ser cobaia_ ciência e tecnologia

16
EMRC Secundário

Upload: sandra-figueiredo

Post on 10-Jul-2015

1.956 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

EMRCSecundário

Page 3: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

É um animal ou um ser humano que é utilizado em experiências científicas, com o objectivo de testar determinados medicamentos , técnicas das várias ciências e conhecer um pouco melhor o funcionamento dos organismos.

Page 4: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

O ser humano sempre utilizou animais para observação. E com o tempo, a utilização de cobaias foi evoluindo .

Foi graças a essa evolução que conseguimos ter um grande progresso científico! Desde a descoberta de doses letais até medicamentos para curar doenças.

Page 5: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

As cobaias são utilizadas em variados ramos da ciência, mas mais frequentemente na medicina.

Não se dá grande importância às cobaias, todavia foi devido a estas, que a medicina evolui tanto e hoje em dia conseguimos ter medicamentos que antes não tínhamos, conseguindo saber as doses letais de algumas substâncias.

Page 6: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

Normalmente os animais mais utilizados para experiências são ratos e outros roedores porque se reproduzem rapidamente. Eles permitem avançar no ramo da genética, em estudos sobre o cancro e medicamentos (o efeito terapêutico da penicilina nas infecções bacterianas).

Page 7: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

Mas não são os únicos também utilizam outros animais.

Por exemplo:

Cães e gatos com o objectivo de testar medicamentos

( diabetes, raquitismo, medicamentos anticoagulantes, etc.) e técnicas de cirurgia cardíaca.

Porcos onde testam técnicas de transplantes e estudam o metabolismo do colesterol e das lipoproteínas.

Ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta.

Cavalos estudo de medicamentos para a prevenção do tétano e da difteria

Animais aquáticos permitem estudar neurologia (descoberta das sinapses electroquímicas, o grande tamanho dos neurónios de polvos e lulas torna-se muito útil para estudar o funcionamento do cérebro).

Page 8: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

E também os primatas, sendo eles geneticamente parecidos com o Homem permitem estudar genética ( doença de Parkinson e Alzheimer), técnicas de quimioterapia, medicamentos e vacinas (tratamentos contra a SIDA).

Page 9: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

Habitualmente os medicamentos são testados primeiramente nos animais e só quando comprovados é que experimentam no ser humano.

Para utilizar alguém como cobaia essa pessoa tem de ter consciência do que vai acontecer e ser de uma forma voluntária. Por vezes pagam a essas pessoas para o serem transformando assim num negócio.

Page 10: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

Até aqui falei de todos os benefícios que nos traz para a medicina mas também tem desvantagens.

Uma delas é que a utilização de animais comocobaias não é 100% eficaz pois estes não sãogeneticamente iguais ao Homem podem tersemelhanças mas não são idênticos o que faz com queos resultados por vezes não sejam os esperados. Porexemplo a dose letal do sal num rato é de apenas2g/kg enquanto que no ser humano é de 12,4g/kg,quem fala na dose letal fala nos medicamentos etratamentos para doenças.

Page 11: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

E ainda um problema que causa grande controvérsia entre os defensores dos animais. Será que podemos magoar os animais só para podermos alcançar o tão desejado avanço científico?

É uma questão polémica em que os cientistas dizem que “ Os fins justificam os meios” mas em que os defensores dos animais são contra.

Page 12: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

“Cobaias Humanas na Amazónia - 100 picadas do mosquito da malária por noite. Foi descoberta uma pesquisa sobre malária no norte do Brasil que usa cobaias humanas. A pesquisa é financiada por uma Universidade Americana que aproveitando a pobreza da população local, paga para as pessoas servirem de cobaias, submetendo-se a picadas do mosquito transmissor da malária. “

Page 13: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

Ao surgirem todas estas polémicas começou-se a tentar criar novos métodos e foi aí que surgiu uma evolução na biotecnologia.

A biotecnologia permitiu que pudessem diminuir as experiências em animais e substituíssem por células estaminais ou por células que são retiradas em biopsias que ficam sem utilidade e usam-nas para poder testar o que anteriormente era testado em animais.

Page 14: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

http://www.youtube.com/watch?v=a48Hqb6aPGU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=P4SQHO0X_og

Page 15: Ser cobaia_ Ciência e Tecnologia

Podemos dizer assim que as cobaias foram e são muito importantes para que exista uma evolução da ciência, mas temos de saber quando parar e sabermos quais são os nossos limites de maneira de forma a não prejudicarmos os outros seres vivos e a nossa espécie .

Deve-se utilizar o menos possível cobaias e tentar sempre utilizar outras técnicas, senão for possível então sim recorrer a utilização de cobaias mas sempre tentando minimizar a dor com uso de anestesias.