rccgoiania - sumula - dezembro

4

Upload: rodrigo-roncolato

Post on 20-Feb-2016

241 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

Súmula informativa da RCC Goiânia

TRANSCRIPT

Page 1: RCCGOIANIA - SUMULA - Dezembro
Page 2: RCCGOIANIA - SUMULA - Dezembro

02

•ORAÇÃO E DISCERNIMENTO

Espalhado por toda a Arquidiocese de Goiânia existe um povo profético, que vive sob o senhorio de Jesus, disposto a anunciar o evangelho, com militância apostólica e combatividade profética. E que trabalha pela implantação e difusão da cultura de pentecostes. Homens e mulheres conscientes de seu chamado, que amam a renovação Carismática Católica, movimento suscitado pelo Espírito Santo, que tem honrado Jesus Cristo, guardado sua palavra e não tem rejeitado seu nome. Um povo para o qual o Senhor tem aberto portas.

Sim podemos dizer: É tempo de portas abertas! Portas abertas para a missão, portas abertas pelo Pai. Nossos grupos de oração, ambientes de ação do Espírito Santo, são lugares de evangelização por excelência. O Senhor tem ampliado a nossa visão, e nos enviado em missão a todos os povos, sinais concretos da parte Dele, nos impulsionam a avançar. O número de pessoas que podemos alcançar através de nosso movimento é um grande desafio para o próximo ano, por isso devemos nos preparar. Capacitar nossos irmãos coordenadores, membros dos ministérios, se faz necessário, para assim avançarmos para águas mais profundas, e vermos cumprir a profecia que o Senhor nos deu no natal de 2007:

“Ouçam-me, meus amados. Dei a vida pelos filhos do meu Pai. O meu presente são os filhos do meu Pai. Dêem-se a mim, e estarão me dando o meu presente. Dêem-me filhos de meu Pai, completem a minha missão de anunciar o Evangelho, sigam o meu caminho e vocês estarão me dando o meu presente. Tudo o que fizerem aos menores, aos pequeninos, saibam que estarão fazendo a mim. Este é o meu presente. Não fujam do meu caminho, nem para a direita nem para a esquerda; sigam as minhas pegadas, sigam a direção dos meus passos que vocês vão encontrar os filhos do meu Pai, pelos quais eu morri e ressuscitei” (Confirmação: Mt 25,40).

Todos contam com o esforço redobrado da liderança da Renovação Carismática Católica de nossa Arquidiocese. Nossa organização e planejamento serão essenciais para que não caia em descrédito tantas moções vindas de Deus: COMO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE EVANGELIZAÇÃO, AS REGRAS DE VIDA, A AGENDA DE ATIVIDADES PARA O ANO DE 2011.

Através dos grupos de oração, o Senhorio de Jesus tem se tornado algo concreto e o Amor de Deus tem sido proclamado de diversas formas e chegado a muitas pessoas. Sabemos que é tempo de reconstrução, principalmente da nossa identidade e espiritualidade, que por anos vem se deteriorando. Fechemos as brechas, sustentados pela PALAVRA DE DEUS, orações, jejuns, reza do santo rosário, adoração do Senhor e vivencia dos Sacramentos.

Eis que se levanta um povo santo, sustentado pela mão do Senhor, que não teme grandes desafios, já que por mais de quarenta anos tem caminhado com sorriso nos lábios e palavra nas mãos. Não nos dobramos diante de sentenças negativas, mas confiamos nas promessas do nosso Senhor Jesus Cristo. Unamo-nos irmãos e coragem, pois o Senhor esta conosco.

O natal se aproxima, e com ele surge também um sentimento de proximidade com Nosso Senhor Jesus Cristo, e desejamos que Ele venha, nasça em nossos corações e assuma o seu lugar, ou seja o Trono da Nossa Vida. Tu ÉS Senhor! Obrigado Jesus, por nos aceitar e transformar nossa vida e nossa família. Obrigado pela igreja, obrigado pela RCC. Conta conosco, com nosso compromisso e nossa dedicação, pois somos teu povo Senhor. Louvamos-Te e adoramos-Te, Senhor Jesus.

