texto introdutório - curiosidades sobre a lua

2
Curiosidades sobre a Lua A Lua é o satélite natural do planeta Terra. Este é um corpo celeste fascinante, ao qual ninguém é indiferente. Quem não gosta de assistir a um belo luar a iluminar a noite? A Lua pode simplesmente ter rejuvenescido 100 milhões de anos, isso porque novos estudos de uma rocha trazida a Terra pela missão Apollo 16, em 1972, revelou que o satélite pode ter se formado mais tarde do que se pensava. Mesmo assim as dúvidas permanecem e novos estudos ainda são necessários, já que as amostras podem não ter vindo da parte mais antiga da crosta da Lua. Já por 6 vezes o ser humano conseguiu pousar na superfície da Lua, isso foi conseguido através do programa Apollo, um programa da NASA(Agência Espacial Americana) que tinha como objetivo principal colocar homens na superfície lunar. A Lua é o corpo celeste mais próximo da Terra. A distância da Lua em relação à Terra varia entre 363.104 km e 405.696 km. A distância média é de 384.400 km e sempre tem o mesmo lado voltado para a Terra, isto porque demora cerca de 27,3 dias terrestres a completar uma volta sobre si própria (rotação), o mesmo tempo que demora a completar uma volta ao redor da Terra. A “face oculta” da Lua foi apenas conhecida quando foram enviadas missões espaciais que entraram em órbita ao redor do nosso satélite, que assim enviaram fotos sobre esse lado que nunca é visível a partir da Terra. A superfície da Lua é constituída por regiões chamadas de “terras altas“, que são regiões muito claras e constituídas por muitas crateras, e por “mares” que são planícies escuras com poucas crateras. A Lua não possui atmosfera, e as temperaturas à superfície variam muito. Vão desde a ordem de -235 ºC (na região que está de noite) até 125 ºC (na região que está de dia). Ao longo de um período de 29,5 dias a Lua vai mudando a sua “aparência” até regressar à sua “aparência” inicial, e assim recomeça um novo ciclo de 29,5 dias. Falamos aqui das fases da Lua. As principais fases da Lua são: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Estas fases estão aqui apresentadas em sequência, e entre cada uma dessas fases decorrem cerca de 7,5 dias.

Upload: pibidhistoriaraulcordula

Post on 26-Jan-2017

193 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Texto Introdutório - Curiosidades Sobre a Lua

Curiosidades sobre a LuaA Lua é o satélite natural do planeta Terra. Este é um corpo celeste fascinante, ao qual ninguém é indiferente. Quem não gosta de assistir a um belo luar a iluminar a noite? A Lua pode simplesmente ter rejuvenescido 100 milhões de anos, isso porque novos estudos de uma rocha trazida a Terra pela missão Apollo 16, em 1972, revelou que o satélite pode ter se formado mais tarde do que se pensava. Mesmo assim as dúvidas permanecem e novos estudos ainda são necessários, já que as amostras podem não ter vindo da parte mais antiga da crosta da Lua. Já por 6 vezes o ser humano conseguiu pousar na superfície da Lua, isso foi conseguido através do programa Apollo, um programa da NASA(Agência Espacial Americana) que tinha como objetivo principal colocar homens na superfície lunar.A Lua é o corpo celeste mais próximo da Terra. A distância da Lua em relação à Terra varia entre 363.104 km e 405.696 km. A distância média é de 384.400 km e sempre tem o mesmo lado voltado para a Terra, isto porque demora cerca de 27,3 dias terrestres a completar uma volta sobre si própria (rotação), o mesmo tempo que demora a completar uma volta ao redor da Terra. A “face oculta” da Lua foi apenas conhecida quando foram enviadas missões espaciais que entraram em órbita ao redor do nosso satélite, que assim enviaram fotos sobre esse lado que nunca é visível a partir da Terra. A superfície da Lua é constituída por regiões chamadas de “terras altas“, que são regiões muito claras e constituídas por muitas crateras, e por “mares” que são planícies escuras com poucas crateras. A Lua não possui atmosfera, e as temperaturas à superfície variam muito. Vão desde a ordem de -235 ºC (na região que está de noite) até 125 ºC (na região que está de dia).Ao longo de um período de 29,5 dias a Lua vai mudando a sua “aparência” até regressar à sua “aparência” inicial, e assim recomeça um novo ciclo de 29,5 dias. Falamos aqui das fases da Lua. As principais fases da Lua são: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Estas fases estão aqui apresentadas em sequência, e entre cada uma dessas fases decorrem cerca de 7,5 dias. Para ciência o fenômeno da cor avermelhada na Lua (Lua de Sangue), se deve aos raios de Sol que iluminam o satélite, e que depois de passar pela atmosfera da Terra, chega aos nossos olhos com menos luz azul e mais luz vermelha. Já a Lua Azul ocorre a cada dois anos e sete meses, e seria simplesmente uma segunda Lua Cheia em um mesmo mês. Isso acontece devido à falta de sincronia entre o calendário lunar e o calendário gregoriano usado na maior parte do mundo. O calendário de fases da Lua dura 29,5 dias, o gregoriano tem meses de 30 ou 31 dias (com exceção de fevereiro). Essa diferença de dias provoca o fenômeno chamado de "Lua Azul", que não tem nada a ver com a cor do satélite, e também não é considerado um evento astronômico.

Page 2: Texto Introdutório - Curiosidades Sobre a Lua

Pesquisas recentes afirmam que a água da Lua e da Terra têm a mesma origem: ambas teriam sido trazidas 100 milhões de anos após a formação do Sistema Solar, por pequenos meteoritos chamados condritos carbonácios, Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisar a composição química de rochas lunares coletadas na década de 1970, durante as missões Apollo 15 e 17. Segundo outra pesquisa, o naufrágio do Titanic teria sido culpa da Lua. Astrônomos confirmaram um raro evento cósmico, conhecido como o maior perigeu da Lua dos últimos 1.400 anos! Perigeu é quando a Lua está no ponto mais próximo com a Terra. O fato é que 3 meses antes do famoso acidente do Titanic, a Lua fez a sua maior aproximação com a Terra dos últimos 1.400 anos, e por isso, muitos icebergs teriam se desprendido, e acabaram entrando na rota do transatlântico. Segundo os cientistas, a atração gravitacional gerada pelo fenômeno teria produzido marés altíssimas em 1912, desencalhando icebergs da Groenlândia, que acabaram sendo arrastados na direção sul pelas correntes oceânicas, até chegarem à rota de navegação do Titanic.http://www.sitecuriosidades.com/curiosidades-sobre-a-lua/

http://www.curtoecurioso.com/2015/04/10-incriveis-curiosidades-sobre-lua-que.html