semana 03 - amazon simple storage service · complementado pela atuação dos atores no ... pois...

28
SEMANA 03

Upload: lamtuong

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SEMANA 03

LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 01. Marque a assertiva incorreta a respeito dos aspectos gramaticais do trecho "Incrível, o número de leviandades que se falam sobre a cidade." a) O adjetivo "incrível" é predicativo do sujeito em uma oração em que houve elipse do verbo “ser”. b) Caso o pronome "se" fosse suprimido, não haveria prejuízo para o sentido do período, mas tal alteração repercutiria na relação sintática dos termos da oração. c) A palavra "que" classifica-se como pronome relativo e tem como termo antecedente a palavra "leviandades". d) A expressão “incrível” se refere a todo o conteúdo da declaração. e) A expressão "sobre a cidade" exerce a função de adjunto adverbial de lugar. QUESTÃO 02. As expressões sublinhadas desempenham a função sintática de adjuntos adverbiais, exceto em: a) As linhas jorravam da máquina de escrever com regularidade mecânica. b) Ele escrevia sempre de manhã. c) Na capital, era um excêntrico. d) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta. e) Compunha longas frases de raras vírgulas. QUESTÃO 03. "O juiz aplicará ao serventuário faltoso a penalidade cabível pelo descumprimento de deveres funcionais." A função sintática das palavras sublinhadas é: a) adjunto adnominal; b) complemento nominal; c) objeto indireto; d) verbo transitivo direto; e) adjunto adverbial de negação. QUESTÃO 04. Leia o seguinte poema de Carlos Drummond de Andrade e depois assinale a alternativa correta.

CIDADEZINHA QUALQUER Casas entre bananeiras Mulheres entre laranjeiras Pomar, amor, cantar. Um homem vai devagar Um cachorro vai devagar Um burro vai devagar Devagar ... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus. a) O poema é de fundo memorialista e isso é evidenciado pela citação de um modo de vida antigo. b) O verso “pomar amor cantar” revela o lado romântico do poeta, uma de suas características mais marcantes. c) Fica evidenciado um desencanto em relação à vida, o que contradiz a temática própria do poeta. d) O conjunto de imagens evocadas pelo poema denuncia a falta de sentido da existência. e) A primeira estrofe do poema é eminentemente descritivo, enquanto a segunda contém a parte narrativa.

Texto para as questões 5 e 6:

Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973. (Adaptado.)

Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que: QUESTÃO 05.

a) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva. b) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores. c) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros. d) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais. e) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.

Seria verdadeiro afirmar que o texto acima é: QUESTÃO 06. a) Dramático e informativo ao mesmo tempo, por elucidar sobre o tema e exemplificando o gênero a que pertence. b) Lírico e persuasivo ao expor toda a gama de origens possíveis para o texto dramático. c) Utilitário por não ser literário, assim é um texto informativo sobre uma questão literária. d) Discursivo por abordar a temática de forma plena e objetiva. e) Crítico por destacar as falhas e vantagens do gênero dramático. QUESTÃO 07 Leia o fragmento do conto “A causa secreta”, de Machado de Assis: .

“Garcia estava atônito. Olhou para ele, viu-o sentar-se tranquilamente, estirar as pernas, meter as mãos nas algibeiras das calças, e fitar os olhos no ferido. Os olhos eram claros, cor de chumbo, moviam-se devagar, e tinham a expressão dura, seca e fria. Cara magra e pálida; uma tira estreita de barba, por baixo do queixo, e de uma têmpora a outra, curta, ruiva e rara. Teria quarenta anos. De quando em quando, voltava-se para o estudante, e perguntava alguma coisa acerca do ferido; mas tornava logo a olhar para ele, enquanto o rapaz lhe dava a resposta. A sensação que o estudante recebia era de repulsa ao mesmo tempo que de curiosidade; não podia negar que estava assistindo a um ato de rara dedicação, e se era desinteressado como parecia, não havia mais que aceitar o coração humano como um poço de mistérios”.

(MACHADO DE ASSIS. A causa secreta. In: Machado de Assis – obra completa. v.2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 513.)

A partir da análise do trecho do conto, podemos dizer que o texto classifica-se como a) Um texto de relato, pois transmite os fatos acontecidos com foco no acontecimento; b) Um texto narrativo, seu material é o fato e a ação que envolve os personagens; c) Um texto dissertativo, cuja principal intenção é a exposição de opiniões com a intenção de persuadir o leitor; d) Um texto narrativo-descritivo, pois é predominantemente narrativo com passagens descritivas; e) Um texto do tipo carta argumentativa, muito comum em jornais e revistas. Apresenta argumentos incisivos com intenção de influenciar ou rebater a opinião de outros leitores.

Poema para a questão 8

Não-coisa Ferreira Gullar O que o poeta quer dizer no discurso não cabe e se o diz é pra saber o que ainda não sabe. Uma fruta uma flor um odor que relume... Como dizer o sabor, seu clarão seu perfume? Como enfim traduzir na lógica do ouvido o que na coisa é coisa e que não tem sentido? A linguagem dispõe de conceitos, de nomes mas o gosto da fruta só o sabes se a comes só o sabes no corpo o sabor que assimilas e que na boca é festa de saliva e papilas invadindo-te inteiro tal do mar o marulho e que a fala submerge e reduz a um barulho, um tumulto de vozes de gozos, de espasmos, vertiginoso e pleno como são os orgasmos No entanto, o poeta desafia o impossível e tenta no poema dizer o indizível: subverte a sintaxe implode a fala, ousa incutir na linguagem densidade de coisa sem permitir, porém, que perca a transparência já que a coisa ë fechada à humana consciência.

