slides crianças xikrin

20

Upload: rochelly-ramos

Post on 10-Dec-2015

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

SLIDE XICRIN

TRANSCRIPT

Page 1: Slides Crianças Xikrin
Page 2: Slides Crianças Xikrin

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Page 3: Slides Crianças Xikrin

• Objetivo:Objetivo: discutir como as crianças indígenas concebem a discutir como as crianças indígenas concebem a infância e seu desenvolvimento físico e intelectual, e como se infância e seu desenvolvimento físico e intelectual, e como se dá a participação dessas crianças na vida cotidiana e nos dá a participação dessas crianças na vida cotidiana e nos rituais da sua tribo.rituais da sua tribo.

• • As produções recentes na antropologia que se voltam ao As produções recentes na antropologia que se voltam ao

aprendizado e a infância tem ressaltado a importância de se aprendizado e a infância tem ressaltado a importância de se atentar para a participação ativa das crianças na vida social e atentar para a participação ativa das crianças na vida social e na construção de sentidos a partir de sua vivência e interação.na construção de sentidos a partir de sua vivência e interação.

• Reconhecendo a criança como um a gente que constrói suas Reconhecendo a criança como um a gente que constrói suas relações e atribui sentidos, a antropologia revê a análise do relações e atribui sentidos, a antropologia revê a análise do processo de socialização, deixando de pensar a criança como processo de socialização, deixando de pensar a criança como tendo incutido valores e comportamentos e se constituindo em tendo incutido valores e comportamentos e se constituindo em pessoa plena rumo a um produto social já conhecido de pessoa plena rumo a um produto social já conhecido de antemão,ou como mera reprodutora de um mundo adulto,mas antemão,ou como mera reprodutora de um mundo adulto,mas sim como um ator social ativo e produtor de cultura.sim como um ator social ativo e produtor de cultura.

• Possibilita-se assim que o estudo da infância nessas sociedades Possibilita-se assim que o estudo da infância nessas sociedades enfoque um mundo relativamente autônomo, que tem validade enfoque um mundo relativamente autônomo, que tem validade por si, nas experiências e na vivência das crianças,e em suas por si, nas experiências e na vivência das crianças,e em suas formulações sobre o mundo em que vive,vendo-a como um formulações sobre o mundo em que vive,vendo-a como um agente, e não como um sujeito incompleto, ou um adulto em agente, e não como um sujeito incompleto, ou um adulto em miniatura que treina a vida adulta.miniatura que treina a vida adulta.

Page 4: Slides Crianças Xikrin

• Em geral, a vida das crianças indígenas ou curumins como são Em geral, a vida das crianças indígenas ou curumins como são chamadas é bem diferente das nossas crianças. chamadas é bem diferente das nossas crianças.

• Elas vivem muito integradas à natureza, onde participam das Elas vivem muito integradas à natureza, onde participam das tradições de sua tribo. tradições de sua tribo.

• Aprendem muito observando os mais velhos em suas tarefas Aprendem muito observando os mais velhos em suas tarefas diárias. diárias.

Page 5: Slides Crianças Xikrin

A INFÂNCIA XIKRIN E O A INFÂNCIA XIKRIN E O APRENDIZADOAPRENDIZADO

Page 6: Slides Crianças Xikrin

• Os Xikrin dizem que as crianças já nascem compostas por corpo (Os Xikrin dizem que as crianças já nascem compostas por corpo (in)in) e e karonkaron..• O corpo do recém nascido é mole O corpo do recém nascido é mole (rerekre)(rerekre) e endurece com o tempo . Esse e endurece com o tempo . Esse

processo é relacionado a peleprocesso é relacionado a pele (ká) (ká),ela mesma tornando-se dura ,ela mesma tornando-se dura (ká tox)(ká tox).. • Terence Turner(1981,1995) argumenta que a pele funciona como um Terence Turner(1981,1995) argumenta que a pele funciona como um

intermediário entre a pessoa social e seu interior “psicosociológico”. Nela intermediário entre a pessoa social e seu interior “psicosociológico”. Nela deve ser aplicada a pintura corporal, uma “pele social”, que expressando deve ser aplicada a pintura corporal, uma “pele social”, que expressando valores e significados, realiza a conversão dos poderes internos do indivíduo, valores e significados, realiza a conversão dos poderes internos do indivíduo, naturais e não-socializados, à sociedade,dando-lhes assim forma social.naturais e não-socializados, à sociedade,dando-lhes assim forma social.(p.198)(p.198)

