seja bem-vindo dom cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de...

16
Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos • Ano XXI • Abril de 2014 • N 0 344 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br Seja bem-vindo Dom Cesar De Bom Jesus da Lapa (BA) Para a Diocese de São José dos Campos (SP) ›› Novo bispo diocesano Confira a primeira Mensagem ao Povo de Deus e sua primeira entrevista Páginas 6 e 7 ›› Santos Em abril, serão canonizados João Paulo II, João XXIII e José de Anchieta. Páginas 8 e 9 ›› Pastoral Vocacional Já está na rede o blog da Animação Vocacional. Confira, página 11 João Paulo II João XXIII

Upload: hoangthuy

Post on 09-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos • Ano XXI • Abril de 2014 • N0 344

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br

Seja bem-vindoDom Cesar

De Bom Jesus da Lapa (BA)Para a Diocese de São José dos Campos (SP)

›› Novo bispo diocesanoConfira a primeira Mensagem ao Povo de Deus e sua primeira entrevista

Páginas 6 e 7

›› SantosEm abril, serão canonizados João Paulo II, João XXIII e José de Anchieta.

Páginas 8 e 9

›› Pastoral VocacionalJá está narede o blog da Animação Vocacional.

Confira, página 11João Paulo II João XXIII

Page 2: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

2 | EXPRESSÃO | Abril

›› Rede de comunicadores - Envie sua notícia!Para tornar o conteúdo deste veículo mais

abrangente, o Jornal Expressão precisa da sua participação enviando sugestões e notícias da sua paróquia.

Você, agente da PASCOM ou da RECOP (Rede de Comunicadores Paroquiais e Pastorais), auxilie os coordenadores das pastorais, movimentos e espiritualidades de sua paróquia para que lhe deem informações para que você as encaminhe para a Redação do Jornal Expressão.

Fique atento também às atividades de sua paróquia. Festas, Solenidades, Retiros, Encontros,

Formações, Cursos, Shows podem ser divulgados na nossa Agenda. Você pode enviar também fotos e as artes dos cartazes dos eventos, com alta resolução.

As informações recebidas vão ser colocadas na pauta e podem ser selecionadas e passar por correções e ajustes.

QUANDO E COMOENVIAR SUA INFORMAÇÃO:As informações têm que chegar à Redação até o DIA 20.

Mande por e-mail: [email protected] - Ligue: 12 3928-3929Pessoalmente: Pça. Monsenhor Ascânio Bran-dão, 01 – Jd. São Dimas – São José dos CamposSite da Diocese: www.diocesesjc.org.br e Redes Sociais – Envie sua notícia!Envie seu cartaz, texto, foto e sugestão para ser divulgado no site da Diocese de São José dos Campos e nas Redes Sociais. Fale com o Pedro Luvizotto.Mande por e-mail: [email protected]: 12 3928-3926

O Jornal Expressão é distribuído GRATUITAMENTE nas paróquias da Diocese de São José dos Campos. Não pode ser vendido e não possui nenhum representante para arrecadar fundos para publicidade, assinaturas ou outra contribuição.

›› Aviso

Fundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos CamposAdministrador Diocesano: Pe. Djalma Lopes de Siqueira • Supervisão Geral: Pe. Edinei Evaldo Batista • Jornalista Responsável: Ana Lúcia Zombardi - MTB 28.496 • Revisão: Diácono José Aparecido de OliveiraReportagem: Pedro Luvizotto. Colaboraram nesta edição: Pe. Thiago D. Dias, Pe. Messias Rochinski, Pe. Geraldo Magela, Diácono Jovino, Seminarista Éverton, Seminarista Salesiano Pedro André, Willian Dias, PASCOM Paróquia São Silvestre, Douglas Lugano, Mariane Almeida, Cristiane Ramos e José Luiz Cursino dos Santos, PASCOM, RECOP e Secretários Paroquiais - Diagramação: AB&G Comunicação e Marketing Ltda. Tiragem: 20 mil exemplares - Impressão: Gráfica Katu • Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas - São José dos Campos - CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: [email protected] você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões. As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Edição concluída em 01 de abril de 2014 .

Fale com o Expressão 3928-3929 ou 3928-3926, com Ana Lúcia e Pedro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Editorial

Uma dupla alegria Comunidade de comunidades: uma nova paróquia

O Estudo 104 da CNBB que estamos refletin-do desde o ano passado, nos fala da renovação paroquial como um caminho para a conversão pastoral desejada pela Conferência de Aparecida e explicitada em seu documento conclusivo.

Do que se trata essa renovação?Trata-se de uma mudança de compreensão

de prática da vida paroquial, que esteja menos preocupada com a manutenção de uma estrutu-ra e mais comprometida com a participação de todas as pessoas na vida comunitária.

O Novo Testamento nos mostra que sua as-piração fundamental é uma Igreja comunidade, onde as pessoas se sintam membros de uma família, vivam na fraternidade e na alegria, onde não haja necessitados nem tristes...

Para apressar o processo de renovação paro-quial deve-se estar atentos aos sinais que pedem isso, tais como: a diminuição do número de cató-licos; a situação de milhares de comunidades que não têm a celebração dominical da Eucaristia; a redução do número de pessoas que procuram o batismo, a crisma, a 1ª Eucaristia e o casamento; a evidente crise no sacramento da reconciliação; o aumento dos que se declaram sem-religião, embora tenham sido batizados; o afastamento da vida eclesial dos jovens crismados e a falta de vocações presbiterais e religiosas.

Embora a renovação paroquial deva aconte-cer também para eliminar esses problemas, não deve parar por aí. A renovação deve levar a Paró-quia a se tornar cada dia mais uma experiência de vida em comunidade, conforme quis Jesus e de acordo com os passos que Ele deu para tanto.

Vemos também que o crescimento acelerado e desordenado das grandes cidades desafia o atendimento pastoral, especialmente nas periferias, exigindo para isso uma atividade

missionária envolvente e permanente.Percebe-se que os números revelam apenas

uma dimensão externa de uma realidade muito mais grave que é o esfriamento da fé. Embora vejamos muitos sinais de religiosidade, o que temos, de fato, é uma adesão parcial à verda-deira fé. Aceita-se dela apenas algumas coisas, talvez as menos exigentes ou apenas aquelas que trazem benefício direto às pessoas, mas deixa-se de lado o que é mais exigente e o que favorece de modo menos direto. Está em crise o sentimento de pertença à comunidade e o comprometimento com a paróquia. Há muitas pessoas que se ligam mais profundamente a expressões religiosas apresentadas pelos meios de comunicação católicos e, em consequência disso, preferem colaborar com as campanhas televisivas do que com o dízimo paroquial.

Constatamos que há desafios externos e internos à comunidade. De fora sopram os ventos contrários do individualismo, do relativismo, do fundamentalismo, do pluralismo e das mudan-ças familiares. Internamente, somos desafiados a pôr em prática a conversão pastoral, enfren-tando o problema da territorialidade paroquial e da manutenção de estruturas ultrapassadas à evangelização.

A verdade é que se queremos ser fiéis ao seguimento de Jesus e à missão que dele decorre, não podemos fugir desse desafio. Com sabedoria e coragem devemos pôr mãos à obra para fazer de nossas paróquias casa e escola de comunhão, isto é, lugar onde se vive e se aprende sempre mais a vida comunitária querida e iniciada por Jesus.

Pe. Edinei Evaldo BatistaCoordenador Diocesano de Pastoral

Caminho Pós-Sinodal

Faça download do Documento Conclusivo do Sínodo - www.sinododiocesano.com.br

A boa notícia da nomeação do 4º bispo da Diocese de São José dos Campos encheu de alegria e esperança o coração de todos os seus diocesanos. Como se isso não bastasse, tal notícia veio acompanhada

de outra grande boa nova, expressa no lema episcopal de D. Cesar: “Somos de Deus”.

Embora isso seja algo conhecido de todos os que têm fé, o tempo novo que se inicia para a Igreja Particular de São José dos Campos, com a chegada de seu pastor, faz com que esta verdade soe diferente.

O bispo, como continuador da missão dos Apóstolos é o grande incentivador da fé de todos os batizados. Sua pa-ternidade, suas palavras, sua sabedoria, sua ternura e sua firmeza são a garantia de que o rebanho será conduzido na direção indicada pelo Evangelho.

O tempo de vacância da Diocese faz com que os seus membros se sintam órfãos desse auxílio necessário para sua caminhada. Entretanto, com a nomeação do bispo este tempo se encerra, o sentimento de orfandade é extinto, um novo período da história diocesana se inaugura.

“Somos de Deus” ressoa com mais força e profundidade do coração de cada diocesano de São José dos Campos, que vê na providente e surpreendente nomeação de D. Cesar como seu bispo a benevolência divina que não desampara o seu povo e que ouve suas preces, para muito além de suas expectativas.

Por certo, o fato de D. Cesar ser um desconhecido para a totalidade de seus diocesanos, desperta em todos muita curiosidade, mas também muitas esperanças e quiçá, muita generosidade. Que, além do que se espera do novo pastor, todos queiram colaborar para ajudá-lo a sentir-se em casa e encontrar menos dificuldades na realização de sua missão.

O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen-te sinalizando para a gratuidade divina que escolhe e acolhe, cuida e orienta, protege e anima, mas também recordando a todos o compromisso que decorre dessa identidade: viver com Deus e para Ele, na fidelidade à sua vontade.

O tempo da espera terminou. Agora é o tempo da prepa-ração para o acolhimento e a caminhada em comum, a fim de que “pastor e rebanho, unidos pelo vínculo da caridade, possam empenhar-se na edificação de uma Igreja viva e dinâmica”.

Seja bem vindo D. Cesar. Que sua presença à frente da Diocese de São José dos Campos cumule-a ainda mais de alegria por tê-lo como pastor e por crescer cada dia na cer-teza de que “Somos de Deus”.

