informativo no. 5 esefex - 2014 (1)

8
EsEFEx recebe Prêmio Qualidade Rio AEscola de Educação Física do Exército (EsEFEx), representada pelo Maj Toledo Leal, Chefe da Se- ção de Ensino à Distância da EsEFEx, recebeu, no dia 18 de dezembro de 2013, o Prêmio Qualidade Rio – PQRio2013. O PQRio é outorgado às organizações avaliadas com base em uma metodologia para diagnosticar o seu estágio atual de desenvolvi- mento gerencial, permitindo estabelecer planos de melhoria contínua do desempenho organi- zacional, de acordo com os conceitos e princípios da Gestão pela Qualidade Total. A cerimônia foi presidida pelo Exmo Sr Marcelo Vertis, Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Governo do Rio de Janeiro, acompanhado do Gen Bda Marcio Roland Heise, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e demais autoridades civis e militares. O início do ano letivo de 2014 foi marcado pela aula inaugural em 21 Fev. Duas palestras abrilhantaram o evento, o Gen Ex Mourão, então VCh do DECEx; e o Técnico de Voleibol “Bernardinho”, campeão olímpico e mundial da modalidade. As palestras muito motivaram os alunos e despertaram grande interesse de todos pelo entusiasmo e pela atualidade dos conhecimentos transmitidos. Além da atividade fim desta Escola, formar instrutores e monitores aptos a capacitar fisi- camente os militares para as diversas missões na guerra e na paz, diversos eventos confirma- ram a diversidade de atuação da EsEFEx. Em 12 Abr foi realizada em nosso complexo esportivo a competição de atletismo das Olimpíadas do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), que contou com o apoio de instru- tores e monitores. A Escola recebeu o Prêmio Qualidade Rio, conferido pela aplicação de critérios na gestão da organização. Nesses primeiros meses de 2014, atletas olímpicos brasileiros treinaram em nossa pista de atletismo, marcando o início da preparação do Time Brasil para os Jogos Olimpicos de 2016. Em 2014 teremos novos desafios e todos os integrantes desta Escola estão conscientes que o nosso crescimento profissional e como pessoa só ocorre na medida que superamos os desafios. Os desafios só nos motivam mais! Até a próxima corrida! Ten Cel Romaguera Calção Preto! Brasil!! Comandante da EsEFEx Editorial

Upload: lilian-martins

Post on 08-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo oficial da Escola de Educação Física do Exército - Publicado em 02 de junho de 2014.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo no. 5 EsEFEx - 2014 (1)

EsEFEx recebe Prêmio Qualidade Rio

A Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), representada pelo Maj Toledo Leal, Chefe da Se-ção de Ensino à Distância da EsEFEx, recebeu, no dia 18 de dezembro de 2013, o Prêmio Qualidade Rio – PQRio2013.

O PQRio é outorgado às organizações avaliadas com base em uma metodologia para diagnosticar o seu estágio atual de desenvolvi-mento gerencial, permitindo estabelecer planos de melhoria contínua do desempenho organi-zacional, de acordo com os conceitos e princípios da Gestão pela Qualidade Total.

A cerimônia foi presidida pelo Exmo Sr Marcelo Vertis, Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Governo do Rio de Janeiro, acompanhado do Gen Bda Marcio Roland Heise, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e demais autoridades civis e militares.

O início do ano letivo de 2014 foi marcado pela aula inaugural em 21 Fev. Duas palestras abrilhantaram o evento, o Gen Ex Mourão, então VCh do DECEx; e o

Técnico de Voleibol “Bernardinho”, campeão olímpico e mundial da modalidade. As palestras muito motivaram os alunos e despertaram grande interesse de todos pelo

entusiasmo e pela atualidade dos conhecimentos transmitidos.Além da atividade fim desta Escola, formar instrutores e monitores aptos a capacitar fisi-

camente os militares para as diversas missões na guerra e na paz, diversos eventos confirma-ram a diversidade de atuação da EsEFEx.

Em 12 Abr foi realizada em nosso complexo esportivo a competição de atletismo das Olimpíadas do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), que contou com o apoio de instru-tores e monitores.

