sumula - maio

4
01 Reuniões, Orações, Cerco de Jericó e muitas coisas já começam a surgir para o ENCONTRÃO 2010, cujo o tema será TUA PALAVRA SENHOR É FONTE DE ALEGRIA. E é com esta alegria e animação que todas as regiões de nossa arquidiocese começam a se preparar para este maravilhoso encontro. Faça parte desta equipe conosco, procure informações em seu GRUPO DE ORAÇÃO e fique por dentro de todos os preparativos. Publicidade

Upload: rodrigo-roncolato

Post on 11-Feb-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Sumula Maio

TRANSCRIPT

Page 1: Sumula - Maio

01

Reuniões, Orações, Cerco de Jericó e muitas coisas já começam a surgir para o ENCONTRÃO 2010, cujo o tema será TUA PALAVRA SENHOR É FONTE DE ALEGRIA. E é com esta alegria e animação que todas as regiões de nossa arquidiocese começam a se preparar para este maravilhoso encontro. Faça parte desta equipe conosco, procure informações em seu GRUPO DE ORAÇÃO e fique por dentro de todos os preparativos.

Publicidade

Page 2: Sumula - Maio

02

•ORAÇÃO E DISCERNIMENTO

•EXPEDIENTE

“Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram.” (Jó 42,5)

Essa palavra guiou a oração do Conselho para o mês de maio. Podemos entendê-la, como a experiência de todas as pessoas que participaram do Seminário de Vida no Espírito Santo I, seja como ovelhas, ou como servos. A experiência do SVE I é magnífica e extraordinária. Uma força que não se mede, graças incontáveis. Nossa Arquidiocese está verdadeiramente encharcada do Espírito Santo, e por isso não podemos perder tempo, e canalizarmos todas as graças alcançadas para os grupos de oração, os serviços organizados, nossas formações e de maneira muito especial, em preparação para o 32º ENCONTRÃO DE ORAÇÃO DA RCC GOIÂNIA.

É comum que após um seminário de 09 semanas, os servos estejam cansados, querendo alguns dias de descanso, para passear com a família, ou até mesmo ficar em casa. Porém, não temos tempo para isso, não há tempo de acomodar e deixar esse momento de unção passar e perdemos as ovelhas, os serviços organizados, todo planejamento e esforço despendido em prol de algo comum para toda RCC de Goiânia.

Nossos olhos viram o Senhor, e nossos ouvidos ouviram seu chamado. Há poucos dias quando orávamos, o Senhor nos fazia refletir sobre a palavra do BOM PASTOR, onde ELE nos dizia: “Minhas ovelhinhas conhecem minha voz, e quero dar a elas um amor que jamais experimentaram”. E respondemos ao nosso Senhor, EU SOU SUA OVELHINHA, NÓS SOMOS SUAS OVELHINHAS, QUEREMOS RECEBER SEU AMOR! Que experiência maravilhosa o Senhor nos proporcionou. E sabemos que tantas outras pessoas também têm experimentado Esse AMOR, que só ELE pode nos dar.

Meu irmão, não se assuste com tantas informações nesta súmula, mas ao contrário, ore e peça a Deus que lhe revele a Sua vontade. Estamos lutando muito para mantermos nossa unidade, que deve ser não somente por palavras, mas por estarmos juntos mesmo, unidos: UM SÓ CORAÇÃO, UMA SÓ ALMA! Atos 2, 42...

Para refletir: Como está nossa intimidade com Jesus? Será que andamos com Jesus? Estou vivendo com Jesus? Quantas vezes eu me lembro de Jesus durante o dia? Sei que é Ele que me da o Espírito Santo? Peça com Fé: “Jesus mande seu Fogo abrasador. Dê-nos um novo Pentecostes, e queime nossos corações, com esse fogo que nos impulsiona a pregar em teu nome, Jesus. Jesus, queima nosso coração de novo, como já queimaste um dia.Jesus, inflama nossa missão, inflama o seu chamado em nosso coração.Jesus, queima agora tudo o que não é Seu, para sermos Santificados por ti.Amém!

a) Profecia: “Meus filhos estão orando com os lábios, Eu quero que orem com o coração.”