A urgência da renovação paroquial

Page 3: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

Abril | EXPRESSÃO | 3

Padre Djalma Lopes SiqueiraAdministrador Diocesano

*

Bendito o que vem em nome do Senhor!Mensagem do administrador diocesano

1. A grata notícia da nomeação de Dom Cesar

No dia 20 de março foi divulgada a notícia da nomeação de Dom Cesar, como o nosso quarto bis-po diocesano. Foram qua-se dez meses de expec-tativa. Por isso, a notícia foi recebida com alegria e entusiasmo em toda a nossa diocese. Como Administrador Diocesa-no, recebi a comunicação alguns dias antes e logo fiz contato com Dom Cesar. Já neste primeiro contato, percebi que ele é um bispo que gosta da simplicidade, sensível à causa vocacional e muito empenhado no seu mi-nistério episcopal.

Ele exerceu a função de bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, por apenas cinco anos, certamente esta mudan-ça rápida de diocese deve

estar sendo difícil para ele. No entanto, como bom salesiano e viven-ciando o seu lema episco-pal: “Somos de Deus”, ele se colocou plenamente à disposição da Igreja.

Na sua mensagem ao Povo de Deus da diocese de São José dos Campos, ele expressou que este compromisso de buscar a vontade de Deus acima de tudo, tem sido uma palavra de ordem em todas as etapas do itine-rário de sua vida. “Aceitei e obedeci ao mandato Pontifício alicerçado na Palavra de Jesus Cristo: “eu vim para fazer a vontade do meu Pai que está nos céus” (Jo 6,38). É isso que prometi em todas as etapas de minha formação seminarística salesiana e presbiteral. Assim, vou exercer meu múnus pastoral como Bis-po Diocesano desta Dio-cese seguindo o exemplo de Jesus: fazer acontecer a vontade de Deus na minha vida e na vida dos irmãos e irmãs na fé”.

2. O ministério do bis-po sucessor dos Apósto-los, em favor da Igreja Particular

Toda a Igreja é desti-

natária do dom messiâ-nico do Espírito Santo, mas os Apóstolos foram revestidos de uma un-ção especial. Esta unção, desde os primórdios é comunicada mediante a imposição das mãos dos Apóstolos e seus suces-sores, garantindo desta forma a sucessão apos-tólica na Igreja. Se fosse possível elencar desde Dom Cesar, os bispos com os seus respectivos ordenantes, construindo assim a árvore da sua sucessão episcopal, che-garíamos seguramente a um dos doze Apóstolos.

Por esta unção apos-tólica do Espírito Santo que o bispo recebe, ele é configurado com Cristo, o Bom Pastor, e chama-do a ser a continuação viva do seu mistério em favor da Igreja. Cristo é o sacramento do Pai, o ícone perfeito da sua presença amorosa junto aos homens. O bispo, identificado com Cristo, pela unção episcopal, torna-se pastor e mestre com uma autoridade es-pecial para presidir uma Igreja Particular.

“O bispo é enviado, em nome de Cristo, como pastor para cuidar duma

determinada porção do Povo de Deus. Por meio do Evangelho e da Eucaristia, deve fazê-la crescer como realidade de comunhão no Espírito Santo” (Pasto-res Gregis 43).

3. Convite a ação de graças

Nos quase nove meses de espera, a nossa dioce-se orou incessantemente pelo processo de nomea-ção do seu novo bispo. Em muitas paróquias foi feito no final de todas as Missas dominicais e até semanais a oração oficial pela nomeação do novo bispo. As Regiões Pastorais promoveram, no âmbito regional ou paroquial Horas Santas nesta intenção. Pessoas e grupos participaram desta campanha diocesa-na de oração, colocando sempre em suas orações pessoais e comunitárias esta intenção.

Agora é o momento de ação de graças. A ora-ção de louvor e ação de graças é muito oportu-na para nos mantermos conscientes dos dons de Deus e nos abrirmos sempre mais aos apelos da sua graça. Às vezes acontece de pedirmos

uma graça a Deus por muito tempo, mas quan-do somos atendidos, nos esquecemos de agrade-cer. A oração de ação de graças deve ser a atitude normal daquele que se vê contemplado pela be-nevolência divina. Então a oração de súplica se transforma em oração de ação de graças.

Nosso Senhor Jesus Cristo estranhou que apenas um, daqueles dez leprosos curados, viesse agradecê-lo (cf. Lc 17,11-19). Será que a nomeação de um bispo é menos transcendente que uma cura? Então certamente o Senhor espera de nós uma atitude de gratidão. O Apóstolo Paulo reco-menda aos cristãos de Filipos que suas vidas devem ser regadas de súplicas acompanhadas de ações de graças (cf. Fil 4,6).

Não podemos ficar in-diferentes. Mais uma vez o Pastor supremo do re-banho voltou o seu olhar sobre a nossa querida e amada diocese e cumpriu a sua promessa de conce-der ao seu povo pastores conforme o seu coração (cf. Jer 3,15).

Page 4: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

4 | EXPRESSÃO | Abril

PAPA NO TWITTER

Papa Francisco@Pontifex_pt

Aprendamos de Jesus a rezar, a

perdoar, a semear paz, a estar junto de quem precisa.

“ Campanha da Fraternidade na internetA coordenação diocesana

da Campanha da Fraternidade lançou o seu blog com informa-ções sobre a campanha deste ano que traz o tema sobre o Tráfico Humano.

No blog é possível encontrar

os materiais de divulgação da CF, oração e contato da co-ordenação, além de notícias, informações e vídeos sobre o tema da atual campanha.

Nos anos seguintes os ma-teriais da campanha do ano

anterior serão arquivados, podendo se ter um histórico de conteúdo das informações.

Acesse e divulgue: www.diocese-sjc.org.br/campanha-dafraternidade

Mensagem da CNBB sobre a Copa do Mundo

Jogando pela vida

Direito humano de especial valor, o es-porte é necessário a uma vida saudável

e não deve ser negligenciado por nenhum povo. De todos os esportes, o brasileiro nu-tre reconhecida paixão pelo futebol. Explicam-se, assim, a expectativa e a alegria com que a maioria dos brasileiros aguarda a Copa do Mundo que será realizada em nosso país, pela segunda vez.

Fiel à sua missão evangeli-zadora, a Igreja no Brasil acom-panha, com presença amoro-sa, materna e solidária, esse grande evento que reunirá vários países e protagonizará a oportunidade de um congra-çamento universal, “na alegria que o esporte pode trazer ao espírito humano, bem como os valores mais profundos que é capaz de nutrir”, como nos lembra o Papa Francisco.

Os brasileiros, identificados por sua hospitalidade e ale-gria, saberão acolher aqueles que, de todas as partes do mundo, virão ao nosso país por ocasião da Copa. Nossos visitantes terão a oportuni-dade de conhecer a riqueza cultural que marca nossa ter-ra, sua gente, sua arte, sua

religiosidade, seu patrimônio histórico e sua extraordinária diversidade ambiental.

A Copa se torna, portanto, ocasião para refletir com a so-ciedade sobre as relações pa-cíficas e culturais entre todos os povos, bem como sobre os aspectos sociais e econômicos que envolvem o esporte que é harmonia, desde que o dinhei-ro e o sucesso não prevaleçam como objeto final, conforme alerta o Papa Francisco.

Lamentamos que, na prepa-ração para a Copa, esse último aspecto tenha prevalecido sobre os demais, motivando manifestações populares que

acertadamente reivindicam a soberania do país, o respeito aos direitos dos mais vulnerá-veis e efetivas políticas públicas que eliminem a miséria, estan-quem a violência e garantam vida com dignidade para todos. Solidarizamo-nos com os que, por causa das obras da Copa, foram feridos em sua dignidade e visitados pela dor da perda de entes queridos.

Não é possível aceitar que, por causa da Copa, famílias e comunidades inteiras te-nham sido removidas para a construção de estádios e de outras obras estruturantes, numa clara violação do direito

à moradia. Tampouco se pode admitir que a Copa aprofunde as desigualdades urbanas e a degradação ambiental e justifique a instauração pro-gressiva de uma instituciona-lidade de exceção, mediante decretos, medidas provisórias, portarias e resoluções.

O sucesso da Copa do Mun-do não se medirá pelos valores que injetará na economia local ou pelos lucros que proporcio-nará aos seus patrocinadores. Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas mani-festações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas social-mente vulneráveis e comba-tam eficazmente o racismo e a violência.

A sociedade brasileira é convidada a aderir ao projeto “Copa da Paz” e à Campanha “Jogando a favor da vida – denuncie o tráfico humano”. Seu objetivo é contribuir para que a Copa do Mundo em nos-so país seja lembrada como tempo de fortalecimento da cidadania. Por meio destas iniciativas, a Igreja se faz pre-

sente na vida política e social do país, cumprindo sua missão evangelizadora. Ao mesmo tempo, conclamamos as Dio-ceses em cujo território estão localizadas as cidades-sede da Copa a oferecerem especial atenção religiosa aos seus diocesanos e aos visitantes.

O jogo vai começar e o Brasil se torna, nesse momento, um imenso campo, sem arquiban-cadas ou camarotes. Somos convocados para formar um único time, no qual todos seremos titulares para o jogo da vida que não admite espec-tadores. Avançando na mesma direção, marcaremos o gol da vitória sobre tudo que se opõe ao bem maior que Deus nos deu: a vida. Essa é a “coroa incorruptível” (1Cor 9,25) que buscamos e que queremos re-ceber ao final da Copa. Então, seremos todos vencedores!

Que a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nos agracie com sua bênção e proteção neste tempo de fraternidade e congraçamento entre os povos

Cardeal Raymundo Damasceno AssisArcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva, OFMArcebispo de São Luís do Maranhão e Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB

CF - 2014

Tema: Fraternidade e Tráfico HumanoLema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1) “Coleta da Solidariedade”- dia 13 de abril - no Domingo de Ramos. Contribua com generosidade!

