smar fornece sistemas de controle siderurgia: 20 anos de ... · siderurgia: 20 anos de parcerias...

6
O setor siderúrgico possui vários sistemas da Smar implantados em suas usinas. Pág.2 Diretor da Smar recebe o Prêmio Albert F. Sperry Durante a ISA SHOW 2001, realizada em Houston no mês de setembro, Carlos Liboni, Di- retor da Divisão Internacional da Smar e 1º Vice Presidente da Fiesp/Ciesp, recebeu o prêmio Albert F. Sperry. Este prêmio inédito para o Brasil reconheceu, através de Liboni, a dedicação da Smar à tecnologia Fieldbus. Essa tecnologia tem uma importância fundamen- tal na história da automação, sendo hoje a mais atualizada em todo mundo. A Smar foi a primeira empresa a desenvolver o Fieldbus, rompendo a tradição de que o Brasil é um país periférico em tecnologia e alcançando um lugar de destaque na competitividade industrial. O Albert F. Sperry é um dos prêmios mais impor- tante do cerimonial da ISA. Ele foi criado em 1955 e leva o nome do primeiro presidente da entidade. O prêmio é concedido, através de um rigoroso critério de avaliação, apenas a pessoas que realizam con- tribuições fundamentais na área de controle e instrumentação. Para Liboni este prêmio gratifica qualquer esforço e o incentiva a continuar lutando pela tecnologia brasileira. "O Albert F. Sperry é uma conquista que ilustra o nosso nome na galeria de notáveis desta área e coloca nosso país no cenário internacional. Sinto-me muito orgulhoso com tal honraria", complementa. As inovações das linhas de produtos da Smar foram mostradas na ISA 2001 Pág.3 Smar participa da ISA Show em Houston Carlos Liboni, Diretor da Divisão Internacional da Smar, recebendo o prêmio Sperry das mãos de Bob Baillet, Presidente da ISA Siderurgia: 20 anos de parcerias bem sucedidas

Upload: letuong

Post on 14-Oct-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Smar Fornece Sistemas de Controle Siderurgia: 20 anos de ... · Siderurgia: 20 anos de parcerias bem sucedidas. Unidade Móvel de Educação e Tecnologia Senai - Paraná / Smar em

Atendimento

SMAR PERNAMBUCOFone: (81) 3231-6521Fax: (81) 3231-6987Contato: Sr. Edvaldo Araújoe-mail: [email protected]

SMAR SÃO PAULOFone: (11) 3518-8555Fax: (11) 3819-3636Contato: Sr. Fábio Voltane-mail: [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROFone: (21) 2438-0527Fax: (21) 2438-4697/3329-0384Contato: Sr. Francisco Juliãoe-mail: [email protected]

SMAR MINAS GERAISFone: (31) 3225-9028Fax: (31) 3225-9576Contato: Sr. Silvio Barrose-mail: [email protected]

SMAR CURITIBAFone: (41) 242-1028Fax: (41) 242-1065Contato: Sr. Wagner Diase-mail: [email protected]

SMAR MARINGÁFone: (44) 222-2348Contato: Sr. Julio César Valdrighie-mail: [email protected]

SMAR BAHIAFone: (71) 358-7972Fax: (71) 358-5745Contato: Sr. Fernando Ávilae-mail: [email protected]

SMAR - MATRIZFone: (16) 645-3599Fax: (16) 645-6454e-mail: [email protected]

SMAR UBERLÂNDIAFone: (34) 3231 2011Fax: (34) 3231 2092Contato: Sr. José Marcos Cardassie-mail: [email protected]

Expediente:Expediente:Expediente:Expediente:Expediente:Notes:Notes:Notes:Notes:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais Ltda

direcionada ao mercado e aos clientes.

Coordenação Geral:Coordenação Geral:Coordenação Geral:Coordenação Geral:Coordenação Geral: Paulo Saturnino Lorenzato

Jornalista Jornalista Jornalista Jornalista Jornalista rrrrresponsável e editora:esponsável e editora:esponsável e editora:esponsável e editora:esponsável e editora: Elizângela Ferreira - MTb 31388

ColaboradorColaboradorColaboradorColaboradorColaboradoreseseseses desta edição: desta edição: desta edição: desta edição: desta edição: Pedro Biondo, Luiz Carlos Geron ,

Paulo Mazzei, Deusdedith de Carvalho e Luciano Botto.

Editoração e Produção: Editoração e Produção: Editoração e Produção: Editoração e Produção: Editoração e Produção: Mensagem Marketing e Comunicação

Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Paulo Vannucchi

Diagramação: Diagramação: Diagramação: Diagramação: Diagramação: João Paulo da Silva

Tiragem: Tiragem: Tiragem: Tiragem: Tiragem: 3.000 exemplares

Permitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada

a fonte e a solicitação de autorização.

Smar Fornece Sistemas de Controlepara termelétrica de Furnas

O setor siderúrgico possui vários sistemas daSmar implantados em suas usinas.Pág.2

ProcessView: a nova ferramentada Smar para supervisão de

plantas industriais

Visualização e aquisição de dados, controle desupervisório, alarmes e relatórios para plantasindustriais. Estas são algumas das funções doProcessView, o novo sistema de supervisão da Smar.

O ProcessView é parte integrante doSYSTEM302, podendo ser aplicado em qualquerplanta. Através dele, falhas que casualmenteocorrem em uma planta são gravadas no registrode históricos, para consultas posteriores ouobtenção de um relatório.

O sistema de alarmes do ProcessView possibilitaao usuário configurar a aplicação. Dessa forma, aoocorrer uma falha, o sistema avisa os operadoresresponsáveis por meio de bip sonoro, mensagemvia e-mail, mensagem via telefone celular, luzespiscando etc..

Com o ProcessView o usuário pode ter na tela docomputador uma visão mais realista do andamentodo processo da planta, visualizando o sistematrabalhando em tempo real. Isso é possível através

da construção de aplicações com animação einterfaces gráficas sofisticadas.

O ProcessView foi projetado utilizando tecnologiasabertas como o OPC (Ole for Process Control). Ele rodaem qualquer plataforma Windows 2000, Windows NT,Windows 98 e Windows 95.

Para executar o ProcessView é necessária a seguinteconfiguração mínima: Pentium 166 MHz, 64 Mb dememória RAM, 200 Mb de disco rígido, CD-ROM develocidade 8x e monitor VGA de 256 cores.

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

SMAR CAMPOSFone: (24) 2724 1893Fax: (24) 2724 1893Contato: Sr. José Roberto Sponchiadoe-mail: [email protected]

A termelétrica de Furnas promoveu recentemente um programa de modernização de duas das suas usinas,com participação da Smar no fornecimento de instrumentos e sistemas.

Na Usina de Santa Cruz na cidade do Rio de Janeiro duas de suas caldeiras (2x 80MW) tiveram seus painéistotalmente substituídos. A Smar forneceu o sistema de controle das caldeiras com controladores CD600, e osinstrumentos de campo de sua linha Hart LD301, TT301 e FY301.

Na termelétrica de Campos - RJ (2x15MW) a participação da Smar foi ainda maior com a inclusão do controladorprogramável LC700, responsável pela segurança da caldeira e pelo controle dosqueimadores.

Nestes projetos a estratégia de controle foi projetada para queima simultânea de gásnatural e óleo combustível.

Ambas as caldeiras operam hoje com 100% de sua potência nominal comdisponibilidade para o sistema muito acima da média registrada antes da modernização.

Smar presente em simpósio açucareiro de Alagoas

As melhorias operacionais realizadas na safra passadano setor industrial, administrativo e agrícola foramapresentadas no XVIII Simpósio da Agroindústria da Canade Açúcar de Alagoas. O evento aconteceu de 07 a 10 deagosto na Universidade Federal de Alagoas.