O que o Senhor quer de nós hoje é que sejamos verdadeiros, com palavras que vem do coração. Ele diz: “Eu conheço tudo, Eu conheço tudo de vocês”. Então nesse momento vamos mesmo rasgar nossos corações, vamos ser verdadeiros com nosso Deus. Ele nos conhece, quer arrancar mesmo essas escamas, arrancar as que estão dentro do nosso ser.

b) Visualizações: “Jesus sentado ao lado de algumas pessoas e outras se distanciado Dele.”

c) Palavra de Ciência: MARASMODiscernimento: Ter como atitude prática a oração. Oremos uns pelos outro, para tirarmos o marasmo do nosso meio. Quebrar, tirar tudo que atrapalha a graça de caminhar e crescer na graça de Deus, o que tem atrapalhado nossas coordenações de caminhar, as regiões e os grupos de orações de crescer.

d) Palavras de confirmação: Ezequiel 37,12-14 ; Salmos 50,12-21Palavra: Marcos 10,51 “Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja!”

e) Palavra de Exortação: “Levantai-vos e ficai de pé.”

f) Entendimento: Dessa forma percebemos que o Senhor quer falar conosco, quer nos curar, o Senhor quer nos motivar. Não podemos ficar com essa visão, que as coisas estão tudo um marasmo, que todas as coisas estão desse jeito. Muito pelo contrário, esta é uma condição de quem serve e está sujeito ao cansaço. Não podemos deixar de reconhecer que a graça de Deus está acontecendo. Temos muito para louvar à Deus, trabalhamos muito, temos feito muito, temos realizado muito, o povo tem entendido, tem participado, temos observado conversões acontecendo, pessoas retornando a caminhada, isso é motivo de alegrar o nosso coração.

Coordenação:Vicente Gomes Machado

Projeto Gráfico e Diagramação:Rodrigo Roncolato

Revisão:Carla Rodrigues

Impressão:LL Gráfica - 1.500 exemplares

Contatos:Escritório ArquidiocesanoRua Santa Gertrudes n° 329 – St. CoimbraFone: 4013-7100 - Leila das 8h às [email protected]

Page 3: Sumula - Maio

03

•AGENDA ARQUIDIOCESANA •ASSOSSIAÇÃO SERVOS DE DEUS

* IMPORTANTEContribuição Mensal de R$: 1,00 por membro de Grupo de Oração, arrecada-ção entre os dias 10 e 24 de cada mês. Por favor senhores Coordenadores im-plante no seu G.O o Projeto da Administ-ração Financeira.

MISSA DE 2ª à 6ª – FEIRA, Horário: 7h (confissões as 6:30h, antes da missa).

SANTO ROSÁRIO: Toda segunda-feira Horário: 08h às 18hLocal: Capela. TUDO POR JESUS, nada sem MARIA.

DELICIOSA FEIJOADA LIGHT Dia: 16/05Horário: a partir 12h Valor: R$15,00Local: Associação Servos de Deus Informação: 4013-7100 (Divina Lucia)

VIGÍLIA EM PROL DA ASD Toda sexta-feira que antecedea Reunião de Servos da RCCHorário: 20h às 23hLocal: Capela Santa Gertrudes.

PRÓXIMA REUNIÃO DO CONSELHO/RCCDia: 27/05/10 – Quinta-feiraHorário: 19:30hLocal: Associação Servos de Deus

REUNIÃO DE SERVOS/RCCDia: 12/06/10 - SábadoHorário: 13:30h às 18hLocal: Associação Servos de Deus

ENCONTRO DIOCESANO DE INTERCESSÃODias: 29 e 30/maio Entrada FrancaHorário: 14h às 18h - Sábado 8h às 17h – DomingoLocal: Associação Servos de DeusObs.: Encontro destinado a todas as ovelhas que fizeram Seminário de Vida no Espírito Santo I

SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO IIDias: 19 e 20 /junhoPresenças: Taciano e Luis Antônio (Com. Luz da vida)Sáb.: 13:30 às 18h / Dom.: 8h às 18hLocal: Associação Servos de DeusTaxa: 5,00 info: 4013-7100

NOVENA DE PENTECOSTES - (15/05 a 23/05)VOCÊ JÁ FEZ? ESTÁ SE PREPARANDO? NÃO PERCA ESSE TEMPO DE GRAÇA, REZE EM FAMÍLIA, NO GRUPO DE ORAÇÃO, EM SUA COMUNIDADE. CASO NÃO SAIBA POR ONDE COMEÇAR, PEÇA AJUDA DE ALGUM IRMÃO PARA TE ENSINAR, ATÉ MESMO CLAMANDO COM O CORAÇÃO, DIZENDO:

“Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do Vosso amor; enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:Ó DEUS que instruístes os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Isso Vos pedimos ó Pai em Nome de Jesus Cristo Vosso Filho nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.

