sistema respiratório - 8ª série

11
Colégio Espírito Santo Colégio Espírito Santo 7ª série 7ª série Profª.: Adriana Caetano Sarmento Profª.: Adriana Caetano Sarmento

Upload: cespiritosanto

Post on 29-Jun-2015

2.673 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

Material Professora Adriana Caetano

TRANSCRIPT

Page 1: Sistema Respiratório - 8ª Série

Colégio Espírito SantoColégio Espírito Santo

7ª série7ª série

Profª.: Adriana Caetano SarmentoProfª.: Adriana Caetano Sarmento

Page 2: Sistema Respiratório - 8ª Série

VIAS RESPIRATÓRIASVIAS RESPIRATÓRIAS

Fossas nasais,  Faringe,Fossas nasais,  Faringe, Laringe,   Traquéia,  Brônquios.Laringe,   Traquéia,  Brônquios.                                  

Page 3: Sistema Respiratório - 8ª Série

Fossas nasaisFossas nasais: são duas : são duas cavidades paralelas que cavidades paralelas que começam nas narinas e começam nas narinas e terminam na faringe.  terminam na faringe.  

Faringe:Faringe: é um canal músculo-membranoso é um canal músculo-membranoso comum aos sistemas digestivo e respiratório e comum aos sistemas digestivo e respiratório e se comunica com a boca e com as fossas se comunica com a boca e com as fossas nasaisnasais. .

Page 4: Sistema Respiratório - 8ª Série

Laringe:Laringe: é um tubo sustentado é um tubo sustentado por peças de cartilagem por peças de cartilagem articuladas. É uma câmara oca articuladas. É uma câmara oca onde a voz é produzida. onde a voz é produzida. Encontra-se na parte superior Encontra-se na parte superior da traquéia, em continuação à da traquéia, em continuação à faringe.faringe.

Cílios que localizam ao Cílios que localizam ao longo da traquéia.longo da traquéia.

Page 6: Sistema Respiratório - 8ª Série

PULMÕEPULMÕESS

Page 7: Sistema Respiratório - 8ª Série

PROCESSOS RESPIRATÓRIOSPROCESSOS RESPIRATÓRIOS

Page 8: Sistema Respiratório - 8ª Série

Cerca de 23% do Cerca de 23% do gás carbônico gás carbônico liberado pelos tecidos associam-se à liberado pelos tecidos associam-se à própria hemoglobina, formando a própria hemoglobina, formando a carboemoglobinacarboemoglobina.  O restante .  O restante dissolve-se no plasma. Quando o gás oxigênio liga-se a hemoglobina dissolve-se no plasma. Quando o gás oxigênio liga-se a hemoglobina forma a forma a oxiemoglobina.oxiemoglobina.

TROCAS GASOSAS

Page 9: Sistema Respiratório - 8ª Série

DOENÇAS RESPIRATÓRIASDOENÇAS RESPIRATÓRIAS*Alergias respiratórias*Alergias respiratórias

RiniteRinite

Processo irritativo das vias nasais, caracterizando-se por espirro, produção Processo irritativo das vias nasais, caracterizando-se por espirro, produção excessiva de muco, coceira no céu da boca e congestão nasal.excessiva de muco, coceira no céu da boca e congestão nasal.

Asma ou BronquiteAsma ou Bronquite

Esta reação aos alérgicos causa obstrução e dificulta a passagem do ar pelas vias Esta reação aos alérgicos causa obstrução e dificulta a passagem do ar pelas vias respiratórias, manifestando-se sob forma de chiados no peito e falta de ar.respiratórias, manifestando-se sob forma de chiados no peito e falta de ar.Além da alergia respiratória, mudanças repentinas de temperatura, umidade, Além da alergia respiratória, mudanças repentinas de temperatura, umidade, desgaste emocional e processos inflamatórios, como gripes ou resfriados, também desgaste emocional e processos inflamatórios, como gripes ou resfriados, também contribuem para desencadear uma crise alérgica. contribuem para desencadear uma crise alérgica.

