manual corsa 2002

Upload: mauricio90

Post on 10-Jul-2015

7.948 views

Category:

Documents


1.401 download

TRANSCRIPT

As informaes e descries dos equipamentos, contidas neste Manual, tomaram como base um veculo totalmente equipado com os itens opcionais disponveis na data da publicao indicada na lombada.

Brasil Argentina Uruguai Paraguai

0800-702-4200 0800-555-11-15 0800-1115 0010 (a cobrar) 0054-11-478-81-115

Seja bem-vindo!

Agradecemos a sua escolha pelo nosso veculo. Ao adquirir um veculo Chevrolet voc tem direito a um atendimento corts e uma completa oferta de servios. Nosso principal objetivo assegurar seu total entusiasmo com nossos produtos e servios prestados pela Rede de Concessionria e Oficinas Autorizadas Chevrolet. Leia atentamente este Manual, pois ele contm todas as informaes necessrias para voc obter o mximo conforto e manusear o seu veculo. Alm das informaes contidas neste Manual voc poder contar tambm com os seguintes servios prestados pela Rede Autorizada Chevrolet: Servio de Atendimento Chevrolet Chevrolet Road Service

I

Servio de Atendimento Chevrolet

A sua satisfao com o seu veculo o nosso principal objetivoBaseados nesse princpio, fornecemos a seguir o procedimento para que seja garantida a sua satisfao no atendimento e no esclarecimento de dvidas junto Rede de Concessionrias e Oficinas Autorizadas Chevrolet: Se o seu veculo apresentar alguma anomalia, leve-o a uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet para que seja inspecionado e reparado. Em quaisquer circunstncias que verificar a necessidade de ajuda adicional, queira por favor dirigir-se ao Gerente de Servio da Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet. No contato telefnico com o Servio de Atendimento Chevrolet queira por favor informar os seguintes dados: Nome e telefone; Nmero de Identificao do Veculo VIN (nmero do chassi);

Adicionalmente, a General Motors coloca disposio do cliente o cdigo de acesso Internet atravs do endereo: www.chevrolet.com.br onde possvel obter informaes sobre a empresa e seus produtos.

End. para correspondncia: Av. Gois, 1.805 S. C. Sul SP CEP: 09550-900

Nome da Concessionria ou Oficina Autorizada atendedora; Data da venda e quilometragem do veculo.

www.chevrolet.com.br

GMA

II

Chevrolet Road Service

O Chevrolet Road Service um servio de apoio, via telefone, exclusivo para clientes Chevrolet, atendendo 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano inteiro (inclusive sbados, domingos e feriados), na eventualidade de ocorrer uma pane* ou acidente* no veculo durante o seu perodo de garantia. O Chevrolet Road Service vlido em todo territrio nacional e pases do Mercosul (Paraguai, Uruguai e Argentina), oferecendo os seguintes servios: Para os casos de Pane: Conserto no local, reboque/guincho, carro reserva, transporte alternativo, hospedagem, retirada do veculo consertado, troca de pneus, abertura da porta do veculo e transmisso de mensagens. Entende-se por Pane* os defeitos de fabricao, de origem mecnica ou eltrica que: (a) Impeam a locomoo do veculo por seus prprios meios, ou a utilizao do cinto de segurana; (b) Provoquem trincas e/ou quebras nos vidros dos veculos, bem como afetem os seus mecanismos de acionamento, impedindo o fechamento dos mesmos; (c) Impeam o deslocamento por falta de combustvel no decorrente de negligncia do proprietrio (Pane seca). Para os casos de Acidente: Reboque/guincho, transporte alternativo. Entende-se por Acidente* coliso, abalroamento ou capotagem envolvendo direta ou indiretamente o veculo e que impea o mesmo de se locomover por seus prprios meios.

O cliente que estiver viajando pelo Mercosul ter sua disposio os mesmos servios oferecidos pelo programa aqui no Brasil, com a vantagem de ter a cobertura em garantia de mo-de-obra e peas de reposio (conforme item Garantia Veculo Turista), para somar ainda mais tranqilidade e vantagens para os que viajam a negcio ou como turistas. Para utilizar os servios comunique-se com a Central de Atendimento Chevrolet Road Service no pas de ocorrncia da pane e solicite o atendimento no seu idioma (portugus/espanhol), pelos telefones: Brasil Argentina Uruguay Paraguay 0-800-702-4200 0-800-5-55-11-15 0-800-11-15 0010 a cobrar 0054-11-47-88-11-15

No ato da entrega do seu veculo novo voc receber o carto INFOCARD que, alm de ajud-lo a identificar os cdigos do seu veculo (chassi, alarme, imobilizador, chave e rdio), servir tambm como carto Chevrolet Road Service. Para maiores detalhes, leia o Manual de Condies Gerais do Programa, que vem inserido no envelope de informaes gerais que entregue ao proprietrio Chevrolet.

III

Manual do Proprietrio

ContedoSeo Pgina 1-1 2-1 3-1 4-1 5-1 6-1 7-1 8-1 9-1 10-1 11-1

1 CLASSIC 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Informaes gerais ............................................... Bancos e sistema de segurana ................... Recomendaes ao dirigir o veculo ........... Antes de dirigir o veculo .................................. Controles e equipamentos ............................... Em casos de emergncia .................................. Servios de manuteno ................................... Especificaes ....................................................... Plano de manuteno preventiva ................. ndice alfabtico ..................................................... Certificado de garantia .......................................

Informaes geraisPgina

1

Uma palavra ao proprietrio ................................... 1-2 Extravio do manual do proprietrio ....................... 1-2 Segurana em destaque .......................................... 1-2 Opcionais e acessrios ........................................... 1-4 Proteo ao meio ambiente, economia de energia .............................................................. 1-5 Simbologia ................................................................ 1-7

1-1

Uma palavra ao proprietrioA finalidade deste Manual familiariz-lo com o funcionamento de seu veculo e com os pequenos cuidados para que ele tenha uma vida longa, sem problemas. E to importante como aprender a cuidar dele e manej-lo corretamente conhecer alguns aspectos que podem comprometer a Garantia, em virtude de negligncia, m utilizao, adaptaes no autorizadas e outros que tendam a afet-la de algum modo. Por conseguinte, recomendamos a leitura atenta do Certificado de Garantia, na Seo 11 deste Manual. Chamamos sua ateno tambm para o Plano de Manuteno Preventiva, na Seo 9 deste Manual. Sua correta observncia permitir que o veculo obtenha, em qualquer circunstncias, alto valor de revenda, pois o manter constantemente como novo. Confie esse servio dentro ou fora do perodo de Garantia sempre a uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet. S ela possui mecnicos especialmente treinados e equipamento especfico para a correta manuteno de seu veculo. A correta manuteno do veculo contribuir para a reduo de poluio do ar.

Extravio do manual do proprietrioPara obter uma segunda via do Manual do Proprietrio, dirija-se a uma Concessionria Chevrolet, a qual enviar uma carta General Motors do Brasil indicando o motivo da solicitao, nmero de srie do veculo, data de venda e quilometragem registrada no hodmetro. Havendo omisso de qualquer deste dados, o Manual no ser fornecido.

Segurana em destaqueEmbora todas as informaes aqui registradas sejam da mais alta importncia para o usurio, algumas instrues deste Manual so destacadas da seguinte forma:

Neste caso, o texto chama a ateno para o perigo de risco pessoal.

Neste caso o texto diz respeito integridade do veculo. Voc tambm encontrar crculos com uma barra transversal. Este smbolo significa:

No faa isto, ou No permita que isto ocorra.Deste modo, reiteramos que todo o contedo deste Manual seja lido com ateno, j que constitui uma valiosa coletnea de informaes sobre a maneira de conduzir racionalmente em qualquer condio de rodagem e usufruir tudo o que de bom seu Chevrolet lhe oferece. Insistimos em que devem ser lidos e relidos at que as advertncias neles contidas fiquem permanentemente memorizadas, para poderem ser usadas como inestimvel arma contra acidentes.

1-2

Todas as instrues contidas neste Manual so de vital importncia para sua segurana e para garantir longa vida ao seu veculo. Algumas, todavia, merecem ateno especial, em virtude das graves conseqncias que sua no observncia pode representar para a integridade fsica dos ocupantes e para o funcionamento do veculo. So elas: 1. Uso correto do cinto de segurana Os cintos devem ser usados por todos os ocupantes dos bancos dianteiros e do banco traseiro, inclusive e principalmente pelas crianas. Isto deve ser rigorosamente observado mesmo em pequenos trajetos, seja no permetro urbano ou nas rodovias. O uso do cinto de segurana j comprovou estatisticamente sua eficcia, reduzindo o nmero de mortes e de leses graves em caso de acidentes. (Veja instrues detalhadas na Seo 2, sob Cintos de Segurana).

O uso dos cintos de segurana deve tambm ser rigorosamente observado em veculos equipados com sistema "Air bag" (quando disponvel para este veculo), que atua como complemento a este sistema. O uso do cinto condio necessria para que, em caso de coliso frontal, o "Air bag" proporcione proteo adicional ao motorista ou passageiro. Em caso de coliso em que ocorra o acionamento do sistema "Air bag" sem que os ocupantes do veculo estejam usando o cinto de segurana, o risco de ferimento ou acidente fatal aumentar consideravelmente. 2. Troca de leo do motor nos perodos especificados Troque o leo rigorosamente dentro dos perodos ou quilometragem recomendados. Esta prtica prolonga a vida til do motor de seu veculo.

A maioria dos veculos de passageiros utilizada primordialmente no congestionado trnsito urbano, com excessivo uso da marcha lenta, paradas e partidas freqentes; e ainda h utilizao espordica ou restrita a pequenos percursos etc. Lembre-se: este regime de trabalho bem como o uso constante do veculo em vias poeirentas constitui um servio severo, obrigando troca do leo do motor a cada 6 meses ou 7.500 km, o que primeiro ocorrer. Somente se a utilizao do veculo ocorrer essencialmente nas rodovias asfaltadas, na maior parte do tempo, que se pode proceder troca de leo a cada 12 meses ou 15.000 km, o que primeiro ocorrer. (Veja instrues detalhadas na Seo 7, sob Motor). Para sua tranqilidade, habitue-se a trocar o leo em postos de servio conhecidos e procure acompanhar de perto esta operao, para ter certeza de que o lubrificante utilizado esteja de acordo com a especificao e na quantidade determinada. Recuse leos de tipo e marca desconhecidos e de embalagens j abertas. 3. Inspeo do nvel de gua do sistema de arrefecimento Verifique semanalmente o nvel de gua do sistema de arrefecimento do motor, para evitar surpresas desagradveis no trnsito. (Veja instrues detalhadas na Seo 7, sob Sistema de arrefecimento). 4. Verificao da presso dos pneus Examine a presso dos pneus pelo menos duas vezes por ms e sempre que for empreender uma viagem ou ainda quando for usar o veculo com carga superior de costume. Se necessrio, calibre-o conforme a especificao. Isto aumentar significativamente sua vida til e manter o veculo dentro dos padres de segurana estabelecidos no projeto.

