tecpar - informativo 5

4
Informativo Ano II n. 5 abril/maio de 2010 O Instuto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) tem novo diretor-presidente. Luiz Fernando de Oliveira Ribas foi oficializado no cargo pelo governador Orlando Pessu no dia 20 de abril. Na oportunidade o governador assinou o Plano de Gestão de Pessoas da instuição. Luiz Fernando de Oliveira Ribas é o novo diretor-presidente do Tecpar Instuição ganha Plano de Gestão de Pessoas Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o novo secretário é Nildo Lübke, que atua no setor há sete anos e era chefe de Gabinete de Pessu. O trabalho, disse, deve ser baseado na regionalização. “Faculdades e universidades vão implementar avidades voltadas para os municípios da região em que se encontram. A parr das faculdades isoladas (em Curiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí, União da Vitória, Paranaguá), pretendemos também criar a Universidade do Paraná, com municípios respondendo ao contexto sócio-geográfico onde se encontram e, em Curiba, com cursos para atender a população pobre”, explicou. Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação Social/Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Não há possibilidade de construirmos uma sociedade melhor se não esvermos na vanguarda da ciência, na vanguarda da tecnologia”. Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke. Diretores do Tecpar reconduzidos ao cargo posam para foto ao lado de autoridades.

Upload: instituto-de-tecnologia-do-parana-parana

Post on 19-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Boletim interno do Instituto de Tecnologia do Paraná

TRANSCRIPT

Page 1: Tecpar - Informativo 5

InformativoAno II n. 5 abril/maio de 2010

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) tem novo diretor-presidente. Luiz Fernando de Oliveira Ribas foi oficializado no cargo pelo governador Orlando Pessuti no dia 20 de abril. Na oportunidade o governador assinou o Plano de Gestão de Pessoas da instituição.

Luiz Fernando de Oliveira Ribas é o novo diretor-presidente do Tecpar

Instituição ganha Plano de Gestão de Pessoas

Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o novo secretário é Nildo Lübke, que atua no setor há sete anos e era chefe de Gabinete de Pessuti. O trabalho, disse,

deve ser baseado na regionalização. “Faculdades e universidades vão implementar atividades voltadas para os municípios da região em que se encontram. A partir das faculdades isoladas (em Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí, União da Vitória, Paranaguá), pretendemos também criar a Universidade do Paraná, com municípios respondendo ao contexto sócio-geográfico onde se encontram e, em Curitiba, com cursos para atender a população pobre”, explicou. Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação Social/Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“Não há possibilidade de construirmos uma

sociedade melhor se não estivermos na vanguarda da

ciência, na vanguarda da tecnologia”.

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia

e Ensino Superior, Nildo Lübke.

Diretores do Tecpar reconduzidos ao cargo posam para foto ao lado de autoridades.

Page 2: Tecpar - Informativo 5

Numa solenidade informal e com a presença de autoridades e amigos, o médico Luiz Fernando de Oliveira Ribas tomou posse como diretor-presidente do Tecpar. No seu pronunciamento, Ribas prometeu honrar a posição assumida e lembrou ainda o respeito e a admiração pelo governador. “Acho que poucos aqui têm noção da dimensão da honra que é para mim assumir esse cargo”, disse, dedicando a conquista à família e ao amigo Cláudio Murilo Xavier, secretário de Saúde do Paraná falecido recentemente. Ribas comentou que o seu envolvimento com a área de Ciência e Tecnologia foi iniciado há muito tempo com o então secretário Xavier e com o professor Nildo Lübke, atual secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, quando começaram a delinear um plano de ação.

Posse

Luiz Fernando de Oliveira Ribas é médico, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Pediatria e Saúde Pública. Mestre em Medicina Interna, exerceu diversos cargos públicos, tendo sido consultor do Ministério da Saúde para elaboração de manuais técnicos e participado de um programa de planejamento em saúde na década de 1990, na Mount Sinai School of Medicine da Universidade de Nova York. É professor do Departamento de Clínica Médica da UFPR e, na gestão do governador Roberto Requião, foi assessor especial para Planejamento de Programas e Assuntos Estratégicos da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

Linhas de atuaçãoComo já divulgado, os principais eixos da gestão do novo diretor-presidente do Tecpar serão a participação no projeto do Ministério da Saúde para o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, o desenvolvimento de políticas na área de tecnologia da informação e a integração definitiva com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan. “São propostas do governador Orlando Pessuti”, destacou, lembrando que todas as áreas de atuação do Tecpar receberão atenção. “É um momento de agregar esforços e definir o norte. Há espaço para todos os colaboradores empenhados em trabalhar.”

