sumÁriodownload.uol.com.br/vestibular2/edital/cefetrj_2011_tec.pdf · em 2011, sua atuação ......

40
PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 1 Miguel Badenes Prades Filho Diretor-Geral MENSAGEM SUMÁRIO Apresentação ................................................... 3 Cursos .................................................................. 4 Edital ................................................................. 10 Unidades de Ensino .......................................... 19 Programa das provas ......................................... 23 Recomendações ................................................ 29 Calendário .......................................................... 30 Perfil dos candidatos .......................................... 31 Prezado(a) candidato(a), Você escolheu buscar o CEFET/RJ para sua educação profissional técnica de nível médio. Esta é uma decisão importante, que poderá trazer-lhe perspectivas diferenciadas de inserção no mundo do trabalho e novos horizontes para a continuidade de sua formação. Com a expansão das escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em todo o País, o CEFET/RJ, tradicional instituição de educação tecnológica, terá, em 2011, sua atuação estendida a oito Unidades de Ensino: as do Maracanã e de Maria da Graça, na cidade do Rio de Janeiro, e as dos municípios de Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí,Angra dos Reis e Valença. À presença do CEFET/RJ nas mesorregiões abrangidas por essas Unidades deverá corresponder a oferta pública de cursos técnicos e de graduação, de acordo com o projeto político-pedagógico institucional: formar profissionais de diferentes níveis – da educação básica à pós-graduação –, com a finalidade de preparar cidadãos para o mundo do trabalho, em articulação com os setores produtivos e a sociedade. Neste Manual você vai encontrar referências ao(s) curso(s) técnicos(s) do seu interesse. Vai conhecer, também, as regras do concurso. Parabéns por participar do processo seletivo. Teremos prazer em recebê-lo(a) como aluno(a)!

Upload: dangkhanh

Post on 12-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 1

Miguel Badenes Prades Filho

Diretor-Geral

MENSAGEM

SUMÁRIO

Apresentação ................................................... 3

Cursos .................................................................. 4

Edital ................................................................. 10

Unidades de Ensino .......................................... 19

Programa das provas ......................................... 23

Recomendações ................................................ 29

Calendário .......................................................... 30

Perfil dos candidatos .......................................... 31

Prezado(a) candidato(a),

Você escolheu buscar o CEFET/RJ para sua educação profissional técnica de nívelmédio. Esta é uma decisão importante, que poderá trazer-lhe perspectivas diferenciadas deinserção no mundo do trabalho e novos horizontes para a continuidade de sua formação.

Com a expansão das escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica eTecnológica em todo o País, o CEFET/RJ, tradicional instituição de educação tecnológica, terá,em 2011, sua atuação estendida a oito Unidades de Ensino: as do Maracanã e de Maria daGraça, na cidade do Rio de Janeiro, e as dos municípios de Nova Iguaçu, Petrópolis, NovaFriburgo, Itaguaí,Angra dos Reis e Valença.

À presença do CEFET/RJ nas mesorregiões abrangidas por essas Unidades deverácorresponder a oferta pública de cursos técnicos e de graduação, de acordo com o projetopolítico-pedagógico institucional: formar profissionais de diferentes níveis – da educação básicaà pós-graduação –, com a finalidade de preparar cidadãos para o mundo do trabalho, emarticulação com os setores produtivos e a sociedade.

Neste Manual você vai encontrar referências ao(s) curso(s) técnicos(s) do seu interesse.Vai conhecer, também, as regras do concurso.

Parabéns por participar do processo seletivo. Teremos prazer em recebê-lo(a) comoaluno(a)!

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 20112

Copyright © 2010 - Centro Federal de Educação Tecnológica

Celso Suckow da Fonseca

Tiragem inicial: 15.000 exemplares

Impresso no Brasil

Organização e Redação

CCONC - Coordenação de Concursos

DIGES / DICOM - Divisão de Comunicação

Produção Gráfica Editorial

DPROV - Divisão de Programação Visual

Produção Fotográfica

DICOM / Setor Fotográfico

FICHA CATALOGRÁFICA

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Biblioteca Nacional, conforme Decreto nº 1.825, de 20 de dezembro de 1907.

C 397 Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckowda Fonseca

Processo seletivo: educação profissional técnica denível médio - 2011 / CEFET, RJ.Rio de Janeiro: O Centro, 201040 p.: il.

1. CEFET, RJ - Manuais, guias, etc. 2. Ensino técnicoI. Título.

CDD 373.246

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 3

APRESENTAÇÃO

O CEFET/RJ e a Educação ProfissionalTécnica de Nível Médio

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ – é umainstituição de ensino superior pública.

Desde 30 de junho de 1978, com a Lei nº 6.545, que transformou a antiga Escola Técnica Federal emCentro Federal de Educação Tecnológica, a instituição passou a ser também responsável pela oferta decursos de graduação e pós-graduação, por atividades de extensão e pela realização de pesquisas na áreatecnológica.

Continuando a atuar no ensino técnico, após 1998, o Centro teve de reformular a organização doscursos para a habilitação profissional desse nível, atendendo às orientações estabelecidas pelo Ministério daEducação. Desde então, passou a oferecer um número diferenciado de vagas para os cursos técnicos e para oensino médio, com matrículas em separado.

Considerado o Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, o processo seletivo para 2011 oferecerávagas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio concomitante ao Ensino Médio, na forma deconcomitância interna, nas Unidades do Maracanã e de Nova Iguaçu, e de concomitância externa, nas oitoUnidades: Maracanã, Nova Iguaçu, Maria da Graça, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí, Angra dos Reis eValença. Isto significa que, para parte dos classificados que desejarem se matricular no Maracanã ou em NovaIguaçu, os dois cursos serão realizados nessas Unidades de Ensino. Para os demais candidatosclassificados, os dois cursos serão realizados em instituições de ensino distintas: a educação profissionaltécnica nas Unidades do CEFET, e o ensino médio em outra escola, de responsabilidade do candidato.

É importante saber que o aluno de educação profissional técnica só obterá o certificado de técnico se

tiver concluído o ensino médio em nosso Centro ou em outra instituição de ensino.

Mesmo sendo uma instituição de ensino superior, o CEFET/RJ continuará, sempre, a formar técnicospara o mundo do trabalho na área tecnológica, assumindo a missão de “promover a educação medianteatividades de ensino, pesquisa e extensão que propiciem, de modo reflexivo e crítico, na interação com asociedade, a formação integral (humanística, científica e tecnológica, ética, política e social) de profissionaiscapazes de contribuir para o desenvolvimento cultural, tecnológico e econômico dessa mesma sociedade”.

Estes são os cursos de educação profissional técnica oferecidos neste concurso:

*

*É importante considerar, também, que a modalidade de concomitância interna no CEFET/RJ implica cursar tanto o ensino médio quanto o

ensino técnico, não podendo haver trancamento de matrícula ou desistência em apenas um dos cursos.

Unidade de Ensino Cursos

Maracanã

Nova Iguaçu

Maria da Graça

Petrópolis

Nova Friburgo

Itaguaí

Angra dos Reis

Valença

Edificações, Estradas, Meteorologia, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica,Informática, Segurança do Trabalho, Administração, Turismo eEntretenimento, Telecomunicações

Eletromecânica, Informática, Telecomunicações e Enfermagem

Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho e Automação Industrial

Telecomunicações, com ênfase em TV Digital

Informática

Mecânica

Mecânica

Agroindústria

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 20114

CURSOS

Por Eixos Tecnológicos

A descrição, a seguir, dos cursos de educação profissional técnica de nível médio oferecidos nasdiferentes Unidades de Ensino do CEFET/RJ observa a organização por Eixos Tecnológicos proposta peloMinistério da Educação, segundo a lógica do conhecimento e da inovação tecnológica. Inscritos no CatálogoNacional de Cursos Técnicos, os cursos assim se apresentam:

Este eixo compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização danatureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Abrange açõesde proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas ecomunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental.Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico egestão, provendo apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo saúde–doença deindivíduos, bem como propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controleda segurança e dos recursos naturais. Pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação,fundamentadas nas ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais, são característicascomuns deste eixo.Ética, biossegurança, processos de trabalho em saúde, primeiros socorros, políticas públicas ambientais e desaúde, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, caracterizam aorganização curricular dos cursos deste eixo.

O técnico em Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processossaúde–doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, emtodas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidadosde enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de

AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA

Enfermagem

EIXOS TECNOLÓGICOS CURSOSAmbiente, Saúde e Segurança Enfermagem

MeteorologiaSegurança do Trabalho

Controle e Processos Industriais Automação IndustrialEletromecânicaEletrônicaEletrotécnicaManutenção AutomotivaMecânica

Gestão e Negócios AdministraçãoHospitalidade e Lazer Turismo e EntretenimentoInformação e Comunicação Informática

TelecomunicaçõesTelecomunicações – TVDigital

Infraestrutura EdificaçõesEstradas

Produção Alimentícia Agroindústria

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 5

leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência deenfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.Possibilidades de atuação:· Hospitais, clínicas e postos de saúde· Empresas e domicílios

O técnico em Meteorologia realiza a leitura, codificação, decodificação e registro dos elementos deobservação meteorológica necessários ao planejamento e à segurança da navegação aérea e aquaviária,bem como à emissão de boletins meteorológicos.Analisa e interpreta dados meteorológicos, obtidos por meiode estações-radar meteorológicas, de recepção de imagens de satélites e de radiodifusão, organizando-osem bancos de dados, visando aos prognósticos meteorológicos. Procede a instalação, operação, aferição emanutenção de estações meteorológicas de superfície e de altitude. Desenvolve e aplica sistemas e métodoscomputacionais para tratamento e divulgação de informações meteorológicas.Possibilidades de atuação:· Institutos de monitoramento, previsão, pesquisa meteorológica e climatológica, públicos e privados.· Aeroportos· Empresas públicas e privadas meteorológicas· Veículos de comunicação· Organizações militares

O técnico em Segurança do Trabalho atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio demétodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo comnormas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na áreade saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) eEquipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Coleta e organiza informações de saúde e de segurança notrabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes erecomenda medidas de prevenção e controle.Possibilidades de atuação:· Instituições públicas e privadas· Fabricantes e representantes de equipamentos de segurança

Este eixo compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos.Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos oudiscretos, localizados predominantemente no segmento industrial, contudo alcançando também, em seucampo de atuação, instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços.A proposição, implantação, intervenção direta ou indireta em processos, além do controle e avaliação dasmúltiplas variáveis encontradas no segmento produtivo, identificam este eixo. Traços marcantes são aabordagem sistemática da gestão da qualidade e produtividade, das questões éticas e ambientais, desustentabilidade e viabilidade técnico-econômica, além de permanente atualização e investigaçãotecnológica.

