slide mais educação

20
Programa Mais Educação Programa Mais Educação Dúvidas Frequentes Dúvidas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania Consultora Técnica Lucenir de Andrade Pinheiro

Upload: lima-infomaxx

Post on 29-Jun-2015

1.714 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Slide Mais Educação

Programa Mais EducaçãoPrograma Mais EducaçãoDúvidas FrequentesDúvidas Frequentes

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania

Consultora Técnica

Lucenir de Andrade Pinheiro

Page 2: Slide Mais Educação

É permitida a utilização do recurso para a aquisição de uniformes para identificação dos alunos do Mais Educação?

Resposta: Para que seja oferecida resposta a essa indagação, faz-se necessário que sejam apresentadas as razões determinantes para a aquisição dos uniformes e os fins a serem alcançados com a iniciativa, uma vez que essa prática, por representar a priori benefício individual para o estudante, não se coaduna com os objetivos do programa

Dúvidas acerca do Programa Mais Educação

Page 3: Slide Mais Educação

É permitida a utilização do recurso para a aquisição DVD, TV e som para atividades com os alunos?

Resposta: Sim, desde que componha o KIT específico informado no Plano de Atendimento da Escola para a atividade escolhida.

Page 4: Slide Mais Educação

É permitida a utilização do recurso para a realização de serviços de terceiros nos espaços utilizados pelos alunos do Programa, como por exemplo, reparos nos quadros das salas de aula utilizadas para oficina de letramento?

Resposta: Sim, lembrando que para esse fim devem ser utilizados recursos de custeio.

É permitida a utilização do recurso para aquisição de tonner e cartucho para impressora.

Resposta: Sim, lembrando que para esse fim devem ser utilizados recursos de custeio

Page 5: Slide Mais Educação

É possível trocar ou acrescentar atividades? Se sim, quais são os procedimentos com relação à prestação de contas?

Resposta: Somente até a data da conclusão do cadastramento do Plano de Atendimento da Escola no SIMEC (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação), ou seja, após a aprovação do referido plano pela SECAD/MEC, as atividades não poderão ser alteradas. Assim sendo nenhum procedimento, além dos preestabelecidos, necessita ser adotado em relação à prestação de contas.

Page 6: Slide Mais Educação

É permitida a alteração das sugestões de aquisições contidas no manual para cada atividade? Por exemplo, comprar filtro solar, tendo optado pela atividade natação. Se sim, quais são os procedimentos com relação à prestação de contas?

Resposta: Sim, os itens que compõem o KIT de determinada atividade podem ser alterados, desde que as mudanças não prejudiquem ou inviabilize o alcance dos objetivos propostos pela atividade, sejam respeitados os correspondentes valores de custeio/capital e conste da prestação de contas anual a justificativa para a adoção do procedimento.

Page 7: Slide Mais Educação

Ao utilizar espaços fora da escola para desenvolvimento das atividades, o que pode ser custeado? Por exemplo: é permitido o pagamento das despesas com água e energia elétrica? Ou optando-se pela natação, ao utilizar uma piscina fora da escola, é permitido adquirir cloro e outros produtos para manutenção da piscina?

Resposta: A utilização de espaços externos para realização das atividades deve ser fruto de parceria a ser firmada entre a Unidade Executora Própria (UEx), representativa da escola, ou a Prefeitura Municipal, se necessário, e o proprietário do espaço,  vedado o emprego de recursos do programa para cobrir quaisquer despesas daí decorrentes.

Page 8: Slide Mais Educação

O recurso deve ser aplicado enquanto não está sendo utilizado? Os rendimentos de aplicação devem ser utilizados de que maneira?

Resposta: Os recursos do programa devem, obrigatoriamente, ser aplicados em caderneta de poupança aberta especificamente para o programa, quando a previsão de seu uso for igual ou superior a um mês, ou em fundo de aplicação financeira de curto prazo ou operação de mercado aberto lastreada em títulos da dívida pública, se a sua utilização ocorrer em prazo inferior a um mês.

O produto das aplicações financeiras deverá ser aplicado nas finalidades do programa e está sujeito às mesmas condições de prestação de contas exigidas para os recursos transferidos.

Page 9: Slide Mais Educação

O que precisa ser justificado na prestação de contas?

Resposta: Na prestação de contas deverão ser fornecidos todos os esclarecimentos e anexados todos os documentos que concorram para a clara compreensão da destinação dada aos recursos, de modo a assegurar seu acertado julgamento.

Page 10: Slide Mais Educação

O mesmo monitor pode trabalhar em unidades distintas, NÃO ultrapassando o máximo de cinco turmas e o ressarcimento de R$ 300,00 (trezentos reais)?

Resposta: Sim, desde que possível sobrecarga de trabalho não acarrete prejuízo à realização das atividades nas diversas escolas em que atuará.

Page 11: Slide Mais Educação

Quais serviços são considerados como adaptação de espaços? Quais são considerados obra?

Resposta: Adaptações de espaços são pequenas reformas ou adequações físicas como alargamento de portas, construção de rampas, fixação de corrimãos e/ou pisos aderentes etc., devendo ser utilizados para a cobertura dessas despesas recursos de custeio.

Obras são construções de maior porte tais como cobertura de quadra esportiva, ampliação de espaços, etc., que concorram para a elevação de patrimônio, devendo ser utilizados, para esse fim, recursos de capital.

Page 12: Slide Mais Educação

Como o saldo reprogramado deve ser utilizado: respeitando apenas a divisão de custeio e capital ou respeitando as rubricas (material de consumo e serviço de terceiros, ressarcimento e kits)?

