sinflores informativo • viva flores -...

5
SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - EDIÇÃO 05

Upload: nguyenphuc

Post on 11-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - …sinfloresrj.com.br/pdf/revista-online/Revista_Online-Marco_2017.pdf · SAQUES DE CONTAS INATIVAS DO FGTS ... a medida vai acentuar a atual

SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - EDIÇÃO 05

Page 2: SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - …sinfloresrj.com.br/pdf/revista-online/Revista_Online-Marco_2017.pdf · SAQUES DE CONTAS INATIVAS DO FGTS ... a medida vai acentuar a atual

SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - EDIÇÃO 05 SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - EDIÇÃO 05

“Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado”

- Elie Wiesel

NOVO ENDEREÇO DA CCPCCP (COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA)

Avenida Passos, 122 – 3° Andar

Tel: 2517-2619 / 984602711 Daniele

Amigo Lojista,

No último dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), como sempre acontece em datas importantes no nosso setor, foi grande o número de ambulantes oportunistas que enche-ram os espaços públicos com fl ores naturais, normalmente bem próximos de nossos estabelecimentos.

Quero ressaltar que para podermos lutar e combater esta prática, precisamos da união de todos. Denuncie! Peço que nos comuniquem quando e onde está ocorrendo esse co-mércio irregular. Com certeza isso ocorreu em vários locais, porém só um associado nos procurou. Aliás, fi ca aqui nosso agradecimento pela iniciativa! Tomamos providências direta-mente com SEOP (Secretaria de Ordem Pública). Espero que tenha funcionado.

Tenho certeza que esse é o caminho. Exerça seu direito! Mandaremos um ofício com uma maior antece-dência para a mesma secretaria já pensando no Dia das Mães. Se você costuma ser prejudicado com esse tipo de comércio, não se acanhe denuncie e nos dê a exata localização onde normalmente essa prática ocorre.

Forte abraço!

*Este informativo é uma publicação mensal criado e produzido pela Bella Comunicações – 3403-0687 – [email protected] - sob responsabilidade do SINFLORES. Tiragem 1.000 exemplares com distribuição gratuita. O SINFLORES não se responsabiliza por opiniões e conceitos emitidos em artigos assinados. É proibida a reprodução total ou parcial deste informativo.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

MARIO FERREIRA

Unidos somos mais fortes, se você amigo tem sugestões ou até mesmo reclamações; queremos ouvi-lo!

Tel: 21 2518-2098 E-Mail: sinfl [email protected] facebook.com/sinfl oresrj www.sinfl oresrj.com.br

Sindicato do Comércio Varejista de Flores Naturaisdo Estado do Rio de Janeiro

SEDE ADMINISTRATIVA:Avenida Passos, 122 3° andar – Parte – Centro

Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20051-040

Tel: (21) 2518-2098 sinfl [email protected] oresrj.com.br

SEDE PRÓPRIA:Rua Ana Néri, 191 – Benfi ca

Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20911-441

CNPJ DO SINFLORES: 35.813.815/0001-74

ESPECIALISTAS OUVIDOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICAS DIVERGEM SOBRE REFORMA TRABALHISTA

SAQUES DE CONTAS INATIVAS DO FGTSPROMETEM AGITAR A ECONOMIA

A Comissão Especial da Reforma Trabalhista (PL 6787/16) promoveu um debate entre especialistas que avaliaram os impactos das mudanças propostas pelo governo. Na avaliação da desembargadora e pós-doutora em economia do trabalho e pesquisa-dora da Universidade Estadual de Campinas (Uni-camp), Magda Barros Biavaschi, o texto da reforma como está irá precarizar o mercado e provocar a re-dução de salários, com danos à economia brasileira.

Para Magda Biavaschi, que foi uma das sete es-pecialistas ouvidas, a medida vai acentuar a atual crise no mercado de trabalho. “A reforma trabalhista, longe de resolver os problemas econômicos de um país, tende a gerar mais distorções salariais e redu-zir a atividade econômica. Essas ideias precisam ser

debatidas porque são falaciosas”.

