seminário estadual 2011

24
SEMINÁRIO ESTADUAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO - RIO GRANDE DO SUL Sapucaia do Sul, 2 a 4 de dezembro de 2011. Escola Fátima.

Upload: juventudecontraviolencia

Post on 23-Jun-2015

297 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Seminário Estadual 2011

SEMINÁRIO ESTADUAL DE AVALIAÇÃO E

PLANEJAMENTO - RIO GRANDE DO SUL

Sapucaia do Sul, 2 a 4 de dezembro de 2011. Escola Fátima.

Page 2: Seminário Estadual 2011

2

SEXTA (2/12)

ACOLHIDA E JANTA

TREM DA HISTÓRIA Contar trajetória da Campanha contra Violência desde seu surgimento. 2008 – 15ª Assembleia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil 2009 – Lançamento Nacional da Campanha 2010 – Lançamento Estadual da Campanha Seminários de Planejamento 2011 – Formações de Multiplicadores

DESCANSO

SÁBADO (3/12) CAFÉ DA MANHÃ ORAÇÃO Mantra Leitura do Bom Pastor Olhar fotos das atividades de 2011. Ciranda: “Temperança”

APRESENTAÇÕES Apresentação dos participantes: Pastoral da Juventude Tanise (Porto Alegre) Victor (Pelotas) Patrícia (Porto Alegre) Pâmela (Caxias do Sul) Anelise (Caxias do Sul) Sérgio (Stª Cruz do Sul) Elisiane (São Leopoldo) Tiago (Esteio) Paula (Caxias do Sul) Franciele (Pelotas) Douglas (Gravataí)

Rafael (Canoas) Jéferson (Canoas) Frei Laércio (Canoas) Ir Fátima (Canoas) Ir Erenita (Canoas) Pastoral da Juventude Estudantil Ir Ana Carla (Sapucaia do Sul) Marcius (Sapucaia do Sul) Marcelo (Sapucaia do Sul) Hélen (Sapucaia do Sul) Deborah (Sapucaia do Sul)

Page 3: Seminário Estadual 2011

3

Willian (Canoas) Brenda (Porto Alegre) Bruna (Sapucaia do Sul) Pastoral da Juventude Rural Cristiano (Arroio do Meio) Núcleo Betânia Luana (Porto Alegre) CEBI-RS José Luis (São Leopoldo) Juventude LibRe Joana (Porto Alegre)

Mateus (Porto Alegre) Levante Popular da Juventude Rafael (Porto Alegre) Gabriele (Porto Alegre) ONG Trilha Cidadã Fabiane (São Leopoldo) Pe Edson Thomassin (São Leopoldo) Setor Juventude do Vicariato de Canoas – Pe Leonardo Reichert (Canoas)

Apresentação da assessora metodológica: Alessandra Miranda (Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude).

VER - ESTUDO [Alessandra] *Para início de conversa é importante pontuar algumas coisas: -Tipos de Violência -Violências que assolam a juventude? - O que queremos com a Campanha? -Trajetória da Campanha? “Temos uma intencionalidade política e vocês têm que dar conta dessa intencionalidade.” (Alessandra) *É importante ter presente que estamos numa conjuntura cultural e política latino-americana. *Expectativas para o Seminário: Zé Luis (CEBI-RS): “Poder se integrar ao grupo; se inserir nas ações do CEBI, convidar e chamar o CEBI para as ações da Campanha.” Tanise (PJ): “Momento de repensar outras coisas, reconstruir”. Rafael (PJ): “Objetivar posicionamento político.” Pâmela (PJ): “Conseguir saber o que fazer depois de um ano de formação.” *Videoclipe da banda Calle 13 “Latinoamericanos”. (disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Ji32tulh8Vw) *Retomada dos grupos presentes:

Page 4: Seminário Estadual 2011

4

Juventude LibRe: movimento estudantil, traz novas caras para a Campanha. Levante Popular da Juventude: grupos de jovens da periferia também atuam com movimento estudantil, estão em processo de nacionalização (terão Acampamento Nacional de Articulação).