O técnico em Automação Industrial atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle eautomação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentosutilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados,respeitando normas técnicas e de segurança.Possibilidades de atuação:· Indústrias, preferencialmente as de processos de fabricação contínuos, tais como petroquímicas, de

alimentos e de energia· Laboratório de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa· Empresas integradoras e prestadoras de serviço

Meteorologia

Segurança do Trabalho

CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Automação Industrial

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 20116

Eletromecânica

Eletrônica

Eletrotécnica

ManutençãoAutomotiva

Mecânica

O técnico em Eletromecânica atua no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas deequipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidadeambiental. Exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica deequipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico emecânico.Possibilidades de atuação:· Empresas de manutenção e automação industrial· Indústrias· Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa· Concessionárias de energia

O técnico em Eletrônica participa do desenvolvimento de projetos. Executa a instalação e a manutenção deequipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Executaprocedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.Possibilidades de atuação:· Indústrias· Laboratórios de controle de qualidade e de manutenção· Empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição deenergia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e deinfraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução dainstalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente daenergia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentoselétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.Possibilidades de atuação:· Concessionárias de energia elétrica· Prestadoras de serviço· Indústrias em geral, nas atividades de manutenção e automação· Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos

O técnico em Manutenção Automotiva realiza diagnósticos, manutenção e instalação de equipamentos,dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Avalia e busca melhorias quanto à emissão de gasespoluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo. Coordena equipes de mecânicospara os diversos tipos de automóveis. Controla o registro, seguro e documentação de veículos automotivos.Possibilidades de atuação:· Montadoras automotivas· Concessionárias e revendas· Oficinas mecânicas· Empresas de fabricação e comercialização de equipamentos de diagnóstico, acessórios e peças para

veículos· Companhias de seguros e empresas de inspeção técnica· Setor de transportes de empresas em geral

O técnico em Mecânica atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentosmecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas eequipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos defabricação.Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 7

Possibilidades de atuação:· Indústrias· Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos· Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa· Prestadoras de serviço

Este eixo compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca daqualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação egerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicasou privadas de todos os portes e ramos de atuação.O eixo caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização,ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação eética.Destacam-se, na organização curricular dos cursos deste eixo, estudos sobre ética, empreendedorismo,normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, além da capacidadede trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

O técnico em Administração executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção eexpedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações gerenciaisde pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.Possibilidades de atuação:· Instituições públicas, privadas e do terceiro setor

Este eixo compreende tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços dealimentação, bebidas, entretenimento e interação. Abrange os processos tecnológicos de planejamento,organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer.As atividades nele compreendidas referem-se ao lazer, relações sociais, turismo, eventos e gastronomia,integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais,econômicas e ambientais. A pesquisa, disseminação e consolidação da cultura, ética, relações interpessoais,domínio de línguas estrangeiras, prospecção mercadológica, marketing e coordenação de equipes sãoelementos comuns deste eixo.São traços marcantes da organização curricular dos cursos nele inseridos: ética, educação ambiental, normastécnicas e de segurança, historicidade, empreendedorismo, redação técnica, além da capacidade detrabalhar em equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

O técnico em Turismo orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas,viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectossocioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. Apresenta ao visitanteopções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, quando for o caso, concebe-os considerando asexpectativas ou necessidades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas decondução, de interpretação ambiental e cultural. Por sua vez, o técnico em Lazer organiza e executaatividades de lazer, recreação e animação sociocultural para as diversas faixas etárias, segmentos eprogramas sociais. Aplica técnicas de mobilização e articulação social na perspectiva da promoção daqualidade de vida. Organiza e anima a formação de grupos de lazer, de acordo com os interesses dacomunidade na perspectiva da inclusão social.Possibilidades de atuação:· Agências de viagem e operadoras, organismos turísticos públicos ou privados e de forma autônoma· Instituições públicas e privadas, incluindo o terceiro setor

GESTÃO E NEGÓCIOS

Administração

HOSPITALIDADE E LAZER

Turismo e Entretenimento

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 20118

· Espaços de lazer, parques temáticos, centros culturais, clubes, hospitais, centros de reabilitação, hotéis ecolônias de férias

· Brinquedotecas, cruzeiros marítimos e acampamentos

Este eixo compreende tecnologias relacionadas a comunicação e processamento de dados e informações.Abrange ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção desistemas e tecnologias relacionadas a informática e telecomunicações. Especificação de componentes ouequipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes emedições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões decomunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica constituem, de formacomum, as características deste eixo. O desenvolvimento de sistemas informatizados, desde a especificaçãode requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção dedados, podem constituir-se em especificidades.Ressalte-se que a organização curricular dos cursos contempla estudos sobre ética, raciocínio lógico,empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental,formando profissionais que trabalhem em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

O técnico em Informática desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas dalógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas,sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registrosque possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadoresimplantados.Possibilidades de atuação:· Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente

envolvendo programação de computadores

O técnico em Telecomunicações participa da elaboração de projetos de telecomunicação. Atua na instalação,operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática. Supervisiona os procedimentosadotados nos serviços de comunicações, atendendo a regulamentação específica.Possibilidades de atuação:· Empresas de telefonia fixa e móvel· Empresas de radiodifusão· Indústrias de telecomunicações· Agências reguladoras e provedores de internet· Empresas de prestação de serviços e assistência técnica

Na sociedade globalizada, as tecnologias da informação e da comunicação, em todas as suas modalidades,além de oferecerem suporte para diferentes áreas do conhecimento, têm, nas Novas Mídias Eletrônicas emgeral, um referencial novo e desafiador para as futuras gerações. A TV Digital, ora em implantação gradativano Brasil, apresentando interatividade, imagens e som de qualidade superior, múltiplos programas,portabilidade e mobilidade, abre espaço para uma integração/convergência com outros serviços comotelefonia celular, entretenimento, jogos digitais, comércio eletrônico, governo eletrônico, dentre outros. Aintegração da Informática com a Eletrônica e a Telecomunicação oferece uma alavanca significativa para odesenvolvimento sustentável, tendo principalmente as Redes de Computadores (com fio e sem fio “wireless”),os Satélites de Comunicações e as Fibras Ópticas como meios de transporte.

Este eixo compreende tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte. Contempla ações deplanejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Informática

Telecomunicações

Telecomunicações (com ênfase em TV Digital)

INFRAESTRUTURA

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 9

infraestrutura. Abrange obras civis, topografia, transporte de pessoas e bens, mobilizando, de formaarticulada, saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, ensaios laboratoriais, cálculoe leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação.Características comuns deste eixo são a abordagem sistemática da gestão da qualidade, ética, segurança,viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade. Saliente-se que a organização curricular dos cursoscontempla estudos sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação dedocumentos técnicos, educação ambiental, raciocínio lógico, formando técnicos que trabalhem em equipescom iniciativa, criatividade e sociabilidade.

O técnico em Edificações desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas desegurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Prestaassistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações.Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações.Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.Possibilidades de atuação:· Empresas públicas e privadas de construção civil· Escritórios de projetos e de construção civil· Canteiros de obras

O técnico em Estradas atua no planejamento e execução da implantação de estradas, considerando normastécnicas e de segurança. Executa pontes, bueiros e viadutos. Realiza a fiscalização e manutenção de viasterrestres. Utiliza equipamentos de engenharia. Realiza a identificação de depósitos naturais de minério.Executa e analisa ensaios tecnológicos de materiais.Possibilidades de atuação:· Instituições públicas e privadas· Empresas de construção e manutenção de vias terrestres· Órgãos de fiscalização e manutenção de estradas· Laboratórios de controle tecnológico

Este eixo compreende tecnologias relacionadas ao beneficiamento e industrialização de alimentos e bebidas.Abrange ações de planejamento, operação, implantação e gerenciamento, além da aplicação metodológicadas normas de segurança e qualidade dos processos físicos, químicos e biológicos, presentes nessaelaboração ou industrialização. Inclui atividades de aquisição e otimização de máquinas e implementos,análise sensorial, controle de insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização,relacionadas ao desenvolvimento permanente de soluções tecnológicas e produtos de origem vegetal eanimal.Essencial à organização curricular dos cursos deste eixo: ética, desenvolvimento sustentável,cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além dacapacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

O técnico em Agroindústria operacionaliza o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes,beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação eavaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Atua emsistemas para diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial. Acompanha oprograma de manutenção de equipamentos na agroindústria. Implementa e gerencia sistemas de controle dequalidade. Identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos.Possibilidades de atuação:· Indústrias de alimentos e bebidas· Agroindústria· Laboratórios de controle de qualidade· Instituições de pesquisa

Edificações

Estradas

PRODUÇÃOALIMENTÍCIA

Agroindústria

Edital n0 007/2010

EDITAL

O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, nouso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao processo seletivo para opreenchimento das vagas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio concomitante ao Ensino Médio do anoletivo de 2011, na forma de concomitância interna nas Unidades Maracanã e de Nova Iguaçu, e de concomitânciaexterna nas Unidades Maracanã e de Nova Iguaçu, Maria da Graça, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí, Angra dosReis e Valença.

