sociologia de marx para ensino médio

13
Sociologia Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues E-mail: [email protected] Escola: Cenecista Dr. José Ferreira

Upload: matheus-rodrigues

Post on 10-Aug-2015

47 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Sociologia

Professor: Matheus Bortoleto Rodrigues

E-mail: [email protected]

Escola: Cenecista Dr. José Ferreira

Page 2: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Materialismo Histórico-Dialético –Karl Marx

Disponível em: http://direitasja.com.br/2014/06/15/o-velho-marx/, acesso em: 22/02/2015.

Page 3: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Os filósofos interpretaram o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo.

Marx

Page 4: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Mais-valia ou mais valor

A teoria marxista da mais-valia pode ser compreendida daseguinte forma: Suponhamos que um funcionário leve duashoras para fabricar um par de calçados. Nesse período, eleproduz o suficiente para pagar todo o seu trabalho. Mas elepermanece mais tempo na fábrica, produzindo mais de um parde calçados e recebendo o equivalente à confecção de apenasum. Em uma jornada de 8 horas, por exemplo, são produzidos 4pares de calçados. O custo de cada par continua o mesmo, assimtambém como o salário do proletário. Com isso, conclui-se queele trabalha 6 horas de graça, reduzindo o custo do produto eaumentando os lucros do patrão.Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#,acesso em: 22/02/2015.

Page 5: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Mais-valia absoluta

1) Aumento no tempo da jornada de trabalho.

2) Produção de mais-valia absoluta é um modo de incrementar aprodução do excedente a ser apropriado pelo capitalista.Consiste na intensificação do ritmo de trabalho, através de umasérie de controles impostos aos operários, que incluem da maissevera vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva até acronometragem e a determinação dos movimentos necessários àrealização das suas tarefas. O capitalista obriga o trabalhador atrabalhar em um ritmo tal que, sem alterar a duração da jornada,produzem mais mercadorias e mais valor.Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#,acesso em: 22/02/2015.

Page 6: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Mais-valia relativa1)Aumento na intensidade de trabalho.

2)Quando esse método encontra os limites da extração da mais---valia absoluta: resistência da classe operária e deterioração suascondições físicas, o segundo caminho, a extração da mais-valiarelativa, é que fez do capitalismo o modo de produção maisdinâmico de todos os tempos, transformando continuamenteseus métodos de produção e introduzindo incessantementeinovações tecnológicas. Pois é apenas através da mudançatécnica que o tempo de trabalho socialmente necessário dedeterminados bens pode ser reduzido. Aumentos naprodutividade resultantes e novos métodos de produção, nosquais o trabalho morto sob a forma de máquinas assume o lugardo trabalho vivo, reduzem o valor dos bens individuaisproduzidos.Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#, acesso em: 22/02/2015.

Page 7: Sociologia de Marx para Ensino Médio

ExploraçãoPara Karl Marx, a exploração é um elemento inerente e chave

do capitalismo e dos mercados livres. Ela é a consequência dosmercados competidores e os puramente competitivos. Afirmaainda que, quanto maior a “liberdade” dos mercado, maior é aforça do capital e, por sua, vez maior será a exploração. Na visão deMarx, a exploração “normal ” está baseada em três características:

1) A propriedade dos meios de produção por uma pequena minoriada sociedade, os capitalistas.

2) A inabilidade dos que não tem propriedade (os trabalhadores)para sobreviver sem vender a força de trabalho para os capitalistas,ou seja, sem ser empregado como outros trabalhadores.

3) O Estado que usa sua força para proteger de forma parcial adistribuição do poder e propriedade na sociedade.

Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#,acesso em: 23/02/2015.

Page 8: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Alienação“O conceito de alienação em Marx tem quatroaspectos principais, que são os seguintes:

a) o homem está alienado da natureza;

b) está alienado de si mesmo (de sua própriaatividade);

c)de seu ‘ser genérico’ ( de seu ser comomembro da espécie humana);

d) o homem está alienado do homem (dosoutros homens).” Mészaros no livro Teoria da Alienação em Marx.

Page 9: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Classes sociais

A divisão da sociedade em classes é consequênciados diferentes papéis que os grupos sociais têm noprocesso de produção, seguindo a teoria de Karl Marx.É do papel ocupado por cada classe que depende onível de fortuna e de rendimento, o gênero de vida enumerosas características culturais das diferentesclasses. Classe social define-se como conjunto deagentes sociais nas mesmas condições no processo deprodução e que têm afinidades políticas e ideológicas.Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#,acesso em: 23/02/2014.

Page 10: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Modo de produção

Os modos de produção são formados pelo conjuntodas forças produtivas e pelo conjunto das relações deprodução, na sua interação, num certo estádio dedesenvolvimento. Simultaneamente, designam ascondições técnicas e sociais que constituem a estruturadum processo historicamente determinado. Os homensao produzirem bens materiais criam, com isso mesmo,um regime para a sua vida. O modo de produção é umaforma determinada da atividade vital dos indivíduos,um determinado modo de vida.Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#,

acesso em: 22/02/2015.

Page 11: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Meios de produção

Segundo a teoria marxista, meios de produção são oconjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho -ou tudo aquilo que medeia a relação entre o trabalho humano ea natureza, no processo de transformação da própria natureza.

1) Os meios de trabalho incluem os instrumentos de produção:instalações prediais (fábricas, armazéns, silos etc.), infraestrutura(abastecimento de água, fornecimento de energia, transportes,telecomunicações, etc.), máquinas, ferramentas, etc.

2) Os objetos de trabalho são os elementos sobre os quais éaplicado o trabalho humano - recursos naturais (terra, matérias---primas).Fonte: ECONOMIA NET. Introdução ao Capital de Karl Marx. Disponível em:<www.economiabr.net>. Acessado em: Junho de 2012.

Page 12: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Força de Trabalho

Marx pontua que não é o trabalho que é compradopelo capitalista, mas a "força de trabalho" ou acapacidade de trabalho do operário. Esta força detrabalho é paga "pelo seu valor", segundo as normas daeconomia capitalista. Efetivamente, o salário é o quepermite manter e reproduzir a força de trabalho, logo éa expressão monetária do seu custo em trabalho ou daquantidade de trabalho que a sociedade deveconsagrar à manutenção e à reprodução da força detrabalho.Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#,acesso em: 23/02/2015.

Page 13: Sociologia de Marx para Ensino Médio

Estudos

Material didático: Estudar tópico 1.5.4 das páginas 10 e 11. Volume I.

Estudos complementares:

Disponível em: http://pt.slideshare.net/Joao_Marcelo/conceitos-de-karl-marx, acesso em: 22/02/2015.

Disponível em: http://www.infoescola.com/sociologia/marxismo/, acesso em:22/02/2015.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/conceitos-marxismo.htm, acesso em: 22/02/2015.

Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfl6kAH/os-21-conceitos-marxismo#, acesso em: 22/02/2015.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2DmlHFtTplA, acesso em:22/02/2015.