Ao calibrar os pneus, no se esquea de examinar tambm o de reserva. (Veja instrues na Seo 7, sob Rodas e pneus). 5. Informaes sobre combustveis A integridade e o rendimento do sistema de alimentao e tambm do motor dependem, em grande parte, da qualidade do combustvel utilizado.

A etiqueta acima encontra-se afixada na portinhola do bocal de abastecimento. Se o veculo costuma permanecer imobilizado por mais de duas semanas ou se utilizado em pequenos percursos, com freqncia no diria, recomendamos o uso de um frasco de aditivo ACDelco (frasco branco) para veculos a gasolina, ou ACDelco (frasco cinza) para veculos Flexpower, a cada 4 tanques completos ou 200 L de combustvel. O uso de combustvel diferente do especificado poder comprometer o desempenho do veculo, bem como causar danos aos componentes do sistema de alimentao e do prprio motor que no so cobertos pela garantia. Consulte as sees Servios de Manuteno e Especificaes para maiores detalhes.

1-3

Opcionais e acessriosEste Manual foi publicado na data indicada na contracapa, e contm informaes baseadas em veculo equipado com todos os itens opcionais e acessrios oferecidos pela General Motors do Brasil Ltda. para esta linha. Portanto, todas as informaes, ilustraes e especificaes aqui existentes devem ser consideradas para um veculo dentro destas condies. Caso seu veculo no possua algum dos opcionais ou acessrios apresentados neste Manual, e seja de seu interesse conhec-los, qualquer Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet poder fazer-lhe uma demonstrao. Caso seja possvel a instalao deste opcional ou acessrio, poder ser adquirido e instalado em seu veculo pelos preos vigentes na poca. Certamente, com tais incrementos, voc obter muito mais em termos de conforto, segurana e comodidade. Para certificar-se de que seu veculo ser equipado com itens e acessrios genunos, recorra sempre a uma Concessionria Chevrolet. Devido tecnologia do sistema eletrnico utilizado, no instale qualquer tipo de equipamento eltrico que no seja genuno nos chicotes do veculo, tais como alarme, vidros e travas eltricas, inibidor de ignio e/ou combustvel, sistema de udio, como rdio e mdulo de potncia, sistema de arcondicionado, iluminao auxiliar entre outros, pois, como conseqncia, srios danos podero ser causados ao veculo, como pane eltrica, falhas de comunicao entre os componentes eletrnicos, a sua imobilizao ou at mesmo incndio do veculo devido a sobrecargas do sistema, SITUAES QUE NO SO COBERTAS PELA GARANTIA. As Concessionrias e Oficinas Autorizadas Chevrolet esto aptas e detm o conhecimento adequado instalao de acessrios originais, os quais so compatveis com o sistema eletrnico do veculo.

Acessrios ChevroletA Chevrolet, acompanhando as tendncias de mercado, no mede esforos para colocar disposio de seus clientes a maior linha de acessrios originais do mercado brasileiro. Os acessrios originais CHEVROLET seguem os mesmos testes e padres de qualidade utilizados durante o desenvolvimento de nossos veculos, razo porque so os nicos que preservam as caractersticas originais de seu Chevrolet. Veja a seguir uma relao com os principais Acessrios Chevrolet disponveis para o seu veculo: Frisos laterais* Protetores de soleira Rodas de alumnio Acendedor de cigarros e cinzeiro Ala dianteira de teto Protetor do crter Pra-sol com espelho LD Tapete de borracha do tnel Tapetes de borracha "Brake light" Faris mscara negra Alto-falantes triaxiais traseiros* Alto-falantes triaxiais dianteiros* CD Player* CD Player com MP3* Kit protetor do pra-choque** Estes Acessrios Chevrolet possuem um selo de autenticidade que dever ser preenchido e colado no quadro existente na ltima folha deste manual.

1-4

Notas importantes: Este Manual, alm de informaes, ilustraes e especificaes sobre o veculo, contm referncia a todos os opcionais e acessrios disponveis para esta linha de veculo. Essas informaes, ilustraes e especificaes baseiam-se em dados existentes na data da publicao do Manual. A General Motors do Brasil Ltda., em constante busca de melhoria, reserva-se o direito de, a qualquer momento, introduzir modificaes em seus produtos para melhor atender as necessidades e expectativas de seus consumidores. Em decorrncia do acima exposto, podem haver discrepncias entre o contedo deste Manual e a configurao do veculo, seus opcionais e acessrios, podendo ocorrer, ainda, que voc no encontre em seu veculo alguns dos itens aqui mencionados. A Nota Fiscal emitida pela Concessionria identifica os opcionais e acessrios instalados originalmente em seu veculo. No caso de discrepncia entre os itens identificados e o contedo do Manual que acompanhou seu veculo, informamos que todas as Concessionrias possuem Manual de Vendas com informaes, ilustraes e especificaes vigentes na poca da produo do veculo, e que esto a sua disposio para consulta visando esclarecer quaisquer dvidas que voc possa ter. A Nota Fiscal emitida pela Concessionria, em conjunto com o Manual de Vendas mencionado no pargrafo anterior sero os documentos a serem considerados no que se refere garantia oferecida pela General Motors do Brasil Ltda. para seus produtos.

Proteo ao meio ambiente, economia de energiaTecnologia voltada para o futuroOs engenheiros da GM pesquisam e constroem tendo em conta o meio ambiente. No desenvolvimento e no fabrico do seu veculo, a GM usou materiais compatveis com o meio ambiente e, em larga escala, reciclveis. Os mtodos de produo tambm se subordinaram proteo ao meio ambiente. Este tipo de construo, fruto do progresso, facilita a desmontagem dos veculos e a separao dos materiais com vista a uma reutilizao posterior. Materiais tais como amianto e cdmio deixaram de ser utilizados. O condicionador de ar funciona com um refrigerante isento de hidrocarbonetos fluorclordricos. As percentagens de poluentes nos gases de escape, foram reduzidas. Na qualidade de proprietrio de um veculo Chevrolet, a sua contribuio para a proteo do meio ambiente pode ser decisiva.

Meio ambiente dirigindo conscientementeSe voc usar um estilo de conduo compatvel com o meio ambiente, poder manterse o nvel de rudo e as emisses dos gases de escape em limites razoveis. A conduo compatvel com o meio ambiente proporciona economia e aumenta a qualidade de vida. Uma acelerao brusca desnecessria aumenta consideravelmente o consumo de combustvel. O barulho de pneus e as rotaes elevadas de um arranque aumentam o nvel de rudo em at quatro vezes (*). Logo que possvel passe para a marcha seguinte. Um carro conduzido a 50 km/h em 2 produz tanto rudo como trs outros rodando a 50 km/h em 4.

(*) Isto : 18 dB(A). dB: unidade de medida do nvel de rudo (Decibel). dB(A): Curva de avaliao normalizada (Curva de avaliao da freqncia) para a adaptao de padres objetivos capacidade de recepo do ouvido humano. O aumento do nvel de rudo em 10 dB(A) perceptvel como sendo o dobro da densidade de som.

1-5

Velocidade uniformeSempre que possvel, dirija na relao de transmisso mais alta. Em trfego urbano, com freqncia, possvel conduzir em 4. A 50 ou 80 km/h, em 3, consome-se cerca de 30% mais do que em 4 sobrecarregando-se o ambiente com um excedente de rudo. Entre 70 e 90 km/h, em 4, o consumo 15% maior que em 5 marcha.

Marcha lentaO motor, mesmo em marcha lenta, consome combustvel e produz rudo. Mesmo em tempos de espera de pouco mais de um minuto, vivel desligar o motor. Trs minutos em marcha lenta correpondem aproximadamente a um quilmetro percorrido.

Presso do ar dos pneusPresso baixa dos pneus custa dinheiro de duas maneiras: mais consumo de combustvel e maior desgaste dos pneus. As verificaes devem ser efetuadas regularmente uma vez por semana.

Alta velocidadeQuanto mais alta for a velocidade maior ser o consumo. Dirigir acelerando em demasia consome-se muito combustvel e produz-se demasiado rudo. Mesmo um ligeiro levantar do p do acelerador economiza combustvel de maneira notria sem grande perda de velocidade. Com o aumento de velocidade aumentam tambm os rudos produzidos pelos pneus e pelo vento. Com a marcha mais alta engrenada, a partir de 70 km/h o rudo dos pneus predominante. Um veculo rodando a 150 km/h produz tanto rudo como quatro veculos a 100 km/h, ou dez a 70 km/h.

CargaAs cargas desnecessrias aumentam o consumo de combustvel, em especial ao acelerar (trfego urbano). Com 100 kg de carga em trfego urbano pode-se consumir mais 0,5 l/100 km.

Trnsito urbanoArranques e paradas freqentes, como em semforos, aumentam bastante o consumo de combustvel e o nvel de rudos. Deve-se evitar as paradas desnecessrias antevendo-se as condies do trnsito adiante. Deve-se escolher ruas com uma boa fluncia de trfego. Mantendo as distncias de segurana suficientes e sem cortar os outros veculos, pode-se evitar muitas frenagens e aceleraes, causadoras de poluio sonora e sobrecargas de gases do escapamento e que consomem muito combustvel, em reas residenciais, e sobretudo noite.

Reparaes e revisesA GM utiliza, tanto nas reparaes como na produo e nas revises, materiais compatveis com o ambiente. No execute reparaes sozinho nem trabalhos de regulagem e reviso no motor: Por desconhecimento poderia entrar em conflito com a legislao existente sobre proteo do meio ambiente; Os componentes reciclveis poderiam no ser mais recuperados para reutilizao; O contato com certos materiais poderia acarretar perigos para a sade. Proteja-se a si prprio e aos demais ocupantes do veculo, recorrendo a uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet.

1-6

SimbologiaOs smbolos que aparecem no quadro identificam os controles e indicadores do painel conforme sua funo. Procure familiarizar-se com eles para poder visualizar, num relance, qualquer anormalidade no funcionamento dos instrumentos do painel.

1-7

Bancos e sistemas de seguranaPgina

2

Bancos ........................................................................ 2-2 Sistemas de proteo de trs estgios (quando disponvel) .................................................. 2-8 Cintos de segurana ................................................. 2-9 Tensionadores mecnicos do cinto de segurana (quando disponvel) .......................... 2-14 Uso correto dos cintos de segurana adultos .................................................................. 2-15 Uso do cinto de segurana durante a gestao ............................................................. 2-17 Sistema de proteo infantil ............................... 2-22

Air bag frontal (sistema suplementar de reteno) (quando disponvel) ................................ 2-26

2-1

Escamoteao do encostoMova para cima a alavanca lateral do encosto, e ao mesmo tempo, puxe o banco para frente.

BancosRegulagem do assento dos bancos dianteirosPara regular o assento, puxe a alavanca para cima, desloque o banco para a posio desejada, solte a alavanca e fixe o banco nessa posio.

Regulagem do encostoPara regular o encosto do assento, gire o regulador circular.