Art.1 . O presente processo seletivo está aberto a qualquer pessoa que apresente como escolaridade mínima oEnsino Fundamental completo ou esteja cursando o 9º ano (antiga 8ª série) desse nível de ensino.

Art. 2º. O processo seletivo de classificação de candidatos aos cursos de Educação Profissional Técnica de NívelMédio, mediante a realização de provas abrangendo as áreas de conhecimento da base nacional comum doscurrículos do Ensino Fundamental, visa ao preenchimento de 930 (novecentos e trinta) vagas nos cursos daUnidade Maracanã, 216 (duzentos e dezesseis) vagas nos cursos da Unidade de Nova Iguaçu, 180 (cento e oitenta)vagas nos cursos da Unidade de Maria da Graça, 30 (trinta) vagas no curso da Unidade de Nova Friburgo, 36 (trintae seis) vagas no curso da Unidade de Petrópolis, 40 (quarenta) vagas no curso da Unidade de Itaguaí, 40 (quarenta)vagas no curso da Unidade de Angra dos Reis e 40 (quarenta) vagas no curso da Unidade de Valença, conformediscriminado nos quadros doArt.3º.

§ 1º. Das 930 (novecentas e trinta) vagas oferecidas na Unidade Maracanã, apenas 400 (quatrocentas) sãosob a forma de ; as demais 530 (quinhentas e trinta) são sob a forma de

.§ 2º. Das 216 (duzentas e dezesseis) vagas oferecidas na Unidade de Nova Iguaçu, apenas 144 (cento e

quarenta e quatro) são sob a forma de ; as demais 72 (setenta e duas) são sob a forma de.

§ 3º. Nas Unidades de Maria da Graça, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença, todas asvagas são oferecidas exclusivamente sob a forma de .

§ 4º. Define-se como a articulação entre a educação profissional técnica de nívelmédio e o ensino médio, de forma concomitante, na mesma instituição de ensino, e como aarticulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, de forma concomitante, eminstituições de ensino distintas.

§ 5º. A opção pela sujeita o aluno à obrigatória e permanente articulação entre o cursode educação profissional técnica e o curso de ensino médio. Tanto na Unidade Maracanã como na Unidade de NovaIguaçu, a desistência, o trancamento ou o jubilamento em um dos cursos implica o automático tratamento idênticono outro.

Art. 3 . As vagas oferecidas para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio encontram-se assimdistribuídas nas oito Unidades de Ensino:

TÍTULO I – DO PROCESSO SELETIVO

concomitância interna concomitânciaexterna

concomitância internaconcomitância externa

concomitância externaconcomitância interna

concomitância externa

concomitância interna

o

o

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201110

Obs.: Em qualquer dos cursos, os dois últimos períodos poderão ser oferecidos em horários dos turnos da manhã, tardeou noite, conforme critérios definidos pelo Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET).

Obs.: Em qualquer dos cursos, os dois últimos períodos poderão ser oferecidos em horários dos turnos da manhã, tardeou noite, conforme critérios definidos pelo Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET).

Obs.: Em qualquer dos cursos, os últimos anos poderão ser oferecidos em horários dos turnos da manhã, tarde ounoite, conforme critérios definidos pelo Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET).

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Unidade Maracanã (930 vagas)N.º DE VAGAS

1.º Semestre 2.º SemestreEIXO

TECNOLÓGICOCURSO

Manhã Tarde Manhã Tarde

TOTALDE

VAGASEdificações 30 30 30 30 120

InfraestruturaEstradas 30 - 30 - 60Meteorologia 30 - - - 30

Ambiente, Saúde eSegurança Segurança do

Trabalho- 30 - 30 60

Eletrônica 30 30 30 30 120Eletrotécnica 30 30 30 30 120

Controle eProcessosIndustriais Mecânica 60 60 60 60 240

Informática 30 - 30 - 60Informação eComunicação Telecomunicações - 30 - 30 60Gestão e Negócios Administração - 30 - - 30Turismo eHospitalidade

Turismo eEntretenimento

30 - - - 30

TOTAL 930

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – UnED de Nova Iguaçu (216 vagas)Nº DE VAGAS

REGIME ANUALEIXO

TECNOLÓGICOCURSO

Manhã Tarde

TOTALDE

VAGASControle eProcessosIndustriais

Eletromecânica36 (concomitância

interna)18 (concomitância

externa)54

Informática36 (concomitância

interna)18 (concomitância

externa)54Informação e

ComunicaçãoTelecomunicações

18 (concomitânciaexterna)

36 (concomitânciainterna)

54

Ambiente, Saúde eSegurança

Enfermagem18 (concomitância

externa)36 (concomitância

interna)54

TOTAL 216

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – UnED de Maria da Graça (180 vagas)N.º DE VAGAS

1.º Semestre 2.º SemestreEIXO

TECNOLÓGICOCURSO

Manhã Tarde Manhã Tarde

TOTALDE

VAGASManutençãoAutomotiva - 30 - 30 60Controle e

ProcessosIndustriais Automação

Industrial 30 - 30 - 60

Ambiente, Saúde eSegurança

Segurança doTrabalho 30 - 30 - 60

TOTAL 180

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – UnED de Nova Friburgo (30 vagas)N.º DE VAGAS

1.º Semestre 2.º SemestreEIXO

TECNOLÓGICOCURSO

Manhã Tarde Manhã Tarde

TOTALDE

VAGASInformação eComunicação

Informática - - - 30 30

TOTAL 30

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 11

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – UnED de Petrópolis (36 vagas)N.º DE VAGAS

1.º Semestre 2.º SemestreEIXO

TECNOLÓGICOCURSO

Manhã Tarde Manhã Tarde

TOTALDE

VAGASInformação eComunicação

Telecomunicações– TV Digital

- 18 - 18 36

TOTAL 36

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – UnED de Itaguaí (40 vagas)N.º DE VAGAS

1.º Semestre 2.º SemestreEIXO

TECNOLÓGICOCURSO

Manhã Tarde Manhã Tarde

TOTALDE

VAGASControle eProcessosIndustriais

Mecânica - 20 - 20 40

TOTAL 40

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – UnED de Angra dos Reis (40 vagas)N.º DE VAGAS

1.º Semestre 2.º SemestreEIXO

TECNOLÓGICOCURSO

Manhã Tarde Manhã Tarde

TOTALDE

VAGASControle eProcessosIndustriais

Mecânica - 20 - 20 40

TOTAL 40

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Núcleo Avançado de Valença (40 vagas)N.º DE VAGAS

1.º Semestre 2.º SemestreEIXO

TECNOLÓGICOCURSO

Manhã Tarde Manhã Tarde

TOTALDE

VAGASProduçãoAlimentícia

Agroindústria - 20 - 20 40

TOTAL 40

Art. 4 . As 400 (quatrocentas) vagas de Ensino Médio da Unidade Maracanã, em regime de concomitância interna,distribuem-se igualmente em 200 (duzentas) vagas no turno da manhã e 200 (duzentas) no turno da tarde. Essasvagas serão preenchidas pelos primeiros classificados para os cursos de Educação Profissional Técnica de NívelMédio que, no momento da matrícula, manifestarem sua opção pela realização de um desses cursos na forma deconcomitância interna nessa Unidade.

Art. 5 . As 144 (cento e quarenta e quatro) vagas de Ensino Médio da Unidade de Nova Iguaçu, em regime deconcomitância interna, distribuem-se igualmente em 72 (setenta e duas) vagas no turno da manhã, sendo 36 (trintae seis) para o curso de Eletromecânica e 36 (trinta e seis) para o de Informática, e 72 (setenta e duas) no turno datarde, sendo 36 (trinta e seis) para o curso de Enfermagem e 36 (trinta e seis) para o de Telecomunicações. Essasvagas serão preenchidas pelos primeiros classificados para cada um desses cursos de Educação ProfissionalTécnica de Nível Médio que, no momento da inscrição para este processo seletivo, manifestarem sua opção pelaforma de concomitância interna nessa Unidade.

Art. 6º. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Ensino Médio terão currículos próprios eindependentes.

§ 1º. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio das Unidades Maracanã, Maria da Graça,Nova Friburgo, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença, ministrados em períodos semestrais, terão duração de seissemestres, excluindo o período de estágio supervisionado obrigatório de, no mínimo, de 460 (quatrocentas esessenta) horas para o curso de Segurança do Trabalho e de 400 (quatrocentas) horas para os demais.

§ 2º. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Unidade de Nova Iguaçu, ministrados emregime anual, terão a duração de três anos, excluindo o período de estágio supervisionado obrigatório de, nomínimo, 600 (seiscentas) horas para o curso de Enfermagem e de 400 (quatrocentas) horas para os demais.

o

o

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201112

§ 3º. O curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Unidade de Petrópolis, ministrado emperíodos semestrais, terá a duração de cinco semestres, excluindo o período de estágio supervisionado obrigatóriode, no mínimo, 400 (quatrocentas) horas.

§ 4º. O Ensino Médio terá duração de três séries anuais.

Art. 7º. A inscrição para o presente processo seletivo será realizada por meio de Ficha de Inscrição disponibilizadanos sites ou ,

. Após o preenchimento , a Ficha de Inscrição deverá ser impressa e entregue, juntocom o comprovante de pagamento da , pelo candidato ou por seu responsável,

nos Postos de Inscrição, que funcionarão, ,nos seguintes locais:

, à Rua General Canabarro, 681, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ;, à Estrada deAdrianópolis, 1.317, Santa Rita, Nova Iguaçu, RJ;

, à Rua Miguel Ângelo, 96, Maria da Graça, Rio de Janeiro, RJ;, àAv. Gov. Roberto Silveira, 1.900, Prado, Nova Friburgo, RJ;

, à Rua do Imperador, 971, Centro, Petrópolis, RJ;, àAv.Ary Parreira, 1.242, Bairro Engenho, Itaguaí, RJ;

, à Praça Guarda-Marinha Greenharlg, s/n, Teclar do Centro da Cidade,Angra dos Reis, RJ;

, à Rua Voluntários da Pátria, 130, Bairro Belo Horizonte, Valença, RJ.§ 1º. O candidato poderá se inscrever em qualquer um dos locais indicados. Contudo, deverá optar por apenas

uma das Unidades de Ensino – Maracanã, Nova Iguaçu, Maria da Graça, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí, Angrados Reis ou Valença –, preenchendo a Ficha de Inscrição própria dessa Unidade.