Gesto concreto - Todas as doações vão compor o Fundo Nacional e o Dioce-sano de Solidariedade, que irão patroci-nar projetos sociais. Do total arrecadado 60% do total da coleta permanecem na diocese e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) e 40% são desti-

nados para o Fundo Nacional de Solida-riedade (FNS). A Cáritas é a responsável pelo gerenciamento do Fundo. A Cáritas Brasileira teve papel importante na cria-ção do FNS e dos FDS. A experiência na gestão de fundos de apoio a pequenos projetos credenciou a Cáritas Brasileira

para assumir os processos de animação, administração e gerência do FNS.

Saiba mais sobre a Campanha da Fra-ternidade em nossa diocese:

www.diocese-sjc.org.br/campanhada-fraternidade

Page 5: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

Abril | EXPRESSÃO | 5

Agende-se

Encontro Vocacional para jovens – Catedral São DimasPara que você possa tomar decisões com mais seguran-ça para o seu futuro, venha conhecer-se e saber mais sobre as vocações. Encontro voltado para jovens de 14 a 16 anos

Tema: Quem sou eu?Dia: 5 de abril (sábado)Local: Catedral São Dimas (Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jd. São Dimas – SJC)Horário: das 8h às 12h30Informações e inscrições: 98174-3456 ou [email protected]

Retiro de MãesCom o tema: “Senhor, que queres que eu faça?” (At 22, 10) o Movimento de Encontro

da Diocese de SJCampos - Grupo Nossa Senhora da Nati-vidade promove o Retiro para mãe na Casa Monte Tabor.

De 25 a 27 de abril Casa de Retiros Monte Tabor (Rua Porto Novo, 215 - Jd. Satélite – SJC)Informações e inscrições: (12) 98826-9564 - Néia / (12) 99764-6368 - Adriana / (12) 98830-9184 - Matilde / (12) 3302-0715 - Nilcéia / (12) 3931-6334 - Inês / (12) 98187-7906 – Neli.

Encontro de Namorados – Paróquia Sagrada FamíliaA Pastoral Familiar da Paró-quia Sagrada Família promove no dia 17 de maio o Encontro para Namorados, para jovens partir de 18 anos. O encontro acontecerá no Centro Pasto-

ral da Paróquias. Para mais informações e inscrições os interessados devem entrar em contato com Caroline e Leonardo – (12) 9-9711-5510 / Elaine e Bruno: (12) 9-8129-3522.

Retiros na Casa de Oração Cura D’ArsRetiro dos Santos Anjos com os Padres da Ordem da Santa CruzDias 2, 3 e 4 de maio.

Retiro EucarísticoCorpus ChristiDias 20, 21 e 22 de junho.Informações e inscrições: (12) 3921-9719 / [email protected] de Retiro Cura D´Ars - Estrada do Jaguari, 11500, Bairro do Jaguari, em São José dos Campos - SP.

EncenaçõesPaixão de Cristo 2014

São José dos CamposParóquia Nossa Senhora do Rosário (Vila Tesouro)Dia: 12 de abril (sábado)Horário: 19h30Local: Pátio da IgrejaPça. Assis Chateaubriand, 279 Vila Tesouro – SJC.Informações: (12) 3912-8812Entrada gratuita.

Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus(Vila das Acácias)Dia: 12 de abril (sábado)Horário: 20hLocal: Santuário Santa Tere-sinha – Praça Quiririn - Vila Letônia – SJC.Informações: (12) 3943-2010Entrada gratuita.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Altos de Santana)Dia: 18 de abril, às 19h30Local: Centro Poliesportivo do Altos de Santana - Av. Alto do Rio Doce, 801.Informações: (12) 3942-4226.Entrada: 1kg de alimento não perecível.Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Interlagos)Dia 18 de abril (6ª-feira)Horário: 19hLocal: Campo de futebol do Parque Interlagos – SJCInformações: (12) 3944-2663 / www.paroquiasnasjc.org.brEntrada: 1kg de alimento não perecível.

Paróquia Coração Eucarísticode Jesus (Novo Horizonte)Dia 18 de abril (6ª-feira)Horário: 19hLocal: Praça 1º de Maio –

Novo Horizonte - SJCInformações: (12) 3907-1048Entrada gratuita.

Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro (Campo do Alemães)Dia 18 de abril (6ª-feira)Horário: 19hLocal: Rua Angelo B. Pintus, 320 – Campo do Alemães - SJCInformações: (12) 3966-1081Entrada gratuita.

JacareíParóquia Nossa Senhora de Guadalupe (Jd. das Indústrias)Dia: 18 de abril (6ª-feira)Horário: 19hEndereço: Rua Emídio Pereira de Mesquita, n°268 – Jd. das Indústrias – Jacareí.Informações: (12) 3958-4415Entrada gratuita.

Paróquia Santa Cecília (Centro)Dia: 18 de abril (6ª-feira)Horário: 19hLocal: Sede dos Vicentinos - Rua Pedro Guery – Centro – Jacareí.Informações: (12) 3951-2873Entrada gratuita.

Santa BrancaParóquia Santa BrancaDia: 18 de abril (6ª-feira)Horário: 19hLocal: Praças Waldemar Salga-do, Ajudante Braga e Ribeiro Leite - Santa Branca.Informações: (12) 3972-0022Entrada gratuita.

Tel.: 3933-0366

Page 6: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

6 | EXPRESSÃO | Abril

Dom Cesar, bispo nomeado da Diocese de São José dos Campos

Pedindo a intercessão de São José, durante 10 meses de vacância, os católicos rezaram rogando a Deus por um novo pastor. Exatamente um dia após a solenidade de seu padroeiro, a Diocese de São José dos Campos foi

presenteada com a nomeação de Dom José Valmor Cesar Tei-xeira, SDB. Alegria, louvor e gratidão são os sentimentos nos corações dos diocesanos pelo sim de Dom Cesar.

Na mesma manhã da nomeação, Dom Cesar concedeu sua primeira entrevista para a Rádio Mensagem, a rádio da Dioce-se, diretamente de Bom Jesus da Lapa (BA). Confira:

Apresentador Donizete Eugênio: Seja bem-vindo à Rádio Mensagem, à Diocese São José dos Campos!

Dom Cesar: Bom dia, sr. Donizete; bom dia aos ouvintes da Rádio Mensagem de São José dos Campos, bom dia, diocesanos!

Hoje pela manhã recebi a comunicação do Santo Padre Papa Francisco para ser pas-tor a serviço diocesano dessa grande diocese de São José dos Campos. A gente sempre é tomado de surpresa com essas nomeações, mas eu desde os inícios de minha vida, espe-cialmente da minha vida de seminarista, da minha vida de salesiano, eu me coloquei nas mãos de Deus para fazer a vontade de Deus. E, como salesiano de Dom Bosco, nós aprendemos, já desde o aspi-rantado, que uma vontade do Papa para nós é uma ordem, nós não discutimos aquilo que o Santo Padre nos pede. Por isso, coloquei-me a serviço. Estou deixando esta Dioce-se querida de Bom Jesus da Lapa, no sertão baiano. Uma imensa diocese, com quase 60 mil quilômetros quadrados, na fronteira de Minas Gerais e de Goiás, e indo servir como apóstolo de Jesus Cristo à igreja particular que está em São José dos Campos. Que Deus me aju-de, que Deus me abençoe, que Nossa Senhora esteja sempre me acompanhando como foi até o dia de hoje e que São José seja o meu grande protetor,

o meu grande modelo, o meu grande exemplo de pastor e de educador nesta querida dio-cese de São José dos Campos, que eu já começo a amar desde agora, neste primeiro dia de nomeação.

Donizete: Dom Cesar, o se-nhor assume definitivamente quando a nossa Diocese?

Dom Cesar:Ainda não sa-beria dizer porque eu tenho de conversar com o padre ad-ministrador diocesano atual, e aí vamos fazer os contatos necessários… então vamos demorar uns dias ainda. Eu não tive tempo ainda de fazer a pro-gramação. De qualquer forma o direito canônico manda que tome posse em 60 dias. Portan-to, hoje 20 de março, a minha posse tem que acontecer até o dia 20 de maio. Temos esse prazo de 60 dias, então vamos conversar com as pessoas que são responsáveis pela Diocese para encaminharmos todo este mundo necessário de convites, de celebrações, de encontros, de conversações, começando com o senhor Padre, que é o administrador diocesano.

Donizete Eugênio: A re-gião do Vale do Paraíba não é desconhecida para o senhor, porque o senhor estudou filosofia em Lorena?

Dom Cesar:Estudei filoso-fia em Lorena sim. Estive nos meus tempos de universitário em Lorena. Muitas vezes em São José dos Campos. Aí exis-

nós que constituímos o povo de Deus, um grande abraço!

Donizete: Aproveitando já a audiência rotativa do rádio, o rádio que penetra nos corações de todas as pes-soas, este momento, o senhor já poderia deixar a primeira bênção para a nossa Diocese de São José dos Campos.

Dom Cesar: Pela interces-são de São José, pela interces-são de Nossa Senhora, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, desça sobre toda a diocese de São José dos Campos a bênção de Deus todo poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!

Entrevista transcrita pela Pastoral da Comu-nicação da Paróquia São Silvestre

Ó Deus, Pastor supremo do rebanho, nós vos agradecemos por todos os benefícios que tendes concedido à nossa Diocese.

Graças vos damos porque mais uma vez voltastes o vosso olhar provi-dencial sobre nossa Diocese, concedendo-nos um pastor conforme o vosso coração (cf Jr 3,15).

Obrigado pelo sim de Dom Cesar, nosso bispo nomeado, que confiando na assistência do vosso Espírito, colocou-se, plenamente, à disposição da Igreja.

A nós, diocesanos, concedei as virtudes da humildade e da obediência, para acolhermos bem aquele que escolhestes.

Assim, pastor e rebanho unidos pelo vínculo da caridade poderão empe-nhar-se na edificação de uma Igreja viva e dinâmica.

