teste do código lampejante - corsa

4
Teste do Código Lampejante Objetivo: O objetivo desse texto é explicar de forma simples e mais completa possível o teste do código lampejante para que todos os proprietários de Corsas possam aprender a fazer isso por si só sem a necessidade de scanners. Introdução: O sistema de injeção Delco Multec, que é o sistema dos Corsas, permite que se faça o rastreamento de erros e defeitos através da própria lâmpada de anomalia do sistema. Esta é aquela amarela do painel que se acende quando vai dar partida e apaga-se após alguns segundos. O rastreamento será dado através do jampeamento de dois terminais do conector de diagnóstico. Mas primeiro devemos conhecer sua localização e o seu tipo. Nos corsas, até o ano de 1999, foi utilizado o conector ALDL de 10 pinos, de 2000 em seguida é o conector de formato padrão ODB-II. Seguem as fotos abaixo. Quanto à localização, os conectores estão colocados junto à caixa de fusíveis. Para rastrear, é necessário jampear, ou seja, fazer uma ligação dos terminais A e B do conector de diagnóstico ALDL 10 ou os terminais 5 e 6 do conector de diagnóstico OBD-II e em seguida ligar a chave de ignição (sem dar partida). Para a ligação você pode utilizar um fiozinho qualquer com as duas extremidades descascadas. Ao jampear o conector cuidado para não danificar os terminais. Reconhecendo os códigos: Depois de feito o jumper e ligar a chave de ignição, a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção localizada começará a piscar. São justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM do sistema de injeção. As piscadas ocorrem em uma seqüência lógica, como o exemplo dado a seguir:

Upload: msa

Post on 28-Dec-2015

1.039 views

Category:

Documents


84 download

TRANSCRIPT

Page 1: Teste Do Código Lampejante - Corsa

Teste do Código Lampejante

Objetivo:

O objetivo desse texto é explicar de forma simples e mais completa possível o teste do código lampejante para que todos os proprietários de Corsas possam aprender a fazer isso por si só sem a necessidade de scanners.

Introdução:

O sistema de injeção Delco Multec, que é o sistema dos Corsas, permite que se faça o rastreamento de erros e defeitos através da própria lâmpada de anomalia do sistema. Esta é aquela amarela do painel que se acende quando vai dar partida e apaga-se após alguns segundos. O rastreamento será dado através do jampeamento de dois terminais do conector de diagnóstico. Mas primeiro devemos conhecer sua localização e o seu tipo. Nos corsas, até o ano de 1999, foi utilizado o conector ALDL de 10 pinos, de 2000 em seguida é o conector de formato padrão ODB-II. Seguem as fotos abaixo.

Quanto à localização, os conectores estão colocados junto à caixa de fusíveis. Para rastrear, é necessário jampear, ou seja, fazer uma ligação dos terminais A e B do conector de diagnóstico ALDL 10 ou os terminais 5 e 6 do conector de diagnóstico OBD-II e em seguida ligar a chave de ignição (sem dar partida). Para a ligação você pode utilizar um fiozinho qualquer com as duas extremidades descascadas. Ao jampear o conector cuidado para não danificar os terminais.

Reconhecendo os códigos:

Depois de feito o jumper e ligar a chave de ignição, a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção localizada começará a piscar. São justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM do sistema de injeção. As piscadas ocorrem em uma seqüência lógica, como o exemplo dado a seguir:

PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA

Note que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta, em sequência mais cinco piscadas e uma pausa longa. As duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa curta representam a unidade. Portanto, o código de defeito é 25.

Cada código é repetido 3 vezes até passar para o próximo código. Sendo assim, observe um exemplo real abaixo.

PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA

Page 2: Teste Do Código Lampejante - Corsa

PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA

Observe que a sequência de códigos foram: 12 - 12 - 12 - 25 - 25 -25 - 32 - 32 – 32 – 12 – 12 - 12. Note que, assim que os códigos terminarem, o sistema faz um looping e volta a se repetir novamente. O código 12 significa sem sinal de rotação. Como o motor vai estar desligado no momento da verificação, esse código não é considerado defeito. Assim, caso o sistema não apresente nenhum defeito, somente o código 12 será apresentado.

Tabela de Códigos:

Obtido o código através do teste, basta conferir na tabela a seguir a sua definição.

Código Descrição 12 Sem sinal de rotação 13 Circuito de O2 aberto 14 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão baixa 15 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão alta 19 Sinal incorreto do sensor de RPM 21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta 22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa 24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS) 25 Falha na válvula injetora - Tensão baixa 29 Relé da bomba de combustível - Tensão baixa 31 Falha no teste do sistema EGR 32 Relé da bomba de combustível - Tensão alta 33 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão alta 34 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão baixa 35 Falha no controle da marcha-lenta 41 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão alta 42 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão alta 43 Falha no circuito do sensor de detonação (KS) 44 Sonda lambda indica mistura pobre 45 Sonda lambda indica mistura rica 49 Tensão alta de bateria- sinal acima de 17,2 volts 51 Falha na unidade de comando ou na EPROM 55 Falha na unidade de comando 63 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão baixa 64 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão baixa 66 Falha no sensor de pressão do ar condicionado

Page 3: Teste Do Código Lampejante - Corsa

69 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão baixa 71 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão alta 81 Falha na válvula injetora - Tensão alta 93 Falha no módulo “Quad Driver” U8 94 Falha no módulo “Quad Driver” U9

Referências: • “Acessando a porta de diagnostico das Centrais DELCO MULTEC”, Gerência do Documento: XMotorsport, XpeedClub (www.xpeedclub.com.br), Autores: Jefferson P. Koppe [J2K] – Bacharel em Informática (UFPR)

• “Curso de Injeção Eletrônica”, Autor: (www.webmecauto.com.br)

Para apagar os erros da IE:

Desligue o cabo da bateria por uma noite toda ou 6 horas

Ligue o cabo da bateria, ligue a ignição e o motor parado, faça o jumper para ver se tem algum erro e para o atuador de marcha lenta encontrar o local correto ( dá até para ouvir o atuador batendo isso é normal )

Tire o jumper

Ligue o motor e não acelere, nem ligue AR CONDICIONADO, nem nenhuma fonte de energia ( luz, farol, som ) e não vire a direção ( se for hidráulica ), nem pise no freio, deixe em marcha lenta até ligar a ventoinha, desligue e ligue novamente e pronto.