A pesquisadora citou exemplos de reformas tra-balhistas promovidas na Argentina, Chile e México. Na sua opinião, nos três países, as medidas eram semelhantes às brasileiras e geraram a queda do poder de compra e enfraquecimento dos sindicatos, sem aumento de emprego. “Na Argentina, a diminui-ção dos impostos na folha de pagamento não signi-fi cou aumento de empregos. Houve ainda aumento da pobreza e da indigência”, ressaltou.

No caso do México, a pesquisadora destacou que a reforma signifi cou queda do ritmo da criação de empregos protegidos, aumento do trabalho de curta duração e estagnação do salário.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Mais de 4,8 milhões de trabalhadores já podem realizar saques de contas inativas do Fundo de Ga-rantia do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS.

Segundo o que foi defi nido no cronograma do ban-co, os trabalhadores com contas inativas do FGTS e que fazem aniversário nos meses de janeiro e feve-reiro poderão fazer os saques entre os dias 10 de março e 7 de abril. Esse primeiro lote compreenderá 16% do total de pessoas com direito a fazer a retira-da. Ao todo, o saldo das contas inativas é de R$ 43,6 bilhões.

Quem deixar passar o prazo estabelecido só po-derá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enqua-drar nas outras possibilidade de saque previstas nas regras do fundo, entre elas, ser morador de região afetada por catástrofe natural.

Estão aptos a sacar o saldo das contas inativas do FGTS os trabalhadores com carteira assinada que, em um ou mais contratos de trabalho, pediram de-missão ou foram demitidos por justa causa com o contrato fi nalizado até 31 de dezembro de 2015.

Conforme o calendário de saque defi nido pela Cai-xa Econômica Federal, o mês de abril terá o maior volume de pagamentos, com a possibilidade de sa-que para os trabalhadores que fazem aniversário nos meses de março, abril e maio. Ao todo, 26% dos

trabalhadores terão o direito de retirar o montante entre os dias 10 de abril e 11 de maio.

Os cotistas que fazem aniversário nos meses de junho, julho e agosto poderão sacar o valor das con-tas inativas entre 12 de maio e 14 de junho. Segundo a Caixa, o período compreende 25% das pessoas com direito ao benefícios.

Este percentual é o mesmo dos que poderão efe-tuar os saques das contas inativas entre os dias 16 de junho e 13 de julho, período destinado para os trabalhadores que fazem aniversário em setembro, outubro e novembro. Entre os dias 14 e 31 de julho, poderão fazer o saque os trabalhadores aniversa-riantes no mês de dezembro, que representam 8% do total.

Fonte: economia.ig.com.br

Page 3: SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - …sinfloresrj.com.br/pdf/revista-online/Revista_Online-Marco_2017.pdf · SAQUES DE CONTAS INATIVAS DO FGTS ... a medida vai acentuar a atual

SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - EDIÇÃO 05 SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - EDIÇÃO 05

Page 4: SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - …sinfloresrj.com.br/pdf/revista-online/Revista_Online-Marco_2017.pdf · SAQUES DE CONTAS INATIVAS DO FGTS ... a medida vai acentuar a atual

SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - EDIÇÃO 05

SEMPRE-VIVA RODANTE OU FLOR-SECAPlanta herbácea anual pouco ramifi cada com altu-

ra em torno de 0,40 m, cultivada em grandes maci-ços ou como fl or de corte.

Suas hastes são fi nas com folhas largas na base abraçando as hastes, alternas na sua disposição.

Capítulos terminais na cor rosa com centro amare-lo, delicados e frágeis.

A área de cultivo ou o jardim onde iremos plantar deverá ter muito sol e ter o solo bem aerado, com boa fertilidade.

Esta planta é propagada através de semeadura, feita no outono ou princípio do inverno.

Nome botânico: Rhodanthe manglesii Lindl.Angiospermae: Família AsteraceaeOrigem: Austrália

CONTO DAS PÉTALAS

CÂMARA RETOMA DISCUSSÕES SOBREREFORMAS TRABALHISTAS

Após o carnaval, a Câmara dos Deputados reto-ma os trabalhos com discussões sobre as reformas trabalhista e da Previdência. Em audiências públicas nesta semana, deputados e convidados debaterão as mudanças propostas pelo governo para essas duas áreas.

