totalitarismo na europa

38
Totalitarismo na Europa: Comunismo, Fascismo, Nazismo e a Eclosão da Segunda Guerra Mundial

Upload: daniel-sias

Post on 20-Feb-2017

63 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Totalitarismo na europa

Totalitarismo na Europa:

Comunismo, Fascismo, Nazismo e a Eclosão da Segunda Guerra Mundial

Page 2: Totalitarismo na europa

“Totalitarismo faz referência a todo e qualquer tipo de governo onde um único indivíduo ou partido passa a controlar as diversas instâncias do Estado. Ao mesmo tempo, esse tipo de regime define um tipo de relação onde o governo tem grande poder de intervenção na vida de seus cidadãos.”

O que é Totalitarismo?

Page 3: Totalitarismo na europa
Page 4: Totalitarismo na europa
Page 5: Totalitarismo na europa
Page 6: Totalitarismo na europa

A Revolução Russa (1917)

Page 7: Totalitarismo na europa

O que você sabe sobre a Rússia?A Revolução Russa foi um movimento que colocou em oposição duas ideias de organização política, social e econômica de um país, o socialismo/Comunismo e o capitalismo.

O que é capitalismo?O que é socialismo?O que é Comunismo?

Page 8: Totalitarismo na europa

Diferenças entre Capitalismo, Socialismo e Comunismo segundo Karl Marx

O Socialismo é um Sistema de transição do Capitalismo para o ComunismoEtapas:Capitalismo Socialismo ComunismoCapitalismo: Modo de produção cujos meios estão nas mãos dos capitalistas, que constituem uma classe distinta do resto da sociedade. A propriedade privada, divisão social do trabalho e troca são características fundamentais da sociedade produtora de mercadorias (Capitalista). E à produção de mercadorias dedicam-se os proprietários dos meios de produção que possuem a sua força de trabalho (trabalhadores)e os produtos resultantes do seu trabalho (Mercadorias).Transição do Capitalismo para o Socialismo: Período revolucionário com a presença do Estado para defender os interesses dos trabalhadores contra os capitalistasSocialismo: Se caracteriza pelo início da desaparição do Estado, das classes sociais e da economia MercantilComunismo: Fim do Estado e das classes sociais.Enquanto alguns autores defendem que nunca houve um país comunista nos moldes de Marx, outros defendem que a implantação do comunismo na prática, ocorre através do poder total do Estado – Totalitarismo.

Page 9: Totalitarismo na europa
Page 10: Totalitarismo na europa
Page 11: Totalitarismo na europa

Para pensar e debater em aula:

Page 12: Totalitarismo na europa

?Afinal, analisando a teoria e a prática, quais destes sistemas é melhor/pior?

Page 13: Totalitarismo na europa

Revolução Russa: AntecedentesPor que a Rússia?

Regime Czarista: Opressão da população russa, manutenção da servidão e absolutismo monárquico arcaico.

1884 – Implantação da industrialização no país e exploração da mão de obra nos moldes da fase inicial da Revolução Industrial da Inglaterra

Formação de grupos de trabalhadores influenciados pelas ideias socialistas e revolucionárias com o fim de melhores condições de vida para a população mais pobre.

Page 14: Totalitarismo na europa

O que representa

esta imagem?

Page 15: Totalitarismo na europa

O que representa

esta imagem?

Page 16: Totalitarismo na europa

Após a organização dos operários, criou-se o Partido Operário Socialdemocrata Russo. Como o governo czarista russo não admitia qualquer forma de oposição ao seu governo, esse partido foi violentamente perseguido e desarticulado em 1898. No entanto, seus líderes se reorganizaram no exterior.

Em 1903. divergências quanto à forma de ação levou o partido a se dividir em dois grupos:Mencheviques: Pequeno grupo que defendia que o melhor caminho era

estabelecer alianças entre trabalhadores e a burguesia liberal para conquistar o poder.