VER - MAPA DA VIOLÊNCIA 2011 [Alessandra] *A Campanha está intimamente conectada com o nosso trabalho de base. Não podemos justificar nossa ação apenas com os dados. É importante ressaltar as vivências que temos nos grupos, os relatos de violência que nos desinquietam. *Mapa da Violência aponta para novos padrões da mortalidade juvenil. São diferenciadas as mortes por causas naturais das causas externas. CAUSAS NATURAIS: doenças, por exemplo. CAUSAS EXTERNAS: assassinatos, mortes no trânsito, por exemplo. *Provocações: “Por que a juventude quer viver?” e “Por que a juventude não tem vivido?”. Cochichos por proximidade.

Por que a juventude quer viver? Por que a juventude não tem vivido?

Atenção às necessidades específicas (PEC da Juventude, Políticas Públicas de Juventude).

Falta de Políticas Públicas de Juventude. Violências cotidianas (ex: consumismo).

Realizar os sonhos, se auto-realizar (estudo, …)

Falta de oportunidades; agressões pelo ‘desenvolvimento’ como no caso das hidrelétricas.

Sonhos, liberdade, projetar a esperança, “se descobrir”.

Sentimento de privação; sociedade que encara a juventude como ‘aquele que deve ser’ no futuro e não no presente.

Projeto de vida. Desmobilização da juventude.

Viver é amplo e está de acordo com a realidade específica.

Outras vontades.

Época de possibilidades. Privação de direitos.

Época de experimentação e descoberta.

Adulto moldando a juventude.

Projeto que não possibilita autonomia para juventude.

*Importante termos presente que a estamos em um tempo onde a juventude está em pauta: -Estereótipo para uma sociedade juventudocêntrica. -Diversas organizações discutem juventude por diversos motivos: controle, manutenção, autonomia.

Page 5: Seminário Estadual 2011

5

-Se quer, mas anda não é a hora da juventude: se projeta a juventude para o futuro. “Temos perspectivas de mudanças voltadas mais para o local específico da juventude.” (Alessandra). “Ser jovem não é fácil, não é nada fácil.” (Alessandra). Pergunta-chave de projetos de vida pessoais e grupos de ação coletiva: QUE SOCIEDADE QUEREMOS CONSTRUIR?

LANCHE VER – CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA [Alessandra *Proposições e limitações da Equipe Nacional da Campanha: -presença das PJs e tantas outras organizações na Campanha. -quais podem ser as ações futura? Visibilidade? Formação? Quais outras? *Apresentação do vídeo de lançamento da Campanha (disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=dzTXNtJPaTM) *Apresentação de taxas do Mapa da Violência 2011: QUAIS SÃO AS NOSSAS IMPRESSÕES? -Violência não é mais coisa única dos centros, está disseminada no interior. -Milícias armadas não apenas nos centros, mas estão presentes também nos interiores.

ALMOÇO

JULGAR – QUANTIFICAÇÃO DAS AÇÕES *Campanha está descentralizada por todo o Estado. *Há uma gama de possibilidades de ações. *Os roteiros para os grupos são uma iniciativa que deu certo. *Blog Estadual vem servindo como uma espécie de Diário de Bordo: o que fazemos, o que sabemos, o que nos é relatado é publicado. *A partir destes dados temos contabilizado 38 atividades em 2011 envolvendo cerca de 1990 pessoas em todo o RS.

Page 6: Seminário Estadual 2011

6

Page 7: Seminário Estadual 2011

7

ACESSOS AO BLOG

JULGAR – AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO

Foi apresentado os tópicos do Quadro de Planejamento de 2011 (ANEXO 1) 1. Eixo Temático do “Trabalho”: não foi trabalhado. Os grupos não tiveram acesso aos materiais. As Coordenações Diocesanas da PJ conhecem o eixo, mas os grupos não tiveram acesso. Equipe Estadual pouco trabalhou o eixo temático.

