smar líder em automação · smar líder em automação atendimento ... smar - senai/pr esteve, em...

6
Smar é vencedora do prêmio Finep na categoria grande empresa No dia 08 de outubro, na sede da FIESP em São Paulo, aconteceu a cerimônia de entrega dos troféus do prêmio Finep de Inovação Tecnológica - Região Sudeste. A Smar, que gera mais de 1060 Senai/MG disponibiliza coluna de flotação para o Curso Técnico de Mineração Empresa adota novo processo de abertura de Ordem de Serviço A Smar em parceria com a Recil Consultoria desenvolveu, com tecnologia Foundation Fieldbus, toda a automação da planta Pág. 3 O novo sistema padronizou as informações, agilizando o processo de produção e a entrega dos produtos aos clientes Pág. 4 política de investir 6,15% de seu faturamento em P&D, um índice bem superior ao das empresas com características similares. "16,8% dos nossos funcionários trabalham em Pesquisa e Desenvolvimento, indicador que também está acima da média do mercado, que é 3,89%", observa Libânio. Este ano, entre os 103 inscritos da região, além da Smar foram escolhidos na categoria Processo, o Grupo Sabó/SP, na categoria Produto, a Clorovale Diamantes/SP, na categoria Pequena Empresa, a Pipeway Engenharia/RJ, e na categoria Instituições de Pesquisa, a Embrapa Milho e Sorgo/MG. Libânio(esquerda) recebendo o prêmio de Flávio Grynszpan, diretor de Tecnologia da Fiesp empregos diretos, foi a vencedora na categoria grande empresa. Ela deixou para trás as concorrentes Siemens e Petroflex. No dia 30 de outubro, em Brasília, a Smar estará concorrendo, na etapa nacional, ao prêmio Finep. A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) é uma agência do governo Federal que fornece subsídios para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no país. Para Libânio de Souza, diretor de Desenvolvimento da Smar, um dos fatores que contribuíram para a empresa receber este prêmio foi a sua

Upload: voliem

Post on 18-Nov-2018

236 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Smar líder em automação · Smar líder em automação Atendimento ... Smar - Senai/PR esteve, em Minas Gerais, no início de setembro. O treinamento, sobre Instrumentação Básica,

AtendimentoSm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

Unidade Móvel esteve ministrando treinamentona Cargill de Uberlândia/ MG

A Unidade Móvel de Instrumentação e Controle de ProcessosSmar - Senai/PR esteve, em Minas Gerais, no início desetembro. O treinamento, sobre Instrumentação Básica, foi dadoaos funcionários da empresa Cargill de Uberlândia.

Adílson Miranda de Paulo, eletricista da Cargill, disse que otreinamento aprimorou o conhecimento de todos osparticipantes. "Agora é possível fazer um atendimento maisrápido e eficaz, visando melhorar o desempenho no nossotrabalho diário", observa o eletricista.

Série 303: uma linha completa de produtos PROFIBUS PA

SMAR MARINGÁFone: (44) 222-7642Fax: (44) 222-2348e-mail: [email protected]

SMAR ARAÇATUBAFone: (18) 621-7776Fax: (18) 621-7776e-mail: [email protected]

SMAR SÃO PAULOFone: (11) 3095-2130Fax: (11) 3819-3636e-mail: [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROFone: (21) 2438-0527Fax: (21) 2438-4697e-mail: [email protected]

SMAR SALVADORFone: (71) 358-7972Fax: (71) 358-5745e-mail: [email protected]

SMAR CURITIBAFone: (41) 242-1028Fax: (41) 242-1065e-mail: [email protected]

SMAR - MATRIZFone: (16) 3946-3599Fax: (16) 3946-3258e-mail: [email protected]

SMAR BELO HORIZONTEFone: (31) 3225-9028Fax: (31) 3225-9576e-mail: [email protected]

SMAR PIRACICABAFone: (19) 3435-3518Fax: (19) 3435-3518e-mail: [email protected]

SMAR UBERLÂNDIAFone: (34) 3231-2011Fax: (34) 3231-2092e-mail: [email protected]

SMAR INTERIOR-SPFone: (16) 3946-3522Fax: (16) 3946-3528e-mail: [email protected]

Expediente:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais Ltda direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: Paulo Saturnino LorenzatoJornalista Responsável e Editora: Elizângela Ferreira MTb 31388Redação: Flávia Araujo e Elizângela FerreiraCanal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Pedro Biondo, Luciano Botto, Júlio Valdrighi, Jaime Tamaki Jr., Sílvio Barros,José Mauro Tazinafo e César CassiolatoEditoração e Produção: Mensagem Marketing e ComunicaçãoProdução: João Paulo da SilvaTiragem: 20.000 exemplaresPermitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitada a autorização.

SMAR RECIFEFone: (81) 3231-6521Fax: (81) 3231-6987e-mail: [email protected]

Smar é vencedora do prêmio Finepna categoria grande empresa

No dia 08 de outubro, na sede daFIESP em São Paulo, aconteceua cerimônia de entrega dos troféusdo prêmio Finep de InovaçãoTecnológica - Região Sudeste. ASmar, que gera mais de 1060

Senai/MG disponibilizacoluna de flotação para o

Curso Técnico de Mineração

Empresa adota novoprocesso de abertura de

Ordem de Serviço

A Smar em parceria com a Recil Consultoriadesenvolveu, com tecnologia Foundation Fieldbus, todaa automação da plantaPág. 3

O novo sistema padronizou as informações, agilizandoo processo de produção e a entrega dos produtos aosclientesPág. 4

política de investir 6,15% de seufaturamento em P&D, um índicebem superior ao das empresascom características similares."16,8% dos nossos funcionáriostrabalham em Pesquisa eDesenvolvimento, indicador quetambém está acima da média domercado, que é 3,89%", observaLibânio.

Este ano, entre os 103 inscritosda região, além da Smar foramescolhidos na categoria Processo,o Grupo Sabó/SP, na categoriaProduto, a Clorovale Diamantes/SP,na categoria Pequena Empresa, aPipeway Engenharia/RJ, e nacategoria Instituições de Pesquisa,a Embrapa Milho e Sorgo/MG.

Seminário ABTCP divulga atuaistendências tecnológicas

A ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulosee Papel - promoveu recentemente um seminário deautomação e controle de processos. O evento ocorreuna própria sede da Associação, em São Paulo, onde foramdiscutidos vários assuntos deste setor.

No encontro, promoveu-se a integração dos usuáriose fornecedores de sistemas de controle de processo, ea Smar, que também esteve presente, divulgou astendências tecnológicas atuais da automação industrial.Rajendra Mehta, físico e diretor da empresa, foipresidente da mesa e o mediador do debate.

Os engenheiros da Smar, Cleison P. de Melo e MarcoAurélio Pagnano, apresentaram, respectivamente,

palestras sobre Redes e Protocolos e sobre Modelos para Utilização de Sistemas de Diagnósticos,mostrando as tendências das tecnologias de automação utilizadas nas indústrias.

