sua empresa no topo do pódio - eyfile/ebook_jogos_olimpicos_endeavor_ey.pdf · ou em como o tênis...

31
SUA EMPRESA NO TOPO DO PÓDIO: 5 LIÇÕES DAS OLIMPÍADAS PARA SER UM EMPREENDEDOR MELHOR

Upload: hoangthuy

Post on 21-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

Sua empreSa no topo do pódio:

5 lições das Olimpíadas para ser um empreendedOr

melhOr

Page 2: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

2

Sumário

1 | Introdução 03

2 | Confiança: lições do tênis para quem quer chegar ao topo do ranking 04

3 | O foco que trouxe 3 medalhas para a equipe de ginástica artística 09

4 | Judô: usando o peso do seu adversário a seu favor 14

5 | Um por todos, todos por um: as lições do remo sobre gestão de time 19

6 | Nado sincronizado: sintonia e sociedade dentro e fora da piscina 23

7 | Conclusão 28

Page 3: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

3

1 | introduçÃo

De um lado, atletas olímpicos enchem a cidade com seu brilho no olho e vontade de superar qualquer barreira no caminho até o pódio. Do outro, empreendedores viram dias e noites pensando em como manter seu negócio da melhor forma possível. A relação entre esporte e empreendedorismo pode não parecer tão óbvia no começo, mas quando olhamos de perto, a ligação se torna clara como água.

Já parou para pensar em quanto o remo pode te ensinar sobre gestão de pessoas? Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e

atletas têm mais em comum do que você imagina. Em parceria com a EY Brasil, Apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, a Endeavor conversou com atletas e ex-atletas que relataram suas experiências nesse mundo olímpico, que exige tanto suor quanto tocar um negócio próprio.

Nas próximas páginas, você irá mergulhar em histórias de superação e resiliência que mostram os altos e baixos que todo atleta enfrenta no seu dia a dia e entender como isso pode te ajudar a ser um empreendedor melhor. E aí, já separou seu bloco de notas para registrar os insights sobre disciplina, foco, preparação e inspiração?

Page 4: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

4

2 | Confiança liçõeS do têniS para quem quer Chegar ao topo do ranking

O tênis é um esporte em que confiança faz toda a diferença; em que qualquer deslize pode ser fatal e em que o aspecto emocional pode definir a vitória ou a derrota de um jogador.

PrePArAçãO PArA A PArtIDA As semelhanças surgem antes mesmo da entrada em uma quadra. Assim como o tenista deve analisar as fraquezas e as habilidades dos adversários, você deve estudar profundamente o mercado e os concorrentes do setor em que pretende atuar. Não por acaso, chamados players. Pois só assim conseguirá desenhar uma estratégia competitiva, que possa se provar vencedora.

Há outro aspecto pré-jogo que tem tudo a ver com empreendedorismo: o psicológico. Pode perguntar para quem joga ou para quem acompanha o esporte sobre o que acontece quando um jogador não acredita em si mesmo. No tênis, se um atleta entra em quadra com “cabeça de vencedor”, as chances de sair vitorioso são bem maiores do que se ele visse o adversário como mais forte, ou até mesmo mais experiente.

No âmbito dos negócios, também é assim. A confiança no seu produto ou na sua empresa faz toda a diferença na hora de entrar em um mercado, seja ele novo ou já estabelecido. A prova disso é ninguém menos do que nossa maior estrela na modalidade: Gustavo Kuerten. Também dono de uma bem-sucedida

Page 5: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

5

trajetória empreendedora, o tri-campeão de roland Garros participou do day 1 e compartilhou, com uma plateia encantada, os aprendizados proporcionados pelo tênis.

Um dos trechos mais inspiradores é aquele em que Guga relata a final de Roland Garros de 2000, contra o sueco Magnus Norman. Ele se lembrou de como, na acirradíssima disputa pelo último ponto, transitou mentalmente entre a vitória e o fracasso por quase 50 minutos. Até que manteve o foco e conseguiu vencer, consagrando-se bi-campeão.

“A confiança e a convicção de que o Larri (Passos, técnico) falava muito foram me ajudando a dar os pontos na trajetória, a conseguir as vitórias”. E conclui: “nossa capacidade é inimaginável”.

eNtrANDO em qUADrA Você já fez suas pesquisas? Estudou com cuidado a concorrência? testou a viabilidade da sua ideia? Então é hora de ir para a quadra. Ou melhor, para o mercado. Nesse momento, a confiança também é indispensável, já que é quando as habilidades e as fraquezas da sua empresa serão colocadas em jogo; é quando a estratégia que você desenvolveu será posta à prova.