O que o poeta faz mais do que mencioná-la é torná-la aparência pura — e iluminá-la. Toda coisa tem peso: uma noite em seu centro. O poema é uma coisa que não tem nada dentro, a não ser o ressoar de uma imprecisa voz que não quer se apagar — essa voz somos nós.

QUESTÃO 08. A primeira estrofe expõe ideias no campo da metalinguagem, já que apresenta concepções acerca da própria linguagem poética. Os versos que mais se aproximam dessas ideias são: a) Uma fruta uma flor / um odor que relume... (l. 5-6) b) sem permitir, porém, / que perca a transparência (l. 25-26) c) é torná-la aparência / pura - e iluminá-la. (l. 31-32) d) Toda coisa tem peso: / uma noite em seu centro. (l. 33-34) TEXTO I

QUESTÃO 09. Na charge, além da crítica à arte moderna presente na fala do personagem, é possível identificar ainda outra crítica. Esta outra crítica está relacionada ao seguinte aspecto: a) moral b) estético c) econômico d) acadêmico e) artístico QUESTÃO 10. Ao formular sua crítica, o personagem demonstra certo distanciamento em relação à arte moderna. Uma marca linguística que expressa esse distanciamento é o uso de: a) terceira pessoa b) frase declarativa c) reticências ao final d) descrição do objeto e) o ponto de exclamação

QUESTÃO 11. Na última frase da personagem (texto I), é possível observar o substantivo composto obra-prima. Assinale a alternativa que apresente a forma correta desta palavra no plural. a) obras-primas b) obra-prima c) obras-prima d) obra-primas e) obras primas (sem hífen) QUESTÃO 12. A série de palavras que, no plural, mudam o timbre do O tônico é: a) acordo, transtorno, sogro, morro, repolho b) imposto, povo, corpo, esforço, tijolo c) logro, toco, soldo, gorro, fofo d) gafanhoto, globo, bolso, coco, bolo e) forro, esposo, rolo, sopro, topo QUESTÃO 13. Assinale o par de vocábulos que forma o plural como balão e caneta-tinteiro. a) vulcão, abaixo-assinado b) irmão, salário-família c) questão, manga-rosa d) bênção, papel-moeda e) razão, guarda-chuva TEXTO I

QUESTÃO 14. No texto acima, encontramos substantivos que sofreram a flexão de grau. No entanto, é importante notar que alguns substantivos não mais indicam ideia de aumento ou diminuição. Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de grau para o substantivo. a) O advogado deu-me seu cartão. b) Deparei-me com um portão, imenso e Suntuoso. c) Moravam num casebre, à beira do rio. d) A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão. e) A professora distribuiu as cartilhas a todos os alunos. TEXTO II Esta gramática, pois que gramática implica no seu conceito o conjunto de normas com que torna consciente a organização de uma ou mais falas, esta gramática parece estar em contradição com o meu sentimento. É certo que não tive jamais a pretensão de criar a Fala Brasileira. Não tem contradição. Só quis mostrar que o meu trabalho não foi leviano, foi sério. Se cada um fizer também das observações e estudos pessoais a sua gramatiquinha muito que isso facilitará pra daqui a uns cinquenta anos se salientar normas gerais, não só da fala oral transitória e vaga, porém da expressão literária impressa, isto é, da estilização erudita da linguagem oral. Essa estilização é que determina a cultura civilizada sob o ponto de vista expressivo. Linguístico.

ANDRADE, Mário. Apud PINTO, E. P. A gramatiquinha de Mário de Andrade: texto e contexto. São Paulo: Duas Cidades: Secretaria de Estado da Cultura, 1990 (adaptado)

QUESTÃO 15. O fragmento é baseado nos originais de Mário de Andrade destinados à elaboração da sua Gramatiquinha. Muitos rascunhos do autor foram compilados, com base nos quais depreende-se do pensamento de Mário de Andrade que ele: a) demonstra estar de acordo com os ideais da gramática normativa. b) é destituído da pretensão de representar uma linguagem próxima do falar. c) dá preferência à linguagem literária ao caracterizá-la como estilização erudita da linguagem oral. d) reconhece a importância do registro do português do Brasil ao buscar sistematizar a língua na sua expressão oral e literária. e) reflete a respeito dos métodos de elaboração das gramáticas, para que ele se torne mais sério, o que fica claro na sugestão de que cada um se dedique a estudos pessoais. QUESTÃO 16. Indique o período que não contém um substantivo no grau diminutivo. a) Todas as moléculas foram conservadas com as propriedades particulares, independentemente da atuação do cientista. b) O ar senhoril daquele homúnculo transformou-o no centro de atenções na tumultuada assembleia. c) Através da vitrina da loja, a pequena observava curiosamente os objetos decorativos expostos à venda, por preço bem baratinho. d) De momento a momento, surgiam curiosas sombras e vultos apressados na silenciosa viela. e) Enquanto distraía as crianças, a professora tocava flautim, improvisando cantigas alegres e suaves. QUESTÃO 17. Aponte a alternativa em que nem todas as palavras apresentem sufixo de grau diminutivo: a) poemeto, maleta b) rapazola, bandeirola c) viela, ruela d) lugarejo, vilarejo e) menininho, carinho QUESTÃO 18. Viam- se...junto aos...do jardim. a) papelsinhos – meios- fio b) papeizinhos – meios- fios c) papeisinhos – meio- fios d) papelsinhos – meios-fios e) papeizinhos – meio- fios

MATEMÁTICA

QUESTÃO 01. Um marceneiro deseja construir uma escada trapezoidal com 5 degraus, de maneira que o mais baixo e o mais alto tenham larguras respectivamente iguais a 60 cm e a 30 cm, conforme a figura abaixo:

Os degraus serão obtidos cortando-se uma peça linear de madeira cujo comprimento mínimo, em cm, deve ser: a) 144. b) 180. c) 210. d) 225. e) 240. QUESTÃO 02. Na figura, sendo a // b //c, o valor de x é:

a) 3/2 b) 3 c) 4/3 d) 2 e) 1

QUESTÃO 03. Na figura DE / / BC , o valor de x é:

a) 9 b) 10 c) 12 d) 15/2 e) 19/3

QUESTÃO 04. O circuito triangular de uma corrida esta esquematizado na figura a seguir:

As ruas TP e SQ são paralelas. Partindo de S, cada corredor deve percorrer o circuito passando, sucessivamente, por R, Q, P, T, retornando, finalmente, a S. Assinale a opção que indica o perímetro do circuito: a) 4,5 km b) 19,5 km c) 20,0 km d) 22,5 km e) 24,0 km QUESTÃO 05. A bissetriz de um ângulo interno de um triângulo divide o lado oposto em dois segmentos aditivos cuja razão é 2/3. Sabendo que um dos lados que forma esse ângulo mede 18 cm, calcular o outro lado. a) 10 ou 29 b) 8 ou 33 c) 12 ou 27 d) 10 ou 25 e) 12 ou 30 QUESTÃO 06. Na ilustração abaixo, as 52 cartas de um baralho estão agrupadas em linhas com 13 cartas de mesmo naipe e colunas com 4 cartas de mesmo valor.

Denomina-se quadra a reunião de quatro cartas de mesmo valor. Observe, em um conjunto de cinco cartas, um exemplo de quadra:

O número total de conjuntos distintos de cinco cartas desse baralho que contêm uma quadra é igual a: a) 624 b) 676 c) 715 d) 720 QUESTÃO 07. Um banco solicitou aos seus clientes a criação de uma senha pessoal de seis dígitos, formada somente por algarismos de 0 a 9, para acesso à conta corrente pela internet. Entretanto, um especialista em sistemas de segurança eletrônica recomendou à direção do banco recadastrar seus usuários, solicitando, para cada um deles, a criação de uma nova senha com seis dígitos, permitindo agora o uso das 26 letras do alfabeto, além dos algarismos de 0 a 9. Nesse novo sistema, cada letra maiúscula era considerada distinta de sua versão minúscula. Além disso, era proibido o uso de outros tipos de caracteres. Uma forma de avaliar uma alteração no sistema de senhas é a verificação do coeficiente de melhora, que é a razão do novo número de possibilidades de senhas em relação ao antigo. O coeficiente de melhora da alteração recomendada é

a) 6

6

62

10

b) 62!

10!

c) 62! 4!

10! 56!

d) 62! 10!

e) 6 662 10 QUESTÃO 08. Por questão de segurança os bancos instalaram ao lado da maçaneta da porta, que dá acesso à área por trás dos caixas, um teclado como o da figura abaixo.

Para entrar nessa área, cada funcionário tem a sua própria senha. Suponha que esta senha seja composta por quatro dígitos distintos. Quantas senhas poderão ser criadas se forem usados apenas os números primos que aparecem no teclado? a) 6 b) 24 c) 80 d) 120 e) 720 QUESTÃO 09. O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.

Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada. O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas. b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas. c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas. d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas. e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas. QUESTÃO 10. O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem cores. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem ser associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras.

Folha de São Paulo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012. (adaptado)

De acordo com o texto, quantas cores podem ser representadas pelo sistema proposto? a) 14 b) 18 c) 20 d) 21 e) 23 QUESTÃO 11. João mora na cidade A e precisa visitar cinco clientes, localizados em cidades diferentes da sua. Cada trajeto possível pode ser representado por uma sequência de 7 letras. Por exemplo, o trajeto ABCDEFA, informa que ele saíra da cidade A, visitando as cidades B, C, D, E e F nesta ordem, voltando para a cidade A. Além disso, o número indicado entre as letras informa o custo do deslocamento entre as cidades. A figura mostra o custo de deslocamento entre cada uma das cidades.

Como João quer economizar, ele precisa determinar qual o trajeto de menor custo para visitar os cinco clientes. Examinando a figura, percebe que precisa considerar somente parte das sequências, pois os trajetos ABCDEFA e AFEDCBA têm o mesmo custo. Ele gasta 1 min30s para examinar uma sequência e descartar sua simétrica, conforme apresentado. O tempo mínimo necessário para João verificar todas as sequências possíveis no problema é de a) 60 min. b) 90 min. c) 120 min. d) 180 min. e) 360 min.

QUESTÃO 12. Em cada ingresso vendido para um show de música, é impresso o número da mesa onde o comprador deverá se sentar. Cada mesa possui seis lugares, dispostos conforme o esquema a seguir.

O lugar da mesa em que cada comprador se sentará não vem especificado no ingresso, devendo os seis ocupantes entrar em acordo. Os ingressos para uma dessas mesas foram adquiridos por um casal de namorados e quatro membros de uma mesma família. Eles acordaram que os namorados poderiam sentar-se um ao lado do outro. Nessas condições, o número de maneiras distintas em que as seis pessoas poderão ocupar os lugares da mesa é a) 96. b) 120. c) 192. d) 384. e) 720. QUESTÃO 13. Uma rede é formada de triângulos equiláteros congruentes, conforme a representação abaixo.