Bolcheviques: A maioria. Defendia a conquista imediata do poder, mediante a uma revolução. Defendia um governo onde a classe operária dominasse. O principal líder era Lenin.

Page 17: Totalitarismo na europa
Page 18: Totalitarismo na europa

O que é uma revolução? Por que se inicia uma Revolução?Entrada na Primeira Guerra Colapso da economia russa, derrotas, produção agrícola arrasada e fome no país

Fases do processo revolucionário na RússiaRevolução Branca (fevereiro) – Ideias “capitalistas” O governo foi controlado pelos “brancos”, nome dado aos não bolcheviques. O czar foi deposto e um governo provisório foi formado por políticos liberais.

Nesse governo podemos destacar as seguintes medidas adotadas:redução da jornada de trabalho para oito horas diáriasanistia aos exiladosgarantia do direito de expressão

Processo Revolucionário

Page 19: Totalitarismo na europa
Page 20: Totalitarismo na europa

Segunda fase da Revolução Russa:

Revolução Vermelha (outubro) – Ideias socialistas Com o apoio das forças armadas, os bolcheviques tomaram o poder.

Nesse governo podemos destacar as seguintes medidas adotadas:Pedido de paz imediata: retirada da Rússia guerraConfisco de propriedade privada: divisão das terras por igualEstatização da economia: nacionalização de empresas (bancos, fábricas)

Page 21: Totalitarismo na europa

Guerra civil: Consolidação do partido comunista no poder que passa a combater todos que se opõem à implantação do comunismo no país.

Boicote da Rússia feito pelos países capitalistas (Inglaterra, França, Alemanha, EUA, entre outros) que temiam revoluções nestes moldes em seus países.

Partido Único: Durante esse período novo da história russa o governo não admitia qualquer tipo de oposição e tornou-se o único partido existente em todo o país.

Criação da URSS: Em 1922 foi fundada a União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS), popularmente conhecida como União Soviética.

Page 22: Totalitarismo na europa

A partir da criação da União Soviética como primeiro país socialista, outros países adotaram estas ideias durante o século XX, gerando um grande conflito entre as ideias capitalistas e socialistas.

Este conflito mantem-se, em parte, até hoje. Você já percebeu algumas ideias defendidas em relação a uma destas ideologias, ou alguma discussão motivada por ideias socialistas ou capitalistas?

Page 23: Totalitarismo na europa

Nazifascismo na Europa

Page 24: Totalitarismo na europa

A Crise de 1929Relembre: Após a Primeira Guerra Mundial a Europa manteve-se em uma crise que

durou praticamente toda a década de 1920.

Os Estados Unidos surgiram como potência neste período graças ao seu desenvolvimento econômico proporcionado pela venda de produtos industrializados e alimentos para os países Europeus.

Com a reorganização da economia europeia os Estados Unidos entraram em uma crise de superprodução que acabou gerando a “Queda da Bolsa de Nova York” que levou ao aumento da crise afetando países em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Page 25: Totalitarismo na europa
Page 26: Totalitarismo na europa
Page 27: Totalitarismo na europa

A crise ficou marcada pela miséria de milhões em todo mundo. Nos Estados Unidos o Desemprego alcançou incriveis 27% da população economicamente ativa.

Nacionalismo extremo

Crise econômica Europeia após a Primeira Guerra Mundial

Revanchismo – referente, sobretudo, à população da Alemanha, derrotada na Primeira Guerra e proibida pelo Tratado de Versalhes de reconstruir suas forças armadas.

Page 28: Totalitarismo na europa

Marcha contra o Desemprego (Reino Unido)

Page 29: Totalitarismo na europa

Origens de regimes fascistas na Europa: o cenário social e político dos países derrotados na Primeira guerra que

possibilitaram o fortalecimento dos movimentos fascistas

Nacionalismo extremo

Crise econômica Europeia após a Primeira Guerra Mundial

Revanchismo – referente, sobretudo, à população da Alemanha, derrotada na Primeira Guerra e proibida pelo Tratado de Versalhes de reconstruir suas forças armadas.

