síntese da conjuntura económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...síntese...

22
Síntese da Conjuntura Económica I Trimestre, 2020 Junho, 2020

Upload: others

Post on 25-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 1

Síntese da Conjuntura Económica

I Trimestre, 2020Junho, 2020

Page 2: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

2 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

Síntese de Conjuntura Económica Nº 28, I Trimestre, 2020, Junho, 2020©2020 Instituto Nacional de Estatística Reprodução autorizada, excepto para fi ns comerciais com indicação da fonte bibliográfi ca

Presidência

Eliza Mónica Ana MagauaPresidente

Ficha Técnica

Título Síntese de Conjuntura Económica Nº 28, I Trimestre, 2020Junho, 2020.

Direcção e CoordenaçãoCipriano CláudioDirector das Contas Nacionais e Indicadores Globais

Ernesto da Silva SamoDirector Adjunto das Contas Nacionais e Indicadores Globais

ProduçãoDepartamento de EstudosAna Paula Dava – Chefe de DepartamentoCacilda Mateus BoaMaria Alice ChipondeJúlio Armando BizaArtigo Pascoal Chitombelo

ColaboraçãoDirecção de Estatísticas Sectoriais e de Empresas

Design e Grafi smoMário Chivambo

DifusãoInstituto Nacional de EstatísticaAv. 24 de Julho, n° 1989, 8° Andar Caixa Postal: 493Maputo – MoçambiqueTelefone: + 258 21 305 541Fax: + 258 21 305 541E-Mail: [email protected]: www.ine.gov.mz

Sistema Estatístico Nacional (SEN) é o conjunto orgânico integrado pelas instituições a quem com-pete o exercício da actividade estatística ofi cial.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) é órgão executivo central do Sistema Estatístico Nacional (SEN) que tem por objectivo a notação, apuramen-to, coordenação e difusão da informação estatística ofi cial do País.

O Instituto Nacional de Estatística subordina-se ao Conselho de Ministros.

(in Lei nº 7/96 de Julho)

ACTIVIDADE ESTATÍSTICA OFICIALPor actividade estatística ofi cial entende-se, o conjunto de métodos, técnicas e procedimentos de concepção, recolha, tratamento, análise e difusão de informação estatística ofi cial de interesse nacional, de que se destaca a realização de recenseamentos, inquéritos correntes e eventuais, a elaboração das contas nacionais e de indicadores económicos, sociais e demográfi cos, bem como a realização de estudos, análises e investigação aplicada.

VISÃOSer a principal referência estatística para o desen-volvimento nacional.

MISSÃOResponder em tempo oportuno às necessidades de informação dos utilizadores e promover a cultura estatística nacional.

VALORESUtilizadores: satisfazer progressivamente às necessidades dos utilizadores de informação estatística de qualidade, útil e em tempo oportuno.

Profi ssionalismo: promover, através da Escola Nacional de Estatística e não só, a qualifi cação, a responsabilização e valorização da capacidade e competência dos quadros.

Sinergias: criar um ambiente que favoreça a “participação de todos”, na produção, partilha e utilização de estatísticas no presente e no futuro para o desenvolvimento nacional.

AUTORIDADE ESTATÍSTICAO princípio da autoridade estatística consiste no poder conferido ao Instituto Nacional de Estatística de, no exercício das actividades estatísticas, realizar inquéritos com obrigatoriedade de resposta nos prazos que forem fi xados, bem como efectuar todas as diligências necessárias à produção das estatísticas.

SEGREDO ESTATÍSTICO princípio do segredo estatístico consiste na obrigação do INE de proteger os dados estatísti-cos individuais, relativos a pessoas singulares ou colectivas recolhidos para produção de estatísti-ca, contra qualquer utilização não estatística e divulgação não autorizada, visando salvaguardar a privacidade dos cidadãos, preservar a concorrência entre os agentes económicos e garantir a confi ança dos inquiridos.

(Lei nº 7/96 de 5 de Julho)

Page 3: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 3

Sumário

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), “World Economic Outlook, April 2020, The Great Lockdown“, a economia mundial experimentará em 2020 a pior crise económica que se traduzirá numa recessão desde a grande depressão, sendo o decrescimento projectado para 3,0%

De acordo com o “tradingeconomic.com”, o PIB do I Trimestre de 2020 contraiu em cerca de 4,8% nos EUA, 3,8% na Zona Euro e 9,8% na China.

A mesma fonte refere que a infl ação, no Trimestre em análise, foi cerca de 2,1% nos EUA, 1,1% na Zona Euro, e 4,4% na África do Sul.

A infl ação acumulada de Janeiro a Março de 2020 em Moçambique situou-se em 1,22%.

Ainda de acordo com o “tradingeconomic.com”, no mesmo período, o incremento do desemprego foi cerca de 3,8 % nos EUA, 7,3% na Zona Euro e 29,1% na África do Sul.

O mercado monetário interno para maturidade de um ano, durante o primeiro Trimestre de 2020, apre-sentou uma taxa média de juros situada em 20,5%, nas operações activas e 10,3% nas passivas.

O comportamento do Metical, ao longo do primeiro trimestre de 2020, face ao Trimestre homólogo de 2019, foi marcado pela depreciação em relação ao Euro e ao Dólar em 0,09pp e 2,0pp, respectivamente e apreciação relativamente ao Rand Sul- Africano em 0,25pp.

No quadro das relações entre Moçambique e o resto do mundo, os dados apontam para um défi ce da balança comercial de bens em cerca de 908,3 milhões de Dólares americanos.

Page 4: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

4 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

Siglas e abreviaturasAcum. AcumuladoAE Área EuroBM Banco de MoçambiqueFMI Fundo Monetário InternacionalGEP Global Economic ProstectsINE-MZ Instituto Nacional de Estatística – MoçambiqueIPC Índice de Preços no ConsumidorIVA Imposto sobre o Valor Acrescentadomm3t Média móvel de 3 termosPIB Produto Interno BrutoRSA República da África do Sultva Taxa de variação anualtvt Taxa de variação trimestral tvh Taxa de variação homólogava Variação anualvc Variação em cadeiavh Variação homólogaWEO World Economic OutlookZAR Rand Sul-africano

Unidades de medidaMT MeticaisMwh Mega watts horaPP Pontos percentuaist Toneladas t-líq Toneladas LíquidasINR Rupia - Moeda da ÍndiaEUR EuroUSD DólarCNY Renmimbi - Moeda da China

Sinais convencionais... Não disponível% PercentagemEsclarecimentos aos utilizadoresDevido aos arredondamentos, os totais podem não corresponder à soma das parcelas

Page 5: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 5

Câmbios – Taxas de câmbio (USD, Rand e Euro) estão expressas em termos de valores médios mensais. Fonte: BM.

Comércio Externo – os dados do comércio externo referem-se apenas às exportações e importações de bens (dados preliminares sujeitos a alterações nas edições posteriores). Fonte: INE.

Área Euro – Refere-se ao grupo de 17 países (EA 17), nomeadamente: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Es-lováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Por-tugal. Este grupo é mais restrito em relação aos países da União Europeia que até Julho de 2013 contava com 28 Países membros (UE28).

Eurostat – Gabinete de Estatísticas da União Europeia, fonte ofi cial das estatísticas da União Europeia.

Índice de Preços no Consumidor – indicador calculado com base nos preços recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula. O Período base do índice é 2016.

IPCH – Índice de preços no consumidor harmonizado é defi nido como o índice de preços ao consumidor (IPC) desen-volvido a partir de metodologias comparáveis a nível da região da SADC. O IPCH fornece a medida ofi cial da infl ação na região da SADC.

Taxas de Juros – Os dados das taxas de juros médias nominais são fornecidas pelo Banco de Moçambique e refer-em-se à taxas de maturidade de 1 ano.

Variação Acumulada – rácio entre o índice de determinado mês e o de Dezembro do ano anterior, em percentagem.

Variação Homóloga – rácio entre o índice de determinado mês e o homólogo do ano anterior, em percentagem.

Variação Mensal – rácio entre o índice de determinado mês e o do mês anterior, em percentagem.

