- Melhorar os enunciados mais descritivos, transformando-os claramente em enunciados avaliativos (criação de hipóteses possíveis). Enunciados Tipo Transformação de enunciados descritivos em avaliativos 1- Foi recolhida informação dos departamentos sobre a colecção da BE. Descritivo Após consulta da BE aos departamentos, foi decidido integrar as necessidades identificadas na política de desenvolvimento da colecção. 2- A BE promove sistematicamente mecanismos de avaliação cujos resultados são utilizados na planificação do trabalho. Avaliativo - 3- Iniciativa de um projecto (parceria com a Câmara Municipal) de âmbito nacional. Descritivo Corporizando a cooperação BE / BM, foi planificado e apresentado o projecto Y, de âmbito nacional, com um grande impacto ao nível da participação e com cobertura noticiosa de dois jornais nacionais. 4- Aproximação estimulante às famílias e seu envolvimento no projecto da BE, com o projecto “Leituras em família”. Descritivo A BE envolveu, de forma articulada e activa, os pais e Encarregados de Educação no projecto “Leituras em Família”, conseguindo níveis de adesão elevados. 5- Horário da BE cobre todo o tempo de abertura da escola. Descritivo A coincidência do horário de funcionamento da BE com o tempo de abertura da escola permitiu um acesso acrescido de utilizadores, dado que, não só forneceu serviços e recursos essenciais à prática lectiva, como assegurou as necessidades inerentes às actividades extra-curriculares. 6- A actualização do material informático não corresponde às necessidades dos utilizadores (professores, alunos). Descritivo Os utilizadores da BE convergiram na constatação de que o material informático, apesar de actualizado, não correspondia às suas necessidades, dada a sua escassez numérica e consequente indisponibilidade por utilização contínua. 7- A BE disponibiliza guiões de pesquisa baseados no modelo Big 6. Descritivo Para desenvolver competências no âmbito da literacia da informação, a BE disponibilizou on-line e em contexto formativo presencial, guiões de pesquisa simples e claros, baseados no modelo Big6. Maria do Rosário Monteiro de Figueiredo 1

Upload: eb2-mira

Post on 14-Jul-2015

137 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho 1

Práticas e Modelos na Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares / DREC 5 O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Workshop)

Actividade 1 – Distinguir descrição de avaliação

1- Dos seguintes enunciados, indicar os que são descritivos e os que são avaliativos.

2- Melhorar os enunciados mais descritivos, transformando-os claramente em enunciados avaliativos (criação de hipóteses possíveis).

Enunciados Tipo Transformação de enunciados descritivos em avaliativos

1- Foi recolhida informação dos departamentos sobre a colecção da BE. Descritivo Após consulta da BE aos departamentos, foi decidido integrar as necessidades

identificadas na política de desenvolvimento da colecção. 2- A BE promove sistematicamente mecanismos de avaliação cujos resultados são utilizados na planificação do trabalho.

Avaliativo -

3- Iniciativa de um projecto (parceria com a Câmara Municipal) de âmbito nacional. Descritivo

Corporizando a cooperação BE / BM, foi planificado e apresentado o projecto Y, de âmbito nacional, com um grande impacto ao nível da participação e com cobertura noticiosa de dois jornais nacionais.

4- Aproximação estimulante às famílias e seu envolvimento no projecto da BE, com o projecto “Leituras em família”.

Descritivo A BE envolveu, de forma articulada e activa, os pais e Encarregados de Educação no projecto “Leituras em Família”, conseguindo níveis de adesão elevados.

5- Horário da BE cobre todo o tempo de abertura da escola. Descritivo

A coincidência do horário de funcionamento da BE com o tempo de abertura da escola permitiu um acesso acrescido de utilizadores, dado que, não só forneceu serviços e recursos essenciais à prática lectiva, como assegurou as necessidades inerentes às actividades extra-curriculares.

6- A actualização do material informático não corresponde às necessidades dos utilizadores (professores, alunos).

DescritivoOs utilizadores da BE convergiram na constatação de que o material informático, apesar de actualizado, não correspondia às suas necessidades, dada a sua escassez numérica e consequente indisponibilidade por utilização contínua.

7- A BE disponibiliza guiões de pesquisa baseados no modelo Big 6. Descritivo

Para desenvolver competências no âmbito da literacia da informação, a BE disponibilizou on-line e em contexto formativo presencial, guiões de pesquisa simples e claros, baseados no modelo Big6.

Maria do Rosário Monteiro de Figueiredo 1