Resposta: Tanto as categorias econômicas como as rubricas deverão ser respeitadas

Page 13: Slide Mais Educação

De acordo com levantamento de algumas escolas, o recurso recebido para ressarcimento de monitores não será suficiente. Como proceder?

Resposta: Nesse caso, a UEx, representativa da escola, deve recorrer à Prefeitura, se necessário por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, a fim de obter o correspondente complemento financeiro, dado o caráter suplementar dos recursos do programa, e tendo em vista o disposto no art. 22, inciso IV, alínea l, da Resolução nº 3, de 1º de abril de 2010, que disciplina o PDDE no corrente ano, e, especialmente, o disposto no art. 10, inciso I e parágrafo único, e art.11, inciso I, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 2006 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que confere aos entes federados, em suma, a competência de organizarem, manterem e desenvolverem os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.

Page 14: Slide Mais Educação

A) A atividade de grafite não foi desenvolvida, a escola não usou os recursos. Esses recursos pode ser usado para outra atividade que não está contemplada no plano de 2010? Por exemplo: banda fanfarra estava em 2009 e não está em 2010, posso pagar monitor para banda fanfarra?

  B) Como fazer com as escolas que adquiriram

banda fanfarra, rádio escolar em 2009, para 2010 essas atividades foram trocadas por outras. O que vcs sugerem para essas atividades, tendo em vista que não tem recursos para pagar monitores, pode pagar com rendimentos por exemplo?

Page 15: Slide Mais Educação

Resposta: De acordo com o previsto nas Resoluções FNDE/CD nº 4/2009 e nº 3/2010, os saldos de recursos devem ser utilizados nas mesmas finalidades para as quais foram liberadas, sendo, dessa forma, vedado o seu uso para outras destinações, inclusive no desenvolvimento de atividades não previstas no Plano de Atendimento cadastrado pela escola no SIMEC e do Plano Geral de Atendimento aprovado pela SECAD/MEC.

Entretanto, podemos considerar que os saldos de recursos de 2009, inclusive os resultantes de aplicações financeiras, com as devidas justificativas e respeitadas às respectivas categorias econômicas, poderão ser utilizados nas atividades previstas no Plano de Atendimento aprovado para o exercício 2010.

Assim sendo, os saldos de recursos que não se enquadrarem nessas condições deverão ser devolvidos, via GRU, a Conta Única da União, devendo uma cópia ser anexada e demonstrada na respectiva prestação de contas. (Art. 27 da Resolução nº 3/2010).

Page 16: Slide Mais Educação

CONTINUAÇÃOResolução nº 4, de 17/3/2009 - Art. 14:             § 1º Os saldos financeiros provenientes da não utilização integral dos

recursos de que trata o § 4º do art. 12 poderão ser empregados na aquisição de materiais de consumo e kits compostos de materiais básicos, e na contratação de serviços previstos no caput do referido artigo, desde que destinados, exclusivamente, à implementação das atividades de Educação Integral voltadas à escola representada pela UEx em cuja conta bancária o numerário foi depositado.

            § 2º Os saldos financeiros provenientes da não utilização integral dos recursos destinados à aquisição dos kits, compostos de materiais básicos, poderão ser empregados na aquisição de materiais de consumo e na contratação de serviços, e vice-versa, desde que seja garantida, em ambas as hipóteses, destinação exclusiva à implementação das atividades de Educação Integral voltadas à escola representada pela UEx em cuja conta bancária o numerário foi depositado.

                        Resolução nº 3, de 1/4/2010 - Art. 17: I - o inciso I do § 9° do art. 15 poderá ser empregado nas mesmas finalidades para as

quais foram liberados; II - o inciso II do § 9° do art. 15 poderá ser empregado na aquisição de materiais

permanentes complementares, necessários à realização de atividades de Educação Integral; e

III – o inciso III do § 9° do art. 15 poderá ser empregado na aquisição de materiais de consumo e na contratação de serviços complementares, necessários à realização de atividades de Educação Integral

Page 17: Slide Mais Educação

Escolas que escolheram desenvolver atividades cujos kits indicam a compra de instrumentos musicais (percussão, capoeira, canto coral) estão impossibilitadas de comprá-los, pois de acordo com a nossa legislação eles são classificados como CUSTEIO e a verba destinada a eles, pelo FNDE, é de CAPITAL.

a)     Nesse caso, se a escola compra tudo, o total de custeio aumenta e o de capital não é atingido e acaba sobrando.

b)     Se a escola respeita o valor global de CUSTEIO e só compra o que é CAPITAL de acordo com as regras do Município, não adquire todos os materiais/instrumentos programados para a oficina e os recursos sobram. Como Proceder?

Page 18: Slide Mais Educação

Resposta: As despesas com recursos destinados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) devem obedecer às respectivas categorias econômicas de custeio e capital e seguir a classificação definida pela Portaria 448, da Secretaria do Tesouro Nacional, não devendo, dessa forma, seguir outra legislação, pois se trata de recursos federais.

Lembro ainda, que não há possibilidade de troca de categoria econômica, devendo a execução ocorrer da forma que foi definida nos respectivos planos de atendimento cadastrados pelas escolas e aprovados pela SECAD/MEC.

Page 19: Slide Mais Educação

Quando a escola já possuir parte dos materiais relacionados em custeio, eles poderão ser substituídos por outros similares?

Resposta: Pode haver substituição de itens e ampliação dos kit, desde que sejam mantidas as atividades previstas no Plano e não venha a prejudicar as outras atividades.

Page 20: Slide Mais Educação

MISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADEDIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

(61) 2022-9211/9212/9213

[email protected]