Page 8: Seminário Estadual 2011

8

2. Equipe Estadual: a grande quantidade de atividades na Região Leste não reflete a configuração da Equipe? A Equipe não permaneceu igual a do Seminário de 2010. 3. Comemoração dos 30 anos das PJs do RS: de certa forma, a Campanha foi trabalhada em todas as ações dos 30 anos e nos espaços de formação e atuação estadual das PJs. 4. Formação de Multiplicadores: a atividades de Encontro Estadual não aconteceu. As Formações de Multiplicadores por regiões geográficas aconteceram. A atividade no Acampamento dos 30 anos foi readequada pela solicitação da Coordenação. 5. Semana do Estudante: Aconteceram em Canoas promovida pela PJE e nas cidades de Uruguaiana e Barra do Quarai pela PJ local. Dentro de algumas escolas aconteceram algumas atividades de formação e visibilidade da Campanha, mesmo que não tenham sido quantificadas. 6. Roteiros Mensais: aconteceram ao longo do ano e foram acessados. Não sabemos se foram usados, mas foram produzidos, disponibilizados e visualizados. 7. Atividades de Mobilização de Massa: parte mais concreta que as dioceses realizaram. Aconteceram de uma certa forma ou outra. Foi possível aproveitar espaços e realizar trabalhos. PROVOCAÇÕES DA ASSESSORIA METODOLÓGICA: -Como envolver mais as outras regiões do Estado? -Existe um Plano de Sustentabilidade (ajuda financeira) para a Equipe Estadual? -Qual é de fato o papel da Equipe Estadual? -Ações futuras: precisam ser concretas, possíveis e simples. -Gesto concreto corresponde a uma ação concreta. -Como avançamos dentro das ações? -Quem são as pessoas responsáveis por executar os trabalhos?

JULGAR – GRUPOS DE DISCUSSÃO Os presentes foram divididos em cinco grupos por tipo de fruta: Maçã, Abacaxi, Laranja, Banana e Morango. A missão era responder as seguintes perguntas:

1. As ações continuam? Sim ou Não? Por quê? O que fazer? 2. Temos alguma sugestão de novidade?

Grupo Maçã *Eixo Temático do Trabalho deve ser abolido (não trabalhamos, não há porquê existir). O melhor seria um eixo que paute “a defesa da vida da juventude”. – Ter claro a violência que não é apenas física.

Page 9: Seminário Estadual 2011

9

*Sobre PJ: aumentar e fomentar o envolvimento dos Coordenadores Regionais da PJ no trabalho da Campanha. – Ampliação da Equipe com mais jovens da PJ. – Garantir espaços de discussão da Campanha nas reuniões da CRPJ. *Proporção nos espaços Políticos: promover debates de posição política das PJs do Rio Grande do Sul. – Fomentar espaços de Formação Política. *Formações com foco na Formação Política. – sentimos limitações na proposição de Políticas Públicas de Juventude. *Clarear e objetivar os apoios com atores do Estado. Grupo Abacaxi *Eixo Temático centrado na Educação. – Pode-se aproveitar os 30 anos da PJE. *Equipe: continuar existindo a Equipe Estadual da Campanha e nas possibilidades ter presente todas as regiões geográficas. – Não adianta descentralizar burocraticamente. – Ter pessoas referências em cada localidade e ter uma Equipe Geral. *Formação de Multiplicadores: pensar ações que a Equipe possa ir as bases, centrar o dinheiro nas assessorias de formação. – Não investir apenas na Formação de Multiplicadores, mas pensar uma forma de investir dinheiro numa Equipe que possa fazer trabalhos em diversos locais. *Semana do Estudante: ampliar e potencializar a atividade, produzir um subsídio. *Roteiros Mensais: continuar a publicação virtual. – Pensar numa parceria com CEBI-RS para uma publicação maior (espécie de Círculos Bíblicos com tema da Campanha). *Mobilização e Massa: estar presentes nas atividades já existentes, aproveitar espaços. – Convite da Escola Bíblica do CEBI-RS. Grupo Laranja *Equipe: deve ser ampliada e tentar garantir pelo menos uma pessoa de cada interdiocesano. – Representações como atalhos da Equipe com a Base. – Equipe como potencializadora, acompanhando as atividades. Funções: Multiplicadores é fundamental, mas não algo que a Equipe proponha, mas uma parceria com as demais coordenações locais das PJs. Usar uma metodologia missionária (sair da sala, ação concreta). Equipe precisa fazer algumas parcerias: Equipe deve buscar novos espaços para ampliar a Campanha. Sustentabilidade: Equipe deve pensar como buscar recursos. Monitoramento das Atividades: ampliar.