Nunca regule a posio do assento do motorista enquanto estiver dirigindo. O banco poder deslocar-se excessivamente, ocasionando a perda de controle do veculo.

2-2

Encosto de cabeaO encosto de cabea dos bancos dianteiros e traseiro so fixos.

Se precisar remover o encosto de cabea dos bancos dianteiros, pressione as molas de fixao (setas).

2-3

Bagageiro do tetoExistem 4 pontos embutidos no teto para instalao do bagageiro. Para acesso a esses pontos pressione as tampas e mova-as no sentido indicado pela seta.

2-4

Ao carregar o veculoAlguns pontos importantes devem ser lembrados sobre como carregar o veculo. Certifique-se de que a carga esteja devidamente presa, para que os objetos no sejam atirados durante o percurso. Coloque os objetos no compartimento de carga do veculo. Tente distribuir uniformemente o peso. No permita que crianas permaneam no veculo sem o dispositivo de proteo infantil. Ao transportar algum objeto no interior do veculo, prenda-o sempre que puder. No carregue o veculo acima dos valores especificados de Peso Bruto Total ou Peso Mximo Admissvel no eixo dianteiro e no eixo traseiro, pois isto poder resultar em danos aos componentes do veculo, bem como alterao na dirigibilidade do veculo. Isto poder resultar em perda de controle. Alm disso, o excesso de carga pode reduzir a vida til de seu veculo. A garantia no cobre falha de componentes ou peas causadas por excesso de carga. Veja informaes adicionais na Seo 8, sob Plaqueta indicativa de carga.

2-5

Dispositivos de seguranaEspelhos retrovisores externosPara segurana dos ocupantes e pedestres, os espelhos externos soltam-se das fixaes. Para fix-lo em seu lugar, alinhe a parte externa do conjunto com as fixaes de onde ele se soltou e mantenha-a paralela com a parte fixa da carroaria. Encaixe-a em sua posio com uma pancada seca. Para regulagem da posio dos espelhos, reporte-se Seo 4, sob o ttulo Espelhos retrovisores.

Trava de segurana para crianasPara evitar abertura das portas pelo interior do veculo, existem travas de segurana adicionais localizadas embaixo das fechaduras das portas traseiras, que podem ser acionadas com a prpria mo, empurrando para baixo (seta).

2-6

Pra-sisOs pra-sis so almofadados e podem ser inclinados para cima, para baixo e lateralmente, para proteo do motorista e do acompanhante contra raios solares.

Direo com sistema de proteo contra impactosUm conjunto de componentes deslizantes (telescpicos) e absorventes de energia combinados com um elemento sujeito a ruptura proporcionam uma desacelerao controlada de esforos sobre o volante, em conseqncia de impacto. A cavidade do volante de direo forma um conjunto deformvel para proteo adicional. Tudo isto faz com que o esforo transmitido ao motorista pelo sistema de direo, em caso de impacto, seja diminudo, oferecendo uma proteo a mais ao motorista.

2-7

Para prevenir furtoO seu veculo possui vrios componentes que o ajudam a prevenir furtos, tanto do prprio veculo como de equipamentos e acessrios. Porm, estes componentes dependem de voc para que funcionem corretamente. Neste sentido, interessante tomar certas precaues, principalmente ao estacionar o veculo, tais como: Estacione-o em local iluminado, sempre que possvel, e certifique-se de que todas as portas e vidros estejam completamente fechados. Esterce a direo para um lado para evitar que o veculo seja rebocado pela traseira. Trave impreterivelmente a direo e retire a chave do contato. Mantenha objetos que aparentam ser de valor fora de viso; guarde-os no portaluvas ou no compartimento de bagagem. Trave todas as portas e certifique-se de que a tampa do tanque de combustvel esteja travada. No se esquea de ativar o sistema de alarme (se houver).

Sistema de proteo de trs estgios (quando disponvel)O sistema de proteo de trs estgios compreende: Cintos de segurana de trs pontos. Tensionadores dos cintos nos bancos dianteiros. Sistema de Air bag para o motorista e passageiro dianteiro. Os trs estgios so acionados em seqncia dependendo da gravidade do acidente. Em pequenos acidentes envolvendo impacto frontal e durante frenagem perigosa os dispositivos automticos do cinto de segurana prendem ao banco os passageiros que estiverem utilizando os cintos de segurana. Num segundo estgio, os tensionadores dos cintos de segurana nos bancos so acionados, puxando os fechos dos cintos para baixo, reduzindo ou eliminando folgas entre o cadaro do cinto e os corpos dos ocupantes dos bancos dianteiros. Como resultado, os cintos comeam a agir mais cedo, ajudando a desacelerar os corpos dos ocupantes frontais de forma mais distribuda, possibilitando uma reduo da presso colocada sobre o corpo pelo cadaro.

O terceiro estgio ocorre em colises frontais srias, quando ocorre o acionamento do sistema "Air bag", inflando uma bolsa de segurana para o motorista e para o passageiro do banco dianteiro (quando disponveis), reduzindo as chances de coliso dos ocupantes dos bancos dianteiros com o volante, painel de instrumentos ou pra-brisa, alm de complementar o processo de desacelerao imposto pelos cintos de segurana, diminuindo o deslocamento da cabea e trax. Como resultado, haver um risco menor de ocorrer morte ou leses graves aos ocupantes protegidos por este sistema. O sistema de Air bag serve para completar o sistema de cintos de segurana de trs pontos e tensionadores do cinto. Os cintos de segurana devem, entretanto, sempre serem usados. Certifique-se de ler a descrio dos sistemas de proteo nas pginas a seguir.

2-8

Poucas so as colises consideradas leves. Neste tipo de acidente, voc no sofre ferimentos, mesmo que no esteja protegido. Algumas colises podem ser to graves, que, mesmo protegida pelo cinto, uma pessoa nela envolvida pode no sobreviver. Mas a maioria das colises situa-se a meio termo. Em muitas delas as pessoas, usando cintos, podem sobreviver e algumas vezes sair andando. Sem os cintos, estas pessoas poderiam ficar gravemente feridas ou morrer. Vrios anos depois da instalao de cintos de segurana nos veculos, os fatos so claros. Na maioria das colises, o uso dos cintos faz a diferena... e muita!

Cintos de seguranaO cinto de segurana um dos mais importantes meios de proteo do motorista e de seus acompanhantes. Seu uso no deve jamais ser negligenciado. Antes de pr o veculo em movimento, puxe suavemente o cinto para fora do dispositivo de recolhimento e encaixe na fivela. O cinto no deve ficar torcido quando aplicado. A parte superior do cinto, alm de no ficar torcida, deve ficar encostada ao corpo. O encosto do assento no deve ficar exageradamente inclinado para trs. Nos bancos dianteiros, o veculo equipado com dois cintos de segurana do tipo retrtil de 3 pontos. Nos bancos traseiros, o veculo equipado com cintos de segurana do tipo subabdominal ou com dois cintos de segurana do tipo retrtil de 3 pontos nas posies laterais do banco e um cinto do tipo subabdominal na posio central.

Todos devem usar os cintos de seguranaEsta parte do Manual orienta voc a usar corretamente os cintos de segurana. Ela tambm adverte sobre o que no deve ser feito com os cintos.

Os ferimentos causados por coliso podero ser muito piores se voc no estiver usando o cinto de segurana. Voc poder colidir com objetos no interior do veculo ou ser atirado fora dele. Na mesma coliso, poder no acontecer nada disto se voc estiver usando o cinto. Nunca se sabe quando haver uma coliso. E havendo uma, no h como saber se ela ter maior ou menor gravidade.

2-9

Por que os cintos de segurana funcionamSentar-se em posio reclinada quando o veculo estiver em movimento poder ser perigoso. Mesmo que travados, seus cintos de segurana podero no ser eficazes se voc estiver em posio reclinada. O cinto diagonal pode no ser eficaz, pois no estar apoiado no corpo. Ao contrrio, estar sua frente. Em caso de coliso, voc poder ser arremessado, recebendo ferimentos no pescoo ou em outros locais. O cinto subabdominal tambm pode no ser eficaz. Em caso de coliso, o cinto poder estar acima de seu abdmen. As foras do cinto estaro concentradas naquele local e no sobre seus ossos plvicos. Isto poder causar srios ferimentos internos. Para obter proteo adequada enquanto o veculo estiver em movimento, mantenha o encosto em posio vertical. A seguir, sente-se bem encostado e use o cinto de segurana corretamente. Quando voc esta dentro ou sobre algum tipo de veculo em movimento, a sua velocidade igual do veculo. 1. Por exemplo, se a bicicleta estiver movendo-se a 16 km/h, esta ser a velocidade da criana.

2. Ao atingir os blocos, a bicicleta parar, mas a criana continuar em movimento.

2-10

3. Considere o tipo mais simples de carro. Suponha que ele seja apenas um assento sobre rodas.

4. Imagine uma pessoa sobre ele em movimento.

5. A seguir, pare-o. O motorista no parar. A pessoa continuar em movimento at encontrar algum obstculo.

2-11

6. Num veculo de verdade, o obstculo poder ser o pra-brisa...

7. Ou o painel de instrumentos...

8. Ou os cintos de segurana! Usando o cinto de segurana, a velocidade do seu corpo diminui junto com a velocidade do veculo. No momento do impacto o seu corpo lanado para frente e seus ossos mais fortes absorvem o esforo da atuao do cinto. Este o motivo da recomendao dos cintos de segurana.

2-12

Eis algumas perguntas que muitas pessoas fazem sobre os cintos de segurana e as respostas: Pergunta: Se estiver usando o cinto de segurana, no ficarei preso no veculo aps um acidente?

Pergunta: Supondo-se que eu seja um bom motorista e que nunca dirija longe de casa, por que deveria usar cintos de segurana?

Resposta: Voc poder ficar esteja ou no usando cinto de segurana. Mas voc poder destravar o cinto de segurana com facilidade, mesmo que estiver de cabea para baixo. Ao usar o cinto, voc reduzir consideravelmente as chances de bater a cabea com gravidade no interior do veculo, evitando assim ficar inconsciente. Com isso, as chances de estar consciente durante e aps um acidente para poder destravar o cinto e sair ser muito maior se voc estiver usando-o. Alm disso, o uso do cinto evita que os ocupantes do veculo sejam arremessados para fora deste durante o acidente, condio de altssimo risco de vida. Pergunta: Por que no so usados apenas Air bag para que no seja necessrio usar cintos de segurana?

Resposta: Pode ser que voc seja excelente motorista, mas se envolver-se em acidente mesmo no sendo responsvel por ele , voc e seus passageiros podem sofrer ferimentos. O fato de ser bom motorista no protege voc das condies fora de seu controle, como, por exemplo, os maus motoristas. Pergunta: necessrio usar cintos de segurana durante os pequenos trajetos e a baixas velocidades?

Resposta: Sim, pois as estatsticas revelam que a maioria dos acidentes ocorre no limite de 40 km de casa. E o maior nmero dos ferimentos graves e mortes ocorre a velocidades inferiores 65 km/h.

Ajuste da altura do ponto de fixao superior do cinto de 3 pontos

Os cintos de segurana devem ser usados sempre e por todos.