Page 10: Sistema Respiratório - 8ª Série

Gripes ou resfriadosGripes ou resfriados

Apesar de ainda não existir tratamento específico contra essas viroses — assim Apesar de ainda não existir tratamento específico contra essas viroses — assim denominadas por serem causadas por vírus — sabe-se que você poderá denominadas por serem causadas por vírus — sabe-se que você poderá amenizar os sintomas de gripes ou resfriados com uma boa alimentação.amenizar os sintomas de gripes ou resfriados com uma boa alimentação.Esses distúrbios do aparelho respiratório são apresentados de diversas formas, Esses distúrbios do aparelho respiratório são apresentados de diversas formas, podendo afetar apenas nariz e garganta, com sintomas característicos como podendo afetar apenas nariz e garganta, com sintomas característicos como espirros, congestão nasal e coriza. Pode também comprometer alguns órgãos, espirros, congestão nasal e coriza. Pode também comprometer alguns órgãos, provocando dores no corpo, febre e fraqueza.provocando dores no corpo, febre e fraqueza.

SinusiteSinusite

A sinusite, uma infecção causada por germes que se alojam nas cavidades dos A sinusite, uma infecção causada por germes que se alojam nas cavidades dos ossos da face, provoca congestão nasal, coriza e dor de cabeça intensa, ossos da face, provoca congestão nasal, coriza e dor de cabeça intensa, geralmente agravando a situação com mudanças bruscas de temperatura. geralmente agravando a situação com mudanças bruscas de temperatura. Quando não é bem tratada, a sinusite pode se tornar crônica.Quando não é bem tratada, a sinusite pode se tornar crônica.

Page 11: Sistema Respiratório - 8ª Série

*Afecções do pulmão*Afecções do pulmão

Tuberculose PulmonarTuberculose PulmonarCausada por um microorganismo denominado Bacilo de Koch, a tuberculose Causada por um microorganismo denominado Bacilo de Koch, a tuberculose pulmonar atinge principalmente pessoas debilitadas, com deficiência no sistema de pulmonar atinge principalmente pessoas debilitadas, com deficiência no sistema de defesa orgânica. Pessoas de vida e alimentação irregulares, usuários de bebidas defesa orgânica. Pessoas de vida e alimentação irregulares, usuários de bebidas alcoólicas e portadores do vírus da AIDS (HIV) correm um risco maior de contrair alcoólicas e portadores do vírus da AIDS (HIV) correm um risco maior de contrair tuberculose. tuberculose.

Enfisema PulmonarEnfisema PulmonarO hábito de fumar é a principal causa do enfisema pulmonar. A doença está O hábito de fumar é a principal causa do enfisema pulmonar. A doença está associada a estados gripais, caracterizando-se por pneumonias freqüentes e falta associada a estados gripais, caracterizando-se por pneumonias freqüentes e falta de ar constante, que prejudicam o desempenho físico. A diminuição da capacidade de ar constante, que prejudicam o desempenho físico. A diminuição da capacidade respiratória dos pulmões atinge com mais freqüência as pessoas idosas, exigindo respiratória dos pulmões atinge com mais freqüência as pessoas idosas, exigindo mais atenção. mais atenção.

PneumoniaPneumoniaA pneumonia, um processo inflamatório dos pulmões, pode ser causada por vários A pneumonia, um processo inflamatório dos pulmões, pode ser causada por vários tipos de microorganismos, havendo tratamento específico para cada um deles. tipos de microorganismos, havendo tratamento específico para cada um deles. Falta de ar, fraqueza, febre alta (no caso de pneumonia por bactérias) e diminuição Falta de ar, fraqueza, febre alta (no caso de pneumonia por bactérias) e diminuição da capacidade para realizar atividades físicas são sintomas característicos da da capacidade para realizar atividades físicas são sintomas característicos da doençadoença.