cefet 2005

16
CADERNO DE QUESTÕES Informações tel.: (21)2722-1815 Realização: Processo Seletivo - 2005 Processo Seletivo - 2005 ATENÇÃO Neste Caderno de Questões, você encontra: 10 (dez) questões de Português; 10 (dez) questões de Matemática; 10 (dez) questões de Ciências: 4 (quatro) de Física, 3 (três) de Química e 3 (três) de Biologia; 10 (dez) questões de Estudos Sociais: 5 (cinco) de História e 5 (cinco) de Geografia. Só inicie a prova após a autorização do Fiscal. Duração máxima da prova: 4h (quatro horas), incluindo o tempo para o preenchimento do cartão de respostas. Saída dos candidatos: após 1 (uma) hora do início da prova. O candidato ao sair poderá levar o Caderno de Questões. Os Fiscais não estão autorizados a prestar qualquer esclarecimento sobre a resolução das questões. Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de equipamentos eletrônicos. Em cada questão só há uma opção correta de resposta, portanto evite rasurar seu Cartão de Respostas, pois em hipótese alguma ele será substituído. Não dobre, amasse ou escreva em seu Cartão de Respostas; apenas confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assine no local indicado. É obrigatória sua assinatura no Cartão de Respostas. O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no endereço eletrônico http://www.tradecensus.com.br e no Posto de Inscrição, dois dias após a realização da prova. Recursos contra formulação ou gabarito de qualquer questão desta prova deverão ser entregues no prazo máximo de 48 horas após a divulgação do gabarito no Posto de Inscrição do CEFET/RJ - Maracanã. As respostas aos recursos serão divulgadas junto com o resultado da prova da 1ª fase, no dia 23/11/04, a partir das 17h, no Posto de Inscrição do CEFET/RJ - Maracanã e no site www.tradecensus.com.br, devendo o candidato certificar-se de que foi aprovado para a 2º fase. Os candidatos aprovados para a 2ª fase do concurso farão prova no dia 27/11/04, das 9h às 13h, no CEFET/RJ, Rua General Canabarro, 485, Maracanã (conforme art.13 §1 do Edital). BOA PROVA ! ! ! !

Upload: atila-giffoni

Post on 30-Dec-2015

31 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CEFET 2005

CADERNO DE QUESTÕES

Informações tel.: (21)2722-1815

Realização:

Processo Seletivo - 2005

Processo

Sele

tiv

o-

2005

ATENÇÃO

Neste Caderno de Questões, você encontra:10 (dez) questões de Português;10 (dez) questões de Matemática;10 (dez) questões de Ciências: 4 (quatro) de Física, 3 (três) de Química e 3 (três) de Biologia;10 (dez) questões de Estudos Sociais: 5 (cinco) de História e 5 (cinco) de Geografia.

Só inicie a prova após a autorização do Fiscal.

Duração máxima da prova: 4h (quatro horas), incluindo o tempo para o preenchimento do cartão derespostas.

Saída dos candidatos: após 1 (uma) hora do início da prova.

O candidato ao sair poderá levar o Caderno de Questões.

Os Fiscais não estão autorizados a prestar qualquer esclarecimento sobre a resolução das questões.

Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização deequipamentos eletrônicos.

Em cada questão só há uma opção correta de resposta, portanto evite rasurar seu Cartão de Respostas,pois em hipótese alguma ele será substituído.

Não dobre, amasse ou escreva em seu Cartão de Respostas; apenas confira seus dados, leia asinstruções para seu preenchimento e assine no local indicado. É obrigatória sua assinatura no Cartão deRespostas.

O gabar i to of ic ia l da prova objet iva será divulgado no endereço eletrônicohttp://www.tradecensus.com.br e no Posto de Inscrição, dois dias após a realização da prova.

Recursos contra formulação ou gabarito de qualquer questão desta prova deverão ser entregues noprazo máximo de 48 horas após a divulgação do gabarito no Posto de Inscrição do CEFET/RJ -Maracanã.

As respostas aos recursos serão divulgadas junto com o resultado da prova da 1ª fase, no dia 23/11/04,a partir das 17h, no Posto de Inscrição do CEFET/RJ - Maracanã e no site www.tradecensus.com.br,devendo o candidato certificar-se de que foi aprovado para a 2º fase.

Os candidatos aprovados para a 2ª fase do concurso farão prova no dia 27/11/04, das 9h às 13h, noCEFET/RJ, Rua General Canabarro, 485, Maracanã (conforme art.13 §1 do Edital).

BOA PROVA

Page 2: CEFET 2005

Tel.: (21)2722-1815

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 05.

TEXTO 1Pra você eu conto

Esses dias, no nosso grupo de bocha, ficamosrecordando os tempos de colégio. Você sabe, Chico,que depois de uma certa idade as pessoas gostam delembrar o passado; em geral são as coisas boas quenos vêm à mente, os momentos agradáveis.Falávamos de nossos professores; todos tinham umahistória a contar, eu tinha um professor que era assim,eu tinha uma professora que era assado.- me perguntaram. - Porqueeu estava quieto, Chico; quieto, todo o tempo. Soumuito conversador, você sabe, mas nesse dia euestava quieto.