• Segundo GIANNINI (1991 a: 151,153),ao analisar os elementos constitutivos Segundo GIANNINI (1991 a: 151,153),ao analisar os elementos constitutivos da pessoa Xikrin(sangue, órgãos internos, ossos, da pessoa Xikrin(sangue, órgãos internos, ossos, karonkaron e e kadjuokadjuo, que glosa , que glosa como energia vital),argumenta que os xikrin enfatizamos perigos das como energia vital),argumenta que os xikrin enfatizamos perigos das doenças de pele porque estas seriam um indício da inter-relação dos doenças de pele porque estas seriam um indício da inter-relação dos elementos internos da pessoa, e que, portanto, um estado anormal da pele elementos internos da pessoa, e que, portanto, um estado anormal da pele indicaria uma desintegração interna da pessoa.(p.199)indicaria uma desintegração interna da pessoa.(p.199)

• ▫▫Tendo ainda a pele mole, e, portanto, seus elementos constitutivos pouco Tendo ainda a pele mole, e, portanto, seus elementos constitutivos pouco integrados, o recém-nascido corre grande risco de perde seu integrados, o recém-nascido corre grande risco de perde seu karonkaron..

• Através de GIANNINI entendemos porque a pele mole indica uma maior Através de GIANNINI entendemos porque a pele mole indica uma maior vulnerabilidade de perda de karon −não porque seja um envoltório capaz de vulnerabilidade de perda de karon −não porque seja um envoltório capaz de guardá-lo, mas porque é índice da formação de todos os aspectos do guardá-lo, mas porque é índice da formação de todos os aspectos do indivíduo.indivíduo.

Page 7: Slides Crianças Xikrin

• Para os Xikrin, saber, conhecer, aprender, entender e Para os Xikrin, saber, conhecer, aprender, entender e compreender estão todos inseridos em duas capacidades, a compreender estão todos inseridos em duas capacidades, a de ver e ouvir.de ver e ouvir.

• ▫▫A capacidade de aprender e entender é correlacionada ás A capacidade de aprender e entender é correlacionada ás capacidades sensoriais de ver e ouvir, e as crianças devem capacidades sensoriais de ver e ouvir, e as crianças devem desenvolver esses órgãos.desenvolver esses órgãos.

• Na realidade, em seu uso comum, mari (ouvir) perece Na realidade, em seu uso comum, mari (ouvir) perece englobar omunh (ver);englobar omunh (ver);

• ““O olhar sozinho não basta para o aprendizado, e deve ser O olhar sozinho não basta para o aprendizado, e deve ser acompanhado da compreensão, essa possibilitada pelo acompanhado da compreensão, essa possibilitada pelo ouvido.” ouvido.”

• ▫▫Uma criança não deve comer a cabeça do peixe, sob o risco Uma criança não deve comer a cabeça do peixe, sob o risco de não se tornar capaz de aprender, e essa comida é de não se tornar capaz de aprender, e essa comida é reservada aos mais velhos, aqueles que já aprenderam.reservada aos mais velhos, aqueles que já aprenderam.

• Além dos órgãos sensoriais que lhe capacitam a aprender e Além dos órgãos sensoriais que lhe capacitam a aprender e compreender,a criança deve também desenvolver compreender,a criança deve também desenvolver (“fortalecer”) o coração ((“fortalecer”) o coração (angoroangoro), no qual os conhecimentos ), no qual os conhecimentos adquiridos são armazenados.adquiridos são armazenados.

• O momento em que a criança esta pronta para aprender é O momento em que a criança esta pronta para aprender é indicado por ela mesma.indicado por ela mesma.

Page 8: Slides Crianças Xikrin

• Assim o interesse e a motivação para o aprendizado são Assim o interesse e a motivação para o aprendizado são individuais, e o repertório de conhecimento adquiridos é dado individuais, e o repertório de conhecimento adquiridos é dado pela iniciativa, e não pela posição social.pela iniciativa, e não pela posição social.

• Há porém momentos de aprendizado coletivo, e conhecimentos Há porém momentos de aprendizado coletivo, e conhecimentos que se considere apropriados para cada categoria de idade.que se considere apropriados para cada categoria de idade.

• Aprendizado coletivo - ocorre principalmente quando se realiza Aprendizado coletivo - ocorre principalmente quando se realiza rituaisrituais

• No passado , quando os jovens No passado , quando os jovens menoronyremenoronyre permaneciam mais permaneciam mais tempo na casa dos homens, diversas situações eram criadas, tempo na casa dos homens, diversas situações eram criadas, permitindo um aprendizado pela coletividade dos jovens;permitindo um aprendizado pela coletividade dos jovens;

• Indica-se não quando se deve adquirir este ou aquele Indica-se não quando se deve adquirir este ou aquele conhecimento, mas apartir de quando se pode começar a conhecimento, mas apartir de quando se pode começar a explicitá-lo e praticá-lo. explicitá-lo e praticá-lo.