Workshop reúne engenheiros e técnicosdo setor sucroalcooleiro

Deixar os clientes maisinformados quanto às novascaracterísticas dos produtos daSmar. Este foi o objetivo doWorkshop realizado pela empresasobre Controladores Programáveis.Entre os vários palestrantes que seapresentaram no evento, estave ogerente geral da Smar Laboratoriesde Houston, no Texas, Joe Rondan.

Este Workshop, voltado para opúblico usuário da tecnologiaSmar, recebeu clientes,integradores e outros fabricantesdo setor sucroalcooleiro, no qualforam mostradas ascaracterísticas técnicas dos

O protocolo digital PROFIBUS PA, variante doPROFIBUS, foi desenvolvido pela Smar paraatender às necessidades de automação e controlede processos específ icos de cada cl iente,proporcionando benefícios aos mais variadossegmentos industriais. Assim, a empresa criou umanova linha de produtos, disponibilizando a mesmaplataforma de hardware para as tecnologiasProfibus PA e Foundation Fieldbus.

A Smar fornece ao mercado a Série 303 deequipamentos de campo com protocoloPROFIBUS-PA, atendendo o Profile V3.0 e oconceito de blocos funcionais. Esta série inclui umaampla família de produtos e também acessóriosda rede PROFIBUS, que são os Transmissores dePressão, Temperatura, Posição, Densidade/Concentração, Posicionadores de Válvula,Conversor PROFIBUS-PA para 3-15 psi, ConversorPROFIBUS-PA para 4-20mA e vice-versa, Fontesde Alimentação, etc.

César Cassiolato, gerente de produto da Smar,explica que toda Série 303 é representada viaSimatic PDM, ferramenta ut i l izada paraconfiguração, parametrização, comissionamento ediagnósticos de equipamentos de campo. Alémdisso, os produtos possuem ajuste localconfigurável, onde eles podem ser facilmenteintegrados em qualquer sistema PROFIBUS, sendo

também interoperáveis com os mais diversosfabricantes.

Com a família dos equipamentos 303 da Smar,pode-se também tirar proveito da tecnologiaFieldbus, do controle de processo, da automação eengenharia. Estas vantagens podem ser vistasatualmente nas maiores plantas PROFIBUS PA daAmérica do Sul, em funcionamento comequipamentos Smar.

produtos LC700 e CD600 Plus.Paulo Mattielo, engenheiro deAutomação da Usina da Barra,achou interessante o jeito que foiministrado o treinamento. "Aequipe de desenvolvimento daSmar está sempre próxima doproduto e aberta para ouvir aopinião do usuário, fazendo asadaptações e as melhoriasnecessárias", observa.

Segundo Geraldo SérgioZanarotti, gerente de produto,este é o primeiro ano que a Smarrealiza este encontro. "Temos apreocupação em deixar o clientesempre informado das

modernizações que cadaproduto vem sofrendo ao longodo tempo", complementa ele.

Engenheiros e técnicos do setor sucroalcooleirono workshop Smar

Libânio(esquerda) recebendo o prêmio de FlávioGrynszpan, diretor de Tecnologia da Fiesp

Alunos do treinamento

Profissionais presentes no Seminário

empregos diretos, foi a vencedorana categoria grande empresa. Eladeixou para trás as concorrentesSiemens e Petroflex.

No dia 30 de outubro, em Brasília,a Smar estará concorrendo, na etapanacional, ao prêmio Finep. A Finep(Financiadora de Estudos eProjetos) é uma agência do governoFederal que fornece subsídios parao desenvolvimento da Ciência eTecnologia no país.

Para Libânio deSouza, diretor deDesenvolvimento daSmar, um dos fatoresque contribuíram paraa empresa recebereste prêmio foi a sua

Page 2: Smar líder em automação · Smar líder em automação Atendimento ... Smar - Senai/PR esteve, em Minas Gerais, no início de setembro. O treinamento, sobre Instrumentação Básica,

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

Diretor Internacional da Smar participada abertura da Feippetro

Usina São Domingosautomatiza sua Moenda

A atividade industrial da Usina São DomingosAçúcar e Álcool S.A. vem recebendo constantesinvestimentos na automatização de processos. Umexemplo disso é o sistema de controle e supervisão,implantado recentemente com equipamentos Smar,em toda a sua área de preparo e moagem.

Este sistema permite o controle de alimentação decana, do nível das moendas, da vazão de água deembebição, além da monitoração das temperaturasdos mancais e o comando do intertravamento de todosos motores da moenda.

Localizada em Catanduva-SP, a Usina São Domingosfoi fundada em 1952, sendo a primeira unidade produtorade açúcar e álcool desta região. Atualmente produzindoaçúcar, álcool, energia elétrica e levedura para o mercadointerno e externo, ela gera cerca de 2200 empregos,chegando a atingir por safra 2,8 milhões de sacos deaçúcar e 45 milhões de litros de álcool.

Smar implanta novo sistema de aberturade Ordem de Serviço

Pensando em facil itar oprocesso de abertura de Ordem deServiço e padronizar asinformações dentro da empresa,a equipe de informática da Smar,coordenada pelo gerente industrial,José Mauro Tazinafo,desenvolveu um novo sistema,chamado Order in.

Este sistema, que agiliza oprocesso de produção e a entregados produtos aos clientes, podeser utilizado em todas as áreasda empresa, inclusive nas filiaisnacionais e internacionais.

O novo sistema está acessívelpela Internet e disponível em trêsidiomas, português, inglês eespanhol, sendo facilmentetraduzido para outras línguas,inclusive o chinês. Dessa forma,um gerente de vendas da Smarpode fazer o seu pedido dequalquer lugar do mundo.

Quando o gerente de vendascoloca o pedido neste sistema, a

bastante o trabalho da equipe eagilizando o prazo de entrega doproduto ao cliente. "Após aimplantação do sistema, percebemosque a filial ficou mais próxima dotrabalho produtivo, facilitando tambéma especificação de cada pedido".

Além do Order in existe tambémo Information Desk que, ao contráriodo Order in, leva as informações dafábrica para a área de vendas.

fábrica e todos os outrosdepartamentos da empresa,envolvidos no processo, recebemo pedido e trabalham nelesimultaneamente. Isso torna oprocesso mais rápido, pois não épreciso terminar uma etapa paracomeçar outra.

O Order in já foi implantado namatriz da empresa e nas filiais deUberlândia, Curitiba, Maringá, SãoPaulo e Houston. SegundoTazinafo, até o final deste anotodas as filiais do Brasil já estarãoutilizando o sistema.

"Com este sistema, estamoslevando nas fi l iais umapadronização de informações emétodo de trabalho. E o maisimportante disso, é que temostambém a oportunidade deconhecer as necessidades decada subsidiária", completa ogerente industrial.

Para Fábio Voltan da filial SãoPaulo, o Order in está auxiliando

Gerente da filial Maringá diz que a Smar é umaempresa de grandes oportunidades

Senai/MG já possui colunade flotação para as aulas

práticasJá está disponível, no Senai (Serviço Nacional da

Indústria) de Nova Lima/MG, para o curso Técnico deMineração, uma coluna de flotação. Este equipamento,que auxilia na retirada de minérios do meio ambiente,entrou em operação em julho e está ajudando naformação de cerca de 60 estudantes, sendo tambémbase no desenvolvimento de teses de mestrado.