§ 2º. Os candidatos das Unidades Maracanã e de Maria da Graça só farão a escolha de curso no momento damatrícula.

§ 3º. Os candidatos da Unidade Nova Iguaçu farão a escolha de curso já no momento da inscrição.§ 4º. Nas Unidades de Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí,Angra dos Reis e Valença, como as ofertas são de um

único curso, não haverá opção.

Art. 8º. O pagamento da taxa de inscrição, no valor principal de R$ 30,00 (trinta reais), deverá ser feito no, mediante GRU (Guia de Recolhimento da União) extraída de

, informando o código da Unidade (UG), 153010, o código de gestão, 15244, o código derecolhimento, 28900-0, e o nº de referência, 07.2010, além do CPF e nome do contribuinte (o candidato ou seuresponsável).

§ 1º. O pagamento deverá ser realizado em espécie, não cabendo, em hipótese alguma, a devolução do valorda taxa de inscrição paga, que só terá validade para o presente processo seletivo.

§ 2º. Os candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição à Direção-Geral,mediante requerimento a ser preenchido em um dos sites:

ou .§ 3º. No dia , a empresa EXATUS publicará em seu site a lista dos candidatos à isenção

que tiverem o pedido homologado.

Art. 9º. O preenchimento da Ficha de Inscrição e o pagamento da GRU não completam o processo de inscrição.Para que a inscrição seja efetivada, deverão ser observados os seguintes procedimentos:

I. preencher a Ficha de Inscrição on line, em um dos sites: www.exatuspr.com.br ou ;II. imprimir a Ficha de Inscrição preenchida;III. preencher a Guia de Recolhimento da União (GRU), on line, no site

;IV. imprimir a GRU preenchida;V. pagar a GRU em qualquer agência do Banco do Brasil;VI. comparecer a qualquer um dos Postos indicados no Art. 7º, para efetivar a inscrição, portando o

comprovante de pagamento da taxa de inscrição, a Ficha de Inscrição preenchida e 2 (duas) fotos 3 X 4, ;

VII. receber o Cartão de Inscrição devidamente carimbado e rubricado.§ 1º. Os candidatos que tiverem seu pedido de isenção homologado deverão comparecer a um dos Postos de

Inscrição, , portando o comprovante da solicitação de

TÍTULO II – DAINSCRIÇÃO

das 10 horas do dia 16 de agosto de 2010 às 13 horas do dia31 de agosto de 2010 on line

taxa de inscrição no período de 16a 31 de agosto de 2010, de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas

Campus I do CEFET/RJUnED de Nova IguaçuUnED de Maria da GraçaUnED de Nova FriburgoUnED de PetrópolisUnED de ItaguaíUnED de Angra dos Reis

NúcleoAvançado de Valença

Banco doBrasil

das 10 horas do dia 9 deagosto às 20 horas do dia 10 de agosto de 2010,

16 de agosto de 2010

recentes (não reaproveitadas) datadas e coloridas

exclusivamente no período de 16 a 20 de agosto de 2010

www.exatuspr.com.br www.cefet-rj.br

www.exatuspr.com.br www.cefet-rj.br

www.cefet-rj.br

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

·

·

·

·

·

·

·

·

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 13

isenção e 2 (duas) fotos 3 X 4 , a fim de também receber oCartão de Inscrição devidamente carimbado e rubricado.

§ 2º. No Cartão de Inscrição dos candidatos das Unidades Maracanã, Maria da Graça, Nova Friburgo,Petrópolis, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença, além da foto do candidato, constarão seu

, e haverá um espaço próprio para anotação do local de prova, a ser divulgadopelo site da empresa contratada para a operacionalização do

concurso (www.exatuspr.com.br).§ 3º. No Cartão de Inscrição dos candidatos da Unidade de Nova Iguaçu, além da foto do candidato, constarão

seu e haverá um espaço próprio para anotação dolocal de prova, a ser divulgado pelo site da empresacontratada para a operacionalização do concurso (www.exatuspr.com.br).

Art. 10. O candidato deverá responder às Informações Socioculturais nas lacunas destinadas a esse fim na Ficha deInscrição.

Art.11. O candidato que necessitar de condições especiais para a realização das provas deverá indicar, em campodestinado a esse fim na Ficha de Inscrição, sua necessidade. Caso não o faça, terá tratamento igual ao dos demaiscandidatos, sem direito a qualquer reclamação.

Art. 12. O preenchimento da Ficha de Inscrição será de inteira responsabilidade do candidato ou de seuresponsável. Para que possa produzir todos os efeitos a que se destina, deverá ser feito com estrita observânciadas normas deste Edital e das instruções que constam no Manual do Candidato.

§ 1º. Em nenhuma hipótese será permitida qualquer modificação na Ficha de Inscrição, após sua efetivação.§ 2º. Em nenhuma hipótese será permitida a inscrição em caráter condicional.§ 3º. É obrigação do candidato ou de seu responsável conferir os dados constantes na Ficha de Inscrição e

tomar conhecimento das informações nela contidas, antes de enviá-la on line.

Art. 13. O presente processo seletivo se dará em duas fases, com provas a realizar-se nos diase , respectivamente.

recentes (não reaproveitadas) datadas e coloridas,

nome, número deinscrição e Unidade pretendida apartir das 19 horas do dia 11 de outubro de 2010

nome, número de inscrição, Unidade e curso pretendido,a partir das 19 horas do mesmo dia 11 de outubro de 2010

TÍTULO III – DAS PROVAS

17 de outubro de2010 21 de novembro de 2010

Art. 14. A primeira fase constará de uma prova objetiva de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, distribuídasconforme o quadro a seguir. Esta fase visa à pré-seleção de uma quantidade de candidatos equivalente ao dobro donúmero de vagas oferecidas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio por Unidade. Dessa forma,nessa 1ª fase serão selecionados 1.860 (mil, oitocentos e sessenta) candidatos para a Unidade Maracanã, 432(quatrocentos e trinta e dois) candidatos para a Unidade de Nova Iguaçu, divididos em grupos de 108 (cento e oito)candidatos por curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 360 (trezentos e sessenta) candidatos paraa Unidade de Maria da Graça, 60 (sessenta) candidatos para a Unidade de Nova Friburgo, 72 (setenta e dois)candidatos para a Unidade de Petrópolis, 80 (oitenta) candidatos para a Unidade de Itaguaí, 80 (oitenta) candidatospara a Unidade de Angra dos Reis e 80 (oitenta) candidatos para a Unidade de Valença, respeitada a ordem declassificação e a escolha da Unidade. Esses candidatos estarão aptos a participar da segunda fase do concurso.

Em caso de empate com o número de pontos do último candidato selecionado, todos os candidatos com omesmo número de pontos na Unidade de opção do concurso estarão aptos à segunda fase.

§ 1º. Em caso de empate na classificação dos candidatos, o critério de desempate, para cada Unidade,obedecerá à seguinte ordem:

a) maior número de pontos obtidos na prova de Língua Portuguesa;b) maior número de pontos obtidos na prova de Matemática;c) maior número de pontos obtidos na prova de Ciências;d) idade dos candidatos, da maior para a menor.

ÁREA DE CONHECIMENTON.º DE

QUESTÕESN.º DE

PONTOSLíngua Portuguesa 10 50Matemática 10 50Ciências (Física, Química e Biologia) 10 50Estudos Sociais (História e Geografia) 10 50

TOTAL 40 200

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201114

§ 2º.Aprova relativa à primeira fase será realizada no dia , .§ 3º. O candidato deverá, no dia , acessar o site da empresa organizadora do concurso

( ) para onde fará essa prova.§ 4º. O candidato deverá apresentar-se no local da prova dessa primeira fase com 01 (uma) hora de

antecedência e munido do seu Cartão de Inscrição.§ 5º. Os portões dos locais de provas serão fechados às 9 horas. Os candidatos que chegarem ao local de

prova após esse horário não poderão realizar a prova.§ 6º. Para a prova objetiva de múltipla escolha, deverá levar caneta azul ou preta, para o preenchimento do

Cartão-Resposta. O candidato que não preencher o Cartão de acordo com as instruções do Manual do Candidato eda capa da prova será eliminado, caso não seja possível realizar o procedimento de leitura ótica. Para rascunhar epreparar as respostas às questões propostas, o candidato poderá fazer uso de caneta, lápis e borracha.

§ 7º. É proibido o uso de calculadora, régua, esquadro, transferidor, compasso ou similares, bem como de, celulares ou quaisquer outros meios de comunicação, enquanto o candidato permanecer nas

dependências do local de prova e mesmo após o encerramento desta.§ 8º. Os telefones celulares permanecerão obrigatoriamente desligados durante o período da prova. O

candidato que solicitar a ida ao banheiro e for surpreendido portando, mesmo que desligado, aparelho celular, seráautomaticamente eliminado do processo seletivo.

§ 9º. O candidato só poderá sair do local de realização das provas após 60 (sessenta) minutos do seu início.§ 10º. Não será permitido ao candidato levar o caderno de questões, mesmo após o final da prova.§ 11º. O candidato que discordar do enunciado de qualquer questão da prova de 1ª fase, ou do gabarito oficial

divulgado, poderá entrar com recurso no dia . O recurso, devidamente embasado, deveráser encaminhado à Coordenação de Concursos (CCONC) mediante registro no Protocolo Geral do CEFET/RJ, nohorário .