Um instrumento para medir o nível e a estrutura das receitas e despesas e outras características Económicas e Sócio - Demográfi cas.Um suporte para a formulação de políticas e programas sectoriais do Governo, sector privado e sociedade Civil no geral.

Notas

Page 6: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

6 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

Page 7: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 7

Indice

1. ENQUADRAMENTO EXTERNO ............................................................................................................................................................................................9

1.1 Conjuntura Económica Global ...............................................................................................................................................................................................9

1.1.1 Crescimento Económico Global .........................................................................................................................................................................................9

Projecções do crescimento económico mundial (variação percentual) .......................................................................................................................................9

PIB Trimestral ..............................................................................................................................................................................................................................9

Infl ação ........................................................................................................................................................................................................................................9

Desemprego ...............................................................................................................................................................................................................................9

2. ACTIVIDADE ECONÓMICA ..................................................................................................................................................................................................9

2.1 Produto Interno Bruto – Moçambique ....................................................................................................................................................................................9

Gráfi co 1:PIB trimestral por ramos de actividades: Variações percentuais em volume (período homólogo) ............................................................................9

2.2 Energia Eléctrica ..................................................................................................................................................................................................................9

Gráfi co 2: Índice de Energia Eléctrica produzida (Jan.2011=100) ..............................................................................................................................................9

2.3 Movimento de Hóspedes e Dormidas .................................................................................................................................................................................10

Gráfi co 3: Índice de Movimento de Hóspedes (Jan. 2016 = 100) .............................................................................................................................................10

Gráfi co 4: Índice de Dormidas (Jan. 2016 = 100) ......................................................................................................................................................................10

2.4 Transporte Aéreo e Ferroviário ...........................................................................................................................................................................................10

Gráfi co 5: Índice de Transporte Aéreo (Jan. 2016 = 100) .........................................................................................................................................................10

Gráfi co 6: Índice de Transporte Ferroviário (Jan. 2016 = 100) ..................................................................................................................................................10

3. INDICADORES DO CONSUMO ..........................................................................................................................................................................................11

3.1 Cerveja ................................................................................................................................................................................................................................11

Gráfi co 7: Índice de volume de vendas de Cerveja (Jan. 2016 = 100) ....................................................................................................................................11

3.2 Combustíveis .......................................................................................................................................................................................................................11

Gráfi co 8: Índice de importação de Combustíveis (Jan. 16 = 100) ...........................................................................................................................................11

3.3 Volume de Negócios ...........................................................................................................................................................................................................11

Gráfi co 9: Índice de Volume de Negócios (Jan.16 = 100) .........................................................................................................................................................11

4. INDICADORES DE INVESTIMENTO ..................................................................................................................................................................................11

4.1 Equipamento e Veículos .....................................................................................................................................................................................................11

Gráfi co 10: Índice de importação de equipamentos (Jan.16 = 100) ..........................................................................................................................................11

4.3 Carvão e Alumínio ...............................................................................................................................................................................................................12

Gráfi co 12: Índice de volume de vendas de Alumínio e Carvão (Jan.16 = 100) .......................................................................................................................12

5. PROCURA EXTERNA ..........................................................................................................................................................................................................12

5.1 Evolução do Saldo Comercial de Bens ...............................................................................................................................................................................12

Gráfi co 13: Saldo comercial (103 USD) .....................................................................................................................................................................................12

Gráfi co 14: Índices de importações e exportações (Jan.2016 = 100) .......................................................................................................................................12

4.2 Cimento ...............................................................................................................................................................................................................................12

Gráfi co 11: Índice de volume de vendas e importação de Cimento (Jan.16 = 100) ..................................................................................................................12

Gráfi co 15: Evolução da taxa de cobertura das importações (%) .............................................................................................................................................13

5.2 Principais Produtos Transaccionados .................................................................................................................................................................................13

Gráfi co 16: Peso dos principais produtos de exportação ..........................................................................................................................................................13

Gráfi co 17: Peso dos principais produtos de importação ..........................................................................................................................................................13

Page 8: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

8 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

Quadro 1: Principais origens das importações (103 USD) ........................................................................................................................................................13

Quadro 2: Principais destinos das exportações (106 USD) .......................................................................................................................................................13

5.3 Principais Países de destino e origem dos produtos ..........................................................................................................................................................13

6. PREÇOS E RENDIMENTOS ................................................................................................................................................................................................14

6.1 Infl ação ................................................................................................................................................................................................................................14

Gráfi co 18: Variação Acumulada, Moçambique (2016 =100) ....................................................................................................................................................14

Gráfi co 19: Produtos de Maior Contribuição para infl ação Acumulada em Março, 2019 (pp). ..................................................................................................14

6.2 Índice de Preços Harmonizado da SADC (HIPC) ...............................................................................................................................................................14

Gráfi co 20: Infl ação da SADC por Estados-Membros (2010= 100) ..........................................................................................................................................14

Gráfi co 21: Infl ação média trimestral por divisões (2010=100) .................................................................................................................................................14

6.3 Taxas de Juros ....................................................................................................................................................................................................................15

Gráfi co 22: Evolução da taxa de juro Activa (1 ano) .................................................................................................................................................................15

Gráfi co 23: Evolução da taxa de juro Passiva (1 ano) ..............................................................................................................................................................15

Gráfi co 24: Evolução do spread bancário (1 ano) .....................................................................................................................................................................15

6.4 Taxas de Câmbio .................................................................................................................................................................................................................15

Gráfi co 25: Evolução do câmbio médio do Dólar (MT/USD) .....................................................................................................................................................15

Gráfi co 26: Evolução do câmbio médio do Rand (MT/ZAR) .....................................................................................................................................................16

Gráfi co 27: Evolução do câmbio médio do Euro (MT/EUR) ......................................................................................................................................................16

6.5 Receitas do Estado .............................................................................................................................................................................................................16

Gráfi co 28: Estrutura percentual dos Impostos no total das Receitas do Estado (Jan – Jun., 2019) .......................................................................................16

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................................................................................................................................17

Sites de dados: ..........................................................................................................................................................................................................................17

8. ANEXOS ..............................................................................................................................................................................................................................18

Anexo 1 - Enquadramento Externo ...........................................................................................................................................................................................18

Anexo 2 - Actividade Económica ...............................................................................................................................................................................................19

Anexo 3 – Procura Interna ........................................................................................................................................................................................................20

Anexo 4 – Procura Externa .......................................................................................................................................................................................................21

Anexo 5 – Preços e Rendimentos .............................................................................................................................................................................................22

Page 9: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 9

1. ENQUADRAMENTO EXTERNO

1.1 Conjuntura Económica Global

1.1.1 Crescimento Económico Global

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), “World Economic Outlook, April 2020, The Great Lockdown“, A economia mundial experimen-tará em 2020 a pior crise económica que se traduzirá numa recessão desde a grande depressão.

Entre os factores de recessão da economia mundial destacam-se os efeitos da Pandemia da COVID-19, que impõem altos e crescentes custos de saúde pública, exigindo isolamentos, bloqueios e paralisação de muitas actividades económicas e sociais.

Em consequência da pandemia, a economia global poderá sofrer uma queda de 3,0% em 2020, um resultado pior do que ocorrido durante a crise fi nancei-ra 2008-2009, que foi de 0,1%.

O desafi o, neste momento, é conter os impactos do surto da pandemia da COVID-19, aumentando as despesas com saúde para fortalecer, especial-mente, a capacidade e os recursos do sector de saúde, adoptando medidas para reduzir o contágio;

Deve-se adoptar políticas económicas para amortecer o impacto do declínio das actividades nas empresas e no sistema fi nanceiro para garantir que a re-cuperação económica possa iniciar rapidamente quando a pandemia passar. Também os formuladores de políticas devem implementar medidas fi scais, monetárias e fi nanceiras direcionadas para apoiar as famílias e as empresas afectadas.