Irmãos e Irmãs sejam muito felizes em tudo que empreenderes, Deus tem cuidado de nos, e nos tem dado uma grande alegria (. “ Alegrai-vos, filhos de Sião, e rejubilai no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dá as chuvas do outono no tempo oportuno, e faz cair chuvas copiosas sobre vós, as chuvas do outono e da primavera, como dantes.” Joel 2,23), por isso Louve a Deus, agora!

Nós do Conselho da RCC Goiânia, desejamos um feliz Natal a todos nossos irmãos e irmãs e que o ano de 2011, seja de fato um ano de excelência missionária a todos nós, Deus te abençoe!

Page 3: RCCGOIANIA - SUMULA - Dezembro

03

•AGENDA ARQUIDIOCESANA •ASSOCIAÇÃO SERVOS DE DEUS

MISSA DE 2ª à 6ª – FEIRA, Horário: 7h (confissões as 6:30h, antes da missa).

VIGILIA EM PROL DA ASD6ªfeira que antecede a Reunião de Servos(20h às 23h)

ATENDIMENTO DE CONFISSÃOToda 4ª feira apartir das 09h - 12h / 14h30 - 17h2ª a 6ª feira às 06h30min

ATENÇÃO: Prezados sócios, se você mudou de endereço e o nº do seu telefone residencial e celular, por favor entre em contato com o Departamento de Sócios para atualizar, falar com Divina Lúcia – F: 4013-7109. Agradecemos sua co-laboração.

JANEIRO07 - Vigília em prol da ASD (20h – 23h)

08 – Reunião dos Servos da RCC (13h30 – 18h)

25 – Reunião do Conselho da RCC GOIÂNIA

15 - Vigília - Ministério das Artes (22h-05h) - ASD

15 e 16 - Enc. Diocesano do Ministério para Crianças (ASD)

22 e 23 - Formação p/ Servos - SVE - I (ASD)

Page 4: RCCGOIANIA - SUMULA - Dezembro

04

É Natal! Época de festas. Que maravilha! É o momento de montarmos a árvore e o presépio.

Tempo de comércio movimentado e aberto até mais tarde. É preciso pensar nos presentes e ir às compras: vamos comprar brinquedos, comprar roupas novas, sapatos novos (que bom que tem décimo terceiro!!!). É Natal! Época de comidas típicas! A televisão vai começar aquela maratona das mesmas matérias: que roupa vestir, que maquiagem fazer, o que preparar para a ceia, e depois vai nos ensinar como perder os quilos extras adquiridos nos dias de fartura, vai dar dicas de como curar a ressaca... Tudo tão apropriado... SERÁ??? Olhemos bem à nossa volta. Por que a festa que deveria ser sinônimo de simplicidade, singeleza, transformou-se neste festival de consumismo? Por que tanto estresse? Por que tanta correria? Por que tanto nervosismo? Olhemos a expressão de cansaço dos funcionários das lojas e supermercados, que têm que atender com solicitude e paciência clientes estressados, mal-humorados! Olhemos para as ruas e os shoppings tomados por uma grande multidão afoita! Olhemos para as ceias: comidas e troca de presentes! E o mundo fica vermelho e branco. Basta dar um passo e damos de cara com o Papai Noel: nas vitrines, nos supermercados, nas farmácias, nos postos de gasolina. Por todos os cantos lá está o “bom velhinho”. O grande personagem da festa. O quê? O grande personagem da festa? Mas que heresia!