Uma formiga se desloca do ponto A para o ponto B sobre os lados dos triângulos, percorrendo X caminhos distintos, cujos comprimentos totais são todos iguais a d. Sabendo que d corresponde ao menor valor possível para os comprimentos desses caminhos, X equivale a: a) 20 b) 15 c) 12 d) 10 QUESTÃO 14. A figura mostra a planta de um bairro de uma cidade. Uma pessoa quer caminhar do ponto A ao ponto B por um dos percursos mais curtos. Assim, ela caminhará sempre nos sentidos “de baixo para cima” ou “da esquerda para a direita”. O número de percursos diferentes que essa pessoa poderá fazer de A até B é:

a) 95 040. b) 40 635. c) 924. d) 792. e) 35. QUESTÃO 15. Seguindo a etiqueta japonesa, um restaurante tipicamente oriental solicita aos seus clientes que retirem seus calçados na entrada do estabelecimento. Em certa noite, 6 pares de sapato e 2 pares de sandálias, todos distintos, estavam dispostos na entrada do restaurante, em duas fileiras com quatro pares de calçados cada uma. Se esses pares de calçados forem organizados nessas fileiras de tal forma que as sandálias devam ocupar as extremidades da primeira fila, de quantas formas diferentes podem-se organizar esses calçados nas duas fileiras? a) 6! b) 2 . 6! c) 4 . 6! d) 6 . 6! e) 8!

FÍSICA

QUESTÃO 01. Partindo do repouso, um avião percorre a pista e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 s.

Qual é o valor da aceleração escalar média em m/s² no referido intervalo de tempo?

a) 2

b) 3

c) 4

d) 5

e) 6

QUESTÃO 02. Trafegando por uma avenida com velocidade constante de 108 km/h, num dado instante o motorista percebe o sinal vermelho à frente e pisa no freio até parar, ao fim de 5 s. Determine o módulo da aceleração média do carro nesse intervalo de tempo, em m/s². a) 2 b) 4 c) 6 d) 8 e) 10 QUESTÃO 03. Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera a 2m/s². Pode-se dizer que sua

velocidade, após 3 segundos, vale:

a) 1 m/s

b) 2 m/s

c) 3 m/s

d) 4 m/s

e) 6 m/s

QUESTÃO 04. Um objeto em movimento uniformemente variado tem sua velocidade inicial vo = 0,0 m/s e sua velocidade final vf = 2,0 m/s, em um intervalo de tempo de 4s. A aceleração do objeto, em m/s2, é: a) 1/4 b) 1/2 c) 1 d) 2 e) 4 QUESTÃO 05. Um automóvel que trafega com velocidade constante de 10 m/s, em uma pista reta e

horizontal, passa a acelerar uniformemente à razão de 60 m/s em cada minuto, mantendo essa aceleração

durante meio minuto. A velocidade instantânea do automóvel, ao final desse intervalo de tempo, e sua

velocidade média, no mesmo intervalo de tempo, são, respectivamente:

a) 30 m/s e 15 m/s.

b) 30 m/s e 20 m/s.

c) 20 m/s e 15 m/s.

d) 40 m/s e 20 m/s.

e) 40 m/s e 25 m/s.

QUESTÃO 06. Uma lâmina bimetálica de bronze e ferro, na temperatura ambiente, é fixada por uma de suas extremidades, como visto na figura abaixo.

Nessa situação, a lâmina está plana e horizontal. A seguir, ela é aquecida por uma chama de gás. Após algum tempo de aquecimento, a forma assumida pela lâmina será mais adequadamente representada pela figura: Note e adote: O coeficiente de dilatação térmica linear do ferro é 1,2 x 10-5 ºC-1. O coeficiente de dilatação térmica linear do bronze é 1,8 x 10-5 ºC-1. Após o aquecimento, a temperatura da lâmina é uniforme.

a)

b)

c)

d)

e) QUESTÃO 07. Quem viaja de carro ou de ônibus pode ver, ao longo das estradas, torres de transmissão de energia tais como as da figura.

Olhando mais atentamente, é possível notar que os cabos são colocados arqueados ou, como se diz popularmente, “fazendo barriga”. A razão dessa disposição é que a) a densidade dos cabos tende a diminuir com o passar dos anos. b) a condução da eletricidade em alta tensão é facilitada desse modo. c) o metal usado na fabricação dos cabos é impossível de ser esticado. d) os cabos, em dias mais frios, podem encolher sem derrubar as torres. e) os ventos fortes não são capazes de fazer os cabos, assim dispostos, balançarem.

QUESTÃO 08. O piso de concreto de um corredor de ônibus é constituído de secções de 20m separadas por

juntas de dilatação. Sabe-se que o coeficiente de dilatação linear do concreto é e que a variação de temperatura no local pode chegar a 50°C entre o inverno e o verão. Nessas condições, a variação máxima de comprimento, em metros, de uma dessas secções, devido à dilatação térmica, é

a)

b)

c)

d)

e) QUESTÃO 09. Uma longa ponte foi construída e instalada com blocos de concreto de 5 m de comprimento a uma temperatura de 20°C em uma região na qual a temperatura varia ao longo do ano entre 10°C e 40°C. O concreto destes blocos tem coeficiente de dilatação linear de 10-5°C-1. Nessas condições, qual distância em cm deve ser resguardada entre os blocos na instalação para que, no dia mais quente do verão, a separação entre eles seja de 1 cm? a) 1,01 b) 1,10 c) 1,20 d) 2,00 e) 2,02 QUESTÃO 10. Duas esferas maciças e homogêneas, X e Y, de mesmo volume e materiais diferentes, estão

ambas na mesma temperatura T. Quando ambas são sujeitas a uma mesma variação de temperatura , os volumes de X e Y aumentam de 1% e 5%, respectivamente.

A razão entre os coeficientes de dilatação linear dos materiais de X e Y, é a) 1. b) 1/2. c) 1/4. d) 1/5. e) 1/10.