A Escola recebeu o Prêmio Qualidade Rio, conferido pela aplicação de critérios na gestão da organização.

Nesses primeiros meses de 2014, atletas olímpicos brasileiros treinaram em nossa pista de atletismo, marcando o início da preparação do Time Brasil para os Jogos Olimpicos de 2016.

Em 2014 teremos novos desafios e todos os integrantes desta Escola estão conscientes que o nosso crescimento profissional e como pessoa só ocorre na medida que superamos os desafios.

Os desafios só nos motivam mais!Até a próxima corrida! Ten Cel RomagueraCalção Preto! Brasil!! Comandante da EsEFEx

Editorial

Page 2: Informativo no. 5 EsEFEx - 2014 (1)

A Escola de Educação Física do Exército participou, no dia 23 de fevereiro de 2014, de mais uma edição da CISM DAY RUN 2014 – “ Corrida da Paz ”, realizada no trajeto da orla da zona sul do Rio de Janeiro, sendo à saída do Forte de Copacabana

e a chegada no Forte do Leme.O evento teve por finalidade comemo-

rar o aniversário do Conselho Internacio-nal do Esporte Militar (CISM), promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e a integração com a sociedade por intermédio do esporte, tendo sido comemorado em outras cidades brasi-leiras e nos países filiados à entidade.

Corrida da Paz

Aula Inaugural dos Cursos de Instrutor e Monitor de Ed. Física

No dia 21 de fevereiro de 2014, aconteceu no auditório da EsEFEx a aula inaugural para os Cursos de Instrutor e Monitor de Educação Física. A solenidade de abertura contou com as presenças do Exmo Sr Gen Ex Antônio Hamilton Martins Mourão, então Vice-Chefe do DECEx; do Gen Ex Augusto Heleno Ribeiro Pereira; do Gen Div Ronald Silva Marques; pelo Gen Div Décio dos Santos Brasil, Cmt do CCFEx; pelo Gen Bda Glênio Pinheiro; pelo Gen Bda Acrísio Figueira e pelo Gen Bda Sérgio Tavares Carneiro, antigos Comandantes, além do Sr. Bernardo Rocha de Rezende -“Bernardinho”.

Na oportunidade, o Gen Mourão realizou uma palestra abordando o Ensino no Exército e em seguida, o Sr. Bernardo Rocha de Rezende, “Bernardinho”, apresentou uma palestra sobre o Tema “Desporto e Liderança”, o que contribuiu positivamente para os militares que realizarão o CI/CM 2014.

Assim, os Cursos de Instrutor e Monitor não poderiam iniciar o ano de forma mais motivante.

Page 3: Informativo no. 5 EsEFEx - 2014 (1)

No período de 6 a 11 de janeiro foi realizado o treinamento do Time Brasil de atletismo para as provas de salto triplo, salto distância e 100m c/barreiras nas instalações da EsEFEx.

Destaque para a participação da campeã olímpica de 2008 na prova de salto em distância, a atleta Maurren Maggi e do campeão olímpico no salto em distância, o atleta panamenho Irwin Saladino, ambos treinados pelo professor Nélio Moura.

No período de 10 a 15 de fevereiro de 2014, a Escola de Educação Física do Exército recebeu a visita da MICHAEL JOHNSON PERFORMANCE. A Confederação Brasileira de Atletismo e o Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com a MJPerformance iniciou, no ano passado, um projeto de assessoramento internacional, buscando ajudar atletas e técnicos a te-rem mais resultados com o mínimo de lesões.

Durante esses dias, os atletas brasileiros de atletismo foram submetidos a testes e avalia-ções pelo staff da MICHAEL JOHNSON PERFORMANCE e por pesquisadores da UNIRIO. Destaque para a presença do medalhista olímpico dos 200 e 400m rasos, Michael Johnson, ex-recordista mundial.

Essa parceria visa melhorar o desempenho de nossos atletas para as futuras competições, já que disputarão em 2015 o Pan-Americano em Toronto e, em 2016, os jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

EsEFEx Recebe a Visita da Michael Johnson Performance

Equipe Brasileira de Atletismo Treina na EsEFEx

Page 4: Informativo no. 5 EsEFEx - 2014 (1)

Programa Nacional de Gestão Pública

Foi realizado nas dependências da EsEFEx o primeiro Curso de Técnico de Esgrima - Ní-vel I, através de uma parceria entre a Con-federação Brasileira de Esgrima (CBE) e o Exército Brasileiro, este representado pela DEPA, pelo CCFEx e pela EsEFEx.