§ 12º. Os candidatos habilitados para a segunda fase deste processo seletivo deverão anotar em seu Cartãode Inscrição, no espaço reservado para este fim, as informações sobre o local da prova dessa fase, conformeinformação que será divulgada junto com o resultado da prova de 1ª fase ,

, no site da empresa responsável pela operacionalização do concurso ( .com.br).

Art. 15. A segunda fase deste processo seletivo consistirá de duas provas: uma prova discursiva de Matemática,contendo dez questões, e uma prova de Língua Portuguesa (redação), valendo cada uma delas 100 (cem) pontos,totalizando 200 (duzentos) pontos.

§ 1º. As provas da segunda fase ocorrerão no dia nos locaisdivulgados junto com o resultado da prova de 1ª fase.

§ 2º. O candidato deverá apresentar-se no local onde se realizará a segunda fase com 01 (uma) hora deantecedência, munido do seu Cartão de Inscrição.

§ 3º. É proibido o uso de calculadora, régua, esquadro, transferidor, compasso ou similares, bem como decelulares ou quaisquer outros meios de comunicação, enquanto o candidato permanecer nas

dependências do local de prova e mesmo após o encerramento desta.§ 4º. Os telefones celulares permanecerão obrigatoriamente desligados durante o período da prova. O

candidato que solicitar a ida ao banheiro e for surpreendido portando, mesmo que desligado, aparelho celular, seráautomaticamente eliminado do processo seletivo.

§ 5º. O candidato só poderá sair do local de realização das provas após 60 (sessenta) minutos do seu início.§ 6º. Não será permitido ao candidato levar o caderno de questões, mesmo após o final da prova.§ 7º. O candidato que discordar do enunciado de qualquer questão da prova de 2ª fase poderá entrar com

recurso no dia . O recurso, devidamente embasado, deverá ser encaminhado àCoordenação de Concursos (CCONC) mediante registro no Protocolo Geral do CEFET/RJ, no horário

.§ 8º.As notas da prova de 2ª fase serão divulgadas no dia .§ 9º. O candidato que não concordar com o grau obtido em qualquer uma das duas provas discursivas poderá

entrar com recurso no dia . O recurso, devidamente embasado, deverá ser encaminhado àCoordenação de Concursos (CCONC) mediante registro no Protocolo Geral do CEFET/RJ, no horário

.

Art. 16. Os resultados das provas do processo seletivo, por Unidade, serão divulgados no site da empresaresponsável pela operacionalização do concurso ( ), a partir das 19 horas, conforme oseguinte calendário:

17 de outubro de 2010 das 9 às 13 horas11 de outubro de 2010

anotar no Cartão de Inscrição o local

19 de outubro de 2010

das 10 às 17 horas

em 11 de novembro de 2010 a partir das19 horas

21 de novembro de 2010, das 9 às 13 horas,

22 de novembro de 2010das 10 às 17

horas15 de dezembro de 2010, a partir das 19 horas

16 de dezembro de 2010das 10 às 17

horas

TÍTULO IV – DADIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

www.exatuspr.com.br

www.exatuspr

www.exatuspr.com.br

pagers

pagers,

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 15

I. dia 11/11/2010

II. dia 15/12/2010III. dia 29/12/2010 –

TÍTULO V – DA CLASSIFICAÇÃO

objetiva + redaçãoobjetiva + discursiva

TÍTULO VI – DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS

modalidade deconcomitância interna

modalidade de concomitância interna

TÍTULO VII – DAS CONVOCAÇÕES PARA MATRÍCULA

Unidade Maracanã

Unidade de Maria da Graça

Unidade de Nova Iguaçu

– resultado da prova objetiva (1 fase), com divulgação dos candidatos classificados para aprova discursiva (2ª fase) e locais de realização dessa prova;

– notas das provas discursivas (2 fase);resultado final.

Art. 17. Estarão eliminados deste processo seletivo os candidatos que tiverem faltado ou obtido aproveitamentonulo em qualquer das áreas de conhecimento das provas de qualquer das duas fases.

Art. 18. A classificação geral dos candidatos, por Unidade, dar-se-á em função do total de pontos obtidos,considerando a soma dos resultados das provas das duas fases.

Parágrafo Único. Em caso de empate na classificação geral, o critério de desempate, em cada Unidade,obedecerá à seguinte ordem:

a) maior número de pontos obtidos nas provas de Língua Portuguesa ( );b) maior número de pontos obtidos nas provas de Matemática ( );c) maior número de pontos na área de Ciências (primeira fase);d) idade dos candidatos, da maior para a menor.

Art. 19. As vagas correspondentes aos diferentes cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio desteprocesso seletivo serão preenchidas pelos 930 (novecentos e trinta) primeiros colocados da Unidade Maracanã,pelos 180 (cento e oitenta) primeiros colocados da Unidade de Maria da Graça, pelos 30 (trinta) primeiros colocadosda Unidade de Nova Friburgo, pelos 36 (trinta e seis) primeiros colocados da Unidade de Petrópolis, pelos 40(quarenta) primeiros colocados da Unidade de Itaguaí, pelos 40 (quarenta) primeiros colocados da Unidade deAngra dos Reis e pelos 40 (quarenta) primeiros colocados da Unidade de Valença, que, convocados rigorosamentena ordem de classificação geral dos candidatos, por Unidade, realizarão o ato da matrícula, conforme estabelecidonos §§ 2º e 4º doArt.7º deste Edital. .

Art. 20. As 54 (cinquenta e quatro) vagas de cada um dos diferentes cursos de Educação Profissional Técnica deNível Médio da Unidade de Nova Iguaçu serão preenchidas por ordem de classificação, conforme opção efetuadano ato da inscrição.

Art. 21. As vagas de Ensino Médio da Unidade Maracanã serão preenchidas pelos 400 (quatrocentos) primeiroscolocados dessa Unidade que, ao serem convocados rigorosamente na ordem de classificação geral doscandidatos para a matrícula dos cursos de Educação Profissional Técnica, optarem pela

, isto é, pelas matrículas do curso técnico e do ensino médio no CEFET/RJ.

Art. 22. As vagas de Ensino Médio da Unidade Nova Iguaçu serão preenchidas pelos primeiros 36 (trinta e seis)colocados de cada curso que optarem pela no ato da matrícula.

Art. 23. Os candidatos classificados em ordem superior ao número vagas oferecidas no processo seletivo devemficar atentos para novas convocações de matrícula previstas neste Edital, caso existam vagas remanescentes pornão efetivação de matrícula dos primeiros convocados.

Art. 24. Os candidatos mais bem classificados em cada Unidade, com direito, portanto, a ocupar as vagasoferecidas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, deverão comparecer à Unidade de opção para aefetivação da matrícula, nos locais e horário a seguir apresentados, obedecida as datas conforme escala declassificação geral:

– Auditório I do CEFET/RJ, Av. Maracanã, 229, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, às 10horas.

– Auditório da Unidade, Rua Miguel Ângelo, 96, Maria da Graça, Rio de Janeiro,RJ, às 10 horas.

– Auditório da Unidade, Estrada de Adrianópolis, 1.317, Santa Rita, Nova Iguaçu,RJ, às 10 horas.

a

a

·

·

·

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201116

·

·

·

·

·

·

·

·

·

·

·

·

Unidade de Nova Friburgo

Unidade de PetrópolisUnidade de Itaguaí

Unidade de Angra dos Reis

Núcleo Avançado de Valença

em 21/01/2011em 28/01/2011

– Secretaria da Unidade,Av. Gov. Roberto Silveira, 1.900, Prado, Nova Friburgo,RJ, às 13 horas.

– Secretaria da Unidade, Rua do Imperador, 971, Centro, Petrópolis, RJ, às 13 horas.– Secretaria da Unidade, Av. Coletora, Quadra J, Lote J2, Distrito Industrial de Itaguaí,

RJ, às 13 horas.– Secretaria da Unidade, Rua do Areal, 552, Mambucaba (Parque Recreio),

Angra dos Reis, RJ, às 13 horas.– Secretaria da Unidade, Rua Voluntários da Pátria, 130, Bairro Belo

Horizonte, Valença, RJ, às 13 horas.

Art. 25.Aefetivação da matrícula será realizada mediante os seguintes procedimentos:I. preenchimento da ficha de matrícula;II. apresentação obrigatória de:

certidão de nascimento (original e cópia);dois retratos 3 X 4 recentes, coloridos;declaração ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia);CPF (original e cópia);comprovante de residência (original e cópia);título de eleitor, para os maiores de 18 anos (original e cópia);certificado de reservista, para os maiores de 18 anos, do sexo masculino.

§ 1º. Estando completa a documentação, somente o responsável legal ou portador de procuração por eleoutorgada poderá assinar o pedido de matrícula no CEFET/RJ.

§ 2º.Afalta de qualquer documento exigido implicará perda do direito à matrícula.§ 3º. O candidato classificado que, independentemente de motivos, não comparecer aos locais estabelecidos,

na data e no horário determinados no Art. 24 será considerado desistente, perdendo definitivamente o direito àvaga, em caráter irrecorrível.

§ 4º. Para as Unidades Maracanã, de Nova Iguaçu e de Maria da Graça, o candidato que chegar ao local dematrícula após a chamada de seu nome perderá sua vez na ordem de opção, devendo aguardar para ser chamadonovamente após o atendimento do último convocado para aquele dia, quando, então, escolherá entre as vagasrestantes aquela que mais lhe interessar. Essa nova chamada também obedecerá rigorosamente à ordem declassificação geral dos convocados para aquela data. O candidato que não estiver presente no momento dessa 2ªchamada será considerado desistente, perdendo o direito à vaga.