- Não - respondi. - Não lembro nadainteressante.

Mentira. Eu tinha, sim, algo a contar. Mas não ofaria. Porque não queria chorar na frente deles, sabe,Chico? Ainda sou daquele tempo em que se dizia,homem não chora. Homem - e gaúcho, ainda por cima!- chorando? Nunca. Eu não daria tal vexame. Pra vocêeu conto, Chico. Porque você é meu neto, e esta é umahistória que a gente conta para netos. Quero falar avocê da primeira mulher que eu amei. Marta. A minhaprofessora de História.

Eu tinha sua idade, Chico: quatorze anos. E eraassim como você: magro, desengonçado. Tímido.Mais tímido do que você, até. Meu Deus, como eu eratímido! Não conseguia sequer me aproximar de umagarota: ficava vermelho, começava a gaguejar. Meusamigos debochavam de mim, e o resultado é que eu mesentia ainda pior. Com vontade de morrer, às vezes.Palavra.

01) No pequeno relato que faz ao neto Chico, opersonagem narrador situa-se em dois momentos daprópria vida, a maturidade e a adolescência. Emrelação a cada um desses momentos, ele se refere acaracterísticas de seu temperamento, as quais podemser definidas, respectivamente, como:

E você, Juca?Não tem nada para contar?

(Moacyr Scliar)

inibição quando tinha de enfrentar situação derelacionamento com o sexo oposto / machismoimposto por educação segundo a qual o homem nãopode chorar;forte emoção ao recordar momentos agradáveis dopassado / prudência ao tratar de assuntos que não lhetraziam boas recordações;timidez todas as vezes que se recordava de suaprofessora de história / vergonha quando sentiavontade de chorar, por ser homem e gaúcho;obrigação de, por ser homem e gaúcho, superar aspróprias emoções / profundo acanhamento,principalmente diante da figura feminina;angústia, a ponto de pensar na própria morte, porcausa do deboche dos amigos / fingimento, evitando averdade, quando o assunto não lhe agradava.

A)

B)

C)

D)

E)

02) O emprego da vírgula na frase “Pra você eu conto,Chico” (linhas 19 - 20) foi feito em obediência a umanorma de pontuação que também justifica o empregoda(s) vírgula(s) na frase:

03) Se o trecho em discurso direto “ - meperguntaram. - ” (linhas 8 -9) fosse redigido em discurso indireto, na voz dopersonagem narrador, teria a seguinte redação: “Meperguntaram se eu não tinha nada para contar”. Dasopções abaixo, a única em que a transposição dodiscurso direto para o indireto está INCORRETAé:

04) Nas opções abaixo foram feitas modificações naredação do trecho “Sou muito conversador, você sabe,mas nesse dia eu estava quieto” (linhas 10 - 12). Dasmodificações feitas, a única em que houve alteraçãodo sentido da frase é:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

Quando a Professora Marta chegou à escola, todosficaram encantados com sua simpatia.Marta, a primeira mulher que eu amei, era a minhaprofessora de História.Eu, Professora Marta e meus colegas fizemos váriasexcursões.Marta, minha professora de História, era muito bonita.

Professora Marta, posso lhe fazer uma pergunta?

- Não - respondi. - Não lembro nada interessante. / Eurespondi que não me lembrava de nada interessante.- Não - eu disse com convicção. - Sou homem e,portanto, nunca vou chorar na frente de ninguém. / Eudisse com convicção que sou homem e que, portanto,nunca vou chorar na frente de ninguém.- Eu tinha - declarou ele - uma professora que era umespanto. / Ele declarou que tivera uma professora queera um espanto.- É mentira - Chico objetou-me - você amava aprofessora e não teve coragem de confessar isso aosamigos. / Chico objetou-me, dizendo que eu mentia,pois amava a professora e não tivera coragem deconfessar isso aos amigos.- Professora Marta - perguntei - posso ir ao banheiro? /Eu perguntei à Professora Marta se podia ir aobanheiro.

Nesse dia eu estava quieto, embora eu seja muitoconversador, você sabe.Você sabe, sou muito conversador, porém nesse dia euestava quieto.Sou muito conversador, você sabe, nesse dia,entretanto, eu estava quieto.Mesmo sendo muito conversador, você sabe, nessedia eu estava quieto.Você sabe, nesse dia eu estava quieto, ainda que sejamuito conversador.

E você, Juca?Não tem nada para contar?

Língua Portuguesa

02

01

02

03

04

06

07

08

09

11

12

13

14

16

17

18

19

21

22

23

24

26

27

28

29

31

32

05

10

15

20

25

30

Page 3: CEFET 2005

Tel.: (21)2722-181503

05) Na frase “Quero falar da primeira mulher queeu amei” (linhas 21 - 22), se for substituído o termosublinhado por um pronome oblíquo átonosintaticamente correspondente, a frase terá a seguinteredação: “Quero lhe falar da primeira mulher que euamei”. Das substituições feitas nos itens abaixo,aquela em que a correspondência sintática estáINCORRETAé:

Leia o texto abaixo e responda às questões de 06 a 10.