No ajuste a altura do ponto de fixao superior enquanto dirige. Para fazer o ajuste, puxe um pouco o cinto de seu alojamento e pressione o boto (seta). Ajuste a altura de acordo com a sua estatura. Isto particularmente importante se o usurio que utilizou o cinto anteriormente era de estatura mais baixa.

Resposta: O Air bag, ou sistema de segurana inflvel (quando disponvel para esta linha de veculos), apenas um sistema suplementar deve ser usado em conjunto com os cintos de segurana e no separadamente. Todos os sistemas de Air bag disponveis no mercado requerem o uso do cinto de segurana. Mesmo se estiver num veculo equipado com Air bag, voc dever usar o cinto para garantir proteo mxima. Isto vlido no apenas nas colises frontais, mas especialmente nas colises laterais ou outras.

2-13

Tensionadores mecnicos do cinto de segurana (quando disponvel)O sistema do cinto de segurana dos bancos dianteiros esto equipados com tensionadores mecnicos. Em caso de coliso frontal, os fechos do cinto de segurana so puxados para baixo, atravs de um mecanismo de armazenagem de energia, tensionando instantaneamente os cadaros diagonal e subabdominal. Os ocupantes do veculo so firmemente retidos em seus bancos em caso de acidente, proporcionando assim, uma maior proteo. Atuao dos tensionadores mecnicos do cinto de segurana Uma vez atuado o tensionador mecnico do cinto (o indicador de atuao amarelo do fecho do cinto de segurana torna-se visvel), o conjunto do sistema do cinto de segurana deve ser substitudo em uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet.

Indicador de controle para os tensionadores do cinto (quando disponvel)Quando a ignio ligada, a lmpada indicadora se acende por aproximadamente 4 segundos, apagando-se em seguida. Se a lmpada no se acender ou voltar a acender aps 4 segundos ou, ainda vier a acender-se com o veculo em movimento, isto evidncia de uma avaria no sistema de Air bag ou nos tensionadores do cinto de segurana. Nestes casos o sistema de Air bag ou os tensionadores do cinto de segurana no funcionaro em caso de acidente. Procure uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet para corrigir o defeito.

No permitida a instalao ou colocao de acessrios no previstos para seu veculo ou de outros objetos dentro do raio de atuao dos tensionadores dos cintos, visto que podero provocar ferimentos quando acionados. No faa nenhuma modificao nos componentes dos tensionadores do cinto, eles podem disparar ocasionando ferimentos caso sejam manuseados incorretamente. Os tensionadores mecnicos dos cintos s sero acionados se as marcas amarelas no forem visveis nos fechos. Os bancos dianteiros devem ser apenas removidos em uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet. Os tensionadores do cinto so acionados apenas uma vez. Ao substitu-los faa este servio em uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet.

2-14

Uso correto dos cintos de segurana adultosEstas instrues referem-se apenas a adultos. Se houver crianas viajando em seu veculo, veja mais adiante o ttulo Como usar cintos de segurana corretamente crianas. Primeiramente, voc desejar saber com que sistemas de proteo seu veculo est equipado. Vamos comear com o banco dianteiro.

Posio do motorista Veja a seguir descrio do sistema de proteo do motorista.

Cinto retrtil de trs pontos O cinto de segurana de 3 pontos apresenta um cadaro junto coluna da porta, com uma fivela deslizante de engate, e um fecho fixo do lado oposto. Quando em uso, apresenta uma parte fixa que envolve a regio subabdominal e uma parte diagonal que fica em contato com o trax acompanhando seus movimentos. Aps retirado, o cinto recolhido, ficando livre de sujeira e danos. O cinto diagonal retm o movimento do tronco s no caso de desacelerao ou parada sbita do veculo. Para o motorista, h cinto retrtil de trs pontos.

2-15

Eis como us-lo corretamente: 1. Feche e trave a porta.

Antes de fechar a porta, certifique-se de que o cinto esteja fora do curso desta. Se o cinto ficar preso na porta, poder haver danos a ele e ao veculo. 2. Ajuste o banco de forma que voc possa sentar-se em posio vertical.

3. Puxe suavemente a fivela deslizante para fora do dispositivo de recolhimento e ajuste o cinto sobre o corpo sem torc-lo.

4. Encaixe a fivela do cinto no fecho, at perceber o rudo caracterstico de travamento. 5. Puxe o cadaro diagonal para ajustar o cadaro subabdominal.

2-16

A parte subabdominal do cinto dever estar em posio baixa e rente aos quadris, tocando as coxas. Em caso de coliso, isto faz com que o impacto do cinto seja absorvido pelos ossos rgidos da pelve. Alm disto, haver menor possibilidade de voc deslizar sob o cinto subabdominal. Se voc deslizar sob ele, seu abdmen receber o impacto. Isto poder causar ferimentos graves ou at mesmo fatais. O cinto diagonal dever passar sobre o ombro e transversalmente ao trax. Estas partes do corpo so as adequadas para receber os esforos dos cintos de segurana. Roupas volumosas podem no permitir um ajuste correto do cinto sobre o corpo. Os cintos no devem ficar apoiados contra objetos frgeis nos bolsos das roupas, tais como canetas, culos, etc., dado que estes podem causar ferimentos ao usurio.

6. Para soltar o cinto, pressione o boto na fivela. O cinto ser recolhido automaticamente.

Uso do cinto de segurana durante a gestaoOs cintos de segurana funcionam para todas as pessoas, inclusive para as gestantes. Como todos os demais ocupantes, haver maior chance de que gestantes sejam feridas se no estiverem usando o cinto de segurana. Durante a gestao, sempre que possvel dever ser usado o cinto retrtil de 3 pontos. A parte da cintura dever ser usado na posio mais baixa possvel ao longo de toda gestao. A melhor maneira de proteger o feto proteger a me. Em caso de coliso, existem maiores possibilidades de que o feto no seja atingido se o cinto de segurana estiver sendo usado corretamente. Para as gestantes, bem como para as demais pessoas, a palavra-chave para tornar efetivos os cintos us-los corretamente.

2-17

Um teste para voc Em seqncia, apresentamos um teste para que voc possa avaliar seu senso de observao quanto ao uso correto do cinto de segurana. Leia a pergunta e, antes de passar resposta, analise a figura correspondente e tente descobrir a anormalidade.

Posio do passageiro da frente O cinto de segurana do passageiro da frente, funciona de modo semelhante ao cinto do motorista.

Pergunta: O que h de errado nisto? Resposta: O cadaro diagonal est muito frouxo. Nesta posio, ele oferecer muito pouca proteo.

Se o cadaro diagonal estiver muito frouxo, voc poder ficar gravemente ferido. Numa coliso, voc ser levado muito para a frente, o que poder aumentar os ferimentos. O cadaro diagonal dever ficar rente ao seu corpo.

2-18

Pergunta: O que h de errado nisto? Resposta: O cinto est travado na posio errada.

Pergunta: O que h de errado nisto? Resposta: O cadaro diagonal usado sob o brao. Ele dever ser usado sempre sobre o brao.

Pergunta: O que h de errado nisto? Resposta: O cinto est torcido ao longo do corpo.

Voc poder ser gravemente ferido se o cinto estiver travado em posio errada como esta. Numa coliso, o cinto passar acima de seu abdmen. As foras do cinto sero concentradas nesta posio e no nos ossos plvicos. Isto poder causar ferimentos internos graves. Sempre trave o cinto na fivela e o mais prximo de voc.

Voc poder ser gravemente ferido se usar o cadaro diagonal sob o brao. Numa coliso seu corpo poder movimentar-se muito para a frente, o que aumentar a chance de ferimentos na cabea e no pescoo. Alm disto, o cinto aplicar muito esforo s costelas, que no so to fortes quanto os ossos do ombro. Seus orgos internos, como o fgado ou o bao, tambm podero sofrer leses graves.

Voc poder ser gravemente ferido se o cinto estiver torcido. Numa coliso, voc no ter a largura total do cinto para absorver o impacto. Se o cinto estiver torcido, endireite-o para que ele possa funcionar corretamente ou solicite sua Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet para que faa os reparos necessrios.

2-19

Posio dos passageiros do banco traseiro muito importante que tambm os passageiros do banco traseiro usem cinto de segurana. A estatstica de acidentes mostra que os passageiros do banco traseiro, quando no usam cinto de segurana, recebem mais ferimentos nas colises do que os passageiros que fazem uso deles. Numa coliso, os passageiros do banco traseiro, que estiverem sem o cinto de segurana, podem ser atirados para fora do veculo ou podem atingir outros passageiros do veculo que estejam usando o cinto. Pergunta: O que h de errado nisto? Resposta: O cinto est rasgado. Posies externas do banco traseiro Dependendo do modelo do seu veculo, as posies prximas s janelas possuem cintos retrtil de 3 pontos. Observe a posio correta de us-los:

Cintos cortados ou desfiados podem no proteger voc numa coliso. Sob impacto, os cintos podero rasgar-se totalmente. Se o cinto estiver cortado ou desfiado, substitua-o imediatamente.

2-20

Uso correto dos cintos de segurana crianas

H alguns dados especiais que voc deve saber sobre cintos de segurana e crianas. Existem procedimentos especiais para bebs, crianas pequenas e crianas maiores. Para a proteo de todos, observe as regras que se seguem. Todos os ocupantes de seu veculo necessitam proteo. Isto inclui principalmente os bebs e todas as crianas antes que atinjam a constituio fsica de um adulto. 1. Segure a placa do fecho e puxe-o em sua direo. No deixe o cinto ficar torcido. 2. Empurre a placa do fecho para dentro da fivela at ouvir um clique. 3. Certifique-se de que o boto de destravamento na fivela esteja voltado para cima ou para fora, de forma que voc possa destravar o cinto rapidamente em caso de necessidade. Puxe o cadaro diagonal para ajustar o cadaro subabdominal. 4. Para soltar o cinto, pressione o boto na fivela. O cinto ser recolhido automaticamente. Posio central do banco traseiro (Cinto de segurana subabdominal) O passageiro que ocupar a posio central do banco traseiro dever usar o cinto subabdominal. A propsito, as crianas devem ocupar sempre o banco traseiro, observadas ainda as condies especficas sob as quais os menores devem ser transportados e os sistemas de proteo que devem equipar o veculo para tal fim.

Para ajustar o comprimento. Segure o cinto pela fivela e ajuste-o pelo cadaro. Para colocao do cinto. Encaixe a fivela do cinto no fecho do lado oposto. Para liberao do cinto. Comprima o boto vermelho do fecho.

2-21

Sistema de proteo infantilMuitas empresas fabricam sistemas de proteo infantil para bebs e crianas. Certifique-se de que o sistema de proteo infantil a ser utilizado em seu veculo, possui etiqueta de aprovao do cumprimento das normas de segurana. O sistema de proteo infantil proporciona tima segurana para a criana em caso de impacto e deve ser escolhido para ajustarse ao tamanho e o peso da criana. Para bebs at 9 meses de idade ou pesando at 9 kg. Para crianas at 12 anos de idade ou pesando at 36 kg.