Art. 26. Visando ao total preenchimento das vagas para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio,poderão ocorrer até duas novas convocações para matrícula, segundo o calendário do concurso. Essas novasconvocações serão divulgadas no site do CEFET/RJ ( ), nas seguintes datas:

I. 2ª convocação, ;II. 3ª convocação, .

Art. 27. Para efetivação da matrícula, os candidatos chamados em 2ª e 3ª convocações deverão cumprir os mesmosprocedimentos estabelecidos noArt. 25, comparecendo aos locais e horários citados noArt. 24.

www.cefet-rj.br

Unidades de EnsinoDATA Maracanã Nova

IguaçuMaria da

GraçaNova

FriburgoPetró-polis

Itaguaí Angrados Reis

Valença

06/01/11 1º ao 155ºlugar

1º ao 72ºlugar (Ele-tromecânica)

1º ao 45ºlugar

1º ao 30ªlugar

1º ao 18ªlugar

1º ao 40ºlugar

1º ao 40ºlugar

1º ao 40ºlugar

07/01/11 156º ao310º lugar

1º ao 72ºlugar (Teleco-municações)

46º ao 90ºlugar

1º ao 30ºlugar

19º ao 36ºlugar

1º ao 40ºlugar

1º ao 40ºlugar

1º ao 40ºlugar

08/01/11 311º ao465º lugar

1º ao 72ºlugar (Infor-mática)

91º ao135º lugar

12/01/11 466º ao620º lugar

1º ao 72ºlugar (Enfer-magem)

136º ao180º lugar

13/01/11 621º ao775º lugar

14/01/11 776º ao930º lugar

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 17

Art. 28. Os candidatos chamados nas 2ª e 3ª convocações deverão efetivar sua matrícula nas seguintes datas:I. matrícula da 2ª convocação, ;II. matrícula da 3ª convocação, .

Art. 29. Em hipótese alguma será permitida aos alunos ingressantes nos cursos de Educação Profissional Técnica atransferência interna de curso ou semestre, bem como o trancamento de matrícula no primeiro período.

Art. 30. O programa das provas do processo seletivo está incluído no Manual do Candidato, bem como outrosesclarecimentos.

Art. 31. Será eliminado do processo de seleção o candidato que se utilizar de meios ilícitos para realizá-lo oudesrespeitar as normas contidas neste Edital.

Art. 32. O candidato não poderá, sob pretexto algum, ausentar-se do local onde estiver realizando a prova, portandoo Cartão-Resposta ou o Caderno de Questões. Não poderá, também, descumprir as instruções constantes noCaderno de Questões, sob pena de eliminação do processo seletivo.

Art. 33. Não haverá 2ª chamada para nenhuma das provas das duas fases, sob quaisquer alegações, nem revisão,recontagem de pontos ou vista de cartões-resposta.

Art. 34.As classificações dos candidatos somente terão validade para o ano de 2011.

Art. 35. O candidato deverá ter muita atenção com o Calendário do Concurso.

Art. 36. O CEFET/RJ poderá, para composição do horário dos cursos de Educação Profissional Técnica de NívelMédio e do Ensino Médio, utilizar o horário de aulas de segunda-feira a sábado.

Art. 37. Em qualquer momento do processo seletivo, em caso de dúvida, os candidatos poderão dirigir-se àCCONC. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela referidaComissão e encaminhados, para solução, à Direção-Geral do CEFET/RJ.

Art. 38. Fica eleito o foro da Justiça Federal da cidade do Rio de Janeiro, com exclusão e renúncia de qualquer outropor mais privilegiado que seja, para dirimir questões oriundas do presente processo seletivo.

em 24/01/2011em 31/01/2011

TÍTULO VIII – DAS NORMAS COMPLEMENTARES

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2010.Prof. Miguel Badenes Prades Filho

Diretor-Geral

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201118

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 19

A educação tecnológica no Cefet/RJ dispõe de infra-estruturaprópria, com salas de aula, laboratórios, oficinas, biblioteca,auditórios.

Além dos conhecimentos técnico-científicos, atividades culturais eesportivas integram a formação do aluno.

Conheça um pouco das atividades desenvolvidas nas diferentesUnidades de Ensino.

2010 - 32 anos de CEFET/RJ

(Lei n. 6.545, de 30 de junho de 1978)

UNIDADES DE ENSINO

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201120

Existe no mundo inteiro a preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-

ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ciência

para o Desenvolvimento Sustentável significa fazer com que Ciência e Tecnologia sirvam a um

desenvolvimento que conjugue as dimensões social, econômica e ambiental.

SEMANADE EXTENSÃO

a EXPOTEC Rio, com exposição de projetos de alunos dos cursos técnicos de todas as Unidadesde Ensino do CEFET/RJ e de outras escolas públicas, no espírito de uma efetiva Feira de Ciências;

o Ciclo Multidisciplinar, com cursos, palestras e mesas-redondas abertos ao público;

sessões artísticas e culturais.

Você e seus familiares são nossos convidados!

Realizada anualmente, a Semana de Extensão reúnea produção acadêmica e científica do CEFET/RJ e dediversas instituições de ensino e pesquisa do Estado do Riode Janeiro. Neste ano de 2010, ela acontecerá de 20 a 23 deoutubro, na Unidade Maracanã, dentro da SemanaNacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada peloMinistério da Ciência e Tecnologia.

Com o tema, a SNCT 2010, além de promover atividades

as mais diversas de divulgação científica, estaráestimulando a difusão dos conhecimentos e o debate sobreas estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturaisbrasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade,sempre de forma conjugada com a melhoria das condiçõessócio-econômicas de sua população.

Em consonância com a temática, a Semana deExtensão terá como foco

, apresentando, entre outras atividades:

Ciência para o Desenvolvimento

Sustentável

O CEFET/RJ, a Biodiversidade e

Você

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011

21

RESULTADOS NO ENEM

Mais uma vez, em 2008, os alunos da Unidade Maracanã se destacaram noExame Nacional do Ensino Médio, obtendo as melhores colocações entre asescolas públicas federais e estaduais do Rio de Janeiro.

AUnED Nova Iguaçu foi a primeira colocada entre todas as escolas públicasdo município e a segunda no conjunto de todas as escolas (públicas e privadas).

Esses resultados desafiam a Instituição a prosseguir na busca da qualidadedo ensino.

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM OLIMPÍADAS

Aumenta, a cada ano, o número de alunos dasUnidades do CEFET/RJ que realizam as provas dasOlimpíadas Nacionais em diferentes áreas deconhecimento: Matemática, Informática, AstronomiaeAstronáutica, Foguetes, Robótica, Biologia, História,Língua Portuguesa.

Participando da OBR 2009 na ModalidadePrática, a equipe GENESIS, do Curso Técnico deEletrônica da Unidade Maracanã, obteve o 1º lugar nafase nacional do certame, em Brasília. Integrando,assim, a Seleção Brasileira de Robótica, os alunosDaniel de Barros Soares, Danilo Huguenin de Barrose Rafael Lopes Conde dos Reis foram a Cingapura,em maio deste ano, participar do mundial da RoboCupJunior.

Selecionado para part ic ipar da 3rdInternational Olympiad on Astronomy and Astrophy-sics (III OIAA) que se realizou em outubro de 2009, noTeerã, o aluno Daniel Barros Soares, também doCurso Técnico em Eletrônica, conquistou medalha deprata no evento.

O aluno Rodrigo Ming Zhou, da turma4AINFO do Curso Técnico de Informática daUnidade Maracanã, no primeiro semestre desteano, fez jus à medalha de prata da modalidadeProgramação Nível 2, a mais avançada dacompetição na Olimpíada Brasileira de Informá-tica, coordenada, no país, pela UNICAMP. Eleterminou em 7º lugar geral e participou do cursode preparação para a etapa internacional daOlimpíada, para o qual somente 14 dos mais de700 inscritos nessa modalidade foramconvidados.

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201122

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Os alunos do CEFET/RJ encontram na Coordenadoria de Estágio e Empregooportunidades de inserção no mercado de trabalho, graças aos inúmeros convênios que aInstituição mantém com as empresas.

Pelo quinto ano consecutivo, o CEFET/RJ realizará a Feira de Estágio e Emprego, queoferece oportunidades a alunos dos cursos técnicos e de graduação e, também, aos recém-formados que procuram colocação profissional.

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 23

Programa das Provas

PROVAS

As questões das provas do Concurso considerarão as diretrizes curriculares nacionais para oensino fundamental no que toca à relação da educação desse nível com a vida cidadã (saúde, meioambiente, trabalho, ciência e tecnologia, cultura, linguagens, etc.) e as áreas de conhecimento (LínguaPortuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História).

Aprova objetiva de Língua Portuguesa observará competências e habilidades referentes:- ao domínio do uso da língua portuguesa, adequado ao nível de um concluinte do ensino fundamental,

em termos de produção e recepção de textos verbais e não verbais, literários e não literários;- à reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno cultural, social, histórico, político e

ideológico; e- ao conhecimento adequado dos elementos estruturadores da forma e do sentido do texto: as

relações morfossintáticas, semântico-estilísticas e fonético-fonológicas; a variação lingüística.

A prova de redação consistirá de uma proposta de produção de texto em prosa, em que ocandidato deverá ser capaz de organizar as idéias a respeito do tema proposto. As redaçõesdesenvolvidas em verso ou que fugirem ao tema serão consideradas prejudicadas no ato da correção.

A prova de Matemática tem como objetivos: avaliar a capacidade do candidato de interpretarenunciados lógicos e gráficos e de utilizar a Matemática como instrumento de interpretação, análise esolução de problemas reais. Especificamente, acrescente-se aos objetivos descritos a avaliação dosconhecimentos mínimos indispensáveis ao bom desempenho dos alunos no ensino médio.

- Noções de Lógica. Noção intuitiva de conjunto. Operações com conjuntos. Relações de pertinência einclusão. Propriedades. Diagramas de Venn-Euler.

- Polinômios – operações, fatoração, produtos notáveis.- Sistemas de Numeração. Números naturais, inteiros, racionais e reais: propriedades, operações,

ordem, valor absoluto e proporcionalidade. Múltiplos e divisores, mdc e mmc. Notação científica eordem de grandeza. Potenciação e racionalização: propriedades.

- Porcentagem. Juros simples e compostos.- Funções – gráficos e operações. Estudo das seguintes funções reais: Constante, Afim e Quadrática:

gráfico e estudo de sinal.- Equações e Inequações de 1º e 2º graus. Inequações Produto e Quociente. Equações Fracionárias.