A Smar esteve presente no evento mostrando o DT301, oLC700 e vários outros produtos. No seu estande foramrealizadas várias mesas técnicas. A empresa tambémapresentou ao público visitante os novos projetos vendidosao setor para a próxima safra.

Para Edvaldo Fernando Araújo, Gerente da Filial Recife,este simpósio foi importante para a Smar. "Além das vendasnós tivemos a oportunidade de divulgar nossos produtos erealçar a marca Smar como líder em automação",complementa.

Departamentos da Smar participam de cursosobre ProcessView

Os departamentos de desenvolvimento eletrônico e engenharia nacional e internacional da Smarparticiparam, no mês passado, do curso de funcionalidade e operação do ProcessView.

Esse curso ministrado por Gaétan Cloutier, novo gerente de vendas da região nordeste dos EUA, teve aduração de 4 dias e esclareceu as principais dúvidas dos participantes sobre este software supervisório.

Segundo Luciano Botto, Assistente de Marketing da Smar, o curso foi um sucesso. "O Gaétan nosapresentou de maneira simples e precisa as principais características e os diferenciais do ProcessView, anova ferramenta da Smar que agora é parte integrante do SYSTEM302", analisa.

A VIX Equipamentos e Sistemas é a nova parceira da Smar no estado do Espírito Santo.A empresa irá distribuir toda a linha de produtos da Smar.Ela está localizada na Av. Abido Saadi, 1618 - Grupo 13 - JacaraípeSerra - Espírito Santo.Fone/fax: (27) 3252 5688Site: www.vixequip.cjb.nete-mail:[email protected]

Diretor da Smar recebe oPrêmio Albert F. Sperry

Durante a ISA SHOW 2001, realizada emHouston no mês de setembro, Carlos Liboni, Di-retor da Divisão Internacional da Smar e 1º VicePresidente da Fiesp/Ciesp, recebeu o prêmioAlbert F. Sperry. Este prêmio inédito para o Brasilreconheceu, através de Liboni, a dedicação daSmar à tecnologia Fieldbus.

Essa tecnologia tem uma importância fundamen-tal na história da automação, sendo hoje a maisatualizada em todo mundo. A Smar foi a primeiraempresa a desenvolver o Fieldbus, rompendo atradição de que o Brasil é um país periférico emtecnologia e alcançando um lugar de destaque nacompetitividade industrial.

O Albert F. Sperry é um dos prêmios mais impor-tante do cerimonial da ISA. Ele foi criado em 1955 eleva o nome do primeiro presidente da entidade. Oprêmio é concedido, através de um rigoroso critériode avaliação, apenas a pessoas que realizam con-tribuições fundamentais na área de controle einstrumentação.

Para Liboni este prêmio gratifica qualquer esforçoe o incentiva a continuar lutando pela tecnologiabrasileira. "O Albert F. Sperry é uma conquista queilustra o nosso nome na galeria de notáveis destaárea e coloca nosso país no cenário internacional.Sinto-me muito orgulhoso com tal honraria",complementa.

As inovações das linhas de produtos da Smarforam mostradas na ISA 2001Pág.3

Smar participa daISA Show em Houston

Carlos Liboni, Diretor da Divisão Internacional da Smar, recebendoo prêmio Sperry das mãos de Bob Baillet, Presidente da ISA

Valdir Veloni, Gerente da Divisão de Açúcar e Álcool,Paulo Lorenzato, Diretor Comercial, Koiti Oda, AssessorTécnico, Luis Ximenes Filho, Presidente da StabRegional Leste, Edvaldo Araújo, Gerente Filial Recife

Siderurgia: 20 anos deparcerias bem sucedidas

Page 2: Smar Fornece Sistemas de Controle Siderurgia: 20 anos de ... · Siderurgia: 20 anos de parcerias bem sucedidas. Unidade Móvel de Educação e Tecnologia Senai - Paraná / Smar em

Unidade Móvel deEducação e Tecnologia

Senai - Paraná / Smar emVolta Redonda

Após a participação com treinamentos em FieldbusFoundation, para professores do CEFET deCampos e de Macaé durante a 1º Feira de Gás,realizada também em Macaé, a Unidade MóvelSenai-Paraná/Smar de Instrumentação e Controlede Processo seguiu para Volta Redonda.

A Unidade Móvel esteve presente nessa cidadesob a coordenação do SERTTEC, Serviços deTreinamentos Técnicos, através de seus diretoresMário Sérgio Valentim e Heloisa Helena de CastroValentim apoiados por Onofre Bueno, Gerente deDesenvolvimento da Companhia SiderúrgicaNacional.

Os treinamentos e palestras em Instrumentaçãopara Controle de Processos em tecnologia FoundationFieldbus foram ministrados pelo Prof. Paulo RobertoFrade Teixeira do Senai - CIC/DR Paraná.

Empresas como Indústrias Nucleares do Brasil,SERTTEC, Fundação CSN, Galvasud, INEPAR,Guardian Vidros Planos do Brasil, BASF-SA,Volkswagem, SEM e PSA-Peugeot - Citröen do Brasilparticiparam do evento, ocorrido em junho, atravésde palestras e treinamentos dos seus profissionais.

Terminado esse treinamento a Unidade Móvelseguiu para Brasília, de acordo com o planejamentode sua rota, para participar da Olimpíada doConhecimento, organizada pela CNI e SENAI-DNno último mês de julho.

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

A equipe do Setor de Siderurgia da Engenhariade Aplicações da Smar sempre contou comespecialistas de experiência nacional einternacional. O setor siderúrgico foi um dosprimeiros a ser considerado quando a empresadecidiu ampliar seus horizontes de atuação.

Nesta época, as usinas siderúrgicas tinham todaa instrumentação importada. Estes equipamentosapresentavam crescentes problemas de suporte efornecimento, causados pela dificuldade decomunicação, distância e custo elevado deimportação.

Essa busca dos instrumentistas para solucionarseus problemas de forma mais rápida e baratafacilitou a aproximação das siderúrgicas com aSmar. As necessidades do setor aliadas às novastecnologias da empresa geraram uma parceria querendeu a quebra da onerosa dependência impostapelos grandes fabricantes.

Em todo este período de convivência, foi muitoimportante a parceria no desenvolvimento de novosprodutos e sistemas. Empresas como a CSN, aCosipa, a Belgo Mineira, a Mannesmann e muitasoutras contribuíram para o desenvolvimento doscontroladores digitais da Smar que se tornaram os

Siderurgia: 20 anos deparcerias bem sucedidas

Smar realiza parceriacom Universidade

A Smar e a Universidade de Ribeirão Preto(Unaerp)realizaram uma parceria para viabilizar cursos detreinamento on line, via Internet. A parceria prevê,inicialmente, o treinamento de uma equipe da Smar e aelaboração de um curso piloto. A empresa entrará como suporte técnico e a universidade com o apoiopedagógico e operacional.

Segundo Teobaldo Rivas, Diretor de ProjetosEstratégicos da Unaerp, a universidade estádisponibilizando o seu conhecimento, prioritariamente,para empresas da região."A Unaerp vem há mais decinco anos fazendo pesquisas na área de EAD,Educação Virtual e tecnologias que suportam o processode e-learning. Estamos muito satisfeitos em realizar estaparceria com a Smar, empresa que sempre investiu emtecnologia e atualização", complementa Teobaldo.

O treinamento será sobre a construção de cursoson line, através do software LEARNINGSPACE daLotus/IBM. O curso piloto abordará a operação e aconfiguração básica do transmissor LD301. Ambosestarão disponíveis no portal da UNAERP e poderãoser acessados diretamente do site da Smar.