Crianas com menos de 12 anos ou abaixo de 150 cm de altura devem viajar somente no assento de segurana apropriado. Ao transportar crianas, use o sistema de proteo apropriado ao peso da criana. Assegure-se de que o sistema de segurana esteja fixado apropriadamente. Voc deve observar as instrues de instalao e de utilizao fornecidas junto com o sistema de proteo infantil. No prenda objetos no sistema de proteo infantil e no cubra com outros materiais. Um sistema de proteo infantil que tenha sido submetido a um acidente dever ser substitudo.

Assento para beb Faixas de peso 0 e I: somente instalado com a criana voltada para a traseira do veculo. Desde recm-nascido at 9 kg. Em veculos com Air bag (quando disponvel) no lado do passageiro ou Air bag lateral, o assento de segurana no deve ser instalado no banco dianteiro do acompanhante, pois existe perigo de morte. Instale o assento de segurana nas posies laterais do banco traseiro.

Aps a instalao do assento de segurana infantil, tente moviment-lo em todas as direes para certificar-se de que est seguramente instalado.

2-22

Assento para crianaSistema modular para vrias faixas de peso: Faixa de peso I: de 9 at 15 kg. Faixa de peso II e III: de 15 kg a 36 kg. Deve sempre ser instalado com a criana voltada para a frente do veculo. No permita que a parte diagonal do cinto de segurana fique em contato com o rosto ou pescoo da criana. H risco da criana ser seriamente ferida em caso de uma coliso.

O assento para criana deve ser instalado nas laterais do banco traseiro.

Aps remover a criana do veculo, fixe o assento com o cinto de segurana do veculo, a fim de evitar que o mesmo seja lanado para frente em caso de uma freada brusca. Caso no seja necessrio manter o assento no compartimento de passageiros, remova e coloque-o no compartimento de cargas, fixando-o com uma rede de reteno. Em caso de impacto com o veculo o assento dever ser substitudo. Antes de instalar um sistema de proteo infantil, leia com ateno as instrues fornecidas pelo fabricante do sistema. A no observao destas instrues sobre os sistemas de proteo infantil e das instrues fornecidas pelo fabricante do sistema poder aumentar o risco e/ou severidade de ferimentos em caso de um acidente. Se o assento para criana no estiver apropriadamente fixado, o risco da criana ser seriamente ferida em uma coliso aumenta enormemente.

2-23

Proteo de crianas maioresCrianas maiores, para as quais o sistema de proteo infantil tornou-se pequeno, devero usar os cintos de segurana do veculo. Se for possvel escolher, a criana dever sentar prximo janela, onde ela poder usar o cinto retrtil de 3 pontos (se equipado), o qual lhe dar maior proteo. As estatsticas de acidentes indicam que as crianas estaro mais seguras se ocuparem o banco traseiro e estiverem usando os cintos corretamente. Crianas que no estejam usando cintos de segurana podem ser atiradas para fora do veculo em caso de colises.

Crianas que no usam os cintos de segurana podem atingir outras pessoas que estejam usando os cintos.

Nunca faa isto. Nesta ilustrao, duas crianas esto usando o mesmo cinto de segurana. O cinto no pode distribuir as foras de impacto equilibradamente. Em caso de acidente, uma criana pode atingir a outra e as duas podero ser gravemente feridas. Cada cinto dever ser usado por um s ocupante de cada vez.

2-24

Outro teste para voc E agora, para estar certo de que voc j sabe tudo a respeito dos cuidados com as crianas que viajam em seu carro, mais um pequeno teste: Pergunta: O que se deve fazer no caso em que, ao ser utilizado por criana muito pequena, o cinto retrtil de 3 pontos fica muito prximo de seu rosto e pescoo?

Conservao e tratamento dos cintosMantenha os cintos sempre limpos e secos. Para limpeza, utilize somente sabo neutro e gua morna. Verifique se os cintos no esto danificados ou presos em objetos cortantes. No devem ser feitas modificaes nos sistemas dos cintos de segurana. Certifique-se de que o boto de destravamento na fivela esteja voltado para cima ou para fora, de forma que voc possa destravar o cinto rapidamente em caso de necessidade.

Resposta: Se a criana for muito pequena e o cinto diagonal ficar muito prximo do seu rosto ou pescoo, coloque a criana numa posio que tenha cinto subabdominal, isto , no banco traseiro.

Nunca permita isto! A ilustrao mostra uma criana sentada no banco equipado com o cinto retrtil de 3 pontos, mas o cadaro diagonal esta passando atrs da criana. Se o cinto for usado desta forma, a criana, poder deslizar sob o cinto em caso de coliso. A fora do cinto ser ento aplicada diretamente sobre o abdmen. Isto poder causar ferimentos srios ou at mesmo fatais. Onde quer que a criana sente no interior do veculo, o cadaro subabdominal dever ser usado em posio baixa, acomodado abaixo dos quadris, quase tocando as coxas da criana. Em caso de coliso, esta posio far com que o esforo do cinto seja absorvido pelos ossos plvicos.

Todos os componentes dos cintos devem ser inspecionados periodicamente; os componentes danificados devem ser substitudos. Um cinto que tenha sido sujeito a esforos como, por exemplo, num acidente, dever ser substitudo por um novo.

2-25

Os Air bags frontais so dispositivos complementares de segurana que, em conjunto aos cintos de segurana dianteiros e seus tensionadores, aumentam a eficincia da proteo aos ocupantes em colises com desaceleraes muito bruscas do veculo. Sua funo a de proteger a cabea e o trax do ocupante contra choques violentos no volante de direo ou painel em acidentes em que a proteo oferecida somente pelos cintos de segurana no for suficiente para se evitar leses graves e/ou fatais. O Air bag no ser acionado em impactos frontais de baixa severidade em que o cinto de segurana for o bastante para proteger os ocupantes, em impactos laterais, traseiros, capotamentos, derrapagens e outras situaes cujo ocupante no projetado para frente com severidade. Um mdulo eletrnico com um sensor de desacelerao gerencia a ativao dos tensionadores dos cintos de segurana e dos Air bags. Havendo necessidade, dispara inicialmente os tensionadores dos cintos de segurana dianteiros para segurar ainda mais os ocupantes nos bancos e, dependendo do nvel de desacelerao, tambm ativa os geradores de gs que inflam as bolsas em aproximadamente 30 milsimos de segundo, amortecendo o contato do corpo dos ocupantes com o volante de direo ou painel.

A exploso do dispositivo gerador de gs provocada para inflar as bolsas de ar no prejudicial para o sistema auditivo humano e a nuvem semelhante fumaa formada durante o disparo do sistema Air bag nada mais do que talco (no txico) cuja a funo a de minimizar o atrito entre o corpo do ocupante e as bolsas de ar.

Air bag frontal Sistema Suplementar de Reteno (quando disponvel)Este sistema identificado pela inscrio Air bag no volante (para o motorista) e acima do porta-luvas (para o passageiro). O sistema Air bag frontal composto de: Bolsas inflveis com geradores de gs alojados no interior do volante e do painel. Controle eletrnico com sensor de desacelerao integrado. Luz indicadora no painel de instrumentos.

O acionamento dos tensionadores do cinto de segurana ocorre em circunstncias menos severas que o dos Air bags, ou seja, podem ocorrer casos de ativao dos tensionadores sem que os Air bags sejam acionados.

Os cintos de segurana, cujo o uso obrigatrio por lei, so os mais importantes equipamentos de reteno dos ocupantes e devem ser utilizados sempre. Somente com a utilizao dos cintos de segurana, o sistema Air bag pode contribuir para a reduo da gravidade de possveis ferimentos aos ocupantes do veculo em caso de coliso.

A bolsa do Air bag projetada para que os ocupantes toquem nela somente quando estiver totalmente inflada. Por isso, antes de dirigir, aconselhvel regular adequadamente os bancos dianteiros. Ajuste o assento do banco do motorista de modo que consiga, com o p direito, pressionar at o final de curso o pedal da embreagem sem tirar as costas do encosto do banco e o encosto tal que, com os ombros encostados e os braos esticados, os pulsos fiquem apoiados sobre a parte superior do volante de direo. Regule tambm o banco do passageiro o mais para trs possvel, sem prejudicar o espao para as pernas do ocupante do banco traseiro.

2-26

Recomendaes importantes: Os cintos de segurana devem estar corretamente afivelados. Em caso de coliso em que ocorra o acionamento do sistema Air bag sem que os ocupantes do veculo estejam usando os cintos de segurana, o risco de ferimento grave poder aumentar consideravelmente. Crianas menores de 10 anos devem sempre ser transportadas no banco traseiro, especialmente em veculos equipados com sistema Air bag. Alm de ser exigncia legal, a fora do inflamento do Air bag ir empurr-las de encontro ao encosto do banco, podendo causar graves ferimentos. No mantenha nenhum tipo de objeto entre as bolsas e os ocupantes dos bancos dianteiros, pois em caso de acionamento do sistema "Air bag" eles podem acabar sendo arremessados de encontro aos ocupantes do veculo, causando ferimentos. No instale acessrios no originais no volante ou no painel, pois podem interferir na trajetria da bolsa quando no seu acionamento, prejudicando o funcionamento do sistema ou at serem arremessados de encontro aos ocupantes do veculo, causando ferimentos.

Luz indicadora do Air bagQuando a ignio ligada, a lmpada indicadora se acende por aproximadamente 4 segundos, apagando-se em seguida. Se a lmpada no se acender ou voltar a acender aps 4 segundos ou, ainda vier a acender-se com o veculo em movimento, isto evidncia de uma avaria no sistema de Air bag ou nos tensionadores do cinto de segurana. Nestes casos o sistema de Air bag ou os tensionadores do cinto de segurana no funcionaro em caso de acidente. Procure uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet para corrigir o defeito.

Nunca faa alteraes nos componentes do sistema Air bag. Em caso de manuseio inadequado o sistema poder disparar acidentalmente, causando ferimentos ao motorista e ao passageiro do banco dianteiro. O sistema eletrnico que controla o sistema Air bag e os tensionadores do cinto de segurana est localizado no console central. Para evitar falhas, nenhum objeto imantado deve ser colocado nas proximidades do console. Caso o veculo sofra inundao ou alagamento solicite a assistncia de uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet. A desmontagem do volante e do painel de instrumentos somente dever ser executada numa Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet.

2-27

O Air bag foi projetado para disparar somente uma nica vez. Uma vez disparado dever ser substitudo imediatamente e numa Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet. No cole nada no volante, na cobertura do "Air bag" do lado do passageiro, nem aplique neles qualquer material. Limpe sua superfcie somente com um pano mido. No viaje com objetos no colo ou entre os lbios; em caso de ativao do sistema "Air bag", o risco de ferimento ou acidente fatal aumentar consideravelmente. Quando voc transferir o veculo para outro proprietrio, solicitamos que voc alerte ao novo proprietrio que o veculo est equipado com o sistema Air bag e que ele deve consultar as informaes descritas neste Manual. O desmanche total de um veculo equipado com o sistema Air bag no ativado pode ser perigoso. Solicite a assistncia de uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet caso seu veculo necessitar ser sucateado.