Jaime Geraldo Silva, professor de Beneficiamento deMinério desta unidade do Senai, explica que esta plantaé totalmente didática. "No curso de Mineração, uma dasmatérias fundamentais chama-se Flotação, onde a colunaé estudada de várias formas, deixando o aluno apto paraatuar no mercado de trabalho", afirma o professor.

"Muita dedicação". É assim queJúlio Valdrighi, gerente da filialMaringá, define seu dia de trabalho.O gerente iniciou sua trajetóriaprof iss ional na Zanin i , ondetrabalhou por nove anos no setorde Engenharia de Processos. Em1986 foi para a Smar, atendendoclientes da região de Maringá, atéque em 1989 a empresa inaugurouuma filial na cidade, e Júlio passoua ocupar o cargo de gerente.

Nestes últimos meses, a filialfechou grandes negócios na região.Seus clientes são, em sua maioria,do setor sucroalcooleiro, do qualpodemos citar o Grupo Alto Alegre,Grupo Santa Terezinha, São Luiz

de Ourinhos, Usina Maracaí, UsinaNova América, Coopernavi, UsinaItamarati, Barralcool, Cocamar,Coamo, Usina FB Açúcar e Álcool,Coro l , Cooperval , Unia lcool ,Aralcool, entre outros.

Júl io , que é pro jet is ta demáquinas e equipamentos deprocesso e química industr ial ,considera a Smar como umaempresa de grandes oportunidades.Aos 40 anos, ele não dispensa umaboa pescaria e uma partida defutebol com os amigos nos dias defolga. E, ainda lembra que, "para oprofissional se dar bem na área deautomação, precisa ser dedicado ehonesto".Júlio Valdrighi

A implantação da coluna foi realizada pela Smar emparceria com a Recil Consultoria, que desenvolveu oprojeto completo e também forneceu os equipamentosmecânicos, tais como bombas dosadoras de água, gás,polpa de minério e reagentes químicos. Já a Smardesenvolveu o projeto de automação com tecnologiaFieldbus, criou as malhas de controle, forneceu ossensores e deu assistência à partida.

Segundo Ivan Luz, gerente de engenharia da RecilConsultoria, a coluna de flotação desempenha um papelimportante na questão ambiental. "A coluna permitemaior seletividade e eficiência de processamento dosminérios, promovendo a recuperação de bens mineraisantes descartáveis e que acarretavam problemas deefluentes e assoreamento de barragens", observa.

A coluna de flotação é um equipamento com seçãocilíndrica ou retangular e altura variável em função dasespecificações do produto, com um sistema de geraçãode bolhas, que promovem a separação de minerais,baseada na propriedade da molhabilidade, ou seja,maior ou menor tendência de aderência comcaracterísticas físicas diferenciadas.

Para ocorrer esta separação é preciso condicionar ominério com água, formando uma mistura denominadapolpa de minério. Este material é levado a um ou maistanques com agitação (condicionadores de polpa), queao receberem a dosagem dos reagentes, promovem oajuste do pH da polpa. Após este processo, a polparecebe a dosagem de outros produtos químicos.

Estes produtos químicos preparam a superfície daspartículas minerais, de forma que elas possam fazer a“coleta” pelas “bolhas de ar” no interior da coluna deflotação. No Brasil, a aplicação da tecnologia de flotaçãoem coluna é usada para separar minério de ferro (tirando asílica do produto).

A tecnologia de flotação é usada também para a produçãode concentrado de fosfato, na indústria de fertilizantes, epara a separaração de solventes orgânicos do ácidofosfórico, na indústria química, entre outras funções.

Conheça a colunade flotação

Profissionais de vários setores da indústriabrasileira participam de treinamento

Buscando atualização tecnológicae novidades no setor de automação,alguns profissionais de empresasclientes da Smar participaram,recentemente, de um curso sobreInstrumentação Básica para Controlede Processo. Com 40 horas deduração, o encontro aconteceu noCentro de Treinamento da empresa.

Além dos Conceitos Básicos sobreInstrumentação foram apresentadasno curso, as Variáveis deProcessos, os E. F. C. (Válvulas deControle), os Sistemas Digitais,algumas Noções de Segurança

Intrínseca e as Telemetrias, usadasna Instrumentação.

Profissionais de diversasempresas brasileiras, como:Petrobras, Virgolino de OliveiraS.A. Açúcar e Álcool, Usina AltoAlegre, Cevasa (Central EnergéticaVale do Sapucaí), Cefet - Paraná(Centro Federal de EducaçãoTecnológica), Usina Alta Paulista,Paraíso Bioenergia Ltda, Funcefet(Unidade de Ponta Grossa) eUniversidade de Lins, atualizaramseus conhecimentos no setor deautomação.

Carlos Roberto Liboni, vice-presidente da Fiespe diretor da Smar, junto com o diretor da Petrobras,Renato Duque, o secretário da Indústria Naval,Energia e Petróleo do Rio de Janeiro, WagnerVicter, e o diretor geral da Onip (OrganizaçãoNacional da Indústr ia do Petróleo), EloyFernandes, participou da abertura da Feippetro.

No evento, que comemorou os 50 anos daPetrobras, Liboni destacou a importância daestatal para o Brasi l e os constantesinvestimentos que ela vem realizando no país. "Ahistória da Petrobras é símbolo de superação doslimites para todos nós. Daqui a 50 anos teremosum país melhor para os nossos filhos do querecebemos de nossos pais", observa ele.

A segunda edição da Feippetro (Feira Industrialde Petróleo e Petroquímica) aconteceu no Rio de

Janeiro, entre os dias 30 de setembro e 03 deoutubro. Com 83 expositores, o evento recebeucerca de oito mil visitantes, onde foram realizadosgrandes negócios para o setor petrolífero mundial.

Vista da Moenda

Coluna de Flotação

Participantes do curso

Rudnei Araújo, assistente de Vendas da Filial SãoPaulo

Eloy Fernandes, Waldir Freitas (presidente da Feippetro), Wagner Victer,Carlos Roberto Liboni e Renato Duque

Page 3: Smar líder em automação · Smar líder em automação Atendimento ... Smar - Senai/PR esteve, em Minas Gerais, no início de setembro. O treinamento, sobre Instrumentação Básica,

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

Diretor Internacional da Smar participada abertura da Feippetro

Usina São Domingosautomatiza sua Moenda

A atividade industrial da Usina São DomingosAçúcar e Álcool S.A. vem recebendo constantesinvestimentos na automatização de processos. Umexemplo disso é o sistema de controle e supervisão,implantado recentemente com equipamentos Smar,em toda a sua área de preparo e moagem.

Este sistema permite o controle de alimentação decana, do nível das moendas, da vazão de água deembebição, além da monitoração das temperaturasdos mancais e o comando do intertravamento de todosos motores da moenda.

Localizada em Catanduva-SP, a Usina São Domingosfoi fundada em 1952, sendo a primeira unidade produtorade açúcar e álcool desta região. Atualmente produzindoaçúcar, álcool, energia elétrica e levedura para o mercadointerno e externo, ela gera cerca de 2200 empregos,chegando a atingir por safra 2,8 milhões de sacos deaçúcar e 45 milhões de litros de álcool.