O treinamento terá todos os recursos de uma salavirtual como vídeo, fotos, textos, tarefas, exercícios etc..Materiais de apoio como CD-ROM, apostilas e manuaistambém estarão disponíveis. O curso permitirá aindaum fórum de debate para os alunos interagirem com oinstrutor e entre eles.

"Essa parceria vai trazer vários benefícios para a Smar,pois temos filiais, representantes e clientes espalhadospor todo o mundo, que poderão usufruir dessestreinamentos. Além disso, no futuro, poderemosdisponibilizar cursos não só na área técnica, mas tambémna área comportamental e de serviços", analisa PauloEdson Mazzei, Gerente de Treinamento e Coordenadorda Equipe de Cursos On Line da Smar.

Smar Comercial presentemais uma vez na Comdex

A Smar Comercial, distribuidora de PeriféricosGráficos, participou mais uma vez da Comdex SucesuBrasil, o mais importante marketplace para profissionaisde negócio e de tecnologia.

A Comdex aconteceu de 28 a 31 de agosto, nopavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo-SPe contou com a presença de 400 expositores nacionaise internacionais. A Feira recebeu mais de 110 milvisitantes e deu origem a US$ 1,4 bilhão em negócio.

A empresa expôs toda a sua linha de Plotters eImpressoras de grande formato, com produtos paragrande e pequena produção. Um dos atrativos foi aimpressora laser colorida de grande formato, consideradaa mais barata do mercado. Ela desempenha tarefasdiárias com alto desempenho, cria documentos em corescompletas por um baixo custo e imprime grandes projetos.

Para Clóvis Ráo Júnior, Gerente da Smar Comercial,o objetivo da empresa na Comdex foi alcançado. "Nósfizemos vários contatos na feira para desenvolversoluções de impressões para empresas. Além deprospectar contatos de revenda", comenta o gerente.

Os visitantes conheceram também os produtos Kodak,a mais nova parceria de distribuição da Smar Comercial.Estes produtos são impressoras de grande formato,plotters de cabeça de impressão térmica, plotters piezo-elétricas, kits de limpeza, tintas, materiais de laminação,adesivos etc.. Tudo desenvolvido combinando astecnologias de impressão de injeção de tinta com ossoftwares mais avançados para a impressão de grandeformato.

mais versáteis e completos do mundo e até hojesão exemplos da tecnologia brasileira espalhadospor dezenas de países.

A Smar também participa da formação deprofissionais como na Fundação da CompanhiaSiderúrgica Nacional (ex-Escola Técnica PandiáCalogeras) em Volta Redonda. Na Fundação há 03plantas didáticas da Smar para capacitação de mãode obra na tecnologia Fieldbus Foundation e HART.

Para Paulo Lorenzato, Diretor Comercial da Smar,a empresa tem colaborado para o desenvolvimentodo setor siderúrgico no Brasil. "Este setor é vitalpara a economia e independência do país. Por isso,a alta qualidade, a variedade de produtos e o prazode entrega são requisitos adotados pela Smar nãosó neste setor, mas em toda a sua área de atuação",complementa Lorenzato.

A Smar mostrou as últimas inovações de suas linhasde produtos na ISA Show Internacional, realizado nomês de setembro em Houston, no Texas.

Uma das atrações da Smar na ISA foi o DT301 -Transmissor Digital de Concentração e Densidade,apresentado em uma planta piloto, permitindo ademonstração de todas aplicações do equipamento.

Outra inovação apresentada foi o PX300 - AnalisadorOn-Line de Pasteurização Sem Fio. O produto é umasolução projetada pela Smar para resolver a difícilmonitoração do processo de pasteurização na indústriade cerveja. A unidade é carregada juntamente com asgarrafas no túnel de pasteurização, com um sensorcolocado dentro da garrafa cheia, medindo atemperatura da cerveja.

Na tecnologia Fieldbus Foundation a estréia foi doDC302, primeiro dispositivo que possui entradas esaídas discretas e usa os Blocos de Função Flexíveisda Fieldbus Foundation. O produto permite umaintegração econômica entre o fieldbus e as entradas esaídas discretas convencionais.

Smar participa na ISA nos estandesda Foundation, do Hart e do Profibus

Como mostra de suacapacidade tecnológica,a Smar também estavapresente nos estandesda Fieldbus Foundation,do Profibus e do Hart.

No estande daFoundation, a grandeatração da Smar foi aredundância do DFI302com dois canais: o primeiro canal com dispositivossomente da Smar e o segundo com dispositivos deoutros fabricantes, demonstrando interoperabilidade.

O LD303 - Transmissor de Pressão, o FY303 -Posicionador de Válvulas e a SB312 - Barreira deSegurança Intrínseca foram os instrumentos da Smar

Foto

Ilus

trativ

a

mostrados no estande do Profibus, integrados aoSystem7 da Siemens.

O grande sucesso no estande da HART Foundationfoi o HPC301 - Configurador HART de Bolso da Smar,que despertou o interesse dos visitantes pelapossibilidade de fazer o carregamento de softwaresdiretamente da Internet.

Smar presente no estande do HART

Os produtos da Smar Comercial atrairam os visitantes da Comdex

Parceria efetivada: Paulo Mazzei da Smar cumprimentaTeobaldo Rivas da Unaerp

Na Unidade Móvel estão presentes o Prof. Teixeira doSenai-PR/CIC, o Gerente de Desenvolvimento da CSNOnofre, o Diretor da SERTTEC Valentim e alguns participantesdo curso

Alguns exemplos de sistemas implantadospela Smar em usinas siderúrgicas

• Controle de enriquecimento de ar atmosféricocom O2 para os sopradores de ar de alto forno

• Controle de enriquecimento de ar atmosférico comO2 para o controle de combustão, utilizando gásnatural, para fornos de reaquecimento de tarugos

• Controle de combustão de forno de tratamento térmico• Controle de combustão de forno de

reaquecimento de placas• Controle de combustão de forno de

reaquecimento de tarugos• Controle de combustão dos fornos do tipo

"ON-OFF", utilizando gás natural• Controle de combustão de forno poço• Controle de combustão de caldeiras• Controle de combustão de sistema para

aquecimento de carros torpedo• Controle de combustão para os fornos de

produção de refratários• Automação dos aquecedores de panelas• Controle da planta de sinterização• Controle de sistema de degaseificação à vácuo.• Controle de sistema de mistura e enriquecimento

de gases combustíveis pobres com GN ou GLP.

Smar participa daISA Show em Houston

Vários técnicos visitaram o estande da Smar na ISA

Page 3: Smar Fornece Sistemas de Controle Siderurgia: 20 anos de ... · Siderurgia: 20 anos de parcerias bem sucedidas. Unidade Móvel de Educação e Tecnologia Senai - Paraná / Smar em

Unidade Móvel deEducação e Tecnologia

Senai - Paraná / Smar emVolta Redonda

Após a participação com treinamentos em FieldbusFoundation, para professores do CEFET deCampos e de Macaé durante a 1º Feira de Gás,realizada também em Macaé, a Unidade MóvelSenai-Paraná/Smar de Instrumentação e Controlede Processo seguiu para Volta Redonda.

A Unidade Móvel esteve presente nessa cidadesob a coordenação do SERTTEC, Serviços deTreinamentos Técnicos, através de seus diretoresMário Sérgio Valentim e Heloisa Helena de CastroValentim apoiados por Onofre Bueno, Gerente deDesenvolvimento da Companhia SiderúrgicaNacional.

Os treinamentos e palestras em Instrumentaçãopara Controle de Processos em tecnologia FoundationFieldbus foram ministrados pelo Prof. Paulo RobertoFrade Teixeira do Senai - CIC/DR Paraná.