Uso de sistema de proteo infantil no banco dianteiro do acompanhante em veculos com sistema Air bag (quando disponvel)Veculos com Air bag no lado do passageiro:

Nos veculos equipados com Air bag no lado do passageiro dianteiro, no se deve instalar o sistema de proteo infantil no banco dianteiro.

Este veculo foi desenvolvido visando, dentre outros aspectos, a total segurana de seus ocupantes. Por essa razo, sua montagem na linha de produo utiliza parafusos com travamento qumico, que, se por qualquer razo forem removidos, devero ser necessariamente substitudos por parafusos originais novos de mesmo nmero. Alm disso, tambm indispensvel uma limpeza adequada na contra-pea com o objetivo de assegurar um perfeito torque e uma efetiva reao fsicoqumica dos compostos qumicos que compem o referido travamento quando utilizado um novo parafuso. Portanto, recomendamos que servios em sistemas de segurana do veculo (freios, bancos, suspenso, cintos de segurana, etc.), ou ainda servios que indiretamente afetem tais sistemas, sejam efetuados sempre pela Rede de Concessionrias e Oficinas Autorizadas Chevrolet. Para maiores esclarecimentos, fale com a Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet de sua preferncia.

2-28

Recomendaes ao dirigir o veculoPgina

3Pgina

Lista de verificaes dirias do motorista ............. 3-2 Recomendaes ao estacionar o veculo ............... 3-2 Dirigindo na defensiva .............................................. 3-3 Os primeiros 1.000 quilmetros .............................. 3-3 Motor .......................................................................... 3-3 Bateria e motor de partida ........................................ 3-4 Direo hidrulica ..................................................... 3-4 Transmisso manual ................................................. 3-4 Pneus ......................................................................... 3-4 Como economizar combustvel ............................... 3-4 Conduo sob o efeito de bebida alcolica ........... 3-5 Gases de escapamento do motor ............................ 3-7 Embreagem ............................................................... 3-8 Freio de estacionamento .......................................... 3-8 Freio de servio ......................................................... 3-8 Sistema de direo .................................................. 3-10 Dirigindo com segurana ........................................ 3-11 Rotao de corte de injeo de combustvel ........ 3-13

Perda de controle do veculo .................................. 3-13 Dirigindo fora de estrada ......................................... 3-14 Dirigindo em trechos alagados .............................. 3-20 Dirigindo noite ...................................................... 3-21 Dirigindo na chuva ................................................... 3-22 Aquaplanagem ......................................................... 3-23 Dirigindo na neblina ................................................ 3-26 Dirigindo na cidade .................................................. 3-25 Dirigindo em vias expressas ................................... 3-25 Ao fazer longas viagens .......................................... 3-26 Hipnose da estrada .................................................. 3-27 Dirigindo em estradas montanhosas e colinas .................................................................. 3-28 Estacionamento em morros ou montanhas ....... 3-29 Estacionamento em descidas .............................. 3-29 Estacionamento em subidas ................................ 3-30 Estacionamento sobre material combustvel ...... 3-30

3-1

Lista de verificaes dirias do motoristaAntes de entrar no veculo1. Verifique se as janelas, luzes sinalizadoras e espelhos esto limpos. 2. Examine visualmente os pneus quanto a presso e danos. 3. Verifique se no h vazamento de algum fluido. 4. Verifique se a rea atrs do veculo est desimpedida, no caso de precisar moviment-lo para trs.

Recomendaes ao estacionar o veculo1. Aplique o freio de estacionamento. 2. Sem acelerar o motor, desligue-o e retire a chave. 3. Engrene uma marcha reduzida (1 ou marcha r). 4. Vire a direo no sentido da guia se estacionar em ruas de declive acentuado, fazendo com que a parte anterior do pneu fique voltada para a calada. Se estacionar em rua de aclive, vire a direo no sentido contrrio da guia, isto , de modo que a parte posterior do pneu fique voltada para a calada. 5. Feche todas as portas, vidros e defletores de ventilao.

Antes de movimentar o veculo1. Feche e trave todas as portas. 2. Ajuste o banco e o encosto de cabea. 3. Ajuste os espelhos retrovisores. 4. Coloque e ajuste o cinto de segurana e exija que seus acompanhantes tambm o faam. 5. Verifique se todas as luzes indicadoras que funcionam s com o sistema eltrico ligado se acendem ao colocar a chave no estgio I. 6. Certifique-se de que a alavanca de mudanas se encontra em ponto morto. 7. D a partida e verifique o funcionamento dos instrumentos. 8. Libere o freio de estacionamento.

E tenha uma Boa ViagemDirija com cuidado, economicamente e poluindo o mnimo possvel o meio ambiente Durante a viagem, evite tudo aquilo que possa desviar-lhe a ateno. Leia atentamente a Seo 2 sobre Segurana e siga corretamente o Plano de Manuteno Preventiva.

3-2

Dirigindo na defensivaO melhor conselho que algum pode dar sobre dirigir : dirija na defensiva. Inicie com um item muito importante de seu veculo: cinto de segurana. (Consulte Cinto de Segurana, Seo 2). Dirigir na defensiva significa estar pronto para qualquer situao. Nas ruas das cidades, nas estradas rurais ou rodovias, significa sempre esperar pelo inesperado. Assuma que os pedestres ou os outros motoristas so desatentos e cometem erros. Suponha o que eles podero fazer. Esteja pronto para os erros deles. As colises traseiras so os acidentes mais fceis de se evitar. E so comuns. Manter sempre distncia. Esta a melhor manobra defensiva ao dirigir tanto na cidade como no campo. Voc nunca sabe quando o veculo a sua frente vai frear ou virar repentinamente.

Os primeiros 1.000 quilmetrosPara maior desempenho e funcionamento econmico durante toda a vida til do seu veculo, proceda da seguinte maneira: Nos primeiros 1.000 quilmetros no dirija prolongadamente a velocidade constante muito baixa ou muito alta. Use a menor marcha ao colocar o veculo em movimento ou nas subidas, para evitar trancos no motor. Use sempre a marcha adequada ao manter uma determinada velocidade. Evite pressionar o pedal do acelerador durante as partidas. Mantenha a presso dos pneus de acordo com a carga do veculo conforme instrues na Seo 7, sob Rodas e pneus. Verifique o nvel do leo do motor e da transmisso com freqncia.

Motor O motor deve aquecer com o carro em movimento e no em marcha-lenta. No dirija com o acelerador no fundo enquanto o motor no tiver atingido a temperatura normal de funcionamento. Quando o percurso a ser percorrido for pequeno, aquea antes o motor at o ponteiro indicador de temperatura atingir a marca de temperatura normal de funcionamento. Estas precaues evitam a diluio do leo lubrificante e a formao de depsitos de goma, que prejudicam a lubrificao e reduzem a vida til do motor. Nunca dirija com o motor desligado. Vrios dispositivos como o servo-freio no atuaro, comprometendo seriamente a segurana. No deixe o veculo sozinho por muito tempo com o motor ligado. No caso de superaquecimento do motor voc no ser alertado pelo indicador de temperatura, para tomar as providncias necessrias.

3-3

Bateria e motor de partida Em trnsito congestionado desligue, se possvel, os dispositivos que consomem muita carga de bateria aquecedor, condicionador de ar, acessrios etc. Ao dar partida ao motor em tempo frio pise no pedal da embreagem para eliminar a resistncia oferecida pela transmisso e, assim, aliviar o motor de partida e a bateria. Nunca d partida ao motor por mais de 10 segundos ininterruptamente. Espere 30 segundos para dar uma nova partida e no insista se o motor no pegar aps algumas tentativas.

Transmisso manual Ao reduzir a velocidade do veculo, reduza a marcha para aquela imediatamente inferior. Ao mudar, pise no pedal da embreagem at o fim do seu curso. Isto evitar danos a transmisso e prpria embreagem e eliminar as dificuldades de engrenamento.

Dirigindo em regies montanhosas ou com reboqueO ventilador do radiador de acionamento eltrico. A potncia da ventoinha no depende da rotao do motor. A uma rotao mais elevada produz-se mais calor e a uma rotao mais baixa, conseqentemente, menos calor. Por isso, em subidas, no reduza para marchas mais baixas se o carro puder ultrapassar as dificuldades sem esforo em marchas mais altas. Ao sair em subidas com veculo que traciona reboque, acelere at a rotao correspondente ao maior torque e solte lentamente o pedal da embreagem, mantendo a mesma rotao do motor. Veja especificaes de torque mximo na Seo 8, sob Motor.

Pneus Se for necessrio passar por obstculo ou desnvel abrupto de terreno, faa-o lenta e perpendicularmente a eles. O impacto dos pneus contra esses tipos de obstculos podem causar-lhes danos imperceptveis, mas com potencial de provocar acidentes futuros a altas velocidades. Ao estacionar, no encoste as rodas nas guias de maneira que deforme os pneus. Para evitar derrapagens, no dirija com pneus gastos; mantenha-os presso correta e reduza a velocidade quando o solo estiver molhado. Mantenha sempre os pneus presso correta (veja as especificaes na Seo 8, sob Rodas e pneus), pois este o fator mais importante no cuidado a eles dispensado, para evitar desgaste prematuro, decorrente de superaquecimento, m dirigibilidade, aumento do consumo de combustvel, etc.

Direo hidrulicaSe no puder contar com a fora que aciona a direo hidrulica devido a parada do motor ou a falha no funcionamento do sistema, voc poder, ainda assim, esterar, mas ser necessrio usar mais energia muscular. Cuidado com o retorno do volante da direo posio normal aps as curvas, o qual mais lento que na direo convencional.

3-4

Como economizar combustvel Motor regulado. Mantenha o motor sempre regulado de acordo com o Plano de Manuteno Preventiva. Rotao do motor. Mantenha a rotao do motor dentro da faixa de maior torque (veja especificaes na Seo 8, sob Motor). Velocidade uniforme e utilizao de marchas adequadas: Conduza o veculo, sempre que possvel, a velocidades constantes, evitando freadas ou arrancadas sbitas. O ideal conduz-lo em torno de 80 km/h, na ltima marcha, ou seja a marcha menos reduzida. No acelere desnecessariamente o motor quando estiver parado, ou para aqueclo ou antes de deslig-lo. Em trnsito congestionado, evite quanto possvel parar e movimentar o veculo constantemente, procurando antever as condies do trnsito frente. A altas velocidades, em que o consumo maior, alivie, por pouco que seja, a presso do pedal o acelerador. Isto proporciona economia de combustvel, sem perda considervel de velocidade. No estique as marchas intermedirias nem as troque antes do tempo. Presso correta dos pneus. Aumente a presso dos pneus quando o veculo for trafegar carregado ou no caso de longos percursos e altas velocidades mantidas por mais de uma hora, de acordo com a tabela da etiqueta localizada na coluna da porta dianteira esquerda. Caso normal. Evite carregar peso desnecessrio. No armazene objetos no porta-malas e, de preferncia, no use bagageiro, pneus maiores que os especificados etc., pois isto, alm de aumentar o peso do veculo, exige maior esforo do motor para vencer a resistncia do ar com conseqente aumento de consumo.