TEXTO 2

Antes que eles cresçam

Há um período em que os pais vão ficandoórfãos de seus próprios filhos. É que as criançascrescem independentes de nós, como árvorestagarelas e pássaros estabanados. Crescem sem pedirlicença à vida. Crescem com uma estridência alegre e,às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescemtodos os dias, de igual maneira, crescem de repente.Um dia sentam-se perto de você no terraço e dizemuma frase com tal maturidade que você sente que nãopode mais trocar as fraldas daquela criatura. Onde éque andou crescendo aquela danadinha que você nãopercebeu? Cadê a pazinha de brincar na areia, asfestinhas de aniversário com palhaços e o primeirouniforme do maternal?

A criança está crescendo num ritual deobediência orgânica e desobediência civil. E você estáagora ali, na porta da discoteca, esperando que ela nãoapenas cresça, mas apareça! Ali estão muitos pais aovolante, esperando que eles saiam esfuziantes sobrepatins e cabelos longos, soltos. Entre hambúrgueres erefrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos como uniforme de sua geração: incômodas mochilas damoda nos ombros. Ali estamos, com os cabelosesbranquiçados. Esses são os fi lhos queconseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dosventos, das colheitas, das notícias e da ditadura dashoras. E eles crescem meio amestrados, observando eaprendendo com nossos acertos e erros.Principalmente com os erros que esperamos que nãorepitam.

Há um período em que os pais vão ficando umpouco órfãos dos próprios filhos. Não mais ospegaremos nas portas das discotecas e das festas.Passou o tempo do ballet, do inglês, da natação e dojudô. Saíram do banco de trás e passaram para ovolante de suas próprias vidas.

Deveríamos ter ido mais à cama deles, aoanoitecer, para ouvirmos sua alma respirandoconversas e confidências entre os lençóis da infância eos adolescentes cobertores daquele quarto cheio deadesivos, posters, agendas coloridas e discos

a você

A)

B)

C)

D)

E)

Os amigos recordavam / Os amigosrecordavam-no.O avô perguntou se também era tímido / O avôlhe perguntou se também era tímido.O avô abraçou , emocionado. / O avô lheabraçou, emocionado.Um dos amigos contou aos companheiros

. / Um dos amigos contou-a aoscompanheiros.Os amigos gostavam de lembrar . / Osamigos gostavam de lembrá-lo.

o tempo de colégio

ao neto

o neto

a história daprofessora

o passado

ensurdecedores. Não os levamos suficientemente aoPlaycenter, ao shopping, não lhes demos suficienteshambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos ossorvetes e roupas que gostaríamos de ter comprado.Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo onosso afeto.

No princípio, subiam a serra ou iam à casa depraia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos,natais, páscoas, piscina e amiguinhos. Sim, havia asbrigas dentro do carro, a disputa pela janela, ospedidos de chicletes, cantorias sem fim. Depoischegou o tempo em que viajar com os pais começou aser um esforço, um sofrimento, pois era impossíveldeixar a turma e os primeiros namorados.

Os pais ficaram exilados dos filhos. Tinham asolidão que sempre desejaram, mas, de repente,morriam de saudades daquelas “pestes”. Chega omomento em que só nos resta ficar de longe torcendo erezando muito (nessa hora, se a gente tinhadesaprendido, reaprende a rezar) para que elesacertem nas escolhas em busca da felicidade. E que aconquistem do modo mais completo possível.

O jeito é esperar: qualquer hora podem nos darnetos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado,não exercido nos próprios filhos e que pode morrerconosco. Por isso os avós são tão desmesurados edistribuem tão incontrolável carinho. Os netos são aúltima oportunidade de reeditar o nosso afeto. Porisso é necessário fazer alguma coisa a mais, antes queeles cresçam.

06) O texto 02 retrata as impressões de um pai arespeito da sensação de brevidade do tempo noprocesso de convivência com os filhos. Em suasimpressões, ele retrata principalmente:

(Affonso Romano de Santana)

A)

B)

C)

D)

E)

o isolamento em que ficam os pais devido à indiferençados filhos, quando estes crescem e assumem aconduta da própria vida;o receio dos pais diante do crescimento dos filhos,devido aos problemas graves de falta de segurançanos dias atuais;a angústia dos pais diante do crescimento dos filhos,pois os valores da sociedade atual são bastantediferentes dos valores vivenciados por eles;o sentimento de orfandade dos pais em relação aosf i lhos, quando estes começam a adquir i rindependência para tomar suas próprias decisões;a solidão dos pais, que só é diminuída quando os netosnascem e eles podem compensar a ausência dosfilhos.