Smar implanta novo sistema de aberturade Ordem de Serviço

Pensando em facil itar oprocesso de abertura de Ordem deServiço e padronizar asinformações dentro da empresa,a equipe de informática da Smar,coordenada pelo gerente industrial,José Mauro Tazinafo,desenvolveu um novo sistema,chamado Order in.

Este sistema, que agiliza oprocesso de produção e a entregados produtos aos clientes, podeser utilizado em todas as áreasda empresa, inclusive nas filiaisnacionais e internacionais.

O novo sistema está acessívelpela Internet e disponível em trêsidiomas, português, inglês eespanhol, sendo facilmentetraduzido para outras línguas,inclusive o chinês. Dessa forma,um gerente de vendas da Smarpode fazer o seu pedido dequalquer lugar do mundo.

Quando o gerente de vendascoloca o pedido neste sistema, a

bastante o trabalho da equipe eagilizando o prazo de entrega doproduto ao cliente. "Após aimplantação do sistema, percebemosque a filial ficou mais próxima dotrabalho produtivo, facilitando tambéma especificação de cada pedido".

Além do Order in existe tambémo Information Desk que, ao contráriodo Order in, leva as informações dafábrica para a área de vendas.

fábrica e todos os outrosdepartamentos da empresa,envolvidos no processo, recebemo pedido e trabalham nelesimultaneamente. Isso torna oprocesso mais rápido, pois não épreciso terminar uma etapa paracomeçar outra.

O Order in já foi implantado namatriz da empresa e nas filiais deUberlândia, Curitiba, Maringá, SãoPaulo e Houston. SegundoTazinafo, até o final deste anotodas as filiais do Brasil já estarãoutilizando o sistema.

"Com este sistema, estamoslevando nas fi l iais umapadronização de informações emétodo de trabalho. E o maisimportante disso, é que temostambém a oportunidade deconhecer as necessidades decada subsidiária", completa ogerente industrial.

Para Fábio Voltan da filial SãoPaulo, o Order in está auxiliando

Gerente da filial Maringá diz que a Smar é umaempresa de grandes oportunidades

Senai/MG já possui colunade flotação para as aulas

práticasJá está disponível, no Senai (Serviço Nacional da

Indústria) de Nova Lima/MG, para o curso Técnico deMineração, uma coluna de flotação. Este equipamento,que auxilia na retirada de minérios do meio ambiente,entrou em operação em julho e está ajudando naformação de cerca de 60 estudantes, sendo tambémbase no desenvolvimento de teses de mestrado.

Jaime Geraldo Silva, professor de Beneficiamento deMinério desta unidade do Senai, explica que esta plantaé totalmente didática. "No curso de Mineração, uma dasmatérias fundamentais chama-se Flotação, onde a colunaé estudada de várias formas, deixando o aluno apto paraatuar no mercado de trabalho", afirma o professor.

"Muita dedicação". É assim queJúlio Valdrighi, gerente da filialMaringá, define seu dia de trabalho.O gerente iniciou sua trajetóriaprof iss ional na Zanin i , ondetrabalhou por nove anos no setorde Engenharia de Processos. Em1986 foi para a Smar, atendendoclientes da região de Maringá, atéque em 1989 a empresa inaugurouuma filial na cidade, e Júlio passoua ocupar o cargo de gerente.

Nestes últimos meses, a filialfechou grandes negócios na região.Seus clientes são, em sua maioria,do setor sucroalcooleiro, do qualpodemos citar o Grupo Alto Alegre,Grupo Santa Terezinha, São Luiz

de Ourinhos, Usina Maracaí, UsinaNova América, Coopernavi, UsinaItamarati, Barralcool, Cocamar,Coamo, Usina FB Açúcar e Álcool,Coro l , Cooperval , Unia lcool ,Aralcool, entre outros.

Júl io , que é pro jet is ta demáquinas e equipamentos deprocesso e química industr ial ,considera a Smar como umaempresa de grandes oportunidades.Aos 40 anos, ele não dispensa umaboa pescaria e uma partida defutebol com os amigos nos dias defolga. E, ainda lembra que, "para oprofissional se dar bem na área deautomação, precisa ser dedicado ehonesto".Júlio Valdrighi

A implantação da coluna foi realizada pela Smar emparceria com a Recil Consultoria, que desenvolveu oprojeto completo e também forneceu os equipamentosmecânicos, tais como bombas dosadoras de água, gás,polpa de minério e reagentes químicos. Já a Smardesenvolveu o projeto de automação com tecnologiaFieldbus, criou as malhas de controle, forneceu ossensores e deu assistência à partida.

Segundo Ivan Luz, gerente de engenharia da RecilConsultoria, a coluna de flotação desempenha um papelimportante na questão ambiental. "A coluna permitemaior seletividade e eficiência de processamento dosminérios, promovendo a recuperação de bens mineraisantes descartáveis e que acarretavam problemas deefluentes e assoreamento de barragens", observa.

A coluna de flotação é um equipamento com seçãocilíndrica ou retangular e altura variável em função dasespecificações do produto, com um sistema de geraçãode bolhas, que promovem a separação de minerais,baseada na propriedade da molhabilidade, ou seja,maior ou menor tendência de aderência comcaracterísticas físicas diferenciadas.

Para ocorrer esta separação é preciso condicionar ominério com água, formando uma mistura denominadapolpa de minério. Este material é levado a um ou maistanques com agitação (condicionadores de polpa), queao receberem a dosagem dos reagentes, promovem oajuste do pH da polpa. Após este processo, a polparecebe a dosagem de outros produtos químicos.

Estes produtos químicos preparam a superfície daspartículas minerais, de forma que elas possam fazer a“coleta” pelas “bolhas de ar” no interior da coluna deflotação. No Brasil, a aplicação da tecnologia de flotaçãoem coluna é usada para separar minério de ferro (tirando asílica do produto).

A tecnologia de flotação é usada também para a produçãode concentrado de fosfato, na indústria de fertilizantes, epara a separaração de solventes orgânicos do ácidofosfórico, na indústria química, entre outras funções.

Conheça a colunade flotação

Profissionais de vários setores da indústriabrasileira participam de treinamento

Buscando atualização tecnológicae novidades no setor de automação,alguns profissionais de empresasclientes da Smar participaram,recentemente, de um curso sobreInstrumentação Básica para Controlede Processo. Com 40 horas deduração, o encontro aconteceu noCentro de Treinamento da empresa.

Além dos Conceitos Básicos sobreInstrumentação foram apresentadasno curso, as Variáveis deProcessos, os E. F. C. (Válvulas deControle), os Sistemas Digitais,algumas Noções de Segurança

Intrínseca e as Telemetrias, usadasna Instrumentação.

Profissionais de diversasempresas brasileiras, como:Petrobras, Virgolino de OliveiraS.A. Açúcar e Álcool, Usina AltoAlegre, Cevasa (Central EnergéticaVale do Sapucaí), Cefet - Paraná(Centro Federal de EducaçãoTecnológica), Usina Alta Paulista,Paraíso Bioenergia Ltda, Funcefet(Unidade de Ponta Grossa) eUniversidade de Lins, atualizaramseus conhecimentos no setor deautomação.

