texto - sociedades do antigo oriente médio

5
SOCIEDADES DO ANTIGO ORIENTE MÉDIO As primeiras civilizações surgem entre 4.000 e 3.000 a.C. Formam-se às margens dos grandes rios Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia), Amarelo (China), Jordão (Palestina), Indo e Ganges (Índia e Paquistão) como resultado da revolução neolítica. Essas civilizações dominam algumas técnicas comuns, como a domesticação dos animais, a agricultura, metalurgia, escultura e escrita. As relações sociais comunitárias são substituídas pelo escravismo ou pela combinação deste com diferentes formas de servidão. CRESCENTE FÉRTIL É como fica conhecida a região que se estende, em arco, do sudeste do Mediterrâneo até o golfo Pérsico, incluindo territórios do atual Líbano, Israel, Jordânia, Síria, Turquia e Iraque, em um traçado que lembra a Lua em quarto crescente. MESOPOTÂMIA Compreende a região entre os rios Tigre e Eufrates (atualmente parte do Iraque) conhecida como Mesopotâmia terra entre rios, em grego.

Upload: marcio-junior

Post on 21-Jan-2016

382 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: texto - sociedades do antigo oriente médio

SOCIEDADES DO ANTIGO ORIENTE MÉDIO

As primeiras civilizações surgem entre 4.000 e 3.000 a.C. Formam-se às margens dos grandes rios Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia), Amarelo (China), Jordão (Palestina), Indo e Ganges (Índia e Paquistão) como resultado da revolução neolítica. Essas civilizações dominam algumas técnicas comuns, como a domesticação dos animais, a agricultura, metalurgia, escultura e escrita. As relações sociais comunitárias são substituídas pelo escravismo ou pela combinação deste com diferentes formas de servidão. CRESCENTE FÉRTIL – É como fica conhecida a região que se estende, em arco, do sudeste do Mediterrâneo até o golfo Pérsico, incluindo territórios do atual Líbano, Israel, Jordânia, Síria, Turquia e Iraque, em um traçado que lembra a Lua em quarto crescente.

MESOPOTÂMIA Compreende a região entre os rios Tigre e Eufrates (atualmente parte do Iraque) conhecida como Mesopotâmia – terra entre rios, em grego.

Page 2: texto - sociedades do antigo oriente médio

· SUMÉRIOS - Se fixaram na caldéia perto de 4000ac. Fundando importantes cidades estados como Ur e Uruk. Essas cidades eram governadas pelo Patesi, que tinha poder total. Eles foram os fundadores de escrita cuneiforme. · ACADIANOS – conquistaram a região por volta de 2300ac. Liderados por Sargão I “o soberano dos 4 cantos da terra” o primeiro grande unificador mesopotâmico. · I IMPÉRIO BABILÔNICO – Os amoritas submetem os sumero-acadianos e transformam a Babilônia em capital do império. Hammurabi (1792/1750ac) foi o mais destacado dos imperadores estendeu as fronteiras até a Assíria e elaborou o 1º código de leis escritas da humanidade; o código de Hammurabi, baseado na lei de Talião (“olho por olho, dente por dente”). · IMPÉRIO ASSÍRIO – Povo que estava estabelecido ao norte de Mesopotâmia desde 2500ac. Eram famosos por sua crueldade contra os vencidos. Seus maiores líderes foram: Sargão II, que conquistou o reino de Israel e Tiglatfalasar que tomou a Babilônia. Formaram um exército permanente. · II IMPÉRIO BABILÔNICO – em 612ac. com o apoio dos medos, Nabupolasar líder dos caldeus derrota os assírios. O apogeu do império se deu com Nabucodonosor que conquista a palestina e escraviza o povo hebreu (“cativeiro da babilônia”). Ele também foi responsável pela construção dos “jardins suspensos da babilônia”. Após sua morte o império caiu em decadência sendo conquistados em 539ac pelos persas de Ciro II.