• Para os Xikrin, as crianças não apenas crescem fisicamente, Para os Xikrin, as crianças não apenas crescem fisicamente, mas tornan-se também mais envolvidas com a vida social, mas tornan-se também mais envolvidas com a vida social, socializando-se. Para isso, têm de desenvolver a habilidade de socializando-se. Para isso, têm de desenvolver a habilidade de compreender o que é ou não socialmente aceitável.(p.203)compreender o que é ou não socialmente aceitável.(p.203)

Page 9: Slides Crianças Xikrin

• ““Ela não sabe ainda”,Ela não sabe ainda”,mari ket rã’ã.mari ket rã’ã.• Os Xikrin dizem que uma criança nada sabe porque Os Xikrin dizem que uma criança nada sabe porque

ainda é criança,mas tudo sabe porque tudo vê e ouve.ainda é criança,mas tudo sabe porque tudo vê e ouve.• Porque elas nada sabem?Porque elas nada sabem?• Porque elas tudo sabem?Porque elas tudo sabem?• As crianças tudo e nada sabem, devem aprender a As crianças tudo e nada sabem, devem aprender a

construir um sentido ao que vêem e ouvem,mas que construir um sentido ao que vêem e ouvem,mas que lhe esta aberta a possibilidade de testemunhar toda a lhe esta aberta a possibilidade de testemunhar toda a vida social e ritual Xikrin; (Observa e aprender).vida social e ritual Xikrin; (Observa e aprender).

Page 10: Slides Crianças Xikrin

A participação da criança na vida social

Page 11: Slides Crianças Xikrin

A vida da criança difere qualitativamente da dos adultos

• Não participam de modo decisivo, das atividades produtivas

• Não andam sozinhas longas distâncias

• Não abraçam as responsabilidades dos adultos

• Não participam da política e das decisões que concernem o coletivo

Page 12: Slides Crianças Xikrin

O cotidiano das crianças • Os meninos têm maior liberdade do

que as meninas

Meninos

Meninas

Page 13: Slides Crianças Xikrin

• No círculo da aldeia, as crianças, independente doNo círculo da aldeia, as crianças, independente do

sexo, têm maior mobilidade que os adultos.sexo, têm maior mobilidade que os adultos.

““Elas atuam como mensageiras entre as Elas atuam como mensageiras entre as casas, levando e trazendo recados e casas, levando e trazendo recados e presentes, o que lhes permite desenvolver presentes, o que lhes permite desenvolver muito cedo um conhecimento da rede de muito cedo um conhecimento da rede de relações sociais em que se encontra[m] relações sociais em que se encontra[m] inserida [s]”inserida [s]”

As crianças podem atuar como mensageiras e canal de ligação entre as casa por não terem de agir de acordo com o pia’am, ou distância social/ respeito [...] isso não significa que as crianças sejam desprovidas de pia’am...

Page 14: Slides Crianças Xikrin

A PARTICIPAÇÃO DAS A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS RITUAISCRIANÇAS NOS RITUAIS

Page 15: Slides Crianças Xikrin

• As crianças só participam deles quando tem um papel As crianças só participam deles quando tem um papel no ritualno ritual

• Os Ngêt (MB,MF,FF) para um meninoOs Ngêt (MB,MF,FF) para um menino• Os Kwatui (FZ,FM,MM) para uma meninaOs Kwatui (FZ,FM,MM) para uma menina• São essas pessoas que vão lhes transmitir os nomes, São essas pessoas que vão lhes transmitir os nomes,

e, em alguns casos, as prerrogativas que possuam de e, em alguns casos, as prerrogativas que possuam de uma participação especial em um ritual ou de uso de uma participação especial em um ritual ou de uso de adornos.adornos.