Qual a quantidade de lcool considerado excessiva para algum que vai dirigir?O ideal seria que ningum consumisse bebida alguma antes de dirigir. Mas se for o caso, o excesso pode ser menos do que se pensa. Embora isto varie para cada pessoa ou situao, as informaes abaixo so vlidas de modo generalizado. A quantidade de lcool no sangue de algum que esteja bebendo depende de quatro fatores: Teor alcolico da bebida. Peso total da pessoa.

Conduo sob o efeito de bebida alcolica

Quantidade de alimentos ingeridos antes e durante o consumo da bebida.

O consumo de bebidas alcolicas imediatamente antes de dirigir um dos maiores responsveis pela ocorrncia de acidentes entre veculos. A ingesto de lcool prejudica trs funes vitais que uma pessoa precisa para dirigir: Julgamento Coordenao muscular Viso Estatsticas mostram que em aproximadamente metade das colises fatais, pelo menos um dos motoristas estava sob o efeito do lcool.

3-5

Uma pessoa que consuma algum tipo de alimento antes ou durante a ingesto da bebida apresentar uma porcentagem de lcool levemente menor. A nossa legislao determina que o limite mximo de lcool no sangue de 0,10%. O limite estar acima de 0,10% aps trs ou seis doses (no perodo de uma hora). Como j vimos, claro que tudo depende da quantidade de lcool na bebida e do perodo durante o qual esta consumida. Mas a capacidade de dirigir fica prejudicada mesmo quando a porcentagem de lcool est bem abaixo de 0,10%. Pesquisas mostram que em algumas pessoas a capacidade de dirigir comprometida quando a porcentagem de lcool aproxima-se de 0,05% e que os efeitos so piores noite. Qualquer motorista em cujo sangue se encontre um teor alcolico acima de 0,05% j considerado prejudicado. As estatsticas mostram que a possibilidade de envolverse em acidentes aumenta consideravelmente para os motoristas que estejam com esse nvel acima de 0,05%. Um motorista nestas condies corre o dobro do risco de ver-se envolvido em acidentes. Ultrapassando os 0,10%, o perigo aumenta para 6 vezes mais; aos 0,15%, a chance aumenta vinte e cinco vezes! O organismo leva algumas horas para livrarse do lcool. E nenhuma dose macia de caf forte ou duchas podem acelerar o processo.

"Eu serei cuidadoso"A frase, mesmo que indique real inteno, no garante a segurana do motorista alcoolizado. Ainda que o mesmo possa conduzir o veculo sem problemas at o seu destino, no poder reagir de maneira adequada a qualquer nova situao que ocorra no trajeto, uma vez que seus reflexos estaro afetados e a capacidade de reao muito reduzida. Alm disso, estatsticas mdicas mostram que o lcool no organismo de uma pessoa pode piorar o seu estado geral de sade no caso de uma batida, provocando danos ao crebro, coluna vertebral e corao.

Perodo de tempo durante o qual a bebida foi ingeridaDependendo de seu peso e do tempo que demorar para ingerir uma quantidade de bebida alcolica, cada dose que o motorista beber produzir em seu sangue 0,05% de lcool, nas condies demonstradas no grfico. Conforme os dados levantados por especialistas, uma pessoa com 82 kg de peso, ingerindo trs copos duplos de cerveja no perodo de uma hora, apresentar um teor alcolico no sangue de ordem de 0,06%. Esta pessoa apresentar a mesma porcentagem de lcool se ingerir trs copos de 120 ml de vinho ou trs doses mistas, contendo cada uma cerca de 45 ml de bebida alcolica como o usque, gim ou vodca. O que deve ser considerado a quantidade de lcool. Por exemplo, se a mesma pessoa ingerir trs doses duplas de vermute (cada uma contendo 90 ml de lcool) no perodo de uma hora, a porcentagem de lcool no sangue estar prxima de 0,12%.

Beber e dirigir pode ser muito perigoso. No dirija aps ingerir bebidas alcolicas e no pegue carona com motoristas alcoolizados.

3-6

Controle de emisso de gases de escapamentoAntes de pr o motor em movimento, tome as medidas de precauo recomendadas, a fim de no inalar seus gases txicos: No ponha o motor a funcionar em reas fechadas garagem, por exemplo por tempo maior que o necessrio para manobrar o veculo, pois os motores de combusto interna produzem gases com produtos altamente txicos, tais como monxido de carbono, que, embora incolor e inodoro, mortfero. Havendo a suspeita de entrada de gases de escapamento no compartimento de passageiros, dirija somente com as janelas abertas e, assim que possvel, verifique as condies do sistema de escapamento, assoalho e carroaria. Atravs de processos especiais de fabricao notadamente na rea do sistema de injeo de combustvel e de ignio , a proporo de produtos nocivos nos gases de escapamento, tais como monxido de carbono (CO), hidrocarbonetos, e xidos de nitrognio, reduzida ao mnimo. A composio dos gases provenientes do escapamento e a porcentagem de componentes txicos principalmente monxido de carbono determinada pela correta regulagem do sistema de injeo de combustvel e ignio. Todas as verificaes e trabalhos de regulagem devero ser confiados a uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet, que dispe do equipamento adequado e pessoal devidamente treinado. Suas providncias neste sentido contribuiro de forma importante para a conservao do meio ambiente. A verificao e regulagem do sistema de injeo e ignio fazem parte do Plano de Manuteno Preventiva, apresentado na Seo 9 deste Manual. Por esta razo, todo o servio de manuteno dever ser efetuado nos intervalos recomendados naquele plano.

Gases de escapamento do motorFuncionamento do motor com o veculo estacionado melhor no ficar estacionado com o motor funcionando. Mas se for necessrio fazlo, principalmente em ambiente fechado, eis algumas coisas que voc dever saber:

3-7

Embreagem No use o pedal da embreagem como descanso do p. Isto poder causar seu desgaste prematuro. Em veculos equipados com transmisso manual, dirigir apoiando o p no pedal da embreagem resulta em danos ao sistema de embreagem e motor, alm de aumentar o consumo de combustvel.

Freio de servioAplicao dos freiosA ao de frenagem envolve tempo de percepo e tempo de reao. Primeiramente voc tem de decidir se deve pisar no pedal de freio. Isto tempo de percepo. A seguir, voc tem de pisar no pedal de freio. Isto tempo de reao. O tempo mdio de reao de aproximadamente 3/4 de segundo. Mas isto apenas tempo mdio, que poder ser menor para alguns motoristas e maior para outros, chegando at a dois ou trs segundos. Fatores como idade, condies fsicas, ateno, coordenao e viso so determinantes. Assim tambm o so o lcool, drogas e depresso. Mas, mesmo em 3/4 de segundo, um veculo, movendo-se a 100 km/h, percorre 20 metros. Isto pode significar grande diferena numa emergncia. Portanto, importante manter distncia razovel entre seu veculo e os outros. Alm disto, claro que as distncias reais de frenagem variam muito conforme a superfcie de rodagem (seja pavimentada ou cascalhada), a condio da pista (molhada, seca, escorregadia etc.), dos pneus e dos freios. A maioria dos motoristas cuida dos freios dos veculos. Entretanto, alguns sobrecarregam o sistema de freio por meio de maus hbitos de frenagem. Observe os seguintes cuidados: Mantenha o espao do curso do pedal livre de qualquer objeto que possa impedir seu movimento.

No engrene subitamente uma marcha reduzida em pista escorregadia. Isto poder causar efeito de frenagem nas rodas dianteiras e provocar derrapagem.

Freio de estacionamentoO freio de estacionamento acionado mecanicamente e atua apenas nas rodas traseiras. utilizado para manter o veculo estacionado aps parar. Ao ser aplicado, sua alavanca fica automaticamente travada. Durante o processo de frenagem, o freio de estacionamento que independente do freio de servio no aplicado. No ocorre, assim, o processo de autolimpeza. De tempos a tempos, portanto, recomenda-se dirigir a baixa velocidade durante cerca de 300 metros com o freio de estacionamento ligeiramente aplicado.

Nunca aplique o freio de estacionamento com o veculo em movimento. Isto poder causar rodopio do veculo e conseqentes danos pessoais.

3-8

Evite frenagens violentas desnecessrias. Algumas pessoas dirigem aos trancos acelerao excessiva seguida de frenagem sbita em vez de acompanharem o fluxo normal do trnsito. Isto um erro. Os freios iro desgastar-se muito mais rapidamente se voc aplicar frenagens violentas em demasia, alm do risco de provocar derrapagens perigosas. Para obter maior durabilidade dos freios procure acompanhar o fluxo do trnsito e evite frenagens desnecessrias observando distncias devidas dos veculos que esto prximos. Quando necessrio frear ou reduzir a velocidade, aplique o pedal do freio com suavidade e progressivamente. No dirija com o motor desligado. O servofreio no atuar, sendo necessrio muito maior presso para acionar os freios. Se o motor morrer no trnsito, freie normalmente acionando constantemente o pedal do freio, sem bombe-lo; caso contrrio, o vcuo do servofreio se esgotar deixando de haver auxlio na aplicao do freio e conseqentemente o pedal do freio ficar mais duro e as distncias de frenagens sero maiores. Continuar dirigindo com pastilhas de freio desgastadas pode resultar em reparos dispendiosos no sistema de freio. Algumas condies de conduo ou climticas podem gerar rangido ocasional dos freios quando eles so aplicados pela primeira vez ou so levemente aplicados. A ocorrncia ocasional deste rudo no significa que seus freios apresentam problemas.

Curso do pedal do freioProcure sua Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet se o pedal do freio no retornar altura normal ou se houver aumento rpido no curso do pedal. Isto pode ser um indicador de problema no sistema de freios. Os pedais de freio e acelerador possuem alturas diferentes para proporcionar maior facilidade de movimentao do p, no momento em que este muda de posio, passando do freio para o acelerador e vice-versa. O pedal da embreagem possui um curso maior para proporcionar mais sensibilidade no seu controle. No interior das portas existem barras de ao para proteo dos ocupantes do veculo em caso de impactos laterais.

Frenagens de emergnciaQuase todo motorista j enfrentou alguma situao em que necessita-se de frenagem sbita. claro que a primeira reao pressionar o pedal de freio e mant-lo pressionado. Isto na verdade uma atitude errada, pois as rodas podem travar. Quando isto ocorre, o veculo no obedece direo, e poder manter-se no rumo em que estava antes das rodas travarem. Assim, o veculo poder sair da pista. Use a tcnica de frenagem gradativa. Esta proporciona frenagem mxima e ao mesmo tempo mantm o controle da direo. Faa-o pressionando o pedal de freio e aumentando gradativamente a presso. Em caso de emergncia, provavelmente voc vai querer pressionar fortemente os freios sem travar as rodas. Se ouvir ou perceber que as rodas se arrastam, alivie o pedal de freio. Desta forma, possvel manter o controle da direo.