Antes de mais nada, é fundamental entender que, por se tratar de uma disputa, contratempos certamente surgirão. Há muitas variáveis em jogo: um saque difícil (ótimo produto do concorrente), uma bola no contrapé (dólar alto), erros não forçados (decisões estratégicas

2 | Confiança liçõeS do têniS para quem quer Chegar ao topo do ranking

Page 6: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

6

equivocadas)… Mas só a confiança no seu próprio potencial pode te ajudar a contornar o momento ruim.

A ImPOrtâNCIA DA PersIstêNCIA Luiz Mattar, outro renomado tenista que seguiu carreira empreendedora (é presidente da tivit), conta neste vídeo sobre os ensinamentos trazidos do esporte. Ele comenta que um tenista profissional iniciante costuma ter duas possibilidades diante de si: disputar torneios internacionais menores para acumular pontos e subir no ranking, ou partir para os maiores, classificatórios.

Quando jovem, Mattar optou pela primeira possibilidade. Foi para a África do Sul,

onde passou um mês disputando torneios pequenos. Apesar da enriquecedora experiência cultural, perdeu quase todos os jogos. Mas se engana quem acha que isso o levou a mudar a estratégia.

“Não, nós somos teimosos. Continuei jogando os pequenos campeonatos e deu certo. Em doze meses consegui subir no ranking rapidamente. Você precisa ter perseverança e acreditar no que faz, porque, em uma empresa, quando você está começando, você é quem acredita - e sua equipe vem atrás”.

Isso o ensinou não só a manter o foco, mesmo que as coisas dessem errado, como também o ensinou a ter confiança naquilo que foi estabelecido antes das disputas.

2 | Confiança liçõeS do têniS para quem quer Chegar ao topo do ranking

Page 7: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

7

só se ChegA lá em eqUIPe Ainda que o tênis seja um esporte solitário, nenhum tenista chega lá sozinho. Há todo um esforço conjunto entre técnicos, nutricionistas, preparadores físicos, psicólogos e quem mais for necessário para que se atinjam os objetivos determinados. Todos precisam estar em total sintonia, fortemente unidos sob a mesma filosofia de trabalho - ou, por que não?, sob a mesma cultura organizacional.

O próprio Luiz Mattar ressalta isso. Seja no tênis ou no mundo corporativo:

“Ninguém faz nada sozinho. Você precisa ter pessoas boas e descentralizar as decisões para que a empresa possa crescer também”. O pensamento de Guga vai no mesmo sentido, falando sobre a importância de reconhecer os exemplos de superação daqueles que estão por perto, ele se lembra de como se inspirou no técnico Larri Passos e no irmão Guilherme.

“Eles tinham desafios que eram muito complicados. E parece que você tá sozinho, mas não está. Através dos exemplos, fui me fortalecendo”.

2 | Confiança liçõeS do têniS para quem quer Chegar ao topo do ranking

Page 8: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

8

e PArA O mAtCh POINt: teNhA semPre Um PrOPósItO Gustavo Kuerten também conta que, no início da carreira, não tinha onde treinar. Mas, com a ajuda de amigos, construiu uma quadra. Isso diz muito não só sobre a carreira do maior tenista brasileiro, mas da importância de se ter um propósito. Pois, quando você sabe onde quer chegar, nenhum obstáculo pode ser grande o bastante para te impedir de seguir adiante.

É graças ao propósito que você terá energia para buscar aquela bola no fundo da quadra ou aquela deixadinha. Graças a ele você sempre retornará à disputa, não importam as dificuldades. E retornará para vencê-la.

2 | Confiança liçõeS do têniS para quem quer Chegar ao topo do ranking

Page 9: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

9

3 | o foCo que trouxe 3 medalhaS para a equipe de gináStiCa artíStiCa

A modalidade é uma das que mais atraem a atenção do grande público em uma Olimpíada e são muitos os motivos que ajudam a explicar este interesse. O foco total trouxe resultados históricos para a ginástica artística brasileira. E pode fazer o mesmo pela sua empresa.

A complexidade das coreografias, a superação dos atletas, a busca pela inovação e, principalmente, a beleza dos movimentos fazem da ginástica artística um dos pináculos das disputas olímpicas. É, talvez, a modalidade em que mais se busca a perfeição; o esporte em que um erro milimétrico pode levar um atleta do céu ao inferno.

Se você está acompanhando os jogos do

Rio, deve estar familiarizado com os rostos absolutamente compenetrados, os olhares fixos, os músculos enrijecidos. São indícios de que, ao entrarem na disputa, os ginastas estão absolutamente concentrados nela. Sabem que uma distraçãozinha, por menor que seja, pode colocar tudo a perder.