Carlos Roberto Liboni, vice-presidente da Fiespe diretor da Smar, junto com o diretor da Petrobras,Renato Duque, o secretário da Indústria Naval,Energia e Petróleo do Rio de Janeiro, WagnerVicter, e o diretor geral da Onip (OrganizaçãoNacional da Indústr ia do Petróleo), EloyFernandes, participou da abertura da Feippetro.

No evento, que comemorou os 50 anos daPetrobras, Liboni destacou a importância daestatal para o Brasi l e os constantesinvestimentos que ela vem realizando no país. "Ahistória da Petrobras é símbolo de superação doslimites para todos nós. Daqui a 50 anos teremosum país melhor para os nossos filhos do querecebemos de nossos pais", observa ele.

A segunda edição da Feippetro (Feira Industrialde Petróleo e Petroquímica) aconteceu no Rio de

Janeiro, entre os dias 30 de setembro e 03 deoutubro. Com 83 expositores, o evento recebeucerca de oito mil visitantes, onde foram realizadosgrandes negócios para o setor petrolífero mundial.

Vista da Moenda

Coluna de Flotação

Participantes do curso

Rudnei Araújo, assistente de Vendas da Filial SãoPaulo

Eloy Fernandes, Waldir Freitas (presidente da Feippetro), Wagner Victer,Carlos Roberto Liboni e Renato Duque

Page 4: Smar líder em automação · Smar líder em automação Atendimento ... Smar - Senai/PR esteve, em Minas Gerais, no início de setembro. O treinamento, sobre Instrumentação Básica,

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

Diretor Internacional da Smar participada abertura da Feippetro

Usina São Domingosautomatiza sua Moenda

A atividade industrial da Usina São DomingosAçúcar e Álcool S.A. vem recebendo constantesinvestimentos na automatização de processos. Umexemplo disso é o sistema de controle e supervisão,implantado recentemente com equipamentos Smar,em toda a sua área de preparo e moagem.

Este sistema permite o controle de alimentação decana, do nível das moendas, da vazão de água deembebição, além da monitoração das temperaturasdos mancais e o comando do intertravamento de todosos motores da moenda.

Localizada em Catanduva-SP, a Usina São Domingosfoi fundada em 1952, sendo a primeira unidade produtorade açúcar e álcool desta região. Atualmente produzindoaçúcar, álcool, energia elétrica e levedura para o mercadointerno e externo, ela gera cerca de 2200 empregos,chegando a atingir por safra 2,8 milhões de sacos deaçúcar e 45 milhões de litros de álcool.

Smar implanta novo sistema de aberturade Ordem de Serviço

Pensando em facil itar oprocesso de abertura de Ordem deServiço e padronizar asinformações dentro da empresa,a equipe de informática da Smar,coordenada pelo gerente industrial,José Mauro Tazinafo,desenvolveu um novo sistema,chamado Order in.

Este sistema, que agiliza oprocesso de produção e a entregados produtos aos clientes, podeser utilizado em todas as áreasda empresa, inclusive nas filiaisnacionais e internacionais.

O novo sistema está acessívelpela Internet e disponível em trêsidiomas, português, inglês eespanhol, sendo facilmentetraduzido para outras línguas,inclusive o chinês. Dessa forma,um gerente de vendas da Smarpode fazer o seu pedido dequalquer lugar do mundo.

Quando o gerente de vendascoloca o pedido neste sistema, a

bastante o trabalho da equipe eagilizando o prazo de entrega doproduto ao cliente. "Após aimplantação do sistema, percebemosque a filial ficou mais próxima dotrabalho produtivo, facilitando tambéma especificação de cada pedido".

Além do Order in existe tambémo Information Desk que, ao contráriodo Order in, leva as informações dafábrica para a área de vendas.

fábrica e todos os outrosdepartamentos da empresa,envolvidos no processo, recebemo pedido e trabalham nelesimultaneamente. Isso torna oprocesso mais rápido, pois não épreciso terminar uma etapa paracomeçar outra.

O Order in já foi implantado namatriz da empresa e nas filiais deUberlândia, Curitiba, Maringá, SãoPaulo e Houston. SegundoTazinafo, até o final deste anotodas as filiais do Brasil já estarãoutilizando o sistema.

"Com este sistema, estamoslevando nas fi l iais umapadronização de informações emétodo de trabalho. E o maisimportante disso, é que temostambém a oportunidade deconhecer as necessidades decada subsidiária", completa ogerente industrial.

Para Fábio Voltan da filial SãoPaulo, o Order in está auxiliando

Gerente da filial Maringá diz que a Smar é umaempresa de grandes oportunidades

Senai/MG já possui colunade flotação para as aulas

práticasJá está disponível, no Senai (Serviço Nacional da

Indústria) de Nova Lima/MG, para o curso Técnico deMineração, uma coluna de flotação. Este equipamento,que auxilia na retirada de minérios do meio ambiente,entrou em operação em julho e está ajudando naformação de cerca de 60 estudantes, sendo tambémbase no desenvolvimento de teses de mestrado.

Jaime Geraldo Silva, professor de Beneficiamento deMinério desta unidade do Senai, explica que esta plantaé totalmente didática. "No curso de Mineração, uma dasmatérias fundamentais chama-se Flotação, onde a colunaé estudada de várias formas, deixando o aluno apto paraatuar no mercado de trabalho", afirma o professor.

"Muita dedicação". É assim queJúlio Valdrighi, gerente da filialMaringá, define seu dia de trabalho.O gerente iniciou sua trajetóriaprof iss ional na Zanin i , ondetrabalhou por nove anos no setorde Engenharia de Processos. Em1986 foi para a Smar, atendendoclientes da região de Maringá, atéque em 1989 a empresa inaugurouuma filial na cidade, e Júlio passoua ocupar o cargo de gerente.

Nestes últimos meses, a filialfechou grandes negócios na região.Seus clientes são, em sua maioria,do setor sucroalcooleiro, do qualpodemos citar o Grupo Alto Alegre,Grupo Santa Terezinha, São Luiz

de Ourinhos, Usina Maracaí, UsinaNova América, Coopernavi, UsinaItamarati, Barralcool, Cocamar,Coamo, Usina FB Açúcar e Álcool,Coro l , Cooperval , Unia lcool ,Aralcool, entre outros.

Júl io , que é pro jet is ta demáquinas e equipamentos deprocesso e química industr ial ,considera a Smar como umaempresa de grandes oportunidades.Aos 40 anos, ele não dispensa umaboa pescaria e uma partida defutebol com os amigos nos dias defolga. E, ainda lembra que, "para oprofissional se dar bem na área deautomação, precisa ser dedicado ehonesto".Júlio Valdrighi

A implantação da coluna foi realizada pela Smar emparceria com a Recil Consultoria, que desenvolveu oprojeto completo e também forneceu os equipamentosmecânicos, tais como bombas dosadoras de água, gás,polpa de minério e reagentes químicos. Já a Smardesenvolveu o projeto de automação com tecnologiaFieldbus, criou as malhas de controle, forneceu ossensores e deu assistência à partida.