Empresas como Indústrias Nucleares do Brasil,SERTTEC, Fundação CSN, Galvasud, INEPAR,Guardian Vidros Planos do Brasil, BASF-SA,Volkswagem, SEM e PSA-Peugeot - Citröen do Brasilparticiparam do evento, ocorrido em junho, atravésde palestras e treinamentos dos seus profissionais.

Terminado esse treinamento a Unidade Móvelseguiu para Brasília, de acordo com o planejamentode sua rota, para participar da Olimpíada doConhecimento, organizada pela CNI e SENAI-DNno último mês de julho.

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

A equipe do Setor de Siderurgia da Engenhariade Aplicações da Smar sempre contou comespecialistas de experiência nacional einternacional. O setor siderúrgico foi um dosprimeiros a ser considerado quando a empresadecidiu ampliar seus horizontes de atuação.

Nesta época, as usinas siderúrgicas tinham todaa instrumentação importada. Estes equipamentosapresentavam crescentes problemas de suporte efornecimento, causados pela dificuldade decomunicação, distância e custo elevado deimportação.

Essa busca dos instrumentistas para solucionarseus problemas de forma mais rápida e baratafacilitou a aproximação das siderúrgicas com aSmar. As necessidades do setor aliadas às novastecnologias da empresa geraram uma parceria querendeu a quebra da onerosa dependência impostapelos grandes fabricantes.

Em todo este período de convivência, foi muitoimportante a parceria no desenvolvimento de novosprodutos e sistemas. Empresas como a CSN, aCosipa, a Belgo Mineira, a Mannesmann e muitasoutras contribuíram para o desenvolvimento doscontroladores digitais da Smar que se tornaram os

Siderurgia: 20 anos deparcerias bem sucedidas

Smar realiza parceriacom Universidade

A Smar e a Universidade de Ribeirão Preto(Unaerp)realizaram uma parceria para viabilizar cursos detreinamento on line, via Internet. A parceria prevê,inicialmente, o treinamento de uma equipe da Smar e aelaboração de um curso piloto. A empresa entrará como suporte técnico e a universidade com o apoiopedagógico e operacional.

Segundo Teobaldo Rivas, Diretor de ProjetosEstratégicos da Unaerp, a universidade estádisponibilizando o seu conhecimento, prioritariamente,para empresas da região."A Unaerp vem há mais decinco anos fazendo pesquisas na área de EAD,Educação Virtual e tecnologias que suportam o processode e-learning. Estamos muito satisfeitos em realizar estaparceria com a Smar, empresa que sempre investiu emtecnologia e atualização", complementa Teobaldo.

O treinamento será sobre a construção de cursoson line, através do software LEARNINGSPACE daLotus/IBM. O curso piloto abordará a operação e aconfiguração básica do transmissor LD301. Ambosestarão disponíveis no portal da UNAERP e poderãoser acessados diretamente do site da Smar.

O treinamento terá todos os recursos de uma salavirtual como vídeo, fotos, textos, tarefas, exercícios etc..Materiais de apoio como CD-ROM, apostilas e manuaistambém estarão disponíveis. O curso permitirá aindaum fórum de debate para os alunos interagirem com oinstrutor e entre eles.

"Essa parceria vai trazer vários benefícios para a Smar,pois temos filiais, representantes e clientes espalhadospor todo o mundo, que poderão usufruir dessestreinamentos. Além disso, no futuro, poderemosdisponibilizar cursos não só na área técnica, mas tambémna área comportamental e de serviços", analisa PauloEdson Mazzei, Gerente de Treinamento e Coordenadorda Equipe de Cursos On Line da Smar.

Smar Comercial presentemais uma vez na Comdex

A Smar Comercial, distribuidora de PeriféricosGráficos, participou mais uma vez da Comdex SucesuBrasil, o mais importante marketplace para profissionaisde negócio e de tecnologia.

A Comdex aconteceu de 28 a 31 de agosto, nopavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo-SPe contou com a presença de 400 expositores nacionaise internacionais. A Feira recebeu mais de 110 milvisitantes e deu origem a US$ 1,4 bilhão em negócio.

A empresa expôs toda a sua linha de Plotters eImpressoras de grande formato, com produtos paragrande e pequena produção. Um dos atrativos foi aimpressora laser colorida de grande formato, consideradaa mais barata do mercado. Ela desempenha tarefasdiárias com alto desempenho, cria documentos em corescompletas por um baixo custo e imprime grandes projetos.

Para Clóvis Ráo Júnior, Gerente da Smar Comercial,o objetivo da empresa na Comdex foi alcançado. "Nósfizemos vários contatos na feira para desenvolversoluções de impressões para empresas. Além deprospectar contatos de revenda", comenta o gerente.

Os visitantes conheceram também os produtos Kodak,a mais nova parceria de distribuição da Smar Comercial.Estes produtos são impressoras de grande formato,plotters de cabeça de impressão térmica, plotters piezo-elétricas, kits de limpeza, tintas, materiais de laminação,adesivos etc.. Tudo desenvolvido combinando astecnologias de impressão de injeção de tinta com ossoftwares mais avançados para a impressão de grandeformato.

mais versáteis e completos do mundo e até hojesão exemplos da tecnologia brasileira espalhadospor dezenas de países.

A Smar também participa da formação deprofissionais como na Fundação da CompanhiaSiderúrgica Nacional (ex-Escola Técnica PandiáCalogeras) em Volta Redonda. Na Fundação há 03plantas didáticas da Smar para capacitação de mãode obra na tecnologia Fieldbus Foundation e HART.

Para Paulo Lorenzato, Diretor Comercial da Smar,a empresa tem colaborado para o desenvolvimentodo setor siderúrgico no Brasil. "Este setor é vitalpara a economia e independência do país. Por isso,a alta qualidade, a variedade de produtos e o prazode entrega são requisitos adotados pela Smar nãosó neste setor, mas em toda a sua área de atuação",complementa Lorenzato.

A Smar mostrou as últimas inovações de suas linhasde produtos na ISA Show Internacional, realizado nomês de setembro em Houston, no Texas.

Uma das atrações da Smar na ISA foi o DT301 -Transmissor Digital de Concentração e Densidade,apresentado em uma planta piloto, permitindo ademonstração de todas aplicações do equipamento.

Outra inovação apresentada foi o PX300 - AnalisadorOn-Line de Pasteurização Sem Fio. O produto é umasolução projetada pela Smar para resolver a difícilmonitoração do processo de pasteurização na indústriade cerveja. A unidade é carregada juntamente com asgarrafas no túnel de pasteurização, com um sensorcolocado dentro da garrafa cheia, medindo atemperatura da cerveja.

Na tecnologia Fieldbus Foundation a estréia foi doDC302, primeiro dispositivo que possui entradas esaídas discretas e usa os Blocos de Função Flexíveisda Fieldbus Foundation. O produto permite umaintegração econômica entre o fieldbus e as entradas esaídas discretas convencionais.

Smar participa na ISA nos estandesda Foundation, do Hart e do Profibus

Como mostra de suacapacidade tecnológica,a Smar também estavapresente nos estandesda Fieldbus Foundation,do Profibus e do Hart.

No estande daFoundation, a grandeatração da Smar foi aredundância do DFI302com dois canais: o primeiro canal com dispositivossomente da Smar e o segundo com dispositivos deoutros fabricantes, demonstrando interoperabilidade.

O LD303 - Transmissor de Pressão, o FY303 -Posicionador de Válvulas e a SB312 - Barreira deSegurança Intrínseca foram os instrumentos da Smar

Foto

Ilus

trativ

a

mostrados no estande do Profibus, integrados aoSystem7 da Siemens.

O grande sucesso no estande da HART Foundationfoi o HPC301 - Configurador HART de Bolso da Smar,que despertou o interesse dos visitantes pelapossibilidade de fazer o carregamento de softwaresdiretamente da Internet.