BIOLOGIA

QUESTÃO 01. Em uma comunidade de água doce em que ocorre diminuição de oxigênio como resultado da poluição, são beneficiadas apenas as populações a) de peixes e de protozoários. b) de bactérias anaeróbicas e do zooplâncton. c) de protozoários. d) de bactérias anaeróbicas. e) do zooplâncton. QUESTÃO 02. As espécies mais vulneráveis ao processo de extinção causada por atividades humanas são aquelas que a) apresentam nichos amplos. b) apresentam altas taxas de crescimento populacional. c) são predadas por outras espécies. d) apresentam uma alta especificidade alimentar. e) são capazes de se dispersar com facilidade. QUESTÃO 03. Os seres aquáticos podem ser divididos em três grupos: I. Organismos que nadam ativamente vencendo as correntes; II. Organismos flutuadores que se deslocam passivamente na água; III. Organismos do fundo, podem ser fixos ou rastejantes. Os grupos I, II e III são denominados, respectivamente: a) planctônicos, bentônicos e nectônicos. b) planctônicos, nectônicos e bentônicos. c) bentônicos, planctônicos e nectônicos. d) nectônicos, planctônicos e bentônicos. e) nectônicos, bentônicos e planctônicos. QUESTÃO 04. Nas cadeias alimentares que ocorrem nos ecossistemas aquáticos, o nível trófico dos produtores é ocupado por: a) zooplâncton. b) microcrustáceos. c) protozoários. d) fitoplâncton. e) peixes pequenos. QUESTÃO 05. No ambiente marinho, a região que se estende dos 200m aos 2000m de profundidade, onde a luz não penetra, é a) a zona onde vive o fitoplâncton marinho. b) onde vivem animais sustentados pela matéria orgânica da superfície. c) repleta de grandes cardumes. d) rica em zooplâncton. e) local de intensa atividade fotossintetizante. QUESTÃO 06. Assinale a alternativa correta quanto aos ecossistemas aquáticos. a) O plâncton é constituído por organismos que flutuam na superfície da água. b) Os produtores aquáticos geralmente possuem uma biomassa maior que a dos consumidores. c) O nécton é formado por organismos que vivem no fundo d'água. d) Tanto o fitoplâncton como o zooplâncton são capazes de realizar fotossíntese. e) O bentos é constituído por organismos que nadam ativamente no meio da coluna d'água.

QUESTÃO 07. O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constante, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular aumenta e atinge determinado nível (B), a “esteira rolante” trabalha com todos os compartimentos ocupados, ou seja, com sua capacidade máxima de transporte, permitindo a reabsorção da glicose. Se a concentração de glicose no filtrado ultrapassa esse limiar (C), como ocorre em pessoas com diabetes melito, parte da glicose escapa do transporte e aparece na urina.

Analise as seguintes afirmações sobre o mecanismo de reabsorção renal da glicose, em pessoas saudáveis: I. Mantém constante a concentração de glicose no sangue. II. Impede que a concentração de glicose no filtrado glomerular diminua. III. Evita que haja excreção de glicose, que, assim, pode ser utilizada pelas células do corpo. Está correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III. QUESTÃO 08. A figura a seguir representa a estrutura renal de um néfron de mamífero. Os números indicam os processos básicos que ocorrem para a formação da urina.

Assinale a alternativa que contém a ordem sequencial dos números correspondentes aos processos indicados. a) 1 - reabsorção passiva de água; 2 - secreção ativa de íons H+ e K+; 3 - reabsorção ativa de sais e glicose; 4 - filtração. b) 1 - filtração; 2 - reabsorção ativa de sais e glicose; 3 – reabsorção passiva de água; 4 - secreção ativa de íons H+ e K+. c) 1 - filtração; 2 - reabsorção passiva de água; 3 - secreção ativa de íons H+ e K+; 4 - reabsorção ativa de sais e glicose. d) 1 - reabsorção passiva de água; 2 - reabsorção ativa de sais e glicose; 3 - filtração; 4 - secreção ativa de íons H+ e K+. e) 1 - reabsorção ativa de sais e glicose; 2 - filtração; 3 – reabsorção ativa de água; 4 - secreção ativa de íons H+ e K+.

QUESTÃO 09. Todo sangue do corpo humano passa mais de 250 vezes pelos rins durante um dia. Isso significa que esses órgãos filtram cerca de 1400 litros de sangue a cada 24 horas. Desse material filtrado (por volta de 180 litros, que saem dos glomérulos renais e vão para os túbulos) é produzido 1,5 litro de urina por dia. Assinale a alternativa que contém as informações corretas sobre o processo de produção de urina. a) O sangue é filtrado no glomérulo e levado, pela uretra, até a bexiga, onde ocorre a reabsorção de água e a finalização da produção da urina. b) A urina é produzida a partir da filtração do sangue nos túbulos néfricos, onde o filtrado formado é constituído principalmente por glicose, aminoácidos, sais e água. c) A filtração do sangue nos túbulos é o principal fator para a produção da urina, pois garante a formação de um filtrado rico em proteínas e água que evita a desidratação do organismo. d) Após a filtração do sangue, a maior parte das substâncias úteis do filtrado resultante é reabsorvida, sobrando certa quantidade de água, sais minerais e ureia, que farão parte da composição da urina. e) As proteínas e a ureia presentes no sangue são filtradas nos glomérulos renais e reabsorvidas no duto coletor, que leva a urina resultante para a bexiga, onde ficará armazenada até a eliminação para o meio externo. QUESTÃO 10. Louco por um saleiro, sal foi uma das primeiras palavras que o garoto aprendeu a falar, antes de completar 1 ano de idade. Quando conseguiu caminhar com as próprias pernas, passou a revirar os armários da cozinha em busca de tudo que fosse salgado e, sempre que podia, atacava o saleiro. Aos 3 anos e meio, por causa da suspeita de puberdade precoce, o menino foi internado num hospital.

Fonte: Christante, L. Sede de sal. Revista Unesp Ciência, n.17, 2011.