01

02

03

04

06

07

08

09

11

12

13

14

16

17

18

19

21

22

23

24

26

27

28

29

31

32

33

34

36

37

38

49

41

05

10

15

20

25

30

35

40

42

43

44

46

47

48

49

51

52

53

54

56

57

58

59

61

62

63

64

66

67

68

69

71

45

50

55

60

65

70

Page 4: CEFET 2005

Tel.: (21)2722-1815

07) O trecho do texto em que fica clara a idéia deindependência do jovem em relação aos pais, paracomandar o seu próprio destino, é:

08) No período “Ali estão muitos pais ao volante,esperando que eles saiam sobre patins ecabelos longos, soltos” (linhas 18 - 20), se o autorquisesse substituir a palavra sublinhada por outra,sinônima e adequada ao contexto, só NÃO poderiasubstituí-la pela palavra:

09) No preenchimento das lacunas da frase “Se os paisnão ______ de tempo para amar os filhos, mais tarde______ com o amargo sentimento de exílio e solidão”,para que sejam observadas as normas da língua, têmde ser usadas, respectivamente, as formas verbais:

10) No período “Chega o momento em que só nos restaficar de longe torcendo e rezando muito (nessa hora,se a gente tinha , a rezar) paraque eles acertem nas escolhas em busca dafelicidade” (linhas 58 - 62), as palavras sublinhadas -formas flexionadas dos verbos e

- foram formadas a partir do verbopelo processo da derivação prefixal, e seus

prefixos significam, respectivamente:

A)

B)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

“Crescem com uma estridência alegre e, às vezes,com alardeada arrogância.” (linhas 5 - 6);“A criança está crescendo num ritual de obediênciaorgânica e desobediência civil.” (linhas 15 - 16);

“Depois chegou o tempo em que viajar com os paiscomeçou a ser um esforço, um sofrimento, pois eraimpossível deixar a turma e os primeiros namorados.”(linhas 52 - 55).

alegres;

radiantes;

jubilosos;

estonteantes;

exultantes.

dispuserem / conviverão;

disporem / conviverão;

dispuseram / conviveriam;

dispõe / convivem;

dispossem / conviviam.

negação e anterioridade;

afastamento e oposição;

negação e repetição;

separação e movimento para trás;

oposição e repetição.

C)

D)

“E eles crescem meio amestrados, observando eaprendendo com nossos acertos e erros.“ (linhas 27 -28);“Saíram do banco de trás e passaram para o volante desuas próprias vidas.” (linhas 35 - 36);

esfuziantes

desaprendido reaprende

desaprenderreaprenderaprender

04

Page 5: CEFET 2005

Matemática

11) Um livro tem 3cm de espessura, desprezando-se acapa. Considerando-se que o livro tem um total de 200folhas, a espessura, em metros, de uma folha desselivro é:

12) Ana e Paulo têm 2 filhos: Yasmin com 9 anos e Yancom 15 anos. Paulo é 5 anos mais velho do que Ana e aidade dele pode ser dividida exatamente pelas idadesde seus filhos.A idade deAna pode ser:

13) Ao adquirir um plano de uma empresa de telefoniacelular, um usuário escolheu um plano pelo qualpagaria R$ 68,00 mensais, com direito a utilizar 100minutos em ligações, assumindo o compromisso depagar R$ 1,02 por minuto excedente. No mês passado,o usuário utilizou nesse plano 2 horas e 15 minutos emligações e pagou por esse serviço:

14) Com o aumento do preço do petróleo no mercadointernacional, o preço da gasolina foi reajustado em4% para o consumidor. No entanto, haveránecessidade de um novo reajuste de 3% sobre o preçoatual, a partir do próximo mês, para repassartotalmente o reajuste do petróleo. Após esse segundoreajuste, o preço da gasolina, para o consumidor, terásofrido, em relação ao preço inicial, um aumento de:

15) Um aluno, ao fazer o simulado de uma prova com 70questões, gastou, em média, 3 minutos na resoluçãode cada questão. Desse modo, ao terminar o tempodisponível para a prova, percebeu que havia deixado14 questões em branco. Para que nenhuma questãoficasse sem resolução, neste simulado, esse alunodeveria gastar na resolução de cada questão um tempomédio de:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

1,5.10 ;

6.10 ;

1,5.10 ;

6.10 ;

1,5.10 .

40 anos;

45 anos;

27 anos;

36 anos;

30 anos.

R$ 185,30;

R$ 107,30;

R$ 117,30;

R$ 103,70;

R$ 113,70.

7%;

7,12%;

8,2%;

7,2%;

8,12%.

2 minutos e 15 segundos;

3 minutos e 45 segundos;

5 minutos;

2 minutos e 40 segundos;

2 minutos e 24 segundos.

-2

-2

-4

-4

-3

16) Simplificando-se a fração algébrica ,encontramos:

17) O composto de uma substância A e de umasubstância B é vendido por R$ 26,00 o kg. A substânciaA é vendida por R$ 30,00 o kg e a substância B por R$20,00 o kg. O preço do composto é calculado emfunção das quantidades das substâncias e seuspreços. As quantidades de A e B no kg desse compostodeverá ser, respectivamente:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

1;

0;

200g e 800g;

500g e 500g;

700g e 300g;

600g e 400g;

800g e 100g.