Smar presente no estande do HART

Os produtos da Smar Comercial atrairam os visitantes da Comdex

Parceria efetivada: Paulo Mazzei da Smar cumprimentaTeobaldo Rivas da Unaerp

Na Unidade Móvel estão presentes o Prof. Teixeira doSenai-PR/CIC, o Gerente de Desenvolvimento da CSNOnofre, o Diretor da SERTTEC Valentim e alguns participantesdo curso

Alguns exemplos de sistemas implantadospela Smar em usinas siderúrgicas

• Controle de enriquecimento de ar atmosféricocom O2 para os sopradores de ar de alto forno

• Controle de enriquecimento de ar atmosférico comO2 para o controle de combustão, utilizando gásnatural, para fornos de reaquecimento de tarugos

• Controle de combustão de forno de tratamento térmico• Controle de combustão de forno de

reaquecimento de placas• Controle de combustão de forno de

reaquecimento de tarugos• Controle de combustão dos fornos do tipo

"ON-OFF", utilizando gás natural• Controle de combustão de forno poço• Controle de combustão de caldeiras• Controle de combustão de sistema para

aquecimento de carros torpedo• Controle de combustão para os fornos de

produção de refratários• Automação dos aquecedores de panelas• Controle da planta de sinterização• Controle de sistema de degaseificação à vácuo.• Controle de sistema de mistura e enriquecimento

de gases combustíveis pobres com GN ou GLP.

Smar participa daISA Show em Houston

Vários técnicos visitaram o estande da Smar na ISA

Page 4: Smar Fornece Sistemas de Controle Siderurgia: 20 anos de ... · Siderurgia: 20 anos de parcerias bem sucedidas. Unidade Móvel de Educação e Tecnologia Senai - Paraná / Smar em

Unidade Móvel deEducação e Tecnologia

Senai - Paraná / Smar emVolta Redonda

Após a participação com treinamentos em FieldbusFoundation, para professores do CEFET deCampos e de Macaé durante a 1º Feira de Gás,realizada também em Macaé, a Unidade MóvelSenai-Paraná/Smar de Instrumentação e Controlede Processo seguiu para Volta Redonda.

A Unidade Móvel esteve presente nessa cidadesob a coordenação do SERTTEC, Serviços deTreinamentos Técnicos, através de seus diretoresMário Sérgio Valentim e Heloisa Helena de CastroValentim apoiados por Onofre Bueno, Gerente deDesenvolvimento da Companhia SiderúrgicaNacional.

Os treinamentos e palestras em Instrumentaçãopara Controle de Processos em tecnologia FoundationFieldbus foram ministrados pelo Prof. Paulo RobertoFrade Teixeira do Senai - CIC/DR Paraná.

Empresas como Indústrias Nucleares do Brasil,SERTTEC, Fundação CSN, Galvasud, INEPAR,Guardian Vidros Planos do Brasil, BASF-SA,Volkswagem, SEM e PSA-Peugeot - Citröen do Brasilparticiparam do evento, ocorrido em junho, atravésde palestras e treinamentos dos seus profissionais.

Terminado esse treinamento a Unidade Móvelseguiu para Brasília, de acordo com o planejamentode sua rota, para participar da Olimpíada doConhecimento, organizada pela CNI e SENAI-DNno último mês de julho.

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

A equipe do Setor de Siderurgia da Engenhariade Aplicações da Smar sempre contou comespecialistas de experiência nacional einternacional. O setor siderúrgico foi um dosprimeiros a ser considerado quando a empresadecidiu ampliar seus horizontes de atuação.

Nesta época, as usinas siderúrgicas tinham todaa instrumentação importada. Estes equipamentosapresentavam crescentes problemas de suporte efornecimento, causados pela dificuldade decomunicação, distância e custo elevado deimportação.

Essa busca dos instrumentistas para solucionarseus problemas de forma mais rápida e baratafacilitou a aproximação das siderúrgicas com aSmar. As necessidades do setor aliadas às novastecnologias da empresa geraram uma parceria querendeu a quebra da onerosa dependência impostapelos grandes fabricantes.

Em todo este período de convivência, foi muitoimportante a parceria no desenvolvimento de novosprodutos e sistemas. Empresas como a CSN, aCosipa, a Belgo Mineira, a Mannesmann e muitasoutras contribuíram para o desenvolvimento doscontroladores digitais da Smar que se tornaram os

Siderurgia: 20 anos deparcerias bem sucedidas

Smar realiza parceriacom Universidade

A Smar e a Universidade de Ribeirão Preto(Unaerp)realizaram uma parceria para viabilizar cursos detreinamento on line, via Internet. A parceria prevê,inicialmente, o treinamento de uma equipe da Smar e aelaboração de um curso piloto. A empresa entrará como suporte técnico e a universidade com o apoiopedagógico e operacional.

Segundo Teobaldo Rivas, Diretor de ProjetosEstratégicos da Unaerp, a universidade estádisponibilizando o seu conhecimento, prioritariamente,para empresas da região."A Unaerp vem há mais decinco anos fazendo pesquisas na área de EAD,Educação Virtual e tecnologias que suportam o processode e-learning. Estamos muito satisfeitos em realizar estaparceria com a Smar, empresa que sempre investiu emtecnologia e atualização", complementa Teobaldo.

O treinamento será sobre a construção de cursoson line, através do software LEARNINGSPACE daLotus/IBM. O curso piloto abordará a operação e aconfiguração básica do transmissor LD301. Ambosestarão disponíveis no portal da UNAERP e poderãoser acessados diretamente do site da Smar.

O treinamento terá todos os recursos de uma salavirtual como vídeo, fotos, textos, tarefas, exercícios etc..Materiais de apoio como CD-ROM, apostilas e manuaistambém estarão disponíveis. O curso permitirá aindaum fórum de debate para os alunos interagirem com oinstrutor e entre eles.

"Essa parceria vai trazer vários benefícios para a Smar,pois temos filiais, representantes e clientes espalhadospor todo o mundo, que poderão usufruir dessestreinamentos. Além disso, no futuro, poderemosdisponibilizar cursos não só na área técnica, mas tambémna área comportamental e de serviços", analisa PauloEdson Mazzei, Gerente de Treinamento e Coordenadorda Equipe de Cursos On Line da Smar.

Smar Comercial presentemais uma vez na Comdex

A Smar Comercial, distribuidora de PeriféricosGráficos, participou mais uma vez da Comdex SucesuBrasil, o mais importante marketplace para profissionaisde negócio e de tecnologia.

A Comdex aconteceu de 28 a 31 de agosto, nopavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo-SPe contou com a presença de 400 expositores nacionaise internacionais. A Feira recebeu mais de 110 milvisitantes e deu origem a US$ 1,4 bilhão em negócio.

A empresa expôs toda a sua linha de Plotters eImpressoras de grande formato, com produtos paragrande e pequena produção. Um dos atrativos foi aimpressora laser colorida de grande formato, consideradaa mais barata do mercado. Ela desempenha tarefasdiárias com alto desempenho, cria documentos em corescompletas por um baixo custo e imprime grandes projetos.

Para Clóvis Ráo Júnior, Gerente da Smar Comercial,o objetivo da empresa na Comdex foi alcançado. "Nósfizemos vários contatos na feira para desenvolversoluções de impressões para empresas. Além deprospectar contatos de revenda", comenta o gerente.

Os visitantes conheceram também os produtos Kodak,a mais nova parceria de distribuição da Smar Comercial.Estes produtos são impressoras de grande formato,plotters de cabeça de impressão térmica, plotters piezo-elétricas, kits de limpeza, tintas, materiais de laminação,adesivos etc.. Tudo desenvolvido combinando astecnologias de impressão de injeção de tinta com ossoftwares mais avançados para a impressão de grandeformato.

mais versáteis e completos do mundo e até hojesão exemplos da tecnologia brasileira espalhadospor dezenas de países.