O apetite por sal da criança, cujo relato tornou-se clássico na história da Medicina, era causado por um desequilíbrio endócrino. Após a sua morte, descobriu-se que a criança apresentava uma deficiência na produção de: a) aldosterona pelas glândulas adrenais. b) insulina pelo pâncreas. c) tiroxina pela tireoide. d) vasopressina pelo hipotálamo. e) somatotrofina pela hipófise.

QUÍMICA

QUESTÃO 01. A tabela a seguir mostra o resultado da análise de todos os íons presentes em 1 L de uma solução aquosa, desprezando-se os íons H+ e OH- provenientes da água.

Com base nos dados apresentados e sabendo que toda solução é eletricamente neutra, podemos afirmar que a concentração molar dos íons Mg2+ é a) 0,4 b) 0,5 c) 0,6 d) 1,0 e) 1,2 QUESTÃO 02. Considere as seguintes soluções:

I. 10g de NaCℓ em 100g de água.

II. 10g de NaCℓ em 100ml de água.

III. 20g de NaCℓ em 180g de água.

IV. 10 mols de NaCℓ em 90 mols de água.

Destas soluções, tem concentração 10% em massa de cloreto de sódio:

a) Apenas I

b) Apenas III

c) Apenas IV

d) Apenas I e II

e) Apenas III e IV

QUESTÃO 03. O Ácido Bórico é uma substância anti-séptica e adstringente, que age como desinfetante em situações

de infecções por bactérias ou fungos. Este remédio pode ser usado em infecções nos olhos, pele ou ouvido.

Para um determinado fim, precisamos fazer uma solução aquosa a 31% m/m de ácido bórico - H3BO3- com

densidade igual a 1,30g.cm-3. Calcule a concentração em quantidade de matéria(mol.L-1) do ácido bórico nessa

solução

(Dados: H=1, B=11, O=16)

a) 6,5.

b) 6,0.

c) 5,5.

d) 5,0.

e) 4,5.

QUESTÃO 04. Quatro tubos contêm 20 mL de água cada um a 20O C. Coloca-se nesses tubos dicromato de potássio (K2Cr2O7) nas seguintes quantidades:

Tubo A Tubo B Tubo C Tubo D

Massa de K2Cr2O7 1,0 3,0 5,0 7,0

A solubilidade do sal, a 20O C, é igual a 12,5g/100 mL de água. Após agitação, em quais tubos coexistem, nessa temperatura, solução saturada e fase sólida? a) nenhum. b) Apenas em D. c) Apenas em C e D. d) Apenas em B, C e D. e) Em todos. QUESTÃO 05. As solubilidades dos sais KNO3 e Ce2(SO4)3 em água, medidas em duas temperaturas diferentes, são fornecidas na tabela a seguir.

Com base nestes dados, pode-se afirmar que: a) a dissolução de KNO3 em água é um processo exotérmico. b) a dissolução de Ce2(SO4)3 em água é acompanhada de absorção de calor do ambiente. c) os dois sais podem ser purificados pela dissolução de cada um deles em volumes adequados de água a 80°C,

seguido do resfriamento de cada uma das soluções a 10°C. d) se 110,1 g de uma solução saturada de Ce2(SO4)3 a 10°C forem aquecidos a 80°C, observa-se a deposição de

2,2 g do sal sólido. e) a adição de 100 g de KNO3 a 100 g de água a 80°C dá origem a uma mistura homogênea. QUESTÃO 06. Observe o gráfico a seguir.

A quantidade de clorato de sódio capaz de atingir a saturação em 500 g de água na temperatura de 60 °C, em grama, é aproximadamente igual a: a) 70 b) 140 c) 210 d) 480 e) 700

QUESTÃO 07. As curvas de solubilidade das substâncias KNO3 e Ca(OH)2 (em gramas da substância em 100 g de água) em função da temperatura são mostradas a seguir. A partir desses dados, analise as alternativas a seguir e assinale a que NÃO apresenta uma afirmativa correta.

a) Quando se adicionam 10,0 g de KNO3 em 12,0g de água a 56 °C, se obtém uma solução insaturada. b) Observa-se a formação de corpo de fundo quando uma solução formada por 25 g de KNO3 e 50 g de água a 40 °C é resfriada a 30 °C. c) A solubilidade do nitrato de potássio aumenta com a temperatura, enquanto a do hidróxido de cálcio diminui. d) Duas substâncias puras podem apresentar a mesma curva de solubilidade. e) O hidróxido de cálcio é muito menos solúvel que o nitrato de potássio em toda faixa de temperatura estudada. QUESTÃO 08. A solubilização do oxigênio em água é um processo exotérmico. Assim, (i) o que deve acontecer com o teor de oxigênio dissolvido na água, quando a temperatura do dia aumenta? (ii) Por outro lado, supondo uma mesma temperatura e duas cidades diferentes, como Rio de Janeiro (nível do mar) e Teresópolis (alto de uma serra), em qual a água teria um maior teor de oxigênio dissolvido? a) (i) Aumenta; (ii) Rio de Janeiro b) (i) Diminui; (ii) Rio de Janeiro c) (i) Aumenta; (ii) Igual para ambas as cidades d) (i) Diminui; (ii) Teresópolis e) (i) Aumenta; (ii) Teresópolis QUESTÃO 09. Tem-se 540g de uma solução aquosa de sacarose (C12H22O11), saturada a 50O C. Qual a massa de cristais que se separam da solução, quando ela é resfriada até 30O C? Dados: Cs a 30O C = 220g/100g de H2O Cs a 50O C = 260g/100g de H2O a) 40g. b) 60g. c) 80g. d) 100g. e) 120g. QUESTÃO 10. A contaminação ambiental tem sido uma fonte de problemas e doenças em diversas comunidades. Um relatório aponta a contaminação de pelo menos 150 pessoas em Paulínia, São Paulo. Dezoito delas apresentaram tumores no fígado e na tireoide. Todas teriam sido contaminadas por substâncias usadas na fabricação de pesticidas. Dr. Anthony Wong, pediatra e diretor do Centro de Assistência de Toxicologia, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, afirma que a intenção não é criar pânico na população, mas é necessário ter muita cautela, porque há substâncias, como o benzeno, clorobenzeno e metil-etilcetona (butanona), perigosas para mulheres grávidas, crianças e idosos, que são os mais vulneráveis. Além disso, vapores tóxicos do clorobenzeno afetam o rim e o fígado. Fez, ainda, um outro alerta: as pessoas não sentem o cheiro porque a sua concentração na fase gasosa é pequena. Ambientalistas lutam para que o índice ideal de exposição ao benzeno seja 0,1ppm. A concentração de uma solução em ppm pode ser expressa na forma de miligramas de soluto em 1 litro de solução.

