sobredotação.docx

2
Amostra: 76 professores Instrumento: Inquérito por questionário Certo: X Teóricos: Gardner; Renzulli; Mönks Linhas futuras: Após o término deste artigo, e atendendo à seleção do tema em estudo, consideramos que uma das limitações desta investigação se prendeu com a aplicação de inquérito por questionário, pela restrição que impõe ao nível da abrangência em termos de considerações gerais, implicando um leque de reflexões mais redutor. Assim sendo, em termos de linhas de investigação futura, optaríamos por um trabalho qualitativo, designadamente o estudo de caso, pela dimensão abrangente, profunda e exaustiva em termos de análise. Por outro lado, seria pertinente fazer um estudo de caso entre dois sobredotados de instituições diferentes, em que um caso fosse previamente diagnosticado e outro que não tivesse sido submetido a qualquer efeito de diagnóstico, tentando perceber o perfil de cada um dos casos em termos de desenvolvimento dimensional e progressivo ao nível académico e sócio emocional. Objetivo: averiguar quais as principais necessidades dos professores para responderem às caraterísticas e aos desafios apresentados por alunos sobredotados Resumo: O presente estudo permitiu-nos chegar a algumas conclusões que se afirmar importantes no domínio da sobredotação. Foi-nos possível inferir que uma grande parte dos docentes participantes no estudo não possui formação especializada em Educação

Upload: marciano-lima

Post on 05-Nov-2015

218 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

A Sobredotação

TRANSCRIPT

Amostra: 76 professoresInstrumento: Inqurito por questionrio Certo: XTericos: Gardner; Renzulli; Mnks

Linhas futuras: Aps o trmino deste artigo, e atendendo seleo do tema em estudo, consideramos que uma das limitaes desta investigao se prendeu com a aplicao de inqurito por questionrio, pela restrio que impe ao nvel da abrangncia em termos de consideraes gerais, implicando um leque de reflexes mais redutor. Assim sendo, em termos de linhas de investigao futura, optaramos por um trabalho qualitativo, designadamente o estudo de caso, pela dimenso abrangente, profunda e exaustiva em termos de anlise. Por outro lado, seria pertinente fazer um estudo de caso entre dois sobredotados de instituies diferentes, em que um caso fosse previamente diagnosticado e outro que no tivesse sido submetido a qualquer efeito de diagnstico, tentando perceber o perfil de cada um dos casos em termos de desenvolvimento dimensional e progressivo ao nvel acadmico e scio emocional.

Objetivo: averiguar quais as principais necessidades dos professores para responderem s caratersticas e aos desafios apresentados por alunos sobredotados Resumo:O presente estudo permitiu-nos chegar a algumas concluses que se afirmar importantes no domnio da sobredotao. Foi-nos possvel inferir que uma grande parte dos docentes participantes no estudo no possui formao especializada em Educao Especial, porm afirmam saber reconhecer o perfil do aluno sobredotado, reunindo as condies propcias promoo do sucesso educativo deste grupo de alunos.Consegue-se apurar que as necessidades mais prementes, apresentadas pelos professores face presena de crianas sobredotadas na sala de aula, residem, em grande escala, ao nvel da formao, dos materiais/recursos e do diagnstico do perfil do aluno no incio do ano letivo. Somos de opinio que esta ltima referncia nos pode remeter para o facto das crianas sobredotadas no constiturem um grupo nico, homogneo, facilmente reconhecvel em qualquer situaoConstata-se, tambm, que uma grande maioria dos professores aponta para um real esquecimento da sobredotao, ao nvel da atual legislao, que rege as Necessidades Educativas Especiais. Esta parece ser uma afirmao unnime por parte dos professores, alertando para a necessidade de investir no campo de atuao por parte das escolas e professores, num atendimento mais direcionado e especfico para os alunos sobredotados.