O objetivo deste curso foi capacitar pro-fessores civis e militares, que compõem as Seções de Educação Física dos Colégios Militares para implantarem em seus respecti-vos colégios o desporto esgrima, por meio de um processo de iniciação ao esporte.

A atividade ocorreu no período de 22 a 31 de março de 2014 e contou com a participa-ção de professores indicados pela CBE e de integrantes dos seguintes Colégios Militares: Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salva-dor e Santa Maria.

Ao final, 19 alunos-professores conclui-ram com aproveitamento o Curso de Técnico de Esgrima Nível I, capacitando-os a difindi-rem a esgrima pelo Brasil.

O Comandante da EsEFEx, Ten Cel Romaguera, recebeu um certificado de reconhecimento de Gestão no NÍVEL 4 do Programa Na-cional de Gestão Pública, o que consolida a EsEFEx como referência na gestão dos seus processos.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 8 de maio, no auditório da Caixa Econô-mica Federal, no Centro do Rio.

Curso de Técnico de Esgrima Nível I

Page 5: Informativo no. 5 EsEFEx - 2014 (1)

Curso de Arbitragem de Triathon - Nível I

Será realizado nos dias 6 e 7 de junho de 2014, o I Fórum Científico da EsEFEx, com o tema “Ciência Aplicada ao Treina-mento Físico e ao Esporte”.As inscrições poderão ser realizadas no site: www.esefex.ensino.eb.br

Olimpíadas do Colégio Militar do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – RJ. Nos dias 25 e 27 de abril de 2014, os alunos do Curso de Monitor da EsEFEx realizaram a clínica de arbitragem de triathlon organizada pela Confederação Brasileira de Triathlon, com a finalidade de prepará-los para a participação na arbitragem de competições de aquathlon e triathlon.

Foi realizada no dia 12 de abril na EsEFEx, a competição de atletismo das Olimpíadas do

CMRJ. A competição contou com a participação dos alunos do ensino fundamental e médio e

serviu como seletiva para participação nos Jogos da Amizade / 2014.

Page 6: Informativo no. 5 EsEFEx - 2014 (1)

Torneio de Pentatlo Militar

Alunos, instrutores e monitores da EsEFEx participaram da organização e arbitragem do Torneiro Aberto de Pentatlo Militar das Forças Armadas, que ocorreu no período de 08 a 12 de abril de 2014. A atividade contri-buiu para o aperfeiçoamento dos alunos dos cursos da EsEFEx, que puderam colocar em prática os ensinamentos recebidos nos ban-cos escolares.

A Profa. Dra. Lilian Cristina, professora da disciplina de Epidemiologia da Ativida-

de Física na EsEFEx, participou da Conferência Mundial do Comitê Olímpico Internacio-

nal sobre Prevenção de Lesões e Doenças no Esporte, que ocorreu no período de 10 a 14 de

abril em Mônaco. Na ocasião, a Profa. Lilian realizou a apresentação do seu trabalho cien-

tífico intitulado “Prevalence of pain and Quality of Life among high-performance athletes”

[tradução: Prevalência de dor e qualidade de vida entre atletas de alto rendimento].

EsEFEx apresenta Trabalho Científico em Mônaco

Page 7: Informativo no. 5 EsEFEx - 2014 (1)

Foi realizado nos dias 16,17 e 18 de maio, no Ginásio Leite Castro e na Sala D´Armas

General Horácio dos Santos, da Escola de Educação Física do Exército, a Copa do Mundo de Esgrima de Espada Feminina, organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima, com a cooperação de instrutores e monitores desta Escola. O evento contou com a participação 33 países, sendo a França consagrada campeã por equipe.

Copa do Mundo de Esgrima acontece na EsEFEx

EsEFEx se Prepara para Receber a Seleção da Inglaterra

A Escola de Educação Física do Exérci-to será o Centro de Treinamento da Seleção Inglesa durante a Copa do Mundo - Brasil 2014.