Tel.: (21)2722-181505

Page 6: CEFET 2005

18) Os gráficos abaixo mostram a taxa de variação deindigência no Brasil, no campo (áreas rurais) e nasregiões metropolitanas. A pesquisa feita pelaFundação Getúlio Vargas considera indigente aqueleque não ganha o necessário para a aquisição de umacesta de alimentos que garanta um consumo diário de2888 calorias, nível recomendado pela OrganizaçãoMundial de Saúde. Observando-se os gráficos,podemos afirmar que a miséria:

nas regiões metropolitanas, em 2003, atingiu uma taxade 51%;em 2003, cresceu nas regiões metropolitanas, mascaiu no campo, em relação a 2002;nas regiões rurais, cresceu a partir de 2002;

nas regiões metropolitanas, cresceu entre 2001 e2002;nas regiões rurais, tem taxa menor que 50%, em 2003.

A)

B)

C)

D)

E)

19) Usando 2 setores circulares e 1 retângulo, umarquiteto projetou um ventilador de teto com umaúnica hélice em acrílico conforme figura abaixo. A áreada hélice em metros quadrados é: (considere = 3,14)

20) A rampa de acesso a uma roda-gigante permite aentrada no brinquedo a uma altura de 2,70m e formacom o solo um ângulo de 30 como mostra a figura. Adistância percorrida por uma pessoa na rampa paraentrar no brinquedo corresponde a 3/5 da alturamáxima atingida pela pessoa no brinquedo. Essaaltura é de:

A)

B)

C)

D)

E)

0,3712;

0,628;

1,7024;

6,28;

7,12.

9m;

3,24m;

2,30m;

5,40m;

8m.

0,

A)

B)

C)

D)

E)

70cm

40cm

30cm

3003002,70m

Tel.: (21)2722-181506

Page 7: CEFET 2005

FÍSICA

21) Quando os corpos se movem com uma velocidadeconstante ao longo de toda a trajetória realizam ummovimento uniforme. Os corpos que se movem comvelocidades variáveis realizam um movimento variado.Raramente um corpo realiza um movimento uniforme.Um bom exemplo é o dos ponteiros do relógio, quepercorrem espaços iguais entre os números, emintervalos de tempos iguais e sucessivos. Analise ocaso a seguir. Duas cidades distam 400Km entre si. Umtrem faz todo o percurso em 4 horas. A velocidade,inicialmente baixa, vai aumentando até chegar a120Km/h e depois, pouco a pouco, vai diminuindo, atéparar completamente. A velocidade média desse tremé de:

22) Qualquer superfície polida, capaz de refletir a luznuma só direção, recebe o nome de espelho. Quando aimagem é o resultado da ilusão produzida pelos raiosluminosos refletidos no espelho, dizemos tratar-se de:

23) Os corpos podem ser postos em movimento, tersua trajetória modificada, seu movimento impedido,ou ainda sofrer deformação. A causa que produz taisefeitos é denominada força. Corresponde àintensidade da força:

24) Uma máquina ou um homem realizam trabalhoquando vencem uma resistência ao longo de umtrajeto. O tempo gasto para a realização de um mesmotrabalho pode variar. Chamamos a capacidade derealizar trabalho num determinado tempo de:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

400 Km/h;120 Km/h;100 Km/h;40 km/h;4 Km/h.

imagem virtual;lentes divergentes;imagem difusa;imagem real;imagem prismática.

a reta segundo a qual a força atua;o ponto material onde a força atua;a orientação do deslocamento sobre a direção daforça;a capacidade da força de produzir efeitos maiores oumenores;a gravidade que atua na direção vertical de baixo paracima.

resistência;alavanca;interferência;movimento;potência.

Ciências

QUÍMICA

25) Duas substâncias sólidas são colocadas em umlíquido de densidade intermediária. A substância cujadensidade é menor que a densidade do líquido fica nasuperfície e a substância cuja densidade é maior que adensidade do líquido vai para baixo. Esse método deseparação de misturas heterogêneas chama-se:

26) Os elementos químicos, ao se combinarem,formam milhões de compostos. Alguns elementos nãose combinam naturalmente, porque seus átomosencontram-se isolados na natureza, constituindo osgases nobres. Os outros átomos tendem a adquirireletrosferas iguais às dos gases nobres. Fazem issoganhando ou perdendo o menor número de elétrons.Ao ganhar ou perder elétrons, os átomos deixam de serneutros e passam a ser denominados:

27) Se você deixar algumas bolinhas de naftalina emseu guarda-roupa para espantar as traças, vaiobservando, depois de algum tempo, que as bolinhascomeçam a diminuir de tamanho até desaparecer. Essefenômeno pode ocorrer com qualquer substância,desde que as condições de pressão e temperaturasejam adequadas. A essa mudança de estadochamamos:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

sublimação;decantação;flotação;levigação;centrifugação.

prótons;íons;elétrons;âmnions;nêutrons.

vaporização;condensação;calefação;sublimação;fusão.