3-9

Cuidado com as pastilhas novasOs freios so um fator importante para a segurana no trfego. Quando so instaladas pastilhas de freio novas, recomendvel no frear de maneira violenta desnecessariamente durante os primeiros 300 km. O desgaste das pastilhas de freio no deve exceder um certo limite. A manuteno regular conforme est indicada no Plano de Manuteno Preventiva , por conseqncia, da maior importncia para a sua segurana. Quando for necessrio substituir as pastilhas de freio, dever este trabalho ser unicamente executado por uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet; isto lhe dar a garantia de que somente peas aprovadas pela fbrica sero instaladas e assegurar o melhor desempenho dos freios.

Circuitos hidrulicos independentesOs freios das rodas dianteiras e das rodas traseiras tm circuitos separados. Se um dos circuitos falhar, o veculo poder ainda ser freado por meio do outro circuito. Se isto suceder, o pedal do freio dever ser aplicado fazendo-se maior presso. A distncia de frenagem do veculo aumenta nestas circunstncias. Portanto, antes de prosseguir viagem, leve o veculo a uma Concessionria ou Oficina Autorizada Chevrolet para corrigir a falha. Para que no ocorra obstruo no curso de atuao do pedal, particularmente se um dos circuitos de freio falhar, no devem ser utilizados tapetes espessos na rea dos pedais.

Sistema de direoUtilizao da direo hidrulicaSe no puder contar com a fora que aciona a direo hidrulica devido a parada do motor ou a falha no funcionamento do sistema, voc poder, ainda assim, esterar, mas ser necessrio usar mais energia muscular. Cuidado com o retorno do volante da direo posio normal aps as curvas, o qual mais lento que na direo convencional.

Precaues antes de viajarCom o motor parado, o servo dos freios deixa de atuar aps ser aplicado uma ou duas vezes o pedal do freio. A eficincia de frenagem no fica reduzida, mas torna-se necessria maior fora de aplicao do p. Em caso de se estar tracionando reboque, especialmente importante levar em considerao este fator. Antes de iniciar-se uma viagem, devem ser verificadas as luzes dos freios. Pouco depois do incio de cada viagem os freios devem ser experimentados a baixa velocidade, especialmente se o veculo acabou de ser lavado. O nvel do fluido do reservatrio do cilindro-mestre do sistema de freios deve ser verificado com freqncia.

3-10

Dirigindo com seguranaAo dirigir nas curvas importante fazer curvas a velocidade adequada. Muitos acidentes noticiados em jornais, segundo os quais o motorista perdeu o controle, acontecem em curvas. Eis as razes: Seja o motorista experiente ou novato, ao dirigir em curvas, eles esto sujeitos s mesmas leis da fsica. O atrito dos pneus contra a superfcie da pista torna possvel que o veculo modifique sua trajetria quando so esteradas as rodas dianteiras. Se no houvesse atrito, a inrcia manteria o veculo na mesma direo. Voc pode perceber esta condio quando dirigir sobre uma pista escorregadia. O atrito obtido numa curva depende da condio de seus pneus, da superfcie da pista, do ngulo da curva e da velocidade desenvolvida, constituindo esta ltima um fator que voc pode controlar ao fazer curvas. Suponha que voc esteja fazendo uma curva fechada e, repentinamente, aplica os freios. Os dois sistemas de controle direo e freio devem atuar simultaneamente nos quatro pontos de aderncia dos pneus com a superfcie. Se a frenagem for violenta, ser maior a demanda nos quatro pontos. Voc poder perder o controle. O mesmo pode acontecer se voc estiver fazendo uma curva fechada e acelerar subitamente. Os dois sistemas de controle envolvidos acelerao e frenagem podem superar a aderncia dos quatro pneus e fazer com que voc perca o controle. Se isto acontecer, alivie o pedal do acelerador, faa a curva na direo desejada e dirija mais devagar.

Os sinais de limite de velocidade prximos de curvas indicam necessidade de ajuste da velocidade. Evidentemente os limites de velocidades so baseados em condies ideais do tempo e da estrada. Sob condies menos favorveis, reduza a velocidade. Se for necessrio reduzir a velocidade ao se aproximar de uma curva, faa-o antes de chegar curva, enquanto as rodas dianteiras esto em linha reta. Tente ajustar velocidade que permita dirigir na curva. Mantenha velocidade razovel e constante. Espere para acelerar somente quando sair da curva e acelere lentamente retomando a linha reta.

Esteramento em emergnciasEm algumas situaes o esteramento pode ser mais eficaz do que as frenagens. Por exemplo, voc se aproxima de uma colina e encontra um caminho parado em sua pista, ou se de repente um carro aparece de algum lugar, ou ento, se uma criana sai correndo entre veculos parados e pra bem a sua frente. Voc poder evitar estes problemas freando se houver a possibilidade de parar a tempo. Mas algumas vezes isto no possvel; no h espao. o momento para uma ao defensiva contornar o problema. Seu veculo pode desempenhar muito bem em situaes de emergncia como a descrita acima. Primeiramente aplique os freios no aplique o suficiente para travar as rodas dianteiras. melhor reduzir o mximo possvel a velocidade numa situao de possvel coliso. A seguir contorne o problema, para a direita ou para a esquerda, conforme o espao que houver. Uma situao de emergncia como a descrita anteriormente exige muita ateno e rapidez de deciso. Se voc estiver segurando o volante da direo conforme recomendado, na posio entre 9 e 3 horas de um relgio, voc poder fazer uma curva de 180o rapidamente sem levantar a mo do volante. Mas voc tem que fazer movimento rpido, esterar rapidamente e em seguida retomar a linha reta assim que ultrapassar o objeto. O fato de que as situaes de emergncia so sempre possveis razo suficiente para exercitar-se em dirigir sempre na defensiva e usar corretamente os cintos de segurana.

3-11

UltrapassagensO motorista de um veculo que deseja ultrapassar outro em rodovia de pista dupla deve esperar o momento oportuno, acelerar, contornar o veculo que pretende ultrapassar e retornar pista. Esta manobra parece simples? No, necessariamente. Ultrapassar outro veculo em rodovia de pista dupla manobra potencialmente perigosa, pois, durante alguns momentos, o veculo que est fazendo a ultrapassagem ocupa a pista do trfego oposto. Um clculo mal feito, um erro de julgamento, ou mesmo um momento de frustrao ou raiva podem de repente fazer o motorista que est ultrapassando deparar-se com o pior tipo de acidente de trnsito: a coliso frontal. Eis algumas recomendaes para ultrapassagens: Esteja atento a todos os riscos potenciais. Observe a estrada, os lados e os cruzamentos quanto a situaes que poderiam afetar seus padres de ultrapassagem. Se houver qualquer tipo de dvida, aguarde outra oportunidade. Observe os sinais do trnsito, marcaes e linhas na pavimentao. Se perceber frente algum sinal indicador de cruzamento ou curva, espere antes de ultrapassar. A faixa central seccionada no centro da via normalmente significa que a ultrapassagem permitida (desde que a estrada esteja livre). Jamais cruze uma faixa contnua dupla, mesmo que a pista esteja livre.

Se houver suspeita de que o motorista do veculo a ser ultrapassado no percebeu sua presena, buzine algumas vezes antes de ultrapassar. No se aproxime demais do veculo a ser ultrapassado, enquanto estiver aguardando a oportunidade. A razo que a falta de distncia reduz sua rea de viso, especialmente se voc estiver seguindo um veculo maior. Alm disto, voc no ter espao suficiente se o veculo sua frente subitamente parar ou reduzir a velocidade. Mantenha distncia adequada. Quando o momento de ultrapassar estiver chegando, comece a acelerar, mas mantenha-se na pista direita e no se aproxime demais. Controle seus movimentos de modo que possa aumentar a velocidade quando for passar outra pista. Se a pista estiver livre, haver espao para compensar a distncia perdida. E se algo acontecer que o obrigue a desistir da ultrapassagem, basta apenas reduzir a velocidade, voltar a sua pista e aguardar outra oportunidade. Se houver outros veculos em fila para ultrapassar um veculo lento, aguarde sua vez. Antes de ultrapassar um veculo lento, verifique se algum no iniciou a ultrapassagem sobre voc.

Voltando para a pistaPoder haver situaes em que as rodas do lado direito saiam da pista e caiam no acostamento. Se o nvel do acostamento estiver um pouco abaixo da pista, muito fcil voltar. Solte o acelerador e se nada houver a sua frente, esterce para que o veculo volte pista. Voc pode girar at 1/4 de volta o volante da direo para que as rodas dianteiras faam contato com a borda da pista. A seguir gire o volante para alinhar o veculo. 1. Borda da pista 2. Desacelere 3. Gire aproximadamente 1/4 de volta o volante da direo 4. Retome a linha reta

3-12

Antes de sair para a pista da esquerda, olhe pelos espelhos retrovisores interno e externo e acione o sinalizador de direo da esquerda. Quando estiver bem frente do veculo ultrapassado, de modo que seja possvel enxergar-lhe a frente atravs de seu retrovisor interno, acione o sinal indicador de direo da direita e volte pista da direita. (Lembre-se de que seu espelho retrovisor direito externo convexo. O veculo que voc acabou de ultrapassar poder parecer muito mais distante do que realmente est). No tente ultrapassar mais de um veculo de cada vez em rodovia de pista dupla. Ultrapasse um veculo por vez. No ultrapasse muito rapidamente um veculo que esteja trafegando em velocidade muito baixa. Mesmo que as luzes de freio no estejam acesas, o veculo poder estar reduzindo a velocidade para fazer uma curva. Se voc estiver sendo ultrapassado, facilite a operao para o outro motorista. Talvez voc possa ajudar encostando um pouco para a direita e, se possvel, reduzindo um pouco a sua velocidade.

Rotao de corte de injeo de combustvelSeu veculo est equipado com um mdulo eletrnico que, dentre outras caractersticas, ajuda a evitar danos ao motor decorrentes de rotaes acima do limite especificado de trabalho. Ao aproximar-se do limite, o sistema reduz a emisso de combustvel, impedindo o aumento da rotao do motor, e fazendo com que a potncia gerada e a velocidade do veculo permaneam estveis. Nestes casos, recomenda-se cautela nas ultrapassagens ou manobras onde o motor seja severamente exigido, pois a reduo da injeo de combustvel impedir o aumento da velocidade do veculo.

Perda de controle do veculoVamos recapitular o que os especialistas do volante dizem sobre o que acontece quando os principais sistemas de controle (freios e direo) no oferecem aderncia suficiente entre os pneus e a estrada e no obedecem ao comando do motorista. Em qualquer tipo de emergncia, jamais desista! No tome a atitude de acionar os freios e fechar os olhos. Tente manter o controle da direo e procure sempre uma via de escape ou rea de menor perigo.

O mdulo eletrnico no impede danificaes ao motor decorrentes de picos de alta rotao derivados de redues indevidas de marchas. So exemplos: Ao tentar engatar a quinta marcha a partir da quarta, engatar equivocad