E é precisamente daí que vem o principal ensinamento da ginástica para você, empreendedor: manter sempre o foco, não importando a complexidade do desafio.

mUItO ANtes DAs DIsPUtAs

A importância do foco já se revela na preparação para os Jogos Olímpicos, quase um ano antes. Nosso maior expoente atual na ginástica artística, Arthur Zanetti,

Page 10: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

10

3 | o foCo que trouxe 3 medalhaS para a equipe de gináStiCa artíStiCa

compartilha neste artigo o que teve que deixar de lado durante a reta final dos treinamentos para as Olimpíadas do Rio:

“Deixei de fazer muitas coisas, principalmente os esportes um pouco mais radicais. Tive que deixar de lado, e simplesmente focar no treinamento [...] A minha vida mudou bastante, mas com certeza para as Olimpíadas tem que mudar muito mais. Você tem que se regrar um pouquinho mais e ter uma disciplina um pouco maior.”

Ou seja, tudo o que não tiver relação com o objetivo final - a medalha olímpica - fica de lado. O ginasta não pode se distrair com nada que o afaste do caminho pré-estabelecido, do planejamento.

VOCê é O CAPItãO De Um AVIãO e tUDO COmeçA A DAr errADO

Assim também é no mundo do empreendedorismo. neste artigo, Colin Butterfield, CeO da radar sA (e ex-atleta), reflete sobre a importância do foco na gestão. Principalmente quando se trata de liderar uma equipe e delegar tarefas, pois “cada pessoa enxerga um desafio de uma forma um pouco diferente”.

Para ilustrar a importância do foco, Butterfield usa a metáfora de um avião em apuros. “Luzes acendendo para todo lado, pessoas nervosas, barulhos estranhos, turbulência. O que fazer? Você precisa assumir a tomada de decisão. Imagine

Page 11: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

11

3 | o foCo que trouxe 3 medalhaS para a equipe de gináStiCa artíStiCa

se, como líder, você resolve falar com os passageiros ou acudir uma aeromoça histérica? Ou ficar preocupado com um disjuntor do sistema elétrico que mantém as luzes acesas? Você, como capitão, faz com que todos que estão te observando priorizem o mais importante: manter o avião voando em segurança”.

Ou seja, se você focar em manter o avião nivelado, na velocidade correta, e pedir que os demais foquem nisso, tudo irá bem. E as atividades periféricas começarão a ser resolvidas por si só, porque as suas ordens e ações vão apontar para o que todos devem fazer.

O fOCO qUe reAlIzOU Um sONhO grANDe

Por falar em voo, não é exagero dizer que a equipe masculina de ginástica voe alto no Rio 2016. A começar pela própria participação nos jogos.

Por mais que a modalidade acumule importantes conquistas em disputas individuais, a ginástica olímpica brasileira nunca havia classificado uma equipe masculina para uma Olimpíada. A conquista veio no final de 2015, no mundial disputado em Glasgow, na Escócia. Os segredos para a realização de um sonho que, há alguns anos, parecia impossível? Estrutura e, claro, foco.

Page 12: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

12

3 | o foCo que trouxe 3 medalhaS para a equipe de gináStiCa artíStiCa

A estrutura foi concretizada pela inauguração do moderno e aparelhado Centro de Treinamento da Barra da Tijuca. Com o novo CT, a equipe pôde se reunir e se concentrar por períodos mais longos. Assim, o acompanhamento dos ginastas, que antes era feito com visitas aos clubes, virou uma rotina. E o foco se voltou de vez à coletividade, com um atleta incentivando o outro. Arthur Zanetti, Diego Hipólito, Arthur Nori, Sérgio Sasaki e companhia puderam se dedicar integralmente à prática do esporte e ao trabalho em equipe.

“teNhO PrOBlemAs PArA mANter O fOCO” Certo, estamos falando de atletas olímpicos, que seguem uma rotina muito rígida. Mas o fato é que foco, hoje em dia, é cada vez mais raro. Não à toa: há tantas e tantas coisas demandando nossa atenção, que corremos sempre o risco de deixar para depois aquilo que deveria ser prioritário. O que pode ser péssimo para os negócios.

Por isso, além dos ensinamentos vindos da ginástica artística, queremos compartilhar algumas dicas. são práticas simples, para você exercitar seu foco no dia-a-dia. Veja só:

Page 13: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

13

3 | o foCo que trouxe 3 medalhaS para a equipe de gináStiCa artíStiCa

• Comece cedo: se você quer ser mais produtivo nas suas tarefas, acordar 5 minutos mais cedo pode fazer toda a diferença no seu dia.