Page 10: Seminário Estadual 2011

10

*Atividades de Mobilização não são de responsabilidade da Equipe. *Eixo do Trabalho deve perpassar todas as atividades. Grupo Banana *Eixo temático deve ser mantido com o tema do trabalho – É amplo e abrange todas as relações sociais da sociedade. – Relação do trabalho com todas as relações sociais. – Ter um subtema da “Violência no Trânsito”. – O tema “trabalho” seria uma espécie de tema gerador de outras ações. *Equipe: deve continuar existindo, mas tendo um representante de cada região geográfica. Encontros não sempre presenciais, mas serem referências locais para fazer uma conexão entre as regiões e o estado. *Comemoração dos 30 anos: não tem mais o porquê existir. *30 anos da PJE: a comemoração deve entrar nas ações de massa. Não deve ser uma linha de ação, mas pode estar contemplada. *Formação de Multiplicadores: devem ser mantidos estes espaços, mas fugindo da proposta de articulação da Campanha, mas pautando ações concretas (começar a anunciar uma cultura de paz). Anunciar e não apenas denunciar. Possibilitar uma vivência de uma cultura de paz. *Semana do Estudante: ter um material extra da Campanha que abra possibilidades dela ser pautada nas atividades da Semana do Estudante. É bom e necessário usar a Semana do Estudante, pois chega e dialoga com a juventude. Alterar o nome para “Encontros de Promoção para uma Cultura de Paz”, pois, há a necessidade de propor anúncios. *Roteiros Mensais: devem continuar, mas os temas devem pautar a proposição de uma cultura de paz. *Mobilização e Massa: é necessário e deve continuar, mas que retome a questão da cultura de paz. Os 30 anos da PJE estaria contemplado com esta perspectiva, onde não apenas se denuncia as situações de violências, mas anúncios de vida. Grupo Morango *Eixo Temático: reafirmar, mas acha que é importante aprofundar os subtemas que não apenas a morte (há outras violência). *Equipe: ampliar e ter representatividade das outras regiões geográficas. *30 anos: Campanha em sintonia com os 30 anos da PJE. *Multiplicadores: dar atenção aos locais que ainda não há Comitês Locais. *Semana do Estudante: propor uma outra atividade: “Semana pela Vida da Juventude”.

Page 11: Seminário Estadual 2011

11

*Roteiros Mensais: serem mais específicos ao eixo e aos subtemas. Divulgar mais levando às reuniões da CRPJ, por exemplo. Os roteiros são voltados para os grupos das PJs, devem ser pensados materiais que dialoguem com as outras organizações. *Mobilização e Massa: enfocar nos subtemas. OUTRAS ATIVIDADES: *Fórum Temático no Fórum Social Mundial em 2012: pensar em articular um espaço tendo como exemplo ao de 2010. *Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude em 15 de junho como uma alternativa a Semana de Defesa da Vida da Juventude. *Encontro de Escolas Católicas da Arquidiocese de Porto Alegre irá ser pautada a Campanha em 2012: “Juventude e um sonho de paz”. *Jornada Mundial da Juventude em 2012 terá o festival “Bote Fé” no RS se propõe que a Campanha seja trabalhada. PROVOCAÇÕES: *Missão dos Grupos não é unicamente a Campanha. Há outras atividades que historicamente cada grupo faz e não deve parar. *Semana do Estudante: complicada a relação de outro subsídio. *Eixo Temático: trabalho, educação, cultura de paz, vida da juventude, violência no trânsito (subtema). *Equipe? O que é exatamente? Papel? *Cultura de paz não exclui o conflito. Pode-se falar de violência e ao mesmo tempo fazer uma proposição de ações concretas contra violência. *Produção de Roteiros: não é excludente de outros grupos não pastorais. Os roteiros também devem ser pensados pelos outros grupos. QUESTIONAMENTOS: *Objetivo da Campanha é rearticular a PJ ou potencializar o combate a violência? Quais jovens queremos atingir com a Campanha: apenas os católicos? *Explicar a organização da PJ estadual no GT Defesa da Vida. *Eixo temático: por quê queremos mudar? A escolha foi feita por um estudo longo ao reconhecer que a violência que mais assola a juventude gaúcha é a questão do mundo do trabalho. *O quê estávamos pensando quando foi escolhido o eixo das relações de trabalho? PONDERAÇÕES: *Eixo do trabalho foi escolhido no Seminário de 2009. Não vingou nem na Equipe, as localidades estão alterando os eixos locais. *A Equipe deve ser ampliada, mas temos que ter um cuidado com a escolha das pessoas que se integrarão: a caminhada da Equipe irá recomeçar ou terá novo ritmo?

Page 12: Seminário Estadual 2011

12

*PJ do RS em Ampliada Regional aprovou o GT Defesa da Vida: amplia a ação da PJ na Campanha e na formação política. Há o jovem Mateus (Arquidiocese de Passo Fundo) como referência estadual.