A partir de 9 de junho, os ingleses utiliza-rão o campo de futebol e a sala de muscula-ção da EsEFEx.

Além disso, o centro de mídia inglês será organizado nas instalações do novo gi-násio. Assim, a EsEFEx estará contribuindo para o sucesso da Copa 2014, acolhendo da melhor forma a delegação inglesa.

Page 8: Informativo no. 5 EsEFEx - 2014 (1)

Momento da Saúde

ATIVAÇÃO DO CORE

Informativo da Escola de Educação Física do Exército

Coordenação e Revisão: TC RomagueraRedação: TC Romaguera,1º Ten GuarientoFotos: 2º Ten Marques, Sd Corrêa (CCFEx)Diagramação e arte final: Ten Cel Magalhães, 2º Ten MarquesVersão digital disponível no site: www.esefex.ensino.eb.br

EXPEDIENTE

Diversos estudos têm sido publicados a respeito da importância do treinamento do Core, região integrada composta por 29 pares musculares que suportam o complexo lombopélvico. O termo Core está ligado ao centro, essência, de onde parte algo. No corpo humano, suas funções básicas são: produção de força, redução de tensão, geração de estabi-lidade, manutenção do alinhamento postural e aceleração/desaceleração dos movimentos (Behm e Anderson, 2006), funcionando desta maneira como um “cinto natural”.

A falta de coordenação da musculatura deste sistema pode levar à perda da eficiência dos movimentos e a busca por padrões com-pensatórios que poderão pré-dispor o indivíduo ao surgimento de lesões. Um programa de treinamento que vise o aprimoramento deste complexo deve ser realizado respeitando uma progressão gradual. Inicialmente deve-se bus-car a recuperação da amplitude de movimento e a correção de possíveis déficits de torque para, posteriormente, desenvolver a força (D’Elia, 2013). Desta forma, o treinamento objetiva gerar a estabilidade necessária para evitar o aparecimento de lesões e proporcionar desenvolvimento de atividades relacionadas à performance.

A estabilidade desta região é extremamente aconselhada para diminuição da incidência de lesões e redução do surgimento da dor lombar, contribuindo ainda para maximizar a eficiência atlética por meio da ativação da cadeia cinética, gerando melhoras no posicionamento corporal e na velocidade de movimento. O aumento da estabilidade está diretamente relacionado com a eficiência motora dos músculos locais e glo-bais. Os locais são os responsáveis por gerar a estabilização inicial antes do movimento, sendo recrutados milésimos de segundos antes dos globais e preparando o corpo para absorção das tensões iniciais (Anderson e Behm, 2005).

Já os globais, por sua vez, são recrutados posteriormente aos locais e geram o torque necessário para realização das atividades diárias (Kiefer et al 1997). A dor lombar em alguns indivíduos pode estar relacionada com um “atraso” neste padrão de recrutamento das unidades motoras, pois, quando os locais são acionados simultaneamente aos globais, o movimento é realizado sem a prévia esta-bilização (Anderson e Behm, 2005).

Behm et al (2002) afirmam que o treinamento com bola suíça oferece uma superfície instável que proporciona aos mús-culos do Core um desenvolvimento melhor da estabilidade, equilíbrio e propriocepção. Os autores sugerem que a utilização desse material não é indicada para o aumento da força, pois esta valência deverá ser enfa-tizada em uma segunda fase por meio de exercícios com cargas mais elevadas e bai-xo número de repetições. Uma revisão sis-temática publicada por Martuscello (2013) sugere que exercícios com pesos livres, como Agachamento Completo e Levanta-mento Terra, também poderão ser inseridos posteriormente em um programa de trei-namento que busque um desenvolvimento eficiente desta região.

Por fim, conclui-se que exercícios para o Core podem ser úteis tanto para preven-ção de lesões musculoesqueléticas, quanto para o aumento do desempenho esportivo, principalmente se forem incluídos exercí-cios com pesos livres utilizando-se cargas altas.

Autor: 1º Ten Rolemberg - Instrutor da EsEFEx.