Sistemas de Equações e Inequações de 1º e 2º graus. Interpretação Gráfica.- Noções de Probabilidade.

- Geometria Plana – Figuras planas: caracterização e propriedades.- Teorema de Thales. Semelhança de triângulos e polígonos.- Relações métricas em triângulos, polígonos regulares e círculos.- Perímetros e áreas de figuras planas.- Geometria Espacial – Paralelepípedos Diagonais, Áreas e Volumes.- Trigonometria – Relações trigonométricas em triângulos retângulos. Lei dos Senos e Cossenos.

Sistema métrico decimal – sistemas de medidas de massa, capacidade, tempo e ângulo.

LÍNGUAPORTUGUESA

MATEMÁTICA

1.Aritmética, álgebra e análise

2. Geometria e trigonometria

-

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201124

CIÊNCIAS

Física

1. Introdução ao estudo da Física

2. Mecânica

3. Ótica geométrica

4. Física ondulatória

5. Calor e temperatura

6. Eletricidade

7. Magnetismo

Química

1. Matéria e energia

2. Moléculas e substâncias

Fenômenos físicosGrandezas físicas

Conceitos básicos da cinemáticaMovimento unidimensionalConceitos básicos da dinâmicaOs princípios da dinâmicaAplicações das leis de NewtonTrabalho, potência e energia mecânicaMáquinas simples

Escalas termométricasCalorimetriaTransmissão de calorDilatação dos corpos

EletrizaçãoCarga elétricaCorrente elétricaPotência elétrica

Inseparabilidade dos pólosForça magnética entre os pólosBússola e magnetismo terrestreAdescoberta de Oersted

Propriedades da matériaEstados físicos da matériaMudanças de estadoGráficos

Substância pura e misturaSubstância simples e compostaAlotropiaSistemas homogêneos e heterogêneosMétodos de separação de misturasGráficos

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 25

3. Fenômeno físico e fenômeno químico

4. Estudo do átomo

5. Tabela periódica

6. Ligações químicas

7. Reações químicas

8. Funções químicas

Biologia

1. O ar e os seres vivos

2. Água

3. Solo

4. Células

O átomo e suas partículasNúmero atômico e número de massaIsótopos, isóbaros e isótonosÍons e espécies isoeletrônicasAeletrosfera do átomo: diagrama de Linus Pauling

Tabela periódica atualSímbolos dos elementosPeríodos e famíliasAplicação dos elementos no cotidiano

Modelo do octetoLigação iônica e ligação covalente

Classificação das reaçõesEquação químicaBalanceamento de equações químicas pelo método das tentativas

Reconhecimento das principais funções: ácidos, bases, sais e óxidos

AatmosferaCaracterísticas gerais do arComposição do arPressão atmosféricaO ventoPrevisão do tempoAr e saúde

Aimportância para os seres vivosTipos de águaCiclo da água na naturezaAbastecimento de água nas cidadesAágua e a saúde

Sua importância para o homemErosãoRochasUtilização do soloSolo e saúde

ConceitoFormas de célulasConstituição celular (a célula animal típica, a célula vegetal típica e divisão celular)

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201126

5. Tecidos

6.Aparelhos

7. Sistemas

8. Doenças

9. Vegetais

GEOGRAFIA

1. Noções cartográficas

2. Movimentos terrestres

3. Os grandes ambientes naturais

4.Aorganização do espaço brasileiro

5.As atividades agrárias no Brasil e no mundo

ConceitoTecido epitelialTecido conjuntivoTecido muscularTecido nervosoTecido ósseoTecido cartilaginosoTecido sanguíneo

Aparelho digestivo; transformação dos alimentosAparelho respiratórioAparelho circulatórioAparelho urinárioAparelho reprodutor; fecundação e desenvolvimento

Sistema nervosoSistema locomotor

Doenças adquiridas (viroses, bacterioses, protozooses, micoses e verminoses)Doenças congênitasDoenças hereditárias

Aimportância para os seres vivos na indústria, na construção civil e na alimentação – fotossíntese

Leitura e interpretação de mapasOrientação e localização (pontos cardeais e colaterais; coordenadas geográficas e fusos horários)

RotaçãoTranslação

Dinâmica climáticaRelevo (gênese e evolução)Formações vegetaisFormas de exploração e problemas ambientais

Os grandes domínios naturais e suas formas de apropriação econômico-sociaisO processo de industrialização e urbanização e suas consequências na organização do territórioAs grandes regiões geoeconômicas (Amazônia, Nordeste e Centro-Sul)

Estrutura fundiáriaRelações de trabalhoRelações entre indústria e agriculturaProdução de alimentos e fome

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 27

6. População mundial e brasileira

7. Organização do espaço mundial

HISTÓRIA

Formação do mundo moderno no continente europeu

O processo de conquista da América

O antigo Sistema Colonial

Crescimento e distribuiçãoEstruturaMovimentos migratórios

O desenvolvimento industrial desigual e suas repercussões no espaço mundial – divisão internacional dotrabalhoAs transformações do espaço mundial e a formação dos grandes blocos econômicos

Crise do sistema feudalRenascimentoFormação dos Estados Nacionais: português, espanhol e francêsAbsolutismo: conceito e principais reinos absolutistasExpansão marítima européia dos séculos XV e XVI:

a expansão marítima portuguesaa expansão marítima espanholaa visão do mundo e do homem, antes e depois da expansão marítimaa expansão marítima e o processo científicoa expansão marítima e sua influência nos aspectos econômicos

Mercantilismo:conceitoimportância do comérciometalismobalança comercial favorávelpolítica protecionistarelação Estado e economiamonopóliosmanufaturas

América pré-colombiana:os Incasos Astecasos Maiasos Povos indígenas brasileiros

Processo de conquista da América:a conquista da América espanhola

Sistema Colonial:colônia de exploraçãocolônia de povoamentoconsequências do processo de colonização na América Latinaconsequências do processo de colonização na América anglo-saxônica

Colonização na América espanhola:a organização política, econômica e social

Colonização da América portuguesa:os primeiros contatos entre portugueses e índiosa exploração do pau-brasil

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201128

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

o embate entre índios e portugueses, o processo de conquistao sistema de capitanias hereditáriaso Governo Geralos jesuítas no Brasila escravidão do índioa escravidão do negro africanoeconomia e sociedade açucareiraas invasões estrangeiraseconomia e sociedade no período da mineraçãooutras atividades econômicas do Brasil Colônia

Processo de independência na América espanholaProcesso de independência dos Estados UnidosProcesso de independência do Brasil:

a crise do Antigo Regime e do Sistema Coloniala vinda da Família Realo Decreto de Abertura dos Portos e suas consequênciasos tratados com a Inglaterra e suas consequênciasa elevação do Brasil a Reino Unido e Algarveso processo de Revolução do Porto e suas consequências para a independência do Brasilos setores dominantes no Brasil e seus ideais de independência e naçãoprincipais fatos do processo de independênciao Brasil que surge com a independência

Comparação entre o processo de independência do Brasil e esse processo na América espanhola enos Estados Unidos

Processo de independência na América

RECOMENDAÇÕES

Chegue ao local da prova com antecedência de uma hora, de modo que consiga encontrar oseu lugar com bastante calma, sem atropelo.

O preenchimento do cartão-resposta deve ser feito a caneta: esferográfica azul ou preta. Todoo campo da resposta tem que ser preenchido. Lembre-se de que o computador poderá não aceitar, naleitura, outro tipo de marcação.

Siga sempre as instruções que constam da capa da prova.

Não fique nervoso(a): o tempo da prova é suficiente para que você consiga fazê-la sem afobação.

Qualquer dúvida existente que não diga respeito à interpretação da prova ou ao seu conteúdopoderá ser tirada com os fiscais.

Um pedido importante

Se após efetuar sua matrícula no CEFET/RJ você for aprovado em outra instituição de suapreferência, compareça a este Centro para cancelar sua matrícula. Lembre-se de que, com esteprocedimento, você estará proporcionando uma chance que poderá ser decisiva para a vida deoutro candidato que deseja estudar neste Cefet.

Recomendações aosCandidatos

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 29

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201130

CALENDÁRIO

Data Horário Evento Local Edital

09/08 e

16/08 a20/08/2010

16/08 a31/08/2010

11/10/2010

17/10/2010

19/10/2010

16/12/2010

11/11/2010

15/12/2010

21/11/2010

21/11/2010

06/01 a14/01/2011

06/01 a12/01/2011

06/01 e12/01/2011

06/01 e

06/01 e

06/01 e

06/01 e

06/01 e

07/01/2011

07/01/2011

07/01/2011

07/01/2011

07/01/2011

21/01/2011

29/12/2010

24/01/2011

28/01/2011

31/01/2011

11 às 17horas

11 às 17horas

-

09 à 13

09 à 13

horas

horas

10 às

10 às

10 às

17 horas

17 horas

17 horas

a partir de

a partir de

19 horas

19 horas

10 horas

10 horas

10 horas

13 horas

13 horas

13 horas

13 horas

13 horas

-

-

Horário

Horário

de matrícula

de matrícula

-

Pedido de isenção de taxa deinscrição

Efetivação das inscrições comisenção de taxa

Inscrições e sua efetivação

Divulgação dos locais deprova (1ª fase)

Prova (1ª fase)

Apresentação de recurso

Apresentação de recurso

relativo a enunciado de

relativo à nota obtida em prova

questões

discursiva

Resultado da Prova (1ª fase)e divulgação dos locais deprova (2ª) fase

Prova (2ª fase)

Resulta da prova (2ª fase)