Previsão do crescimento global (%) 2019 2020 2021Mundo 2.9 -3.0 5.8Economias avançadas 1.7 -6.1 4.5Zona Euro 1.2 -7.5 4.7Economias avançadas e em vias de desenvolvimento 3.7 -1.0 6.6Zona Central da Asia e Médio Oriente 1.2 -2.8 4.0África Sub-Sahariana 3.1 -1.6 4.1Ásia Emergente e em via de Desenvolvimento 5.5 1.0 8.5

Fonte: IMF, World Economic Outlook Update, April, 2020

PIB Trimestral

De acordo com o “tradingeconomic.com”, o PIB do I Trimestre de 2020 con-traiu em cerca de 4,8% nos EUA, 3,8% na Zona Euro e 9,8% na China.

Infl ação

A mesma fonte refere que a infl ação, no Trimestre em análise, foi cerca de 2,1% nos EUA, 1,1% na Zona Euro, 4,4% na África do Sul e5,0% na China.

Desemprego

Ainda de acordo com o “tradingeconomic.com”, no mesmo período, o incre-mento do desemprego foi estimado em cerca de 3,8 % nos EUA, de 7,3% na Zona Euro e de 29,1% na África do Sul.

2. ACTIVIDADE ECONÓMICA

2.1 Produto Interno Bruto – MoçambiqueA economia moçambicana, ao longo do I Trimestre de 2020, face ao período homólogo de 2019 registou um crescimento em cerca de 1,68%.

Gráfi co 1:PIB trimestral por ramos de actividades: Variações percentuais em volume (período homólogo)

Fonte: INE

1,0

4,5

9,6

-8,2 -8

,7

-0,7

-5,4

7,4

5,8

3,7

3,7

2,9

1,5

-11,

7

2,5

6,5

1,7 2,

9

-1,4

5,0

-0,1

1,7

-15,0

-10,0

-5,0

0,0

5,0

10,0

15,0

Agric

ultur

a

Pesc

as

Ind.

Extr

aç. M

ineira

Indu

stria

Tran

sform

ador

a

Electr

icidad

e e

Água

Cons

truçã

o

Com

ércio

e S

erv.

Repa

raçã

o

Hote

is e

Resta

uran

tes

Tran

spor

tes e

Com

unica

ções

Servi

ços F

inanc

eiros

PIB

a pr

eços

de

mer

cado

ITrim-19 ITrim.20Fonte: INE

Este resultado foi infl uenciado basicamente pelos seguintes ramos: Electrici-dade gás e água (6,5%), Transporte Armazenagem e Informação e Comuni-cações (5,0%). Contrariando a tendência dos ramos acima citados, evidenci-am-se os seguintes ramos: Indústria de extracção mineira (-11,5%) e Hoteis e restaurantes (-1,4%).

2.2 Energia Eléctrica De acordo com a informação disponível, a produção de energia eléctrica, durante o IV Trimestre de 2019 decresceu cerca de 13,4%, quando compara-do com o trimestre homólogo de 2018. Relativamente ao trimestre anterior, diminuiu cerca de 7,1%.

A dinâmica da facturação total de energia teve um aumento ligeiro em cerca de 1,3%, em relação ao trimestre homólogo, sendo a facturação feita aos consumidores de média e alta tensão contribuído com cerca de 15,9% e 4,0%, respectivamente. Todavia, a facturação dos de baixa tensão apresen-tou uma redução em cerca de 4,2%.

Gráfi co 2: Índice de Energia Eléctrica produzida (Jan.2011=100)

40,00

50,00

60,00

70,00

80,00

90,00

100,00

110,00

Jan.

16 Abr

Jul

Oct

Jan.

17 Abr

Jul

Oct

Jan.

18 Abr

Jul

Oct

Jan.

19 Abr

Jul

Oct

Page 10: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

10 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

Fonte: INE

No I Trimestre de 2020, o transporte ferroviário registou um movimento des-cendente de passageiros em 7,4% e uma diminuição do volume de carga em 6,4%, quando comparado com o período homólogo de 2019. Relativa-mente ao trimestre anterior, o fl uxo de passageiros também reduziu cerca de 20,8%% e de carga diminuiu cerca de 9.4,0%.

Gráfi co 6: Índice de Transporte Ferroviário (Jan. 2016 = 100)

2.4 Transporte Aéreo e Ferroviário O transporte aéreo de passageiros cresceu cerca de 6,2%. Contrariamente, o volume de carga reduziu cerca de 27,3% em relação ao trimestre homólo-go de 2019. Em relação ao Trimestre anterior, o transporte de passageiros diminuiu cerca de 22,9% e o volume de carga aumentou em 13,0%, quando comparado com o trimestre homólogo e diminuiu cerca de 3,4%, face ao trimestre anterior.

Gráfi co 5: Índice de Transporte Aéreo (Jan. 2016 = 100)

Fonte: INE

2.3 Movimento de Hóspedes e DormidasDe acordo com os dados recolhidos com base na amostra do Inquérito Men-sal aos Estabelecimentos Hoteleiros, o fl uxo de hóspedes durante o I Trime-stre de 2020 decresceu face ao trimestre homólogo do ano anterior em cerca de 15,5% e comparativamente ao trimestre anterior cresceu cerca de 11,4%.

Gráfi co 3: Índice de Movimento de Hóspedes (Jan. 2016 = 100)

Fonte: INE

No I trimestre de 2020, as dormidas registaram um decrescimento, na ordem de 1,2%, relativamente ao período homólogo e face ao trimestre passado diminuíram cerca de 12,2%.

Gráfi co 4: Índice de Dormidas (Jan. 2016 = 100)

50,00

60,00

70,00

80,00

90,00

100,00

110,00

120,00

Jan.

16 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

17 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

18 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

19 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

20 Mar

Nacionais Estrangeiros

60

80

100

120

140

160

180

200

220

240

260

Jan.

16 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

17 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

18 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

19 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

20 Mar

Passageiros Carga

6080

100120140160180200220240260280300

Jan.

16 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

17 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

18 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

19 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

20 Mar

Passageiros Carga

50,00

60,00

70,00

80,00

90,00

100,00

110,00

120,00

130,00

140,00

150,00

Jan.

16 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

17 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

18 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

19 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

20 Mar

Nacionais Estrangeiros

Fonte: INE

Page 11: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 11

3. INDICADORES DO CONSUMO

3.1 CervejaDe acordo com a informação disponível, a quantidade da cerveja nacional vendida e a importada no I Trimestre de 2020, diminuiu cerca de 98,5% e 13,4%, respectivamente face ao período homólogo de 2019.

Em relação ao trimestre anterior, a cerveja nacional vendida reduziu cerca de 98,6%, enquanto a importação da mesma aumentou cerca de 29,8%.

Gráfi co 7: Índice de volume de vendas de Cerveja (Jan. 2016 = 100)

Fonte: INE

3.2 CombustíveisNo Trimestre em análise, a importação da gasolina e do gasóleo aumentou 67,4% e 97,3%, respectivamente, face ao Trimestre homólogo de 2019. Em relação ao Trimestre passado, a importação de gasolina reduziu cerca de 71,8% e a de gasóleo aumentou cerca de 202,7%.

Gráfi co 8: Índice de importação de Combustíveis (Jan. 16 = 100)

Fonte: INE

Fonte: INE

4. INDICADORES DE INVESTIMENTO

4.1 Equipamento e Veículos Durante o I Trimestre de 2020, a importação de equipamentos observou um incremento ligeiro fi xado em 7,5% quando comparado com o período homólogo de 2019 e uma redução de cerca de 11,2%, quando comparada com o trimestre anterior.

Gráfi co 10: Índice de importação de equipamentos (Jan.16 = 100)

Fonte: INE

3.3 Volume de Negócios De acordo com a informação disponível, o volume de negócios do sector de restauração decresceu, quer em relação ao período homólogo de 2019, quer face ao trimestre anterior cerca de 20,5% e 14,9%, respectivamente.

O volume de negócios do Comércio durante o I Trimestre de 2020 cresceu 2,0%, face a igual período de 2019 e decresceu 12,7% em relação ao tri-mestre anterior.

Gráfi co 9: Índice de Volume de Negócios (Jan.16 = 100)

-10,00

10,00

30,00

50,00

70,00

90,00

110,00

130,00

150,00

170,00

Jan.