Entregar no Escritório da RCC até dia 26/05 avisos para agenda de Junho/10.

Page 4: Sumula - Maio

04

“Tende fé em Deus. Em verdade, vos digo: se alguém disser a esta montanha: ‘Arranca-te e joga-te no mar’, sem du-vidar no coração, mas acreditando no que vai acontecer, então acontecerá. Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que já o recebestes, e vos será concedido.” (Mc 11, 22-24)

Graça e Paz, meu irmão, minha irmã!

Conversar com Deus é sem dúvida a mais comum e universal das práticas religiosas. É o sublime momento em que a criatura se coloca diante do Deus Supremo em que acredita. E não deixa de ser sublime mesmo que para muitos este seja um momento de medo, de res-peito humano, em que triste e absurda-mente se acredita em uma “distância” que Deus supostamente mantém de seus filhos. Veja que falo em conversa com Deus. E a oração é assim, uma con-versa, um diálogo em que o Grandioso Deus eleva para si seus filhos, para ou-vir e falar com eles. E é tão fácil con-versar com Deus que se torna impos-sível acreditar que Ele seja inacessível e distante. Por isso, ao nos colocarmos diante do Senhor para orar, devemos conversar como fazemos com nossos amigos mais íntimos, sem deixar de lou-vá-lo e admirar Sua grandeza e majest-

ade. E o nosso amigo mais íntimo e fiel é o próprio Deus! Se é assim, por que temos tanta dificuldade em pedir? Por que tantas vezes não somos atendidos?

Jesus nos dá muitas dicas de como conversar com o Pai. O Evangelho está cheio delas. E devemos praticá-las, pois, quem melhor que o próprio Filho pode nos instruir? Muitas vezes oramos de modo desesperado e aflito, sem muita esperança... buscamos Aquele que tudo pode, mas sem confiar muito, oramos descrentes. Conversamos com Deus brigando e gritando, cobrando dele e falando sem parar, esquecendo que é um diálogo. Parece até que oramos por falta de outra opção melhor. Por isso Jesus começa dizendo nesta passagem: “Tende fé em Deus”. A oração antes de tudo deve ser feita com muita fé. Oração sem fé é jogar conversa fora... Se suplicamos a Deus sem acreditar que Ele pode fazer o que pedimos, se-gundo a Sua Vontade, como queremos que nossas súplicas sejam atendidas? “Se alguém disser a esta montanha: ‘Arranca-te e joga-te no mar’, sem du-vidar no coração, mas acreditando que vai acontecer, então acontecerá”. E podemos substituir a montanha por toda dificuldade, por aquilo que hoje nos parece impossível. Que nós saib-

amos falar, mas também escutar e acol-her o que diz Aquele que mais nos ama. E se nossa vontade é diferente da von-tade de Deus, Ele misericordiosamente nos mostrará e, ao sermos dóceis, com-preenderemos e logo aceitaremos os desígnios maravilhosos de Deus para nós, e contemplaremos a montanha gigantesca e assustadora dos nossos problemas simplesmente se jogar no mar...

São Paulo também nos dá uma dica em sua carta aos Filipenses. Ao conversar com Deus, em toda situação, seja ela boa ou não, “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!” (Fl 4, 4). E o mesmo faz o salmista: “Bendirei ao Senhor Deus em todo tempo, meu lou-vor estará sempre em sua boca!” (Sl 33, 2). Na pior das situações, quando tudo parece sem solução, quando não temos vontade nenhuma de rezar, alegremo-nos no Senhor! Bendigamos ao Sen-hor em todo tempo! “Não vos preocu-peis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acom-panhadas de ação de graças.” (Fl 4, 6) Sim, não podemos nos esquecer de agradecer a Deus em cada conversa por nos dar a grande graça de ser o nosso refúgio, mas também porque já acredit-amos que Ele atendeu as nossas súpli-cas!!! E diante disso, experimentamos a eficácia imediata de nossa conversa: “E a paz de Deus, que supera todo enten-dimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Je-sus.” (Fl 4, 7).

Então, já conversou com Deus hoje? Que tal começar agora? Você deve ter muita coisa para conversar com Ele... Pela intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, a paz do Senhor esteja com você, meu irmão, minha irmã!!!

Autor: Alexandre FirminoFonte: http://cancaonova.com

Oração sem fé é jogar conversa fora...

JÁ CONVERSOU COM DEUS HOJE?