• faça primeiro a tarefa mais difícil: ao começar pela tarefa mais complicada, você se livrará mais rapidamente de um obstáculo e ao mesmo tempo vai se sentir mais motivado por ter concluído uma atividade complicada.

• trabalhe com recompensas: elaborar uma tarefa e só depois ver notícias ou checar e-mails, por exemplo. O ideal é encarar isso como, de fato, uma recompensa: você só poderá acessar algum site ou usar o Whatsapp depois que a tarefa for concluída.

• tente a “meditação de steve Jobs”: ao meditar, o lendário gestor entrava em um estado de consciência aberta. Experimentos sugerem que acessar esse estado, que é dar atenção a tudo o que está passando na mente, é a fonte dos pensamentos mais criativos.

Esperamos que as dicas e os aprendizados da ginástica ajudem e que sua empresa também conquiste resultados históricos!

Page 14: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

14

4 | Judô: uSando o peSo do Seu adverSário a Seu favor

Preparar-se para uma luta, estudar as fraquezas e as forças dos adversários, conhecer as suas próprias potencialidades e fragilidades, escolher a melhor estratégia, saber cair e se levantar, defender e atacar na hora certa. Se você pensar bem, as artes marciais têm muito a ver com a operação de uma empresa.

Essa não é uma constatação nova, sem dúvida. Existem muitos artigos, livros e até cursos dedicados às relações entre lutas e gestão. Mas isto, em um plano mais geral. Porque, se você observar algumas modalidades de perto, vai ver que, além de semelhanças, elas têm muitos aprendizados a oferecer.

O judô, por exemplo. É uma arte marcial em que os combatentes dispõem de pouquíssimas oportunidades para atacar. O judoca deve pensar com agilidade e rapidez, pois outras chances podem demorar muito a surgir.

Mas o esporte tem ainda outra particularidade que o aproxima do universo do empreendedorismo: o fato de que um lutador pode usar o peso do adversário a seu favor. Não deixa de remeter às milhares de startups que, mesmo sendo “pesos penas”, conseguem enfrentar (e até derrubar) pesos pesados do mercado. É por essas e outras que você precisa conhecer mais sobre a modalidade.

Page 15: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

15

4 | Judô: uSando o peSo do Seu adverSário a Seu favor

“VOU lUtAr sABeNDO qUe VOU PerDer” Quando os pais de Jeff Yasuda - o fundador e CEO da empresa especializada em conexões via música Feed.fm - colocaram-no, ainda criança, nas aulas de judô, ele não levou muito a sério. Achou que era apenas uma forma de estimulá-lo a retomar as raízes culturais nipônicas.

Muitos anos depois, porém, as coisas mudaram. neste artigo da inc., Yasuda conta que, quando matriculou o filho em uma escola de artes marciais, resolveu voltar a lutar. Após alguns meses, o professor sugeriu que ele treinasse contra um sparring (no vernáculo judoca, a prática se chama randori). Que seria ele próprio, o instrutor.

Toda semana, Yasuda ia para os randori sabendo que perderia, e feio. O professor era melhor em todos os sentidos. Então, por que aturar isso?

“Porque eu amo! Pergunte a qualquer empreendedor de uma startup porque ele tolera o abuso: longas jornadas de trabalho, rejeição, nenhum salário, comer miojo... e você terá a mesma resposta”.

Yasuda também identifica muitos paralelos entre a prática do judô e a gestão empresarial. E compartilha algumas das lições que o ajudaram a se tornar “um empreendedor melhor”:

Page 16: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

16

4 | Judô: uSando o peSo do Seu adverSário a Seu favor

sOfrer NOVe iPPONs, leVANtAr Dez O fato de saber que vai perder para o instrutor é muito importante. Segundo o empreendedor, entrar em situações em que tudo conspira contra você ajuda a construir seu caráter. Ele traz um dado assombroso: nove entre dez startups falham.

O segredo consiste não em se recusar ser uma das nove, mas em aprender porque você eventualmente cai. E aprender a se levantar até encontrar uma oportunidade para vencer. Não é nada fácil. Falhar com uma startup é “um saco”, diz Jeff Yasuda, mas não tanto quanto levar um belo ippon. Antes de voltar a lutar, ele realmente temia a derrota. Hoje,

aceita-a como parte do processo.Bárbara Timo, jovem e premiada judoca brasileira, concorda:

“Uma das principais qualidades que o atleta deve ter é resiliência, aquele que souber lidar melhor com essas questões terá grande vantagem”.