• Os nomes são transmitidos já ao recém-nascidoOs nomes são transmitidos já ao recém-nascido• A transmissão das prerrogativas rituais pode A transmissão das prerrogativas rituais pode

acontecer em qualquer momento da infância.acontecer em qualquer momento da infância.• A transmissão é efetivada quando a criança é ainda A transmissão é efetivada quando a criança é ainda

um bebêum bebê• Tendo seu privilegio confirmado ritualmente, poderão Tendo seu privilegio confirmado ritualmente, poderão

um dia transmiti-la.um dia transmiti-la.• A noite nos rituais A noite nos rituais mereremex,mereremex, eles dançam com um eles dançam com um

coletivo (e não em grupos, igual durante o dia), os coletivo (e não em grupos, igual durante o dia), os espíritos dos mortos (espíritos dos mortos (mekaronmekaron) são ditos a retornar á ) são ditos a retornar á aldeia para a performance dos vivos.aldeia para a performance dos vivos.

Page 16: Slides Crianças Xikrin

A comunicação oral das A comunicação oral das criançascrianças

Page 17: Slides Crianças Xikrin

• A oralidade é bastante enfatizada entre os KayapáA oralidade é bastante enfatizada entre os Kayapá• Quando jovem e recém inserido na sociedade masculina Quando jovem e recém inserido na sociedade masculina

ele deve apenas ouvir.ele deve apenas ouvir.• Quando se prepara um ritual, ele deve ouvir as falas Quando se prepara um ritual, ele deve ouvir as falas

dos mais velhos.dos mais velhos.• Mãe de muitos filhosMãe de muitos filhos• A ênfase da oralidade como um atributo masculino e o A ênfase da oralidade como um atributo masculino e o

uso do batoque labial.uso do batoque labial.• A Habilidade de ouvir bem, capacidade de aprender e A Habilidade de ouvir bem, capacidade de aprender e

compreender e de agir de modo socialmente apropriado compreender e de agir de modo socialmente apropriado é enfatizada para ambos os sexos.é enfatizada para ambos os sexos.

• Os Xikrin tem uma competência lingüística e Os Xikrin tem uma competência lingüística e competência pragmática.competência pragmática.

• As habilidades expressivas das crianças são bem As habilidades expressivas das crianças são bem encorajadas, fonte de comentário e orgulho.encorajadas, fonte de comentário e orgulho.

• As mulheres gostam de colocar os bebês um ao lado do As mulheres gostam de colocar os bebês um ao lado do outro, encorajando sua interação.outro, encorajando sua interação.

• As conversas das crianças não são simples fórmulas As conversas das crianças não são simples fórmulas voltadas ao público infantil.voltadas ao público infantil.

• As conversas envolvem sempre adultos, além da As conversas envolvem sempre adultos, além da criança discutem geralmente atividades do cotidiano.criança discutem geralmente atividades do cotidiano.

• Assim a criança aprende a se expressar e comunicar e Assim a criança aprende a se expressar e comunicar e atualiza relações sociais.atualiza relações sociais.

Page 18: Slides Crianças Xikrin

A INTERAÇÃO SOCIAL E A A INTERAÇÃO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO PELA CONSTRUÇÃO PELA

CRIANÇA DE RELAÇÕES E CRIANÇA DE RELAÇÕES E DE SENTIDODE SENTIDO

Page 19: Slides Crianças Xikrin

A partir daqui veremos como os Xikri, de modo especifico, A partir daqui veremos como os Xikri, de modo especifico, concebem e vivenciam a infância.concebem e vivenciam a infância.    As crianças xikrin são tidas como uma vergonha (o que vai sendo As crianças xikrin são tidas como uma vergonha (o que vai sendo amenizado ao longo da vida).amenizado ao longo da vida).    Crianças xikrin não são uma mera imitação do mundo adulto, Crianças xikrin não são uma mera imitação do mundo adulto, mas, uma constituição ativa de relações sociais que as mas, uma constituição ativa de relações sociais que as acompanharão por toda a vida.acompanharão por toda a vida.      Os xikrin fazem o cálculo de parentesco de acordo com que seus Os xikrin fazem o cálculo de parentesco de acordo com que seus pais estabelecem com a pessoa em questão.pais estabelecem com a pessoa em questão.    Para aprender e compreender não basta desenvolver os órgãos Para aprender e compreender não basta desenvolver os órgãos do sentido e ter acesso as coisas do mundo.do sentido e ter acesso as coisas do mundo.    Xikrin concebem o desenvolvimento da criança em um ser social Xikrin concebem o desenvolvimento da criança em um ser social pleno.pleno.

Page 20: Slides Crianças Xikrin

GRUPOGRUPOCATHARINECATHARINE

CLARIZACLARIZAKELLYKELLY

MICHELLEMICHELLEMIRTESMIRTES

GRUPOGRUPOCATHARINECATHARINE

CLARIZACLARIZAKELLYKELLY

MICHELLEMICHELLEMIRTESMIRTES