sistema de telemedição para faturamento - zfa eng ... · 21 a 25 de agosto de 2006 belo horizonte...

5
21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Sistema de Telemedição para Faturamento - ZFA Eng. Flavio Roberto Pereira RGE [email protected] RESUMO É exigido dos agentes de medição atender ao Módulo 12 de Procedimentos de Rede do ONS no seu submódulo 12.5 – Leitura de Medição para Faturamento. Este trabalho tem por objetivo apresentar o sistema utilizado pela RGE, a fim de atender as responsabilidades deste módulo e as suas personalizações para as demandas internas e externas do uso dos dados de medição. Este sistema também é utilizado para a contabilização da energia da distribuidora - Carga Própria. PALAVRAS-CHAVE Medidores, Teleleitura, Telemedição, ZFA. 1. INTRODUÇÃO O sistema apresentado, chamado ZFA é responsável pelas seguintes atividades: - Coleta remota dos dados de medição - Servir de banco de dados para análise dos dados de medição - Geração de relatórios - Envio dos dados à CCEE - Disponibilização via WEB dos dados de medição. 1/5

Upload: trankhue

Post on 20-Jan-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

21 a 25 de Agosto de 2006Belo Horizonte - MG

Sistema de Telemedição para Faturamento - ZFA

Eng. Flavio Roberto Pereira RGE

[email protected]

RESUMO

É exigido dos agentes de medição atender ao Módulo 12 de Procedimentos de Rede do ONS no seu submódulo 12.5 – Leitura de Medição para Faturamento. Este trabalho tem por objetivo apresentar o sistema utilizado pela RGE, a fim de atender as responsabilidades deste módulo e as suas personalizações para as demandas internas e externas do uso dos dados de medição. Este sistema também é utilizado para a contabilização da energia da distribuidora - Carga Própria.

PALAVRAS-CHAVE

Medidores, Teleleitura, Telemedição, ZFA.

1. INTRODUÇÃO

O sistema apresentado, chamado ZFA é responsável pelas seguintes atividades: - Coleta remota dos dados de medição - Servir de banco de dados para análise dos dados de medição - Geração de relatórios - Envio dos dados à CCEE - Disponibilização via WEB dos dados de medição.

1/5

2. COLETA DE DADOS: Através de diversas tecnologias, os dados de medição são coletados a partir de Porto Alegre. O sistema realiza as leituras automaticamente conforme agendamento programado. Para as linhas telefônicas, em cada ponto de medição há dois canais de comunicação, um deles é dedicado à CCEE para auditorias e o outro canal é por onde a RGE realiza suas leituras. No caso do TCP/IP, o medidor atende a dois serviços simultâneos deste protocolo, caso haja leitura e auditoria ao mesmo tempo.

3. BANCO DE DADOS PARA ANÁLISE DADOS DE MEDIÇÃO O sistema facilita a consulta de dados de medição, uma vez que a estrutura do software é Cliente-Servidor, permite que todos os usuários visualizem os dados consultando uma base única. Anteriormente ao uso deste sistema, os dados de medição eram coletados e armazenados separadamente em arquivos que muitas vezes ficavam de posse de apenas um usuário. Outros usuários que tivessem interesse tinham que contatar este responsável e contar com a sua organização para rastrear um dado do passado.

2/5

Agora, os dados são armazenados de forma contínua sendo muito fácil acessar dados históricos, e também ficam concentrados em um único servidor contando com as políticas de “backup” da área de informática.

4. RELATÓRIOS O sistema cria alguns relatórios personalizados para diversos fins: Acompanhamento de desempenho: Como a RGE possui uma equipe de operadores 24hs no seu departamento de informática, eles foram treinados para que, já durante a madrugada, possam observar possíveis falhas de comunicação e retentar a leitura do ponto de medição mais uma vez. Os operadores recebem, por email, o relatório abaixo, onde constam os pontos cujos dados não puderam ser coletados.

Tabela dos pontos de conexão: É gerado um relatório mensal com o total de cada ponto de conexão, os consumidores livres e os influenciadores. Neste relatório, chamado Planilha de Faturamento, contabilizamos a carga própria da RGE.

3/5

Contabilização de Energia: Neste relatório gerado pelo sistema, todas as compontes da carga própria são identificadas. Estão separados os agentes que comercializam a energia na CCEE para identificarmos nossos contratos de energia.

5. Facilidades O sistema permite configurar dados de contrato de demanda dos clientes livres nos horários de Ponta e Fora Ponta.

Facilita muito a geração dos relatórios e operações matemáticas das cargas cativa e livre.

4/5

Disponibilização de Dados: Os dados de medição podem ser acessados via WEB, através de um “link” no portal da RGE. Esta ferramente é bastante útil e está sendo utilizada por nossos Clientes Livres, algumas Supridas e Produtores Independentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 www.ccee.org.br – Procedimentos de Rede – Módulo 12

5/5