Numa atmosfera, para se chegar ao nível de concentração ideal de exposição ao benzeno, desejado pelos ambientalistas, a quantidade máxima desse composto cancerígeno, em gramas, que pode estar presente em um ambiente de 10.000L é igual a: a) 0,10 b) 0,81 c) 1,0 d) 1,67 e) 10

HISTÓRIA

QUESTÃO 01. A divisão do Brasil em capitanias hereditárias não seria apenas a primeira tentativa oficial de colonização portuguesa na América, mas também a primeira vez que europeus transportaram um modelo civilizatório para o Novo Mundo. A esse respeito é correto afirmar que: a) o modelo implantado era totalmente desconhecido dos portugueses e cada donatário tinha reduzidas dimensões. b) representava uma experiência feudal em terras americanas, sem nenhum componente econômico mercantilista. c) atraiu sobre tudo à alta nobreza pelas possibilidades de lucros rápidos. d) a coroa com sérias dívidas transferia, para os particulares, as despesas da colonização, temendo perder a colônia para os estrangeiros que ameaçavam nosso litoral. e) possibilitou a comercialização direta dos produtos coloniais brasileiros com vários reinos europeus e vice-reinos coloniais americanos.

QUESTÃO 02. Os historiadores divergem sobre o efetivo significado das câmaras municipais na história do Brasil colonial. Para uns, elas foram núcleo importante de poder político; para outros; tiveram papel irrelevante em nossa organização política. Sobre um aspecto, porém, há acordo na historiografia. Assinale-o.

a) As câmaras municipais foram controladas pelas oligarquias dos "homens bons". b) As câmaras municipais só se reuniam quando autorizadas pelos governadores das capitanias. c) A administração municipal cabia a funcionários nomeados pelos governadores. d) As leis portuguesas só tinham validade no município se as câmaras as aprovassem. e) O clero secular controlava as câmaras municipais.

QUESTÃO 03. A dispersão humana nos primeiros tempos da Colônia impunha dificuldades aos controles metropolitanos. A criação do Governo Geral é uma tentativa de reforço da autoridade da Coroa que significa:

a) O objetivo de controlar a economia da Colônia, implantando uma colonização de povoamento e intensificando o fiscalismo da Coroa, então as voltas com uma grave crise das suas finanças. b) A fixação de núcleos urbanos no litoral para a defesa do território e o desestímulo às entradas para o interior. c) Uma organização administrativa baseada nas Ordenações Filipinas, capaz de assegurar relações harmoniosas entre os habitantes da Colônia, considerados como súditos da Coroa. d) A exploração do território colonial para verificação do seu potencial, tendo em vista o estabelecimento de pequenas empresas mineradoras e agropastoris e) O início de uma preocupação mais concreta com o Brasil, em função da crise da parte asiática do império português.

QUESTÃO 04. As afirmativas abaixo referem-se à organização político-administrativa do Brasil-Colônia: a) criação de um sistema de capitanias hereditárias, entre 1534 e 1536, tinha como objetivo possibilitar a ocupação de todo o litoral ao mesmo tempo, de modo a evitar novas incursões estrangeiras e garantir, conseqüentemente, o desrespeito ao tratado de Tordesilhas. b) a instituição do governo-geral em 1548 tinha como finalidade principal atrapalhar os donatários das capitanias hereditárias, em especial no que dizia respeito à luta contra as tribos indígenas e às incursões estrangeiras. c) de modo a possibilitar a ocupação do território, os donatários deveriam distribuir sesmarias a todos aqueles que fossem cristãos, possuíssem recursos para dar início à atividade agrícola e estivessem em condições de defender a terra. d) auxiliados pelos vereadores das câmaras municipais, os prefeitos eram encarregados da administração municipal, destacando-se entre suas atribuições a limpeza e a iluminação de ruas e praças, o estabelecimento de cemitérios fora do recinto dos templos e o abastecimento do núcleo urbano. e) a necessidade de evitar maiores gastos por parte da Metrópole, preocupada sobretudo com o comércio colonial e por isso desejosa de transferir as terras descobertas a homens que nela construíssem verdadeiros feudos; os donatários não precisavam prestar nenhuma obediência à Coroa, devendo apenas pagar tributos ao Rei.

QUESTÃO 05. A disputa entre os portugueses e franceses durante o século XVI levou a vários confrontos no litoral da América Portuguesa. Entre as razões desses confrontos, podemos identificar a seguinte: a) disputa pela hegemonia do comércio de pau-brasil para manufatura têxtil. b) disputa pela posse das zonas açucareiras do nordeste brasileiro. c) existência de questões dinásticas na sucessão do rei D. Sebastião. d) necessidade de exercer controle sobre a rica foz do Rio da Prata. e) necessidade de controlar as rotas terrestres para a região das Minas

GEOGRAFIA

Questão 01. A pirâmide etária abaixo indica:

a) a típica condição de um país em transição demográfica, com redução da natalidade e aumento da expectativa de vida. b) o aumento do crescimento vegetativo, observado pela queda da natalidade e aumento da expectativa de vida. c) a precarização social, típica em países africanos e asiáticos, cuja taxa alta de mortalidade infantil configura a pirâmide acima. d) o aumento da taxa de fecundidade na sociedade. e) o aumento da natalidade. Questão 02.