Page 30: Totalitarismo na europa

Características relevantes dos movimentos nazifascistas

Enfraquecimento do poder legislativo – o poder de criar ou modificar leis passava as mãos do líder do governo, criava-se, portanto uma ditadura. Ditadura

Culto da personalidade – veneração ao líder do partido e do país. A propaganda nos meios de comunicação de massa e nas escolas era direcionada ao enaltecimento do governante, do partido no poder eidentificação dos inimigos (estrangeiros, judeus, comunistas, homossexuais, etc).

Expansionismo e militarismo – Imposição a força do país frente a outros países motivada por um forte nacionalismo e sentimento de superioridade.

Antissocialismo – Aversão ao socialismo, considerado um movimento internacionalista que não defendia os interesses nacionais.

Page 31: Totalitarismo na europa

Culto ao Líder (Benito Mussolini – Itália)

Page 32: Totalitarismo na europa

Culto ao Líder (Adolf Hitler– Alemanha)

Page 33: Totalitarismo na europa

Propaganda da Alemanha Nazista: Enaltecimento do líder, do partido, da nação/raça e identificação de

“inimigos”

Criança, o que você conhece sobre o Führer

Capa do documentário financiado pelo governo nazista “O Eterno Judeu”

Page 34: Totalitarismo na europa

Fascismo na Itália

Origem do Fascismo na Itália

A crise após a Primeira Guerra Mundial gerava a insatisfação da população italiana contra o seu governo de orientação socialdemocrata. Em 1919 se deu a fundação do partido fascista, que defendia a reorganização da Itália através de um regime ditatorial e nacionalista. Entre 1922 e 1925, Mussolini, líder do partido fascista italiano, conquista o poder e passa a controlar o país.

Algumas das principais mudanças feitas pelo partido fascista na Itália:Criação de um Estado pertencente a Igreja católica (principal religião da Itália) dentro da

cidade de Roma, o VaticanoCriação de leis trabalhistas que defendiam os direitos do empregado, como a carta del

lavoro que iria influenciar a carteira de trabalho criada por Getúlio Vargas no Brasil.Expansionismo italiano, que se deu no norte da África, invadindo a região da Abissínia

(atuais Etiópia e Eritréia)

Page 35: Totalitarismo na europa

Nazismo Alemão

O crescimento do partido nazista alemão foi impulsionado pela crise econômica que se deu no pós-guerra. O partido apresentava culpados pela crise e defendia uma solução extrema que de certa forma foi aceita pela população: a guerra contra os países que humilharam a Alemanha no Tratado de Versalhes, Inglaterra e França principalmente, além da luta nas ruas contra socialistas alemães e a expulsão dos judeus da Alemanha, considerados parasitas da economia e sociedade alemã pelos líderes nazistas.1933 Adolf Hitler, o líder do partido nazista, chega ao poder na Alemanha.

Page 36: Totalitarismo na europa
Page 37: Totalitarismo na europa

Nazismo Alemão

Inicia-se uma série de violações aos termos do Tratado de Versalhes como:Investimento na Força aérea alemã.Aumento das TropasInvestimentos na indústria militar e na tecnologia para novos armamentos.

O Partido nazista no poder praticamente terminou com o desemprego que assolava a Alemanha através das seguintes medidas:

Estimulou o desenvolvimento de uma indústria militarCriou um programa de construção de obras públicas.Estimulou o desenvolvimento de indústrias especializadas ( produtos

químicos, têxteis, maquinário, etc.)

Page 38: Totalitarismo na europa

O desemprego na Alemanha nazista diminui devido ao investimento em industrias especializadas sobretudo relacionadas a áreas que

poderiam trazer algum benefício ao poder militar do país.