16 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

17 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

18 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

19 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

20 Mar

cerveja Nacional

5,00

45,00

85,00

125,00

165,00

205,00

245,00

285,00

325,00

365,00

405,00

445,00

485,00

Jan.

16 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

17 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

18 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

19 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

20 Mar

Gasolina S/PB Gasóleo

70,0080,0090,00

100,00110,00120,00130,00140,00150,00160,00170,00

Jan.

16 Mar

Mai Ju

lSe

tNo

vJa

n.17 Mar

Mai Ju

lSe

tNo

vJa

n.18 Mar

Mai Ju

lSe

tNo

vJa

n.19 Mar

Mai Ju

lSe

tNo

vJa

n.20

VN restauração VN Comércio

0

100

200

300

400

500

600

Jan.

16 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

17 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

18 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

19 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

20 Mar

Importção de veículos Importação de equipamento

Page 12: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

12 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

Fonte: INE

4.3 Carvão e AlumínioNo I Trimestre de 2020, o volume de carvão vendido incrementou cerca de 113,7%, comparativamente ao Trimestre homólogo de 2019 e um incremento ligeiro de 3,8%, em relação ao trimestre anterior.

O volume de alumínio vendido indica uma redução tanto em relação ao Tri-mestre homólogo de 2019 como em relação ao anterior, fi xado em cerca de 3,9% e 14,0%, respectivamente.

Gráfi co 12: Índice de volume de vendas de Alumínio e Carvão (Jan.16 = 100)

4.2 CimentoO volume de cimento nacional vendido no I Trimestre, teve um incremento à volta de 22,1%, face a igual período de 2019 e uma redução de cerca de 33,9% relativamente ao Trimestre anterior.

O nível de importação do cimento aumentou quando comparado com o Tri-mestre homólogo de 2019 em cerca de 17,2% e teve uma redução de cerca de 29,7% quando comparado com o período anterior.

Gráfi co 11: Índice de volume de vendas e importação de Cimento (Jan.16 = 100)

5. PROCURA EXTERNA

5.1 Evolução do Saldo Comercial de BensDados provisórios sobre o comércio externo indicam que no I Trimestre de 2020, o défi ce da balança comercial de bens fi xou-se em cerca de 908,3 milhões de Dólares americanos.

As exportações reduziram cerca de 21,9% e as importações aumentaram cerca de 9,0%, quando comparadas às do Trimestre homólogo de 2019.

Gráfi co 13: Saldo comercial (103 USD)

Fonte: INE

Gráfi co 14: Índices de importações e exportações (Jan.2016 = 100)

0,00

50,00

100,00

150,00

200,00

250,00

300,00

350,00

Jan.

16 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

17 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

18 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

19 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

20 Mar

Cimento Importado Cimento Nacional

0,00

50,00

100,00

150,00

200,00

250,00

300,00

350,00

400,00

450,00

500,00

Jan.

16 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

17 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

18 Mar Mai Jul

Set

Nov

Jan.

19 Mar

May Ju

lSe

pNo

vJa

n.20 Mar

Alumínio vendido Carvão vendido

-2500000

-2000000

-1500000

-1000000

-500000

0

500000

I Trim

.13

IIITr

im.1

3

I Trim

.14

IIITr

im.1

4

I Trim

.15

IIITr

im.1

5

I Trim

.16

IIITr

im.1

6

I Trim

.17

IIITr

im.1

7

I Trim

.18

IIITr

im.1

8

I Trim

.19

IIITr

im.1

9

I Trim

.20

0,00

50,00

100,00

150,00

200,00

Jan.

16 Abr

Jul

Out

Jan.

17 Abr

Jul

Out

Jan.

18 Abr

Jul

Out

Jan.

19 Abr

Jul

Out

Jan.

20

Exportações Importações

Fonte: INE

Fonte: INE

Page 13: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 13

Gráfi co 15: Evolução da taxa de cobertura das importações (%)

Fonte: INE

5.2 Principais Produtos TransaccionadosNo primeiro trimestre de 2020, o volume das exportações rondou em cerca de 999,1 milhões de Dólares americanos.

Dos principais produtos exportados no Trimestre, o destaque vai para as barras e perfi s de alumínio (23,1%), carvão mineral (hulha) (19,5%), energia eléctrica (15,5%) e gás natural (6,8%).

Gráfi co 16: Peso dos principais produtos de exportação

Fonte: INE

Barras e perfis de aluminio;

23,05

Carvão mineral,

hulha; 19,47

Energia eléctrica; 15,49

Gás natural; 6,84

Outros; 35,15

No período em análise, o volume das importações totalizaram cerca de 1,9 mil milhões de Dólares americanos, tendo-se destacado as de maquinaria (18,1%), as de cereais (8,7 %) e as de gasóleo (8,1%).

Gráfi co 17: Peso dos principais produtos de importação

Fonte: INE

Quadro 1: Principais origens das importações (103 USD)

Quadro 2: Principais destinos das exportações (106 USD)

5.3 Principais Países de destino e origem dos produtos Alguns dos países que se evidenciaram nas relações comerciais com Moçambique no primeiro Trimestre de 2020 como destino das exportações foram: África do Sul (23,3%), Índia (12,3%), China (4,3%) e Países Baixos (1,8%), tendo como principais produtos de transacção: gás de petróleo, are-ias naturais, hulha, castanha de caju e alumínio bruto.

Relativamente às importações, entre os fornecedores para Moçambique, ti-veram maior relevo a África do Sul (23,1%), a índia (10,2%), a China (8,5%) e os Emiratos Árabes Unidos (7,5%). Tendo como produtos transacciona-dos com maior expressão foram: óleos de petróleo, maquinarias, vagões de transporte, pneumáticos, automóveis, tractores e milho.

Países Volume IV Trim (106USD) Peso (%) Principais produtos

Africa do Sul 440,1 23,07 Vagões de transporte, MilhoÍndia 193,8 10,16 Medicamentos, MaquinariaChina 161,5 8,47 Pneumáticos, AutomóveisEmiratos Árabes Unidos 142,7 7,48 òleos de petroleo, TractoresOutros 969,3 50,82 -Total 1907,7 100,00 -

Países Volume IV Trim (106USD) Peso(%) Principais produtos

Africa do Sul 232,3 23,25 Gás de petróleoIndia 123,3 12,34 Hulhas, castanhaChina 42,9 4,29 Áreas naturaisPaíses Baixos 18,8 1,88 Alumínio brutoOutros 716,9 58,23 -Total 999,1 100 -

0,00

20,00

40,00

60,00

80,00

100,00

120,00Ja

n.16 Ab

rJu

lOu

tJa

n.17 Ab

rJu

lOu

tJa

n.18 Ab

rJu

lOu

tJa

n.19 Ab

rJu

lOu

tJa

n.20

Maquinaria; 18,12

Cereais; 8,69

Gasóleo; 8,11

Page 14: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

14 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

6. PREÇOS E RENDIMENTOS

6.1 Infl açãoNo primeiro trimestre de 2020, a infl ação acumulada situou-se em 1,22%, cerca de 0,41pp abaixo do registado em igual período de 2019.

A divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas destacou-se ao contribuir positivamente para o total da infl ação acumulada com cerca de 0,91 pontos percentuais (pp).

Relativamente aos produtos de maior destaque vai para o peixe fresco, re-frigerado e congelado com cerca de 0.11pp.

Gráfi co 18: Variação Acumulada, Moçambique (2016 =100)

Fonte: INE

Gráfi co 19: Produtos de Maior Contribuição para in-fl ação Acumulada em Março, 2019 (pp).

6.2 Índice de Preços Harmonizado da SADC (HIPC)Ao longo do quarto Trimestre de 2019, a infl ação média trimestral homóloga da região da SADC, medida pela variação do Índice de Preços Harmoniza-do, situou-se a uma taxa de 16,9%, o que representa uma aceleração de 5,43pp.