Page 3: texto - sociedades do antigo oriente médio

HEBREUS Em torno de 2000ac, a civilização hebraica se desenvolve inicialmente no território que corresponde a atual palestina, no leito do rio Jordão. Organizados em tribos e liderados por patriarcas, líderes de caráter religioso. O primeiro deles foi Abraão. Devido as constantes guerras contra os cananeus e filisteus fugiram para o Egito onde acabaram escravizados. Fogem para retornar a Palestina com o auxilio de Moisés que recebe de deus os 10 mandamentos. No retorno à terra prometida tiveram que lutar contra os velhos inimigos, para isso, elegeram juízes chefes (político, religioso, militar) que uniram todas as tribos forjando a monarquia. Em 1010ac Samuel foi proclamado rei dos Hebreus, Davi (o do Golias) Transforma Jerusalém em capital e estrutura o estado; burocracia, impostos e exercito. Salomão assume em 966ac, apogeu hebraico com grandes obras e festas religiosas, com sua morte o estado perde a união sendo conquistado em 721ac por Sargão II (assírio) e em 586ac por Nabucodonossor somente quando Ciro “o grande” da pérsia toma a babilônia que os hebreus são libertados e retornam a palestina, reconstruindo seu estado como província persa. Depois do domínio persa veio o romano, o povo hebreu se revolta contra a opressão. Em Represália no ano de 70 o imperador Tito manda destruir Jerusalém e dispersar os hebreus.

FENÍCIOS (1400/332ac) Civilização organizada em cidades-estado talassocráticas (governo ricos comerciantes marítimos) que se desenvolveram através da navegação e do comércio. Os fenícios reduziram a escrita a 22 símbolos, inventando e divulgando o alfabeto fonético. Sendo sua religião Politeísta, cultuando deuses ligados a fenômenos naturais. PERSAS Habitavam a região do atual Irã. Civilização forjada na união dos povos medos e persas em 600ac seus maiores lideres são: Ciro II que subjugou a mesopotâmia; Cambises que conquistou o Egito; e Dario I (512/484ac) que

Page 4: texto - sociedades do antigo oriente médio

organiza o império e o divide em satrápias, cria fiscais reais, moeda única, se envolve nas guerras médicas (em 494ac contra os gregos). Com a derrota nas guerras médicas o estado entrou em decadência até ser conquistado por Alexandre “o grande” em 330ac. Os persas eram adeptos do Zoroastrismo ou Mazdeísmo, religião maniqueísta, com duas divindades uma que controla o bem e outra que controla o mau.

EGITO ANTIGO Civilização fundada no vale do rio Nilo, com terras negras e férteis. A fertilidade resulta da inundação anual do rio (julho a outubro) e da deposição do húmus quando as águas baixam. 1. Período Pré-dinástico (4000/3200ac) A agricultura e o intercâmbio de produtos estimulam a sedentarização das tribos, que formam, no vale do Nilo, um único povo, diferente dos beduínos que habitam o deserto. Durante o Neolítico, são construídas cidades-Estado sobre o eixo fluvial, como Tebas, Mênfis e Tânis, que se relacionam ativamente. Elas se unificam por volta de 3000ac, na figura de Menés “o unificador”, introduzindo uma monarquia centralizada na figura do faraó, soberano hereditário e absoluto, considerado uma encarnação divina. As cidades-Estado são transformadas em nomos, divisões administrativas da monarquia, governadas por nomarcas.

Page 5: texto - sociedades do antigo oriente médio

2. Período Dinástico (3200/1085ac) Antigo Império (3200/2300ac) - Período no qual o faraó possuía poderes totais e a população se revezava entre a agricultura e a construção de grandes obras públicas como diques e represas, além da construção das grandes pirâmides destacando as de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos). Por volta de 2300 ac surgem revoltas lideradas por nomarcas que enfraquecem o poder central do Egito instalando um período de guerra civil. · Médio Império (2000/1580ac) - Representantes da nobreza acabam com as revoltas e transferem a capital para Tebas, onde ressurge com força o poder do Faraó. Esse período foi de grande estabilidade política e econômica, com a conquista da Núbia (rica em ouro). Ouve um levante de nobres que buscavam maior autonomia que juntamente com revoltas de camponeses que viviam na miséria enfraqueceram novamente o poder central. Para piorar a situação o Egito é invadido pelos Hicsos que com grande vantagem militar dominaram a região norte do império. · Novo Império (1580/525ac) - A nobreza Tebana une forças para restaurar a unidade e expulsar os invasores. Esse período é marcado pela construção de inúmeros templos dedicados aos deuses e pela presença dos mais importantes faraós como: Tutmés III (maior expansionista, exército permanente com cavalaria e infantaria); Amenófis IV (Instituiu o culto a Aton, monoteísmo); Ramsés II (expansionista que governou por mais de 70 anos).

Fonte: Sociedades do Antigo Oriente Médio, Ciro Flamarion S. Cardoso. Editor

Ática, SP.