Nós vos apresentamos nossos agradecimentos e súplicas por intercessão de Nossa Senhora Aparecida e São José, patrono de nossa Diocese.

Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

te uma Comunidade de Dom Bosco que trabalhava nas periferias; ainda creio que hoje se encontra esta comunidade aí. E nós vínhamos de Lorena para visitar, passear em São José dos Campos. Isso já faz muitos anos, é claro, foram nos idos 1971, 72 73, mas daquela época então tenho algum conhecimento sobre a cidade. Não muito a região, mas a cidade de São José dos Campos.

Donizete Eugênio: Dom Cesar, até com curiosidade, o senhor teve a primeira infor-mação de que seria nomeado bispo de São José quando?

Dom Cesar: É… faz um pouco de tempo isso. O nún-cio apostólico me telefonou dizendo que iria… organizar a minha nomeação. São coisas assim que a gente trata com a nunciatura e depois espera a data da posse.

Donizete: Seja bem-vindo, Os diocesanos já estão com os braços abertos. Muito obrigado pelo carinho com a Rádio Mensagem!

Dom Cesar: Muito obriga-do, Donizete, e um abraço aos funcionários, diretores da Rádio Mensagem, e a todo o clero, aos religiosos, religiosas, seminaris-tas, aos leigos e leigas a todos

Oração em Ação de Graçaspela Nomeação de Dom Cesar

Page 7: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

Abril | EXPRESSÃO | 7

Dom José Valmor Cesar Teixeira, S.D.B.Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB,

nasceu no dia 1º de março de 1953 em Rio do Sul, Estado de Santa Catarina. Fez o noviciado salesiano em Taquaré nos anos 1970-1971 e em 1977 emitiu os votos perpétuos. Estudou filosofia na Fa-culdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena, São Paulo. Fez seus es-tudos teológicos no Studiumdos Padres Claretianos em Curitiba. Licenciou-se em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma, o Bacharelado em Estudos Sociais na Faculdade Sa-lesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorenae habilitação em Educação e Sistema Preventivo na Universidade Católica de Porto Alegre. Foi ordenado sacerdote em 9 de dezembro de 1979 e desenvolveu os seguintes encargos: Formador na Inspetoria São Pio X; Profes-sor no StudiumTheologicumem Curitiba (1997-200); Diretor do Instituto Salesiano em Curitiba (1989-1990)/1997-2002); Conselheiro inspetorial em Porto Alegre (1985-1986/1987-1990/1997-2002); Vi-ce-inspetor de Porto Alegre (1990-1996); Coordenador Nacional das Equipes Inspetoriais da Pastoral Juvenil (1995-1998); Inspetor da Inspetoria de Porto Alegre (2002-2008) e Vice-Presidente da

CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil).

Em 28 de janeiro de 2009 foi nomea-do bispo de Bom Jesus da Lapa – BA, e foi ordenado bispo em 29 de março do mesmo ano.

Informações: Sala de Imprensa – Santa Sé

Frases Com a nomeação de Dom César para nossa diocese, muitos comentários chegaram no site da Diocese e na fanpage no Facebook. Reunimos aqui alguns relatos de padres, diáconos, seminaristas e do povo de Deus, que resumem os sentimentos de alegria, gratidão e louvor a Deus pela nomeação de nosso novo bispo!

Seja bem vindo, Dom Cesar! Nós o aguardamos com alegria e lhe desejamos muitas felicidades. Desde já conte com nossas orações.

Paróquia Santa Inês

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo por esta indicação. Bem vindo seja quem vem em nome do Senhor, nosso pastor. A Paróquia Espírito Santo também te saúda e te recebe de braços abertos, Dom Cesar.

Paróquia Espírito Santo

São José, nos atendeu, e intercedeu por nossa Diocese. Nos mandou um José para nos Pastorear!!!! Dom Cesar. A PJ te acolhe com todo carinho!!!

Pastoral da Juventude

Os casais e as famílias de nossa diocese acolhem seu novo Pastor com muita alegria e orações pelo seu pastoreio entre nós!Pastoral Familiar e Núcleo São João de Casais

Estamos felizes com a nomeação de D. Cesar para pastorear nossa Diocese e aguardamos com alegria e ansiedade sua chegada.

Pastoral da Criança

Dom Cesar, a Paróquia Catedral de São Francisco das Chagas de Taubaté o acolhe com carinho. Seja bem vindo! Que São José, esposo da Santíssima Virgem o abençoe sempre.

Mons. Marco Eduardo Jacob SilvaDiocese de Taubaté

Enquanto tantos se alegram outros tantos ficam tristes, co-movidos pelo sentimento de não mais sermos conduzidos por um homem de Deus como D. Cesar. Peço a Deus, como o coração partido, que ele seja muito feliz em sua nova D iocese e peço também que nos envie um novo Pastor para que possa desenvolver a simpatia que o nosso Bispo espalhou por onde esteve. Fico triste por ele ter sido transferido, mas ao mesmo tempo desejoso do seu sucesso! Obrigado Senhor por ter nos concedido a presença de D. Cesar como nosso Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa.

Pe. Nilson Claudino – da Diocese de Bom Jesus da Lapa

Seja bem-vindo D.Cesar, es-tamos felizes com seu sim a Deus e a nós!

Pe.Rinaldo e Paróquia da Catedral de São Dimas

Jesus seja louvado! Seja bem--vindo Dom Cesar! A Mãe de Jesus te acompanhe nesta nova missão.

Pe. Dimas E. Barbosa

Seja bem-vindo, Dom Cesar! Somos felizes… Somos de Deus! Deus vos abençoe muito!

Pe. Dirceu Arantes da Silva

É com imensa alegria que desejo ao Sr. Bispo, Dom Cesar, as boas vin-das. É uma pena não estar pessoal-mente na cidade para prestigiar-lhe. E estou em meu tempo de noviciado como Missionário Redentorista, mas foi uma alegria saber da nomeação de Vossa Eminência à nossa Diocese. E com certeza esse povo simples e humilde de São José dos Campos também lhe acolherá com alegria e o coração aberto o seu novo pastor. Mais uma vez, seja bem-vindo, e que São José, pai nutrício de Jesus, o abençoe sempre em sua nova missão, como já o tem feito até hoje.

Frei Mauricio José de Oliveira

Dom José Valmor Cesar Teixeira. Seja Bem-vindo! Estamos aguar-dando e rezando por V. Excia Revma. Deus o ilumine e Maria Santíssima o cubra com seu manto.Diác. José Arantes Lima - chanceler da Cúria Diocesana de São José dos Campos

Dom Cesar, bem próximos da Páscoa, acabamos de receber um grande presente: a nomeação de V. Excia. Rev.ma para ser nosso pastor. Deus seja louvado! A Ele muito agradecemos. É hora de agradecer a Deus, pois, antes, só pedimos. Aguardamos com ansiedade sua chegada. Seja muito bem-vindo! Deus o proteja muito e sempre!

Diácono José Aparecido de Oliveira

Seja bem-vindo, Dom José Val-mor Cesar Teixeira! Acolhemos V. Excia. Revma. com grande alegria e júbilo e ansiosos aguardamos o dia de sua chegada! Louvamos e bendizemos a Deus porque ouviu as nossas preces e nos enviou novo Pastor para conduzir seu povo na Diocese de São José dos Campos! São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora intercedam por V. Excia. Revma., por seu ministério e pela nossa Diocese.

Diácono Pasquale Gerardo - Paróquia São João Bosco

Salve D. Cesar!!! Seja bem-vindo à Diocese e que São interceda pelo senhor a frente deste rebanho! Que Deus o abençoe!

Diácono José de Morais Paula - Pa-roquia São Bento – Jd. Morumbi

Sejamos otimistas com a vida! Deus nos anima a cada dia na mis-são e alimenta a nossa esperança! Não percamos o sentido da nossa existência. Novos tempos, novos caminhos, a mesma missão!

Eduardo Santos – seminarista

Obrigado Dom Cesar (Dom José Valmor César Teixeira) por dizer sim a Deus mais uma vez para nos ajudar a caminhar melhor como Igreja peregrina neste mundo.

Élio Rubens – seminarista

Seja bem-vindo… Nosso cora-ção se alegra com a sua chegada.

Alex Prado - Casa de Acolhida

Parabéns a nossa Diocese! Um dia após comemorarmos São José re-cebermos a notícia que nosso Bispo foi nomeado e tem o nome de Dom José… Com certeza é uma grande graça que Deus está proporcionando a todos nós… Seja bem-vindo! Nossos corações o acolhem com muita gratidão a Deus!

Paulina Souza Serra

Estudo no UNISAL, onde ele fez cursou Filosofia! Estou muito feliz! Precisamos dessa “salesianidade” de Dom Cesar, que vem confirmar muitas inspirações de Deus em nossa

juventude diocesana de São José dos Campos! Seja muito bem-vindo, Dom Cesar!

Elias Sampaio

Seja bem-vindo Dom José Val-mor Cesar Teixeira. Deus como sempre ouviu nossas orações e hoje tenho certeza Nossa Diocese rejubila e continuaremos orando e agradecendo.

Neide Aparecida Rabelo - Comdeus

Seja bem-vindo Dom Cesar. A Fraternidade Missionaria Obra de Misericórdia e familiares se alegra com seu sim e estamos juntos ao servir. Dom Bosco, rogai por nós.

Prof. Fabricio CJm

Bem-vindo Dom José Valmor Cesar Teixeira, recebemos no dia 19 de março na Catedral S. Dimas, uma lembrancinha com a estampa de São José com a oração no verso pedindo pela chegada do novo Bispo, e São José nos atendeu enviando um Pastor com o nome de José. Estamos muito felizes. A sua bênção!