JULGAR - SISTEMATIZANDO AS DISCUSSÕES OBJETIVO DA CAMPANHA NO RS: promover a conscientização da juventude e da sociedade em geral sobre a realidade da violência e extermínio de jovens no Rio Grande do Sul, desencadeando ações para a mudança dessa realidade, buscando a construção de uma cultura de paz. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Que cultura de paz queremos? Politizar o extermínio da juventude gaúcha! Aliar a cultura de paz com proposta de metodologia da educação popular. AÇÕES:

1. Formação: MANTEMOS! 2. Atividades Permanentes das PJs: potencializar a Campanha na

Semana da Cidadania, Semana do Estudante e DNJ. 3. Roteiros Mensais: MANTEMOS! 4. Mobilização de Massa: potencializar os espaços (Romarias, Gritos dos

Excluídos, etc) já existentes para pautar a Campanha nestes espaços. 5. Espaços fora: formação política. Pensar outros espaços.

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA *Caminhada e momentos da Campanha.

DOMINGO (4/12)

CAFÉ DA MANHÃ

ORAÇÃO AGIR – RETOMANDO A CAMPANHA Fazendo memória de todas as discussões e pistas de ações do dia anterior, a assessora Alessandra propõe que seja retomado algumas questões básicas da Campanha antes de construir o Quadro de Ações para 2012. Foi dado destaque aos seguintes temas: objetivo, objetivo específico, funções da equipe, sustentabilidade

Page 13: Seminário Estadual 2011

13

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE

JOVENS NO RIO GRANDE DO SUL OBJETIVO GERAL: promover a conscientização da juventude e da sociedade em geral sobre a realidade da violência e extermínio de jovens no Rio Grande do Sul, desencadeando ações para a mudança dessa realidade, buscando a promoção de uma cultura de paz. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Propor uma cultura de paz que paute a defesa da vida da juventude na sociedade, tendo como horizonte a utopia de um Outro Mundo Possível.

2. Politizar os sujeitos acerca da violência contra a juventude gaúcha, desnaturalizando-a de modo crítico e propositivo.

3. Envolver os grupos de base. 4. Realizar Dias D de Mobilização.

ATENÇÃO: não foi finalizada a redação do terceiro e quarto objetivo específico. Assim, a redação final fica sob responsabilidade da Equipe Estadual. EQUIPE e PARCEIROS: mantém-se a Equipe atual e se propõe indicativos para a ampliação da Campanha. Equipe Estadual: Cristiano (PJR), Hellen Tramontin (PJE), Joana Ludwig (Juventude LibRe), Marcelo Soares (PJE), Mateus (Juventude LibRe), Pâmela Grassi (PJ), Patrícia Vieira (PJ), Rafael Barros (PJ), Simone Beatrici (PJR), Tiago Klein (Assessor). *Indicativos: -Pensar se existem outros grupos que podemos convidar para compor a Equipe. Fazer convites na tentativa de ampliar a Campanha. Encaminhamento será dado pela Equipe. -O Intersul verá se há necessidade de alguém entrar para Equipe tendo em vista a descentralização a Campanha. -Assessoria: mantêm-se a figura do assessor, no acompanhamento dos processos da Campanha. Mantêm-se as relações como em 2011. *Questionamentos: -É preciso conversar com as instituições/grupos sobre seus papeis na Campanha: Compõe a Equipe ou são Parceiros? -CEBI -REJU -Trilha Cidadã -Núcleo Betânia -Levante Popular da Juventude -Mundo Jovem -Papel da equipe: é preciso ter um nome que diga daquilo que é seu papel e caráter. Somos uma equipe de articulação e assessoria.

Page 14: Seminário Estadual 2011

14

-Como fazer um processo de transição da Equipe para Comitê? Assim, se ampliaria a quantidade de organizações responsáveis pelas ações da Campanha. Sendo um Comitê Ampliado é importante construir o processo de se abrir em: sustentabilidade, papéis, assessoria? METODOLOGIA: Potencializar a cultura de paz, por meio de ações que abordem a educação popular como metodologia. Podemos clarear este ponto no segundo objetivo específico apontando jeitos de fazer a cultura de paz.

AGIR – QUADRO DE AÇÕES

O QUÊ? COMO? QUEM? QUANDO?