Tel.: (21)2722-181507

Page 8: CEFET 2005

BIOLOGIA

28) A vida de um ser humano inicia-se nove mesesantes do nascimento. Tudo começa com uma únicacélula formada pela união de uma célula masculina eoutra feminina. Desse momento em diante, a céluladivide-se em muitas outras, constituindo um novoorganismo. Sobre esse tema, leia com atenção os itensabaixo.

I - O fenômeno de união das células masculina efeminina.

II - Nome da única célula que se forma, provenientedessa união.

III - Local onde se desenvolve o novo ser.

A opção que apresenta os nomes que designam ostrês fatos acima, na ordem em que ocorrem, é:

29) O conjunto formado pelo Sol e pelos nove planetasque giram em torno dele forma o Sistema Solar.Abaixo, estão relacionadas características de algunsdesses planetas:

I - De brilho intenso, é conhecido como estrela-d'alva,sendo sua atmosfera rica em gás carbônico.

II - É conhecido como Planeta Vermelho e apresentaclima ameno com verões muito quentes.

III - É o maior planeta do Sistema Solar e sua atmosferaé rica em hidrogênio.

IV - É o que possui o maior número de satélitesconhecidos, cerca de vinte.

Os planetas com essas características são,respectivamente:

30) A dependência do homem em relação às plantas étão antiga quanto a sua própria existência. Desde aPré-História, o homem já buscava, nos vegetais, osalimentos necessários à sua sobrevivência e osremédios para males do corpo. A fotossíntese é ofenômeno que determina essa importância dasplantas. Sobre a fotossíntese, é INCORRETO afirmarque:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

ovulação / zigoto / ovário;testículo / ovo / útero;fecundação / ovo ou zigoto / útero;fecundação / zigoto / ovário;união / tuba uterina / útero.

Mercúrio, Marte, Vênus e Plutão;Saturno, Marte, Júpiter e Plutão;Urano, Netuno, Júpiter e Saturno;Vênus, Marte, Júpiter e Saturno;Vênus, Marte, Saturno e Júpiter.

o gás carbônico e a água são usados como materiaisde construção de glicose;é o processo de montagem de matéria orgânica;seu objetivo principal é a liberação de oxigênio;a fotossíntese realizada pelas algas nos oceanos éresponsável por mais de 80% do oxigênio liberadopara a atmosfera;as plantas à noite continuam respirando como de dia.

Tel.: (21)2722-181508

Page 9: CEFET 2005

Tel.: (21)2722-181509

HISTÓRIA

31) A atividade econômica mais importante para ospaíses ibéricos, sob o ponto de vista mercantilista, eraa mineração. Pode-se, então, afirmar que:

32) Os processos de independência dos paísesamericanos, sejam de colonização inglesa,portuguesa ou espanhola, contam com aspectos emcomum, entre os quais se pode destacar o seguinte:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

tanto a Espanha quanto Portugal tiveram a sorte deencontrar, de imediato, grandes jazidas de minerais,sendo que a primeira explorou a prata e o segundo oouro;a mão-de-obra utilizada pelos espanhóis foi a indígena,submetida ao trabalho compulsório, maus tratos efome, sendo isto, inclusive, considerado causa dadizimação de sua população;a mão-de-obra utilizada pelos portugueses,inicialmente, foi a indígena, logo substituída pelaafricana, ambas submetidas ao trabalho escravo e àsdifíceis condições de trabalho nas minas;não houve problemas quanto ao transporte dessesminérios para a Europa, porque o Tratado deTordesilhas foi respeitado e garantia a posse daAmérica e sua exploração por parte de Portugal eEspanha;esta atividade pouco contribuiu para o fortalecimentodas Monarquias Nacionais, porque a maior parte dolucro, nas mãos da burguesia, apenas consolidava apolítica mercantilista.

o conflito de interesses entre colonos americanos esuas respectivas metrópoles existiu desde o início dacolonização;além das revoltas coloniais, os historiadores apontama Revolução Industrial como fator que apressou o fimdo sistema colonial, porque as práticas do capitalismoindustrial se chocavam com as do colonialismomercantilista;as novas idéias propagadas pelos filósofos iluministasforam geradoras dos ideais de libertação contra aopressão colonial e serviam de inspiração a todos osmovimentos de independência, inclusive aInconfidência Mineira, movimento precursor deindependência no Brasil;os movimentos de ruptura entre as colônias e suasmetrópoles podem ser fundamentados na identidadeentre independência política aliada à independênciaeconômica;no plano internacional, movimentos como oiluminismo, a expansão industrial inglesa e as guerrasnapoleônicas, além das crises locais, foramresponsáveis pela emancipação política das colôniasamericanas.

Estudos Sociais

33) Na segunda metade do século XVIII, teve início naInglaterra um processo de desenvolvimento querecebeu o nome de Revolução Industrial. Ao longo doséculo XIX, o progresso experimentado pelos paísescapitalistas intensificou as rivalidades de naturezaeconômica e política que havia entre as naçõesindustrializadas. Nesse contexto, analise asafirmativas a seguir:

I - A industrialização na Europa contou comtransformações no processo de trabalho, como aconcentração de trabalhadores em unidadesfabris, com especialização em determinadosramos da produção e utilizando freqüentemente amão-de-obra feminina e infantil.