De acordo com a informações acima, podemos afirmar corretamente que a) a população está bem distribuída por todas as regiões brasileiras. b) o país possui uma alta densidade demográfica. c) o país tem baixa população absoluta d) o país possui pequena densidade demográfica. e) o país é pouco populoso. Questão 03. Com base no mapa da região Nordeste a seguir, a alternativa que melhor define o movimento populacional representado é:

a) Migração sazonal ou transumância caracterizada pelo deslocamento de pessoas, em caráter temporário, por fatores econômicos e sazonais. b) O nomadismo é a prática dos povos nômades, ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar. c) Migração diária ou pendular, característica das cidades satélites de uma região metropolitana, no qual inúmeras pessoas saem de casa pela manhã, para trabalhar na metrópole, e só voltam à tarde ou à noite. d) Migração inter-regional, que consiste na saída de pessoas do Sertão

para morar na região norte, nos períodos de enchentes e secas. e) Migração de retorno, com a saída de nordestinos do sudeste para sua terra natal.

Questão 04. Minha vida é andar Por esse país Pra ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei GONZAGA, L.; CORDOVIL. H. A vida de viajante, 1953

A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a: a) valorização das características naturais do Sertão nordestino. b) denúncia da precariedade social provocada pela seca. c) experiência de deslocamento vivenciada pelo migrante. d) discriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos. e) ao retorno atual feito pelos nordestino que deixam o sudeste Questão 05. Analise a tabela:

Os dados da tabela e seus conhecimentos geográficos permitem afirmar que: a) o indicador exprime as diferenças regionais no desenvolvimento da tecnologia para agricultura. b) a tabela retrata as condições de vida das populações nos diversos países do mundo. c) o índice reflete o ranking dos países mais povoados. d) a parcela da população que vive sob fortes privações apresenta alto desenvolvimento humano. e) a tabela trabalha com a diferença entre as populações absolutas dos diferentes países Questão 06. O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa não se limita a uma ampliação do Proálcool. O país pode substituir o óleo diesel de petróleo por grande variedade de óleos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas tropicais plantadas. Além da produção de celulose, a utilização da biomassa permite a geração de energia elétrica por meio de termelétricas a lenha, carvão vegetal ou gás de madeira, com elevado rendimento e baixo custo. Cerca de 30% do território brasileiro é constituído por terras impróprias para a agricultura, mas aptas à exploração florestal. A utilização de metade dessa área, ou seja, de 120 milhões de hectares, para a formação de florestas energéticas, permitiria produção sustentada do equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo por ano, mais que o dobro do que produz a Arábia Saudita atualmente.

José Walter Batista Vidal. Desafios Internacionais para o século XXI. Seminário da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, agosto/2002 (com adaptações).

Para o Brasil, as vantagens da produção de energia a partir da biomassa incluem a) implantação de florestas energéticas em todas as regiões brasileiras com igual custo ambiental e econômico. b) substituição integral, por biodiesel, de todos os combustíveis fósseis derivados do petróleo. c) formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura. d) importação de biodiesel de países tropicais, em que a produtividade das florestas seja mais alta. e) regeneração das florestas nativas em biomas modificados pelo homem, como o Cerrado e a Mata Atlântica.

Questão 07. As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle a) das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas. b) das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera. c) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos. d) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo. e) da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera. Questão 08. Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos. Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é a) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais. b) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais. c) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar. d) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria-prima não renovável e o acúmulo de lixo. e) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala. Questão 09. O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa não se limita a uma ampliação do Pró-álcool. O país pode substituir o óleo diesel de petróleo por grande variedade de óleos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas tropicais plantadas. Além da produção de celulose, a utilização da biomassa permite a geração de energia elétrica por meio de termelétricas a lenha, carvão vegetal ou gás de madeira, com elevado rendimento e baixo custo. Cerca de 30% do território brasileiro é constituído por terras impróprias para a agricultura, mas aptas à exploração florestal. A utilização de metade dessa área, ou seja, de 120 milhões de hectares, para a formação de florestas energéticas, permitiria produção sustentada do equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo por ano, mais que o dobro do que produz a Arábia Saudita atualmente.

José Walter Bautista Vidal. Desafios Internacionais para o século XXI. Seminário da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, ago. /2002 (com adaptações).

Para o Brasil, as vantagens da produção de energia a partir da biomassa incluem a) implantação de florestas energéticas em todas as regiões brasileiras com igual custo ambiental e econômico. b) substituição integral, por biodiesel, de todos os combustíveis fósseis derivados do petróleo. c) formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura. d) importação de biodiesel de países tropicais, em que a produtividade das florestas seja mais alta. e) regeneração das florestas nativas em biomas modificados pelo homem, como o Cerrado e a Mata Atlântica.

Questão 10. Em um debate sobre o futuro do setor de transporte de uma grande cidade brasileira com trânsito intenso, foi apresentado um conjunto de propostas. Entre as propostas reproduzidas abaixo, aquela que atende, ao mesmo tempo, a implicações sociais e ambientais presentes nesse setor é a) proibir o uso de combustíveis produzidos a partir de recursos naturais. b) promover a substituição de veículos a diesel por veículos a gasolina. c) incentivar a substituição do transporte individual por transportes coletivos. d) aumentar a importação de diesel para substituir os veículos a álcool. e) diminuir o uso de combustíveis voláteis devido ao perigo que representam.