FORMAÇÃO: *Formação dos Grupos de Base *Formação de

Multiplicadores *Formação Nova

*Formação Política

FORMAÇÃO DE GRUPOS DE BASE:

*Roteiros Mensais para os grupos de base.

*Ter uma motivação política mais provocativa.

FORMAÇÃO DE

MULTIPLICADORES: *Propor nas

localidades onde a formação ainda não

ocorreu.

FORMAÇÃO Nova: *Continuidade da

Formação de Multiplicadores. *Propor ações

concretas. Capacitação técnica.

*Extrapolar a denúncia da violência. *Estudo de

Metodologia. *Trabalhar por oficinas

(construção instrumentos

musicais). *Valorizar a formação política nos espaços de

atuação.

Equipe Estadual; Coordenações

Locais; Assessores temáticos.

2012

Page 15: Seminário Estadual 2011

15

FORMAÇÃO POLÍTICA: *Equipe da Campanha motiva que a proposta possa ser organizada

pelas organizações que integram a Equipe.

EDUCAÇÃO POPULAR

E FORMAÇÃO POLÍTICA AO LONGO

DO ANO.

Atividades Permanentes das

PJs

*Provocar e potencializar a

Campanha na Semana da Cidadania, Semana do Estudante e DNJ.

Não queremos perder de vista as indicações

nacionais. *Roteiros mensais que proponham atividades

que acrescentem as APs.

Equipe motiva e provoca as

Coordenações Estaduais.

2012

Mobilização de Massa e

Visibilidade

*Atividade artística *Pintura de Muros

*Atividades Permanentes das PJs. *Outras atividades de massa e políticas onde se possa colaborar com a pauta da Campanha.

Equipe provoca e as Coordenações Locais também devem fazer os

contatos e articulações

locais.

2012

OUTRAS ATIVIDADES: *Fórum Temático no Fórum Social Mundial em 2012: AÇÃO DEVE SER ORGANIZADA PELA EQUIPE NACIONAL, COM A EQUIPE ESTADUAL AJUDANDO NA ARTICULAÇÃO *Encontro de Escolas Católicas da Arquidiocese de Porto Alegre: EQUIPE DA CAMPANHA É CONVIDADA A ESTAR PRESENTE. *Jornada Mundial da Juventude em 2012: EQUIPE NÃO ESTARÁ NA ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE, MAS QUEREMOS MANTER VISIBILIDADE DA CAMPANHA (ir com camiseta da Campanha). *Acampamento da Romaria da Terra. – EQUIPE DA CAMPANHA ENTRARÁ EM CONTATO PARA PROPOR UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO.

Page 16: Seminário Estadual 2011

16

ENVIO *Retomada do processo do Seminário. *Construção do cartão das mãos. *Ciranda pela Vida da Juventude.

TÉRMINO DO SEMINÁRIO

ANEXO 1 – QUADRO DE AÇÕES 2011

Page 17: Seminário Estadual 2011

17

ANEXO 2 – CARTA CONVITE

Page 18: Seminário Estadual 2011

18

ANEXO 3 – FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO 4 – TABELA DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES EM 2011 QUANDO QUEM