A Smar também participa da formação deprofissionais como na Fundação da CompanhiaSiderúrgica Nacional (ex-Escola Técnica PandiáCalogeras) em Volta Redonda. Na Fundação há 03plantas didáticas da Smar para capacitação de mãode obra na tecnologia Fieldbus Foundation e HART.

Para Paulo Lorenzato, Diretor Comercial da Smar,a empresa tem colaborado para o desenvolvimentodo setor siderúrgico no Brasil. "Este setor é vitalpara a economia e independência do país. Por isso,a alta qualidade, a variedade de produtos e o prazode entrega são requisitos adotados pela Smar nãosó neste setor, mas em toda a sua área de atuação",complementa Lorenzato.

A Smar mostrou as últimas inovações de suas linhasde produtos na ISA Show Internacional, realizado nomês de setembro em Houston, no Texas.

Uma das atrações da Smar na ISA foi o DT301 -Transmissor Digital de Concentração e Densidade,apresentado em uma planta piloto, permitindo ademonstração de todas aplicações do equipamento.

Outra inovação apresentada foi o PX300 - AnalisadorOn-Line de Pasteurização Sem Fio. O produto é umasolução projetada pela Smar para resolver a difícilmonitoração do processo de pasteurização na indústriade cerveja. A unidade é carregada juntamente com asgarrafas no túnel de pasteurização, com um sensorcolocado dentro da garrafa cheia, medindo atemperatura da cerveja.

Na tecnologia Fieldbus Foundation a estréia foi doDC302, primeiro dispositivo que possui entradas esaídas discretas e usa os Blocos de Função Flexíveisda Fieldbus Foundation. O produto permite umaintegração econômica entre o fieldbus e as entradas esaídas discretas convencionais.

Smar participa na ISA nos estandesda Foundation, do Hart e do Profibus

Como mostra de suacapacidade tecnológica,a Smar também estavapresente nos estandesda Fieldbus Foundation,do Profibus e do Hart.

No estande daFoundation, a grandeatração da Smar foi aredundância do DFI302com dois canais: o primeiro canal com dispositivossomente da Smar e o segundo com dispositivos deoutros fabricantes, demonstrando interoperabilidade.

O LD303 - Transmissor de Pressão, o FY303 -Posicionador de Válvulas e a SB312 - Barreira deSegurança Intrínseca foram os instrumentos da Smar

Foto

Ilus

trativ

a

mostrados no estande do Profibus, integrados aoSystem7 da Siemens.

O grande sucesso no estande da HART Foundationfoi o HPC301 - Configurador HART de Bolso da Smar,que despertou o interesse dos visitantes pelapossibilidade de fazer o carregamento de softwaresdiretamente da Internet.

Smar presente no estande do HART

Os produtos da Smar Comercial atrairam os visitantes da Comdex

Parceria efetivada: Paulo Mazzei da Smar cumprimentaTeobaldo Rivas da Unaerp

Na Unidade Móvel estão presentes o Prof. Teixeira doSenai-PR/CIC, o Gerente de Desenvolvimento da CSNOnofre, o Diretor da SERTTEC Valentim e alguns participantesdo curso

Alguns exemplos de sistemas implantadospela Smar em usinas siderúrgicas

• Controle de enriquecimento de ar atmosféricocom O2 para os sopradores de ar de alto forno

• Controle de enriquecimento de ar atmosférico comO2 para o controle de combustão, utilizando gásnatural, para fornos de reaquecimento de tarugos

• Controle de combustão de forno de tratamento térmico• Controle de combustão de forno de

reaquecimento de placas• Controle de combustão de forno de

reaquecimento de tarugos• Controle de combustão dos fornos do tipo

"ON-OFF", utilizando gás natural• Controle de combustão de forno poço• Controle de combustão de caldeiras• Controle de combustão de sistema para

aquecimento de carros torpedo• Controle de combustão para os fornos de

produção de refratários• Automação dos aquecedores de panelas• Controle da planta de sinterização• Controle de sistema de degaseificação à vácuo.• Controle de sistema de mistura e enriquecimento

de gases combustíveis pobres com GN ou GLP.

Smar participa daISA Show em Houston

Vários técnicos visitaram o estande da Smar na ISA

Page 5: Smar Fornece Sistemas de Controle Siderurgia: 20 anos de ... · Siderurgia: 20 anos de parcerias bem sucedidas. Unidade Móvel de Educação e Tecnologia Senai - Paraná / Smar em

Atendimento

SMAR PERNAMBUCOFone: (81) 3231-6521Fax: (81) 3231-6987Contato: Sr. Edvaldo Araújoe-mail: [email protected]

SMAR SÃO PAULOFone: (11) 3518-8555Fax: (11) 3819-3636Contato: Sr. Fábio Voltane-mail: [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROFone: (21) 2438-0527Fax: (21) 2438-4697/3329-0384Contato: Sr. Francisco Juliãoe-mail: [email protected]

SMAR MINAS GERAISFone: (31) 3225-9028Fax: (31) 3225-9576Contato: Sr. Silvio Barrose-mail: [email protected]

SMAR CURITIBAFone: (41) 242-1028Fax: (41) 242-1065Contato: Sr. Wagner Diase-mail: [email protected]

SMAR MARINGÁFone: (44) 222-2348Contato: Sr. Julio César Valdrighie-mail: [email protected]

SMAR BAHIAFone: (71) 358-7972Fax: (71) 358-5745Contato: Sr. Fernando Ávilae-mail: [email protected]

SMAR - MATRIZFone: (16) 645-3599Fax: (16) 645-6454e-mail: [email protected]

SMAR UBERLÂNDIAFone: (34) 3231 2011Fax: (34) 3231 2092Contato: Sr. José Marcos Cardassie-mail: [email protected]

Expediente:Expediente:Expediente:Expediente:Expediente:Notes:Notes:Notes:Notes:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais Ltda

direcionada ao mercado e aos clientes.

Coordenação Geral:Coordenação Geral:Coordenação Geral:Coordenação Geral:Coordenação Geral: Paulo Saturnino Lorenzato

Jornalista Jornalista Jornalista Jornalista Jornalista rrrrresponsável e editora:esponsável e editora:esponsável e editora:esponsável e editora:esponsável e editora: Elizângela Ferreira - MTb 31388

ColaboradorColaboradorColaboradorColaboradorColaboradoreseseseses desta edição: desta edição: desta edição: desta edição: desta edição: Pedro Biondo, Luiz Carlos Geron ,

Paulo Mazzei, Deusdedith de Carvalho e Luciano Botto.

Editoração e Produção: Editoração e Produção: Editoração e Produção: Editoração e Produção: Editoração e Produção: Mensagem Marketing e Comunicação

Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Paulo Vannucchi

Diagramação: Diagramação: Diagramação: Diagramação: Diagramação: João Paulo da Silva

Tiragem: Tiragem: Tiragem: Tiragem: Tiragem: 3.000 exemplares

Permitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada

a fonte e a solicitação de autorização.

Smar Fornece Sistemas de Controlepara termelétrica de Furnas

O setor siderúrgico possui vários sistemas daSmar implantados em suas usinas.Pág.2

ProcessView: a nova ferramentada Smar para supervisão de

plantas industriais

Visualização e aquisição de dados, controle desupervisório, alarmes e relatórios para plantasindustriais. Estas são algumas das funções doProcessView, o novo sistema de supervisão da Smar.

O ProcessView é parte integrante doSYSTEM302, podendo ser aplicado em qualquerplanta. Através dele, falhas que casualmenteocorrem em uma planta são gravadas no registrode históricos, para consultas posteriores ouobtenção de um relatório.