Isabel Cristina da Silva

Saudação da CNBB a Dom CesarA Conferência Nacional dos Bispos

do Brasil (CNBB) expressa alegria com a notícia da nomeação do novo bispo da diocese de São José dos Campos (SP), dom José Valmor Cesar Teixeira, até então bispo de Bom Jesus da Lapa (BA). A transferência, anunciada pelo papa Francisco, ocorreu hoje, 20 de março. Leia, na íntegra, a mensa-gem da CNBB:

O Papa Francisco nomeou bispo da Diocese de São José dos Cam-pos – SP a Dom José Valmor Cesar Teixeira, transferindo-o da Diocese de Bom Jesus da Lapa – BA.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB acolhe, com alegria, a notícia divulgada hoje, 20 de março, ainda sob o clima da Solenidade de São José.

O lema episcopal de dom José Valmor, “Somos de Deus”, faz-nos recordar da nossa filiação divina por meio de Jesus Cristo. “Toda ação ecle-

sial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai. Jesus Cristo é nossa razão de ser, origem de nosso agir, motivo de nosso pensar e agir [...]” (DGAE, 4).

Agradecemos a Deus a caminhada episcopal de dom José Valmor na diocese de Bom Jesus da Lapa e, em comunhão com as comunidades de São José dos Campos, o acolhemos nesta Igreja Particular, desejando-lhe uma missão renovada na alegria do Evangelho, na unidade e partilha fraterna com o Povo de Deus que o espera.

Acompanhamos dom José Valmor com nossas orações, rogando à Vir-gem Maria e a São José a intercessão pelos bons frutos do seu serviço evangelizador.

+ Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de BrasíliaSecretário Geral da CNBB

Page 8: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

8 | EXPRESSÃO | Abril

Canonização – João XXIII e João Paulo IIPapas da Igreja são canonizados

Dia 27 de abril de 2014 ficará marca-do pela história da Igreja. Serão cano-

nizados os papas João XXIII e João Paulo II, será o Dia da Divina Misericórdia.

O “Papa Bom” – João XXIII será declarado santo após

cinquenta anos de sua morte e João Paulo II em tempo recor-de, este ano fará nove anos de seu falecimento.

João Paulo II foi o respon-sável pela criação de nossa Diocese e nomeação dos seus três primeiros bispos. Um santo que também pisou nosso chão.

Era comum a esse Papa, que chegando a um país beijasse seu solo realizando com isso um gesto marcante de carinho, amizade e comunhão com o povo daquela terra. Nossa terra não foi beijada por ele, mas recebeu alguns dos seus passos, quando visitando o

Brasil pela primeira vez, pisou o nosso solo, no aeroporto de São José dos Campos, no dia 04 de julho de 1980. Esse fato também foi sinal de carinho, amizade e comunhão conosco.

Trabalhos apostólicos que ficarão eternizados e con-quista do carinho de todos os

católicos fazem parte de suas biografias.

Alguns padres de nossa Diocese tiveram a graça de conhecer João Paulo II quando moraram em Roma para estu-dos e relatam as experiências com o encontro com o Santo Papa.

João XXIII

Angelo Giuseppe Roncalli nas-ceu em 1881 em Sotto il Monte, Bérgamo, onde foi pároco, pro-fessor no Seminário, secretário do bispo e capelão do exército durante a I Guerra Mundial.

João XXIII iniciou a sua carrei-ra diplomática como visitador apostólico na Bulgária, de 1925 a 1935; foi depois delegado

apostólico na Grécia e Turquia, de 1935 a 1944, e Núncio Apos-tólico na França, de 1944 a 1953.

Em 1953, Angelo Roncalli foi nomeado patriarca de Veneza e no dia 28 de outubro de 1958 foi eleito Papa, sucedendo a Pio XII.

João XXIII foi declarado beato pelo papa João Paulo II no dia 3 de setembro de 2000.

João Paulo IINascido na Polônia em

18 de maio de 1920, Karol Wojityla era filho de militar e resistiu por muitos anos à pressão da Segunda Guerra Mundial. Durante seus anos de seminário precisou viver ocultamente com outros jovens. Ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1946 celebrou sua primeira missa às escondidas, na Cripta de São Leonardo.

Em 23 de setembro de 1958 foi consagrado bispo auxiliar de Cracovia. Partici-pou ativamente do Concílio Vaticano II, nas comissões responsáveis em elaborar a Constituição Dogmática sobre Lumen Gentium e a Constituição conciliar Ga-dium et Spes.

Criado cardeal aos 47 anos por Paulo VI, no dia 16 de outubro de 1978, o Cardeal Karol Wojtyla foi eleito papa com o nome de João Paulo II. Sucedeu a João Paulo I, fale-

cido em setembro de 1978, que por apenas 33 dias go-vernou a Igreja. Foi o primeiro Papa polonês da história, o primeiro não italiano desde 1522 e o mais jovem (58 anos) desde 1846.

João Paulo II caracteriza--se como pessoa de intensa oração e de grande ativida-

Papa Francisco proclama Padre Anchieta santo

O Vaticano confirmou, em notícia publicada na Rádio Vaticano, que o Papa Francisco irá proclamar santo, por meio de decreto, o Beato José de Anchieta, Jesuíta, um dos fundadores da cidade de São Paulo, que desenvolveu uma in-tensa ação evangelizado-ra não só em São Paulo, mas também em outros estados brasileiros, como Espírito Santo, Bahia e Rio

de Janeiro.Seu exemplo - de jovem

entusiasta por Cristo e pelo Evangelho, de homem santo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos, de missionário in-cansável, zeloso na transmis-são da alegria do Evangelho, de pacificador respeitoso das culturas dos povos originários do Brasil, de educador, pai dos pobres e enfermos – continue a nos motivar e inspirar na dedicação à missão. Somos

de. Entre os seus principais documentos, contam-se 14 encícl icas, 15 exor tações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apos-tólicas; realizou 104 viagens internacionais; celebrou 147 ritos de beatificação, nos quais proclamou 1338 bea-tos, e 51 canonizações, com um total de 482 santos.

Com carisma e dedicação à juventude instituiu as Jorna-das Mundiais da Juventude. A próxima será em 2016 em sua arquidiocese de origem, Cracóvia.

Faleceu em 02 de abril de 2005. Mais de três milhões de peregrinos foram ao Vaticano prestar suas homenagens ao saudoso Pontífice. Em 28 de abril, seu sucessor Bento XVI concedeu uma dispensa de tempo e em 28 de junho do mesmo ano foi aberto oficialmente o processo de beatificação e canonização.

continuadores do trabalho por ele iniciado.

Que sua intercessão e seu exemplo nos valham sempre! São José de Anchieta, rogai por nós!

Quem foi o padre José de Anchieta? QR CODE

Page 9: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

Abril | EXPRESSÃO | 9

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Nos termos dos Artigos 24 e 26, do estudo desta Obra Social, ficam Convocados aos sócios, à Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 16 de Maio de 2014, às 20 horas, na Sede Social, sito à Rua Professora Marina Nogueira nº 81 - Jardim São José, Santa Branca, SP, para deliberarem sobre o Seguinte assunto:

1- Eleição e Posse da Nova Diretoria da Obra Social - Cada Chapa deverá ser formada por 12 membros.

Santa Branca, 25 de março de 2014.

Jovem da Diocese recebe relíquia de João Paulo II

Víttório Simões da Paró-quia São José Operário, em Jacareí , foi surpreendido em receber uma relíquia do Beato João Paulo II, tratam--se de duas imagens “ex--indumentis” (com pedaços de tecido) de João Paulo II. Elas trazem um pedaço do tecido pertencente ao Papa e no verso dos cartões está a oração para pedir graças.

O jovem que ficou saben-do através de seus amigos, mandou um e-mail para a secretaria da Postulação para a Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II no mês passado. A carta da Santa Sé com a relíquia chegou no 25 de março em sua casa.

“A relíquia veio pelo cor-reio. Fiquei super feliz quan-do abri a carta e vi que havia um pedacinho do tecido da batina do Papa João Paulo II. É uma lembrança do Santo

Padre que irei guardar com muito carinho”, conta Vittó-rio.

Se você se interessou,

pode também receber em sua casa a relíquia. É preciso enviar uma solicitação por e -mail para postulazione.

[email protected] informando seu nome completo e endereço acom-panhado do país. Não há

custo, mas a Postulação pede uma pequena contribuição para os custos de envio por correio.

Foi muito emocionante participar da concele-bração com o Papa João Paulo, na sua capela particular no Vaticano. Das outras vezes

em que estive nas audiências gerais em Roma, sempre fiquei distante. Graças a Dom Nelson, que realizava uma visita ao Colégio Pio Brasileiro (Roma), recebi esse presente. O que nos marcou muito foi a deferência do Papa para com o Brasil. Na biblioteca, após a missa, local dos cumpri-mentos, havia pessoas de outros países, porém, João Paulo II caminhava na grande sala mencio-nando o nome do Brasil e esboçando um discreto sorriso. Essa atitude nos surpreendeu e revelou o quanto ele gostava de nosso país.”

Pe. Geraldo Magela dos Santos

Eu tive a alegria de morar em Roma, cursando o Mestrado em Filosofia, de agosto de 1999 a agosto de 2001. Participei de muitas celebrações

presididas pelo Papa João Paulo II, sobretudo durante o ano 2000, por ocasião do Grande Jubileu.

Para mim era sempre emocionante ouvir o Papa falando em português: sentia que ele estava falando comigo. Além disso, sentia-me animado em vê-lo perseverante em sua missão, apesar das dificuldades que enfrentava por causa de sua idade avançada e da doença. As palavras e os gestos do Papa João Paulo II realmente me confirmavam na fé e na minha vocação. Deus seja louvado pelo seu testemunho e por ter me dado a graça de conhecê-lo de tão perto.”

Pe. Edinei Evaldo Batista

›› Testemunhos

“ ““A primeira oportunidade que tive de falar com o Papa João Paulo II foi na canonização da Madre Paulina em Florianópolis, eu era semi-

narista do último ano de teologia, foi uma grande alegria falar com ele e tocá-lo.