E as adversidades são muitas: treinamentos exaustivos, lesões, dieta, falta de lazer, viagens longas, pressão, falta de tempo com a família, e, claro, a derrota.

emOções DesCONtrOlADAs = gUArDA BAIxA O CEO da Feed.fm se lembra da primeira vez em que praticou o randori. Era ainda

Page 17: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

17

4 | Judô: uSando o peSo do Seu adverSário a Seu favor

adolescente, e foi terrível. Após levar vários golpes, ele se recorda de ter se levantado, de ter gritado várias palavras “de baixo calão” e de ter partido para cima do oponente de forma desastrada.

Isso só piorou as coisas. Yasuda baixou a guarda e acabou recebendo golpes ainda mais duros. Ao se reerguer, estava tão nervoso que o sensei pediu para que a luta fosse interrompida.

“Então, Jeff. O que aprendemos com isso?”, perguntou. O aluno não hesitou: “Que este sujeito aí é um idiota!” “Não”, o intrutor respondeu calmamente. “Você é o idiota. Ao perder o controle das suas emoções, você se transformou em um lutador horrível”.

Desde então, Yasuda percebeu que, também no universo empreendedor, surtar quando as coisas não dão certo só piora tudo. Sem dúvida há muitas frustrações e episódios constrangedores ao longo do trajeto de uma startup. Mas explosões emocionais só vão piorar a cultura organizacional de uma empresa - e dificultar que ela se erga e retorne competitiva ao combate.

APreNDeNDO A APreNDer O ato de “baixar a bola” só trouxe benefícios a Jeff Yasuda. Ele conta que, uma vez que o ego e a vontade de vencer a qualquer custo ficaram de lado, tornou-se muito mais fácil entender o que deveria ser aprimorado ao ir para o tatame. Ao aceitar e até esperar a derrota, Yasuda passou a questionar o

Page 18: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

18

4 | Judô: uSando o peSo do Seu adverSário a Seu favor

porquê dela. Passou a pedir feedbacks.“Na minha startup”, ele relata, “assim como no desenvolvimento de um projeto para a feira de ciência da escola, nós sempre temos uma hipótese, um procedimento para executar um experimento. Então, registramos os resultados, que na maioria das vezes são fracassados”.

Assim, Yasuda e sua equipe sempre questionam esses resultados, para entender onde erraram. Só assim poderão corrigir o que não funciona.

O tAmANhO DO CONCOrreNte COmO ArmA Mas a principal lição do judô para quem quer

começar um negócio é, sem dúvida, o fato de se poder derrotar um oponente maior. Bárbara Timo também conta que este é um dos fundamentos da arte marcial:

“Com treinamento e eficiência, é possivel derrotar adversários muito mais pesados. E melhor, usando o próprio peso do adversário. É uma questão de oportunismo, da busca do melhor momento para desequilibrá-lo”.

O pensamento se aplica com perfeição ao universo das startups. Pois tudo se trata de encontrar a oportunidade certa e aproveitá-la da melhor forma que você puder. Afinal, não importa o tamanho do seu concorrente: se você souber como “encaixar” uma oferta certeira, poderá aplicar um ippon nele.

Page 19: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

19

5 | um por todoS, todoS por um: aS liçõeS do remo Sobre geStÃo de time

Responda rápido: se, por alguma mágica qualquer, você fosse convocado para montar uma equipe de remo com quatro atletas, o que escolheria? Um time formado somente por campeões ou um composto por atletas medianos?

A resposta parece um tanto óbvia. Mas, se você analisar com mais cuidado o que leva um time de remo à vitória, vai constatar que não é tão simples assim. Diferentemente do que ocorre na maioria dos esportes coletivos - em que é possível todo um time atuar em função de uma estrela apenas - o remo é pura sincronização. É um esporte em que a sinergia e o equilíbrio do time vêm antes do talento individual. Ou seja, respondendo aquela

pergunta ali de cima, uma equipe de campeões olímpicos desentrosados pode ser batida por uma de atletas medianos - desde que estejam muito bem alinhados.

COmO UmA OrqUestrA sINfôNICA

Quem endossa essa afirmação é uma verdadeira autoridade no assunto: o construtor de barcos de corrida George Pocock. No livro The Boys In The Boat, que conta a saga de remadores norte-americanos nas Olimpíadas de 1936, na Alemanha Nazista, o autor Daniel James Brown relata o momento em que Pocock soprou os segredos do esporte no ouvido de Joe Rantz, um dos membros da equipe.