O sistema de alarmes do ProcessView possibilitaao usuário configurar a aplicação. Dessa forma, aoocorrer uma falha, o sistema avisa os operadoresresponsáveis por meio de bip sonoro, mensagemvia e-mail, mensagem via telefone celular, luzespiscando etc..

Com o ProcessView o usuário pode ter na tela docomputador uma visão mais realista do andamentodo processo da planta, visualizando o sistematrabalhando em tempo real. Isso é possível através

da construção de aplicações com animação einterfaces gráficas sofisticadas.

O ProcessView foi projetado utilizando tecnologiasabertas como o OPC (Ole for Process Control). Ele rodaem qualquer plataforma Windows 2000, Windows NT,Windows 98 e Windows 95.

Para executar o ProcessView é necessária a seguinteconfiguração mínima: Pentium 166 MHz, 64 Mb dememória RAM, 200 Mb de disco rígido, CD-ROM develocidade 8x e monitor VGA de 256 cores.

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

SMAR CAMPOSFone: (24) 2724 1893Fax: (24) 2724 1893Contato: Sr. José Roberto Sponchiadoe-mail: [email protected]

A termelétrica de Furnas promoveu recentemente um programa de modernização de duas das suas usinas,com participação da Smar no fornecimento de instrumentos e sistemas.

Na Usina de Santa Cruz na cidade do Rio de Janeiro duas de suas caldeiras (2x 80MW) tiveram seus painéistotalmente substituídos. A Smar forneceu o sistema de controle das caldeiras com controladores CD600, e osinstrumentos de campo de sua linha Hart LD301, TT301 e FY301.

Na termelétrica de Campos - RJ (2x15MW) a participação da Smar foi ainda maior com a inclusão do controladorprogramável LC700, responsável pela segurança da caldeira e pelo controle dosqueimadores.

Nestes projetos a estratégia de controle foi projetada para queima simultânea de gásnatural e óleo combustível.

Ambas as caldeiras operam hoje com 100% de sua potência nominal comdisponibilidade para o sistema muito acima da média registrada antes da modernização.

Smar presente em simpósio açucareiro de Alagoas

As melhorias operacionais realizadas na safra passadano setor industrial, administrativo e agrícola foramapresentadas no XVIII Simpósio da Agroindústria da Canade Açúcar de Alagoas. O evento aconteceu de 07 a 10 deagosto na Universidade Federal de Alagoas.

A Smar esteve presente no evento mostrando o DT301, oLC700 e vários outros produtos. No seu estande foramrealizadas várias mesas técnicas. A empresa tambémapresentou ao público visitante os novos projetos vendidosao setor para a próxima safra.

Para Edvaldo Fernando Araújo, Gerente da Filial Recife,este simpósio foi importante para a Smar. "Além das vendasnós tivemos a oportunidade de divulgar nossos produtos erealçar a marca Smar como líder em automação",complementa.

Departamentos da Smar participam de cursosobre ProcessView

Os departamentos de desenvolvimento eletrônico e engenharia nacional e internacional da Smarparticiparam, no mês passado, do curso de funcionalidade e operação do ProcessView.

Esse curso ministrado por Gaétan Cloutier, novo gerente de vendas da região nordeste dos EUA, teve aduração de 4 dias e esclareceu as principais dúvidas dos participantes sobre este software supervisório.

Segundo Luciano Botto, Assistente de Marketing da Smar, o curso foi um sucesso. "O Gaétan nosapresentou de maneira simples e precisa as principais características e os diferenciais do ProcessView, anova ferramenta da Smar que agora é parte integrante do SYSTEM302", analisa.

A VIX Equipamentos e Sistemas é a nova parceira da Smar no estado do Espírito Santo.A empresa irá distribuir toda a linha de produtos da Smar.Ela está localizada na Av. Abido Saadi, 1618 - Grupo 13 - JacaraípeSerra - Espírito Santo.Fone/fax: (27) 3252 5688Site: www.vixequip.cjb.nete-mail:[email protected]

Diretor da Smar recebe oPrêmio Albert F. Sperry

Durante a ISA SHOW 2001, realizada emHouston no mês de setembro, Carlos Liboni, Di-retor da Divisão Internacional da Smar e 1º VicePresidente da Fiesp/Ciesp, recebeu o prêmioAlbert F. Sperry. Este prêmio inédito para o Brasilreconheceu, através de Liboni, a dedicação daSmar à tecnologia Fieldbus.

Essa tecnologia tem uma importância fundamen-tal na história da automação, sendo hoje a maisatualizada em todo mundo. A Smar foi a primeiraempresa a desenvolver o Fieldbus, rompendo atradição de que o Brasil é um país periférico emtecnologia e alcançando um lugar de destaque nacompetitividade industrial.

O Albert F. Sperry é um dos prêmios mais impor-tante do cerimonial da ISA. Ele foi criado em 1955 eleva o nome do primeiro presidente da entidade. Oprêmio é concedido, através de um rigoroso critériode avaliação, apenas a pessoas que realizam con-tribuições fundamentais na área de controle einstrumentação.

Para Liboni este prêmio gratifica qualquer esforçoe o incentiva a continuar lutando pela tecnologiabrasileira. "O Albert F. Sperry é uma conquista queilustra o nosso nome na galeria de notáveis destaárea e coloca nosso país no cenário internacional.Sinto-me muito orgulhoso com tal honraria",complementa.

As inovações das linhas de produtos da Smarforam mostradas na ISA 2001Pág.3

Smar participa daISA Show em Houston

Carlos Liboni, Diretor da Divisão Internacional da Smar, recebendoo prêmio Sperry das mãos de Bob Baillet, Presidente da ISA

Valdir Veloni, Gerente da Divisão de Açúcar e Álcool,Paulo Lorenzato, Diretor Comercial, Koiti Oda, AssessorTécnico, Luis Ximenes Filho, Presidente da StabRegional Leste, Edvaldo Araújo, Gerente Filial Recife

Siderurgia: 20 anos deparcerias bem sucedidas

Page 6: Smar Fornece Sistemas de Controle Siderurgia: 20 anos de ... · Siderurgia: 20 anos de parcerias bem sucedidas. Unidade Móvel de Educação e Tecnologia Senai - Paraná / Smar em

Atendimento

SMAR PERNAMBUCOFone: (81) 3231-6521Fax: (81) 3231-6987Contato: Sr. Edvaldo Araújoe-mail: [email protected]

SMAR SÃO PAULOFone: (11) 3518-8555Fax: (11) 3819-3636Contato: Sr. Fábio Voltane-mail: [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROFone: (21) 2438-0527Fax: (21) 2438-4697/3329-0384Contato: Sr. Francisco Juliãoe-mail: [email protected]

SMAR MINAS GERAISFone: (31) 3225-9028Fax: (31) 3225-9576Contato: Sr. Silvio Barrose-mail: [email protected]

SMAR CURITIBAFone: (41) 242-1028Fax: (41) 242-1065Contato: Sr. Wagner Diase-mail: [email protected]

SMAR MARINGÁFone: (44) 222-2348Contato: Sr. Julio César Valdrighie-mail: [email protected]

SMAR BAHIAFone: (71) 358-7972Fax: (71) 358-5745Contato: Sr. Fernando Ávilae-mail: [email protected]

SMAR - MATRIZFone: (16) 645-3599Fax: (16) 645-6454e-mail: [email protected]

SMAR UBERLÂNDIAFone: (34) 3231 2011Fax: (34) 3231 2092Contato: Sr. José Marcos Cardassie-mail: [email protected]

Expediente:Expediente:Expediente:Expediente:Expediente:Notes:Notes:Notes:Notes:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais Ltda

direcionada ao mercado e aos clientes.