Com três anos de sacerdócio fui para Roma estudar, permaneci lá três anos e ao longo deste tempo tive inú-meras oportunidades de vê-lo e poder falar com ele.

Cada vez era uma emoção, sua serenidade e grande força espiritual se fazia sentir.

Numa oportunidade participei da Missa em sua capela privada, cheguei muito antes do início e ele já estava ajoelhado em oração e assim permaneceu até o início da Missa, foi um grande testemunho.”

Pe. Pedro Graciano

Padres da Diocese contam como foi seus encontros com João Paulo II

Page 10: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

10 | EXPRESSÃO | Abril

›› MóveisDoe seu móvel usadoA Cáritas Diocesana aceita doa-ções de móveis usados – sofás, poltronas, cadeiras, camas – ele-trodomésticos em bom estado. Ligue e agende a retirada da sua doação na Cáritas Diocesana, tel.: 3911-3225.

›› ServiçoCapelania Hospitalar

A Capelania Hospitalar “Thali-ta Kum” da Diocese de São José dos Campos possui um espaço para aproximar os atendentes hospitalares com os fiéis e en-fermos. No site você pode en-contrar reflexões diárias, deixar seus pedidos de oração, além de conhecer a equipe da capelania com os hospitais assistidos e as-sistentes e também as atividades realizadas assim como os horá-rios e locais de atendimentos.

Viste o site: www.capela-niahospitalarcatolica.com

Empregadas domésticas, cuidadores de idosos e babásQuem está à procura de uma empregada doméstica, cuidador de idoso ou babá pode consultar o cadastro do Serviço Social da

Catedral São Dimas. A consulta deve ser feita pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com Célia. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Praça Mons. Ascânio Brandão, 01, São Dimas, em São José dos Campos.

ColaboreProjeto Óleo ValeCriado em 2009, o projeto Óleo Vale faz a coleta do óleo a ser re-ciclado em bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, residências e indústrias da re-gião do Vale do Paraíba. O óleo recolhido passa por um sistema de filtragem, aquecimento e limpeza, um avançado sistema de filtragem, passa pela sepa-ração de água e óleo e então o óleo com 99,9% de pureza. E depois vendido para indústrias de biodiesel gerando renda para os cooperados.Para seguir adiante, o projeto conta com o apoio da socieda-de. Ajude alcançar a meta. Saiba como doar o óleo de cozinha usado – (12) 3431-1702 / [email protected]

Empregadas domésticas e babásQuem está à procura de uma

empregada doméstica ou babá pode consultar os cadastros do Serviço Social da Paróquia Sagra-da Família (Vila Ema). A consulta deve ser feita pessoalmente, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Rua Padre Rodolfo, 28, Vila Ema, em São José dos Campos.

Cadastro de doméstica, diarista, babá e acompa-nhante de idososA Obra Social São Dimas ofere-ce cadastro de Doméstica, dia-rista, babá e acompanhante de idosos. Os interessados deverão entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h pelo telefone: (12) 3322-0543.

›› Vida NovaFilhos no céuPara os pais que querem andar no caminho da fé e esperança, em perfeita comunhão e alegria, com os filhos que os precede-ram na eternidade. O Grupo se reúne no terceiro domingo de cada mês, às 15h, iniciando-se com a Santa Missa, seguida da reunião de reflexão, na Capela do Hospital Antoninho da Ro-cha Marmo, em São José dos

Campos. Mais informações e reflexões no blog www.filhos-noceu.org.br.

Missa de São PeregrinoProteção para pessoas em trata-mento contra o câncer e curadas da doença. A Ordem dos Servos de Maria e a Fraternidade São Peregrino convidam todas as pessoas afetadas pela doença a pedir a proteção de São Pere-grino. A missa é celebrada, todo dia 4 de cada mês, na Paróquia Sagrada Família, Rua Padre Ro-dolfo, 28 – Vila Ema, São José dos Campos.

Fazenda da EsperançaSe você quer se livrar da depen-dência de drogas ou de álcool, ou encaminhar um parente ou amigo, a Fazenda da Esperança é uma alternativa. Em São José dos Campos, você pode tirar suas dúvidas sobre os encaminha-mentos com Bita pelo telefone (12) 9102-4137. Ele atende, de terça a sexta, das 13h30 às 17h, na Catedral de São Dimas. Os interessados podem participar também das reuniões mensais, no terceiro Domingo do mês, às 14h, do grupo Esperança Viva, (GEV), na Catedral São Dimas.

Ministério maisque vencedoresO Ministério mais que Vencedo-res é um projeto desenvolvido dentro da Paróquia Espírito Santo, unindo os trabalhos da Pastoral da Sobriedade e grupos de Irmandades Anônimas (AA, NA, Naranon, Amor Exigente etc). É voltado para as pessoas com dependência química e al-cóolica e alia técnica (tratamento psicológico e terapias) com a espiritualidade.O atendimento do Ministério Mais que Vencedores acontece nas quartas-feiras, das 9h às 11h, das 15h às 17h e das 19h às 21h. O grupo de apoio, nas sextas-feiras,das 22h às 24h. Se você passar por esse tipo de di-ficuldades, participe ou indique para alguém que necessita de apoio. Local: Paróquia Espírito Santo, Av. Cassiopéia, 461, Jar-dim Satélite, em São José dos Campos.

Divulgue aqui o trabalho de sua Obra Social, Paró-quia, Grupo ou Movimento. Ligue para o Jornal Expres-são 12 3928-3929 ou envie um e-mail: [email protected]

Serviço

O Serviço de Ani-mação Vocacional da Diocese de São José dos Campos lançou no último dia 25 de março o blog da Pastoral Vo-cacional. Segundo o assessor diocesa-no, padre Rogerio Felix Machado, “o objetivo do blog é evangelizar! Con-vencidos da impor-tância dos meios de comunicação, lançamos agora em nossa diocese este instrumen-to, esta ferramenta moderna para anunciar o evangelho. Ele favorecerá uma maior co-munhão entre todos, propor-cionará uma articulação mais consistente das nossas ativida-des, bem como a partilha das ricas experiências de nossas comunidades”.

No blog, os agentes da Pas-toral Vocacional, os vocaciona-

Pastoral Vocacional cria blog

dos e todos os fiéis podem en-contrar informação e formação. A dinamização do blog contará com a participação ativa de todos os agentes da diocese enviando suas contribuições e sugestões para [email protected]. “Agrade-ço aos seminaristas Éverton e Eduardo e também a Ana Lúcia Zombardi e Pedro Luvizotto que nos ajudaram a dar este

A Comunidade Maria Mãe de Deus lançasua WebRádio!

Sim! Com uma programa-ção especial para trazer ao dia-a-dia a proximidade com o Senhor, trazer ânimo nos dias mais difíceis e para edi-ficar o Reino de Deus através da evangelização.

A participação do ouvinte é essencial, sugestão dada é sugestão atendida! Quere-mos que você se sinta em casa, então conecte-se co-nosco para agradecer a Deus

passo importante”, conclui padre Rogerio.

Confira o blog no endere-ço: www.pastoralvocacional.com.br

as bênçãos recebidas.O evento de lançamento

foi no dia 29 de março, na Livraria ComDeus, das 10h às 12h, com a presença de nosso administrador diocesano, Pe. Djalma e do Ministério Vida & Comunhão.

›› Endereço:Av. São José, 921, Centro, São José dos CamposMaiores informações:(12) 3302-8560

Page 11: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

Abril | EXPRESSÃO | 11

Lançamento: Competência no amar Novo livro de padre Rinaldo Roberto de Rezende

Este livro é o terceiro de uma série, com a transcrição das homilias proferidas pelo Pe. Rinaldo Roberto de Rezende referentes aos anos litúrgicos A, B e C.

Momentos (Ano A) foi um convite para darmo-nos alguns momentos de reflexão, de ter-nura e de interiorização, enfim, de colocarmo-nos diante de Deus.

En-Théos – Entusiasmar-se para entusiasmar (Ano A e Re-flexões) propôs a busca de uma vida mais próxima de Deus. Em cada reflexão, encontramos o combustível para alimentar a chama do entusiasmo e mantê--la acesa.

Pe. Rinaldo Roberto de Rezende, nascido na cidade de Bom Jardim de Minas, ba-charel em Filosofia (FAI – SP) e Teologia (PUC – Rio) e mestre em Teologia pela Universida-

Paróquia recebe relíquia da padroeira

A Paróquia Santa Rita de Cássia, em São José dos Cam-pos ganhou do Santuário de Santa Rita de Cássia, na Itália, uma relíquia de Santa Rita, sedo um pedacinho do hábito usado por ela.

A relíquia foi exposta e apre-sentada nas missas dos dias 22 e 23 do mês de março, quando os paroquianos puderam ver e tocar o relicário. O pedido para que a paróquia recebesse a re-líquia foi feito pelos bispos ita-lianos, Dom Giovanni Ricchiuti e Dom Gianfranco Todisco, que estiveram na paróquia por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

mos o amor de Deus. Em um mundo no qual somos dia-riamente pressionados para sermos mais competentes em nossa vida profissional, a vida espiritual e em família não pode ser esquecida. É necessá-rio que nos empenhemos para sermos bons pais e boas mães, maridos e esposas dedicados, filhos e filhas carinhosos, enfim, pessoas capazes de experimen-tar a ternura de Deus em nossa vida.

Mergulhe nesta leitura e, cer-tamente, encontrará subsídios que farão de você uma pessoa competente no amar.

Mércia Teresinha RibeiroCompetência no Amar (Ano B) propõe-nos experimentar-

de Lateranense de Roma. Professor universitário,

intensamente dedicado ao trabalho de evangelização, tem como lema sacerdotal: “Sem reservas, coloco-me em Tuas mãos”.

