terceira causa

1
não realizá-lo; e se conhecer o mal, mas não ter forças para evitá-lo, pois já se tem uma tendência prévia filosófica e motivacional para a prática do mal. TERCEIRA CAUSA: A ABSOLUTIZAÇÃO DE SI MESMO "E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." (Gn 3.6.) A absolutização de si mesmo se manifesta da seguinte maneira: • Tudo que apela ao apetite tem que ser obtido: "A árvore era boa para se comer..." • Tudo que satisfaz o senso estético tem que ser conseguido: "A árvore era agradável aos olhos..." • Tudo que converte o conhecimento humano em conhecimento divino tem que ser atingido: "A árvore era boa para entendimento..." Esse conjunto de coisas, causas e efeitos faz da Síndrome de Lúcifer uma realidade para anjos e homens. A rebelião universal contra Deus obedece aos mesmos princípios ideológicos: os de Lúcifer. No entanto, devo mencionar dois fatos básicos: 1. Todo ser humano vive em maior ou menor grau a realidade dessa Síndrome. 2. A Síndrome de Lúcifer tem cura nos seres humanos; só não tem cura nos anjos. Voltemos ao nosso comentário de Judas. Judas pegou papel e caneta (perdoem-me o anacronismo] e começou a escrever. Era uma tarefa "para ontem". Não havia tempo a perder. A heresia tem o poder dos piores cânceres. Quando começa, dá logo metástase, estende-se a todos os órgãos nobres. De forma que, quando se tem a "sorte" de detectá-lo no início do processo, é urgente fazer-se a cirurgia.

Upload: ana-clara-marinho

Post on 15-Feb-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

f

TRANSCRIPT

Page 1: Terceira Causa

não realizá-lo; e se conhecer o mal, mas não ter forças para evitá-lo, pois já se tem uma tendência prévia filosófica e motivacional para a prática do mal.

TERCEIRA CAUSA: A ABSOLUTIZAÇÃO DE SI MESMO

"E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." (Gn 3.6.)

A absolutização de si mesmo se manifesta da seguinte maneira:

• Tudo que apela ao apetite tem que ser obtido: "A árvore era boa para se comer..."

• Tudo que satisfaz o senso estético tem que ser conseguido: "A árvore era agradável aos olhos..."

• Tudo que converte o conhecimento humano em conhecimento divino tem que ser atingido: "A árvore era boa para entendimento..."

Esse conjunto de coisas, causas e efeitos faz da Síndrome de Lúcifer uma realidade para anjos e homens.

A rebelião universal contra Deus obedece aos mesmos princípios ideológicos: os de Lúcifer.

No entanto, devo mencionar dois fatos básicos:

1. Todo ser humano vive em maior ou menor grau a realidade dessa Síndrome.

2. A Síndrome de Lúcifer tem cura nos seres humanos; só não tem cura nos anjos.

Voltemos ao nosso comentário de Judas.

Judas pegou papel e caneta (perdoem-me o anacronismo] e começou a escrever. Era uma tarefa "para ontem". Não havia tempo a perder. A heresia tem o poder dos piores cânceres. Quando começa, dá logo metástase, estende-se a todos os órgãos nobres. De forma que, quando se tem a "sorte" de detectá-lo no início do processo, é urgente fazer-se a cirurgia.