síntese kamban

4
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EDINALDO GOMES DA SILVA FILHO KAMBAN

Upload: edinaldo-gomes

Post on 28-Jul-2015

179 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Síntese   kamban

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

EDINALDO GOMES DA SILVA FILHO

KAMBAN

SERRA TALHADA

2011

Page 2: Síntese   kamban

EDINALDO GOMES DA SILVA FILHO

KAMBAN

Resumo apresentado à disciplina de Gerência de Projeto de Software orientado pela Professora MsC. Ellen Poliana.

SERRA TALHADA

2011

Page 3: Síntese   kamban

KAMBAN

O Kamban é um método de produção orientado para produção em série. O seu desenvolvimento é creditado à Toyota Motor Company.

A Palavra “Kamban” é de origem japonesa e significa cartão ou etiqueta, assim é um cartão retangular reduzido que é colocado em um contentor trazendo uma série de informações importantes sobre a peça/produto tais como referencia da peça e da operação, capacidade do contentor, indicação dos postos de trabalho montante e jusante por exemplo.

O Kamban é aplicável em sistemas de produção discreto e repetitivo tendo como principal requisito que o processo de produção seja organizado em fluxo.

Tem como objetivos regular internamente as flutuações de procura e os volumes de produção dos postos de trabalho, minimizar flutuações do estoque de fabricação, descentralizar a gestão da fábrica afim de melhorar o nível de gestão, gerar capacidade de produzir a quantidade solicitada no momento em que é solicitada.

O Kamban pode funcionar de duas formas, como sendo uma encomenda interna colocada a um posto de trabalho e como sendo um guia de remessa (quando acompanha o produto resultante da encomenda). Sendo assim ele circula continuamente no fluxo de produção acompanhando o fluxo de materiais no sentindo jusante e voltando sozinho para montante logo que os materiais são consumidos. Assim, o ritmo de produção é determinado pelo ritmo de circulação dos cartões (kamban’s), esses que são determinados pelo consumo de materiais. O kamban traça contrariamente ao fluxo de materiais, um fluxo de informações. Apesar de ser bastante simples de se implementar e de se entender, é necessário muita atenção quanto às necessidades que tem de ser implementadas para o kamban poder funcionar corretamente.

Como principais vantagens podemos destacar a condição de expor os problemas de fábrica, permitir a rápida circulação de informação entre os postos de trabalho sobre os problemas de fábrica, desenvolver a coesão entre os postos de trabalho, melhorar a adaptação da produção à procura, melhorar significativamente o serviço aos clientes, descentralizar e simplificar a gestão, possibilitar uma diminuição de estoques (um dos principais objetivos).