Não obstante tantos com-promissos com formação e evangelização, é Cura da Ca-tedral de São Dimas, assessor da Pastoral Familiar e do En-contro de Casais Núcleo São João na Diocese de São José dos Campos – SP e autor dos livros 60 anos da Paróquia de São Dimas, Momentos – Coletânea para Reflexão e En-Théos - Entusiasmar-se para Entusiasmar.

Seminário de Fé e PolíticaPelo 10º ano consecutivo,

foi realizado no Centro Cultural Missionário, em Brasília, mais um Seminário Nacional das Escolas de Fé e Política do Brasil, conjuntamente com a reunião da Rede de Assessores do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara, o CEFEP. O even-to aconteceu nos dias 14,15 e 16 de março de 2014.

Dom Severino Clasen, Bispo da Diocese de Caçador/SC e Referencial do Laicato, falou

sobre a importância do CEFEP e da ação das escolas locais de Fé e Política espalhadas pelo Brasil. Assim como nos anos anteriores, a Escola de Política e Cidadania da Diocese de São José dos Campos se fez presente nesse importante evento, representada pelos mem-bros, o Diácono Jovino Rezende e por Maria Emília Pereira Pinto de Sampaio, além da participação de Luiz Henrique Ferfoglia Honório, que compõe o quadro da Rede de Assessores do CEFEP.

Dentro de alguns dias iremos procla-mar: “O Senhor ressurgiu, Aleluia! Está vivo e no meio de nós.” Jesus venceu o último inimigo – a morte – para trazer-nos a vida. Cristo

abriu-nos o caminho para o Reino definitivo. Que a Páscoa do Senhor seja nossa luz, nossa paz e abra-nos o cora-ção para vivermos segundo seu Evange-lho.

A todos os queridos leitores, deseja-mos uma

Feliz e Santa Páscoa!

Page 12: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

12 | EXPRESSÃO | Abril

Assembleia da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança da Diocese esteve reunida nos dias 22 e 23 de março para a assembleia de avaliação dos trabalhos de 2013 realizados pelas paróquias. O encontro aconteceu na Comunidade Magnificat, em São José dos Campos, e reuniu cerca de 40 pessoas entre coordena-dores paroquiais e de região pastoral.

A programação contou com formações religiosas com Pe. Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral, e José de Anchieta Ribeiro Santos, ex-coorde-nador estadual da Pastoral da Criança e também com palestras para o trabalho do dia-a-dia dos agentes.

Durante o ano de 2013 a Pastoral da Criança voltou sua atenção para a capacitação de líderes para os novos pro-jetos que acontecerão a partir de 2014 como a celebração da vida. Até o ano passado esta celebração, mensal, era realizada para a pesagem das crianças e acompanhamento de suas famílias. A partir des-te ano a atividade continuará acontecendo mensalmente, mas com algumas mudanças, como afirma a coordenadora

diocesana Elisa Firmino.“Será um momento para

realmente celebrarmos a vida de nossas crianças. Teremos atividades para recreação, mas também acompanhar-mos sua saúde. A cada três meses se fará a pesagem e a medição de altura”, conta Elisa.

Uma novidade para os trabalhos dos agentes é um programa internacional, in-formatizado, de acompa-nhamento nutricional. Com os dados de cada criança atendida será possível sua avaliação pelos líderes e a orientação familiar.

O trabalho da Pastoral da Criança em nossa diocese acontece há 27 anos e hoje está presente em 35 paró-quias.

Dra. Zilda ArnsSerá aberto oficialmente

em janeiro de 2015 o proces-so de beatificação da funda-dora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann, falecida em 2010 em um ter-remoto no Haiti. A Pastoral da Criança da Diocese realizará uma caravana para Curitiba, no Paraná, onde acontecerá a celebração.

EM FORMAÇÃO - A Pastoral da Comunicação (PASCOM) promoveu no dia 9 de março (domingo) a formação diocesana para todos os agentes das paróquias. O evento aconteceu no Seminário Santa Teresinha,com a presença de Pe. Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral e da Irmã Maria Celeste, coordenadora da PASCOM do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de SP). Mais de 100 agentes participaram da formação, uma oportunidade de crescimento e aprendizagem, que fortalece o trabalho pastoral nas paróquias.

Cia de Teatro de Monteiro Lobato vence festivalNos dias 22 e 23 de fevereiro

aconteceu o 4º Proclamarte, festival anual de teatro cristão, organizado pela Cia de teatro Virgem de Nazaré da Diocese de São José dos Campos.

O Festival aconteceu no Cine Santana e teve a participação de sete companhias teatrais de São Paulo, Aparecida (SP), Monteiro Lobato (SP), Rio de Janeiro, Belford Roxo (RJ) e São João de Meriti (RJ).

Com a apresentação da peça “O Milagre do Ladrão” de au-toria do próprio grupo, a Cia Teatral Fanuel, de Monteiro

Lobato, foi indicada a melhor texto, melhor ator (Leandro Santos), melhor sonoplastia (Valdir Augusto), melhor ce-nário, melhor organização, e conquistou os títulos de Me-lhor ator coadjuvante (Adelcio Vaz), melhor atriz coadjuvante (Lucimara Nunes), melhor men-sagem evangelística, 3º melhor espetáculo técnico e Grande Campeão do festival.

A Cia Teatral Fanuel foi criada na Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, em Monteiro Lobato, em 1998 com o objetivo de realizar apresen-

tações internas na paróquia em suas missas, capelas, movimen-tos, retiros e encontros. No ano de 2012 com incentivo do páro-co Pe. Djalma, foram realizadas algumas apresentações fora da paróquia motivando o grupo a expandir sua atuação, levando o Evangelho através das artes cênicas.

“Estamos satisfeitos com os resultados e agradecemos a Deus pelos dons que nos fo-ram dados, dons plantados em Monteiro Lobato e frutificados por todo o Brasil”, disse o ator Leandro Santos.

Legião de Maria – Paróquia Nossa Senhora do Rosário“Quem é esta que avança como a aurora!”

O Movimento da Legião de Maria da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizou no dia 23 de Março, a festa da Acies.

Nesse encontro legionários ativos e auxi-liares consagram-se a Nossa Senhora, Rainha da Legião. A festa contou com momentos de

oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e também reflexão, com base no manual do Legionário no qual a pessoa de Maria é apresentada como modelo de missionária que em sua caminhada apresenta o Cristo Vivo e ressuscitado. O momento marcante de cada

festa é quando cada um tem a oportunidade de renovar seu compromisso como legionário de Maria.

Ao todo, a paróquia conta com seis praesi-dium (grupos) que se reúnem semanalmente para recitação do terço e visitas domiciliares.

Page 13: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

Abril | EXPRESSÃO | 13

Cursos de Extensão

Para início das turmas é necessário o número mínimo de 25 inscrições. Há desconto em investimento de dois ou mais cursos. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Faculdade Católica-SJC à Av. São João 2.650, Jardim das Colinas, São José dos Campos-SP. Informações: (12) 4009-8383 – das 13h às 21h de segunda a sexta-feira.Visite: www.faculdadecatolicasjc.org.br.

Fé cristã e compromisso social.Dr. Pe. Antonio Aparecido AlvesDias do curso: terças-feiras, das 19h30 às 21h (maio a junho).Investimento: 2x de R$50,00.

A Faculdade Católica-SJC credenciada em 1º de novembro de 2013 pelo Ministério da Educação, abre inscrições para os cursos de extensão no 1º se-mestre de 2014. São cursos ministrados por mestres e doutores em teologia e psicologia. Os estudantes receberão Certificado emitido pela Católica-SJC.

Confira as opções de cursos, investimentos, período de duração e inscreva-se.

Uma vida plena de sentido.Aspectos existenciais de nossa biografia pessoal.Msc. Diogo Arnaldo CorrêaDias do curso: sábados, das 9h às 11h (abril e maio).Investimento: 2x R$ 50,00.

Vida para além da morte.Msc. Prof. Edvaldo Carneiro da Costa.Dias do curso: quartas-feiras, das 10h às 11h30 (abril a junho).Investimento: 3x de R$ 50,00.

Encontro Nacional da Pastoral dacomunicação e de jovens comunicadores

De 24 a 27 de julho, Apa-recida sedia o 4º Encontro Nacional da Pascom e 2º Se-minário Nacional de Jovens comunicadores, com o tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evange-lizar na Era da Cultura Digital. O evento tem por objetivo articular, animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura ge-rada pelas novas tecnologias que constituem um novo areópago para evangelizar a todos com a comunicação.

A abrangência do uso da comunicação por todos na

evangelização, seja na mis-são, nos trabalhos pastorais ou nas formações faz com que o Encontro Nacional seja uma oportunidade para todos que buscam realizar um bom trabalho na Igreja, por isso é aberto para a participação de bispos, presbíteros, diáconos e seminaristas, religiosos e leigos comprometidos ou não com a comunicação.

Os participantes podem optar pela inscr ição sem hospedagem ou ficar hos-pedados no Hotel Rainha do Brasil, com todas as refeições inclusas. Os trabalhos serão

no Centro de Eventos do San-tuário Nacional de Aparecida.

PALESTRANTES INTERNA-CIONAIS -Estão confirmados para o evento o Pe. Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, a Dra. Letícia Soberón, membro do Comitê da RIIAL – Rede Infor-mática da Igreja na América Latina, entre outros especia-listas na área da comunicação e da pastoral.

As inscrições devem ser fei-tas pelo site: http://encontro-nacionalpascom.cnbb.org.br/

Retiros de carnavalDias de Alegria

Paroquianos da Região Pas-toral 2 (Sant’Ana, São José Operário, São Benedito, Nossa Senhora do Bonsucesso, São Francisco Xavier e Nossa Se-nhora de Fátima) se reuniram no retiro de carnaval da RCC, de 1 a 4 de março , com o tema: “reunidos em um só corpo pela força da cruz!” (ef.4;3). O Retiro contou com a participação de

integrantes de grupos de ora-ção de toda região e também com a presença dos padres Toninho (São Benedito Alto da Ponte), pe. Narciso, da São José Operário, pe. Thiago e pe. Chicão, da Nossa Senhora de Fátima e o frei Joacyr, da pa-róquia de Sant’Ana e de vários diáconos.

