top trends 1

2
T endências sobre educação & negócios Setembro 2011 by GLOBALIZAÇÃO A globalização intensificou a complexidade dos negócios e colocou um foco maior nas questões profissionais. O risco aumentou e há mais incerteza causada pelo desaparecimento das fronteiras entre países e regiões no mapa global competitivo. Nesse sentido, as estratégias que funcionavam no passado não garantem mais resultados satisfatórios. As habilidades de liderança mais valorizadas no atual contexto de negócios: 01_Promover criatividade e inovação; 02_Impulsionar e fazer gestão da mudança; 03_Identificar e desenvolver talentos. Século 20 Século 21 Para inaugurar nosso Top Trends, apresentamos temas essenciais relacionados a aprendizagem & desenvolvimento, que são discutidos atualmente pelas organizações. COMPETÊNCIAS As competências necessárias para liderar na Era do Conhecimento mudaram: Eu influencio você. Self Outro Nós nos influenciamos. Outro Outro Motivação Crenças Ações - As pessoas precisam de mim; - Preciso dar respostas; - Indivíduos são responsáveis; - Preciso estabelecer a direção; - Devo criar certeza sobre o rumo das ações; - Preciso decidir o que é certo e sempre ser justo e consistente; - Informação é poder. Devo usá-la estrategicamente. - Nós precisamos um do outro; - Nós não precisamos saber todas as respostas; - O grupo é confiável; - O grupo deve estabelecer a direção; - O grupo deve aprender a ser flexível e a lidar com contradições; - O grupo deve decidir o que é adequado; - Informação é poder. Divulgue-a amplamente. - Proporcionar a visão; - Liderar os outros com habilidade; - Fazer coaching e animar os outros; - Tomar decisões. Fonte: InterActive Leadership, Burnham Rosen Group, 2010. - Co-criar e compartilhar propósito; - Buscar reciprocidade; - Estimular questionamento e diálogo; - Compartilhar decisões com os outros.

Upload: affero-lab

Post on 29-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Tendências sobre Educação & Negócios

TRANSCRIPT

Tendências sobre educação & negócios

Setembro 2011

by

GLOBALIZAÇÃOA globalização intensificou a complexidade

dos negócios e colocou um foco maior nas questões profissionais.

O risco aumentou e há mais incerteza causada pelo desaparecimento das fronteiras entre países e regiões no mapa global competitivo. Nesse sentido, as estratégias que funcionavam no passado não garantem mais resultados satisfatórios.

As habilidades de liderança mais valorizadas no atual contexto de negócios:

01_Promover criatividade e inovação;02_Impulsionar e fazer gestão da mudança;

03_Identificar e desenvolver talentos.

Século20 Século21

Para inaugurar nosso Top Trends, apresentamos temas essenciais relacionados a aprendizagem & desenvolvimento, que são discutidos atualmente pelas organizações.

COMPETÊNCIASAs competências necessárias para liderar na Era do Conhecimento mudaram:

Eu influencio você. Self Outro

Nós nos influenciamos. Outro Outro

Motivação

Crenças

Ações

- As pessoas precisam de mim;- Preciso dar respostas;

- Indivíduos são responsáveis;- Preciso estabelecer a direção;- Devo criar certeza sobre o rumo das ações;- Preciso decidir o que é certo e sempre ser justo e consistente;- Informação é poder. Devo usá-la estrategicamente.

- Nós precisamos um do outro;- Nós não precisamos saber todas as respostas;- O grupo é confiável;- O grupo deve estabelecer a direção;- O grupo deve aprender a ser flexível e a lidar com contradições;- O grupo deve decidir o que é adequado;- Informação é poder. Divulgue-a amplamente.

- Proporcionar a visão;- Liderar os outros com habilidade;- Fazer coaching e animar os outros;- Tomar decisões.

Fonte: InterActive Leadership, Burnham Rosen Group, 2010.

- Co-criar e compartilhar propósito;- Buscar reciprocidade;- Estimular questionamento e diálogo;

- Compartilhar decisões com os outros.

DEMOGRAFIA

ESCASSEZ DE TALENTOS (WAR FOR TALENT): A crescente demanda por bons profissionais versus a dificuldade de atrair e reter gente talentosa é um fenômeno conhecido como “escassez de talentos”. Uma das questões é que profissionais mais velhos estão se aposentando mais rápido do que o tempo necessário para substituí-los. Ao mesmo tempo, as gerações mais novas têm ocupado papéis estratégicos mais cedo, com menos experiência do que as gerações anteriores. Isso tem provocado a necessidade de acelerar habilidades de liderança em profissionais mais jovens, para evitar o “apagão de talentos”.

MUDANÇA

A Gestão da Mudança tem sido um tema considerado pelas empresas desde que surgiu como disciplina no início do século 20. Depois da 2ª Guerra Mundial, as companhias tornaram-se maiores e mais complexas, provocando mais interesse sobre o tema e uma série de teorias e reflexões foi publicada. Hoje, a Gestão da Mudança está no centro das discussões, porque as organizações precisam se adaptar para sobreviver neste contexto em constante transformação, passível de crises e repleto de incertezas.

John Kotter, da Harvard, um dos maiores especialistas no tema, diz que as organizações em geral são estruturadas para resistir às mudanças e as pessoas preparadas para rejeitá-las. “Mudanças doem. Cada pessoa possui uma visão de mundo. Enxergamos as coisas por meio de nossas próprias referências. E quando isso é desafiado, lutamos contra”.Mas as mudanças são inevitáveis; a única certeza é se a mudança será aleatória ou planejada. Nesse sentido, líderes precisam ser agentes de mudança.

LIDERANÇA FEMININA: Pesquisas recentes indicam que as companhias que têm mais líderes femininas são mais lucrativas. O estudo “Women in the economy”, da McKinsey (abril, 2011), afirma que, se as mulheres não participassem da força de trabalho, o GDP dos EUA (PIB) seria 25% menor do que é atualmente. Ou seja, a presença feminina provoca impacto nos negócios e, por isso, essa questão tem recebido cada vez mais atenção das empresas.

GLOBAL LEADERS: As organizações estão se expandindo e ficando mais globais, por isso haverá uma procura cada vez maior de profissionais com global mindset, que pensem e atuem com amplas perspectivas para interpretar situações variadas e que sejam capazes de trabalhar com outras culturas. Desenvolver líderes globais será cada vez mais essencial.

O Top Trends tem como objetivo promover a divulgação de tendências em aprendizagem, aumentando o acesso e a disseminação de conteúdos relevantes e originais sobre educação & negócios, para criar repertório e gerar maior troca de ideias e conhecimento estratégico entre nossos stakeholders.

Entre as muitas abordagens e modelos para implementar um processo de mudança, listamos alguns:

- ADKAR (da Prosci)- 7S Model- Six-Box Organizational Model (Weisbord)- Five Whys- Content, Context & Process Model- Theory of Constraints (TOC)

Envie sugestões e comentários para: [email protected]

Alexandre Santille: direção • Carolina Correa: supervisão • Isadora Marques: pesquisa, redação e edição • Marcelo Valenthe: projeto gráfico • Fabiana Reis: diagramação

www.labssj.com.br

váalém