Maurícias e Seychelles apresentaram a menor variação de preços da zona Austral, situando-se, ambos em 1,4% enquanto Zimbabwe observou a maior variação, situando-se em 573,67%.

Gráfi co 20: Infl ação da SADC por Estados-Membros (2010= 100)

Fonte: SADC

A Divisão de transporte apresentou maior variação de preços durante o quarto Trimestre de 2019 com 20,4%.

Gráfi co 21: Infl ação média trimestral por divisões (2010=100)

Fonte: INE Fonte: SADC

0,65

0,95

1,63

1,93

1,61

1,38

1,07 1,

18 1,28

1,59

2,20

3,50

0,63

1,00

1,22

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

2019 2020

0,11

0,06

0,05

0,04

0,02

0,02

0,01

0,01

0,01

0,01

0,01

0,01

Peixe fresco ,refrigerado ou congelado

Carapau fresco ,refrigerado ou congelado

Oleo

Amendoim (casca e miolo)

Cerveja para consumo fora de casa

Bilhetes de entrada para cinema

Batata doce

Farinha de milho

Arroz grão

Alface

Alho

Carne de cabrito fresca ,refrigerada ou congelada

17,0

3,6 11,7

4,3 7,3 10,5

3,9 4,3 5,2 3,9 5,2 5,0 3,2 4,9

30,9

8,016,13

2,83

4,47

3,00

4,53

10,60

1,37

2,77

4,43

1,40

4,90

2,10

3,73 11,63

573,6

7

16,93

Ango

la

Bots

wana

Rep.

Dem

. Con

go

Leso

tho

Mad

agas

car

Mala

wi

Mau

ricias

Moç

ambiq

ue

Nam

ibia

Seyc

helle

s

Áfric

a do

Sul

Eswa

tini

Tanz

ania

Zam

bia

Zim

babw

e

SADC

IV TRIM18 IV TRIM19

16,9

20,0

17,3

18,8

12,2

18,0

19,8

20,4

4,9

18,6

5,0

17,1

17,3

All items HCPI

Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas

Bebidas alcoólicas e tabaco

Vestuário e calçado

Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis

Mobiliário, artigos de decoração, equipamento doméstico e …

Saúde

Transportes

Comunicações

Lazer, recreação e cultura

Educação

Restaurantes, hotéis, cafés e similares (inclui catering)

Bens e serviços diversos

Page 15: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 15

6.3 Taxas de JurosDe acordo com a informação disponível, a taxa de juro média nominal prat-icada nas operações activas para o prazo de um ano, fi xou-se em cerca 20,5%.

Gráfi co 22: Evolução da taxa de juro Activa (1 ano)

Fonte: BM

Nas operações passivas, também para a maturidade de um ano, em termos médios, para o mesmo período, a taxa de juro situou-se em torno de 10,3%.

Gráfi co 23: Evolução da taxa de juro Passiva (1 ano)

Fonte: BM

No que tange ao “spread” bancário, no período em análise, este situou-se em 10,3 %.

Fonte: BM

6.4 Taxas de CâmbioDe acordo com os dados reportados pelo Banco de Moçambique, as taxas de câmbio médias mensais das principais divisas de transações, no mer-cado moçambicano, apontam para uma tendência geral de depreciação nominal do Metical ao longo do primeiro Trimestre de 2020 face ao Dólar americano e ao Euro, indicando 1,44pp e 1,24pp, respectivamente e uma apreciação do mesmo em 0,07pp em relação ao Rand sul-africano.

Gráfi co 25: Evolução do câmbio médio do Dólar (MT/USD)

Fonte: BM

17,0

19,0

21,0

23,0

25,0

27,0

29,0

31,0

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

8,0

10,0

12,0

14,0

16,0

18,0

20,0

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

7,5

10,0

12,5

15,0

Abr

Jul

Out

Jan.

14 Abr

Jul

Out

Jan.

15 Abr

Jul

Out

Jan.

16 Abr

Jul

Out

Jan.

17 Abr

Jul

Out

Jan.

18 Abr

Jul

Out

Jan.

19 Abr

Jul

Out

Jan.

20

25,0

35,0

45,0

55,0

65,0

75,0

85,0

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Gráfi co 24: Evolução do spread bancário (1 ano)

Page 16: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

16 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

Gráfi co 26: Evolução do câmbio médio do Rand (MT/ZAR)

Fonte: BM

Gráfi co 27: Evolução do câmbio médio do Euro (MT/EUR)

6.5 Receitas do EstadoAo longo do I Trimestre de 2020, as receitas totais aumentaram cerca de 10,7 milhões de Meticais, relativamente ao trimestre homólogo de 2019.

Gráfi co 28: Estrutura percentual dos Impostos no total das Receitas do Estado (Jan – Jun., 2019)

Fonte: AT; DNO/REOE, Jan-Mar, 2019.

Fonte: BM

2,5

2,7

2,9

3,1

3,3

3,5

3,7

3,9

4,1

4,3

4,5

4,7

4,9

5,1

5,3

5,5

5,7

5,9Ju

lNo

vM

ar Jul

Nov

Mar Ju

lNo

vM

ar Jul

Nov

Mar Ju

lNo

vM

ar Jul

Nov

Mar Ju

lNo

vM

ar Jul

Nov

Mar

32,0

42,0

52,0

62,0

72,0

82,0

92,0

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Abr

Ago

Dez

Impostos s/Rendimento

; 45,44

Impostos sobre bens e

serviços; 46,77

Outros impostos

nacionais; 7,79

Page 17: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 17

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Direcção Nacional do Orçamento, Relatório de Execução Orçamental do Estado, Jan-Mar, 2019. Jan –Mar, 2020, Maputo;

IMF “World Economic Outlook, April de 2020, no artigo “ World Economic Outlook, April, 2020, The Great Lockdown”

INE (2020), Contas Nacionais Trimestrais, I Trimestre, Maio/2020, Maputo;

INE (2019, 2020), Índice de Preços no Consumidor – Moçambique;

SADC (2018, 2019), Harmonized Consumer Price Indices (HCPI),

Sites de dados:

Banco de Moçambique: http://www.bancomoc.mz

Bureau of Economic Analysis, US (BEA): http://www.bea.gov/

Bureau of Labour Statistics, U.S: http://www.bls.gov/

Direcção Nacional do Orçamento: http://www.dno.gov.mz/

Autoridade Tributária de Moçambique: http://www.at.gov.mz

Eurostat: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/

Instituto Nacional de Estatística: http://www.ine.gov.mz/

International Monetary Fund (IMF): http://www.imf.org/

Ministério da Economia e Finanças: http://www.mf.gov.mz/

SADC: http://www.sadc.int/

Statistics South Africa: http://www.sastat.gov.za

Trading Economics: http://www.tradingeconomics.com/

World Bank: http://www.worldbank.org/

Page 18: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

18 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

8. A

NEX

OS

Anex

o 1

- En

quad

ram

ento

Ext

erno

Uni

dade

Iníc

io d

a Sé

rieA

noMê

s

Trim

estr

es20

19

2018

2019

IV- 1

8I-

19II-

19

III- 1

9IV

- 19

I- 20

Abr

Mai

Jun

Jul

Aug

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Câm

bios

Taxa

de câ

mbio

MT/U

SDMT

/USD

Jan-

0760

,962

,661

,162

,463

,361

,563

,064

,464

,463

,362

,162

,060

,961

,762

,060

,961

,762

,764

,666

,1

Taxa

de câ

mbio

MT/E

URMT

/EUR

Jan-

0770

,470

,069

,770

,971

,868

,469

,7270

,9672

,372

,370

,869

,567

,767

,968

,970

,170

,169

,570

,473

,0

Taxa

de câ

mbio

MT/Z

ARMT

/ZAR

Jan-

074,4

4,34,3

4,54,5

4,24,3

4,24,6

4,64,4

4,44,0

4,24,4

4,04,2

4,44,3

4,0

Indi

ce P

reço

s no

Con

sum

idor

(Infl

acã

o)