Page 20: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

20

5 | um por todoS, todoS por um: aS liçõeS do remo Sobre geStÃo de time

Associando o remo à música clássica, ele compara uma corrida “bem remada” a uma sinfonia, e o atleta a apenas um dos músicos da orquestra. Ou seja, se qualquer outro componente estiver desafinado, toda a execução vai para o lixo. Mais importante do que o quão duro alguém rema, é o quanto a atuação desse alguém harmoniza com a dos outros colegas.

“se você não gosta de algum colega de barco”, Pocock diz a Joe, “você deve aprender a gostar. Ele também tem que ganhar a corrida, assim como você”.

Se ainda estivesse vivo, Pocock certamente aprovaria outra analogia para o remo: a gestão de equipes em uma empresa. Afinal,

só por essa introdução já deve ter dado para perceber quantas semelhanças existem entre as duas práticas. E aproveitando que estamos em pleno o clima olímpico, queremos compartilhar alguns aprendizados importantes dessa modalidade tão tradicional.

“estOU AqUI PArA sOmAr” No remo, a máxima aí de cima - tão desprestigiada por jogadores de futebol - é levada muito a sério. Cada um dos atletas de uma equipe deve ter plena consciência de seus atos, entendendo que eles precisam se integrar totalmente aos esforços dos demais para que os objetivos sejam atingidos.

Page 21: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

21

5 | um por todoS, todoS por um: aS liçõeS do remo Sobre geStÃo de time

Retomando a hipótese do começo do texto: se a equipe for composta somente por atletas de ponta, mas um deles não estiver no mesmo compasso dos outros, o barco não sairá do lugar. Ele vai ficar girando eternamente. Ele só avançará se e quando todos os remadores estiverem na mesma frequência, sincronizados, atentos aos movimentos uns dos outros e realmente somando esforços.

O paralelo com a formação de uma equipe alinhada é imediato. E não só neste momento: como empreendedor, você deve priorizar a sintonia com os seus funcionários sempre.

“remANDO JUNtOs”

Colin Butterfield, presidente da gestora de propriedades rurais Radar SA, ligada à Cosan, conhece como poucos as afinidades entre o esporte e gestão. Praticante profissional de remo por cinco anos, ele chegou a participar do time pré-olímpico brasileiro.

Ainda que a carreira como gestor o tenha impedido de seguir competindo, Colin continua fascinado pelo universo do remo. “É um esporte que me encanta, porque tem uma filosofia sem igual”.

Lembrando que a principal competição olímpica se dá com barcos de oito remadores - incluindo o timoneiro, que é quem dá o ritmo -, ele também enfatiza a importância da sinergia e do trabalho em equipe.

Page 22: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

22

5 | um por todoS, todoS por um: aS liçõeS do remo Sobre geStÃo de time

“Você pode colocar sete atletas olímpicos no barco. se o oitavo não estiver em sincronia com os outros, se ele estiver um pouco fora de ritmo ou fora de foco, não tenha a menor dúvida: você vai chegar em último lugar numa competição”.

Segundo Colin, no remo - mais do que qualquer em outro esporte - não há espaço algum para heróis individuais. Ecoando o armador Pocock, dispara que “ou os oito ganham, ou os oito perdem”. Não há meio termo.

tODOs lIterAlmeNte NO mesmO BArCO A palavra-chave é cumplicidade - um ensinamento que Colin busca colocar em prática todos os dias na gestão corporativa. Quando há coparticipação entre os componentes de uma equipe, quando os profissionais se respeitam e

colocam os objetivos gerais à frente dos pessoais, o “efeito multiplicador” é absolutamente benéfico.

Segundo o gestor, a ausência de cumplicidade é recorrente nas empresas. “Todo mundo está tão preocupado com o próprio umbigo e com as agendas pessoais, que muita energia positiva acaba sendo retirada do negócio”.

Em suma: todos os profissionais da sua equipe precisam saber que estão no mesmo barco, remando em direção aos mesmos objetivos. Por isso, na hora de formar o time, você - como técnico e timoneiro - deve dar preferência aos profissionais que entendem e praticam esta filosofia coletiva e não àqueles que, embora donos de currículos impressionantes, só querem brilhar sozinhos. Boas remadas!

Page 23: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

23

6 | nado SinCronizado: Sintonia e SoCiedade dentro e fora da piSCina

Integração, coletividade e comprometimento: o nado sincronizado é uma verdadeira aula de gestão corporativa. Nas Olimpíadas, as competições acontecem entre duetos ou times de quatro a oito atletas. E, como o próprio nome indica, todos os componentes devem estar em total sintonia para que a coreografia ensaiada seja executada da melhor forma possível.