Segundo Ivan Luz, gerente de engenharia da RecilConsultoria, a coluna de flotação desempenha um papelimportante na questão ambiental. "A coluna permitemaior seletividade e eficiência de processamento dosminérios, promovendo a recuperação de bens mineraisantes descartáveis e que acarretavam problemas deefluentes e assoreamento de barragens", observa.

A coluna de flotação é um equipamento com seçãocilíndrica ou retangular e altura variável em função dasespecificações do produto, com um sistema de geraçãode bolhas, que promovem a separação de minerais,baseada na propriedade da molhabilidade, ou seja,maior ou menor tendência de aderência comcaracterísticas físicas diferenciadas.

Para ocorrer esta separação é preciso condicionar ominério com água, formando uma mistura denominadapolpa de minério. Este material é levado a um ou maistanques com agitação (condicionadores de polpa), queao receberem a dosagem dos reagentes, promovem oajuste do pH da polpa. Após este processo, a polparecebe a dosagem de outros produtos químicos.

Estes produtos químicos preparam a superfície daspartículas minerais, de forma que elas possam fazer a“coleta” pelas “bolhas de ar” no interior da coluna deflotação. No Brasil, a aplicação da tecnologia de flotaçãoem coluna é usada para separar minério de ferro (tirando asílica do produto).

A tecnologia de flotação é usada também para a produçãode concentrado de fosfato, na indústria de fertilizantes, epara a separaração de solventes orgânicos do ácidofosfórico, na indústria química, entre outras funções.

Conheça a colunade flotação

Profissionais de vários setores da indústriabrasileira participam de treinamento

Buscando atualização tecnológicae novidades no setor de automação,alguns profissionais de empresasclientes da Smar participaram,recentemente, de um curso sobreInstrumentação Básica para Controlede Processo. Com 40 horas deduração, o encontro aconteceu noCentro de Treinamento da empresa.

Além dos Conceitos Básicos sobreInstrumentação foram apresentadasno curso, as Variáveis deProcessos, os E. F. C. (Válvulas deControle), os Sistemas Digitais,algumas Noções de Segurança

Intrínseca e as Telemetrias, usadasna Instrumentação.

Profissionais de diversasempresas brasileiras, como:Petrobras, Virgolino de OliveiraS.A. Açúcar e Álcool, Usina AltoAlegre, Cevasa (Central EnergéticaVale do Sapucaí), Cefet - Paraná(Centro Federal de EducaçãoTecnológica), Usina Alta Paulista,Paraíso Bioenergia Ltda, Funcefet(Unidade de Ponta Grossa) eUniversidade de Lins, atualizaramseus conhecimentos no setor deautomação.

Carlos Roberto Liboni, vice-presidente da Fiespe diretor da Smar, junto com o diretor da Petrobras,Renato Duque, o secretário da Indústria Naval,Energia e Petróleo do Rio de Janeiro, WagnerVicter, e o diretor geral da Onip (OrganizaçãoNacional da Indústr ia do Petróleo), EloyFernandes, participou da abertura da Feippetro.

No evento, que comemorou os 50 anos daPetrobras, Liboni destacou a importância daestatal para o Brasi l e os constantesinvestimentos que ela vem realizando no país. "Ahistória da Petrobras é símbolo de superação doslimites para todos nós. Daqui a 50 anos teremosum país melhor para os nossos filhos do querecebemos de nossos pais", observa ele.

A segunda edição da Feippetro (Feira Industrialde Petróleo e Petroquímica) aconteceu no Rio de

Janeiro, entre os dias 30 de setembro e 03 deoutubro. Com 83 expositores, o evento recebeucerca de oito mil visitantes, onde foram realizadosgrandes negócios para o setor petrolífero mundial.

Vista da Moenda

Coluna de Flotação

Participantes do curso

Rudnei Araújo, assistente de Vendas da Filial SãoPaulo

Eloy Fernandes, Waldir Freitas (presidente da Feippetro), Wagner Victer,Carlos Roberto Liboni e Renato Duque

Page 5: Smar líder em automação · Smar líder em automação Atendimento ... Smar - Senai/PR esteve, em Minas Gerais, no início de setembro. O treinamento, sobre Instrumentação Básica,

AtendimentoSm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

Unidade Móvel esteve ministrando treinamentona Cargill de Uberlândia/ MG

A Unidade Móvel de Instrumentação e Controle de ProcessosSmar - Senai/PR esteve, em Minas Gerais, no início desetembro. O treinamento, sobre Instrumentação Básica, foi dadoaos funcionários da empresa Cargill de Uberlândia.

Adílson Miranda de Paulo, eletricista da Cargill, disse que otreinamento aprimorou o conhecimento de todos osparticipantes. "Agora é possível fazer um atendimento maisrápido e eficaz, visando melhorar o desempenho no nossotrabalho diário", observa o eletricista.

Série 303: uma linha completa de produtos PROFIBUS PA

SMAR MARINGÁFone: (44) 222-7642Fax: (44) 222-2348e-mail: [email protected]

SMAR ARAÇATUBAFone: (18) 621-7776Fax: (18) 621-7776e-mail: [email protected]

SMAR SÃO PAULOFone: (11) 3095-2130Fax: (11) 3819-3636e-mail: [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROFone: (21) 2438-0527Fax: (21) 2438-4697e-mail: [email protected]

SMAR SALVADORFone: (71) 358-7972Fax: (71) 358-5745e-mail: [email protected]

SMAR CURITIBAFone: (41) 242-1028Fax: (41) 242-1065e-mail: [email protected]

SMAR - MATRIZFone: (16) 3946-3599Fax: (16) 3946-3258e-mail: [email protected]

SMAR BELO HORIZONTEFone: (31) 3225-9028Fax: (31) 3225-9576e-mail: [email protected]

SMAR PIRACICABAFone: (19) 3435-3518Fax: (19) 3435-3518e-mail: [email protected]

SMAR UBERLÂNDIAFone: (34) 3231-2011Fax: (34) 3231-2092e-mail: [email protected]

SMAR INTERIOR-SPFone: (16) 3946-3522Fax: (16) 3946-3528e-mail: [email protected]

Expediente:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais Ltda direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: Paulo Saturnino LorenzatoJornalista Responsável e Editora: Elizângela Ferreira MTb 31388Redação: Flávia Araujo e Elizângela FerreiraCanal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Pedro Biondo, Luciano Botto, Júlio Valdrighi, Jaime Tamaki Jr., Sílvio Barros,José Mauro Tazinafo e César CassiolatoEditoração e Produção: Mensagem Marketing e ComunicaçãoProdução: João Paulo da SilvaTiragem: 20.000 exemplaresPermitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitada a autorização.