Foram dias de Missas, mo-mentos de louvor e oração,

pregações e muita oração. À noite, aconteceram shows com as bandas Estrela da Manha, DJ’s Atos 29, Cordeiro de Deus e Samba e Adoração.

Também as crianças parti-ciparam de várias atividades e até um “carnaval com Jesus” na última noite com o ministério das crianças de nossa região.

“Agradecemos a colaboração de todos que trabalharam para

o bom êxito deste retiro. Deus abençoe a todos!”, disse Cristia-ne Ramos, da RCC.

Nas montanhas...De 1º a 4 de março aconteceu

o Retiro de Carnaval na Capela Santa Cruz em São Francisco Xavier com o tema “A grande importância de Maria na Igreja”. Foram dias de muita oração, animação ao redor de Jesus

Eucarístico e animação com bandas e ministérios de música de São José dos Campos. “Nosso muito obrigado aos que nos aju-daram no retiro e em especial ao Ministério Além de Mim, Nossa Senhora dos Remédios e ao José Anastácio pela animação e aos palestrantes Diácono Vantine e Francisca Amaral”, agradece José Luiz Cursino, da organiza-ção do evento.

Page 14: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

14 | EXPRESSÃO | Abril

“O Poderoso fez em nós Maravilhas Santo é seu nome” (Cf Lc, 1,36)

Cerca de 25 jovens estiveram reunidos nos dias 22 e 23 de março em nossa Diocese para a Reunião de Animação do Regional (REAR) das Equipes Jovens de Nossa Se-nhora (EJNS). Os setores Rio Claro, São José, Jundiaí, e a Expansão São Paulo, Pouso Alegre e Alfenas refletiram sobre o manual de base

do movimento identificando as realidades de cada região, norte-ando os passos do Plano Pessoal de Vida e traçando os objetivos para as equipes de Base. Uma das intenções é levar o movimento juvenil para a cidade de Jacareí, Taubaté e expandir em Minas e São Paulo. Lucas Godoy, jovem

responsável do setor, disse “sem deixar de ser jovem a santidade é possível para todos e que foi uma oportunidade dos equipistas mais distantes sentirem-se acolhidos no movimento”. No encontro além das reflexões, houve missa, momentos de espiritualidade e muita animação.

Jovens refletem sobre a Campanha da Fraternidade

Dizem que o ano só começa quando o carnaval termina. Para nós, da Pastoral da Juven-tude, o ano já havia começado na nossa primeira ampliada, realizada no início de fevereiro, marcada com todo gás, anima-ção, comprometimento, espe-rança, decisão. Para iniciar bem o ano, a Comissão Diocesana da PJ preparou uma formação espetacular sobre a Campanha da Fraternidade.

Com o tema Fraternidade e Tráfico Humano, a campanha chama a atenção para a realidade muitas vezes explícita em nosso cotidiano, mas que por um des-cuido passava despercebida em nossas vidas. A formação foi, para nós, um grande feito, uma grande conquista, porque não dizer tam-bém que foi uma grande vitória. Com todo o esforço, carinho e dedicação da nossa Comissão Diocesana, nossos participantes, nossos formadores e com a ajuda especial da Ceb’s conseguimos levar a formação para 4 cidades:

São José, Jacareí, Paraibuna e Iga-ratá. Diferentes cidades, porém com a mesma realidade e com necessidade do cuidado protetor da Igreja e de seus fiéis.

A formação foi positiva para todos, despertando a curio-

Buscando responder ao apelo da CNBB e da JMJ, os bispos da sub-região Aparecida, juntamente com os padres co-ordenadores de pastoral de cada diocese, vêm refletindo sobre a temática da ju-ventude desde setembro do ano passado. Em diversas reuniões foi apontada, como preocupação e prioridade, a inserção do jovem na vida eclesial, o acompanha-mento na Pastoral Juvenil e os desafios existentes. Para iniciar o trabalho, ainda

inexistente na Sub-Região, foi indicado o Padre Thiago Domiciano Dias para co-meçar esta missão juntamente com uma equipe que será constituída. Este trabalho deverá envolver e articular as “Pastorais da Juventude”, Congregações e Institutos que têm um carisma juvenil e os diversos Movi-mentos Jovens espalhados nas paróquias das dioceses que envolvem a Sub-região (São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Lorena e Caraguatatuba).

Sub Região têmassessor referencialdo Setor Juventude

Hallel Aparecida -Dias16, 17 e 18 de maio

O evento conta com apresentações no palco central e com tendas diversas cha-madas módulos, no Santuário Nacional de Aparecida. Este ano, teremos os módulos “PHN”, “Lectio Divina”, “Maria, Vida, Missão e Vocação” e “Hallelzinho”. A Diocese de São José dos Campos está responsável pelo módulo “Lectio Divina” e já está confirma-da a presença de vários pregadores como Pe. Alessandro, Ir. Patrícia Sousa, Marcelo Bosco, Bruno e Bruna entre outros e as bandas: “JPC”, “Voz do Altíssimo”, “Além de mim”, que se apresentou no Bote Fé São José. Também estarão lá s cantores Adrielle

Lopes, Gerson Chamberlaim e Francimar Vila Nova. Foram abertas as inscrições para os jovens que quiserem acampar no Hallel. O camping tem o custo de R$10,00 por pessoa e fica dentro das dependências do Santuário Nacional. Está garantido o espaço cercado para barracas, banheiros e segurança 24 horas. Colchonetes, barracas, alimentação e demais necessidades ficam por conta de quem optar por este tipo de hospedagem. No evento também contará com a presença da imagem peregrina da Nossa Senhora de Fátima vinda, de Portugal.

sidade, desejo de mudança, desejo de cuidar e, principal-mente, de ser cuidado. Em uma das formações correu um caso interessante. Um dos participantes se identificou com o caso de tráfico infantil e

trabalho escravo, despertando nele a necessidade de ser cui-dado e de ser protegido. Um caso próximo à nós e que por omissão, deixamos passar sem tomarmos uma providência. Os sinais estão à mostra em todos

os segmentos da sociedade, e que por conveniência, medo, comodismo, deixamos de fazer algo para resgatar a dignidade, o respeito e a liberdade. Não só daqueles que sofrem vítimas do tráfico humano, mas de toda uma sociedade que fecha os olhos para um problema que nos aflige desde os primórdios da civilização.

Quantos Josés, Marias e Joãos ainda terão que ser levados contra a sua própria vontade? Teremos que sofrer uma perda de alguém próximo para acredi-tarmos que isto é uma realidade e não uma lenda urbana? A mal-dade esta à espera de mais uma vítima, e ela pode ser você, seu irmão ou apenas um conhecido. Vamos dar um basta ao silêncio e gritarmos com todas as forças NÃO AO TRÁFICO HUMANO, afinal foi “Para a Liberdade que Cristo nos libertou.”

Dom Cesar, nosso novo bispo diocesano, mandou uma mensagem para nós! Ainda não viu? Então assista ao vídeo. O link está neste QR Code:

Page 15: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

Abril | EXPRESSÃO | 15

Page 16: Seja bem-vindo Dom Cesar - diocese-sjc.org.br · encontrar menos dificuldades na realização de sua missão. O lema episcopal de D. Cesar inclui a todos, primeiramen - te sinalizando

16 | EXPRESSÃO | Abril

Aniversariantes›› Escreva para o Jornal Expressão e participe!

Espaço do leitor

Natalício1 Dom Dimas Lara Barbosa3 Diác. Sebastião Garcia Machado4 Pe. Eduardo Fraga e Silva 4 Diác. Francisco Osvaldo Borges 6 Pe. Messias Rochinski 9 Pe. José Roberto Fortes Palau 13 Cônego Benedito Azevedo Gouvêa 15 Diác. Hugo Urbano de Souza 15 Diác. José Antonio Aparecido Friggi 16 Papa Bento XVI 16 Diác. Luiz Carlos Arantes 20 Diác. João Mendes Pereira 23 Diác. José Dias do Vale 23 Diác. José Silva 25 Diác. José Benedito Leite 26 Diác. Rubens Karnauchovas 25 Diác. Pasquale Gerardo 30 Pe. Raimundo Paulo de Siqueira

Pontificado19 2005 Papa Bento XVI (Eleição Papal)24 2005 Papa Bento XVI (Início de Pontificado)

A – Paróquia Santo AntônioB – Paróquia Santa Rita de CássiaC – Paróquia Santo Agostinho

Qual é a paróquia desta foto?

O Espaço do Leitor mudou! Em cada edição será divulgada a foto de um detalhe ou de um ângulo da fachada da Igreja Matriz de cada paróquia.

Você pode ganhar um lindo presente se a sua resposta for selecionada. Para participar basta enviar sua carta ou e-mail com a resposta da pergunta deste mês.

O brinde deve ser retirado na Cúria Diocesana, com Ana Lúcia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas – SJCampos - Tel.: 3928-3911

Envie sua resposta até o dia 20 de abril. Espaço do Leitor/Jornal Expressão. Pça. Mons. Ascânio Brandão, 01 CEP 12245-440 - São José dos Campos – SP. Ou pelo e-mail: [email protected]. Na sua mensagem por e-mail ou na carta, informe seu nome completo e paróquia onde participa.

Brinde do mês:

Resposta anterior: A foto é da Paróquia São José, igreja matriz de São José dos Campos.Ganhador: Alexandre da SilvaParóquia São José Operário da Vila Paiva – SJC.

DVD Coletânea de PregaçõesMergulhe na Divina MisericórdiaMons. Jonas Abib - Eliana SáEsta coletânea de pregações em DVD duplo esclarece o verdadeiro sentido da misericórdia de Deus para nós, como também a devoção à Divina Misericórdia.