A Comissão Especial da Reforma da Previdên-cia, que analisa e discute o mérito da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, realizou três au-diências públicas em março. No início do mês, foram discutidas as aposentadorias de profi ssionais envol-vidos em atividades de risco, como os policiais. Logo após, foi a vez dos professores e dos trabalhadores que atuam em atividades que prejudicam a saúde. Por fi m, a última discussão foi sobre as novas regras de aposentadoria para servidores públicos.

A primeira audiência da comissão especial, no dia 15 de fevereiro, teve participação do ministro-che-fe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do secretário na-cional da Previdência Social, Marcelo Caetano, que

apresentaram detalhes da proposta do governo. Outra audiência debateu com técnicos do governo e representantes dos servidores o Regime Próprio de Previdência Social a que está submetido o funciona-lismo público.

A PEC 287 foi enviada à Câmara no fi m do ano passado pelo governo e prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem. O tempo mínimo de contribuição deve subir de 15 anos para 25 anos. Pelo novo modelo, para se aposen-tar com acesso ao benefício integral será necessário contribuir ao longo de 49 anos.

No dia 3 de março, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a ex-pectativa é que a reforma da Previdência seja apro-vada no plenário da Câmara na segunda quinzena de abril. Ele defendeu a aprovação sem fl exibilização da proposta enviada pelo governo ao Congresso.

Fonte: Agência Brasil

DE OLHO NO FUTURO: ABELHAS-DRONEPODERÃO POLINIZAR FLORES

Estamos em uma era em que a tecnologia prati-camente não tem limites. Na América do Norte, gra-ças às abelhas, cerca de 90 produtos agrícolas são produzidos e comercializados anualmente, incluindo maçãs, mirtilos, melões e brócolis. E para ajudar a movimentar a agricultura no país, uma estudante teve uma ideia: criar abelhas robóticas para impul-sionar o trabalho das de verdade na polinização de fl ores.

A ideia de Anna Haldewang (24), estudante de de-sign industrial, surgiu em uma aula, após um pro-fessor desafi ar a jovem a criar um objeto auto-sus-tentável, que estimularia o crescimento de plantas. Assim surgiu o protótipo da Plan Bee, uma “abelha pessoal”, controlada por um smartphone, capaz de imitar uma abelha de verdade em seu árduo trabalho de operária. Ela pousa nas fl ores, recolhe o pólen e o transfere para outros locais. Apesar de hoje em dia muitos afi rmarem que isso é coisa da série Bla-ck Mirror, que tem um episódio com abelhas-robô, podemos dizer que não; isso já existe em conceito e está prestes a virar realidade.

Durante o desenvolvimento de seu projeto, Hal-dewang teve que aprender mais sobre como é a lida diária das abelhas para conseguir pólen, além dos riscos de extinção das espécies e das colmeias. Sendo assim, ela partiu para uma solução que, além de atender à demanda do professor e conseguir es-timular o crescimento de plantas, também pouparia as abelhas e auxiliaria a equilibrar a quantidade de espécies em atividade.

Do projeto saiu o produto, um protótipo amarelo e preto, com hélices, que não tem nada a ver com abelha alguma, mas comporta-se exatamente como uma em plena função. Feita de espuma e plástico para manter a leveza, a abelha-drone tem pequenos orifícios na parte inferior para sugar o pólen das fl o-res sobre as quais ela pousa. Depois, o pólen é ar-mazenado em uma cavidade dentro do drone para, depois, ser expelido para efetivar uma polinização cruzada.

A Plan Bee está nas primeiras fases de seu de-senvolvimento, e ainda precisa aperfeiçoar sua en-genharia. Mas Anna já patenteou o projeto e espera criar um produto comercializável dentro de um pra-zo de dois anos. A ideia é, primeiramente, lançar a Plan Bee como ferramenta educativa, já que o drone é muito maior que uma abelha e mostra bem como funciona o processo destes insetos. Depois disso, a abelha-drone pode passar para uma escala de pro-dução maior e ser peça-chave na apicultura, nas fa-zendas tradicionais ou até mesmo nas hidropônicas.

Fonte: canaltech.com.br

SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - EDIÇÃO 05

Page 5: SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - …sinfloresrj.com.br/pdf/revista-online/Revista_Online-Marco_2017.pdf · SAQUES DE CONTAS INATIVAS DO FGTS ... a medida vai acentuar a atual

SINFLORES INFORMATIVO • VIVA FLORES - EDIÇÃO 05