PROMOVEU O QUÊ ONDE REGIÃO

GEOGRÁFICA PARTICIPANTES

20/fev Equipe Estadual

Divulgação na Escola Estadual

da PJR

São Leopoldo

Leste 50

13/mar Equipe Estadual

Divulgação na reunião

estadual da PJE

Nova Santa Rita

Leste 30

04/abr Equipe Estadual

Divulgação na reunião

estadual da PJ

Santa Cruz do Sul

Centro 40

Page 19: Seminário Estadual 2011

19

07/mai Equipe Estadual

Trabalho no programa Mais

Educação

Esteio Leste 30

21 e 22/mai

Equipe Estadual

Formação de Multiplicadores - Região Leste

Caxias do Sul

Leste 60

25/mai PJ - Arqui Passo Fundo

Mobilização contra

Violência

Marau Norte 50

26/mai PJ - Dioc Caxias do

Sul

Visibilidade da Campanha na

Romaria de Fátima

Farroupilha Leste 50

18/jun AJS Dia Nacional de Oração Pela

Vida da Juventude

Bagé Sul 50

09/jul AJS Ciranda pela Vida

Bagé Sul 50

16 e 17/jul

PJ - InterSUL Seminário de Formação de

Multiplicadores

Pelotas Sul 50

28 a 30/jul

PJ - Dioc Stª Cruz do Sul

Congresso Missionário

Juvenil

Rio Pardo Centro 80

30/jul PJ - Dioc Caxias do

Sul

Ciranda pela Vida

Caxias do Sul

Leste 100

01/ago História - FURG

Seminário sobre violência

nas escolas

Rio Grande Sul 50

11/ago Equipe Estadual

Oficina durante Semana do Estudante

Canoas Leste 80

11/ago PJ - Dioc Uruguaiana

Trabalho em escolas

Uruguaiana Centro 100

11/ago PJ - Dioc Uruguaiana

Trabalho em escolas

Barra do Quaraí

Centro 100

13/ago PJ - Vicariato de

Canoas

Encontro de Sensibilização

Canoas Leste 30

Page 20: Seminário Estadual 2011

20

18/ago Paróquia Santa

Barbara e Prefeitura Municipal

de Encruzilhada

do Sul

Mesa redonda sobre violência

e família

Encruzilhada do Sul

Centro 50

19/ago PJ - Dioc Uruguaiana

Marcha contra Violência

Uruguaiana Centro 50

20/ago PJ - Vicariato de

Canoas

Encontro de Sensibilização

Canoas Leste 30

26/ago Com Segurança Pública - Caxias do

Sul

Audiência Pública

Caxias do Sul

Leste 50

26 a 28/ago

PJ - Dioc Stº Ângelo

Encontro Diocesano de

Oficinas

Cerro Largo Centro 70

07/set PJ - Vicariato de Porto Alegre

Mobilização contra

corrupção e Ciranda pela

Vida

Porto Alegre Leste 50

08/set Núcleo Betânia

Núcleo da Questão - Ciclo

de Debates

Porto Alegre Leste 50

10/set PJ - Vicariato de Porto Alegre

Conferência Livre de

Juventude

Porto Alegre Leste 30

10/set PJ - Dioc Stª Cruz do Sul

Vigília Jovem Santa Cruz do Sul

Centro 80

10/set PJE Ciranda pela Vida

Canoas Leste 30

18/set Juventude LibRe

Formação Política

Porto Alegre Leste 30

20/set PJ do RS Divulgação na ARPJ

Santa Maria Centro 50

24/set PJ - Arqui Passo Fundo

Seminário de Multiplicadores

Passo Fundo Norte 50

Page 21: Seminário Estadual 2011

21

25/set PJ - Vicariato de

Gravataí

Mobilização contra

violência

Viamão Leste 30

25/set Equipe Estadual

Programa Democracia na TV Assembleia

Porto Alegre Leste Sem Estimativa

03/out PJ - Vicariato de Porto Alegre

Formação de Multiplicadores

Porto Alegre Leste 30

30/out Equipe Estadual

Ciranda pela Vida

Viamão Leste 30

PJE Ciranda pela Vida

Canoas Leste 30

13/nov Equipe Estadual

Formação sobre Missão

no Acampamento

dos 30 anos das PJs do RS

Santa Maria Centro 200

26/nov PJ - Vicariato de Porto Alegre

Formação da PJ Restinga

Porto Alegre Leste 50

TOTAL 1990

ANEXO 5 – CARTA DA REJU-SUL

Avaliação da Rede Ecumênica da Juventude (REJU) sobre a Campanha

Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens

Para a REJU (Rede Ecumênica da Juventude) foi um enorme

contentamento considerar-se parceira nesta Campanha, que trata de um tema

que dificilmente é reconhecido ou pautado nas discussões da juventude.

A violência, em suas distintas formas e aspectos, manifestam-se nas

mais variadas formas: escancarada na mídia, sutilmente reproduzida nas

relações cotidianas, ou mesmo oculta, pelo medo da denúncia.

Page 22: Seminário Estadual 2011

22

Os jovens neste contexto apresentam-se de maneira particular, ora

como vítimas, e em outro extremo como autora desta própria violência.

Fazer desta polêmica uma temática e uma proposta geradora de

protagonismo jovem é uma tarefa ousada e nobre da Pastoral da Juventude

(PJ – ICAR), o que a torna especial e diferenciada das demais organizações

juvenis.

Os seminários, encontros, reflexões e demais momentos oportunizados

são enobrecidos e tornam-se peculiares por serem promovidos por jovens.