Apresentação de recurso relativoa enunciado de questões

Realização da matrícula conformeclassificação geral

Realização da matrícula conformeclassificação geral por curso

Realização da matrícula conformeclassificação geral

Realização da matrícula conforme

Realização da matrícula conforme

Realização da matrícula conforme

Realização da matrícula conforme

Realização da matrícula conforme

classificação geral

classificação geral

classificação geral

classificação geral

classificação geral

Divulgação da 2ª convocaçãopara matrícula

para matrícula

Resultado final do processo seletivo

Matrícula da 2ª convocação

Divulgação da 3ª convocação

Matrícula da 3ª convocação

Sites do concurso

Postos de Inscrição

Sites do concurso ePostos de Inscrição

Sites do concurso

Locais divulgados nos

Locais divulgados nos

sites

sites

Protocolo Geral do

Protocolo Geral do

Protocolo Geral do

CEFET/RJ

CEFET/RJ

CEFET/RJ

Sites

Sites

Sites

do concurso

do concurso

do concurso

Unidade Maracanã

Unidade Nova Iguaçu

Unidade Maria da Graça

Unidade Nova Friburgo

Unidade Petrópolis

Unidade Itaguaí

Unidade Angra dos Reis

Unidade Valença

Sites do concurso

Diferentes Unidades

Diferentes Unidades

de Ensino

de Ensino

Sites do concurso

Art. 8º §2º

Art. 9º, §1º

Art. 7º a Art. 12

Art. 9º, §2º e §3ºArt. 14 §3º

Art. 14 §2º

Art. 15 §1º

Art. 15 §7º

Art. 15 §9º

Art. 13

Art. 13

Art. 14 § 11º

Art. 14 §12º

Art. 15 §7º

Art. 16 Inciso I

Art. 16 Inciso II

Art. 24

Art. 24

Art. 24

Art. 24

Art. 24

Art. 24

Art. 24

Art. 24

Art. 26 Inciso I

Art. 16 Inciso III

Art. 28 Inciso I

Art. 26 Inciso II

Art. 28 Inciso II

10/08/2010

PERFIL DOS CANDIDATOS

InformaçõesSocioculturais

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 31

Estas informações objetivam conhecer o perfil dos candidatos inscritos no concurso. Dessemodo, sua resposta ao questionário é muito importante para a Instituição.

As informações não interferirão no processo seletivo. Elas são de caráter confidencial e servirãoexclusivamente para o diagnóstico e planejamento das atividades de ensino.

Ao realizar sua inscrição, preencha com cuidado, na FICHA DE INSCRIÇÃO, os camposcorrespondentes aos itens aqui apresentados,

.

1. É a primeira vez que você está prestando concurso para o CEFET/RJ?a) Simb) Não

2. Você frequentou curso preparatório para prestar este concurso para o CEFET/RJ?a) Nãob) Sim, por um semestrec) Sim, o ano inteirod) Sim, por mais de um ano

3. Neste ano, você pretende prestar concurso para outras escolas?a) Nãob) Sim, para escolas militaresc) Sim, para escolas de ensino médiod) Sim, para outras escolas de ensino técnicoe) Sim, para outra escola de ensino técnico junto com ensino médio

4. Se você pudesse escolher o curso técnico de sua preferência, qual seria ele?

a) Edificaçõesb) Estradasc) Meteorologiad) Eletrônicae) Eletrotécnicaf) Mecânicag) Informáticah) Segurança do Trabalhoi) Administraçãoj) Turismo e Entretenimentok) Telecomunicações

ASSINALANDO APENAS UMA OPÇÃO DE RESPOSTAPARACADAPERGUNTA

(apenas para oscandidatos da Unidade Maracanã)

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201132

4. Se você pudesse escolher o curso técnico de sua preferência, qual seria ele?

a) Automação Industrialb) Manutenção Automotivac) Segurança do Trabalho

4. Se houvesse possibilidade de outras ofertas de curso técnico na Unidade de sua escolha, qual dasáreas você escolheria?

a) Ambiente, saúde e segurançab) Controle e processos industriais mecânicosc) Controle e processos industriais eletroeletrônicosd) Gestão e negócios (administração e comércio)e) Turismo, hospitalidade e lazerf) Tecnologia de Informação e Comunicação (Informática)g) Tecnologia de Informação e Comunicação (Telecomunicações)h) Infraestrutura (construção civil)i) Infraestrutura (transporte)j) Outra

5. Você pretende cursar uma faculdade?a) Nãob) Simc) Talvez

6. Por que você escolheu o CEFET/RJ para estudar?a) Porque é uma escola reconhecida pela formação que dá aos alunosb) Porque oferece o melhor curso técnicoc) Por recomendação de professores, parentes, amigos, etc.d) Para me preparar para o ensino superior na área tecnológicae) Por outras razões

7. Você conhece as atividades da profissão correspondente ao curso de sua preferência?a) Simb) Nãoc) Não tenho certeza

8. Qual o nível de instrução de seu pai?a) Ele não frequentou escolab) Fundamental incompletoc) Fundamental completod) Médio incompletoe) Médio completof) Técnico de nível médiog) Superior incompletoh) Superior completoi) Pós-graduaçãoj) Não sei

(apenas para oscandidatos da Unidade de Maria da Graça)

(apenas para os candidatos das Unidades de Nova Iguaçu, Nova Friburgo,Petrópolis, Itaguaí,Angra dos Reis e Valença)

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 33

9. Qual o nível de instrução de sua mãe?a) Ela não frequentou escolab) Fundamental incompletoc) Fundamental completod) Médio incompletoe) Médio completof) Técnico de nível médiog) Superior incompletoh) Superior completoi) Pós-graduaçãoj) Não sei

10. Com quem você mora?a) Com meus paisb) Com meu paic) Com minha mãed) Com outros familiares que não meu pai ou minha mãee) Com outra(s) pessoa(s)f) Sozinho

11. Qual o principal responsável pelo sustento de sua família?a) Paib) Mãec) Pai e mãed) Parentee) Eu mesmof) Outro

12. Qual a situação de trabalho do(a) principal responsável pelo sustento de sua família?a) Trabalha regularmente com vínculo empregatíciob) Tem seu próprio negócioc) Presta serviços por conta própriad) Trabalha em atividade remunerada, dentro de casae) Está desempregado(a)f) É aposentado(a)g) É aposentado(a) e continua trabalhando regularmenteh) Vive de rendai) Nenhuma das opções acimaj) Não tenho informações

13. Qual a renda mensal de sua família?a) Até 1 salário mínimob) Mais de 1 a 2 salários mínimosc) Mais de 2 a 3 salários mínimosd) Mais de 3 a 5 salários mínimose) Mais de 5 a 10 salários mínimosf) Mais de 10 salários mínimos

14. Qual a sua participação na vida econômica da família?a) Não trabalhob) Trabalho, mas recebo ajuda financeira da minha famíliac) Trabalho e sou responsável pelo meu sustentod) Trabalho e contribuo para o sustento da famíliae) Trabalho e sou o responsável pelo sustento da família

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201134

15. Qual a situação do imóvel em que você reside?a) Próprio, já quitadob) Próprio, ainda não quitadoc) Alugadod) Emprestadoe) Outra

16. Em relação ao local de sua residência, como se situa o CEFET/RJ?a) Pertob) Distantec) Muito distante, mas no mesmo municípiod) Muito distante, em município diferente

17. Se você vier a ser aluno do CEFET/RJ, que meio de transporte você utilizará para chegar àescola?a) Somente ônibusb) Somente trem/metrôc) Ônibus e trem/metrôd) Carroe) Bicicletaf) Nenhum

18. Sua família possui automóvel?a) Nãob) Sim

19. Qual o meio de informação que você mais utiliza para se manter atualizado?a) TVb) Rádioc) Jornald) Revistae) Internetf) Conversa com outras pessoasg) Não tenho buscado informações

20. Que tipo de leitura você prefere?a) Romanceb) Ficção científicac) Poesiad) Livros técnicos/científicose) Outrosf) Nenhum

21. Você lê jornal?a) Nãob) Sim, ocasionalmentec) Sim, todos os domingosd) Sim, diariamente

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 35

22. Que seção do jornal você prefere?a) Esportesb) Informáticac) Notícias locaisd) Notícias internacionaise) Políticaf) Economiag) Culturah) Quadrinhosi) Outrasj) Nenhuma

23. Você assiste à TV?a) Nãob) Sim, ocasionalmentec) Sim, diariamente

24. Qual o tipo de programação preferida na TV?a) Telejornalb) Filmesc) Desenhos animadosd) Novelase) Esportesf) Programas humorísticos e/ou de auditóriog) Programas de entrevista e/ou documentáriosh) Programas culturaisi) Outrosj) Nenhum

25. De que tipo de atividade você para se divertir?a) Ir à praiab) Ir ao cinemac) Praticar esporte e/ou assistir a eventos esportivosd) Ouvir músicae) Freqüentar shoppingf) Ir à LAN Houseg) Tirar fotografiah) Leri) Outrosj) Nenhum

26. Durante a semana, você tem algum tipo de atividade extraescolar?a) Nãob) Sim, curso de língua estrangeirac) Sim, curso de informáticad) Sim, prática esportiva ou ginásticae) Sim, outro

27. Você usa computador?a) Nãob) Sim, em casac) Sim, em outros locais

mais gosta

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201136

28. Qual a principal razão para você usar computador?a) Para fazer trabalhos escolaresb) Por diversãoc) Para cumprir as tarefas no meu local de trabalhod) Não sei usar computador

29. Como você soube do concurso para o qual está se inscrevendo?a) Pelo jornal, televisão e/ou rádiob) Por cartazes e/ou folhetosc) Por amigos ou parentesd) Por palestra na escola e/ou no curso preparatórioe) Por outros meios

30. Qual é a sua maior expectativa em relação a estudar no CEFET/RJ?a) Fazer amigosb) Adquirir conhecimentos em geralc) Obter formação profissional técnicad) Conseguir trabalhar ao final do cursoe) Preparar-me para prestar vestibularf) Ter uma profissão para continuar estudandog) Outra

ANOTAÇÕES

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 37

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201138

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 2011 39

PROCESSO SELETIVO - Educação Profissional Técnica de Nível Médio - 201140