II - Pode-se definir Revolução Industrial como umconjunto de transformações no processoprodutivo que, ao utilizar máquinas quepermitissem reduzir o custo com mão-de-obra,provocava o esvaziamento das cidades e a voltados trabalhadores ao campo.

III - A segunda fase da Revolução Industrial pode seridentificada com o aparecimento de novos setoresde atividades que transformam os padrões deprodução, tais como o uso da metalurgia (açosespeciais, alumínio e materiais sintéticos) e novasfontes de energia (eletricidade e petróleo).

IV - A industrialização iniciada na Inglaterradisseminou-se por vários países europeus, quepassaram a desfrutar da natural expansão denovos mercados consumidores e maisfornecedores de matérias-primas.

V - O período que se estendeu da segunda metade doséculo XIX até o início da Primeira Guerra Mundialficou marcado na história pela expansãoimperialista que se traduziu no neocolonialismo,cujo objetivo era repartir o mundo entre as grandespotências capitalistas.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:A)B)C)D)E)

somente I, III e V estão corretas;somente I, II e IV estão corretas;somente II, III e V estão corretas;somente I, III e IV estão corretas;todas estão corretas.

Page 10: CEFET 2005

Tel.: (21)2722-181510

34) O quadro político europeu transformou-se entre ofinal do século XIX e o início do século XX. A Europapassou a viver um período de confrontos que vai geraruma corrida armamentista e que acabou pordesencadear um conflito generalizado, comconseqüências internacionais. Sobre este tema estáINCORRETO afirmar que:

35) Sobre a Segunda Guerra Mundial, WinstonChurchill, primeiro-ministro inglês, afirmou em umpronunciamento no Parlamento: “Esta guerra, de fato,é uma continuação da anterior”. Assim sendo, osdesdobramentos ou efeitos deste segundo conflitopodem ser assim identificados:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

a política de alianças estabelecida às vésperas daPrimeira Guerra Mundial era feita por meio de acordos,definindo situações em que países aliados seajudariam mutuamente em caso de guerra;mesmo considerando que nem todos os países domundo participaram diretamente do conflito (1914 / 18)e que seu campo de batalha se restringiu à Europa,pela primeira vez uma guerra foi considerada mundialporque afetava, direta ou indiretamente, quase todo omundo;as condições de paz impostas no término da PrimeiraGuerra Mundial não levaram em consideração osinteresses étnico-regionais, e a Alemanha e seusaliados foram considerados responsáveis pela guerrae condenados a pagar pesadíssimas indenizações;os Estado Unidos saíram da Primeira Guerra Mundialcom grandes vantagens econômicas que, no entanto,escond iam cont rad ições do cap i ta l i smo,encaminhando o país uma crise econômica (1929)que só foi superada graças à ação positiva e imediatada Bolsa de Valores de Nova York;numa Alemanha faminta e humilhada pela derrota naPrimeira Guerra e ainda envolvida pela criseeconômica, os nazistas ofereciam o orgulho patrióticoe propunham uma política econômica que violava osacordos firmados no Tratado de Versalhes.

a ditadura nazista não subestimava os povosconquistados, porque acreditava na força produtiva doser humano e na sua capacidade intelectual;a descolonização da Ásia e da África foi um fenômenohistórico decorrente da Segunda Guerra, pois ospaíses europeus que possuíam colônias saíramenfraquecidos do conflito e não tiveram condições deimpedir a libertação de suas colônias;a Guerra Fria foi um conflito político-ideológico travadoentre a União Soviética e os Estados Unidos que serestringiu à reorganização geográfica da Europa;para os Estados Unidos, as políticas nacionalistas dospaíses latino-americanos eram vistas como ameaçascomunistas e a OEA (Organização dos EstadosAmericanos) foi criada para combater esta tendênciacomunista no continente;o Japão, grande vítima das bombas atômicas emHiroshima e Nagasaki, contou com a ajuda americanana sua recuperação econômica, ganhando grandesfatias do mercado internacional, preocupando-se emnão interferir, nem afetar o mercado e a economianorte-americana.

GEOGRAFIA36) O Jornal , na edição do dia 16/03/04,publicou a seguinte notícia: “Acordo União Européia /Mercosul pode sair em maio - Delegado europeu dizque bloco pode fazer concessões no setor agrícola. AUnião Européia (EU) quer fechar em maio, pelo menosna esfera política, o acordo de livre comércio com oMercosul para que o entendimento possa serefetivamente assinado em outubro”. Sobre essanotícia, leia as afirmativas abaixo.

I - Esse acordo será de grande importância para aformação da ALCA, já que os Estados Unidosesperavam por essa parceria há muito tempo.

II - Esse acordo fortalece a relação entre a América doSul e a Europa, na esfera econômica e política.

III - Com a criação de uma zona de livre comércio, osprodutos circularão livremente nos países quecompõem o bloco.