Isso implica não apenas muito treino, persistência e otimismo, mas trabalho em equipe. Implica saber dividir responsabilidades, lidar com perfis diferentes e, em meio a tudo isso, garantir o alinhamento para que os objetivos sejam atingidos. Ou seja, as semelhanças com a sociedade em uma empresa não são

meras coincidências. E é por isso que o nado sincronizado tem muitos aprendizados a oferecer para os empreendedores.

UNIãO, ACImA De tUDO A jovem atleta Gabriela Regly, de 16 anos, enfatiza a importância de um time superar as diferenças para vencer. E não só entre as atletas, mas com a comissão técnica:

“É indispensável que a equipe esteja sempre unida, uma atleta ajudando as outras. A interação com os técnicos também não pode faltar”.

Page 24: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

24

6 | nado SinCronizado: Sintonia e SoCiedade dentro e fora da piSCina

Quanto a administrar os diferentes perfis das companheiras de equipe, Regly tampouco hesita: “somos muito diferentes uma das outras, cada uma com seu jeito e com seu gosto. se não tiver aceitação, a equipe não ficará unida. isso vai comprometer o desempenho na piscina, sem dúvida!”

COmPrOmetImeNtO qUe PODe DefINIr Um resUltADO Já a experiente Pamela Nogueira tem autoridade para falar sobre o assunto. Com mais de 13 anos anos na Seleção Brasileira de Nado Sincronizado, a atleta já passou por inúmeras situações: viveu trocas de

companheiras de equipe, experimentou tanto importantes vitórias como doloridas derrotas e enfrentou intensas maratonas de treinos para alcançar aprimorar a performance.

São anos e anos executando complexas coreografias nas piscinas — uma experiência que ela retoma para estabelecer relações entre a modalidade e a gestão de equipes no ambiente corporativo. neste artigo, Pamela ecoa Gabriela Regly ao afirmar que a principal qualidade de uma equipe de nado competitiva é a capacidade de lidar com afinidades e diferenças entre atletas.

Ela também sublinha a importância da entrega e o comprometimento do time.

Page 25: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

25

6 | nado SinCronizado: Sintonia e SoCiedade dentro e fora da piSCina

De acordo com a atleta, é esse empenho que vai determinar a qualidade de uma performance. “Essas características são as mais importantes, pois definem o nosso resultado. Temos que nos dedicar integralmente, com disponibilidade total. Se o atleta não for comprometido com suas atitudes, nenhuma das outras características terá sentido”.

Por último, Pamela cita a garra como um dos fatores determinantes para o sucesso. “sem garra, o atleta perde o ânimo e o interesse pelo seu trabalho”. E com a raça deve vir o otimismo. Em todos os momentos, é preciso que se pense positivo, sempre como um vencedor — independentemente dos resultados.

DAs PIsCINAs AOs esCrItórIOs Assim como nas competições de nado sincronizado, também no ambiente de negócios estas características costumam ser muito requisitadas. Principalmente quando se trata de uma sociedade. Se você pensa em empreender e está em busca de sócios, deve buscar quem agregue, quem esteja alinhado e caminhe na mesma direção, visando sempre a alcançar os mesmos resultados.

Mas, da mesma forma que ocorre nos esportes, não é tarefa fácil. Há muitos desafios: as divergências e os conflitos

Page 26: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

26

6 | nado SinCronizado: Sintonia e SoCiedade dentro e fora da piSCina

internos, as objeções dos clientes, as possíveis desavenças etc. É por isso que a sincronia e a afinidade devem sempre prevalecer. Por mais contundentes que sejam os conflitos, a coletividade deve se sobrepor, de modo que, no final do dia, todos sigam juntos na execução da mesma coreografia.

Mas isto não significa que as diferenças entre perfis não sejam bem-vindas. Pelo contrário: ainda que os movimentos sejam sempre conjuntos e na mesma direção, é fundamental que os sócios — do mesmo modo que os atletas — sejam diferentes a ponto de se completarem.

neste vídeo, Dave Goldberg, CEO da surveymonkey, conta um pouco de sua

experiência a respeito. É um entendimento que, de certa forma, complementa o de Pamela:

“É muito importante ter um sócio que atravesse mesmos os tempos difíceis, que enfrente as mesmas dificuldades, que divida o fardo com você e que seja capaz de entender tudo o que está acontecendo”. se trocarmos “sócio” por “atleta”, veremos que a afirmação cai como uma luva para o nado sincronizado.

treINO, treINO e mAIs treINO Com 19 anos de experiência nas piscinas, Lara Teixeira também tem importantes aprendizados a compartilhar com os

Page 27: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

27

6 | nado SinCronizado: Sintonia e SoCiedade dentro e fora da piSCina

empreendedores. O principal, talvez, seja sobre a rotina de treinamentos. Afinal, o nado sincronizado é um esporte que envolve inúmeras variáveis e nuances. Não basta que um(a) atleta execute com perfeição uma coreografia — é necessário que seus movimentos estejam integrados, sincronizados aos de toda a equipe. Por isso a preparação, segundo Lara afirma neste artigo, é bastante puxada:

“Treino seis dias por semana, de segunda a sábado. Começamos as 7h e terminamos às 14h. Treinamos flexibilidade, musculação e, é claro, muita água! Precisamos acertar muitas coisas dentro de cada treino: força, flexibilidade, explosão, apneia… Até chegarmos à perfeição”.

Como se vê, não é por acaso que Pamela Nogueira tenha mencionado a questão da garra, e que Gabriela Regly tenha apontado a importância da união da equipe em torno de um objetivo. No ambiente corporativo, a semelhança também é oportuna.

Realizar um sonho grande dá muito trabalho e requer entrega, tanto sua quanto dos seus sócios. O planejamento é indispensável, mas não surtirá efeito algum se houver desalinhamento na equipe. Alguém poderá sair da sincronia, o que certamente vai comprometer o desempenho de todos. Então, “bora” treinar e integrar o pessoal!

Page 28: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

//Sua empreSa no topo do pódio: 5 liçõeS daS olimpíadaS para Ser um empreendedor melhor

28

7 | ConCluSÃo

As Olimpíadas deixam sua marca no Rio. Mais do que lágrimas e sorrisos ao receber uma medalha, os atletas ensinaram, e vão continuar ensinando, muitas lições de confiança, esperança e resiliência para milhares de empreendedores. Com o tempo, os holofotes não estarão mais sobre atletas que encheram as ruas da Cidade Maravilhosa, mas isso não significa que o trabalho deles acabou.

Os judocas vão continuar treinando sua estratégia e pensamento rápido, enquanto os empreendedores vão voltar para seus escritórios e analisar mais de perto seus concorrentes; as ginastas vão repassar suas coreografias e técnicas e os empreendedores vão focar sua energia nos pontos que sabem que podem melhorar; os tenistas vão observar cada movimento da partida e ver em qual momento deixaram de acreditar que poderiam ganhar, e os empreendedores vão fazer uma viagem no tempo e revisitar aquele momento em que resolveram colocar seu negócio de pé.

O time de remo vai conversar e colocar suas diferenças de lado, enquanto os gestores e empreendedores vão pensar com mais carinho nas suas ações que afetam a equipe. E, por fim, o pessoal do nado sincronizado vai colocar as cartas na mesa e entender como pode ter mais sincronia, na mesma hora em que os empreendedores pegam seu telefone para marcar aquele almoço com seus sócios.

Para chegar onde estão hoje, esses atletas fizeram uma grande caminhada, assim como os empreendedores. Foram quedas e cabeças erguidas, mas essa jornada é o que define cada um deles. Com todas essas informações e ideias em mãos, é hora de fazer a mudança acontecer, sempre com brilho no olho. E aí, nas próximas olimpíadas, depois de um bom preparo, você será bronze, prata ou ouro?

Page 29: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar mais de R$ 2 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 de empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de quatro milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e a distância.

mais informações e conteúdos para empreendedores em http://endeavor.org.br/

Sobre a endeavor

Page 30: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em

A EY, parceira da Endeavor no apoio ao empreendedorismo como força criativa e estimuladora do desenvolvimento socioeconômico, é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. No Brasil, é Apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e fornecedora exclusiva de serviços de Consultoria para o Comitê Organizador.

O alinhamento dos valores do Movimento Olímpico e da EY foi decisivo nessa iniciativa: fomentando a colaboração, o espírito de equipe, a determinação, a superação de obstáculos e a paixão

por vencer, buscamos reconhecer e desenvolver talentos e proporcionar um futuro sustentável para nossas pessoas, nossos clientes e nossas comunidades. Os mesmos valores sustentam nosso apoio ao empreendedorismo, um de nossos pilares estratégicos.

Para que o maior evento esportivo do mundo aconteça, uma série de processos de planejamento, gestão e resolução deve ocorrer. Esse é o contexto da atuação da EY, que tem ainda papel decisivo na construção das bases de um legado socioeconômico sustentável dos Jogos para além do esporte.

Sobre a eY

Page 31: Sua empreSa no topo do pódio - EYFILE/Ebook_Jogos_Olimpicos_Endeavor_EY.pdf · Ou em como o tênis é um jogo de confiança dentro de quadra? Empreendedores e atletas têm mais em