SMAR RECIFEFone: (81) 3231-6521Fax: (81) 3231-6987e-mail: [email protected]

Smar é vencedora do prêmio Finepna categoria grande empresa

No dia 08 de outubro, na sede daFIESP em São Paulo, aconteceua cerimônia de entrega dos troféusdo prêmio Finep de InovaçãoTecnológica - Região Sudeste. ASmar, que gera mais de 1060

Senai/MG disponibilizacoluna de flotação para o

Curso Técnico de Mineração

Empresa adota novoprocesso de abertura de

Ordem de Serviço

A Smar em parceria com a Recil Consultoriadesenvolveu, com tecnologia Foundation Fieldbus, todaa automação da plantaPág. 3

O novo sistema padronizou as informações, agilizandoo processo de produção e a entrega dos produtos aosclientesPág. 4

política de investir 6,15% de seufaturamento em P&D, um índicebem superior ao das empresascom características similares."16,8% dos nossos funcionáriostrabalham em Pesquisa eDesenvolvimento, indicador quetambém está acima da média domercado, que é 3,89%", observaLibânio.

Este ano, entre os 103 inscritosda região, além da Smar foramescolhidos na categoria Processo,o Grupo Sabó/SP, na categoriaProduto, a Clorovale Diamantes/SP,na categoria Pequena Empresa, aPipeway Engenharia/RJ, e nacategoria Instituições de Pesquisa,a Embrapa Milho e Sorgo/MG.

Seminário ABTCP divulga atuaistendências tecnológicas

A ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulosee Papel - promoveu recentemente um seminário deautomação e controle de processos. O evento ocorreuna própria sede da Associação, em São Paulo, onde foramdiscutidos vários assuntos deste setor.

No encontro, promoveu-se a integração dos usuáriose fornecedores de sistemas de controle de processo, ea Smar, que também esteve presente, divulgou astendências tecnológicas atuais da automação industrial.Rajendra Mehta, físico e diretor da empresa, foipresidente da mesa e o mediador do debate.

Os engenheiros da Smar, Cleison P. de Melo e MarcoAurélio Pagnano, apresentaram, respectivamente,

palestras sobre Redes e Protocolos e sobre Modelos para Utilização de Sistemas de Diagnósticos,mostrando as tendências das tecnologias de automação utilizadas nas indústrias.

Workshop reúne engenheiros e técnicosdo setor sucroalcooleiro

Deixar os clientes maisinformados quanto às novascaracterísticas dos produtos daSmar. Este foi o objetivo doWorkshop realizado pela empresasobre Controladores Programáveis.Entre os vários palestrantes que seapresentaram no evento, estave ogerente geral da Smar Laboratoriesde Houston, no Texas, Joe Rondan.

Este Workshop, voltado para opúblico usuário da tecnologiaSmar, recebeu clientes,integradores e outros fabricantesdo setor sucroalcooleiro, no qualforam mostradas ascaracterísticas técnicas dos

O protocolo digital PROFIBUS PA, variante doPROFIBUS, foi desenvolvido pela Smar paraatender às necessidades de automação e controlede processos específ icos de cada cl iente,proporcionando benefícios aos mais variadossegmentos industriais. Assim, a empresa criou umanova linha de produtos, disponibilizando a mesmaplataforma de hardware para as tecnologiasProfibus PA e Foundation Fieldbus.

A Smar fornece ao mercado a Série 303 deequipamentos de campo com protocoloPROFIBUS-PA, atendendo o Profile V3.0 e oconceito de blocos funcionais. Esta série inclui umaampla família de produtos e também acessóriosda rede PROFIBUS, que são os Transmissores dePressão, Temperatura, Posição, Densidade/Concentração, Posicionadores de Válvula,Conversor PROFIBUS-PA para 3-15 psi, ConversorPROFIBUS-PA para 4-20mA e vice-versa, Fontesde Alimentação, etc.

César Cassiolato, gerente de produto da Smar,explica que toda Série 303 é representada viaSimatic PDM, ferramenta ut i l izada paraconfiguração, parametrização, comissionamento ediagnósticos de equipamentos de campo. Alémdisso, os produtos possuem ajuste localconfigurável, onde eles podem ser facilmenteintegrados em qualquer sistema PROFIBUS, sendo

também interoperáveis com os mais diversosfabricantes.

Com a família dos equipamentos 303 da Smar,pode-se também tirar proveito da tecnologiaFieldbus, do controle de processo, da automação eengenharia. Estas vantagens podem ser vistasatualmente nas maiores plantas PROFIBUS PA daAmérica do Sul, em funcionamento comequipamentos Smar.

produtos LC700 e CD600 Plus.Paulo Mattielo, engenheiro deAutomação da Usina da Barra,achou interessante o jeito que foiministrado o treinamento. "Aequipe de desenvolvimento daSmar está sempre próxima doproduto e aberta para ouvir aopinião do usuário, fazendo asadaptações e as melhoriasnecessárias", observa.

Segundo Geraldo SérgioZanarotti, gerente de produto,este é o primeiro ano que a Smarrealiza este encontro. "Temos apreocupação em deixar o clientesempre informado das

modernizações que cadaproduto vem sofrendo ao longodo tempo", complementa ele.

Engenheiros e técnicos do setor sucroalcooleirono workshop Smar

Libânio(esquerda) recebendo o prêmio de FlávioGrynszpan, diretor de Tecnologia da Fiesp

Alunos do treinamento

Profissionais presentes no Seminário

empregos diretos, foi a vencedorana categoria grande empresa. Eladeixou para trás as concorrentesSiemens e Petroflex.

No dia 30 de outubro, em Brasília,a Smar estará concorrendo, na etapanacional, ao prêmio Finep. A Finep(Financiadora de Estudos eProjetos) é uma agência do governoFederal que fornece subsídios parao desenvolvimento da Ciência eTecnologia no país.

Para Libânio deSouza, diretor deDesenvolvimento daSmar, um dos fatoresque contribuíram paraa empresa recebereste prêmio foi a sua

Page 6: Smar líder em automação · Smar líder em automação Atendimento ... Smar - Senai/PR esteve, em Minas Gerais, no início de setembro. O treinamento, sobre Instrumentação Básica,

AtendimentoSm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

Unidade Móvel esteve ministrando treinamentona Cargill de Uberlândia/ MG

A Unidade Móvel de Instrumentação e Controle de ProcessosSmar - Senai/PR esteve, em Minas Gerais, no início desetembro. O treinamento, sobre Instrumentação Básica, foi dadoaos funcionários da empresa Cargill de Uberlândia.

Adílson Miranda de Paulo, eletricista da Cargill, disse que otreinamento aprimorou o conhecimento de todos osparticipantes. "Agora é possível fazer um atendimento maisrápido e eficaz, visando melhorar o desempenho no nossotrabalho diário", observa o eletricista.