Índice

de pr

eços

no co

nsum

idor E

UAmm

12m/

mm3m

/vh/%

Jun-

051,9

1,82,2

0,71,8

1,72,1

2,12,0

1,81,6

1,81,7

1,71,8

2,12,3

2,52,3

1,5

Índice

de pr

eços

no co

nsum

idorJa

pão

mm12

m/mm

3m/vh

/%Ja

n-00

0,70,5

0,80,2

0,80,3

0,50,5

0,90,7

0,70,5

0,30,2

0,20,5

0,80,7

0,40,4

Índice

de p

reço

s no c

onsu

mido

r Zon

a Eur

omm

12m/

mm3m

/vh/%

Jan-

961,8

1,21,9

1,51,4

0,91,0

1,11,7

1,21,3

1,01,0

0,80,7

1,01,3

1,41,2

0,7

Índice

de pr

eços

no co

nsum

idor B

razil

mm12

m/mm

3m/vh

/%Ja

n-11

4,03,7

4,13,8

4,33,2

3,43,8

4,94,7

3,43,2

3,42,9

2,53,3

4,34,2

43,3

Índice

de pr

eços

no co

nsum

idor R

ussia

mm12

m/mm

3m/vh

/%Ja

n-11

3,64,5

3,94,8

5,04,3

3,42,4

5,25,1

4,74,6

4,34,0

3,83,5

3,02,4

2,32,5

Índice

de pr

eços

no co

nsum

idor I

ndia

mm12

m/mm

3m/vh

/%Ap

r-12

3,43,6

2,62,2

3,13,5

5,36,7

3,03,1

3,23,2

3,34,0

4,75,5

5,77,6

6,65,8

Índice

de pr

eços

no co

nsum

idor C

hina

mm12

m/mm

3m/vh

/%Ja

n-96

2,02,9

2,21,7

2,62,9

4,35,0

2,52,7

2,72,8

2,83,0

3,84,5

4,55,4

5,24,3

Índice

de pr

eços

no co

nsum

idor

RSA

mm12

m/mm

3m/vh

/%Ja

n-02

4,74,1

4,94,2

4,54,1

3,64,4

4,44,5

4,54,0

4,34,1

3,73,0

4,04,5

4,64,1

Taxa

de

Des

empr

ego

EUA

%20

00.I

3,93,7

3,83,9

3,63,6

3,53,8

3,63,6

3,73,7

3,73,5

3,63,5

3,53,6

3,54,4

Zona

Eur

o%

2005

.I8,0

7,67,9

7,87,6

7,57,5

7,37,6

7,67,5

7,67,5

7,57,5

7,57,4

7,37,3

7,4

Japã

o%

2000

.I4,3

2,32,4

2,42,4

2,32,3

2,42,4

2,42,3

2,22,2

2,42,4

2,22,2

2,42,4

2,5

Braz

il%

2011

.I12

,211

,911

,612

,012

,311

,811

,311

,712

,512

,312

,011

,811

,811

,811

,611

,211

,211

,211

,612

,2

Rúss

ia%

2011

.I4,7

4,64,8

4,94,5

4,54,6

4,74,7

4,54,4

4,54,5

4,54,6

4,64,6

4,74,6

4,7

India

……

……

7,47,6

7,6…

7,47,0

7,97,3

8,27,2

8,17,2

7,67,2

7,2…

China

%20

11.I

....

3,83,7

3,63,6

3,65,8

..5,0

5,15,3

5,25,2

5,15,1

5,25,3

6,25,9

RSA

%20

09.I

..28

,227

,127

,127

,629

,129

,129

,1..

....

....

..