Sim, uma grande heresia que infelizmente vem sendo propagada cada vez mais. Um dia, eu vi uma reportagem na TV na qual uma criancinha era questionada sobre o que era o Natal, e ela não hesitou em responder: “é a festa do Papai Noel” (assim, como para tantas e tantas outras crianças a Páscoa é a festa do coelhinho). Nada mais natural do que ela pensar assim, porque para onde quer que olhemos lá está ele, parado,

dançando, cantando... Não, eu não vou discutir a figura do Papai Noel, até porque dizem que lá na origem (das origens) ele tem inspiração cristã. Seria um bispo generoso. Mas a lógica que faz dele hoje um personagem tão famoso é essa? A caridade cristã? Sinceramente, duvido. E cá entre nós, está certo isso? Está certo o Natal se transformar numa data tão comercial e o Papai Noel ser o grande destaque? E JESUS? Que lugar Ele tem em seu próprio aniversário? Seria mais um personagem para decorar o presépio? É nisso que se transformou o nosso Natal? O que está acontecendo conosco? Por que deixamos as coisas chegarem a este ponto? Que lastimável! Uma festa Santa, ser marcada desta forma pelo consumismo, bebedeiras, mortes no trânsito. Festa marcada pelo estresse, cansaço, esgotamento total. E o pior de tudo: lamentavelmente, é preciso dizer que isso ocorre em muitos lares cristãos, de católicos que frequentam a missa todo domingo. Temos que mudar isso! Temos que recristianizar o Natal! E não somente o Natal, mas a Páscoa, o dia de 12 de Outubro, de Nossa Senhora Aparecida. O primeiro dia da Semana, o Domingo da Ressurreição, Domingo do Senhor.

Temos que recristianizar a cultura. Viver a Cultura de Pentecostes, na qual o centro é Jesus Cristo, Senhor, Salvador que nos foi dado numa simples manjedoura. Pobre do nascimento à morte. Manso e humilde! Sendo Deus não quis se valer de sua condição. Não é justo, não é certo que o Seu nascimento tenha perdido o verdadeiro significado. Nossas consciências não podem estar tão anestesiadas. Temos que reagir! Claro, não vamos conseguir convencer o mundo neste Natal. Mudar um cultura leva um certo tempo. Mas que tal começar por nossas casas, nossas famílias? Que tal fazer da noite de Natal uma verdadeira festa cristã? Que tal falarmos francamente sobre isso em nossos Grupos de Oração e propormos a mudança? Temos que ensinar a nossas crianças o valor verdadeiro desta

festa. Que ótima oportunidade de evangelizarmos nossos pequenos (e também os adultos). Jesus tem que ser o centro de tudo em nossas vidas, e tem que ser o centro desta época do ano. Vamos recristianizar o Natal! Vamos fazer um grande louvor ao Pai porque há dois mil anos Ele nos enviou seu Filho amado, para que tivéssemos vida. Ele nos deu o maior presente que poderíamos receber. Deu-nos, por meio de Jesus Cristo, acesso irrestrito ao seu Trono, nos resgatando da morte eterna. Vamos fazer de nossas ceias uma festa cristã. Celebrar o nascimento do nosso Senhor. Vamos fazer programações de Natal em nossos Grupos. Vamos convidar o bairro inteiro. Vamos partilhar mais. Ajudar os irmãos necessitados, mas não apenas doando alimentos e sim falando do Senhor do Natal, porque eles não têm fome apenas de pão. Vamos recristianizar o Natal! Que isso inquiete em nossos corações... Inquietação santa, necessária! Que o Espírito Santo nos conduza a vivermos um Santo Natal, honrando e glorificando o Filho Amado do Pai. Nosso Senhor e Salvador que desceu do céu para nos tirar do poder da Morte. A Ele, Jesus, o Senhor, toda honra, toda glória, todo louvor! Amém!

Autora: Lucia Volcan ZolinCoord. Min. Comunicação - RCC Brasil

•EXPEDIENTECoordenação:Vicente Gomes Machado

Projeto Gráfico e Diagramação:Rodrigo Roncolato

Revisão:Leila Clemente

Impressão:LL Gráfica - 1.500 exemplares

Contatos:Escritório ArquidiocesanoRua Santa Gertrudes n° 329 – St. CoimbraFone: 4013-7100 - Leila das 8h às [email protected]