Coordenação Geral:Coordenação Geral:Coordenação Geral:Coordenação Geral:Coordenação Geral: Paulo Saturnino Lorenzato

Jornalista Jornalista Jornalista Jornalista Jornalista rrrrresponsável e editora:esponsável e editora:esponsável e editora:esponsável e editora:esponsável e editora: Elizângela Ferreira - MTb 31388

ColaboradorColaboradorColaboradorColaboradorColaboradoreseseseses desta edição: desta edição: desta edição: desta edição: desta edição: Pedro Biondo, Luiz Carlos Geron ,

Paulo Mazzei, Deusdedith de Carvalho e Luciano Botto.

Editoração e Produção: Editoração e Produção: Editoração e Produção: Editoração e Produção: Editoração e Produção: Mensagem Marketing e Comunicação

Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Projeto Gráfico: Paulo Vannucchi

Diagramação: Diagramação: Diagramação: Diagramação: Diagramação: João Paulo da Silva

Tiragem: Tiragem: Tiragem: Tiragem: Tiragem: 3.000 exemplares

Permitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada

a fonte e a solicitação de autorização.

Smar Fornece Sistemas de Controlepara termelétrica de Furnas

O setor siderúrgico possui vários sistemas daSmar implantados em suas usinas.Pág.2

ProcessView: a nova ferramentada Smar para supervisão de

plantas industriais

Visualização e aquisição de dados, controle desupervisório, alarmes e relatórios para plantasindustriais. Estas são algumas das funções doProcessView, o novo sistema de supervisão da Smar.

O ProcessView é parte integrante doSYSTEM302, podendo ser aplicado em qualquerplanta. Através dele, falhas que casualmenteocorrem em uma planta são gravadas no registrode históricos, para consultas posteriores ouobtenção de um relatório.

O sistema de alarmes do ProcessView possibilitaao usuário configurar a aplicação. Dessa forma, aoocorrer uma falha, o sistema avisa os operadoresresponsáveis por meio de bip sonoro, mensagemvia e-mail, mensagem via telefone celular, luzespiscando etc..

Com o ProcessView o usuário pode ter na tela docomputador uma visão mais realista do andamentodo processo da planta, visualizando o sistematrabalhando em tempo real. Isso é possível através

da construção de aplicações com animação einterfaces gráficas sofisticadas.

O ProcessView foi projetado utilizando tecnologiasabertas como o OPC (Ole for Process Control). Ele rodaem qualquer plataforma Windows 2000, Windows NT,Windows 98 e Windows 95.

Para executar o ProcessView é necessária a seguinteconfiguração mínima: Pentium 166 MHz, 64 Mb dememória RAM, 200 Mb de disco rígido, CD-ROM develocidade 8x e monitor VGA de 256 cores.

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

SMAR CAMPOSFone: (24) 2724 1893Fax: (24) 2724 1893Contato: Sr. José Roberto Sponchiadoe-mail: [email protected]

A termelétrica de Furnas promoveu recentemente um programa de modernização de duas das suas usinas,com participação da Smar no fornecimento de instrumentos e sistemas.

Na Usina de Santa Cruz na cidade do Rio de Janeiro duas de suas caldeiras (2x 80MW) tiveram seus painéistotalmente substituídos. A Smar forneceu o sistema de controle das caldeiras com controladores CD600, e osinstrumentos de campo de sua linha Hart LD301, TT301 e FY301.

Na termelétrica de Campos - RJ (2x15MW) a participação da Smar foi ainda maior com a inclusão do controladorprogramável LC700, responsável pela segurança da caldeira e pelo controle dosqueimadores.

Nestes projetos a estratégia de controle foi projetada para queima simultânea de gásnatural e óleo combustível.

Ambas as caldeiras operam hoje com 100% de sua potência nominal comdisponibilidade para o sistema muito acima da média registrada antes da modernização.

Smar presente em simpósio açucareiro de Alagoas

As melhorias operacionais realizadas na safra passadano setor industrial, administrativo e agrícola foramapresentadas no XVIII Simpósio da Agroindústria da Canade Açúcar de Alagoas. O evento aconteceu de 07 a 10 deagosto na Universidade Federal de Alagoas.

A Smar esteve presente no evento mostrando o DT301, oLC700 e vários outros produtos. No seu estande foramrealizadas várias mesas técnicas. A empresa tambémapresentou ao público visitante os novos projetos vendidosao setor para a próxima safra.

Para Edvaldo Fernando Araújo, Gerente da Filial Recife,este simpósio foi importante para a Smar. "Além das vendasnós tivemos a oportunidade de divulgar nossos produtos erealçar a marca Smar como líder em automação",complementa.

Departamentos da Smar participam de cursosobre ProcessView

Os departamentos de desenvolvimento eletrônico e engenharia nacional e internacional da Smarparticiparam, no mês passado, do curso de funcionalidade e operação do ProcessView.

Esse curso ministrado por Gaétan Cloutier, novo gerente de vendas da região nordeste dos EUA, teve aduração de 4 dias e esclareceu as principais dúvidas dos participantes sobre este software supervisório.

Segundo Luciano Botto, Assistente de Marketing da Smar, o curso foi um sucesso. "O Gaétan nosapresentou de maneira simples e precisa as principais características e os diferenciais do ProcessView, anova ferramenta da Smar que agora é parte integrante do SYSTEM302", analisa.

A VIX Equipamentos e Sistemas é a nova parceira da Smar no estado do Espírito Santo.A empresa irá distribuir toda a linha de produtos da Smar.Ela está localizada na Av. Abido Saadi, 1618 - Grupo 13 - JacaraípeSerra - Espírito Santo.Fone/fax: (27) 3252 5688Site: www.vixequip.cjb.nete-mail:[email protected]

Diretor da Smar recebe oPrêmio Albert F. Sperry

Durante a ISA SHOW 2001, realizada emHouston no mês de setembro, Carlos Liboni, Di-retor da Divisão Internacional da Smar e 1º VicePresidente da Fiesp/Ciesp, recebeu o prêmioAlbert F. Sperry. Este prêmio inédito para o Brasilreconheceu, através de Liboni, a dedicação daSmar à tecnologia Fieldbus.

Essa tecnologia tem uma importância fundamen-tal na história da automação, sendo hoje a maisatualizada em todo mundo. A Smar foi a primeiraempresa a desenvolver o Fieldbus, rompendo atradição de que o Brasil é um país periférico emtecnologia e alcançando um lugar de destaque nacompetitividade industrial.

O Albert F. Sperry é um dos prêmios mais impor-tante do cerimonial da ISA. Ele foi criado em 1955 eleva o nome do primeiro presidente da entidade. Oprêmio é concedido, através de um rigoroso critériode avaliação, apenas a pessoas que realizam con-tribuições fundamentais na área de controle einstrumentação.

Para Liboni este prêmio gratifica qualquer esforçoe o incentiva a continuar lutando pela tecnologiabrasileira. "O Albert F. Sperry é uma conquista queilustra o nosso nome na galeria de notáveis destaárea e coloca nosso país no cenário internacional.Sinto-me muito orgulhoso com tal honraria",complementa.

As inovações das linhas de produtos da Smarforam mostradas na ISA 2001Pág.3

Smar participa daISA Show em Houston

Carlos Liboni, Diretor da Divisão Internacional da Smar, recebendoo prêmio Sperry das mãos de Bob Baillet, Presidente da ISA

Valdir Veloni, Gerente da Divisão de Açúcar e Álcool,Paulo Lorenzato, Diretor Comercial, Koiti Oda, AssessorTécnico, Luis Ximenes Filho, Presidente da StabRegional Leste, Edvaldo Araújo, Gerente Filial Recife

Siderurgia: 20 anos deparcerias bem sucedidas