Série 303: uma linha completa de produtos PROFIBUS PA

SMAR MARINGÁFone: (44) 222-7642Fax: (44) 222-2348e-mail: [email protected]

SMAR ARAÇATUBAFone: (18) 621-7776Fax: (18) 621-7776e-mail: [email protected]

SMAR SÃO PAULOFone: (11) 3095-2130Fax: (11) 3819-3636e-mail: [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROFone: (21) 2438-0527Fax: (21) 2438-4697e-mail: [email protected]

SMAR SALVADORFone: (71) 358-7972Fax: (71) 358-5745e-mail: [email protected]

SMAR CURITIBAFone: (41) 242-1028Fax: (41) 242-1065e-mail: [email protected]

SMAR - MATRIZFone: (16) 3946-3599Fax: (16) 3946-3258e-mail: [email protected]

SMAR BELO HORIZONTEFone: (31) 3225-9028Fax: (31) 3225-9576e-mail: [email protected]

SMAR PIRACICABAFone: (19) 3435-3518Fax: (19) 3435-3518e-mail: [email protected]

SMAR UBERLÂNDIAFone: (34) 3231-2011Fax: (34) 3231-2092e-mail: [email protected]

SMAR INTERIOR-SPFone: (16) 3946-3522Fax: (16) 3946-3528e-mail: [email protected]

Expediente:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais Ltda direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: Paulo Saturnino LorenzatoJornalista Responsável e Editora: Elizângela Ferreira MTb 31388Redação: Flávia Araujo e Elizângela FerreiraCanal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Pedro Biondo, Luciano Botto, Júlio Valdrighi, Jaime Tamaki Jr., Sílvio Barros,José Mauro Tazinafo e César CassiolatoEditoração e Produção: Mensagem Marketing e ComunicaçãoProdução: João Paulo da SilvaTiragem: 20.000 exemplaresPermitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitada a autorização.

SMAR RECIFEFone: (81) 3231-6521Fax: (81) 3231-6987e-mail: [email protected]

Smar é vencedora do prêmio Finepna categoria grande empresa

No dia 08 de outubro, na sede daFIESP em São Paulo, aconteceua cerimônia de entrega dos troféusdo prêmio Finep de InovaçãoTecnológica - Região Sudeste. ASmar, que gera mais de 1060

Senai/MG disponibilizacoluna de flotação para o

Curso Técnico de Mineração

Empresa adota novoprocesso de abertura de

Ordem de Serviço

A Smar em parceria com a Recil Consultoriadesenvolveu, com tecnologia Foundation Fieldbus, todaa automação da plantaPág. 3

O novo sistema padronizou as informações, agilizandoo processo de produção e a entrega dos produtos aosclientesPág. 4

política de investir 6,15% de seufaturamento em P&D, um índicebem superior ao das empresascom características similares."16,8% dos nossos funcionáriostrabalham em Pesquisa eDesenvolvimento, indicador quetambém está acima da média domercado, que é 3,89%", observaLibânio.

Este ano, entre os 103 inscritosda região, além da Smar foramescolhidos na categoria Processo,o Grupo Sabó/SP, na categoriaProduto, a Clorovale Diamantes/SP,na categoria Pequena Empresa, aPipeway Engenharia/RJ, e nacategoria Instituições de Pesquisa,a Embrapa Milho e Sorgo/MG.

Seminário ABTCP divulga atuaistendências tecnológicas

A ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulosee Papel - promoveu recentemente um seminário deautomação e controle de processos. O evento ocorreuna própria sede da Associação, em São Paulo, onde foramdiscutidos vários assuntos deste setor.

No encontro, promoveu-se a integração dos usuáriose fornecedores de sistemas de controle de processo, ea Smar, que também esteve presente, divulgou astendências tecnológicas atuais da automação industrial.Rajendra Mehta, físico e diretor da empresa, foipresidente da mesa e o mediador do debate.

Os engenheiros da Smar, Cleison P. de Melo e MarcoAurélio Pagnano, apresentaram, respectivamente,

palestras sobre Redes e Protocolos e sobre Modelos para Utilização de Sistemas de Diagnósticos,mostrando as tendências das tecnologias de automação utilizadas nas indústrias.

Workshop reúne engenheiros e técnicosdo setor sucroalcooleiro

Deixar os clientes maisinformados quanto às novascaracterísticas dos produtos daSmar. Este foi o objetivo doWorkshop realizado pela empresasobre Controladores Programáveis.Entre os vários palestrantes que seapresentaram no evento, estave ogerente geral da Smar Laboratoriesde Houston, no Texas, Joe Rondan.

Este Workshop, voltado para opúblico usuário da tecnologiaSmar, recebeu clientes,integradores e outros fabricantesdo setor sucroalcooleiro, no qualforam mostradas ascaracterísticas técnicas dos

O protocolo digital PROFIBUS PA, variante doPROFIBUS, foi desenvolvido pela Smar paraatender às necessidades de automação e controlede processos específ icos de cada cl iente,proporcionando benefícios aos mais variadossegmentos industriais. Assim, a empresa criou umanova linha de produtos, disponibilizando a mesmaplataforma de hardware para as tecnologiasProfibus PA e Foundation Fieldbus.

A Smar fornece ao mercado a Série 303 deequipamentos de campo com protocoloPROFIBUS-PA, atendendo o Profile V3.0 e oconceito de blocos funcionais. Esta série inclui umaampla família de produtos e também acessóriosda rede PROFIBUS, que são os Transmissores dePressão, Temperatura, Posição, Densidade/Concentração, Posicionadores de Válvula,Conversor PROFIBUS-PA para 3-15 psi, ConversorPROFIBUS-PA para 4-20mA e vice-versa, Fontesde Alimentação, etc.

César Cassiolato, gerente de produto da Smar,explica que toda Série 303 é representada viaSimatic PDM, ferramenta ut i l izada paraconfiguração, parametrização, comissionamento ediagnósticos de equipamentos de campo. Alémdisso, os produtos possuem ajuste localconfigurável, onde eles podem ser facilmenteintegrados em qualquer sistema PROFIBUS, sendo

também interoperáveis com os mais diversosfabricantes.

Com a família dos equipamentos 303 da Smar,pode-se também tirar proveito da tecnologiaFieldbus, do controle de processo, da automação eengenharia. Estas vantagens podem ser vistasatualmente nas maiores plantas PROFIBUS PA daAmérica do Sul, em funcionamento comequipamentos Smar.

produtos LC700 e CD600 Plus.Paulo Mattielo, engenheiro deAutomação da Usina da Barra,achou interessante o jeito que foiministrado o treinamento. "Aequipe de desenvolvimento daSmar está sempre próxima doproduto e aberta para ouvir aopinião do usuário, fazendo asadaptações e as melhoriasnecessárias", observa.

Segundo Geraldo SérgioZanarotti, gerente de produto,este é o primeiro ano que a Smarrealiza este encontro. "Temos apreocupação em deixar o clientesempre informado das

modernizações que cadaproduto vem sofrendo ao longodo tempo", complementa ele.

Engenheiros e técnicos do setor sucroalcooleirono workshop Smar

Libânio(esquerda) recebendo o prêmio de FlávioGrynszpan, diretor de Tecnologia da Fiesp

Alunos do treinamento

Profissionais presentes no Seminário

empregos diretos, foi a vencedorana categoria grande empresa. Eladeixou para trás as concorrentesSiemens e Petroflex.

No dia 30 de outubro, em Brasília,a Smar estará concorrendo, na etapanacional, ao prêmio Finep. A Finep(Financiadora de Estudos eProjetos) é uma agência do governoFederal que fornece subsídios parao desenvolvimento da Ciência eTecnologia no país.

Para Libânio deSouza, diretor deDesenvolvimento daSmar, um dos fatoresque contribuíram paraa empresa recebereste prêmio foi a sua