IV - Esse acordo fortalece o MERCOSUL, pois faz comque não haja uma dependência econômica tão fortecom relação aos EUA.

V - O que atrasa as negociações são os produtosindustrializados brasileiros de alta tecnologia queencontram subsídios na política de proteção aomercado europeu.

Acerca das afirmativas acima, pode-se dizer que:

37) Com a globalização da economia, as empresaspassaram a ter muito mais possibilidade de investirseu capital. O mundo desenvolvido passou a se unirem blocos econômicos. O desenvolvimento de umbloco econômico é marcado pela evolução em váriasetapas. O estágio em que os países-membros de umbloco unificam as taxas alfandegárias para os paísesde fora deste bloco é conhecido como:

O Globo

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

apenas I e II são corretas;

apenas II, III e IV são corretas;

apenas V é correta;

apenas II, III e V são corretas;

todas são corretas.

mercado comum;

área de livre comércio;

união aduaneira;

globalização;

truste ou cartel.

Page 11: CEFET 2005

Tel.: (21)2722-181511

38) O efeito estufa é um fenômeno natural muitoimportante para a nossa sobrevivência na Terra,porém, devido ao aumento da emissão de gasespoluentes na camada atmosférica, ele se tornou um“impacto ambiental”. Possíveis conseqüências desteimpacto para nosso planeta são:

39) O gaúcho Getúlio Vargas, presidente que maistempo governou o Brasil, deixou um legado deconquistas para o trabalhador brasileiro. Neste ano de2004 em que se completam 50 anos de sua morte, aindavemos trabalhadores brasileiros lutando por essesdireitos. Atualmente, uma das categorias detrabalhadores que mais tem lutado peloreconhecimento de seus direitos é a dos trabalhadoresrurais chamados bóias-frias. O bóia-fria é definidocomo:

A)

B)

C)

D)

E)

A)

B)

C)

D)

E)

diminuição das temperaturas próximas ao solo,ocasionando estabilidade da circulação atmosférica eaumento da concentração de gases poluentes nasgrandes cidades, cujo efeito é o número maisacentuado de doenças respiratórias na população;elevação da temperatura global, provocando oderretimento das calotas polares e o conseqüenteaumento dos níveis dos oceanos;queda assustadora da temperatura da Terra em razãoda grande poluição ocasionada pela emissão de gasespoluentes na camada atmosférica;combinação do enxofre com o nitrogênio, gásresponsável pela destruição de florestas e demonumentos e pela acidificação de lagos;aumento da temperatura em escala local, originadapelo desmatamento e pela diferença de pressão entreas áreas centrais e as periféricas.

agricultor que mora na propriedade rural, tem carteirade trabalho assinada e direitos trabalhistasassegurados;trabalhador sazonal que recebe por empreitada e temparticipação na safra;trabalhador que reside na cidade mais próxima,trabalha na época da entre-safra das lavourassazonais e, mesmo sem ter carteira de trabalhoassinada, tem seus direitos trabalhistas assegurados;diarista que reside nas proximidades dos camposagrícolas, sem nenhum vínculo trabalhista com oproprietário rural, recebendo de acordo com suaprodutividade;trabalhador especializado na agricultura altamentemecanizada, própria dos latifúndios com mais de 100hectares, com boa remuneração e que tem seusvínculos trabalhistas garantidos.

40) Observe a tabela abaixo.

Após a análise da tabela da estrutura da populaçãobrasileira, verificamos que:

I - a população de adultos apresentou crescimentoaté 1950, entrando em decréscimo na década de1960 e retomando o crescimento na década de1990.

II - a população de jovens continuou apresentando umgrande crescimento por todas essas décadas,tornando-se o maior percentual da populaçãobrasileira.

III - houve um crescimento significativo dos idososnos últimos 10 anos.

IV - não houve controle de natalidade nos últimos 30anos, o que justifica um grande crescimento dapopulação jovem.

V - durante a década de 1960 e 1970, o percentual deadultos superou o de jovens e idosos, motivadopelo controle de natalidade ocorrido na década de1940.

Das alternativas acima, são INCORRETAS:A)

B)

C)

D)

E)

II, IV e V;

I, II e V;

II, III e IV;

II, III e V;

I, II e III.

ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA (%)FAIXA ETÁRIA 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000

Jovens0 -19 anos

53,5 52,5 53,0 53,0 49,59 45,0 40,0

Adultos20 - 59 anos

42,5 43,5 42,5 42,0 44,23 48,0 50,8

Idosos60 anos ou mais

4,0 4,0 4,5 5,0 6,0 7,0 9,0

Fonte: IBGE. Anuário estatístico do Brasil eSíntese de indicadores sociais.

Page 12: CEFET 2005

RASCUNHO

Tel.: (21)2722-1815

Page 13: CEFET 2005

RASCUNHO

Tel.: (21)2722-1815

Page 14: CEFET 2005

RASCUNHO

Tel.: (21)2722-1815

Page 15: CEFET 2005

RASCUNHO

Tel.: (21)2722-1815

Page 16: CEFET 2005

Informações tel.: (21)2722-1815

Realização: