sorocabano fevereiro 2014

4
Esta é uma publicação do Sindicato da Sorocabana / Nº 001- Fevereiro 2014 / Publicação 186 Aposentados e Pensionistas Previdência divulga calendário de pagamento de 2014 Os segurados da Previdência Social já podem consultar as datas de pagamento de benefícios em 2014. Os depósitos seguem a mesma sistemática de anos anteriores. Começam a receber os segurados que ganham até o piso previdenciário nos cinco dias úteis do que mês que termina. E , nos cinco dias úteis do mês que inicia, começa o pagamento para quem recebe acima do mínimo. Quando a data de pagamento cair em feriados, o depósito do benefício é transferido para o dia útil seguinte. Em janeiro de 2014, a folha de pagamento começou no dia 27 de janeiro e finaliza no dia 7 de fevereiro. Para saber o dia de pagamento, os beneficiários devem observar o último número do seu cartão de benefício, excluindo o dígito. Confira a tabela: Fonte: http://www.previdencia.gov.br/ Recadastramento Garanta a continuidade de seu benefício ! ORecadastramento deverá ser efetuado por meio do Formulário de Recadastramento que será encaminhado, pelos correios, aos beneficiários no mês que antecede ao aniversário, bem como será disponibilizado para impressão e atualização de endereço, no link Consultas/Formulário de Recadastramento. O formulário deverá ser preenchido e assinado com firma reconhecida em cartório por autenticidade, e encaminhado às Divisões Seccionais de Despesa de Pessoal, do Departamento de Despesa de Pessoal do Estado, por meio de carta com Aviso de Recebimento (AR), acompanhado dos seguintes documentos: - Cópia do último Extrato de pagamentos de benefícios da aposentadoria / pensão Previdenciária (INSS), para os que recebem complementação de aposentadoria ou complementação de pensão; -Cópia do Comprovante atual de residência (conta de luz, água, telefone, etc); ABONO 2400 Os cálculos que foram encaminhados ao juiz, para desfragmentação dos valores individuais, com o objetivo de acelerar e autorizar a execução dos pagamentos, já foram juntados ao processo. O Sindicato, em conjunto com o escritório responsável pela ação, acompanham o andamento processual. Fique por dentro das notícias sindicais,trabalhista e judiciárias Acesse: www.sinfer.org.br Mantenha seu cadastro atualizado! Entre em contato com as secretárias das subsedes mais próximas de sua residência. Essa atualização também poderá ser feita pelo telefone: (11) 3681-8550 ou pelo e-mail: [email protected] Os documentos podem ser entregues ao Sindicato, que fará para seus associados o encaminhamento para a Fazenda.

Upload: camila-mendes

Post on 21-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Com a pauta aprovada, ferroviários da CPTM aguardam o início das negociações do ACT 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Sorocabano Fevereiro 2014

Esta é uma publicação do Sindicato da Sorocabana / Nº 001- Fevereiro 2014 / Publicação 186

Aposentados e Pensionistas Previdência divulga calendário de pagamento de 2014

Os segurados da Previdência Social já podem consultar as datas de pagamento de benefícios em 2014. Os depósitos seguem a mesma sistemática de anos anteriores. Começam a receber os segurados que ganham até o piso previdenciário nos cinco

dias úteis do que mês que termina. E , nos cinco dias úteis do mês que inicia, começa o pagamento para quem recebe acima do mínimo. Quando a data de pagamento cair em feriados, o depósito do benefício é transferido para o dia útil seguinte.

Em janeiro de 2014, a folha de pagamento começou no dia 27 de janeiro e finaliza no dia 7 de fevereiro. Para saber o dia de pagamento, os beneficiários devem observar o último número do seu cartão de benefício, excluindo o dígito.

Confira a tabela:

Fonte: http://www.previdencia.gov.br/

Recadastramento Garanta a continuidade de

seu benefício !O R e c a d a s t r a m e n t o deverá ser efetuado por meio do Formulário de Recadastramento que será encaminhado, pelos correios, aos beneficiários no mês que antecede ao aniversário, bem como será disponibilizado para impressão e atualização de endereço, no link C o n s u l t a s / F o r m u l á r i o de Recadastramento. O formulário deverá ser preenchido e assinado com firma reconhecida em cartório por autenticidade, e encaminhado às Divisões Seccionais de Despesa de Pessoal, do Departamento de Despesa de Pessoal do Estado, por meio de carta com Aviso de Recebimento (AR), acompanhado dos

seguintes documentos:- Cópia do último Extrato de pagamentos de benefícios da aposentadoria / pensão Previdenciária (INSS), para os que recebem complementação de aposentadoria ou complementação de pensão;-Cópia do Comprovante atual de residência (conta de luz, água, telefone, etc);

ABONO 2400Os cálculos que foram encaminhados ao juiz, para desfragmentação dos valores individuais, com o objetivo de acelerar e autorizar a execução dos pagamentos, já foram juntados ao processo. O Sindicato, em conjunto com o escritório responsável pela ação, acompanham o andamento processual.

Fique por dentro das notícias sindicais,trabalhista e judiciárias Acesse: www.sinfer.org.br

Mantenha seu cadastro atualizado! Entre em contato com as secretárias das subsedes mais próximas de sua residência.Essa atualização também poderá ser feita pelo telefone: (11) 3681-8550 ou pelo e-mail:

[email protected]

Os documentos podem ser entregues ao Sindicato, que fará para seus associados o encaminhamento para a

Fazenda.

Page 2: Sorocabano Fevereiro 2014

Editorial Unidos somos mais fortes!

JORNAL SOROCABANO

“O ser humano é movido pelo desafio”- esta frase para alguns é algo indiferente, distante, algo que não faz parte do seu vocabulário. Em contrapartida, para outros, novos desafios são combustíveis para a vida, e neste caso, é evidente que qualquer Sindicalista que se preze, deve se enquadrar aos novos tempos, ou estará fadado ao fracasso, e com ele todos os seus representados.Na CPTM, como é de conhecimento da grande maioria, o panorama sindical foi alterado radicalmente no último ano, o que não impediu que mantivéssemos a situação sob controle. Os responsáveis pelos segmentos de administração, manutenção, segurança e tração, migraram para o Sindicato da Sorocabana, com o objetivo de assessorar a diretoria nas negociações do ACT 2014/2015 na CPTM. Permanecemos sempre trilhando nosso foco de conquistar algo de real importância para o trabalhador ferroviário.Para que possamos alcançar resutados efetivos, há necessidade da presença e apoio de todos os trabalhadores. Precisamos de um trabalho sério e responsável, todas as ações devem ser comedidas e sensatas.Na atualidade não existe espaço para oportunistas, aqueles que promovem a discórdia em busca de vantagens pessoais ,mesmo que com isso, leve toda uma categoria para o buraco.O Sindicato que defendemos, atua com honestidade e transparência, foco e energia. O acaso não é algo que se cogita, tudo tem que ser pensado, afinal, fomos eleitos para isso e não para interesses alheios ao da categoria.Uma andorinha só não faz verão! Unidos somos mais fortes!

Jurídico Informa O Sindicato está pleiteando, através dos escritórios conveniados com esta entidade, os seguintes processos:

URV;Sexta Parte;

Piso Salarial;Abono CPTM 2010;

Cargo a Cargo;

IPC; Adicional por Tempo de

Serviço; 14%;

Paradigma CPTM.

Colônia de FériasAgenda aberta para 2014!

Estão abertas as inscrições para as colônias de férias de Suarão e Presidente Epitácio. Os associados, interessados em fazer reserva, deverão entrar em contato para informações com o departamento social, com no mínimo uma semana de antecedência, através do telefone : (11)

3681-8550 ou endereço eletrônico - [email protected]

Em caso de dúvida entre em contato com o Sindicato através do endereço eletrônico :

[email protected]

Pela primeira vez, o Sindicato da Sorocabana, participará do conselho que organizará nos próximos dois anos a semana do Trabalhador em Osasco. Mais uma importante iniciativa da atual gestão.O evento que deve acontecer na primeira semana do mês de maio e têm por objetivo, além das festividades, organizar palestras e debates acerca dos trabalhadores e seus desafios. Com isso o Sindicato da Sorocabana, espera promover uma aproximação dos usuários e trabalhadores que necessitam do transporte público.Sob o tema “Mobilidade Urbana”,o SINFER deve levar para as ruas as premissas da lei de Mobilidade – em especial ao que se refere ao direito à acessibilidade.

Sindicato da Sorocabana se prepara para 1º de Maio

Dia do Trabalhador

Suarão Epitácio

Realizada primeira reunião do Conselho Intersindical

Foi realizada na tarde do dia 22 de janeiro, na sede do Sindicato dos Comerciários de Osasco, a primeira reunião de 2014, do Conselho Intersindical de Osasco e Região. Na ocasião, o Presidente do Sindicato, Izac de Almeida, apresentou-se ao conselho e se colocou a disposição das entidades sindicais presentes.Ainda durante o encontro, foram tratadas questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho, e fiscalização nos locais de trabalho.

Manutenção e Tração CPTM - Atenção!Os processos de Periculosidade dos Maquinistas e de Insalubridade / Periculosidade da Manutenção tiveram novidades. O de Periculosidade dos Maquinistas - nº 00003366320115020090, a Audiência de Instrução foi realizada em 11/12/13, e agora aguarda a sentença prevista para publicação em 31/01/2014, e o de Periculosidade/Insalubridade da Manutenção- nº 0000610862011502003, uma nova audiência foi marcada para o dia 12/05/2014.

Page 3: Sorocabano Fevereiro 2014

uJornal Sorocabano // Nº 001 - Fevereiro 2014 // Publicação 186 // Página 03

Com a pauta aprovada, ferroviários da CPTM aguardam o início das negociações do ACT 2014 – Confira!

Os ferroviários da CPTM apreciaram durante assembléia realizada no dia 23 de Janeiro, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Osasco/SP, a pré-pauta com as reivindicações feitas pela categoria, que dará as diretrizes da negociação do ACT 2014 / 2015. Após as sugestões apresentadas, a pauta aprovada pela assembleia foi encaminhada a empresa no dia 29/01/2014.A pauta ficará a disposição da categoria, no site do Sindicato.A categoria solicitou que o Sindicato da Sorocabana e o Sindicato da Central do Brasil, continuem realizando assembléias conjuntas. A proposta foi levada aos representados da base do Sindicato da Central, e aguarda um posicionamento da entidade.

Ainda em assembléia

Os ferroviários da CPTM tomaram conhecimento quanto aos processos movidos pelo Sindicato da Sorocabana em favor de seus representados, como também, sobre o seu andamento, entre eles: -Dissídio Coletivo CPTM 2012 – Favoreceu os trabalhadores da estação, representados por nosso Sindicato, legitimando o direito de receber o Adicional de Risco de Vida de 25%. – Processo: TRT/SP 0004668-18.2012.05.02.0000-Dissídio Coletivo CPTM 2013 – Declarada a não abusividade do movimento paredista e deferidos diversos pleitos a título de reajuste salarial, tíquete refeição, abono, Adicional de Risco de Vida ao Pessoal de 30% direito de conhecimento e discussão sobre o novo PCS, PPR no valor mínimo de R$ 3.3000,00, estabilidade no emprego, etc. -Ação Coletiva movida contra UNIÃO, objetivando diferenças salariais da antiga FEPASA, Proc. 210000-69.1992.5.02.0036.-Ação de Cumprimento movida contra a CPTM, objetivando restabelecimento de jornada de trabalho

e pagamento de horas extra do pessoal do CCO – Proc. 0108300.81.2007.5.02.0082.-Ação de Cumprimento movida contra a CPTM, objetivando o pagamento de multa pelo descumprimento do prazo para pagamento da PPR de 2010 – Proc. 0002601-36.2012.5.02.0047-Ação de Cumprimento movida contra a CPTM, objetivando o recebimento do Adicional de Risco de Vida ao Pessoal de Estação de 25% e reflexos, direito decorrente do DC de 2007 – Proc.0002366-77.2012.5.0 2.0012.-Ação de Cumprimento movida contra a CPTM, objetivando o recebimento de Abono Especial, direito decorrente do DC 2007 – Proc.002389-38.2012.5.02.0007.Caso não haja resposta da empresa, caberá a categoria, juntamente com o Sindicato, deliberar as medidas necessárias para fazer valer seus direitos.Na seqüência, o presidente do Sindicato, Izac de Almeida, falou sobre a nova forma de gestão da entidade, dos problemas encontrados - oriundos da administração anterior, das medidas tomadas para contenção de gastos e os resultados iniciais. Hoje, não é feita nenhuma compra sem autorização da presidência. Além de dívidas fiscais, e problemas de controle de gastos e gestão, foi encontrada uma grande quantidade de funcionários fantasmas e, vários funcionários sem registro em carteira. Quadro este, inaceitável para uma entidade criada com o objetivo de proteger os trabalhadores. Izac declarou que, essas situações, já foram regularizadas pela atual gestão, corrigindo distorções absurdas e vergonhosas para um Sindicato. Em relação às duas colônias de férias – Presidente Epitácio e Suarão, o presidente falou sobre os boatos de uma suposta venda do patrimônio dos ferroviários, e esclareceu serem declarações infundadas e mentirosas, já que para isso, seria necessária a aprovação da categoria através de assembléia e, ressaltou que, esse tipo de notícia, falsa e mentirosa, visam unicamente destruir o patrimônio da categoria em proveito próprio. Ainda sobre as colônias, Izac, falou dos problemas de estrutura encontrados, especialmente na Colônia de Suarão, ocorridos devido à falta de manutenção e, quais foram trabalhos iniciados para solução dos mesmos. Foi colocado em votação para a categoria, a proposta de um benefício anual para o associado, onde ele terá direito a uma estadia de cinco dias gratuitos em qualquer uma das colônias. Os ferroviários presentes aprovaram a proposta. Finalizando a assembléia, o presidente colocou-se a disposição em receber os ASSOCIADOS que tenham dúvidas quanto aos trabalhos do Sindicato, a situação financeira e processos. Poderão estes, dirigir-se pessoalmente ao Sindicato, para que todas as informações sejam prestadas, já que diferentemente de outras épocas, a sala da presidência estará sempre de portas abertas.

Page 4: Sorocabano Fevereiro 2014

Presidente: Izac de Almeida ExConselho Editorial: Múcio Alexandre Bracarense,

Paschoal Fuoco e Rogério Pinto dos Santos Jornalista Responsável : Camila Mendes- Mtb:74627/SP

Diagramação: Camila Mendes Tiragem: 9.000 Exemplares

E-mail:[email protected]: (11) 3681-8550 / Endereço:

Praça Padroeira do Brasil, 127 - Jd. Agú - Osasco/SP.CEP:06010-090 - Site: www.sinfer.org.br

Jornal Sorocabano // Nº 001 - Fevereiro 2014 // Publicação 186// Página 04

SINFER participa de assembléia do Sindicato da Central do Brasil

Com o foco nas reivindicações da categoria e de uma pauta única para o início das negociações, o Sindicato da Sorocabana – através de um representante, participou no dia 24 de janeiro, de assembléia realizada pelo Sindicato da Central do Brasil, com os ferroviários das linhas 11 e 12.Em assembleia, a categoria concordou e deliberou que as assembléias sejam realizadas de forma conjunta. O Sindicato da Sorocabana aguarda agora, um posicionamento do Sindicato da Central, quanto a data do próximo encontro.

E o dissídio de 2013?Após o julgamento do Tribunal Regional do Trabalho e a publicação do Acordão em julho do ano passado, a CPTM ajuizou um pedido de efeito suspensivo junto ao Tribunal Superior do Trabalho - para todas as cláusulas do ACT 2013/2014. Com exceção do Adicional de Risco de Vida – Pessoal de Estação, o juiz do TST negou o pedido da empresa. O Sindicato enviou um ofício cobrando um posicionamento da empresa quanto ao cumprimento dos benefícios conquistados.Não havendo resposta, a categoria, juntamente com o Sindicato decidirá os rumos a serem tomados.Sobre o Adicional de Risco de Vida – Pessoal de Estação, será necessário aguardar uma nova apreciação do TST, para que também se tome medidas judiciais cabíveis.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Sindicato através dos e-mails: [email protected], Rogé[email protected] e [email protected] ,

ou pelo telefone (11) 3681-8550.

Situação de mercado promove novo encontro entre a Rumo Logística e ALL.

As ultimas noticias, levam a entender que a fusão entre a Rumo Logística e a ALL caminha a passos largos em uma nova tentativa de negociação. Lembrando, que existe uma disputa entre as empresas quanto ao cumprimento dos contratos de transporte. Situação esta, que foi alvo de diversas notícias divulgada pelos meios de comunicação.Para os trabalhadores ferroviários, as mudanças de mercado provocam certa insegurança, afinal, o patrão deve mudar e a política de relações humanas também, tomando outros rumos.É bom relembrar que a ALL responde por várias denúncias no Ministério do Trabalho e Emprego e no Ministério Público do Trabalho, a sua maioria reza pelo excesso de jornada de trabalho, além de problemas de condições de trabalho e é claro vertendo para as condições de segurança operacional evidenciado na tragédia ocorrida em São José do Rio Preto.Os Sindicatos dos ferroviários moveram ação contra a ALL com referência ao trabalho degradante e logo informaremos o andamento do processo.

FCA – ValeMudança na composição acionaria afeta os

profissionais da FCA, hoje ligados a VLI – Vale Logística Integrada, empresa

criada para abrir capital.As ações estão sendo negociadas, e novos interessados já se apresentam. Acreditamos que mudanças estruturais logo aparecerão face à integração de novos acionistas e de novas perspectivas de mercado.Na baixada Santista a sede da FCA – Vale, estava localizada dentro do antigo terminal da Copebras. Hoje, os pontos de atendimento foram divididos da seguinte forma: parte do pessoal foi alocado dentro do Tufe em Cubatão, os ligados a categoria “C”, alocados em uma casa transformada em dormitório dentro da Cidade de Cubatão e os demais em uma sala comercial em Santos.O sindicato da Sorocabana está acompanhando as mudanças, a fim de dar maior respaldo a categoria ferroviária.

O Sindicato é a Categoria! Um não anda sem o outro, manifeste, denuncie faça do seu Sindicato o instrumento de mudanças e de garantia

de seus direitos.

JORNAL

Expediente