Font

e: F

MI W

orld

Econ

omic

Outlo

ok, D

ataba

se (p

ara o

s valo

res a

nuais

)htt

p//:w

ww.tr

ading

econ

omics

.com,

euro

stat, s

stat.c

o.sa,

euro

stat

sstat

.co.sa

Page 19: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 19

Anex

o 2

- Ac

tivid

ade

Econ

ómic

a Unid

ade

Iníci

o da

rieAn

oTr

imet

res

Mês

2019

2020

2018

2019

III-16

IV-1

8I-1

9II-

19III-

19IV

-19

I-20

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Cons

umo

de E

nerg

ia El

éctri

caTo

tal

tvh/

tva/

mm

3t/tv

hm/%

Jan-

078,

74-5

,62

-8,7

6,8

-3,2

-0,3

-8,1

1,3

…-3

,60,

82,

02,

86,

9-1

4,1

-4,5

0,9

7,7

……

…Ba

ixatvh

/tva/m

m3t/tv

hm/%

Jan-

079,6

4-9

,89-5

,21,7

-0,4

-3,1

-13,0

-4,2

…-5

,1-1

,7-2

,51,4

5,2-1

6,5-8

,0-3

,3-1

,2…

……

Média

tvh/tv

a/mm3

t/tvhm

/%Ja

n-07

10,90

3,93

-31,0

32,8

-16,0

9,77,1

15,9

…0,0

8,423

,27,1

28,4

-17,5

8,00,6

47,1

……

…Al

tatvh

/tva/m

m3t/tv

hm/%

Jan-

072,6

30,9

224

,62,0

1,9-0

,4-0

,74,0

…-2

,21,8

-1,0

3,2-7

,04,6

-5,8

17,7

2,6…

……

Tran

spor

tes F

erro

viário

sPa

ssag

eiros

Tran

spor

tados

tvh/tv

a/mm3

t/tvhm

%Ja

n-06

6,63

-11,33

42,9

-1,4

-16,0

-20,6

-6,1

-2,1

-7,4

-23,8

-18,1

-19,8

-4,5

-15,6

4,0-1

0,5-1

2,219

,40,7

-4,4

-19,1

Carg

a Fer

roviá

riatvh

/tva/m

m3t/tv

hm/%

Jan-

068,0

5-1

5,15

19,7

19,8

-4,1

-10,6

-17,8

-24,5

-6,4

-5,1

-10,0

-16,6

-23,9

-16,3

-13,2

-22,9

-30,9

-19,5

-14,6

-6,9

2,2Tr

ansp

orte

aére

oPa

ssag

eiros

Tran

spor

tados

tvh/tv

a/mm3

t/tvhm

%Ja

n-06

-4,24

6,72

-2,3

-2,5

2,56,2

5,012

,46,2

2,32,3

14,0

0,014

,30,0

0,015

,120

,417

,820

,0-1

7,8Ca

rga T

rans

porta

datvh

/tva/m

m3t/tv

hm/%

Jan-

0636

,5411

,43-8

,037

,08,3

15,0

23,9

-1,1

-27,3

44,9

32,0

-26,1

44,1

21,7

9,817

,91,2

-19,1

-24,0

-18,4

-36,2

Movim

ento

de H

óspe

des

Hósp

edes

Tota

istv

h/tv

a/mm

3t/tv

hm/%

1º/ 2

004

9,02

-1,91

-14,3

15,2

26,9

9,6-2

4,4-11

,4-1

5,57,6

14,3

7,1-1

9,5-2

7,3-2

6,1-1

2,5-9

,6-1

2,23,8

-5,3

-39,4

Nacio

nais

tvh/tv

a/mm3

t/tvhm

/%1º

/ 200

4-0

,163,4

6-1

9,38,6

26,1

11,8

-11,9

-4,4

-7,4

15,7

9,010

,9-7

,6-11

,5-1

6,5-8

,8-0

,1-4

,36,2

-0,9

-24,6

Estra

ngeir

ostvh

/tva/m

m3t/tv

hm/%

1º/ 2

004

19,26

-6,92

-9,6

22,2

27,7

7,6-3

6,7-1

7,9-2

2,40,6

19,7

3,5-3

1,5-4

2,7-3

5,7-1

6,1-1

7,5-2

0,11,5

-9,1

-51,5

Dorm

idas

Tota

istv

h/tv

a/mm

3t/tv

hm/%

Jan-

016,0

7-1

0,56

-14,2

18,7

-3,2

-1,2

-15,9

-6,7

-1,2

-7,9

7,6-2

,5-1

6,7-1

5,7-1

5,3-4

,03,1

-17,2

10,5

7,2-7

,5Na

ciona

istvh

/tva/m

m3t/tv

hm/%

Jan-

01-4

,18-9

,53-1

8,00,0

-7,8

-5,2

-8,5

3,4-1

,8-5

,3-4

,8-5

,7-5

,5-9

,5-1

0,3-1

,89,2

3,05,3

2,9-3

,1Es

trang

eiros

tvh/tv

a/mm3

t/tvhm

/%Ja

n-01

17,80

-11,50

-10,4

39,5

1,73,1

-22,7

-14,3

-0,7

-10,4

22,6

0,9-2

6,3-2

1,9-1

9,9-5

,9-1

,7-3

0,215

,411

,3-11

,2

Page 20: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

20 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

Anex

o 3

– Pr

ocur

a In

tern

a

Unid

ade

Iníci

o da

rie

Mês

2019

2020

2018

2019

I -19

II -19

III -1

9IV

-19

I -20

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

INDI

CADO

RES

DE C

ONSU

MO

Cerve

ja na

ciona

ltvh

/mm1

2m/m

m3m/

vhm%

Jan-

0623

,219

,35,0

-12,0

2,616

5,3-9

6,5-1

,46,2

10,4

7,8-4

,15,3

238,1

139,0

144,6

-99,9

-93,1

-95,9

Cerve

ja im

porta

datvh

/mm1

2m/m

m3m/

vhm%

Jan-

0610

3,3-9

,865

,023

,8-2

4,7-5

1,7-1

3,462

,336

,6-1

4,1-1

9,5-11

,9-4

3,9-7

0,1-5

5,3-9

,633

,616

,6-7

5,3

Medic

amen

tos im

porta

dos

tvh/m

m12m

/mm3

m/vh

m%Ja

n-06

24,3

4,110

,411

5,9-4

2,6-3

,712

1,610

9,014

5,094

,7-6

7,5-1

5,0-4

1,242

,7-2

3,2-2

9,260

,418

0,813

9,6

Gaso

lina i

mpor

tada

tvh/m

m12m

/mm3

m/vh

m%Ja

n-06

22,7

43,9

-34,7

-3,4

-11,0

197,9

67,3

-6,0

-15,2

11,6

-38,5

45,2

-29,9

361,9

81,5

253,6

53,6

31,0

119,3

Gasó

leo im

porta

dotvh

/mm1

2m/m

m3m/

vhm%

Jan-

0640

,3-2

5,9-4

2,227

,7-4

,4-7

5,397

,3-9

,216

4,5-3

0,5-7

,2-1

4,811

,4-6

2,7-8

4,6-7

1,786

,562

,519

3,9

Volum

e de n

egóc

ios da

resta

uraç

ãotvh

/mm1

2m/m

m3m/

vhm%

Jan-

066,8

-5,3

-4,7

-9,1

0,5-7

,9-2

0,5-9

,01,1

-18,8

-2,5

-0,3

4,4-5

,7-2

,6-1

4,8-1

6,8-8

,2-3

6,1

volum

e de n

egóc

ios do

comé

rcio

tvh/m

m12m

/mm3

m/vh

m%Ja

n-06

10,4

6,017

,212

,74,4

-5,4

2,05,9

16,5

15,6

21,3

-2,8

-2,1

3,5-2

2,68,1

6,50,2

-0,5

INDI

CADO

RES

DE IN

VEST

IMEN

TO

Veíc

ulos

impo

rtado

stvh

/mm1

2m/m

m3m/

vhm%

Jan-

0680

,319

,112

,523

,6-1

0,263

,3-4

,255

,5-9

,338

,1-1

,0-1

7,7-11

,466

,077

,047

,9-2

0,0-6

,318

,1

Cime

nto n

acion

altvh

/mm1

2m/m

m3m/

vhm%

Jan-

06-6

,56,5

-31,2

7,938

,316

,622

,1-0

,412

,711

,194

,933

,413

,713

,25,6

35,2

43,1

-31,2

53,5

Cim

ento

impo

rtado

tvh/m

m12m

/mm3

m/vh

m%Ja

n-06

32,2

16,5

56,4

-49,2

45,5

119,3

17,2

-26,5

-51,8

-63,9

65,6

-26,4

34,6

81,0

153,1

142,5

230,8

39,2

-24,7

Prod

ução

de A

lumíni

o tvh

/mm1

2m/m

m3m/

vhm%

Jan-

150,6

-1,3

0,2-1

,8-1

7,013

,5-3

,90,2

-4,9

-0,6

-3,8

-2,0

-45,5

17,3

30,8

-6,8

-3,6

-7,4

-0,7

Impo

rtaçã

o de e

quipa

mento

tvh/m

m12m

/mm3

m/vh

m%Ja

n-06

39,8

25,7

12,0

0,650

,036

,87,5

22,6

34,9

-36,7

37,7

28,8

100,5

151,8

8,4-3

2,3-1

4,050

,5-3

,8

Prod

ução

de C

arvã

otvh

/mm1

2m/m

m3m/

vhm%

Jan-

1143

,214

,5-7

,2-9

,320

,446

,511

3,7-2

4,79,5

-12,5

50,3

-32,4

118,4

40,1

67,2

35,5

89,0

113,8

129,2

Page 21: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística 21

Anex

o 4

– Pr

ocur

a Ex

tern

a

Unid

ade

Iníci

o da

rie

Mês

2019

2018

2019

I-19

II-19

III-19

IV-1

9I-2

0Ab

rMa

iJu

nJu

lhAg

oSe

tOu

tNo

vDe

zJa

nFe

vMa

r

Com

ércio

Ext

erno

(Ben

s)