RespeitoBem-humorado, o governador Orlando Pessuti citou alguns colegas de faculdade que integram o quadro do instituto hoje e falou sobre como ficou impressionado quando visitou, como estudante, os laboratórios do então Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT). “Fico feliz de estar entre pessoas que têm o compromisso de fazer o Tecpar cada vez mais respeitado. Temos de deixar boas marcas na vida”, afirmou, destacando a visão do pesquisador Marcos Augusto Enrietti, o fundador do Tecpar, e a importância do trabalho dessa instituição que completará 70 anos em junho de 2010.

Luiz Fernando de Oliveira Ribas (foto)

ExpedienteEdição: Assessoria de ImprensaTextos: Jussara J Voss e Cristiana SousaFotos e diagramação: Silvane Trevisan TonettiRevisão: Patrícia Carla RodriguesJornalista Responsável: Jussara J Voss Mtb 3616/14/28Colaboração: Sylvain Bureau e Rafael Adamo Oliveira 2

Assim que tomou posse, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, visitou o Tecpar e foi recepcionado pelo diretor

administrativo do instituto, Sebastião Bordin da Silva, e pelo diretor técnico, Bill Jorge Costa.

Catarinense de Brusque, Nildo José Lübke iniciou a carreira na área da educação há mais de 20 anos. Formado em Filosofia nas Faculdades Associadas Ipiranga, em São Paulo, possui especialização em Direito Administrativo e Educação pela Faculdade Católica de Administração de Curitiba. É doutor em Ciências Morais pela Pontifícia Universidade Lateranense, da Itália, e em Ciências Sociais pela Universidade Georg August de Göttingen, Alemanha. Desde 1993, leciona Estética e Direitos Autorais na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Foi chefe de gabinete da vice-governadoria do Paraná entre 2003 e 2010.

Nildo José Lübke (foto)

Secretário de Ciência e Tecnologia no Tecpar

Page 3: Tecpar - Informativo 5

Agora todos os funcionários do Tecpar vão ter um motivo a mais para buscar a capacitação profissional, pois, com a assinatura pelo governador Orlando Pessuti do Plano de Gestão de Pessoas no final do mês de abril, o instituto passou a ter um plano interno de carreira valorizador do desempenho individual. “Esse é um excelente plano de gestão de pessoas, que valoriza os trabalhadores comprometidos com as atividades do instituto e incentiva o crescimento profissional obtido por meio da busca de novos conhecimentos”, salienta o governador do Estado, Orlando Pessuti.

Comentando a aprovação do Plano de Gestão de Pessoas, o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, disse que agora serão valorizados os funcionários que fazem com que a instituição seja um dos principais institutos de pesquisa do país. “O plano foi pensado nos últimos anos e agora o menor salário pago no instituto está condizente com a política salarial do governo do Paraná”, ressalta Ribas.

Além do ajuste na tabela salarial, que passará a ser mais justa e ter uma equiparação de salários para as mesmas atividades desempenhadas dentro de um setor, o projeto prevê o treinamento dos gerentes de cada divisão, que serão os principais responsáveis pela avaliação dos funcionários, identificando as necessidades de melhoria e o progresso deles. O governador lembrou a participação e o esforço dos diretores do Tecpar para aprovação do plano, bem como dos ex-diretores-presidentes Aldair Rizzi e, principalmente, Mariano de Matos Macedo, que deu início ao processo.

“Com o Plano de Gestão de Pessoas, os funcionários terão uma perspectiva de carreira, o que ainda não existia no Tecpar. Por meio

das avaliações, será possível identificar o perfil de cada funcionário e também conhecer as necessidades dos setores; consequentemente poderemos sugerir os treinamentos mais adequados”, afirma Luci Mara Andreatta, gerente do Setor de Capacitação de Pessoal.

Já de acordo com o gerente da Divisão de Gestão de Pessoas, Marcos Antônio Massuchetto, com a implantação do plano estima-se uma queda no número de pessoas que deixam o instituto à procura de uma empresa que ofereça mais oportunidade. “Além de estimularmos o desenvolvimento profissional e pessoal de cada funcionário, vamos garantir a permanência de nossos talentos, os quais muitas vezes deixavam o Tecpar em busca de uma empresa que oferecesse plano de cargos e carreira. Estamos agora valorizando o trabalho em equipe, a busca por melhores resultados”, ele finaliza.