A REJU, especialmente a região Sul, nos momentos oportunos

possibilitou a visibilidade da campanha, seja pela divulgação no blog, e, com

destaque nos eventos como Mutirão Ecumênico, grande encontro dos

principais agentes ecumênicos da região sul e sudeste do País, e, ainda, no

Seminário sobre Intolerância Religiosa, em Belém do Pará, no qual a

organização e atuação da PJ – RS foi partilhada e lembrada pela juventude

amazônica, que também possui articulação sobre a mesma Campanha em seu

estado.

Diante das possibilidades que a REJU Sul oferece, mantém-se disposta

a dar continuidade na parceria, caso a campanha continue. Como possíveis

propostas cogitam-se a contatos com Instituições do Poder Público e pautar

estas discussões no ambiente universitário.

Por fim, cabe ressaltar e reconhecer as conquistas traçadas pela

Campanha.

A REJU Sul os parabeniza pelas inúmeras atuações e pela intensa

demanda cumprida, com muita motivação, esforço e alegria, própria da

juventude, e, da PJ que na sua trajetória possibilita ao jovem posicionar-se

como autora e ser pensante, cidadão presente, construtor da sua própria

história.

Nossos parabéns, agradecimentos e fraternos abraços!

Page 23: Seminário Estadual 2011

23

ANEXO 6 – CARTA DE LUIS DUARTE (Coordenador

Nacional da PJ pelo Regional Centro-Oeste)

Rio Verde/GO, 03 de Dezembro de 2011

Queridos/as Jovens, Queridos/as Assessores/as e Amantes da Juventude, Queridos/as Teimosos/as,

“Enviou-me para proclamar a libertação” Lc 4, 18

Saudações no Deus-Menino, Em Nazaré Jesus assume publicamente, na sinagoga, um compromisso de libertação com os pobres e com os oprimidos (Lc 4, 16-21). Esse compromisso é uma espécie de carta-projeto de toda ação que ele viveria na fidelidade ao projeto do Pai. Jesus assume de tal modo esse compromisso que o vive até as últimas conseqüências. Na fidelidade ao seguimento de Jesus, nós Pastorais da Juventude – Igreja Jovem, temos vivido no Brasil desde 2009 a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. A Campanha é um sinal concreto de que, como Jesus e na fidelidade a seu projeto, assumimos com os/as jovens um compromisso radical de libertação. Assumir esse compromisso de libertação, assumir a defesa da vida da juventude como razão maior do caminho é ser teimoso, é ser teimosa. Defender a vida é incomodar os “Herodes” da sociedade e, as vezes, da igreja, que querem matar a juventude. Assumir a vida como causa pode provocar que sejamos perseguidos/as, pode provocar que percamos a vida por causa da Vida. Mas, se queremos ser fieis no seguimento do Jovem de Nazaré e se queremos manter fidelidade a seu compromisso de libertação, não podemos nos furtar de diuturnamente assumir, na radicalidade do que isso significa, um compromisso de libertação com os/as jovens, um compromisso com a defesa da vida da juventude. Não seremos seguidores/as de Jesus se não fizermos e vivermos esse compromisso de libertação com os/as jovens, se não defendermos a vida da juventude. Desejo que este seminário estadual da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens do Rio Grande do Sul, que por si só é sinal de teimosia e que reuni teimosos/as no seguimento coerente à Jesus, ajude as PJs do Rio Grande do Sul e cada um/a de vocês a re-afirmarem esse compromisso de libertação com os/as jovens, esse compromisso de seguir na teimosia da defesa da vida. Não tenham medo de re-afirmar e re-assumir esse compromisso. Não tenham medo de pensar com ousadia, encanto e simplicidade ações concretizadoras desse compromisso nessas terras queridas do sul. Vivam, em vossas vidas e na vida das PJs, esse compromisso.

Page 24: Seminário Estadual 2011

24

Que o Menino Deus esteja com cada um/a de vocês e que Ele nos ajude a assumirmos e vivermos radicalmente esse compromisso libertação com os/as Jovens, esse compromisso com a vida!

Sigamos juntos/as, pela vida da juventude!

Abraços Fraternos, Luis Duarte

CNBB – Regional Sul 3: Av. Cristóvão Colombo, 149 – bairro Floresta

CEP: 90560-003 - Porto Alegre – RS E-mail: [email protected]

Blog: www.juventudecontraviolencia.blogspot.com