Valor

das E

xpor

taçõe

svh

/mm1

2m/m

m3m/

vh%

Jan-

095,6

-6,4

-6,3

-12,0

-7,6

0,1-8

,6-5

,2-2

,2-2

6,64,5

-18,9

-6,6

7,8-1

6,812

,5-1

6,42,4

-12,7

Valor

das I

mpor

taçõe

svh

/mm1

2m/m

m3m/

vh%

Jan-

0920

,97,7

-2,8

5,313

,414

,019

,48,7

34,8

-24,3

20,4

3,019

,329

,82,4

10,3

25,1

19,5

13,7

Saldo

Com

ercia

lvh

/mm1

2m/m

m3m/

vh%

Jan-

09-6

1,540

9,0-1

64,1

51,0

74,6

-181

,3-3

95,9

38,8

150,7

-18,1

68,3

55,2

114,1

67,2

-140

,7-1

30,7

-152

,766

,455

,7

Taxa

de C

ober

tura

%Ja

n-09

71,9

63,2

-3,7

-14,6

-18,7

-11,2

-23,5

-8,7

-20,8

-2,2

-9,9

-15,0

-17,0

-10,7

-14,1

1,4-2

3,4-1

0,5-1

4,3

Dest

ino

das E

xpor

taçõ

es

Áfric

a do S

ul10

^6 U

SD/m

m3m/

vh%

Jan-

1186

0,298

8,7-3

2,5-3

1,821

,23,7

9,2-3

5,70

-35,6

7-2

2,07

134,8

46,7

2-2

3,50

7,97

49,05

-26,1

515

,34-0

,6112

,04

China

10^6

USD

/mm3

m/vh

%Ja

n-11

252,8

304,0

-28,2

-8,6

76,2

19,7

-28,8

-30,2

160

,51-1

5,71

145,0

010

2,45

-9,81

101,8

6-1

,117,9

2-7

9,82

-1,72

107,6

0

Paíse

s Baix

os10

^6 U

SD/m

m3m/

vh%

Jan-

1147

2,549

1,851

0,352

,955

,0-6

2,460

,2-5

2,40

-55,3

3-8

9,46

-90,8

69,6

7-7

9,86

-85,5

734

,14-9

9,98

-97,5

62 1

94,42

-6,60

Portu

gal

10^6

USD

/mm3

m/vh

%Ja

n-11

19,1

410,8

64,0

-31,8

31,3

23,0

103,7

0,57

-19,9

5-4

3,88

3,57

-60,1

4-2

8,74

384,3

4-7

9,66

-6,00

-32,6

225

9,66

60,16

Orig

em d

as Im

porta

ções

Áfric

a do S

ul10

^6 U

SD/m

m3m/

vh%

Jan-

1118

12,4

1803

,020

,3-1

,422

,024

,1-0

,3-7

,85,5

-2,0

25,9

19,0

21,7

29,1

27,6

16,3

60,7

17,0

10,0

China

10^6

USD

/mm3

m/vh

%Ja

n-11

493,4

798,0

34,3

15,0

-16,1

12,7

-24,3

57,6

38,9

-27,7

18,3

-54,3

82,8

15,1

-16,5

42,9

-32,3

11,8

-44,7

Japã

o10

^6 U

SD/m

m3m/

vh%

Jan-

1197

,519

7,614

,8-1

7,956

,473

,1-3

0,213

0,89,3

-68,3

61,6

30,1

85,7

98,0

84,7

43,5

-18,3

-18,9

-44,1

Paíse

s Baix

os10

^6 U

SD/m

m3m/

vh%

Jan-

1137

3,952

0,1-9

2,5-8

7,7-6

6,7-6

5,3-4

,2-9

1,4-8

1,0-9

1,5-2

,0-8

1,0-7

2,4-1

8,117

2,7-8

4,1-1

5,226

,7-2

3,5

Portu

gal

10^6

USD

/mm3

m/vh

%Ja

n-11

242,3

230,4

17,1

-0,8

31,1

15,1

-4,7

-17,2

23,2

-5,8

26,2

25,1

44,0

24,2

4,419

,7-7

,4-1

2,96,4

Page 22: Síntese da Conjuntura Económica › estatisticas › estatisticas-economicas › copy...Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional

22 Síntese de Conjuntura Económica Nº 26, IV Trimestre, Março 2020 – Instituto Nacional de Estatística

Anex

o 5

– Pr

eços

e R

endi

men

tos

Ano

Trim

estre

Mês

2019

2020

2018

2019

I-19

II-19

III-19

IV-1

9I-2

0Ja

nFe

vMa

rAb

rMa

iJu

nJu

lAg

oSe

tOu

tNo

vDe

zJa

nFe

vMa

r

PREÇ

OS

Indi

ces d

e Pre

co n

o Co

nsum

idor

(Moc

ambi

que)

IPC

Total

3,91

2,78

3,64

2,66

2,06

2,78

3,37

0,65

0,30

0,67

0,29

-0,31

-0,23

-0,31

0,11

0,10

2,09

2,28

2,78

3,19

3,51

3,37

IPC

Prod

utos a

limen

tares

e be

bidas

nao a

lcooli

cas

0,01

3,28

1,31

2,94

3,26

5,69

7,61

1,81

0,52

1,15

0,50

-0,60

-0,75

-1,45

-0,08

0,11

3,45

4,11

5,69

6,96

7,84

7,61

IPC

Bens

e Se

rvico

s dive

rsos

5,24

2,15

3,07

1,50

1,72

2,32

1,97

1,00

0,23

-0,06

-0,03

0,22

0,17

0,03

0,40

0,41

1,86

2,12

2,32

2,37

2,19

1,97

Indi

ces d

e Pre

co n

o Co

nsum

idor

- Ha

rmon

izado

(SAD

C)

SADC

7,811

,27,7

8,611

,516

,9…

7,67,6

8,07,9

8,29,7

10,6

11,7

12,2

15,4

16,8

18,6

……

Ango

la17

,316

,417

,016

,216

,416

,1…

17,2

17,1

16,7

16,5

15,7

16,3

16,6

16,8

15,7

15,8

1616

,6…

……

Botsw

ana

3,63,2

3,33,2

3,52,8

…3,4

3,23,2

3,13,3

3,33,4

3,53,6

3,02,7

2,8…

……

Rep.

Dem.

Con

go8,0

4,76,0

4,34,2

4,5…

6,65,9

5,54,8

4,13,9

4,14,2

4,44,4

4,54,5

……

Leso

tho3,9

3,44,9

2,53,3

3,0…

4,84,9

5,02,0

1,83,7

3,53,1

3,23,0

2,73,3

……

Mada

gasc

ar6,7

4,23,1

4,34,9

4,5…

3,23,1

3,03,7

4,05,1

4,84,8

5,04,8

4,64,2

……

Malaw

i10

,58,5

6,27,5

9,610

,6…

6,56,2

5,95,5

5,211

,99,6

9,89,5

9,810

,511

,5…

……

Maur

icias

3,04,7

8,96,3

2,41,4

…9,0

8,29,5

7,99,2

1,82,1

3,11,9

1,21,3

1,6…

……

Moça

mbiqu

e3,5

1,60,7

0,92,1

2,8…

2,70,1

-0,7

-0,1

0,62,3

2,22,0

2,02,2

2,63,5

……

Nami

bia5,2

4,13,7

3,64,5

4,4…

3,83,7

3,53,3

2,45,2

4,64,6

4,34,2

4,15,0

……

Seyc

helle

s3,9

4,14,8

3,96,2

1,4…

4,94,6

4,84,9

4,91,8

1,516

,01,2

1,11,5

1,6…

……

Áfric

a do S

ul4,6

3,82,0

3,05,1

4,9…

2,12,0

1,91,9

2,05,2

4,95,3

5,24,7

4,75,3

……

Eswa

tini

5,03,2

4,64,2

2,12,1

…4,2

4,45,3

5,25,4

1,91,9

2,22,1

1,92,1

2,3…

……

Tanz

ania

3,33,5

3,03,5

3,63,7

…3,0

3,03,1

3,23,5

3,73,7

3,63,4

3,63,8

3,8…

……

Zamb

ia7,8

8,26,2

6,29,0

11,6

…6,7

5,95,9

5,35,7

7,510

,510

,16,4

14,2

10,4

10,3

……

Zimba

bwe

41,8

268,4

57,6

118,1

324,3

573,7

…54

,256

,961

,671

,393

,718

9,325

7,232

3,939

1,753

2,658

1,360

7,1…

……

Rece

itas F

iscais

- Mo

çamb

ique

Impo

stos s

obre

rend

imen

tos19

,14,3

-8,1

-5,9

17,4

3,327

,2-2

0,037

,1-2

0,4-9

,0-6

,2-2

,313

,719

,119

,746

,8-2

3,8-3

,759

,56,2

16,5

Impo

sto so

bre o

valor

acre

scen

tado (

IVA)

10,6

19,2

16,0

11,3

10,8

38,3

-13,6

27,3

10,9

10,1

15,0

10,7

8,28,3

4,120

,436

,940

,936

,9-11

,5-1

8,4-11

,0

Impo

sto so

bre c

onsu

mos e

spec

ífi cos

-pro

duçã

o nac

ional

28,8

4,014

,8-1

8,9-9

,510

,623

,1-4

,919

,738

,5-5

,1-3

3,4-1

4,2-5

,5-2

0,0-2

,00,6

87,3

-12,7

62,1

6,7-0

,2

Impo

stos s

obre

cons

umos

espe

cífi co

s-pro

dutos

impo

rtado

s38

,822

,033

,911

,923

,812

,3-1

3,547

,350

,310

,140

,58,2

-7,9

9,720

,348

,812

,59,1

15,6

5,1-2

5,0-1

8,5

Impo

stos s

obre

o co

mérci

o exte

rno

18,2

16,6

23,2

9,917

,313

,5-4

,838

,838

,2-2

,411

,218

,20,0

12,7

14,4

25,6

18,1

3,021

,1-4

,9-1

0,31,9

Taxa

s de J

uros

Ban

cária

s - M

oçam

bique

Activ

as24

,5-3

,520

,521

,022

,021

,320

,5-7

,4-7

,1-6

,0-4

,8-4

,8-3

,9-1

,5-1

,1-1

,5-1

,7-1

,3-0

,7-0

,20,8

-0,5

Pass

ivas

14,7

-5,5

10,5

9,68,8

8,410

,3-7

,5-7

,0-7

,3-7

,9-6

,7-5

,9-5

,4-4

,7-3

,5-3

,7-3

,1-2

,7-0

,5-0

,60,2