Plano de Gestão de Pessoas: valorização do conhecimento e da capacidade individual dos profissionais do Tecpar

3

A secretária de Estado da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, falou da

participação do órgão na elaboração do plano. “Precisamos fazer a administração correta para que não existam disparidades salariais e para valorizar a qualificação profissional”, afirmou.

“O Tecpar sempre fui muito especial. Com a assinatura do plano, lembro que também estou atendendo a um pedido do meu filho Bruno (foto). Ele, que já foi colaborador do Tecpar, me falava da importância da implantação e de os funcionários terem uma perspectiva na carreira. Nossa

intenção é fazer do Tecpar uma instituição cada vez mais valorizada.” Governador Orlando Pessuti.

Page 4: Tecpar - Informativo 5

No ano em que o Tecpar comemora seus 70 anos, iniciaremos, em nosso boletim interno, uma série de reportagens sobre a história do instituto. Uma oportunidade para você conhecer um pouco mais a instituição em que trabalha.

Inaugurado em 1940 com o nome de Laboratório de Análises e Pesquisa (LAP), o núcleo que mais adiante deu origem ao Tecpar compreendia as seções de Análises Químicas e Tecnológicas, de Bacteriologia e de Indústria de Fermentação.

Inicialmente, preocupava-se apenas com as análises de terras, adubos e rações animais, águas, vinhos e minérios, mas, no final de 1940, iniciou os trabalhos com a produção de vacinas, soros e fortificantes.

Em 1941, o LAP foi transformado no Instituto de Biologia Agrícola e Animal (IBAA), que, além de assegurar bases científicas às práticas agropecuárias, tinha como objetivo atender ao Estado como uma grandiosa central de pesquisas, reunindo conhecimentos de diferentes setores.

O IBAA incorporou as duas unidades iniciais e também passou a oferecer mais quatro serviços científicos, que englobavam as seguintes áreas: mineralogia, geologia e petrografia; fitopatologia e entomologia; parasitologia e zoologia; e botânica e citologia.

Desde o início de sua criação, o IBAA, que era administrado por Marcos Enrietti, teve como clientes os agricultores registrados no Departamento de Agricultura, que não precisavam pagar pelos serviços.

70 anos do Tecpar: 70 anos de trabalhos a favor da comunidaderural e urbana

Redução das barreiras sanitárias existentes e consolidação do Brasil como exportador de alimentos são os principais objetivos da pós-graduação em Sanidade Animal coordenada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O projeto do curso foi desenvolvido em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Conceitos de boas práticas agropecuárias, contextualização

da sanidade animal no cenário do agronegócio, epide-miologia básica, programas sanitários, zoonoses, sistemas de qualidade, metodologia de pesquisa, epidemiologia e imunologia aplicada, método de diagnóstico e coleta e envio de amostras são alguns temas abordados. A especialização, cuja carga horária é de 360 horas, vai ser ministrada por teleconferências via satélite – modalidade de ensino a distância (EAD). O início está previsto para o mês de julho. Mais informações pelo telefone (41) 3316-3293 ou pelo e-mail [email protected].

Especialização em Sanidade Animal

Um projeto da Divisão de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai qualificar trabalhadores de propriedades leiteiras de uma maneira diferente: com um jogo. Uma equipe multidisciplinar do instituto criou um mecanismo educativo para ser usado por produtores em qualquer ambiente, desde a escola até grandes propriedades leiteiras.

A ideia do projeto, que recebe o apoio da Fundação Araucária, surgiu depois de uma reunião de especialistas do Tecpar na qual se identificou a necessidade de um programa educativo que, por meio da interatividade, facilitasse aos produtores a identifica-ção de todo o processo de produção do leite, agilizando, dessa maneira, o acesso a informações sobre reserva legal, mata ciliar, destinação de carcaças e tratamento de dejetos, entre outras.

“Os jogos sérios, ou serious games, vão contribuir para qualificar os trabalhadores de propriedades leiteiras”, afirma o pesquisador da Divisão de Inteligência Artificial do Tecpar e coordenador do projeto Bruno Campagnolo de Paula. Para o produtor Egon Krüger, o jogo dá dicas importantes e servirá para treinar novos funcionários, por exemplo. “É bem didático e fácil de jogar; identifica pontos que exigem uma ação”, comentou Krüger. Conheça o jogo no site http://galaxisfarm.com.

Equipe da Divisão de Inteligência Artificial cria jogos para produtores de leite

4